página bgbm nº 47 de 22 de novembro de 2012 1384 visto do ... 47.22.11.12.pdf · meses,...

28
BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012 Página 1384 Visto do Ajudante Geral PRIMEIRA PARTE ASSUNTOS NORMATIVOS EDITAL N. 10 DE 21 DE NOVEMBRO DE 2012. Dispõe sobre o Processo Seletivo para o Curso de Formação de Sargentos Bombeiro Militar (CFS BM 2013). O CORONEL BM DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições legais, e considerando a Resolução n. 483, de 11 de outubro de 2012, publicada no BGBM n. 42, de 18 de outubro de 2012, que dispõe sobre o funcionamento dos Cursos de Formação, Habilitação, Especialização e Aperfeiçoamento no âmbito do CBMMG para o ano de 2013, EXARA o presente edital: CAPÍTULO I DO CURSO E DAS VAGAS Art. 1º O Curso de Formação de Sargentos (CFS) tem por finalidade formar os integrantes do CBMMG que preencham as condições previstas na legislação de ensino e no presente edital, oferecendo-lhes os conhecimentos necessários para o desempenho das funções de Sargento BM, próprias de cada quadro. Art. 2º O curso será realizado na Academia de Bombeiros Militar de Minas Gerais (ABM). Art. 3º As vagas do curso ficam assim distribuídas: CURSO VAGAS CFS COMBATENTE 30 CFS MÚSICO 02 CFS SAÚDE 05 CFS MOTOMECANIZAÇÃO 01 CFS COMUNICAÇÃO 02 CAPÍTULO II DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO Art. 4º Poderão se inscrever no processo seletivo ao CFS BM 2013 os cabos e soldados de 1ª Classe do QP-BM e QPE-BM que satisfaçam os seguintes requisitos: I - possuir carteira nacional de habilitação de qualquer categoria ou permissão para dirigir até a data de matrícula no curso, devendo o candidato juntar ao ofício padrão cópia da documentação; II - possuir o 2° grau completo (ensino médio) ou correspondente até a data de matrícula no curso; III - ser cabo ou soldado de 1ª Classe com no mínimo 2 (dois) anos de efetivo serviço, na data de matrícula no curso; IV - estar classificado, no mínimo, no conceito ―B‖ com até 24 (vinte e quatro) pontos negativos; V - não ter sofrido mais de uma punição por transgressão disciplinar de natureza grave nos últimos doze meses, enquadrada no Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais (CEDM), Lei n. 14.310/02; VI - estar aprovado na avaliação escrita e prática nos termos da Instrução Geral n. 11 e no Teste de Capacitação Física, conforme Resolução n. 114/03, em conformidade com a Resolução n. 255, de 2 de julho de 2007, publicada na Separata do BGBM n. 29, de 19Jul07, que especifica o Treinamento Profissional no CBMMG, na data da inscrição. VII - Para o Curso de Formação de Sargento (saúde) o militar deverá apresentar no ato da matrícula documento que comprove formação específica na área de técnica em enfermagem, técnico de higiene bucal ou auxiliar de saúde bucal.

Upload: others

Post on 13-Nov-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Página BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012 1384 Visto do ... 47.22.11.12.pdf · meses, enquadrada no Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais (CEDM),

BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012

Página

1384

Visto do Ajudante Geral

PRIMEIRA PARTE ASSUNTOS NORMATIVOS

EDITAL N. 10 DE 21 DE NOVEMBRO DE 2012.

Dispõe sobre o Processo Seletivo para o Curso de Formação de Sargentos Bombeiro Militar (CFS BM 2013).

O CORONEL BM DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE

MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições legais, e considerando a Resolução n. 483, de 11 de outubro de 2012, publicada no BGBM n. 42, de 18 de outubro de 2012, que dispõe sobre o funcionamento dos Cursos de Formação, Habilitação, Especialização e Aperfeiçoamento no âmbito do CBMMG para o ano de 2013, EXARA o presente edital:

CAPÍTULO I DO CURSO E DAS VAGAS

Art. 1º O Curso de Formação de Sargentos (CFS) tem por finalidade formar os integrantes do CBMMG que preencham as condições previstas na legislação de ensino e no presente edital, oferecendo-lhes os conhecimentos necessários para o desempenho das funções de Sargento BM, próprias de cada quadro.

Art. 2º O curso será realizado na Academia de Bombeiros Militar de Minas Gerais (ABM). Art. 3º As vagas do curso ficam assim distribuídas:

CURSO VAGAS

CFS COMBATENTE 30

CFS MÚSICO 02

CFS SAÚDE 05

CFS MOTOMECANIZAÇÃO 01

CFS COMUNICAÇÃO 02

CAPÍTULO II

DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

Art. 4º Poderão se inscrever no processo seletivo ao CFS BM 2013 os cabos e soldados de 1ª Classe do QP-BM e QPE-BM que satisfaçam os seguintes requisitos: I - possuir carteira nacional de habilitação de qualquer categoria ou permissão para dirigir até a data de matrícula no curso, devendo o candidato juntar ao ofício padrão cópia da documentação; II - possuir o 2° grau completo (ensino médio) ou correspondente até a data de matrícula no curso; III - ser cabo ou soldado de 1ª Classe com no mínimo 2 (dois) anos de efetivo serviço, na data de matrícula no curso; IV - estar classificado, no mínimo, no conceito ―B‖ com até 24 (vinte e quatro) pontos negativos; V - não ter sofrido mais de uma punição por transgressão disciplinar de natureza grave nos últimos doze meses, enquadrada no Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais (CEDM), Lei n. 14.310/02; VI - estar aprovado na avaliação escrita e prática nos termos da Instrução Geral n. 11 e no Teste de Capacitação Física, conforme Resolução n. 114/03, em conformidade com a Resolução n. 255, de 2 de julho de 2007, publicada na Separata do BGBM n. 29, de 19Jul07, que especifica o Treinamento Profissional no CBMMG, na data da inscrição. VII - Para o Curso de Formação de Sargento (saúde) o militar deverá apresentar no ato da matrícula documento que comprove formação específica na área de técnica em enfermagem, técnico de higiene bucal ou auxiliar de saúde bucal.

Page 2: Página BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012 1384 Visto do ... 47.22.11.12.pdf · meses, enquadrada no Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais (CEDM),

BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012

Página

1385

Visto do Ajudante Geral

Parágrafo único. As condições previstas neste artigo deverão continuar sendo satisfeitas até a data da matrícula no curso, sob pena de eliminação do candidato classificado e o preenchimento da vaga por militar excedente no processo seletivo, na ordem de classificação.

CAPÍTULO III DAS INSCRIÇÕES

Art. 5º O militar interessado requererá sua inscrição ao seu comandante, diretor ou chefe, que tem a responsabilidade pelo deferimento ou indeferimento. §1º O despacho relativo ao requerimento de inscrição será publicado em Boletim Interno (BI), com a respectiva fundamentação. §2º É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento da sua situação funcional na administração, incorrendo em prejuízo próprio quando se fizer necessário acerto de qualquer ato à época do processo seletivo. §3º Após a homologação do comandante, a unidade deverá divulgar as inscrições deferidas ou indeferidas, constando os motivos em caso de indeferimento. Art. 6º A constatação, em qualquer época, de irregularidade na inscrição, inclusive de falsidade ideológica na apresentação de informações, implicará na eliminação do candidato do processo seletivo, na anulação da matrícula ou no desligamento do aluno do curso, sem prejuízo para as medidas disciplinares/penais decorrentes. Art. 7º O preenchimento do requerimento de inscrição é de inteira responsabilidade do candidato, que poderá ter sua inscrição indeferida a qualquer tempo diante da constatação de qualquer inexatidão de dados, especialmente os de identificação. Art. 8º O requerimento de inscrição no processo seletivo pressupõe tácito conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital. Art. 9º Não serão aceitas inscrições provisórias, condicionais, rasuradas, ou que não atendam rigorosamente ao estabelecido neste edital. Art. 10º Será considerado inscrito no processo seletivo o candidato que tenha sua inscrição requerida e deferida no período constante do Anexo ―A‖ deste edital. Art. 11º A unidade deverá encaminhar à Diretoria de Recursos Humanos o formulário do Anexo ―E‖, com os dados das inscrições deferidas, no prazo do Anexo ―A‖, via e-mail ([email protected]), devendo confirmar o recebimento por parte da DRH-5 e posteriormente enviar a relação original via ofício. §1º Os requerimentos de inscrição, após análise do B/1 e decisão do comandante, deverão ser arquivados, em pasta própria, na seção responsável pelo recrutamento e seleção da unidade. §2 1º Conforme data estipulada no Anexo ―A‖, as sedes de batalhões do interior do Estado deverão enviar suas sugestões de locais de prova, cuja escolha deverá recair sobre edificações adequadas ao uso proposto (25 alunos por sala, no máximo), devendo descrevê-lo e citar sua situação no tocante à legislação de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico (PCIP) em vigor. Art. 12 A candidata lactante poderá solicitar atendimento especial para amamentação durante a realização da prova, devendo manifestar-se no ato da inscrição, sendo que, deferida a solicitação, deverá, no dia da prova, levar acompanhante para o lactente, que ficará em sala reservada para este fim. Parágrafo único. Não será acrescido tempo extra para a candidata.

CAPÍTULO IV DOS EXAMES DE SELEÇÃO

Art. 13º O processo seletivo será desenvolvido em duas fases, sendo: I - 1ª fase: Prova de Conhecimentos (classificatória e eliminatória), com valor de 120 (cento e vinte) pontos, distribuídos em 50 (cinquenta) questões objetivas, com valor de 2,4 (dois vírgula quatro) pontos cada; II - 2ª fase: Teste Físico (TF), em caráter classificatório e eliminatório, com valor de 60 (sessenta) pontos, sendo composto por seis provas com valor de 10 (dez) pontos cada, a serem realizadas em dois dias, conforme a seguir:

a) 1º dia: - flexão abdominal;

Page 3: Página BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012 1384 Visto do ... 47.22.11.12.pdf · meses, enquadrada no Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais (CEDM),

BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012

Página

1386

Visto do Ajudante Geral

- natação 75m; - corrida 2400m.

b) 2º dia: - shuttle run; - flexão de braços; - natação 12min. Art. 14º A Prova de conhecimentos será realizada na RMBH e nas cidades sede dos batalhões. Parágrafo único. Os locais de realização de prova e a relação de inscritos serão divulgados através da intranet BM e publicados em BGBM, conforme data estabelecida no Anexo ―A‖ deste edital. Art. 15º O conteúdo programático para a prova da 1ª fase é o constante do Anexo ―B‖ deste edital. Art. 16º Havendo anulação de questão da prova objetiva de conhecimentos, os pontos respectivos serão atribuídos a todos os participantes do certame. Art. 17º Para a realização da 2ª fase, o candidato deverá fazer o Controle Fisiológico (CF) em sua unidade, sendo o resultado transcrito para Ficha Individual de Avaliação Física (FIAF), publicado no Boletim Interno da unidade e lançado no SIGP. §1º Para submissão ao TF será OBRIGATÓRIA a entrega da FIAF, com o resultado de apto no CF, à comissão de aplicação, no momento de realização do TF. §2º O TF será realizado na RMBH. §3º As tabelas a serem utilizadas na aplicação da 2ª fase são as constantes na Resolução n. 114/03, independente de publicação de nova resolução regulando a matéria.

CAPÍTULO V

DA APLICAÇÃO DAS PROVAS DE CONHECIMENTO Art. 18º Fica expressamente proibido o acesso do candidato às salas de prova portando arma de fogo ou branca, óculos escuros, equipamentos de transmissão ou registro de dados ou mídia, mochilas, pastas, capacete ou quaisquer objetos alheios à realização da prova. §1º Durante o período de realização das provas é vedada qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, ou entre estes e pessoas estranhas ao concurso, dentro da sala de aplicação, corredores ou instalações sanitárias. §2º Caso constatado pelos aplicadores, fiscais e/ou autoridades envolvidas na realização do processo seletivo quaisquer fatos descritos neste artigo, o candidato será eliminado do certame. §3º Para a 1ª fase o candidato deverá conduzir somente caneta esferográfica preta ou azul, lápis preto e borracha. §4º A organização do processo seletivo não se responsabilizará pela guarda de quaisquer objetos dos candidatos. Art. 19º A prova da 1ª fase terá duração total de 240 (duzentos e quarenta) minutos, incluindo o tempo para preenchimento da folha de respostas. Art. 20º O ingresso dos candidatos nas salas de prova ocorrerá a partir das 13h00min, horário de Brasília e será encerrado, IMPRETERIVELMENTE, às 13h40min (horário de Brasília/DF). §1º Os candidatos que se apresentarem após este horário serão considerados faltosos e eliminados do processo seletivo. §2º O candidato poderá deixar a sala de prova somente após 60 (sessenta) minutos do início da prova. §3º Nenhum candidato poderá se ausentar da sala de prova após a assinatura da lista de presença, exceto para utilização das instalações sanitárias ou para amamentar. Art. 21º Ao término da prova os candidatos entregarão ao aplicador o caderno de prova e a folha de respostas devidamente assinados e preenchidos com caneta esferográfica azul ou preta. §1º A prova e o gabarito serão disponibilizados na intranet BM, conforme previsto no Anexo ―A‖ deste edital.

Page 4: Página BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012 1384 Visto do ... 47.22.11.12.pdf · meses, enquadrada no Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais (CEDM),

BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012

Página

1387

Visto do Ajudante Geral

§2º Os cadernos de prova não serão devolvidos no dia da aplicação da 1ª fase, ficando à disposição dos candidatos, na Adjuntoria de Concursos, pelo período de 30 (trinta) dias contados da aplicação da prova. Findo este prazo os cadernos serão descartados. Art. 22º Para a correção da folha de respostas serão consideradas válidas apenas as questões assinaladas conforme as orientações dadas pelos aplicadores de prova. Parágrafo único. Não serão consideradas válidas as questões que: I - tiverem mais que uma opção assinalada; II - tiverem rasuras; III - não forem assinaladas (em branco); IV - forem preenchidas a lápis; V - forem preenchidas de maneira diversa do previsto no caderno de prova. Art. 23º No horário previsto para o término da prova as folhas de respostas e os cadernos de prova dos candidatos remanescentes serão recolhidos, momento em que o aplicador/auxiliar conferirá o preenchimento e a assinatura nos campos específicos.

CAPÍTULO VI

DA APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Art. 24º A 1ª fase terá caráter classificatório e eliminatório, sendo a prova de conhecimentos realizada sem consulta, com 50 (cinquenta) questões fechadas com quatro alternativas, contendo uma única resposta válida e versando sobre os seguintes conteúdos: I - Legislação institucional (10 questões); II - Conhecimentos jurídicos básicos (10 questões); III - Conhecimentos profissionais (30 questões). Art. 25º As provas de conhecimentos profissionais das especialidades descritas no artigo 3º serão específicas de cada atividade. Art. 26º Será eliminado na 1ª fase o candidato que não obtiver o mínimo de 60% (sessenta por cento) de aproveitamento dos pontos distribuídos. Art. 27º A 2ª fase terá caráter classificatório e eliminatório, sendo convocados para esta os candidatos aprovados e melhores classificados na fase anterior, na exata proporção de 3 (três) vezes o quantitativo de vagas estabelecido para cada especialidade, aplicando-se os critérios de desempate. Parágrafo único. Será eliminado na 2ª fase (TF) o candidato que não alcançar o Índice Mínimo de Desempenho por Prova (IMDP) de 40% (quarenta por cento) e o Índice Mínimo de Aprovação (IMA) de 60% (sessenta por cento), este último apurado pelo somatório dos pontos alcançados pelo candidato nas seis provas. Art. 28º O resultado final do processo seletivo será apurado pelo somatório das notas alcançadas nas duas fases do certame, pela ordem decrescente das notas obtidas. Art. 29º Em caso de empate no total de pontos obtidos, será classificado o candidato mais antigo.

CAPÍTULO VII

DOS RECURSOS Art. 30º Caberá recurso no prazo de dois dias úteis após a divulgação do ato a que se referir. §1º O recurso deverá ser digitado e fundamentado no programa de matérias deste edital e na legislação aplicável, podendo o candidato anexar a documentação/cópia das referências citadas, quando entender necessário. §2º Os recursos deverão ser acondicionados, juntamente com seus eventuais anexos, em envelope lacrado e entregues diretamente à DRH-5, situada à Rua Piauí, N. 1815, Bairro Funcionários/BH, CEP 30150-321, Belo Horizonte/MG. A entrega dos recursos deverá ocorrer pessoalmente na DRH-5 (mediante contra-recibo), ou realizada via Correios, por meio de SEDEX 10, através da caixa postal 839 Agência Araão Reis, sendo considerada a data de postagem. Art. 31º O recurso deverá ser dirigido ao Diretor de Recursos Humanos, à comissão de elaboração da prova de conhecimento ou à comissão de aplicação do teste físico, conforme o caso. §1º Não serão aceitos envelopes grampeados ou abertos.

Page 5: Página BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012 1384 Visto do ... 47.22.11.12.pdf · meses, enquadrada no Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais (CEDM),

BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012

Página

1388

Visto do Ajudante Geral

§2º Os recursos deverão ser individuais, feitos para cada questão/fase contestada, de acordo com o Anexo ―C‖. §3º Os envelopes contendo os recursos deverão ser identificados da seguinte forma:

PROCESSO SELETIVO AO CFS BM 2013 RECURSO REFERENTE À (especificar).

REMETENTE: (n. BM, graduação, nome completo, Unidade). RESERVADO PESSOAL

§4º Não serão conhecidos os recursos encaminhados fora do prazo ou dos meios previstos neste edital. Art. 32º A contagem dos prazos para recurso inicia-se no primeiro dia útil subsequente ao dia da publicação do ato a que se refere. Art. 33º Os recursos avaliados pela respectiva comissão serão homologados pelo Diretor de Recursos Humanos e a solução será publicada em BGBM e disponibilizada na Intranet (link concursos internos).

CAPÍTULO VIII DA MATRÍCULA

Art. 34º O candidato deverá satisfazer as seguintes condições para matrícula: I - continuar preenchendo os mesmos requisitos exigidos no ato da inscrição, sendo que a unidade de origem deverá verificar e mencionar no ofício padrão; II - ter sido aprovado e classificado em todas as fases do processo seletivo, nos termos estabelecidos neste edital, dentro do limite de vagas previstas; III - ser considerado ―APTO PARA CURSO‖ em Inspeção de Saúde, nos termos da Resolução n. 4.073, de 26 de abril de 2010. A Inspeção de Saúde será realizada na Unidade do candidato ou apoiadora, antes do início do curso, com publicação do resultado no Boletim Interno da Unidade. IV - apresentar-se na ABM com o ofício padrão, conforme Anexo ―F‖.

CAPÍTULO IX

DAS PRESCRIÇÕES DIVERSAS Art. 35º Não haverá segunda chamada para realização de provas, testes ou exames em quaisquer das fases. Assim, o candidato ausente, por qualquer motivo, seja por caso fortuito ou força maior, estará automaticamente eliminado do processo seletivo. Art. 36º Será eliminado do concurso o candidato que: I - usar ou tentar usar de meios fraudulentos, bem como portar material não autorizado durante a realização de qualquer prova ou exame; II - faltar ou chegar atrasado às chamadas do processo seletivo; III - ausentar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal, e/ou portando a folha de respostas; IV - comparecer para a realização das provas sem estar portando a cédula de identidade militar; V - descumprir as normas estabelecidas neste edital e nos demais atos do certame. Art. 37º O candidato que, antes de iniciar qualquer prova ou exame, verificar que dentre os aplicadores existe militar com quem tenha parentesco afim ou consanguíneo, até o 3° grau, deverá alegar suspeição do aplicador, sob pena de anulação de seu exame ou prova e consequentemente eliminação do concurso. Art. 38º O candidato deverá comparecer para as provas da 1ª fase trajando fardamento 4º A, e para a 2ª fase trajando uniforme de educação física, ambos de acordo com o RUICBM. Parágrafo único. O disposto no presente artigo não se aplica aos militares com dispensa médica, e atuantes na atividade de inteligência, Corregedoria e DDU, hipóteses que deverão ser comprovadas no momento da prova, sob pena de eliminação do certame. Art. 39º O curso funcionará na RMBH, sob coordenação da Diretoria de Ensino e execução da ABM. Art. 40º Todas as informações relativas ao processo seletivo serão publicadas na intranet, link concursos internos, sendo os atos publicados em BGBM. Parágrafo único. Para efeito deste certame, os prazos constantes no Anexo ―A‖ serão considerados na data de postagem na intranet.

Page 6: Página BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012 1384 Visto do ... 47.22.11.12.pdf · meses, enquadrada no Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais (CEDM),

BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012

Página

1389

Visto do Ajudante Geral

Art. 41º Poderá haver chamada para candidatos excedentes, caso haja necessidade de novas convocações para preenchimento das vagas previstas, desde que realizadas dentro do prazo previsto no Art. 42. Art. 42º O presente concurso terá a validade de 30 (trinta) dias, contados a partir da data de matrícula no curso. Art. 43º O comparecimento à 1ª fase do processo seletivo não constitui ato de serviço. Art. 44º As movimentações dos militares concluintes do curso serão efetivadas exclusivamente segundo as diretrizes do Comando-Geral, observando-se, dentre outros critérios, a necessidade do serviço e a existência de vagas para o exercício das funções correspondentes nas Unidades de destino. Art. 45º Os casos omissos serão solucionados pelo Diretor de Recursos Humanos. Art. 46º Integram o presente edital, os seguintes anexos: Anexo ―A‖ - Calendário de Atividades; Anexo ―B‖ - Programa de Matérias; Anexo ―C‖ - Requerimento de Inscrição; Anexo ―D‖ - Formulário de Recurso; Anexo ―E‖ - Formulário de Relação de Inscritos; Anexo ―F‖ - Modelo de Ofício Padrão. Art. 47 Este edital entra em vigor na data de sua publicação.

Belo Horizonte, 21 de novembro de 2012.

EDSON ALVES FRANCO, CORONEL BM

DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS

EMBM em Belo Horizonte, 21 de novembro de 2012.

I - homologo o presente edital, que deverá ser transcrito integralmente nos Boletins Internos das

unidades, com ampla divulgação aos militares; II - determino à Diretoria de Ensino e à ABM a adoção de todas as medidas pertinentes à execução do

Curso de Formação de Sargentos; III - os candidatos deverão ser dispensados às 18h do dia anterior à data de realização de todas as

provas e exames do processo seletivo, devendo as Unidades adequar suas escalas de serviço; IV - todos os atos necessários a execução do concurso ficam delegados ao Diretor de Recursos

Humanos.

IVAN GAMALIEL PINTO, CORONEL BM

CHEFE DO EMBM E SUBCOMANDANTE-GERAL

ANEXO “A”

(Ref.: Edital n. 10/2012) CALENDÁRIO DE ATIVIDADES - CFS BM 2013

Data Hora Atividade Responsável Local/Instrumento

3 a 21Dez12 Administrativo Inscrição Candidato/ Unidade

Unidade/Requerimento

2Jan13-Qua Administrativo

Divulgação das inscrições (Deferidas e Indeferidas)

Unidade Fax às frações/Boletim Interno

3 e 4Jan13 Administrativo

Recurso contra o indeferimento da inscrição Candidato Pessoalmente /Sedex

8Jan13-Ter Administrativo Divulgação do resultado do recurso Unidade Fax às frações/Boletim Interno

8Jan13-Ter Administrativo Envio da indicação dos locais de prova no interior do Estado (§2º, Art.11)

Unidade Via e-mail ([email protected]) e original via malote

8Jan13-Ter Administrativo Prazo para a Unidade remeter à DRH.5 via e-mail a relação dos militares que obtiveram a inscrição deferida, conforme Anexo ―E‖.

Unidade Via e-mail ([email protected]) e relação original via malote

Page 7: Página BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012 1384 Visto do ... 47.22.11.12.pdf · meses, enquadrada no Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais (CEDM),

BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012

Página

1390

Visto do Ajudante Geral

18Jan13-Sex Administrativo Divulgação da relação dos inscritos e locais de prova.

DRH Intranet BM Link concursos internos

26Jan13-Sáb

Entrada dos candidatos na sala de prova: conforme Art. 20.

PROVA OBJETIVA Conforme divulgado dia 18Jan13-Sex

26Jan13-Sáb Após a prova Divulgação do gabarito DRH Intranet BM Link concursos internos

28 e 29Jan13 Administrativo Recursos contra o gabarito Candidatos Pessoalmente /Sedex

8Fev13-Sex Administrativo Divulgação do resultado de recurso e novo gabarito (se houver)

DRH Intranet BM Link concursos internos

18Fev13-Seg Administrativo Divulgação do resultado da prova objetiva DRH Intranet BM Link concursos internos

19 e 20Fev13 Administrativo Recursos contra resultado da prova objetiva Candidatos Pessoalmente /Sedex

25Fev13-Seg Administrativo Divulgação do resultado de recurso contra a prova objetiva

DRH Intranet BM Link concursos internos

25Fev13-Seg Administrativo Divulgação do resultado final da 1ª fase e convocação para a 2ª fase

DRH Intranet BM Link concursos internos

4 a 7Mar13 Conforme convocação

Aplicação da 2ª fase Comissão aplicadora

Conforme convocação

11Mar13-Seg Administrativo Resultado da 2ª fase e classificação no certame

DRH Intranet BM Link concursos internos

12 e 13Mar13 Administrativo Recurso contra resultado da 2ª fase e classificação no certame

Candidatos Pessoalmente /Sedex

22Mar13-Sex Administrativo Divulgação do resultado dos recursos, do resultado final e convocação para matrícula

DRH Intranet BM Link concursos internos

26Mar13-Ter Conforme convocação

Matrícula Candidatos ABM

27Mar13-Qua Administrativo Início do curso Candidatos ABM

Belo Horizonte, 21 de novembro de 2012.

EDSON ALVES FRANCO, CORONEL BM

DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS

ANEXO “B”

(Ref.: Edital n. 10/2012)

PROGRAMA DE MATÉRIAS - CFS BM 2013

1 LEGISLAÇÃO BÁSICA DAS INSTITUIÇÕES MILITARES ESTADUAIS: 1.1 LEIS: 1.1.1 Lei n. 5.301 de 16Out69 – Estatuto dos Militares do Estado de Minas Gerais; 1.1.2 Lei n. 10.366, de 28Dez90 – IPSM; 1.1.3 Lei Complementar n. 28, de 16Jul93 – Transferência de militar para a reserva não remunerada; 1.1.4 Lei Complementar n. 54, de 13Dez99 – Organização Básica do CBMMG; 1.1.5 Lei n. 14.310, de 19Jun02 – Código de Ética e Disciplina dos Militares (CEDM).

1.2 EMENDAS CONSTITUCIONAIS: 1.2.1 Emenda Constitucional Estadual n. 39, de 30Dez89; 1.2.2 Emenda Constitucional Estadual n. 40 de 24Mai00; 1.2.3 Emenda Constitucional Estadual n. 57 de 15Jul03; 1.2.4 Emenda Constitucional Estadual n. 59 de 19Dez03.

1.3 DECRETOS: 1.3.1 Portaria Normativa n. 660/MD, de 19Mai09 – Regulamento de Continências (RCont); 1.3.2 Decreto Estadual n. 42.843, de 16Ago02 – Concessão de recompensas e CEDMU;

Page 8: Página BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012 1384 Visto do ... 47.22.11.12.pdf · meses, enquadrada no Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais (CEDM),

BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012

Página

1391

Visto do Ajudante Geral

1.3.3 Decreto Estadual n. 43.778, de 12Abr04 – Institui o Sistema Integrado de Defesa Social, no âmbito da Secretaria de Estado de Defesa Social.

1.4 RESOLUÇÕES: 1.4.1 Resolução n. 40, de 09Mar01 – Indenização securitária; 1.4.2 Resolução n. 73, de 16Abr02 – movimentação de pessoal; 1.4.3 Resolução n. 255, de 02Jul07 – DTPCBM; 1.4.4 Resolução n. 313, de 09Jul08 – Concessão de Diárias; 1.4.5 Resolução n. 436, de 12Ago11 – Avaliação de Desempenho Individual; 1.4.6 Resolução n. 485, de 11Out12 – RUICBM.

1.5 INSTRUÇÕES TÉCNICAS DE RECURSOS HUMANOS (ITRH): 1.5.1 ITRH n. 4, de 17Jun02 – Dispõe sobre contagem de tempo para fins de adicionais, averbação de tempo de serviço e afastamento de militar para fins de inatividade; 1.5.2 ITRH n. 8, de 13Set02 – licenças sem vencimento, baixa a pedido ou exclusão disciplinar.

2 CONHECIMENTOS JURÍDICOS BÁSICOS: 2.1 Constituição Federal: Artigos 1º ao 5º, 36, 37, 42, art. 60, §4, art. 92, VI, art. 103-A, art. 122 ao 126, art. 142 e 144; 2.2 Constituição Estadual: 39, 109 ao 111, 133 ao 143; 2.3 Direitos Humanos: Declaração Universal dos Direitos Humanos; 2.4 Lei n. 4.898 de 09Dez65 – abuso de autoridade; 2.5 Código Penal: Artigos 13, 14, 18, 23 a 25, 121, 129, 135 e 136; 2.6 Código Penal Militar: Artigos 9º, 12, 13, 19, 21 ao 24; Título II – Dos crimes contra a Autoridade ou Disciplina Militar. Referências: Assis, Jorge César. Comentários ao Código Penal Militar. 7° Ed. Rev. Atualizada (2010). Curitiba: Juruá 2012; Brasil. Constituição da República de 1988; Brasil. Código Penal Militar. Decreto-Lei n. 1001, de 21/10/69; Brasil. Código Penal Brasileiro. Decreto-Lei n. 2.848 de 07/12/1940; Brasil. Lei de abuso de Autoridade. Lei 4.898 de 09/12/65 e alterações; Declaração Universal dos Direitos Humanos – ONU, 1948; Rosa. Paulo Rodrigues Tadeu. Código Penal Militar Comentado. Vol. 2. Belo Horizonte: Líder, 2011; Lobão, Célio. Comentários ao Código Penal Militar. Parte Geral Vol. 1. Rio de Janeiro: Forense, 2011; Minas Gerais. Constituição (1989) Constituição do Estado de Minas Gerais.

3 CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS (COMBATENTES): 3.1 Manual de Emprego Operacional de Combate a Incêndio n. 1, aprovado pela Res. n. 77, de 25Jun02; 3.2 Lei n. 14.130 de 19Dez01 – PCIP no Estado de Minas Gerais; 3.3 Decreto Estadual n. 44.746 de 29Fev08 – PCIP no Estado de Minas Gerais; 3.4 Instrução Técnica n. 1 – Procedimentos Administrativos; 3.5 Instrução Técnica n. 2 – Terminologia de Proteção contra Incêndio e Pânico; 3.6 Instrução Técnica n. 8 – Saídas de emergência em edificações; 3.7 Instrução Técnica n. 27 – Medidas de Segurança para Produtos Perigosos; 3.8 Instrução Técnica n. 37 – Centros Esportivos e de Exibição; 3.9 Instrução Técnica Operacional n. 1 – Procedimento padrão do serviço operacional, publicada na Separata do BGBM n. 30 de 08Ago02; 3.10 Instrução Técnica Operacional n. 4 – Diretriz para Emprego de Instrução de Tiro, publicada no BGBM n. 9 de 03/03/2006; 3.11 Instrução Técnica Operacional n. 6 – Corte e poda de árvores, publicada na Separata do BGBM n. 34 de 23Ago07; 3.12 Instrução Técnica Operacional n. 10 – Preservação de locais de crime, publicada na Separata do BGBM n. 34 de 23Ago07; 3.13 Instrução Técnica Operacional n. 11 – Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, publicada na Separata do BGBM 34 de 23/08/2007;

Page 9: Página BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012 1384 Visto do ... 47.22.11.12.pdf · meses, enquadrada no Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais (CEDM),

BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012

Página

1392

Visto do Ajudante Geral

3.14 Instrução Técnica Operacional n. 12 Operações Submersas, publicada na Separata do BGBM n. 34 de 23Ago07; 3.15 Instrução Técnica Operacional n. 14 – Procedimentos para comunicação operacional, publicada na Separata do BGBM n. 38 de 20Set07; 3.16 Instrução Técnica Operacional n. 16 – procedimentos de Biossegurança, publicada na Separata do BGBM n. 38, de 20Set07; 3.17 Instrução Técnica Operacional n. 18 – Guarda Vidas em Clubes de Balneários, publicada na Separata do BGBM n. 38 de 20set07; 3.18 Instrução Técnica Operacional n. 19 – Emprego de Aeronave em apoio às Operações do CBMMG, publicada na Separata do BGBM n. 38 de 20/09/2007; 3.19 Instrução Técnica Operacional n. 23 – Protocolo de APH, publicada na Separata do BGBM n. 15 de 12Abr12.

4. CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS (SAÚDE): 4.1 Resolução n. 3524/00 – Dispõe sobre o Atestado de Origem; 4.2 Resolução n. 217/06 – Dispõe sobre os critérios para aquisição de protetores solares; 4.3 Memorando circular n. 7001/09 – Dispõe sobre o emprego de viatura do tipo AMA no CBMMG; 4.4 ITS 5/10 – Define critérios para controle dos cartões de vacinas preventivas dos integrantes do CBMMG; 4.5 Convênio entre CBMMG/IPSM/PMMG n. 43/2011 – Dispõe sobre convênio de cooperação mútua que entre si celebram o instituto de previdência dos servidores militares e o estado de Minas Gerais, por meio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, nos campos da assistência à saúde e da previdências; 4.6 Resolução Conjunta n. 7/95 e suas alterações - Dispõe sobre o Plano de Assistência à Saúde para a Polícia Militar do estado de Minas Gerais (PMMG) e Instituto de Previdência dos servidores Militares do Estado de Minas Gerais; 4.7 Resolução Conjunta n. 21/05 – Regulamenta a assistência à saúde prestada pelo Sistema de Saúde (SISAU) na área odontológica, estabelece as diretrizes gerais para a reorganização da assistência odontológica baseada na atenção primária e promoção à saúde na rede orgânica, propugnada pelo Plano Diretor, e dá outras providências; 4.8 Resolução Conjunta n. 41/07 – Regulamenta o programa de medicamentos de uso continuado e dá outras providências; 4.9 Resolução Conjunta n. 54/08 – Estabelece o protocolo das indicações de avaliação com nutricionista na rede orgânica do Sistema de Saúde da PMMG-CBMMG-IPSM e dá outras providências; 4.10 Resoluções Conjuntas n. 13/04, 19/05, 35/07, 42/07, 55/08 e 68/09 – Definem critérios para o tratamento de Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional no Sistema de Saúde PMMG-CBMMG-IPSM e dá outras providências; 4.11 Resolução Conjunta n. 44/08 – Estabelece o protocolo das indicações de tratamento por acupuntura na rede orgânica do Sistema de Saúde da PMMG-CBMMG-IPSM (SiSau) e dá outras providências; 4.12 Resolução Conjunta n. 51/08 – Institui o Sistema Integrado de Gestão de Assistência à Saúde, regulamenta o acesso a benefícios no Sistema de Saúde da PMMG-CBMMG-IPSM e dá outras providências; 4.13 Resolução Conjunta n. 59/09 – Estabelece o protocolo das indicações de tratamento da implantodontia no Centro Odontológico, modifica a Tabela de Honorários Profissionais de Odontologia do Sistema de Saúde da PMMG-CBMMG-IPSM (SiSau), no que se refere à exclusão e inclusão de procedimentos da implantodontia, e dá outras providências; 4.14 Resolução Conjunta n. 69/09 – Define critérios e condições especiais de acesso de beneficiários a procedimentos que ultrapassem limites estabelecidos em normas específicas do Sistema de Saúde e dá outras providências; 4.15 Resolução Conjunta n. 4073/10 – Dispõe sobre perícias de saúde na Polícia Militar de Minas Gerais e no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais; 4.16 Resolução Conjunta n. 64/09 – Regulamenta a disponibilização de vacinas preventivas pelo Sistema de Saúde PMMG/CBMMG/IPSM; 4.17 Resolução Conjunta n. 66/09 – Altera o Plano de Assistência à Saúde redefinindo os critérios de fornecimento de lentes e óculos ao público logístico; 4.18 Resolução Conjunta n. 72/10 – Altera a Tabela de Honorários Profissionais de Odontologia através da inclusão, exclusão, modificação de descrição, critério técnico e de valor de código de procedimento e dá outras providências;

Page 10: Página BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012 1384 Visto do ... 47.22.11.12.pdf · meses, enquadrada no Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais (CEDM),

BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012

Página

1393

Visto do Ajudante Geral

4.19 Resolução Conjunta n. 76/10 – Altera os artigos 8º e 9º da Resolução Conjunta n. 66/2009 – PMMG-CBMMG-IPSM, redefinindo o limite de valor para fornecimento de lentes e óculos; 4.20 Resolução Conjunta n. 99/11 – Altera a Tabela de Honorários Profissionais de Odontologia, mediante a exclusão de procedimento, modificação de critério técnico e do processo de realização de auditoria clínica em odontologia e dá outras providências; 4.21 Resolução Conjunta n. 101/11 – Aprova o Plano Diretor do Sistema de Saúde PMMG-CBMMG-IPSM/2011 (SISAU), normatiza sua gestão, define as atribuições, a composição e o funcionamento do Conselho Gestor do Sistema de Saúde (CONGES) e do seu Comitê de Assessoramento; 4.22 Resolução Conjunta n. 107/12 – Aprova alteração na Resolução Conjunta de Saúde n. 22/2005, que trata do credenciamento de prestadores de serviços, em regime pro labore, exclusivamente no Hospital da Polícia Militar; 4.23 Resolução Conjunta n. 109/2012 – Define os critérios técnicos e o fluxo para a realização de cirurgias refrativas - PRK e LASIK - em militares da ativa e dá outras providências; 4.24 Resolução Conjunta n. 112/2012 – Aprova alterações nas tabelas de honorários profissionais e de OPME, define critérios para procedimentos de fisioterapia, altera critérios para tratamento de implantodontia e dá outras providências; 4.25 Resolução Conjunta n. 113/2012 – Normatiza a aquisição de medicamentos em farmácia/drogaria credenciada pelo Sistema de Saúde PMMG-CBMMG-IPSM por segurado/pensionista com saldo devedor acima da remuneração ou cuja aquisição ultrapasse 50% de seu vencimento/pensão; 4.26 Resolução Conjunta n. 114/2012 – Aprova alterações nas tabelas de honorários profissionais e de OPME, atualiza o calendário vacinal do SISAU e dá outras providências.

5. CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS (MÚSICO): 5.1 Compassos simples e compostos; 5.2 Escala diatônica, sua formação e seus graus; 5.3 Acento métrico; 5.4 Alterações; 5.5 Formação do tom; 5.6 Fermata, linha de oitava, legato e staccato; 5.7 Síncope e contratempo; 5.8 Modos das escalas maiores e menores (graus modais e tonais, escalas diatônicas, harmônicas e melódicas, relativas e homônimas, classificação dos intervalos nas escalas – intervalos diatônicos e cromáticos); 5.9 Modos naturais; 5.10 Tons vizinhos, tons afastados; 5.11 Série harmônica; 5.12 Enarmonia (Notas enarmônicas, intervalos enarmônicos, escalas enarmônicas, acordes enarmônicas); 5.13 Formação da escala cromática maior e escala cromática menor; 5.14 Acordes (definições, tríades, tétrades, acordes de sexta, inversão de acordes); 5.15 Meios de conhecer o tom de um trecho musical; 5.16 Análise dos compassos compostos e seus correspondentes; 5.17 Sinais de repetição e abreviaturas; 5.18 Quiálteras (generalidades – quiálteras aumentativas e diminutivas); 5.19 Andamentos – metrônomo – sinais de intensidade; 5.20 Escala geral (claves - regiões - notas). Referências: Princípios básicos da música para a juventude 1º e 2º volumes de Maria Luisa de Mattos Priolli. Arranjo Método prático 1º volume de Ian Guest Lumiar.

6. CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS (MOTOMECANIZAÇÃO): 6.1 Mecânica de motos: Sistema de lubrificação de motores 4 tempos. Sistema de freio. Motores 125 cc e 200 cc. Sistema de suspensão. Sistema de transmissão. Sistema elétrico. Sistema de ignição. Equipamentos utilizados no setor de funilaria; 6.2 Mecânica pesada: Sistema de freio. Sistema de alimentação. Sistema de arrefecimento. Sistema de lubrificação. Sistema de direção. Sistema de transmissão. Sistema de suspensão; 6.3 Afinação de motores: Tipos de injeção eletrônica de combustíveis. Equipamentos para diagnóstico e sua utilização. Componentes do sistema de injeção eletrônica. Motores carburadores. Ignição eletrônica;

Page 11: Página BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012 1384 Visto do ... 47.22.11.12.pdf · meses, enquadrada no Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais (CEDM),

BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012

Página

1394

Visto do Ajudante Geral

6.4 Elétrica de autos: Conhecimento geral de arranque (montagem, desmontagem, causas e defeitos). Conhecimento geral de alternador (montagem, desmontagem, causas e defeitos). Sistema elétrico (circuito simples, misto, série e paralelo). Conhecimento de ferramental usado na elétrica (amperímetro, voltímetro, multímetro). Segurança na oficina (postura, procedimentos e uso de equipamento e materiais adequados); 6.5 Ajustagem de autos: Conhecimento e manutenção de motores da linha: VW, Chevrolet, Mercedes Benz, Fiat e Ford. Montagem dos agregados de um motor como: distribuidor, correia dentada, platinado, rotô etc. e funcionamento. Desmontagem, montagem e conhecimento das peças e equipamentos como: cabeçote, bloco, bielas, pistão, eixo girabrequim e agregados. Sistema de distribuição > distribuidor, quando houver. Funcionamento > correia dentada. Regulagens > sincronismo. Conhecimento do ferramental específico e precisão: chaves em geral, máquinas, paquímetro pol e mm, relógio com parador, micrômetro, subto. Troca e manutenção de: óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustíveis, lubrificação do motor; 6.6 Manutenção de primeiro e segundo escalão; revisões; pontos de lubrificação; manutenções periódicas/preventivas; verificações periódicas; operação de componentes e acessórios; conservação dos veículos Furgão Iveco Daily; Caminhão Iveco Tector 170E25; caminhão Ford F350; camionete Nissan Frontier; veículo Fiat Uno Mille Fire; e caminhão VW 16.220 (todos os veículos citados ano entre 2005 e 2010), modelos existentes na frota do CBMMG. Referências: SENAI. Departamento Regional de Minas Gerais. Motores de combustão interna: automobilística/SENAI-MG. Belo Horizonte, 1998. SENAI. Departamento Regional de Minas Gerais. Mecânica automobilística I e II: freios/SENAI-MG. Belo Horizonte, 1998. SENAI. Centro Automotivo. Básico de injeção eletrônica. SENAI-MG. Belo Horizonte, 2002. SENAI. Departamento Regional de Minas Gerais. Mecânica de motocicleta/SENAI-MG. Belo Horizonte, 2007. CHALOT, H.M. Curso prático profissional para mecânico de automóveis. Hemus S.A, Curitiba, 2002. Manual de Tecnologia automotiva/Robert Bosch: Tradução Helga Madjderey, Gunter W. Prokesch, Euryale de Jesus Zerbini, Suely Pfeferman. 25ª Edição – São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2005. Manual do usuário/proprietário dos veículos citados em 6.6. Manual de utilização dos veículos citados em 6.6. Manual de revisões dos veículos citados em 6.6.

7. CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS (COMUNICAÇÕES): 7.1 ITS 1/2011 – Telefonia móvel; 7.2 Resolução n. 379/09 – Define a estrutura, competência e funcionamento da Diretoria de Tecnologia e Sistemas; 7.3 Eletricidade básica – AES Eletropaulo; 7.4 Medidores: Dispositivos básico, escala utilizável, funcionamento, medidas de corrente e de tensão, ligação de amperímetros e voltímetros - Eletricidade Básica - AES Eletropaulo; 7.5 Circuito Elétrico: conceito, circuito em série e paralelo de CC, resistência, potência, Lei de Ohm, Lei de Kirchoff - Eletricidade Básica - AES Eletropaulo; 7.6 Circuito CA: Resistência, capacitância e indutância nos circuitos CA, potência, circuitos em série e paralelo, impedância, ressonância, correção de potência, correção de fator de potência - Eletricidade Básica - AES Eletropaulo; 7.7 Fontes dependentes; 7.8 Eletrônica geral - Eletrônica Básica - UNICAMP Prof. Roberto Ângelo Bertoli; 7.9 Fontes reguladas e reguláveis: conceito, retificadores de ½ onda e onda completa, circuitos de filtragem e de regulação de tenso, ripple - Eletrônica Básica - Apostila UNICAMP Prof. Roberto Ângelo Bertoli; 7.10 Amplificadores de potência: transistor, constituição, simbologia, montagens básicas, funcionamento físico do transistor, relação entre as correntes, montagens EC, BC e CC; amplificadores de áudio, amplificadores de RF, amplificadores de vários estágios, amplificadores operacionais, características, configuração, aplicação, transistor de efeito de campo FET- Eletrônica Básica- Apostila UNICAMP Prof. Roberto Ângelo Bertoli; 7.11 Introdução à modelagem conceitual - Sistemas de Banco de Dados: Ramoz Elmasri, Shamkant B. Navale; 7.12 Banco de dados e usuários de banco de dados - Sistemas de Banco de Dados: Ramoz Elmasri, Shamkant B. Navale; 7.13 Sistemas de banco de dados: Conceitos e arquitetura - Sistemas de Banco de Dados: Ramoz Elmasri, Shamkant B. Navale; 7.14 Modelagem de dados usando o modelo entidade relacionamento - Sistemas de Banco de Dados: Ramoz Elmasri, Shamkant B. Navale; 7.15 Modelagem entidade relacionamento estendido e UML - Sistemas de Banco de Dados: Ramoz Elmasri, Shamkant B. Navale;

Page 12: Página BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012 1384 Visto do ... 47.22.11.12.pdf · meses, enquadrada no Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais (CEDM),

BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012

Página

1395

Visto do Ajudante Geral

7.16 Modelo relacional e as restrições de um Banco de Dados relacional- Sistemas de Banco de Dados: Ramoz Elmasri, Shamkant B. Navale; 7.17 Álgebra relacional e calculo relacional - Sistemas de Banco de Dados: Ramoz Elmasri, Shamkant B. Navale; 7.18 Projeto de banco de dados relacional pelo mapeamento dos modelos de entidade relacionamento e entidade e relacionamento estendidos - Sistemas de Banco de Dados: Ramoz Elmasri, Shamkant B. Navale; 7.19 SQL - Sistemas de Banco de Dados: Ramoz Elmasri, Shamkant B. Navale; 7.20 Introdução redes de computadores - redes de computadores 4ª ed Andrew S. Tanenbaum; 7.21 Hardware de rede - redes de computadores 4ª ed Andrew S. Tanenbaum; 7.22 Software de rede - redes de computadores 4ª ed Andrew S. Tanenbaum; 7.23 Hierarquias de protocolos - redes de computadores 4ª ed Andrew S. Tanenbaum; 7.24 O modelo de referência OSI - redes de computadores 4ª ed Andrew S. Tanenbaum; 7.25 O modelo de referência TCP/IP - redes de computadores 4ª ed Andrew S. Tanenbaum; 7.26 DNS — Domain Name System - redes de computadores 4ª ed Andrew S. Tanenbaum; 7.27 Correio eletrônico - redes de computadores 4ª ed Andrew S. Tanenbaum; 7.28 Transferência de mensagens (SMTP, POP3, IMAP, Webmail) – redes de computadores 4ª ed Andrew S. Tanenbaum; 8. Para todos os itens previstos no Anexo ―B‖ são considerados incluídos os apensos/anexos, quando houver, além da atualização do conteúdo até a data da publicação deste edital.

Belo Horizonte, 21 de novembro de 2012.

EDSON ALVES FRANCO, CORONEL BM DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS

Page 13: Página BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012 1384 Visto do ... 47.22.11.12.pdf · meses, enquadrada no Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais (CEDM),

BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012

Página

1396

Visto do Ajudante Geral

ANEXO “C” (Ref.: Edital n. 10/2012)

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO - CFS BM 2013 N. ____/2012 (unidade)

Curso Pretendido: ( ) QP-BM ( ) Músico ( ) Saúde ( ) Motomecanização ( ) Comunicação

Nome: N. BM:

Graduação: Data da última promoção: Classificação no almanaque:

Assinatura do candidato: Data: / /

Responsável pela inscrição: (n. BM e nome)

Em ___ / ___ /12 Ao Sr Cmt/Diretor/Chefe, Atesto a V.Sa que fiz conferir os dados do requerente no SIGP e meu parecer é que esta inscrição seja: ( ) Deferida. Atende ao previsto no Edital. ( ) Indeferida. Não atende ao item ____ do edital. ________________________________ N. BM e assinatura do B/1 Em ___ / ___ /12 Considerando as informações do B/1, determino publicar esta inscrição em BI como: ( ) Deferida. ( ) Indeferida. _________________________________________ N. BM e Assinatura (Via da seção de pessoal) - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - (Via do candidato) COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO n. ______ / 2012 (unidade)

Curso Pretendido: ( ) QP-BM ( ) Músico ( ) Saúde ( ) Motomecanização ( ) Comunicação

Nome: N. BM:

Graduação: Data da última promoção: Classificação no almanaque:

DECLARO ESTAR CIENTE DE QUE O ACESSO À SALA DE PROVA OCORRERÁ DE 13h às 13h40min. Assinatura do Candidato: Data: / /12

Responsável pela inscrição: (n. BM e nome)

Belo Horizonte, 21 de novembro de 2012.

EDSON ALVES FRANCO, CORONEL BM

DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS

Page 14: Página BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012 1384 Visto do ... 47.22.11.12.pdf · meses, enquadrada no Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais (CEDM),

BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012

Página

1397

Visto do Ajudante Geral

ANEXO “D”

(Ref.: Edital n. 10/2012) FORMULÁRIO DE RECURSO - CFS BM 2013

1 - IDENTIFICAÇÃO Nome:____________________________________________Unidade:______________ Número BM: ________________ Graduação:_____ 2 - SOLICITAÇÃO À Comissão de elaboração (ou aplicação) da prova _______________ Como candidato ao CFS BM 2013, solicito revisão: ( ) do gabarito oficial da prova objetiva de conhecimentos, questão ___; ( ) da prova _________________do Teste Físico ( ) _________________________ (especificar outra situação) 3 - JUSTIFICATIVA DO CANDIDATO:____________________________________________ ___________________________________________________________________________ 4 - DOCUMENTOS ANEXOS:___________________________________________ _________________,_____ de ____________ de 2012 Assinatura do candidato INSTRUÇÕES: O candidato deverá: * Digitar o recurso de acordo com as especificações estabelecidas no edital. * Usar um formulário de recurso para cada item de prova, teste ou exame em que solicitar revisão. * Atenção! A inobservância das instruções resultará no indeferimento do recurso.

Belo Horizonte, 21 de novembro de 2012.

EDSON ALVES FRANCO, CORONEL BM DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS

Page 15: Página BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012 1384 Visto do ... 47.22.11.12.pdf · meses, enquadrada no Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais (CEDM),

BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012

Página

1398

Visto do Ajudante Geral

ANEXO “E” (Ref.: Edital n. 10/2012)

FORMULÁRIO DE RELAÇÃO DE INSCRITOS - CFS BM 2013

INSCRIÇÕES DEFERIDAS

Ord. N. BM Grad. Nome Data da última promoção

N. e data do BI que publicou o deferimento da inscrição

Necessidade especial - amamentação

Classificação no Almanaque

_____________________, ____ de __________ de 2012 ________________________________, ________ Comandante, Diretor ou Chefe

Belo Horizonte, 21 de novembro de 2012.

EDSON ALVES FRANCO, CORONEL BM DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS

Page 16: Página BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012 1384 Visto do ... 47.22.11.12.pdf · meses, enquadrada no Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais (CEDM),

BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012

Página

1399

Visto do Ajudante Geral

ANEXO “F” (Ref.: Edital n. 10/2012)

OFÍCIO PADRÃO - CFS BM 2013 Ao Tenente-Coronel BM Comandante da ABM, Apresento o(a) militar abaixo citado(a), convocado(a) conforme ato n. ________, para frequentar o CFS BM 2013 nessa unidade, declarando que o(a) mesmo(a) preenche todos os requisitos para efetivação de sua matrícula no curso. 1. QUALIFICAÇÃO Nome: Posto/Graduação: Número: CPF: Data de nascimento: Estado Civil: N. de Dependentes: Tipo Sangüíneo: Fator Rh: Data de Inclusão: Grau de escolaridade: CNH: n. Categoria: Validade: ___/___/___ 2. DIREITOS: a. Férias anuais Período a que faz jus: Abonos recebidos: b. Férias prêmio Férias prêmio já gozadas: Férias prêmio averbadas para efeito de vantagem: Férias prêmio a que tem direito: Tempo de efetivo serviço: JUSTIÇA INSTRUÇÃO DE TROPA a) Instrução Intensiva: b) Teste de Aptidão Física: 5. DISCIPLINA ( ) Não há sanção a cumprir. ( ) Deve cumprir sanção ( ) O militar não sofreu punição por duas ou mais transgressões de natureza grave. ( ) Conceito do(a) militar ____ : _____. 6. LICENÇAS DIVERSAS 7. INDENIZAÇÕES A QUE FAZ JUS. ( ) Diárias de viagens. ( ) Ajuda de custo. ( )Transporte (passagens). ( ) Transporte (mudanças). ( ) Nenhuma. 8. OUTRAS INFORMAÇÕES a. SIGP: Os dados do(a) militar estão atualizados. b. Inspeção de saúde: Conforme BI n. ___de ______de 2012: ( ) apto ( ) inapto ______________________________ Comandante, Diretor ou Chefe

Belo Horizonte, 21 de novembro de 2012.

EDSON ALVES FRANCO, CORONEL BM DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS

Page 17: Página BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012 1384 Visto do ... 47.22.11.12.pdf · meses, enquadrada no Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais (CEDM),

BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012

Página

1400

Visto do Ajudante Geral

RESOLUÇÃO Nº 488, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2012.

Aprova a Malha Curricular do Curso de Pregoeiro do CBMMG e estabelece diretrizes para a execução do curso.

O COMANDANTE GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS, no uso de

sua competência legal, atribuída pelo art. 6º e § 1º do art. 12, ambos da Lei Complementar nº 54, de 13 de dezembro de 1999, RESOLVE: Art. 1º Aprovar a Malha Curricular do Curso de Pregoeiro do CBMMG, em conformidade com o anexo único desta Resolução. Art. 2º O curso é destinado aos oficiais, subtenente e sargentos, tendo como objetivo habilitar os profissionais para atuarem como Pregoeiros, além de capacitá-los nos demais procedimentos existentes no Portal de Compras do Estado. Art. 3º A quantidade de vagas distribuídas e a convocação para a matrícula no curso será precedida de indicação da DAL, ouvidos os Comandantes das Unidades contempladas, dependendo da carência ou necessidade da Corporação. Art. 4º A Diretoria de Ensino (DE) juntamente com a Diretoria de Apoio Logístico (DAL), após a publicação desta resolução, deverão adotar as providências necessárias para o cumprimento da malha curricular prevista e demais atos subsequentes para a realização do curso. Art. 5º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação e revoga a Resolução nº 428, de 30 de junho de 2011.

CG em Belo Horizonte, 20 de novembro de 2012.

(a) SÍLVIO ANTÔNIO DE OLIVEIRA MELO, CORONEL BM COMANDANTE-GERAL

ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO Nº 488, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2012.

MALHA CURRICULAR DO CURSO DE PREGOEIRO

ORD. DISCIPLINAS CARGA/HORÁRIA (h/a)

01 Compras públicas 04

02 Atores, utilização e aplicação do pregão 04

03 Fase interna do pregão 08

04 Fase externa e procedimentos relacionados 08

05 Portal de compras 08

06 Contratos e termo aditivo 06

07 Especificação de despesas 02

TOTAL GERAL 40

CG em Belo Horizonte, 20 de novembro de 2012.

(a) SÍLVIO ANTÔNIO DE OLIVEIRA MELO, CORONEL BM

COMANDANTE-GERAL

Page 18: Página BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012 1384 Visto do ... 47.22.11.12.pdf · meses, enquadrada no Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais (CEDM),

BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012

Página

1401

Visto do Ajudante Geral

SEGUNDA - PARTE ASSUNTOS DE PESSOAL

ATO N. 5.0517/DRH-5

COMISSÃO PARA APLICAÇÃO DA PROVA OBJETIVA REFERENTE AO PROCESSO SELETIVO AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM PREVENÇÃO CONTRA

INCÊNDIO E EXPLOSÕES PARA O ANO DE 2012 O CORONEL BM CHEFE DO ESTADO-MAIOR/SUBCOMANDANTE-GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições legais, e considerando o Edital nº 08/12, que dispõe sobre o curso de especialização lato sensu em prevenção contra incêndio e explosões para o ano de 2012, DESIGNA a comissão abaixo relacionada para a aplicação da prova objetiva do processo seletivo:

COORDENADOR-GERAL

Nº BM Posto Nome Unidade

090.069-6 Cel BM Edson Alves Franco DRH

MONITOR TÉCNICO

Nº BM Posto Nome Unidade

104.097-1 Maj BM William da Silva Rosa DRH

AUXILIARES DE MONITOR TÉCNICO

Quant. Nº BM Graduação Nome Unidade

1. 129.259-8 Cap BM Guilherme Inácio do Couto Oliveira DRH 2. 102.243-3 3º Sgt BM José Carlos Ferreira dos Santos DRH

APLICADORES DE PROVA

Quant. Nº BM Posto Nome Unidade

1. 082.646-1 Maj BM Robespierre de Oliveira Silva DRH

2. 106.864-2 Cap BM Edson Cota Ramos ABM

Belo Horizonte, de novembro de 2012.

IVAN GAMALIEL PINTO, CORONEL BM

CHEFE DO EMBM/SUBCOMANDANTE-GERAL

ATO Nº 4.0461/12 – DE-4

RETIFICA DATA DA 3ª FASE DO PROCESSO SELETIVO CURSO DE TRIPULANTE OPERACIONAL BM/2012

O CORONEL BM DIRETOR DE ENSINO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS,

no uso de suas atribuições legais e considerando o Edital nº 06 de 22jun12, que dispõe sobre o Curso de Tripulante Operacional BM/2012, RESOLVE:

I – RETIFICAR as datas para realização da 3ª fase do processo seletivo, que passam a ser nos dias 19 e 28set12 às 08h00min, no PAMA – LS. Endereço: AV. Brig. Eduardo Gomes, s/n - Vila Asas, Lagoa Santa/MG.

II – ESCLARECER que a alteração se dá por demanda surgida no PAMA – Lagoa Santa.

Belo Horizonte, 17 de setembro de 2012.

EDSON ALVES FRANCO, CORONEL BM DIRETOR DE ENSINO

Page 19: Página BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012 1384 Visto do ... 47.22.11.12.pdf · meses, enquadrada no Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais (CEDM),

BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012

Página

1402

Visto do Ajudante Geral

ATO Nº 5.0493/12 – DRH-5

RESULTADO FINAL E CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA - TRIPULANTE OPERACIONAL BM/2012

O CORONEL BM DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE

MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Edital nº 06 de 22jun12, que dispõe sobre o Curso de Tripulante Operacional BM/2012, RESOLVE: I – DIVULGAR o resultado final do processo seletivo, abaixo.

CANDIDATOS APROVADOS

Ord Número Grad. Nome OBM Nota

126.405-0 2º Sgt José Carley de Souza Resende CAT 156,8

132.422-7 3º Sgt Felipe Celes Charchar 2º BBM 146,9

126.450-6 2º Sgt Elber Silva Mourão 2º BBM 139,0

132.357-5 3º Sgt Matheus Cristiano de Jesus Guimarães 1º BBM 138,9

142.943-0 3º Sgt Ernane Martins de Freitas 1º BBM 138,9

126.407-6 3º Sgt Reginaldo Alves Aparecido Batista 1º BBM 134,3

128.146-8 3º Sgt Edmar Chagas Tiodorio 1º BBM 128,5

142.999-2 3º Sgt Magno Jefferson Rubim Oberhofer DRH 124,5

125.634-6 2º Sgt Jamir Marques Machado Filho CAT 121,4

126.186-5 3º Sgt Raul Souza dos Santos DRH 119,4

127.217-8 3º Sgt Welber Geraldo de Melo 2º BBM 118,5

124.928-3 2º Sgt Julio César Moreira de Paula Souza 3º BBM 117,4

- 115.145-5 2º Sgt Marcos Vinício de Lima * 3º BBM 127,5

* Determinação Judicial.

CANDIDATA REPROVADA

Número Grad. Nome OBM Nota

132.294-0 3º Sgt Delayne Maria Ferreira COB 128,4

II – CONVOCAR os candidatos aprovados para matrícula no curso, que ocorrerá no dia 09Nov12-Sex,

horário administrativo, na Academia de Bombeiros Militar, Rua Piauí, n. 1815, Funcionários, BH/MG. Os convocados deverão apresentar ofício padrão e cumprir as exigências do Artigo 40 do edital.

III – ESCLARECER que o início do curso será no dia 12Nov12-Seg, às 07h, no Batalhão de Operações Aéreas, devendo os militares com matrícula deferida se apresentarem fardados com Uniforme 4ºA, gandola de manga longa, bota e boina.

Belo Horizonte, 24 de outubro de 2012.

EDSON ALVES FRANCO, CORONEL BM DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS

ATO Nº 4.0438/12 – DE-4

RESULTADO DA 2ª FASE TRIPULANTE OPERACIONAL BM/2012

O CORONEL BM DIRETOR DE ENSINO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Edital nº 06 de 22jun12, que dispõe sobre o Curso de Tripulante Operacional BM/2012, RESOLVE: I – HOMOLOGAR e divulgar o resultado da 2ª fase (TCF), apresentado pelo Presidente da comissão de aplicação dos testes de capacitação física do Processo Seletivo ao Curso de Tripulante Operacional BM/12, conforme abaixo listado.

Page 20: Página BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012 1384 Visto do ... 47.22.11.12.pdf · meses, enquadrada no Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais (CEDM),

BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012

Página

1403

Visto do Ajudante Geral

II – ESCLARECER que o desempate dos aprovados foi procedido conforme almanaque.

CANDIDATOS APROVADOS NA 2ª FASE

Ord. Número Grad. Nome OBM Nota 1ª Fase

Nota 2ª Fase

Nota

1. 126.405-0 2º Sgt BM José Carley de Souza Resende CAT 100,8 56,0 156,8

2. 132.422-7 3º Sgt BM Felipe Celes Charchar 2º BBM 88,4 58,5 146,9

3. 126.450-6 2º Sgt BM Elber Silva Mourão 2º BBM 84,0 55,0 139,0

4. 132.357-5 3º Sgt BM Matheus Cristiano de Jesus Guimarães 1º BBM 86.4 52,5 138,9

5. 142.943-0 3º Sgt BM Ernane Martins de Freitas 1º BBM 86.4 55,5 138,9

6. 126.407-6 3º Sgt BM Reginaldo Alves Aparecido Batista 1º BBM 76,8 57,5 134,3

7. 128.146-8 3º Sgt BM Edmar Chagas Tiodorio 1º BBM 72,0 56,5 128,5

8. 132.294-0 3º Sgt BM Delayne Maria Ferreira COB 74,4 54,0 128,4

9. 142.999-2 3º Sgt BM Magno Jefferson Rubim Oberhofer DRH 72,0 52,5 124,5

10. 125.634-6 2º Sgt BM Jamir Marques Machado Filho CAT 74,4 47,0 121,4

11. 126.186-5 3º Sgt BM Raul Souza dos Santos DRH 62,4 57,0 119,4

12. 127.217-8 3º Sgt BM Welber Geraldo de Melo 2º BBM 72,0 46,5 118,5

13. 124.928-3 2º Sgt BM Julio César Moreira de Paula Souza 3º BBM 62,4 55,0 117,4

- 115.145-5 2º Sgt BM Marcos Vinício de Lima * 3º BBM 72,0 55,5 127,5

Obs: * Determinação Judicial.

CANDIDATOS ELIMINADOS NA 2ª FASE

Ord. Número Grad. Nome OBM Nota 1ª Fase

Nota 2ª Fase

Situação

1 136.196-3 3º Sgt BM Eduardo Henrique Vidal de Campos 1º BBM 98.4 Faltou Eliminado

2 126.440-7 3º Sgt BM Francisco Anselmo de Freitas Junior 3º BBM 76,8 Faltou Eliminado

Belo Horizonte, 06 de setembro de 2012.

EDSON ALVES FRANCO, CORONEL BM DIRETOR DE ENSINO

ATO Nº 5.0493/12 – DRH-5 RESULTADO FINAL E CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA - TRIPULANTE

OPERACIONAL BM/2012

O CORONEL BM DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Edital nº 06 de 22jun12, que dispõe sobre o Curso de Tripulante Operacional BM/2012, RESOLVE:

I – DIVULGAR o resultado final do processo seletivo, abaixo.

CANDIDATOS APROVADOS

Ord Número Grad. Nome OBM Nota

126.405-0 2º Sgt José Carley de Souza Resende CAT 156,8

132.422-7 3º Sgt Felipe Celes Charchar 2º BBM 146,9

126.450-6 2º Sgt Elber Silva Mourão 2º BBM 139,0

132.357-5 3º Sgt Matheus Cristiano de Jesus Guimarães 1º BBM 138,9

142.943-0 3º Sgt Ernane Martins de Freitas 1º BBM 138,9

126.407-6 3º Sgt Reginaldo Alves Aparecido Batista 1º BBM 134,3

Page 21: Página BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012 1384 Visto do ... 47.22.11.12.pdf · meses, enquadrada no Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais (CEDM),

BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012

Página

1404

Visto do Ajudante Geral

128.146-8 3º Sgt Edmar Chagas Tiodorio 1º BBM 128,5

142.999-2 3º Sgt Magno Jefferson Rubim Oberhofer DRH 124,5

125.634-6 2º Sgt Jamir Marques Machado Filho CAT 121,4

126.186-5 3º Sgt Raul Souza dos Santos DRH 119,4

127.217-8 3º Sgt Welber Geraldo de Melo 2º BBM 118,5

124.928-3 2º Sgt Julio César Moreira de Paula Souza 3º BBM 117,4

- 115.145-5 2º Sgt Marcos Vinício de Lima * 3º BBM 127,5

* Determinação Judicial.

CANDIDATA REPROVADA

Número Grad. Nome OBM Nota

132.294-0 3º Sgt Delayne Maria Ferreira COB 128,4

II – CONVOCAR os candidatos aprovados para matrícula no curso, que ocorrerá no dia 09Nov12-Sex,

horário administrativo, na Academia de Bombeiros Militar, Rua Piauí, n. 1815, Funcionários, BH/MG. Os convocados deverão apresentar ofício padrão e cumprir as exigências do Artigo 40 do edital.

III – ESCLARECER que o início do curso será no dia 12Nov12-Seg, às 07h, no Batalhão de Operações Aéreas, devendo os militares com matrícula deferida se apresentarem fardados com Uniforme 4ºA, gandola de manga longa, bota e boina.

Belo Horizonte, 24 de outubro de 2012.

EDSON ALVES FRANCO, CORONEL BM DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS

ATO Nº 4.0439/12 – DE-4 CONVOCAÇÃO PARA 2ª FASE MEDIANTE DETERMINAÇÃO JUDICIAL - CHO BM 2012

O CORONEL BM DIRETOR DE ENSINO DO CBMMG, no uso de suas atribuições legais,

considerando o Edital nº 19/11, que dispõe sobre o Processo Seletivo ao Curso de Habilitação de Oficiais – CHO BM para o ano de 2012, e considerando determinação judicial constante do processo 0024.12.131.367-0, RESOLVE: I – Convocar para a 2ª fase do processo seletivo ao CHO BM 2012 o nº 106.832-9, 1º Sgt BM, Carlos Alberto Ferreira da Silva, candidato do certame. II – Orientar o candidato a se apresentar para a 2ª fase do concurso conforme abaixo determinado.

Data de realização Horário Local/endereço

10set12-seg 8h00min Pista de atletismo da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais (arquibancada lateral), situada à Rua Diábase, nº 320, bairro Prado, BH/MG.

11set12-ter 8h00min Academia de Bombeiros Militar (arquibancada da quadra coberta), situada à Rua Piauí, nº 1815, bairro Funcionários, BH/MG.

- O convocado deverá trajar uniforme de Educação física completo, conforme RUICBM, e conduzir a FIAF com o controle fisiológico e apto para TAF.

Belo Horizonte, 05 de setembro de 2012.

EDSON ALVES FRANCO, CORONEL BM DIRETOR DE ENSINO

Page 22: Página BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012 1384 Visto do ... 47.22.11.12.pdf · meses, enquadrada no Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais (CEDM),

BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012

Página

1405

Visto do Ajudante Geral

ATO Nº 5.0506/12 – DRH-5

ALTERA DATA DE PROVA - CURSO DE EXPLOSÕES II 2012

O CORONEL BM DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Edital n. 08/12, que dispõe sobre o Processo Seletivo ao Curso de Especialização Lato Sensu em Prevenção contra Incêndio e Explosões para o ano de 2012, RESOLVE: I – Alterar a data de prova do processo seletivo, passando a ocorrer no dia 21Nov12-Qua, nos horários:

Ingresso na sala de prova: de 13h00min às 13h40min, horário de Brasília. II – Estabelecer que os candidatos do interior do Estado deverão estar prontos para o serviço nas unidades de origem em 221400Nov12-Qui. III – Esclarecer que as demais orientações constantes no Ato 5.0502/12 DRH-5, tais como endereço e procedimentos para a prova estão mantidas.

Belo Horizonte, 05 de novembro de 2012.

EDSON ALVES FRANCO, CORONEL BM DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS

ATO DE MOVIMENTAÇÃO DE OFICIAIS – NECESSIDADE DO SERVIÇO nº 1037

O CORONEL BM COMANDANTE-GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições previstas no parágrafo 1º, do artigo 12, da Lei Complementar nº 54, de 13Dez1999; no artigo 1º, do Decreto nº 40.874, de 18Jan00; no artigo 9º, da Resolução nº 073, de 16Abr02; nos termos do inciso II do artigo 166 e inciso I, do artigo 168, da Lei nº 5.301, de 16Out1969-EMEMG, e considerando ainda:

1. O imperativo que regula a passagem dos oficiais pelas diferentes funções bombeiro-militar em conformidade com os cargos e funções disponíveis nas Unidades;

2. A necessidade de uma rotatividade e renovação no exercício das funções, de modo a satisfazer as necessidades, conveniência e oportunidade da administração pública, relativa à prestação de serviço, seja na atividade-fim quanto na atividade-meio;

3. Que as necessárias mudanças propiciam a distribuição equitativa de ônus, vantagens e oportunidades, decorrentes do exercício do oficialato nos diferentes postos, RESOLVE: Dispensar das funções atuais, transferir e designar os oficiais abaixo relacionados:

Nº POSTO NOME UNIDADE - FUNÇÃO

ORIGEM DESTINO

088.052-6 Ten-Cel Miguel Novais Borges SubCOB Diretor da DAT

095.593-0 Ten-Cel Alexandre Brasil Pereira Diretor da DAT Subdiretor da DAT

103.844-7 Maj Tadeu Do Espírito Santo Subdiretor da DAT Chefe do CAT

126.917-4 Cap Paulo R. Teixeira da Rocha Chefe do CAT CAT

Publique-se, registre-se e cumpra-se.

Comando-Geral em Belo Horizonte, 19 de novembro de 2012.

Sílvio Antônio de Oliveira Melo - Coronel BM Comandante-Geral

Page 23: Página BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012 1384 Visto do ... 47.22.11.12.pdf · meses, enquadrada no Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais (CEDM),

BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012

Página

1406

Visto do Ajudante Geral

COMISSÃO DE PROMOÇÃO DE PRAÇAS 2012

DESIGNAÇÃO DE REVISOR

O CORONEL BM PRESIDENTE DA COMISSÃO DE PROMOÇÃO DE PRAÇAS, nos termos do parágrafo único do art. 35 do Dec. 44.557/07, RPP, c/c as disposições constantes do item 5, da Ordem de Serviço 01/2012/CPP 2012, de 04Out2012, resolve designar como Revisor dos processos de promoção de praças do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, o Nº 087.168-1, Ten Cel BM RICARDO EUGENIO DA SILVA OLIVEIRA. DRH em Belo Horizonte, 20 de novembro de 2012.

Edson Alves Franco, Coronel BM Presidente da Comissão de Promoção de Praças 2012

COMISSÃO DE PROMOÇÃO DE PRAÇAS 2012

O CORONEL BM COMANDANTE GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS

GERAIS, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 6º, c/c o artigo 31, parágrafo 1º, da Lei Complementar 54 de 13Dez1999, artigo 35, parágrafo único, do Decreto 44.557/2007 – Regulamento de Promoções de Praças, de 28Jun2007, e artigo 2º da Resolução 002, de 08Fev2000, em relação à composição da Comissão de Promoção de Praças, resolve dispensar e designar os oficiais abaixo nominados da Comissão de Promoção de Praças 2012, publicada no BGBM 04 de 26Jan2012 a partir da presente data:

DISPENSANDO:

Membro: Nº 088.052-6, Ten Cel BM Miguel Novais Borges;

DESIGNANDO: Membro: Nº 087.168-1, Ten Cel BM BM Ricardo Eugênio da Silva Oliveira.

Publique-se, registre-se e cumpra-se. Comando Geral em Belo Horizonte, 19 de novembro de 2012.

SILVIO ANTONIO DE OLIVEIRA MELO, CORONEL BM COMANDANTE GERAL

DESIGNAÇÃO E NOMEAÇÃO DE COMISSÃO Nº 047/2012

O CORONEL BM CHEFE DO ESTADO-MAIOR E SUBCOMANDANTE-GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 5º, inciso XIII, da Resolução nº 05, de 18Fev00, RESOLVE designar Comissão para atualização do Formulário de Ingresso na Corporação (FIC) e do Relatório de Investigação Social (RIS) objetivando ações para os Concursos de ingresso no CBMMG, com prazo de 45 (quarenta e cinco dias).

Presidente: Cap BM José Vital Duarte Júnior (BM2); Subcomissão do Formulário de Ingresso na Corporação (FIC) Membros: 2º Sgt BM Carlos Roberto da Silva (BM2); Cb BM José Maria dos Santos Ribeiro Filho (3º BBM); Sd BM Guilherme Bicalho Mourão Dinelli (BM2); Subcomissão do Relatório de Investigação Social (RIS) Membros: Sub Ten BM Mário Cândido da Silva Filho (BM2); 2º Sgt BM Ednilson Batista de Araújo (2º BBM); 3º Sgt BM Heraldo Gonçalves de Jesus (3º BBM);

Page 24: Página BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012 1384 Visto do ... 47.22.11.12.pdf · meses, enquadrada no Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais (CEDM),

BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012

Página

1407

Visto do Ajudante Geral

Publique-se, registre-se e cumpra-se.

EMBM em Belo Horizonte, 20 de novembro de 2012.

Ivan Gamaliel Pinto, Coronel BM

*** Chefe do Estado-Maior/Subcomandante-Geral ***

DESPACHO EM REQUERIMENTO Nº 4.0436/12 – DE-4

O CORONEL BM DIRETOR DE ENSINO DO CBMMG, no uso de suas atribuições legais, e considerando o Edital nº 04/12, que dispõe sobre o Exame de Aptidão Profissional para o ano de 2012, RESOLVE:

I - CONHECER o recurso administrativo do nº 091.776-5. 1º Sgt BM Magno Edmundo Magalhães, lotado na DAI, referente ao Exame de Aptidão Profissional no ano de 2012.

II – INDEFERIR o recurso considerando que o militar na condição de militar tinha ciência da sua

situação de desincompatibilidade com as funções militares, conforme previsto no art. 1º da Lei Complementar

Federal nº 64, de 18/05/1990. Veja-se:

Art. 1º. São inelegíveis: VII - para a Câmara Municipal: (...) b) em cada Município, os inelegíveis para os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito, observado o prazo de 6 (seis) meses para a desincompatibilização. § 1º. Para concorrência a outros cargos, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos ate 6 (seis) meses antes do pleito. (g.n.) IV - para Prefeito e Vice-Prefeito: a) no que lhes for aplicáveis, por identidade de situações, os inelegíveis para os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal, observado o prazo de 4 (quatro) meses para a desincompatibilização; (g.n.) II - para Presidente e Vice-Presidente da República: (...) l) os que, servidores públicos, estatutários ou não, dos órgãos ou entidades da Administração Direta ou Indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e dos Territórios, inclusive das fundações mantidas pelo Poder Público, não se afastarem até 3 (três) meses anteriores ao pleito, garantido o direito à percepção dos seus vencimentos integrais.

Em seu requerimento, o militar alega que o Diretor de Ensino é autoridade incompetente para exarar

os atos referentes ao EAP BM 2012, tal informação não é verídica, pois a resolução nº 357/2010 que estrutura

a Diretoria de Ensino, assinada pelo Comandante Geral, define as atribuições da D.E., conforme prescrito a

seguir:

Art. 4º. Compete à DE, através de suas Seções: (...)

XXII - elaborar editais para concursos externos e instruções

técnicas para processos seletivos internos, submetendo-os a

Page 25: Página BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012 1384 Visto do ... 47.22.11.12.pdf · meses, enquadrada no Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais (CEDM),

BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012

Página

1408

Visto do Ajudante Geral

aprovação do Comandante-Geral e Chefe do Estado-Maior,

respectivamente. (g.n.)

Há que se destacar que todos os editais referentes aos concursos são homologados pelo Chefe do

EMBM.

No tocante ao ato que desconvocou o militar para a realização do EAP BM 2012 esclarecemos que o

ato foi divulgado através do recurso mais célere no momento que é a intranet da instituição.

Portanto, não há que se considerar ilegal o ato, pois os militares que se candidatam a cargos eletivos

têm ciência da sua situação funcional.

III – ESCLARECER que o militar poderá retirar as cópias dos documentos solicitados na DE-4 no

horário administrativo.

Belo Horizonte, 12 de setembro de 2012.

EDSON ALVES FRANCO, CORONEL BM

DIRETOR DE ENSINO

DESIGNAÇÃO DE PROFESSOR MILITAR

O CORONEL BM DIRETOR DE ENSINO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições regulamentares, conferidas pela resolução nº 357, de 21 de janeiro de 2010 e pelo artigo 110 da Resolução 083, de 06 de Setembro de 2002, c/c as alterações exaradas pela Resolução 129, de 28 de maio de 2004, e em conformidade com os atos nº 50511/12 e 50484/12 da Diretoria de Recursos Humanos, RESOLVE: Designar os militares abaixo nominados para o encargo de professor militar do Estágio Preparatório de Oficiais de Saúde (EPOSau BM), a iniciar em 19 de novembro de 2012, na Academia de Bombeiro Militar – ABM, conforme segue:

EPOSau BM 2012 – 2ª Turma (decisão judicial)

Número P/ Gr. Nome OBM Situação Disciplinas C/H

113.342-0 2º Ten BM Sonia Regina Borges Silva ABM Titular Ordem Unida 15

136.013-0 2º Ten BM Mardel da Silva Alves ABM Substituto

132.457-3 1º Ten BM Eros Erich P. Coelho Alonso DRH Titular Noções de Direito Penal Comum e Militar

20 143.165-9 2º Ten BM Ívano Gomes Brandão 3º BBM Substituto

096.220-9 Cap BM José do Carmo Barbosa ABM Titular Direito Administrativo

10

128.440-5 Cap BM Luciano Barbosa de Souza BOA Titular Tiro Prático 20

103.732-4 1º Ten BM Elcione Menezes Alves ABM Substituto

082.646-1 Maj BM Robespierre de Oliveira Silva DRH Titular Noções de TPM 15

124.199-1 Cap BM Christian André Ferreira DE Substituto

118.163-5 Cap BM Luiz Henrique dos Santos Aj.Geral Titular Direitos Humanos 10

094.717-6 Cap BM Otávio Lemos dos S.Neto DE Titular Legislação Institucional

20 096.220-9 Cap BM José do Carmo Barbosa ABM Substituto

Page 26: Página BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012 1384 Visto do ... 47.22.11.12.pdf · meses, enquadrada no Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais (CEDM),

BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012

Página

1409

Visto do Ajudante Geral

114.608-3 Maj BM QOS Andréia Geraldo Batista ABM Titular Chefia e Liderança

10 114.614-0 Maj BM QOS Karla Betsy da Silva B. Cunha 3° BBM Substituto

098.009-4 Cel BMQOS Vinícius Silveira Fulgêncio AAS Titular Legislação Básica de Saúde

30 124.612-3 Cap BM QOS Antônio Carvalho de M.Rocha ABM Substituto

098.009-4 Cel BM QOS Vinícius Silveira Fulgêncio AAS Titular Sistema de Saúde

16 124.612-3 Cap BM QOS

Antônio Carvalho de M. Rocha

ABM Substituto

103.732-4 1º Ten BM Elcione Menezes Alves ABM Titular Noções de PCI e Técnica e Tática de Combate a Incêndio Urbano

25 113.342-0 2º Ten BM Sonia Regina Borges Silva ABM Substituto

129.259-8 Cap BM Guilherme I. do Couto Oliveira

DRH Titular Emergências Médicas

10 149.873-2 2º Ten BM Abel Senhorinho Ferreira 1º BBM Substituto

133.287-3 1º Ten BM Sílvio Alves Barbosa ABM Titular História do CBMMG

10

Belo Horizonte, 12 de novembro de 2012. Publique, registra-se e cumpra-se.

CLÁUDIO VINÍCIO SERRA TEIXEIRA, CORONEL BM

DIRETOR DE ENSINO

Homologo: Observações:

A atividade de docência é prioridade para os Oficiais e praças designados como Professores Militares, devendo todos envidar esforços para o fiel cumprimento do calendário e execução de ensino, elaborados pela DE / ABM;

Os Chefes / Comandantes dos Oficiais e praças designados devem apoiar o ensino e contribuir para minimizar transtornos, quanto à liberação de militares sob seu comando.

IVAN GAMALIEL PINTO, CORONEL BM CHEFE DO ESTADO-MAIOR/ SUB CMT GERAL

PUBLICAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA AUSENTAR-SE DO PAÍS

O Coronel BM Diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas pelo Ato nº 016.1/12, que subdelegou a competência do Comandante-Geral do CBMMG prevista no inciso VI, artigo 1º, do Decreto nº 40.874, de 18jan00, AUTORIZA os militares abaixo relacionados a ausentarem-se do país, conforme abaixo descrito:

NUMERO P/G NOME OBM ATO

128.974-3 Cap BM Luiz Frederico Barreto Pascoal BM/5 nº 181.1/12 – DRH.1

131.928-4 3º Sgt BM Edson Ferreira Caixeta 5º BBM nº 182.1/12 – DRH.1

132.814-5 1º Ten BM Douglas Martins Soares 9º BBM nº 183.1/12 – DRH.1

147.843-7 2º Ten BM Rafaella Rômer Timóteo Gomes 1º BBM nº 186.1/12 – DRH.1

128.972-7 Cap BM José Maria Schneider Borges BM.4 nº 187.1/12 – DRH.1

128.975-0 Cap BM João Paulo Ferroni COBOM nº 188.1/12 – DRH.1

149.883-1 2º Ten BM Marcelo Venesiano Bosco 8º BBM nº 190.1/12 – DRH.1

131.948-2 Cb BM Fabíola Vieira da Silva 2º BBM Nº 191.1/12 – DRH.1

Page 27: Página BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012 1384 Visto do ... 47.22.11.12.pdf · meses, enquadrada no Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais (CEDM),

BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012

Página

1410

Visto do Ajudante Geral

090.179-3 SubTen BM Aristóteles Durães Siqueira 1º BBM Nº 192.1/12 – DRH.1

Os respectivos atos encontram-se arquivados nas respectivas pastas funcionais dos militares.

Edson Alves Franco, Coronel BM Diretor de Recursos Humanos

TRANSFERÊNCIA DE OFICIAL – INTERESSE PRÓPRIO – Nº 1036 O CORONEL BM COMANDANTE GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 1º, inciso II, do Decreto nº 40.874, de 18/02/00, nos termos do artigo 168, inciso III, da Lei nº 5.301, de 16/10/69 – EMEMG, resolve movimentar o oficial abaixo:

Nº POSTO NOME ORIGEM DESTINO

120.696-0 Cap BM Edson Pereira de Aquino 1º BBM 3º BBM

Publique-se, registre-se e cumpra-se.

Comando Geral, Belo Horizonte,22 de novembro de 2012.

Sílvio Antônio de Oliveira Melo, Coronel BM Comandante Geral

TRANSFERÊNCIA DE OBM – INTERESSE PRÓPRIO

O Coronel BM Comandante Operacional de Bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 2º, inciso II, alínea b, da Resolução Nº 073, de 16 de abril de 2002, resolve transferir nos termos do artigo 175, inciso III, da Lei Nº 5.301 de 16 de outubro de 1969 – EMEMG, por interesse próprio, o nº 111.679-7, 1º Sgt BM Paulo César dos Santos 1º BBM – Sede para o 3º BBM – Sabará.

Publique-se, registre-se e cumpra-se. Belo Horizonte, 23 de outubro de 2012.

(a) Marcello Tadeu de Souza Brito, Coronel BM

Comandante Operacional de Bombeiros

TRANSFERÊNCIA DE OBM – INTERESSE PRÓPRIO

O Coronel BM Comandante Operacional de Bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar de Minas

Gerais, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 2º, inciso II, alínea b, da Resolução Nº 073, de 16 de abril de 2002, resolve transferir nos termos do artigo 175, inciso III, da Lei Nº 5.301 de 16 de outubro de 1969 – EMEMG, por interesse próprio, o nº 155.296-7, Sd BM Edvaldo José Silva do 8º BBM – Sede para o 5º BBM – Patrocínio.

Publique-se, registre-se e cumpra-se. Belo Horizonte, 23 de outubro de 2012.

(a) Marcello Tadeu de Souza Brito, Coronel BM

Comandante Operacional de Bombeiros

IVAN GAMALIEL PINTO – CEL BM

CHEFE DO ESTADO-MAIOR / SUBCOMANDANTE-GERAL Confere com o Original,

MARINALDO FERREIRA LIMA – MAJ BM AJUDANTE GERAL

Page 28: Página BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012 1384 Visto do ... 47.22.11.12.pdf · meses, enquadrada no Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais (CEDM),

BGBM Nº 47 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012

Página

1411

Visto do Ajudante Geral

3º Sgt BM Bicalho Boletinista