pladur

9
O presente projecto foi efectuado no âmbito do VXII Concurso Pladur 2008 Foi proposto desenvolver o projecto arquitectónico de um pavilhão destinado a espaços públicos de leitura. O pavilhão fará parte dos ícones do Parque São Mamede, PATRIMÓNIO MUNDIAL, na cidade de Guimarães. É pedido ainda que se aprofundem os próprios Sistemas Industrializados PLADUR® procurando Soluções para situações em que se torne difícil a aplicação das suas Soluções standard. ® Concurso Pladur

Upload: paulo-mendes

Post on 28-Mar-2016

295 views

Category:

Documents


69 download

DESCRIPTION

pladur teste

TRANSCRIPT

Page 1: pladur

O presente projecto foi efectuado no âmbito do VXII Concurso Pladur2008Foi proposto desenvolver o projecto arquitectónico de um pavilhãodestinado a espaços públicos de leitura.O pavilhão fará parte dos ícones do Parque São Mamede, PATRIMÓNIOMUNDIAL, na cidade de Guimarães. É pedido ainda que se aprofundem ospróprios Sistemas Industrializados PLADUR® procurando Soluçõespara situações em que se torne difícil a aplicação das suas Soluçõesstandard.

®

Concurso Pladur

Page 2: pladur

Em harmonia com a área histórica que o circunda, encastrado na “colina sagrada” e fazendo a ponte entre o castelo deGuimarães, representativo do nascimento da nacionalidade portuguesa e o quatrocentista Paço dos Duques, este edifíciodesenvolve-se num volume parcialmente enterrado no solo, que pretende simultaneamente ser parte da Natureza e tornar aleitura natural e aprazível, convidando a momentos informais e descontraídos.

O objecto arquitectónico nasce de uma “folha de papel” que irrompe do solo, adaptando-se ao terreno e convertendo-se emchão através de um movimento descendente, acabando por se enrolar sobre si mesma, constituindo-se simultaneamenteenquanto , cobertura e edifício.parede

Page 3: pladur

FOLHAS SOLTAS

1/4

ESCALA 1:5000

Leitura

PalavrasConhecimento

Cultura

Histórias

Divertimento

Page 4: pladur

Encastrado num talude de acentuado declive, o edifício é acedido através de caminhos pedestres que ligam o Castelo deGuimarães e o Paço dos Duques, respeitando o relevo e a atmosfera do local, com escadas exteriores a acompanhar o eixo da“folha”, que para além da função pedonal servem também de bancada para leituras ao ar livre, com plateias maiores, ou apenaspara pausas dedicada

Page 5: pladur

FOLHAS SOLTAS

2/4

Page 6: pladur

O interior do edifício revela-se ao público através de uma ampla zona de espera e recepção, servidas por estantes recheadasde livros, revistas e jornais, que podem ser desfrutados em cómodos sofás, proporcionando uma leitura descontraída queantecede ou isenta da utilização das salas de leitura.

Espaços mais sociais ou mais intimistas, as salas de leitura são locais de elevados cuidados acústicos que permitem leiturastranquilas, contando ainda com uma grande variedade de materiais para a satisfação do leitor/ouvinte mais exigente. Com acidade de Guimarães como pano de fundo, as salas individuais, duas delas adaptadas às necessidades de invisuais edevidamente equipadas com livros em braille e em áudio, apelam à descontracção e ao prazer de ouvir ou ler uma história numambiente mais privado. O edifício conta ainda com duas salas colectivas: uma para adultos, para que possam compartilharhistórias, e outra para crianças, servida por um pequeno palco para a realização de actividades mais lúdicas.

Page 7: pladur

FOLHAS SOLTAS

ESCALA 1:500

3/4

Page 8: pladur

As imagens A, B, C, D e E mostram diferentes pormenores das paredes divisórias (“tabique”) comuns e dos wc's, de pladur.As imagens F, G e H revelam as paredes de revestimento (trasdosados) de pladur.A figura I descreve um tecto (techo) em placas pladur de gesso cartonado perfurado, sobre o qual se sobrepõe uma camada delã de vidro. A cobertura jardinada e acessível, utiliza um sistema de lage invertida com o isolamento térmico sobreimpermeabilização, tal como descrito nas figuras J e K.É ainda utilizada caixilharia oculta e vidros reflectantes por questões térmicas e de controlo da incidência solar nas salas. Ailuminação faz-se de forma directa e indirecta nos tectos (techos) e ainda nos pavimentos das zonas de acesso do edifício e daentrada/recepção.

Page 9: pladur

FOLHAS SOLTAS

4/4

A B C D E

F G H

I J K

ESCALA 1:10