pgm joÃo pessoa - revisaopge.com.br · e) declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida...

14

Upload: dinhphuc

Post on 17-Dec-2018

225 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PGM JOÃO PESSOA - revisaopge.com.br · E) Declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva norma constitucional, será dada ciência ao Poder competente
Page 2: PGM JOÃO PESSOA - revisaopge.com.br · E) Declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva norma constitucional, será dada ciência ao Poder competente

PGM JOÃO PESSOA

MINI SIMULADO

GABARITO

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

Page 3: PGM JOÃO PESSOA - revisaopge.com.br · E) Declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva norma constitucional, será dada ciência ao Poder competente

DIREITO CONSTITUCIONAL

1. Está de acordo com as disposições da Lei Orgânica do município de João Pessoa e com a Lei da Procuradoria do município de João Pessoa a assertiva:

A) O processo legislativo municipal não compreende as medidas provisórias.

B) Lei Orgânica Municipal poderá ser emendada mediante proposta de um terço no mínimo dos membros da Câmara Municipal ou do Prefeito Municipal.

C) São objeto de lei complementar, além das previstas na Lei Orgânica de João Pessoa, o Código de Posturas e o Código de Zoneamento.

D) Os membros natos da do conselho superior da Procuradoria do Município são o Procurador Geral do Município, o Procurador Geral Adjunto e o Corregedor. Já o Presidente da Associação dos Procuradores, juntamente com dois membros eleitos dentre os mais antigos, formam o conselho, mas não são considerados membros natos.

E) A Procuradoria Geral do Município tem como titular o Procurador Geral do Município, escolhido pelo Prefeito dentre os integrantes da carreira, com mais de 35 anos e reputação ilibada.

2. Sobre o mandado de injunção e a ação direta de inconstitucionalidade por omissão, assinale a alternativa INCORRETA:

A) A decisão do mandado de injunção terá eficácia subjetiva limitada às partes e produzirá efeitos até o advento da norma regulamentadora. Poderá ser conferida eficácia ultra partes ou erga omnes à decisão, quando isso for inerente ou indispensável ao exercício do direito, da liberdade ou da prerrogativa objeto da impetração

B) Além da fungibilidade entre ADI e ADO, o STF entende que existe a fungibilidade entre ADO e mandado de injunção.

C) A norma regulamentadora superveniente produzirá efeitos ex nunc em relação aos beneficiados por decisão transitada em julgado, salvo se a aplicação da norma editada lhes for mais favorável.

D) O mandado de injunção coletivo pode ser promovido pelo Ministério Público, por partido político com representação no Congresso Nacional, por organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos 1 (um) ano e pela Defensoria Pública, de acordo com as especificidades de cada legitimado, conforme disposto em lei. Certo também que o mandado de injunção coletivo não induz litispendência em relação aos individuais, mas os efeitos da coisa julgada não beneficiarão o impetrante que não requerer a desistência da demanda individual no prazo de 30 (trinta) dias a contar da ciência comprovada da impetração coletiva.

Page 4: PGM JOÃO PESSOA - revisaopge.com.br · E) Declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva norma constitucional, será dada ciência ao Poder competente

E) Declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva norma constitucional, será dada ciência ao Poder competente para a adoção das providências necessárias e, em se tratando de órgão administrativo, para fazê-lo em trinta dias.

3. Sobre o controle de constitucionalidade das leis, assinale a alternativa CORRETA:

A) A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) é meio processual adequado para o controle de decreto regulamentar de lei estadual.

B) Não cabe Ação Direta de Inconstitucionalidade de convênios em matéria tributária firmados pelos Estados.

C) Não ofende o princípio da livre concorrência lei municipal que impede a instalação de estabelecimentos comerciais do mesmo ramo em determinada área.

D) O Estado-membro possui legitimidade para recorrer contra decisões proferidas em sede de controle concentrado de constitucionalidade, ainda que a ADI tenha sido ajuizada pelo respectivo Governador.

E) É cabível ADI contra Resolução do TSE que tenha, em seu conteúdo material, “norma de decisão” de caráter abstrato, geral e autônomo, apta a ser apreciada pelo STF em sede de controle abstrato de constitucionalidade.

DIREITO ADMINISTRATIVO

4. Sobre a Lei 8.429/1992 e o entendimento dos Tribunais Superiores, assinale a alternativa CORRETA.

A) Na hipótese de reeleição, o prazo de 5 ano para o ajuizamento de ação de improbidade administrativa contra prefeitos e governadores, em razões de atos de improbidade cometidos no primeiro mandato, terá início ao fim do primeiro mandato.

B) É ato de improbidade administrativa que importa em enriquecimento ilícito transferir recurso a entidade privada, em razão da prestação de serviços na área de saúde sem a prévia celebração de contrato, convênio ou instrumento congênere, nos termos do parágrafo único do art. 24 da Lei nº 8.080/1990.

C) Devem ser observados os prazos prescricionais previstos na Lei 8.429/1992 na propositura de ações de ressarcimento ao erário decorrentes da prática atos culposos de improbidade administrativa.

Page 5: PGM JOÃO PESSOA - revisaopge.com.br · E) Declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva norma constitucional, será dada ciência ao Poder competente

D) Por ausência de previsão legal, a sentença que concluir pela carência ou pela improcedência de ação de improbidade administrativa não está sujeita ao reexame necessário.

E) O princípio da congruência deve ser observado nas condenações por ato de improbidade administrativa.

5. Acerca da intervenção do Estado na propriedade, assinale a alternativa CORRETA.

A) Para realizar a política urbana, o município poderá realizar a denominada desapropriação urbanística, com pagamento mediante títulos da dívida pública de emissão previamente aprovada pelo Senado Federal, com prazo de resgate de até cinco anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenização e os juros legais.

B) A desapropriação florística não encontra previsão no ordenamento jurídico brasileiro.

C) A função social da propriedade rural é cumprida quando ela atende, simultaneamente, segundo graus e critérios estabelecidos nesta lei, os seguintes requisitos: aproveitamento racional e adequado; utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e preservação do meio ambiente; e observância das disposições que regulam as relações de trabalho.

D) Na desapropriação para reforma agrária, o valor da indenização deve ser contemporâneo à avaliação efetivada em juízo, tendo como base o laudo adotado pelo juiz para a fixação do justo preço, pouco importando a data da imissão na posse ou mesmo a da avaliação administrativa.

E) Nas ações de desapropriação por interesse social para fins de reforma agrária é imperiosa a restituição, pelo expropriado sucumbente, de honorários periciais aos assistentes técnicos do INCRA e do Ministério Público Federal.

6. Assinale a alternativa CORRETA sobre o processo administrativo disciplinado na Lei 9.784/99 e na jurisprudência dos Tribunais Superiores.

A) No âmbito do processo administrativo, considera-se exercício do direito de anular qualquer medida de autoridade administrativa que importe impugnação à validade do ato.

B) Nos processos perante o Tribunal de Contas da União asseguram-se o contraditório e a ampla defesa quando da decisão puder resultar anulação ou revogação de ato administrativo que beneficie o interessado, inclusive a apreciação da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma e pensão.

Page 6: PGM JOÃO PESSOA - revisaopge.com.br · E) Declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva norma constitucional, será dada ciência ao Poder competente

C) A Administração Pública pode, ainda que tenham se passado mais de 5 anos, anular a anistia política concedida desde que, antes de completar este prazo, a AGU tenha emitido nota questionando os critérios adotados na sua concessão.

D) Por expressa previsão legal, podem ser objeto de delegação a edição de atos de caráter normativo; a decisão de recursos administrativos; e as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.

E) O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé. No caso de efeitos patrimoniais contínuos, o prazo de decadência contar-se-á da data de vencimento de cada prestação.

DIREITO TRIBUTÁRIO

7. Acerca do tema ‘Imunidade Tributária’, assinale a alternativa incorreta:

A) Ainda quando alugado a terceiros, permanece imune ao IPTU o imóvel pertencente a qualquer das entidades referidas pelo art. 150, VI, c, da CF, desde que o valor dos aluguéis seja aplicado nas atividades para as quais tais entidades foram constituídas;

B) A imunidade tributária conferida a instituições de assistência social sem fins lucrativos pelo art. 150, VI, c, da Constituição, somente alcança as entidades fechadas de previdência social privada se não houver contribuição dos beneficiários;

C) A entidade que goza de imunidade tributária tem o dever de cumprir as obrigações acessórias, dentre elas a de manter os livros fiscais;

D) A imunidade tributária subjetiva aplica-se a seus beneficiários na posição de contribuinte de fato, mas não na de simples contribuinte de direito, sendo irrelevante, para a verificação da existência do beneplácito constitucional, a repercussão econômica do tributo envolvido;

E) Os requisitos para o gozo de imunidade hão de estar previstos em lei complementar.

8. Assinale a alternativa correta:

A) A Constituição Federal dispõe que é vedado à União estabelecer diferença tributária entre bens e serviços, de qualquer natureza, em razão de sua procedência ou destino;

B) O ITCMD, relativamente a bens imóveis e respectivos direitos, compete ao Estado da situação do bem, ou ao Distrito Federal; e relativamente a bens móveis, títulos e

Page 7: PGM JOÃO PESSOA - revisaopge.com.br · E) Declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva norma constitucional, será dada ciência ao Poder competente

créditos, compete ao Estado onde se processar o inventário ou arrolamento, ou tiver domicílio o donatário, ou ao Distrito Federal;

C) As taxas não poderão ter base de cálculo própria de impostos. Contudo, é constitucional a adoção, no cálculo do valor de taxa, de um ou mais elementos da base de cálculo própria de determinado imposto, desde que não haja integral identidade entre uma base e outra;

D) Sempre que possível, os impostos terão caráter real e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte;

E) A isenção ou não incidência no ICMS não implicará crédito para compensação com o montante devido nas operações ou prestações seguintes; e acarretará a anulação do crédito relativo às operações anteriores, não podendo a legislação dispor de modo diverso, eis que violaria o comando constitucional.

9. Acerca do que dispõe o CTN sobre a Legislação Tributária, julgue os itens a seguir: I - A expressão "legislação tributária" compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes;

II - Os tratados e as convenções internacionais revogam ou modificam a legislação tributária interna, e serão observados pela que lhes sobrevenha;

III- A observância das normas complementares não exclui a imposição de penalidades, a cobrança de juros de mora e a atualização do valor monetário da base de cálculo do tributo;

IV - os atos normativos expedidos pelas autoridades administrativas entram em vigor 30 (trinta) dias após a data da sua publicação.

Está correto o disposto no(s) item(s):

A) I, II, III e IV;

B) I, II e III;

C) I, II e IV;

D) II e IV.

E) I e II.

Page 8: PGM JOÃO PESSOA - revisaopge.com.br · E) Declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva norma constitucional, será dada ciência ao Poder competente

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

10. Em relação à assistência, marque a alternativa correta:

A) Transitada em julgado a sentença no processo em que interveio o assistente, este não poderá, em processo posterior, discutir a justiça da decisão, em nenhuma hipótese.

B) Transitada em julgado a sentença no processo em que interveio o assistente, este não poderá, em processo posterior, discutir a justiça da decisão, salvo se alegar e provar que e pelo estado em que recebeu o processo ou pelas declarações e pelos atos do assistido, foi impedido de produzir provas suscetíveis de influir na sentença, não sendo válida a alegação de que desconhecia a existência de alegações ou de provas das quais o assistido, por dolo ou culpa, não se valeu.

C) Transitada em julgado a sentença no processo em que interveio o assistente, este não poderá, em processo posterior, discutir a justiça da decisão, salvo se alegar e provar que desconhecia a existência de alegações ou de provas das quais o assistido, por dolo ou culpa, não se valeu, não sendo válida a alegação de que pelo estado em que recebeu o processo ou pelas declarações e pelos atos do assistido, foi impedido de produzir provas suscetíveis de influir na sentença.

D) Transitada em julgado a sentença no processo em que interveio o assistente, este poderá, em processo posterior, discutir a justiça da decisão, valendo-se de todos os argumentos que poderia ter alegado se do processo houvesse participado.

E) Transitada em julgado a sentença no processo em que interveio o assistente, este não poderá, em processo posterior, discutir a justiça da decisão, salvo se alegar e provar que pelo estado em que recebeu o processo ou pelas declarações e pelos atos do assistido, foi impedido de produzir provas suscetíveis de influir na sentença ou desconhecia a existência de alegações ou de provas das quais o assistido, por dolo ou culpa, não se valeu.

11. A propósito da revelia, marque a alternativa correta:

Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor. A revelia não produz a presunção de veracidade se:

I - havendo pluralidade de réus, algum deles contestar a ação;

II - o litígio versar sobre direitos indisponíveis;

III - a petição inicial não estiver acompanhada de instrumento que a lei considere indispensável à prova do ato;

Page 9: PGM JOÃO PESSOA - revisaopge.com.br · E) Declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva norma constitucional, será dada ciência ao Poder competente

IV - as alegações de fato formuladas pelo autor forem inverossímeis ou estiverem em contradição com prova constante dos autos.

A) Todos os itens estão corretos.

B) Todos os itens estão errados.

C) Apenas os itens I e III estão corretos.

D) Apenas os itens I e II estão corretos.

E) Apenas os itens I, II e III estão corretos.

12. No tocante aos embargos de declaração, assinale a alternativa correta:

A) O prazo de oposição dos embargos é de 15 dias em petição dirigida ao juiz, com indicação do erro, obscuridade, contradição ou omissão, e não se sujeitam a preparo.

B) Os embargos de declaração não possuem efeito suspensivo.

C) Não consideram-se incluídos no acórdão os elementos que o embargante suscitou, para fins de pré-questionamento, se os embargos de declaração forem inadmitidos ou rejeitados.

D) Os embargos de declaração não possuem efeito suspensivo e a eficácia da decisão monocrática ou colegiada não poderá ser suspensa pelo respectivo juiz, apenas pelo relator.

E) Quando manifestamente protelatórios os embargos de declaração, o juiz ou o tribunal, em decisão fundamentada, condenará o embargante a pagar ao embargado multa não excedente a 20 por cento sobre o valor atualizado da causa e honorários advocatícios.

DIREITO CIVIL E DIREITO EMPRESARIAL

13. Sobre a teoria geral dos contratos e os contratos em espécie, assinale a alternativa CORRETA:

A) São decorrências do princípio da boa-fé a supressio e surrectio, venire contra factum proprium e os institutos do tu quoque e exceptio doli que são considerados sinônimos pelo bem jurídico que protegem.

Page 10: PGM JOÃO PESSOA - revisaopge.com.br · E) Declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva norma constitucional, será dada ciência ao Poder competente

B) A pretensão deduzida em demanda baseada na garantia da evicção submete-se ao prazo prescricional de 5 anos.

C) O adquirente decai do direito de obter a redibição ou abatimento no preço no prazo de trinta dias se a coisa for móvel, e de um ano se for imóvel, contado da entrega efetiva; se já estava na posse, o prazo conta-se da alienação, reduzido à metade. Quando o vício, por sua natureza, só puder ser conhecido mais tarde, o prazo contar-se-á do momento em que dele tiver ciência, até o prazo máximo de cento e oitenta dias, em se tratando de bens móveis; e de um ano, para os imóveis.

D) O direito à adjudicação compulsória se condiciona ao registro do compromisso de compra e venda no cartório de imóveis.

E) O falecimento do consignante não extingue a dívida decorrente de contrato de crédito consignado em folha de pagamento.

14. Sobre a falência, assinale a alternativa INCORRETA:

A) A ação de compensação por danos morais movida contra empresa em recuperação judicial não deve permanecer suspensa até o trânsito em julgado da decisão final proferida no processo de soerguimento.

B) Extingue as obrigações do falido o pagamento de todos os créditos; o pagamento, depois de realizado todo o ativo, de mais de 50% (cinquenta por cento) dos créditos quirografários, sendo facultado ao falido o depósito da quantia necessária para atingir essa porcentagem se para tanto não bastou a integral liquidação do ativo; o decurso do prazo de 5 (cinco) anos, contado do encerramento da falência, se o falido não tiver sido condenado por prática de crime falimentar ou o decurso do prazo de 10 (dez) anos, contado do encerramento da falência, se o falido tiver sido condenado por prática de crime falimentar.

C) A recuperação judicial do devedor principal não impede o prosseguimento das ações e execuções ajuizadas contra terceiros devedores solidários ou coobrigados em geral, por garantia cambial, real ou fidejussória.

D) A competência para processar e julgar demandas cíveis com pedidos ilíquidos contra massa falida, quando em litisconsórcio passivo com pessoa jurídica de direito público, é do juízo cível no qual for proposta a ação de conhecimento, competente para julgar ações contra a Fazenda Pública, de acordo as respectivas normas de organização judiciária.

E) A decretação da falência ou o deferimento do processamento da recuperação judicial interrompe o curso da prescrição e de todas as ações e execuções em face do devedor, inclusive aquelas dos credores particulares do sócio solidário. Terá prosseguimento no juízo falimentar a ação que demandar quantia ilíquida, mas não o crédito trabalhista, que seguirá seu trâmite normal na justiça especializada.

Page 11: PGM JOÃO PESSOA - revisaopge.com.br · E) Declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva norma constitucional, será dada ciência ao Poder competente

DIREITO FINANCEIRO

15. Julgue os itens a seguir:

I- O princípio da exclusividade dispõe que deve existir apenas um orçamento para cada ente da federação em cada exercício financeiro;

II- A lei orçamentária não deve conter dispositivo estranho à previsão de receita e fixação da despesa. Exceções: autorização para abertura de credito suplementar e contratações de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita;

III- O princípio da não-afetação estabelece que é da natureza tributos não terem sua receita vinculada a algum órgão, fundo ou despesa;

IV- O princípio do orçamento bruto determina que as receitas e despesas deverão constar na lei orçamentária pelos seus totais, vedada quaisquer deduções, exceto com relação à repartição de receitas constitucionais que devem ser deduzidas por força de determinação constitucional.

Está correto o disposto no(s) item(s):

A) I;

B) II;

C) I e III;

D) II e III

E) I, II e III.

16. Sobre as leis orçamentárias, assinale a alternativa correta:

A) A lei de diretrizes Orçamentárias estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada;

B) O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada semestre, relatório resumido da execução orçamentária;

C) O Presidente da República poderá enviar mensagem ao Congresso Nacional para propor modificação nos projetos a que se refere este artigo enquanto não iniciada a votação, na Comissão mista, da parte cuja alteração é proposta;

Page 12: PGM JOÃO PESSOA - revisaopge.com.br · E) Declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva norma constitucional, será dada ciência ao Poder competente

D) As emendas ao projeto de lei do orçamento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso sejam compatíveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias. Ademais, devem indicar os recursos necessários, admitidos apenas os provenientes de anulação de despesa, excluídas as que incidam sobre dotações para pessoal e seus encargos, serviço da dívida e transferências voluntárias para Estados, Municípios e Distrito Federal;

E) As emendas individuais ao projeto de lei orçamentária serão aprovadas no limite de 1,2% (um inteiro e dois décimos por cento) da receita corrente líquida prevista no projeto encaminhado pelo Poder Executivo, sendo que um terço deste percentual será destinado a ações e serviços públicos de saúde.

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

17. Assinale a alternativa CORRETA sobre aposentadoria, conforme previsto na Lei 8.213/91 e na jurisprudência dos Tribunais Superiores.

A) A concessão de aposentadoria por invalidez dependerá da verificação da condição de incapacidade mediante exame médico-pericial a cargo da Previdência Social, não podendo o segurado fazer-se acompanhar de médico de sua confiança.

B) Conforme previsão legal, o adicional de grande invalidez será devido ao segurado aposentado que necessite de assistência permanente de terceiros.

C) A aposentadoria valetudinária excepcionalmente poderá exceder o teto previdenciário.

D) É meramente exemplificativo o rol de doenças que enseja concessão de aposentadoria por invalidez com proventos integrais

E) A aposentadoria por invalidez permanente concedida pelo INSS confere ao segurado o direito automático de receber indenização de seguro contratado com empresa privada.

DIREITO DO TRABALHO E PROCESSUAL DO TRABALHO

18. A respeito da extinção do contrato de trabalho e das prerrogativas da fazenda pública no direito processual do trabalho, marque a alternativa correta:

Page 13: PGM JOÃO PESSOA - revisaopge.com.br · E) Declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva norma constitucional, será dada ciência ao Poder competente

I – As pessoas jurídicas de direito público não serão multadas caso paguem as verbas rescisórias pela extinção do contrato do trabalho fora do prazo do art. 477 da CLT.

II - Aplica-se o prazo em dobro para a Fazenda Pública recorrer no processo do trabalho, salvo em relação aos embargos de declaração.

III – Não aplica-se à Fazenda Pública a revelia nem o efeito que dela decorre.

A) Todos os itens estão errados.

B) Todos os itens estão corretos.

C) Apenas os itens I e II estão corretos.

D) Apenas os itens II e III estão corretos.

E) Apenas os itens I e III estão corretos.

DIREITO AMBIENTAL

19. Assinale a alternativa CORRETA sobre os crimes ambientais, conforme previsto na Lei 9.605/98 e na jurisprudência dos Tribunais Superiores.

A) A gravidade do fato, tendo em vista os motivos da infração e suas consequências para a saúde pública e para o meio ambiente, os antecedentes do infrator quanto ao cumprimento da legislação de interesse ambiental e a situação econômica do infrator, no caso de multa, são circunstâncias que devem ser valoradas pelo julgador na fixação da pena-base.

B) A assinatura do termo de ajustamento de conduta com órgão ambiental impede a instauração de ação penal

C) O Superior Tribunal de Justiça voltou a exigir a dupla imputação para a responsabilização da pessoa jurídica por crimes ambientais.

D) Compete à Justiça federal o julgamento de crime ambiental decorrente de construção de moradias de programa habitacional popular, nas hipóteses em que a Caixa Econômica Federal atue, tão somente, na qualidade de agente financiador da obra.

E) O sursis ambiental pode ser aplicado nos casos de condenação a pena privativa de liberdade não superior a 2 anos.

Page 14: PGM JOÃO PESSOA - revisaopge.com.br · E) Declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva norma constitucional, será dada ciência ao Poder competente

DIREITO URBANÍSTICO

20. Em relação à disciplina constitucional do direito urbanístico, marque a alternativa correta:

A) Compete aos Município legislar sobre normas gerais de direito urbanístico.

B) Compete aos Municípios promover, no que couber, adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano.

C) Em nenhuma hipótese haverá desapropriação da propriedade do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado.

D) Antes de determinar o parcelamento ou edificação compulsórios o Poder Público deve instituir o IPTU progressivo.

E) A desapropriação da propriedade do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado será feita mediante pagamento em dinheiro.