pÁginas8e9 prefeitocogitavoltaàs salasdeaulanestemês/menu/standard… · administrativo: jota...

10
ANO XVI - Nº 4.071 MONTES CLAROS, QUARTA-FEIRA, 3 DE FEVEREIRO DE 2021 Saúde em dia na pandemia Para fortalecer a imunidade do organismo e cui- dar também da saúde mental, muitas pessoas bus- caram as atividades físicas nesses últimos meses. Estudos mostram que obesos têm risco aumentado de desenvolver forma grave da Covid-19. PÁGINA 6 Patrimônio histórico, cultural e social de Montes Claros está esquecido há nove meses. Cercada por tapumes enquanto aguarda decisão da Prefeitura de Montes Claros para realizar a reforma, a praça Doutor Chaves, mais conhecida como praça da Matriz, sucumbe ao abandono. Comerciantes do entorno ficam prejudicados. PÁGINA 4 À espera de atenção Calculadora desenvolvida por pesquisadores da UFMG ajuda profissionais da linha de frente da Covid a identificar, de forma precoce, pacientes com risco de morte e que precisam de uma vaga em UTI. Ferra- menta pode ser acessada gratuitamente. PÁGINA 5 Aliada na luta pela vida Humberto Souto anunciou, em vídeo divulgado on- tem, que as atividades de ensino podem ser retomadas ainda em fevereiro nas escolas privadas e, em março, nas municipais, de forma gradual e mista – presencial e adistância.Apesardeaindanãohaverumdecretodeter- minando o retorno, possibilidade gerou polêmica na ci- dade. Professores defendem volta após vacinação da ca- tegoria. Sindicato das Escolas Particulares diz que uni- dades já estão preparadas para a reabertura. PÁGINA 3 Prefeito cogita volta às salas de aula neste mês PEDRO SOUZA/ATLÉTICO SEM DANOS - Athos orienta Jociara a realizar os exercícios da forma correta: melhora na energia e no sono LEO QUEIROZ PÁGINAS 8 E 9 Galo abre hoje, contra o Goiás, o desafio de vencer todos os jogos fora de casa para ter chance de levar a taça do Brasileirão MANOEL FREITAS NOVA ESCRITA

Upload: others

Post on 25-Feb-2021

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PÁGINAS8E9 Prefeitocogitavoltaàs salasdeaulanestemês/menu/standard… · Administrativo: Jota Dias (38) 98838-5604 direcao@onorte.net Editora: Janaina Fonseca ... De acordo com

ANO XVI - Nº 4.071 MONTES CLAROS, QUARTA-FEIRA, 3 DE FEVEREIRO DE 2021

Saúde em diana pandemia

Para fortalecer a imunidade do organismo e cui-dar também da saúde mental, muitas pessoas bus-caram as atividades físicas nesses últimos meses.Estudos mostram que obesos têm risco aumentadode desenvolver forma grave da Covid-19. PÁGINA 6

Patrimônio histórico, cultural e social de Montes Claros estáesquecido há nove meses. Cercada por tapumes enquantoaguarda decisão da Prefeitura de Montes Claros para realizar areforma, a praça Doutor Chaves, mais conhecida como praçada Matriz, sucumbe ao abandono. Comerciantes do entornoficam prejudicados. PÁGINA 4

Àespera deatenção

Calculadora desenvolvida por pesquisadores daUFMGajudaprofissionaisdalinhadefrentedaCovida identificar, de forma precoce, pacientes com riscode morte e que precisam de uma vaga em UTI. Ferra-menta pode ser acessada gratuitamente.PÁGINA 5

Aliada na lutapela vida

Humberto Souto anunciou, em vídeo divulgado on-tem, que as atividades de ensino podem ser retomadasainda em fevereiro nas escolas privadas e, em março,

nasmunicipais, de formagradual emista –presencial eadistância.Apesardeaindanãohaverumdecretodeter-minandooretorno,possibilidadegerou polêmicanaci-

dade.Professoresdefendemvoltaapósvacinaçãodaca-tegoria. Sindicato das Escolas Particulares diz que uni-dades já estão preparadas para a reabertura.PÁGINA 3

Prefeito cogita volta àssalas de aula nestemês

PEDRO SOUZA/ATLÉTICO

SEMDANOS -Athos orienta Jociara a realizar os exercícios da forma correta:melhora na energia e no sono

LEO QUEIROZ

PÁGINAS 8 E 9

Galo abre hoje, contraoGoiás, o desafio devencer todos os jogosfora de casa para ter

chance de levar ataça doBrasileirão

MANOEL FREITAS

NOVA ESCRITA

Page 2: PÁGINAS8E9 Prefeitocogitavoltaàs salasdeaulanestemês/menu/standard… · Administrativo: Jota Dias (38) 98838-5604 direcao@onorte.net Editora: Janaina Fonseca ... De acordo com

FIÉISOs pagamentos dos valores totais das emendas indi-viduais privilegiaram partidos fiéis aos candidatoschancelados pelo Planalto, como Republicanos – dobloco de Arthur Lira (PP-AL) –, e o DEM, partido deRodrigo Pacheco (MG).

SALTOAliás, chama a atenção o aumento do pagamento deemendas entre 2019 e 2020 – ano de pandemia e deeleições municipais. Conforme os portais da Trans-parência do Governo Federal e Siga Brasil, do Sena-do, os repasses de recursos saltaram de R$ 5,7 bi para16,1 bi.

IMPOSITIVOApós a aprovação do orçamento impositivo peloCongresso, o Planalto é obrigado a liberar os re-cursos previstos para as emendas indicadas pelosparlamentares para seus redutos eleitorais em to-do o país.

SE GRITARAnda sumido o ministro do Gabinete de SegurançaInstitucional (GSI), general Augusto Heleno. E mu-do. Bem diferente da época da convenção nacionaldo PSL, em julho de 2018, quando cantarolou: “Segritar pega centrão, não fica um meu irmão”.

CAPILARIDADEO orçamento bilionário, a capilaridade e o poderdiante de prefeitos e governadores do Ministério doDesenvolvimento Regional são os principais atrati-vos que fazem o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) cogitar assumir o comando da pasta nos próxi-mos dias.

CCJPrincipal articulador da sucessão no Senado, o sena-dor tem predileção na reforma ministerial que estásendo gestada no Planalto. Alcolumbre, no entanto,permanece indeciso entre assumir o cargo no gover-no ou permanecer no Senado, no comando da Co-missão de Constituição e Justiça.

CIDADANIAOutra pasta com orçamento bilionário e programascomo o Bolsa Família, o Ministério da Cidadania es-tá reservado para o Republicanos da Câmara. OnyxLorenzoni (DEM-RS) assumirá o comando da Secre-taria-Geral da Presidência.

NEGACIONISMOReticente ao uso de máscara, o presidente Jair Bolso-naro – em postura rara – usou a proteção durante acerimônia de abertura do Ano Jurídico. E ouviu dopresidente do STF, Luiz Fux, duras palavras interpre-tadas como críticas diretas ao governo: “Não deve-mos dar ouvidos às vozes isoladas . . . que abusam daliberdade de expressão para propagar ódio, despre-zo às vítimas e negacionismo científico”.

IMUNIZAÇÃOA Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib)recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) paragarantir a imunização de todos os indígenas no país,independentemente do lugar onde residem. “Desdeo começo da pandemia, vários estudos alertarampara o fato de que a população indígena apresentamaior vulnerabilidade sociodemográfica”, subli-nha o documento.

PRÊMIOFoi rejeitado o pedido do servidor Bruno Reis (lota-do na Prefeitura de Belo Horizonte) de impugnaçãodo “Prêmio Cidade Belo Horizonte 2020”. No despa-cho da decisão, a prefeitura elenca os critérios impe-ditivos de participação no concurso: “Servidores pú-blicos efetivos, empregados públicos ou aqueles queexerçam, mesmo que transitoriamente, função pú-blica, com ou sem remuneração”.

OPENLançado pelo Banco Central, o Open Banking permitiráa transferência de informações entre instituições finan-ceiras. Segundo o BC, o sistema possibilitará o surgimen-to de ferramentas de comparação de produtos e servi-ços, aumentando a competitividade entre os bancos emelhorando a oferta aos clientes.

COLUNA ESPLANADA

Opinião

Paraocidadãoqueaindaseiludeacreditandoquepolí-tica não faz parte da sua vida ou, ainda, que não interfe-re em seu cotidiano, os acontecimentos de segunda-fei-ra, tanto em Montes Claros quanto em Brasília, mostra-ram que está enganado. Não apenas a política, mas ojogo político rege sim, a vida de qualquer sociedade.

Em Montes Claros, por exemplo, o jogo político foiusado na eleição para a presidência do Samu Macro-Norte.Adisputaacirradaenvolvendooórgãoqueexis-teparacuidardasaúdedosnorte-mineirosfoibastantetumultuada, com a presença de polícia e da Justiça. Osprefeitos, que de fato são os responsáveis por adminis-trar a entidade e fazê-la trabalhar para atender, comqualidade, a demanda do cidadão, acabaram virandocoadjuvantes.

Esse é um retrato de situações que nos levam a afir-mar que a política está inserida no dia a dia da socieda-de.Afinal,qualquerumqueprecisedosocorrodoSamusóvaireceberseoórgãoesti-ver em condições de traba-lhar. E isso depende direta-mente da sua administra-ção, que está ligada a umprefeito.Ouseja,eisapolíti-ca interferindo em ativida-desquesãoimportantes,pa-ra não dizer, essenciais.

Enquanto isso, na Câma-radosDeputadosenoSenadoojogopolíticoerausadopara determinar a escolha dos novos presidentes dasduasCasasLegislativas.EnquantonoSenadoaescolhadomineiroRodrigoPachecosedeuemclimamaistran-quilo, na Câmara dos Deputados a tensão permeou to-do o processo, já que dois grupos fortes duelaram pelopoder de definir as leis que vão reger a vida de todos.

Sãoosdeputadosesenadoresquevãodefinirreformastributárias, mudanças no Código Penal e Civil e muitomais. São as decisões dessas pessoas, escolhidas, assimcomo o foram os prefeitos do Samu, que vão dizer quan-do,comoeondeestaremosacurto,médioelongoprazos.

Porisso,excluirapolíticadavidadiáriaéexcluirodirei-to de determinar o futuro. Votar em beltrano, sicrano oufulano, sem convicção, é uma atitude desleal não apenasconsigo mesmo, com seus sonhos, com suas crenças nofuturo, mas, sobretudo, com as gerações que virão.

Inserir a política na vida de todo dia e de todos nós édeixarmosdesercoadjuvantes,éfazerdapolíticaafer-ramenta,quedefatoelaé,paraaconstruçãodasocieda-de que queremos.

EDITORIAL

Excluir a política

da vida diária é

excluir o direito

de determinar o

futuro

[email protected]

LEANDRO MAZZINI

Velha política

ComWalmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste

Antes crítico contumaz do “toma lá, dá cá” e da velha política, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e seugoverno recorreram às tradicionais estratégias na condução das negociações em torno das sucessões naCâmara e no Senado. Desde que a disputa teve início oficialmente, com o anúncio de candidaturas, emdezembro, mais de R$ 900 milhões saíram dos cofres públicos – com a bênção do Planalto – para arcar comemendas indicadas por parlamentares.

Jogopolítico

DE MINAS

O NORTE

EXPEDIENTE

O JORNAL QUE ESCREVE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER

www.onorte.net

Uma publicação da Indyugraf

CNPJ 41.833.591/0001-65

Gerente Administrativo: Jota Dias

(38) 98838-5604

[email protected]

Editora: Janaina Fonseca

Coordenação de redação:Adriana Queiroz

(38) 98428-9079

Departamento Comercial:Rodrigo Cheiricatti

(31) 3236-8001(31) 98884-6999

(38) 3221-7215

[email protected]

Relacionamento com o assinante:(31) 3236-8033

As criações intelectuais publicadas neste exemplar não podem

ser utilizadas, reproduzidas, estocadas em banco de dados ou

processo similar em qualquer forma ou meio mecânico,

eletrônico, microfilmagem, fotocópia, gravação etc, sem

autorização escrita dos titulares dos direitos autorais. Os textos

das colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião

do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Fale com a redação: [email protected]

Telefone: (38) 3221-7215

Endereço:Rua Justino Câmara, 03 - CentroMontes Claros/MG - f/jornalonorte

2 MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 3DEFEVEREIRODE2021 onorte.net

Page 3: PÁGINAS8E9 Prefeitocogitavoltaàs salasdeaulanestemês/menu/standard… · Administrativo: Jota Dias (38) 98838-5604 direcao@onorte.net Editora: Janaina Fonseca ... De acordo com

PRETO NOBRANCO

Anúncio do prefeitode volta às aulas emMOC gera polêmica

Montes Claros

Professores defendem que retorno sóaconteça após a categoria ser vacinada

u

Desde o início da Covid-19, tenhomemanifestadofavorável àsmedidas sanitárias de enfrentamento àpandemia.Entretanto,tambémperceboqueoComitêde Enfrentamento, criado pela Prefeitura de MontesClaros, tem tomadomedidas baseadas no chamadoprocesso empírico, que consiste em decisões semumaavaliaçãotécnicaecientíficaaprofundada.Gran-de parte das medidas são apenas restritivas, semqualquerfundamento.Umdosexemploséarestriçãode horário no comércio de modo geral, inclusive doMercadoMunicipal, restauranteseoutros locais.Taismedidas,aoinvésderestringirofluxodepessoas,con-tribui para a aglomeração. Se estendessemos horá-rios, permitindoumamaior flexibilização, é evidentequedistribuiria o público, seja durante o dia, seja noperíodonoturno.

Feira São JoséAnalisando as váriasmedidas de enfrentamento à

Covid-19emMontesClaros,quevãonacontramãodoaceitável, temos comoexemploa “FeirinhadoBairroSãoJosé”.Deacordocomodecretovigente,ohoráriodefuncionamentopermitidoédas15hàs18h30.Ore-sultadoéque,nestehorário,osfeirantesquetrazemamercadoria da roça veem seus hortifruti queimaremnosol,alémdenãoteremclientelanessapartedodia.Quandoosclientesestãochegando,éohoráriodeter-minado pela prefeitura para o encerramento. Porqualmotivoafeiranãopodeserànoite,comoantes?

Mais restriçõesOutramedidaadotadapelaprefeituraquevemsen-

doquestionadaserefereaosartesãos,queforamtam-bémcolocadoscomovilõesdapandemia.Estesestãohádezmesessemtrabalhar,passandoporsériasdifi-culdades.Namesmasituaçãopodemoscitarapraçade alimentação da Feira do Bairro São José, que foiproibida,enquantobareserestaurantessãopermiti-dos. Trata-sede “doispesoseumamedida”. Emnotaencaminhada à coluna, a coordenação da feira co-menta: “Estamos pedindo para trabalhar e não paranosdivertir”.

JanuáriaEm coluna anterior, divulgamos notícia de fonte,

que apresentava como certa o desejo do prefeito deJanuária,Maurício Almeida (PP), dedisputar em2013umacadeiranaCâmaraFederalequeovice-prefeito,MarlondaCemig (MDB),assumiriaavaga. Aeste res-peito,opróprioMauríciocomentouqueasuadecisãoédecompletaromandatodeprefeitoparaoqual foieleito.Garantiuquenãoexistenenhumapossibilida-dedemudarde rota.

Presidência do SenadoÉ fato quenósmineiros estamos felizes comaelei-

çãodosenadorRodrigoPacheco (DEM)paraapresi-dênciadoSenadoFederal.Entretanto,asatençõeses-tão voltadas para o formatoquepretende empreen-dernaconduçãodotrabalhodaquelaCasa,principal-mente em relação às pautas. É quepara sua eleição,Pacheco não contou apenas com voto da direita, jáqueteveoapoiodospartidosdeesquerda,aexemplodoRedeedoPT.

Comitê Covid

MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

EXPOSIÇÃOAMPLIADA-Somente na rede públicamunicipal deMontesClaros, são 5mil trabalhadores e 30mil alunos

Aldeci Xavier

[email protected]

Márcia Vieira

Repórter

Em vídeo divulgadonesta terça-feira, o pre-feito Humberto Soutoanunciou um possívelretorno às aulas presen-ciais das redes privada emunicipal de MontesClaros a partir destemês. Embora não hajaainda nenhum decretoautorizandoamedida,oprefeito admitiu que es-tá “completamente per-dido neste mundo de in-formações que não in-formam o essencial”.

De acordo com as de-clarações do prefeito, asescolasparticularesreto-mariam as atividadesem meados de fevereirode maneira gradual emista, com ensino pre-senciale remoto. E ases-colas municipais inicia-riam o calendário emmarço, se mantidos osíndices atuais divulga-dos pela Secretaria Mu-nicipal de Saúde.

O anúncio provocoureações diversas e a Co-missão de Educação daCâmara Municipal en-tende como prematuraa decisão. Para a verea-dora e professora IaraPimentel (PT), membroda comissão, o retornosó deve acontecer de-pois da vacinação dosprofissionais, já que, aocontrário das escolasparticulares, que têmum plano de retomada,o município não temcondições de cumpriros protocolos.

“Só na escola públicamunicipal são mais de 5mil trabalhadores daeducação. Atendemoscerca de 30 mil alunos.Se a educação tem essavalorizaçãoereconheci-mento, que estes profis-sionaistenhampriorida-deesejamvacinadosan-

tes do retorno às aulas. Te-mos vontade de voltar,mas ainda não temos aces-so à vacina”, alerta.

O vereador Daniel Dias(PCdoB), presidente da Co-missãodeEducação,enfati-zaque a volta só pode ocor-rer quando houver segu-rança para professores ealunos.

“Assim como o prefeitoafirma que a educação é acoisa mais importante, agenteacrescentaqueaedu-cação se faz a várias mãos,com professores, profissio-nais,paisdealunosetodaasociedade envolvida nestetema importante. O que agente sugere é que tem queocorrer o retorno a partirdo momento em que hou-ver segurança para alunos,pais e professores”.

PLANOS

OpresidentedoSindica-to das Escolas Particula-res do Norte de Minas (Si-

nep Norte), Élio Soares Ri-beiro, afirma que a entida-de apresentou ao chefe doExecutivo, em quatrooportunidades, requeri-mentos e planos para o re-tornoentreosdias18/6/20a 20/11/20. O plano foi le-vadoaoComitêdeComba-te à Covid-19 e, duas sema-nas depois, foi reformula-do com mais detalhes.

Os pedidos foram reite-rados em outubro e no-vembro do mesmo ano,mas somente na segundasemanadedezembro hou-ve uma reunião para ou-vir as escolas particulares.

“As escolas particularesjáestãopreparadasháme-ses, com todos os investi-mentosnecessáriosparaoretorno indicado, na for-ma híbrida de ensino e, es-pecialmente, preparadaspara todos os protocolosde prevenção e segurançaao contágio da Covid-19”.

Ele ressalta que o plano

traz orientações para agestão, espaço físico e dis-tanciamento social, equi-pamentos de desinfec-ção e proteção, medidaspedagógicas e educati-vas aos alunos, medidaspara o corpo docente,procedimentos para lim-peza e desinfecção.

“Alémdisso,oSinepNor-te elaborou um cronogra-ma de retorno contem-plando os diversos seg-mentos da educação: in-fantil, fundamental I e II,médio, profissionalizantee superior, analisando in-clusiveoimpactodamobi-lidade de pessoas. Em to-das as instituições é possí-vel implementar o retor-no presencial imediato de,no mínimo, um terço decadaturma,comamedidade distanciamento e reve-zamento, respeitando oscasos que precisam sermantidos na modalidaderemota”, explica Élio.

A secretária Municipalde Educação, Rejane Velo-so, não atendeu às liga-ções. O município aindanão tem um plano de reto-madaelaboradoeoprefei-tonão informoudataparapublicar um decreto auto-rizando a retomada. Jornalista, articulista, analista político e empresarial

Humberto Souto disse que está“completamente perdido nestemundo de informações quenão informam o essencial”

onorte.net MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 3DEFEVEREIRODE2021 3

Page 4: PÁGINAS8E9 Prefeitocogitavoltaàs salasdeaulanestemês/menu/standard… · Administrativo: Jota Dias (38) 98838-5604 direcao@onorte.net Editora: Janaina Fonseca ... De acordo com

Patrimônio lacrado

Montes Claros

Praça da Matriz espera por obra de revitalização há nove mesesu

Manoel Freitas

Repórter

Há noves meses, ne-nhum montes-clarenseconsegue ver, e muitomenos desfrutar, do es-paçoque era considera-do um dos principaiscartões-postais da cida-de. Cercada por tapu-mes, a praça DoutorChaves, mais conheci-da como praça da Ma-triz, está à espera da tãoprometida reforma pe-la prefeitura.

Oespaçotombadope-lo Patrimônio Históri-co, por ser o berço doprimeiro núcleo urba-no do município, deve-ria ter ficado prontoquatro meses após o fe-chamento. Mas não háq u a l q u e r s i n a l d eobras, o que tem revol-tado a população.

Os painéis que cer-cam a praça impedemos moradores de aces-sar seguramente a áreaverde mais importantedo centro da cidade equesofrecomoabando-no há quatro anos.

Primeiro, foi pontode moradores de rua,que levaram para aárea colchões, móveisvelhos, material reci-clável, dificultando ouso da praça como áreade lazer.

Com o argumento deque a obra seria realiza-da, essas pessoas foramretiradas do local. Maso que se vê é o mato to-mando conta.

Além disso, cria umabarreira ao conjuntourbanístico da praçada Matriz, à Igreja Nos-sa Senhora da Concei-ção e São José, ao Solar

dos Oliveira e à edificaçãomais antiga, o PalácioEpiscopal.

COMÉRCIO

A “Matriz das Inven-

ções”, nome que recebe-ram os tapumes com poe-mas e pinturas de artistaslocais, prejudicou aindadezenas de lojistas do en-torno da praça.

“A praça da Matriz, paranós, está como a praça daLiberdade para Belo Hori-zonte. Ela ficou fechadaum tempo e todo mundoperdeu, saiu do radar. En-

tão, quanto mais rápidafor a reaberta, melhor pa-ra todos”, afirma o presi-dente da Câmara de Diri-gentes Lojistas (CDL) deMontes Claros, ErnandesFerreira.

Em dois anos de traba-lho em uma lanchoneteque fica ao lado da praça,LaureniceeMariadeLour-desafirmamquenuncavi-ram um momento ruimcomo agora. “Senti que,com o fechamento da pra-ça, o movimento na lan-chonete diminuiu de-mais”, disse Laurenice.

FALTA DO VERDE

A enfermeira CristianeBrant sente falta do verdeda praça. “Mesmo gostan-do dos painéis, que sãomuito criativos, eu prefirooverde dapraça”. Para ela,o início da obra está muitodemorado.“Oqueélamen-tável”, avalia.

Mesmo sentimento dePriscila Colares, de 27

anos,atendentedetelema-rketing que passa no localtodos os dias. “A interven-ção é bacana, as pinturassãolindas,masmuitotem-pose passou, já poderia tersido entregue”.

Em julho de 2020, a Pre-feitura de Montes Claroschegou a anunciar que areforma, orçada em R$520 mil, “iria começar”. Oque não aconteceu.

DUAS ETAPAS

O secretário de Infraes-trutura e PlanejamentoUrbano, Guilherme Gui-marães (PSL), informou aO NORTE que a prefeitu-ra elaborou o projeto derevitalização da praça daMatriz em duas etapas. Aprimeira compreende arecuperação e reformapropriamente ditas, comcanteiros, paisagismo, pi-so intertravado das passa-relas internas, recupera-ção da calçada externa dapraça, reforma dos ban-cos, sistema de irrigaçãoe revitalização do coreto.

O valor desta primeirae t a p a s e r á d e R $547.458,49, dos quais R$500 mil viabilizados poremenda do deputado Car-los Pimenta (PDT). O res-tante será a contraparti-da da Prefeitura de Mon-tes Claros. No entanto,Guilherme Guimarãesnão informou a data parainício das obras.

“A segunda etapa com-preende a revitalizaçãoda pavimentação lindei-ra, com a instalação de pi-so permeável, no valor deR$500mil, tambémemen-da do deputado”, afirma osecretário. Ele confirma,no entanto, que “esta par-te ainda não está liberadapara licitação”.

DESLEIXO -Comobra sempre adiada,mato toma conta dos canteiros

SEMACESSO - Painéis usados para cercar a praça daMatriz receberam trabalhos de artistas locais,

masmoradores queremo espaço aberto

FOTOS MANOEL FREITAS

4 MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA,3DEFEVEREIRODE2021 onorte.net

Page 5: PÁGINAS8E9 Prefeitocogitavoltaàs salasdeaulanestemês/menu/standard… · Administrativo: Jota Dias (38) 98838-5604 direcao@onorte.net Editora: Janaina Fonseca ... De acordo com

‘Calculadora’ da UFMGajuda a salvar vidas

Saúde

Risco de morte por Covid-19 tem identificação precoce pela ferramentau

COVID-19 - Levantamento aponta que 47,6%dos pacientes que vão para aUTImorrem

Luisana Gontijo

Do Hoje em Dia

Uma calculadora –ou score – desenvolvi-da por pesquisadoresda UFMG está disponí-vel, gratuitamente (ht-tps://abc2sph.com/pt/), para ajudar pro-fissionais da linha defrente contra a Co-vid-19 a identifica-rem, de forma preco-ce, pacientes com ris-co de morte e decidir,por exemplo, quemprecisa mais de umavaga na UTI.

O estudo que levou àcriação dessa calcula-dora, realizado em 37hospitais de cinco esta-dos do país (Minas Ge-rais, São Paulo, Per-nambuco,SantaCatari-naeRio Grandedo Sul),de março a dezembrode 2020, apurou que,dos doentes com Covidque precisam de UTI,47,6% morrem.

Feito em hospitais dediferentes portes, pú-blicos e privados, compoucas e com muitasvagasde UTI,olevanta-mento – que mobili-zou 150 profissionaisde saúde e 27 estudan-tesde medicina e de en-fermagem – concluiuainda que, de cada cin-co pacientes interna-dos com a doença, umvem a óbito (20%).

Entre os que precisamde respirador, o índicede mortalidade é aindamais assustador, che-gando a 60% – contra45% da média mundial.

ANTIBIÓTICOS

Uma das constataçõesque mais preocupam acoordenadora do projeto,a professora da Faculda-de de Medicina da UFMGMilena Soriano Marcoli-no – pós-doutora em In-fectologia e Medicina Tro-pical –, é a de que antibió-ticos têm sido usados deforma indiscriminadacontra a Covid-19.

Segundo ela, 87,9% dospacientes alvos do estudoreceberam antibióticos,

mas só 13% tiveram algu-ma infecção bacteriana.“Até pacientes que nãosão internados tomamantibiótico. E nem sem-pre é automedicação. Sãomédicos prescrevendo,por dificuldade de lidarcom a ausência de trata-mento específico para adoença. Isso é muito preo-cupante, porque podere-mos ter, em um futuropróximo, um quadro dealta resistência a antibió-ticos”, alerta.

COMO FUNCIONA

A calculadora, explicaMilena Marcolino, reúnedados clínicos do pacientequandoelechegaaohospi-tal. São atribuídos pontoscom base em idade, nívelde ureia, função renal, co-morbidades (pressão alta,diabetes, câncer, derra-me), se tem duas ou maisdoenças, proteína reativa(o quanto o corpo está in-flamado), oxigenação dosangue, contagem de pla-quetas e sequência cardía-

ca, entre outros fatores.“Esse paciente com risco

mais alto de mortalidadeprecisa de reavaliaçõesmais frequentes. Por ou-tro lado, diz ainda, o riscobaixo não quer dizer que opaciente pode ir para casa.

Seguindorigorosameto-dologia internacional, ob-serva Milena Marcolino, acalculadorafoidesenvolvi-da a partir do uso de umabase de dados de 4 mil pa-cientes. Daíser denomina-da também de score, já

que usa testes estatísticospara avaliar quais caracte-rísticasclínicaselaborato-riaisdospacientesestãore-lacionadas à maior chan-ce de mortalidade. Sua efi-cácia foi testada tambémem doentes da Espanha.

O objetivo principal dotrabalho, aponta a coor-denadora, é ajudar a sal-var vidas. Ela revela quefoi procurada por umhospital de Manaus – mu-nicípio do país em situa-ção crítica – também in-teressado em participardo estudo. A médica frisaque a ideia é que a calcu-ladora possa ser usadapor profissionais de saú-de de hospitais de todo opaís. Para os que têm difi-culdade de acesso à inter-net, está sendo feita umaversão impressa.

TATIANA FORTES/ASCOM/GOV. CEARA

“Quem é maisgrave, emgeral, temmais idade, oque não querdizer quequem não éidoso não ficagrave. É muitoimportantedeixar claroque o jovempode precisarde UTI emorrer”

Milena Soriano

Marcolino

Coordenadora do projeto

onorte.net MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 3DEFEVEREIRODE2021 5

Page 6: PÁGINAS8E9 Prefeitocogitavoltaàs salasdeaulanestemês/menu/standard… · Administrativo: Jota Dias (38) 98838-5604 direcao@onorte.net Editora: Janaina Fonseca ... De acordo com

Movimenteo corpo

Bem-estar

- O exercício em casapode incluir dança,jump, exercícios livres,pular corda, exercícioscom acessórios etreinamentos de artesmarciais- Recomenda-se aprática de 30 minutospor dia, 3 vezes porsemana- Não esqueça dosalongamentos- Afazeres domésticosnem sempre sãoconsideradosexercícios físicos, maspodem ser conciliadoscom as atividadessempre que possível- Para os iniciantes, érecomendável começarpelos exercícios maisleves

Atividade física é fundamental duranteapandemia para fortalecer o sistemaimunológicoe cuidar da saúdemental

u

Leonardo Queiroz

Repórter

Uma vida sedentáriapodeexporas pessoasaum risco maior de ca-sos mais graves de Co-vid-19. Estudos reve-lam que a obesidade éumfatorderiscoparaadoença, e que quem es-tá acima do peso e con-traiadoençaémaissus-ceptível a desenvolvera forma mais grave,que pode até levar aoóbito. Diante desse ce-nário, muitas pessoasresolveram cuidar docorpo e da saúde.

A prática de ativida-de física, segundo op e r s o n a lt r a i n e rAthos Carvalho, forta-lecea imunidade door-ganismo. “Desde o iní-cio da pandemia, nota-mos um grande cresci-mento do número depessoas que decidirampraticar atividade físi-ca, principalmente pe-la promoção de mui-tos benefícios à saúde,como a melhora do sis-tema imunológico,qualidade de vida ebem-estar. A partir domomento que a pes-soa deixa o sedentaris-mo e passa a se exerci-tar,ela começa a preve-nir e reduzir riscos demuitas doenças”, afir-ma o personal.

Com as restrições pa-ra se deslocar até uma

academia ou área livre,muitos têm procurado seexercitar em casa. O apelopara o personal trainercresceu e também para arealização de treinos ouexercícios com um profes-sor on-line. Mas é precisotercuidado paranão reali-zar atividades inadequa-das e que podem até mes-mo provocar lesões.

CUIDADOS

Egresso do curso de

Educação Física da Fu-norte, Athos Carvalhoorienta os interessadosem movimentar o corpoa procurar uma acade-mia mais próxima de ca-sa ou do local de traba-lho, um local para fazeruma caminhada.

Além disso, destaca queé preciso tomar todos oscuidados de prevençãocontra o novo corona-vírus, como usar a másca-ra, levar o álcool em gel emanter o distanciamentomínimo de segurança.

“Diantedaameaçadoví-rus à saúde, manter umcomportamento total-mente sedentário podeser bem pior. O importan-te e recomendado é sem-presemanterativo.Émui-to importante a orienta-çãode um profissionalpa-ra dar início às atividadesde forma correta e nãoprovocar alguma lesão”,destaca.

Para a aluna JociaraLeal Jabbur, de 35 anos, aprática da atividade físicafoi muito importante. “Lo-go no início da pandemiafoi enorme o estresse pelafalta de me exercitar. Como retorno, pude notar me-lhora no sono, disposiçãoe tranquilidade”. Ela reco-menda a contratação deum personal. “Conta mui-to na execução dos exercí-cios para poder fazer umaatividade segura e não ha-ver nenhum dano no cor-po, coluna, joelho”.

Dicasparaseexercitaremcasa

u SAIBA MAIS

SEGURANÇA - Supervisão de umprofissional é essencial para se exercitar

LEO QUEIROZ

������ � �� � ��� ����������������� �� �������� �� �� �� ! ���"��#���$ �� �$%�� "�$��� ���%�

�������� ������ � � � ����� �� ����� �� ��� � ������� �� �� ������ ������� �� ���� � � � ��� ���!" #����� �� �� ������

$ �������" ��� ����%�� �� ��������� �� ��&����� �� ��'�� (���)* ��� ���� ��� � &����'$� (� ��&�� "����� ���"� * ������ �� ��� � ��+�,�-��-�* �� ����-�./�� #�-� ��� ����� �� �)��*� �� ��� � � ����� ���� ������ + � ����� �� ��� ��� �� , ��� � �� ���� ��%���-��� � � �������" -�� � � ��� � ��. ������/�� � ����� �%��� �� -�� ���. ������/��� % � � � �������+ $� ���� � ����� �� �� � � ������� �����" �� 0���&������ �� � 11 �� �������� �� 1213+ � �������� ������ ���4 �� �� �� ���� � � � �" ����� � �%� �� ���� ��� � �� ���.������� �%����" � ������ � � ��� �4��� ������� � � ������ + ' 5 �� ��������6 78922"22$� �����:�� ������� ��� �� �� � � ������� ����� �� ������+

������� �6 #����� 6 &����'$� (� ��&�� &��'�# 7��&$ �;<#�7'� ���7� =�� � ��� > � �? 3@3" 0 ���6 ��� ��� �" 0��� &������AB*C���/���623A21A1213 3DA21A1213 &��4��6 E. F� 3@. ��� ��G+ B ��� ;��� ����C#����� �� �)� *� �� ��� � ;<#�7'� ��� 7� �/�� 0� � �? HDH" 0 ���6 B���"B���� �� ���AB* ���/���623A21A1213 3DA21A1213 &��4��6 E. F� 3@. ��� ��G+(���� B +

������6 # ��� �� �� �� ������� ������ � � ��� � �����4 ���� ����� �:�� � �%� �� ��� � ��������I� ���� ���.������. +���+J� �� ��������� ,3!EDEH,1DEH+

� �� � ��� ���� �� �� �.�� ��������� F �������" ������� ��� � � � ��4�����J�� �� ��� ��� KKK+������+���+J� � KKK+� ���� ���.������. +���+J� +������ �:�� �J%� ����� �J� � � ����� � � �)���� �� ��� �� ��� A"��0���� �� ��"�� "����� ���"�" ������� ,3!EDEH,1DEH+�� � �%� ����� � ��������I� ���� ���.������. +���+J� +

0��� &������" 1E �� L ���� �� 1213

$� �� 0����� B���(���� *�� � (� &��� � �� ��.�� &��� 7��.

=��� ����� 0����������� ��� �� �����

6 MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 3DEFEVEREIRODE2021 onorte.net

Page 7: PÁGINAS8E9 Prefeitocogitavoltaàs salasdeaulanestemês/menu/standard… · Administrativo: Jota Dias (38) 98838-5604 direcao@onorte.net Editora: Janaina Fonseca ... De acordo com

Autorizada em abril deste ano, a antecipa-ção do auxílio-doença no valor de até um salá-rio mínimo (R$ 1.045) foi concedida a váriossegurados, fazendo com que estes cidadãosnão ficassem desamparados durante o perío-do em que as agências do INSS suspenderam oatendimento presencial.Frente à continuidade da pandemia, a possi-

bilidade de antecipação foi prorrogada peloINSS e pela Secretaria Especial da Previdênciae Trabalho até 31 de dezembro de 2020.A prorrogação até o final do ano foi regula-

mentadapela Portaria Conjunta nº 79, publica-da em 29 de outubro de2020.Em 25 de novembro de 2020, teve início a revi-

são automática do auxílio-doença para quemfoi concedida a antecipação de R$ 1.045 até 31de outubro.O pagamento da diferença do auxílio-doen-

ça é feito nos casos em que o segurado temdireito a receber um valor maior do benefício.Nos casos em que foi feita a antecipação dobenefício, o segurado recebe até um saláriomínimo (R$ 1.045), semprecisar passar por perí-cia médica. Após a perícia, se o auxílio-doençaultrapassar esse valor, o INSS faz o pagamento

da diferença em uma parcela.O cálculo é feito tendo como base os salários

sobre os quais o segurado contribuiu. Opagamen-to será feito em conta corrente, direto no caixa dobanco ou saque com cartão.Os beneficiários receberão uma carta do INSS

avisando que eles terão direito aos atrasados.Também é possível, pelo site Meu INSS, o segura-do consultar se irá receber a diferença. Outro ca-nal de atendimento é a central telefônica doINSS, através do número 135.É válido que os segurados que gozaram do

adiantamento procurem um advogado de con-fiança para verificar se preenchem os requisitose possuem direito aos valores complementares.

INSS promove revisão e pagamento complementar

EporfalaremPrevidência... Joã[email protected]

O pagamento da diferença doauxílio-doença é feito nos casosem que o segurado tem direito areceber um valor maior do benefício.Nos casos em que foi feita aantecipação do benefício, o seguradorecebe até um salário mínimo (R$1.045), sem precisar passar por períciamédica. Após a perícia, se oauxílio-doença ultrapassar esse valor,o INSS faz o pagamento da diferençaem uma parcela

onorte.net MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 3DEFEVEREIRODE2021 7

Page 8: PÁGINAS8E9 Prefeitocogitavoltaàs salasdeaulanestemês/menu/standard… · Administrativo: Jota Dias (38) 98838-5604 direcao@onorte.net Editora: Janaina Fonseca ... De acordo com

Mudar a rotaPEDRO SOUZA/AGÊNCIA GALO/ATLÉTICO

Esportes

Galo tem, nas rodadas finais da SérieA, desafio de vitórias seguidas fora de casau

Alexandre Simões

@oalexsimoes

Não é novidade que acampanha fora de casatira do Atlético a chan-ce de ser líder da SérieA. Mas para sonharcomotítulodacompeti-ção, o time de JorgeSampaoli precisará deuma nova história co-mo visitante na reta fi-nal do Brasileirão. Trêsdos cinco jogos que lherestam são longe de Be-lo Horizonte e ele nãoconseguiu ainda ven-cer sequer duas parti-das seguidas distantedo Mineirão.

E esta nova históriaprecisa ser construídaa partir de hoje, pois oGalo encara o Goiás, apartir das 21h30, no Es-tádio da Serrinha, emGoiânia, pela 34ª roda-da do torneio.

Apenas o 11º coloca-do numa classifica-ção que leva em consi-deração os resulta-dos alcançados pelosclubes como visitan-tes, o Atlético já en-trou 16 vezes em cam-po nesta condição naSérie A 2020 e alcan-çou um aproveita-m e n t o d e a p e n a s37,5%. São 18 pontosconquistados, poucomais de um por jogo.

Seus três concor-rentes pela taça doCampeonato Brasilei-ro lideram a classifi-cação com este recor-te, com desempenhobem superior. O Fla-m e n g o g a n h o u64,71% dos pontosdisputados fora decasa. O Internacio-

nal, 52,08%, e o São Pau-lo, 50,98%.

CAMPANHA

O Atlético começou oCampeonato Brasileirode forma empolgante fo-ra de casa, pois na primei-ra rodada fez 1 a 0 no Fla-mengo, atual campeão,no Maracanã, local ondeo rubro-negro carioca,na edição de 2019, em 19partidas, venceu 17 e em-patou duas, com um apro-veitamento de 93%.

Mas foi apenas uma

primeira impressão, pe-lo menos até agora. Nodecorrer da competi-ção, o Galo nunca conse-guiu duas vitórias segui-das como visitante. Ago-ra, para ter mais chan-ces de títulos, precisa detrês, a partir de hoje,diante do Goiás.

Depois do Esmeraldi-no, o Atlético ainda en-cara o Fluminense, dia10, no Maracanã, e na pe-núltima rodada encarao Sport, na Ilha do Reti-ro, no Recife.

Atualmente, o time deSampaoli vive um jejumde quatro partidas semvitória fora de casa. A úl-tima foi há mais de 50dias, em 12 de dezembrodo ano passado, por 1 a 0sobre o Athletico-PR, naArena da Baixada.

Depois desta vitóriasobre o Furacão, o Galo,como visitante, perdeupara São Paulo (3 a 0),empatou com Braganti-no (2 a 2) e Grêmio (1 a 1)e foi derrotado pelo Vas-co (3 a 2).

ALEGRIADISTANTE–Oatacante EduardoVargas comemora o gol que garantiu a última vitória doAtlético fora de casa, em 12 de

dezembro de 2020, por 1 a 0, sobre oAthletico-PR, emCuritiba

16fora de casa já disputou o Atlético nesta

Série A, com 5 vitórias, três empates e8 derrotas. O aproveitamento é de 37,5%

partidas

8 MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 3DEFEVEREIRODE2021 onorte.net

Page 9: PÁGINAS8E9 Prefeitocogitavoltaàs salasdeaulanestemês/menu/standard… · Administrativo: Jota Dias (38) 98838-5604 direcao@onorte.net Editora: Janaina Fonseca ... De acordo com

Posiçõesopostas,obrigaçãoigual

Esportes

PEDRO SOUZA/ATLÉTICO

Vencer é fundamental para Goiás, que está no Z-4, e Galo, que mira a taçau

u A FICHA DO JOGO

X

REFERÊNCIA–Hyoran tem sido a principal peça domeio-campoatleticano nos últimos jogos

Tadeu; Heron, FábioSanches, David Duartee Taylon; Breno, ArielCabral e Shaylon;Douglas Baggio,Fernandão e RafaelMoura. Técnico:Glauber Ramos

Alexandre Simões

@oalexsimoes

Opostos na classifica-ção, a obrigação de vitó-ria une Goiás e Atléticoque se enfrentam hoje,às 21h30, no Estádio daSerrinha,emGoiânia,pe-la 34ª rodada da Série A.

O Esmeraldino é 18ºcolocado, o terceiro debaixo para cima, inte-gra a zona de rebaixa-mento e precisa comonunca da vitória paratentar diminuir suaschances de queda à Sé-rie B, que são de 93%neste momento, segun-do o site Probabilida-des no Futebol, manti-do pelo Departamentode Futebol da Universi-dade Federal de MinasGerais (UFMG).

A classificação doAtlético é de cima parabaixo e ele é terceiro,com 60 pontos, mais doque o dobro do Goiás,que somou 29 até agoraem 33 rodadas. O Galoprecisa vencer para,contandocomtropeçosde Flamengo e, princi-palmente, Internacio-nal, aumentar suaschances de título, queatualmente são de 8%segundo a UFMG.

MANUTENÇÃOSem o atacante Keno,

com uma lesão do coto-velo esquerdo, a tendên-cia é que o técnico JorgeSampaoli escale emGoiânia o mesmo timeque fez 2 a 0 no Fortale-za no último domingo,no Mineirão.

O atacante Diego Tar-delli, que retorna de lon-goperíododeafastamen-toporcontusão,foimaisuma vez relacionado e aexpectativa é pela sua

utilizaçãopelaprimeiravezcom o treinador argentino.

Quem também poderáser usado por Sampaoli é omeiaargentinoZaracho,re-cuperado de lesão muscu-lar sofrida nos 2 a 0 sobre oCoritiba, em 26 de dezem-

bro do ano passado.Como o zagueiro para-

guaio Junior Alonso, o vo-lante equatoriano AlanFranco, o meia colombia-no Dylan Borrero, e os ata-cantes Savarino (venezue-lano) e Eduardo Vargas

(chileno) também estão re-lacionados pelo coman-dante alvinegro, um delesterá de ser cortado do jogo,pois cada clube pode ter,no máximo, cinco estran-geiros em cada partida.

NoGoiás,otécnicoGlau-

ber Ramos deve seguirapostandonadupladeata-que com dois centroavan-tes fortes, que são RafaelM o u r a ( 1 , 8 9 m ) eFernandão (1,92m). A defe-sa pode ter uma formaçãocom três zagueiros

Goiás

AtléticoEverson; Guga, Réver,Junior Alonso eGuilherme Arana; Allane Jair; Savarino, Hyorane Eduardo Vargas;Eduardo Sasha.Técnico: JorgeSampaoli

Data: 3 de fevereiro de2021Horário: 21H30Estádio: SerrinhaCidade: GoiâniaMotivo: 34ª rodada daSérie A doCampeonato BrasileiroArbitragem: BrunoArleu de Araújo,auxiliado por RodrigoFigueiredo HenriqueCorrea e ThiagoHenrique Neto CorreaFarinha, todos do Riode JaneiroVAR: Rodrigo Nunes deSá (RJ)Transmissão: Globo ePremiere

onorte.net MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 3DEFEVEREIRODE2021 9

Page 10: PÁGINAS8E9 Prefeitocogitavoltaàs salasdeaulanestemês/menu/standard… · Administrativo: Jota Dias (38) 98838-5604 direcao@onorte.net Editora: Janaina Fonseca ... De acordo com

Os nove anos de Enzo AquinoOgatinhoEnzoAquinoganhouumacomemora-

ção intimista para festejar os seus 9 anos. Ospapais Carolinne e Rodrigo Aquino reuniram fa-miliares para um delicioso almoço em um am-biente demuita alegria e descontração. A profis-sional Liliane, da Encantar Kids, cuidou da deco-ração do espaço, com uma linda mesa de docesda Jabbur Sweet by Sandra Jabbur, bolo de Gra-ciele Bolos e personalizados do Ateliê da Ana.Nossos parabéns ao aniversariante e desejos devida longa e feliz.

Com tiomaternoRaphaelJuliano

Ladeado pelos priminhos

O tiopaternoÍtaloAquinocomEnzoe airmãzinhaLiz

ComopadrinhoSammuelJuliano, atia Terezae primos

FOTOS ARQUIVO DE FAMÍLIA

Ovovô paternoTonyAquino comEnzo e Liz

Oaniversariante EnzoAquino Pimenta e Silva

Ruth Jabbur Ruth [email protected]

Os avósmaternosWiltonSilva eAntôniaClarethcomEnzo

AmadrinhaLudmilaAquino eprimos

Receben-do ocarinhodaavópaternaSôniaGomes

Os papaisRodrigoAquino eCarolinneAquinocomEnzoe airmãzinhaLiz

a melhor notícia está no arsintonize 104.9

música, informação e entrevistas

10 MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 3DEFEVEREIRODE2021 onorte.net