página 8 mestrado em educação matemática · ar livre do pontal. ali, es-tão sendo realizados...

8
C inquenta e um candidatos se inscreveram para participar do primeiro processo seletivo do Pro- grama de Pós-graduação em Educação Matemática. Desse total foram homolo- gados 48 candidatos, sub- metidos à primeira fase da seleção, que constou de conhecimentos específicos e proficiência em língua inglesa. A UESC recebeu a visita de um grupo de estudantes e professores norte-americanos do curso de Tera- pia Ocupacional da Universidade de St. Ambrose e do curso de Engenha- ria Industrial da Universidade Sweet Briar, ambas nos Estados Unidos. Os visitantes, liderados pela professora Chrisne Urish, conheceram ins- tuições municipais e estaduais que trabalham com terapia ocupacional e a área de saúde pública dos muni- cípios de Ilhéus e Itabuna. Convênio entre a UESC e o Fre- ade abre espaço para a realização de um diagnósco agropecuário dos municípios baianos do Territó- rio Litoral Sul. A Universidade atu- ará como gestora do projeto, que conta com recursos da Seagri. Integrante da missão interna- cional da Abruem a instuições de ensino superior da Bélgica e Alemanha, a reitora da UESC (foto), professora Adélia Pinheiro, disse que a viagem proporcionou a garana de parcerias com uni- versidades dos dois países. Eles conheceram 26 instuições de ensino superior e de pesquisa. Ano XIV - Nº 180 1 a 15 de JULHO /2012 Página 7 MOSAICO Discurso e argumen- tação Página 3 TECNOJR 10 anos Página 2 PREMIAÇÃO Adminis- tração Jornal da Universidade Estadual de Santa Cruz 9912268304/2010 DR/BA UESC INTERCÂMBIO Universitários americanos visitam a UESC Diagnóstico agropecuário Página 2 Página 8 Página 6 Página 4 Página 8 Parceria com universidades belgas A Universidade recebeu a visita do embaixador da Bélgica, Claude Misson, fato que abre a possibilida- de de parceria acadêmico- científica com instituições de ensino superior daque- le país. Recepcionado pela reitora Adélia Pinheiro co- nheceu as instalações do campus universitário.

Upload: others

Post on 20-Jul-2020

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Página 8 Mestrado em Educação Matemática · Ar Livre do Pontal. Ali, es-tão sendo realizados alon-gamentos, caminhadas e acompanhamento de ati-vidades físicas nos equipa-

Cinquenta e um candidatos se inscreveram para

participar do primeiro processo seletivo do Pro-

grama de Pós-graduação em Educação Matemática. Desse total foram homolo-gados 48 candidatos, sub-metidos à primeira fase da

seleção, que constou de conhecimentos específicos e proficiência em língua inglesa.

A UESC recebeu a visita de um grupo de estudantes e professores norte-americanos do curso de Tera-pia Ocupacional da Universidade de St. Ambrose e do curso de Engenha-ria Industrial da Universidade Sweet Briar, ambas nos Estados Unidos. Os

visitantes, liderados pela professora Christine Urish, conheceram insti-tuições municipais e estaduais que trabalham com terapia ocupacional e a área de saúde pública dos muni-cípios de Ilhéus e Itabuna.

Convênio entre a UESC e o Fre-ade abre espaço para a realização de um diagnóstico agropecuário dos municípios baianos do Territó-rio Litoral Sul. A Universidade atu-ará como gestora do projeto, que conta com recursos da Seagri.

Integrante da missão interna-cional da Abruem a instituições de ensino superior da Bélgica e Alemanha, a reitora da UESC (foto), professora Adélia Pinheiro, disse que a viagem proporcionou a garantia de parcerias com uni-versidades dos dois países. Eles conheceram 26 instituições de ensino superior e de pesquisa.

Ano XIV - Nº 180 1 a 15 de JULHO /2012

Página 7MOSAICODiscurso e argumen-tação

Página 3TECNOJR

10 anos

Página 2PREMIAÇÃO

Adminis-t ração

Jornal da Universidade Estadual de Santa Cruz

9912268304/2010DR/BAUESC

Mestrado em Educação Matemática

IntercâmbIo

Universitários americanos visitam a UESC

Diagnóstico agropecuário

Página 2 Página 8Página 6

Página 4

Página 8

Parceria com universidades belgas

A Universidade recebeu a visita do embaixador da Bélgica, Claude Misson, fato que abre a possibilida-de de parceria acadêmico-científica com instituições de ensino superior daque-le país. Recepcionado pela reitora Adélia Pinheiro co-nheceu as instalações do campus universitário.

Page 2: Página 8 Mestrado em Educação Matemática · Ar Livre do Pontal. Ali, es-tão sendo realizados alon-gamentos, caminhadas e acompanhamento de ati-vidades físicas nos equipa-

2 Jornal da UESC Ano XIV Nº 180 - JULHO 2012

O Conselho Federal de Admi-nistração (CFA) e os Conselhos Re-gionais de Administração (CRAs) concederam Certificado de Honra ao Mérito à Universidade Estadual de Santa Cruz pela obtenção da nota 4 no Enade 2009 pelo curso de Admi-nistração. O certificado foi entregue pela professora Adriana dos Santos Lemos, coordenadora do Colegiado de Administração, à reitora Adélia Pinheiro, em ato que contou com a participação de dirigentes do Depar-tamento de Administração e Ciências Contábeis (DCAC) e do Colegiado do curso, professores e estudantes.

Ao agradecer, a reitora creditou o mérito da conquista da distinção à direção do Departamento, ao Cole-giado, ao corpo docente e alunos do curso, que têm se empenhado para colocá-lo numa posição de destaque, formando profissionais qualificados de que tanto o Brasil carece para vencer os muitos desafios dos dias atuais. A professora Mayana Bran-dão, diretora do DCAC, congratulou-se também com os corpos docente e discente pelo desempenho ascenden-te do curso e disse do compromisso do departamento em contribuir para que isso continue acontecendo.

Premiar as instituições de ensi-no superior, que tiveram destaque no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), foi uma for-ma que o sistema CFA/CRAs criou

para valorizar os cursos de Adminis-tração com qualidade reconhecida por esse indicador de desempenho instituído pelo MEC.

O sistema CFA/CRAs é integrado pelo Conselho Federal de Adminis-tração e pelos 27 Conselhos Regio-nais, sediados em todos os estados da Federação. Tem como compromisso promover a Ciência da Administra-ção, valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país. Ao se referir às atribuições do sistema, a professora Adriana Lemos destacou “o estabelecimento de nor-mas e ações que coíbem o exercício ilegal da profissão, alertando a socie-dade e as empresas sobre a impor-tância do registro para o exercício da profissão de administrador”.

Citando números, a coordena-dora revelou que, segundo o úl-timo censo do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), realizado em junho de 2011, foram registrados 734.704 alunos matriculados em cursos de Ad-ministração. “Atualmente temos mais de 302 mil administradores registrados no Sistema CFA/CRAs. Vale lembrar que Administração é o curso mais procurado no ensino superior, sendo que mais de 114 mil alunos/ano concluem este curso, de acordo com informações do pró-prio CFA”, acrescentou.

Premiação pelo desempenho do curso de Administração

Graduaçã[email protected]

Administração é o curso mais procurado

no ensino superior

Esta edição foi impressa em papel couchê fosco (115g), oriundo de madeira de reflorestamento

Editado pela Assessoria de Comunicação Ascom

Distribuído gratuitamente

Telefone:(73) 3680-5027

www.uesc.br

E-mails:[email protected]

Reitora: Professora Adélia Pinheiro. Vice-reitor: Professor Evandro Sena Freire. Editor: Edvaldo P. de Oliveira – Reg. Prof. nº 530 DRT/BA. Redatores: Jonildo Glória e Valério Magalhães. Fotos: Marcos Maurício, Jonildo Glória e Laíse Galvão. Prog. Visual: George Pellegrini. Diagr. /Infográficos/Ilustr.: Marcos Maurício. Sup. Gráfica: Luiz Farias. CTP: Cristovaldo Caitano. Fábio Aurélio. Impressão: Marcio Lima e Davi Macêdo. Acabamento: Nivaldo Lisboa / Eva Damaceno. End.: Rod. BR-415, Km 16 (trecho Ilhéus-Itabuna) – CEP 45662-000-Ilhéus-BA.

EXTENSÃO

EMAIL [email protected]

Caminhos para a agropecuária do Território

Acuso o recebimento e agradeço a gentileza da remassa dos exempla-res das edições 170 e 171 do jornal UESC – Maurício Azêdo, presidente da Associação Brasileira da Imprensa.

Informamos e agradecemos o recebimento da edição 175 do UESC, pu-blicação dessa Universidade. Jhonatta Willians Martins Silva – Setor de Periódicos da Biblioteca da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro.

Convênio entre o Fórum Re-gional de Gestores Municipais da Agricultura e Desenvolvimento Eco-nômico (Freade) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) abre espaço para a realização de diagnós-tico agropecuário dos municípios baianos integrantes do Território Litoral Sul. A parceria foi formaliza-da em junho (27) pela reitora Adélia Pinheiro e o presidente do Freade e secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna, Antonio Mar-celino Oliveira, em ato que reuniu 26 secretários municipais e represen-tantes de instituições parceiras.

A UESC atuará como gestora do projeto, realizando o diagnostico da produção agropecuária do Territó-rio, suas carências e possibilidades que venham permitir o desenvol-vimento de políticas públicas de médio e longo prazo para o setor, mas que tenham também reflexos em outros setores da comunidade, tais como a educação e a saúde. O projeto já conta com recursos da Se-cretaria da Agricultura do Estado da Bahia, no valor de R$187.969,50.

Na opinião da reitora da Uni-versidade “é um cenário que amplia as possibilidades de construção de políticas públicas capazes de ofe-recer maior segurança e eficiência na elaboração de outros projetos”. Por sua vez, o secretário Antônio Marcelino disse que a iniciativa do Freade foi elogiada pelo secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, destacando-a como exemplo a ser seguido por outros municípios baianos na captação de recursos para investimento nas suas ativida-des produtivas. Entre os parceiros do projeto está a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc).

A criação do Freade, em junho de 2011, contou com o suporte da UESC, através da Pró-Reitoria de Extensão, com o objetivo de pro-mover ações que contribuam para o aperfeiçoamento profissional, com vistas à criação de políticas públicas e a realização de programas e pro-jetos que gerem benefícios diretos para a coletividade dos municípios que integram o Fórum.

A reitora Adélia Pinheiro, o presidente do Freade Antonio Marcelino e de-mais parceiros após a formalização do convênio.

Flagrantes da enrega do certificado

Page 3: Página 8 Mestrado em Educação Matemática · Ar Livre do Pontal. Ali, es-tão sendo realizados alon-gamentos, caminhadas e acompanhamento de ati-vidades físicas nos equipa-

3 Jornal da UESCAno XIVNº 180 - JULHO2012

Graduaçã[email protected]

A empresa diz bem do espírito empreendedor dos alunos de computação

Orientações gratuitas em atividades físicas, na ci-dade de Ilhéus, estão sen-do realizadas na Avenida Lomanto Júnior, nas ime-diações da Academia ao Ar Livre do Pontal. Ali, es-tão sendo realizados alon-gamentos, caminhadas e acompanhamento de ati-vidades físicas nos equipa-mentos, sob a supervisão de professores e acadêmi-cos do curso de Educação Física da UESC.

Regiane Cristina Du-arte, professora da UESC, responsável pelo projeto de extensão, esclarece que as ações da equipe têm como objetivo orientar e incenti-var a prática regular e cor-reta de exercícios físicos, além de propiciar aos pra-ticantes, de forma indireta, o combate ao sedentaris-mo, auxiliar na prevenção e no tratamento de doen-ças crônico-degenerativas não transmissíveis.

Essas orientações gra-tuitas fazem parte do Pro-grama Mova-se, desenvol-vido pelo Instituto Superior de Sustentabilidade (Isus),

em parceria com a Univer-sidade Estadual de Santa Cruz, a Prefeitura Muni-cipal de Ilhéus e empresá-rios locais, em que se prevê a instalação de 17 módulos para a prática de atividades físicas ao livre em diferen-tes pontos da cidade.

O professor Marco Au-rélio Ávila, docente de Educação Física da UESC e coordenador do programa, afirma que a parceria com a Universidade reforça o objetivo de democratizar o acesso ao lazer e à prática de exercícios físicos entre a população local. Inicial-mente, os horários esta-belecidos para orientações são as terças e sábados das 6h30min às 7h30min e, no período da tarde, às terças e quintas das 17h às 18h.

Para o professor Mar-co Aurélio, a implantação das outras Academias ao Ar Livre na cidade possibi-litará o aumento dos dias e horários de orientação em outras áreas da cidade, ampliando assim os bene-fícios para os moradores de Ilhéus.

EXTENSÃO

Orientação gratuita paraatividades físicas em Ilhéus

Prof. Marco Aurélio Ávila ladeado por monitoras do projeto

Ex-membros da Empresa Junior de Computação (TecnoJr) e dirigentes da

atual gestão, integrantes de outras empresas juniores, pais e profes-sores reuniram-se na UESC para comemorar o 10º aniversário de fundação da empresa, iniciativa de um grupo pioneiro de estudantes do curso de Ciência da Computação da Universidade. Criada em 22 de maio de 2002, a TecnoJr, ao longo do caminho trilhado, diz bem do espírito empreendedor dos jovens que a idealizaram. A comemoração aconteceu em maio último (22), no auditório Jorge Amado.

Newton Costa, diretor de Ma-rketing e Gersiline Beatriz, direto-ra-presidente discorreram sobre a trajetória da empresa, as dificulda-des e desafios enfrentados. Num depoimento em vídeo, o ex-membro Victor Adriel de Jesus, mesmo não sendo mais um empresário júnior, manifestou o seu amor pela empre-sa. Mas a grande homenageada da

noite foi a professora Marta Magda Bertold, orientadora da TecnoJr em 2004, que também deu o seu teste-munho, seguido de depoimentos de outros participantes do evento.

Na oportunidade, a direto-ra-presidente discorreu sobre o “Projeto 10 Anos”, que está sendo realizado no decorrer deste ano, voltado para a comunidade interna da empresa e, também, para seto-res outros no entorno da UESC. São projetos de responsabilidades socioambientais, tais como aulas de informática básica para a co-munidade do Salobrinho; ações di-recionadas para o meio ambiente; doação de alimentos à Fundação Dr. Balduíno Lopes Azevedo; Tec-nolab 10 anos; minicursos de capa-citação; 10ª edição do Campeonato de Programação Universitário e workshops.

Como enfatiza a presidente da empresa: “A TecnoJr tem muito tra-balho pela frente e, definitivamente, quer mais dez anos de sucesso”.

TecnoJr comemora 10 anos de caminhada

Dois momentos da comemoração

Page 4: Página 8 Mestrado em Educação Matemática · Ar Livre do Pontal. Ali, es-tão sendo realizados alon-gamentos, caminhadas e acompanhamento de ati-vidades físicas nos equipa-

4 Jornal da UESC Ano XIV Nº 180 - JULHO 2012

Pós-Graduaçã[email protected]

Cinquenta e um candidatos se inscreveram

para participar do pri-meiro processo seletivo do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEM) da UESC. Desse total foram homologados 48 candidatos, submetidos à primeira fase da sele-ção, realizada este mês (5) pela Coordenação do Mestrado. Segundo a coordenadora do PP-GEM, professora/dou-tora Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, “a quantidade de inscritos não expressa ainda a demanda re-primida que temos no Estado da Bahia. Acredito que o pouco tempo que tivemos para divul-gação do processo de inscrição justifique esse número”.

A primeira fase da seleção constou de provas de conheci-mentos específicos e de profi-ciência em língua inglesa, com a participação de 45 dos 48 candidatos que tiveram a ins-crição homologada. Até o dia 19 deste mês, após a análise de currículo e dos pré-projetos de pesquisa, será conhecido o resultado final dessa fase. Os candidatos aprovados nessa etapa passarão ainda por uma entrevista. O resultado final da seleção será divulgado até o dia 30 deste mês de julho. Na primeira semana de agosto, após a publicação dos resulta-dos, será aberto o edital para a seleção de alunos especiais.

Aula inaugural - A pro-fessora Eurivalda Santana in-forma que a aula inaugural do PPGEM está prevista para 18 de agosto próximo. Será pro-ferida pelo professor/doutor Ubiratan D’Ambrosio, educa-dor matemático de reconheci-

A aula inaugural do PPGEM está prevista para

18 de agosto próximo

Mestrado em Educação Matemática seleciona a sua primeira turma

O PPGEM busca uma educação matemática crítica e inclusiva

Flagrantes do processo de seleção dos candidatos

mento internacional, respon-sável pelo desenvolvimento teórico da Etnomatemática. Além de influenciar a Edu-cação Matemática brasileira, esse educador se tornou um dos primeiros pesquisadores oriundos de países periféricos a influenciar a Educação Ma-temática internacional.

Ao informar que, na atu-alidade, a Etnomatemática e o Dr. Ubiratan se tornaram ícones da Educação Mate-mática em nosso país, a co-ordenadora acrescenta que

a escolha desse pesquisador para ministrar a aula inaugu-ral do PPGEM, “tem grande significado, não só para os docentes da UESC, mas tam-bém para toda a comunidade de Educação Matemática no Brasil, pois seu nome está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento dessa área do conhecimento no nosso país. Seus trabalhos influen-ciam e contribuem direta e indiretamente na construção do pensamento matemático contemporâneo”.

Objetivos - Dentre os princi-pais objetivos do PPGEM está o de buscar integrar na formação científica do pós-graduando conhecimentos que contemplem a di-versidade cultural, visando uma Edu-cação Matemática crítica e inclusiva articulada aos pres-supostos da Etno-matemática. “Nesse contexto, a presen-ça do prof. Ubiratan na aula inaugural se

torna um momento de im-portância fundamental para o curso”, enfatiza a profª Eu-rivalda Santana.

A aula vai ocorrer dentro da programação do I Encon-tro Baiano PPGEM e PROF-MAT – IEBPP, que acontecerá em agosto (16 a 18) na UESC, com a palestra de abertura do evento proferida pelo profes-sor/doutor Hilário Alencar da Silva, presidente da Socieda-de Brasileira de Matemática (SBM). O PPGEM e o Progra-ma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Na-cional (Profmat), em parce-ria com o Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Matemática em Ambien-te Computacional (Gpemac) propõem desenvolver o IE-BPP, a fim de proporcionar um espaço para a discussão teórico-metodológica da pes-quisa científica em Educação Matemática e no Ensino de Matemática. O evento é aber-to a todo público interessado e as inscrições podem ser feitas pelo site https://sites.google.com/site/mestradoe-meducaçãomatematica.

Page 5: Página 8 Mestrado em Educação Matemática · Ar Livre do Pontal. Ali, es-tão sendo realizados alon-gamentos, caminhadas e acompanhamento de ati-vidades físicas nos equipa-

5 Jornal da UESCAno XIVNº 180 - JULHO2012

Portal da Região Cacaueira do Sul da Bahia, Ilhéus foi o cenário, de 28 de junho a 2 de julho, do IV Festival Internacional do Chocolate da Bahia que, este ano, excepcional-mente, precedeu o Salon du Cho-colat, realizado este mês (6 a 8) em Salvador, evento internacional que, pela primeira vez, foi realizado em um país produtor. Há quatro anos o Festival do Chocolate acontece no berço da civilização grapiúna, terra

de Jorge Amado e principal região produtora de cacau do país.

O evento atraiu representantes de vários países produtores de ca-cau e fabricantes de chocolate, coin-cidindo com o centenário de nas-cimento do escritor Jorge Amado, cujas obras literárias, inspiradas na saga do cacau, divulgaram a região Sul da Bahia em todo o mundo. O Festival, que se destaca por reunir a cadeia produtiva do cacau e do cho-

colate, trouxe a Ilhéus milhares de visitantes, entre esses choco-latiers internacionais, que tive-ram a oportunidade de visitar fazendas produtoras de cacau e conhecer a diversidade de cho-colates aqui produzidos.

Além da exposição e venda de produtos de cacau, o Fes-tival promoveu cursos, pales-tras, debates, lançamento de livros, shows e espaço exclu-sivo para crianças. O futuro da cacauicultura e seu caráter conservacionista, bem como a qualidade do cacau baiano deram a tônica das palestras com a participação de técni-cos, secretários estaduais, pes-quisadores, parlamentares, políticos, ambientalistas que fizeram do evento um grande fórum envolvendo toda a ca-deia produtiva dos denomina-dos “frutos de ouro”.

A UESC recebeu a visita do embaixador da Bél-gica, no Brasil, Claude

Misson, fato que abre a possibili-dade de parceria acadêmico-cien-tífica com universidades daquele país. Recepcionado pela reitora Adélia Pinheiro e outros dirigen-tes da instituição, o diplomata conheceu instalações do campus e as atividades da Universida-de nas áreas de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão, bem como a região em que está inserida.

O embaixador destacou a participação da UESC na Mis-são Internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Uni-versidades Estaduais e Munici-pais (Abruem), quando reitores brasileiros visitaram cerca de dez universidades belgas, flamengas e francófonas. Revelou que a Bélgica foi o país que mais ofereceu vagas aos estudantes brasileiros de nível superior, nos últimos quatro anos, e disse do interesse do seu país em realizar parcerias nas áreas de co-operação científica, técnica e aca-dêmica com a UESC. “O nosso ob-jetivo é estabelecer boas relações e nos colocarmos à disposição para colaborar”, afirmou.

Segundo o representante bel-ga, são setores prioritários, nesse enlace, biotecnologia, veterinária, agronomia, entre outros.“As uni-versidades belgas têm grande in-teresse em intensificar as relações

Os alunos de doutorado também po-dem ter acesso às universidades belgas com bolsas da Capes e do CNPq.

Mestrado em Educação Matemática seleciona a sua primeira turma

O diplomata conheceu instalações do campus e as atividades da Universidade

Visita de embaixador amplia perspectiva de parceria com universidades belgas

O diplomata na reitoria da UESC

Visita ao stand do Lea / Uesc

Extensã[email protected]

A Universidade Estadual de Santa Cruz teve participação de desta-que durante o Festival do Chocolate. Um estande foi montado na feira pelo curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Inter-nacionais (LEA). Além de participar da abertura do evento, a reitora Adélia Pinheiro visitou a feira acompanhada pelo embaixador da Bél-gica, Claude Misson.

No terceiro dia da Jornada do Chocolate, uma mesa-redonda sobre Inovação do Cacau contou com a participação de professores pesquisado-res da UESC. O professor João Dias falou sobre tecnologias que a Univer-sidade tem desenvolvido para o cacau, em parceria com a Ceplac, entre elas, o projeto “Inoculação de leveduras start na fermentação do cacau”.

A professora Ana Paula Uetanabaro mostrou pesquisas da agroin-dústria sobre uma cachaça baseada no mel de cacau e sobre uma cer-veja de polpa de cacau. Ele explicou que a polpa representa um adjunto e não a matéria-prima da bebida. O professor Gesil Amarante falou sobre projeto do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

Ilhéus com sabor de chocolate

A UESC no festivalTexto do jornalista Valério Magalhães

com as universidades brasileiras, principalmente na execução do programa Ciência sem Frontei-ras, do governo federal, que tem como meta a concessão de bolsas de estudos a alunos brasileiros para cursar universidades no ex-terior”, disse.

O primeiro edital para inter-câmbio na Bélgica foi lançado em 2011. A previsão é que a partir do próximo ano sejam lançados no-vos editais para alunos de gradu-ação de universidades brasileiras, com duração de seis a doze meses. Os alunos de doutorado também podem ter acesso às universida-des belgas com bolsas da Capes e do CNPq.

Em Ilhéus, o embaixador Claude Misson teve a oportunida-de de conhecer o IV Festival Inter-nacional do Chocolate. Além de degustar os diversos sabores dos produtos expostos nos estandes, conheceu as novas tecnologias para o setor, mostradas na Feira do Chocolate, conversou com em-presários e interagiu com atores e frequentadores do evento.

Concluindo, disse que a Bél-gica se destaca entre os principais investidores no Brasil, com quem o seu país já tem acordos de coo-peração técnica na área de trans-porte, tais como gestão de portos e hidrovias e pretende ampliar o le-que de parcerias. “Só tenho a agra-decer. Foi uma experiência mara-vilhosa nesta região belíssima”.

Page 6: Página 8 Mestrado em Educação Matemática · Ar Livre do Pontal. Ali, es-tão sendo realizados alon-gamentos, caminhadas e acompanhamento de ati-vidades físicas nos equipa-

6 Jornal da UESC Ano XIV Nº 180 - JULHO 2012

Alunos e professores das universidades St. Ambrose e Sweet Briar visitam a UESC

Intercâ[email protected]

A UESC recebeu a visita, em junho último (5 a 8), de um grupo de estudan-

tes e professores norte-americanos do curso de Terapia Ocupacional da Universidade St. Ambrose, em Davenport, Iowa, e do curso de Engenharia Industrial da Univer-sidade Sweet Briar, Virginia, EUA. Os visitantes, liderados pela pro-fessora/doutora Christine Urish co-nheceram instituições municipais e estaduais que trabalham com Tera-pia Ocupacional e a área de Saúde Pública nos municípios de Ilhéus e Itabuna e participaram de aulas de Língua Portuguesa e palestras com professores dos departamentos de Letras e Saúde da Universidade.

A UESC e a St. Ambrose (SAU, na sigla em inglês) possuem um convênio assinado, desde 2005, cuja finalidade é facilitar e ampliar a cooperação acadêmica entre as duas instituições. Sob a coordena-ção da professora Patrícia Argolo Rosa, a UESC envia estudantes dos cursos LEA e Letras para cursar no mínimo um semestre na SAU e re-cebe, anualmente, grupos de alunos da St. Ambrose que fazem curso de férias por um período de aproxima-damente 15 a 25 dias na UESC.

Dentre os vários objetivos do intercâmbio, no contexto da assis-tência à saúde, buscam-se adquirir conhecimentos sobre a política de atenção à saúde, no serviço públi-co no Brasil; conhecer as ações/programas de saúde propostas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para atender ao cidadão brasileiro, evi-denciando os indivíduos com neces-sidade física, mental e social; reali-zar visitas às instituições de saúde e de cunho social; assimilar o proces-so de formação acadêmica do tera-peuta ocupacional no Brasil e suas atribuições no SUS; proporcionar a troca de informações e aprendizado entre os terapeutas ocupacionais brasileiros e os estudantes de tera-pia ocupacional dos EUA.

O intercâmbio visa ainda conhe-cer a rotina profissional do terapeu-ta ocupacional nos centros de saúde em que trabalham na execução de suas atividades junto à equipe mul-tiprofissional, à família e aos dis-positivos da comunidade; fornecer fontes e equipamentos específicos para que os terapeutas ocupacio-

nais brasileiros utilizem com seus pacientes/clientes no ambiente de trabalho; identificar as diferenças encontradas na realidade entre os dois países; e acrescentar à forma-

Convênio de cooperação técnica deverá ser assinado entre a UESC, a Secretaria de Saúde de Itabuna e grupo da St. Ambrose

Alunos e professores das IES americanas com a reitora Adélia Pinheiro e professores da UESC

O senhor Milton foi presenteado com uma moderna prótese

Profª Christine Urish, fala da importância do Intercãmbio

Facilitar e ampliar a cooperação acadêmica entre as instituições

ção profissional do aluno americano informações e ideias de tratamento eficazes na sua prática.

A Coordenação do Intercâmbio é responsável pelo alojamento dos

alunos em casas de estudantes e professores da UESC. Coube à terapeuta ocu-pacional Camila Nascimento orga-nizar as visitas aos estabelecimentos estaduais e muni-cipais que traba-lham com terapia ocupacional, in-clusive o Presídio de Itabuna. A coordenação con-tou também com o apoio da pro-fessora e médica

Mércia Margotto, coordenadora do Colegiado do Curso de Medicina, do diretor do Departamento de Letras e Artes, prof. Samuel Mattos, da co-ordenadora de Transporte, Joelma Sampaio Oliveira, da sub-gerente de Serviços, Adelina Prado Caldas Neres e da reitora Adélia Pinheiro.

Prótese para Milton - Na visi-ta ao Centro de Reabilitação e Desen-volvimento Humano (Creadh), em Itabuna, os estudantes americanos conheceram a história de um dos pa-cientes da instituição, que perdeu o movimento dos membros superiores e inferiores, há oito anos, em conse-quência de acidente de trabalho. “O senhor Milton tem uma grande his-tória de vida. Fiquei muito feliz em saber dela e poder ajudar, tudo isso a partir da tecnologia disponível e dessa troca de conhecimento. O mais importante é que, independente da sua condição, ele sempre está com um sorriso no rosto”, declarou a profª Christine Urish.

A partir desse fato, um convênio de cooperação técnica deverá ser assinado entre a UESC, a Secreta-ria Municipal de Saúde de Itabuna e o grupo de pesquisadores e es-tudantes da St. Ambrose, que, em parceria com o curso de Engenharia Industrial da Universidade Sweet Briar, irá desenvolver o projeto e construir uma prótese cibernética que devolverá os movimentos das funções básicas dos membros su-periores ao paciente. A prótese tem previsão de entrega para março de 2013, quando acontecerá uma nova visita da equipe das universidades americanas a Itabuna.

Foto

s Jon

ildo

Gló

ria

Page 7: Página 8 Mestrado em Educação Matemática · Ar Livre do Pontal. Ali, es-tão sendo realizados alon-gamentos, caminhadas e acompanhamento de ati-vidades físicas nos equipa-

7 Jornal da UESCAno XIVNº 180 - JULHO2012

Iniciativa do CNPq – Con-selho Nacional de Desenvol-vimento Científico e Tecno-lógico foi lançado o II Prêmio de Fotografia – Ciência & Arte. A premiação criada em 2011, nas comemorações dos 60 anos do CNPq, tem como prin-cipal objetivo fomentar a pro-dução de Imagens com a te-mática de Ciência,Tecnologia e Inovação. O Prêmio será con-cedido em três segmentos: Lentes Convencionais, Lentes Especiais e Imagens Editadas, dividido em seis categorias, está voltado para a comuni-dade científica e tecnológica

Prêmio de fotografia

[email protected]

A premiação tem como principal objetivo fomentar a produção de Imagens com a te-mática de Ciência,Tecnologia e Inovação

Prêmio SEAE

Ideias inovadoras

Realização da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) estão abertas, até 15 setembro próximo, as inscrições ao Concurso Ide-ias Inovadoras 2012. Pode ser inscrita uma ideia inovadora com potencial de introdução no mer-cado, ganhar até R$ 15 mil , receber consultoria para registro da marca junto a Instituto Nacio-nal de Propriedade Industrial (Inpi) e ter a ideia inovadora divulgada na mídia. Podem participar alunos de graduação e pós-graduação, pesquisa-dores e inventores independentes. Edital e regu-lamento do concurso em www.fapesb.ba.gov.br.

A Escola de Administração Fazendária (Esaf) abriu ins-crições para o VII Prêmio SE-AE 2012, concurso de mono-grafia que visa estimular estu-dos e pesquisas em torno de temas relacionados à Advo-cacia da Concorrência e à Re-gulação Econômica. O prêmio é uma iniciativa da Secretaria de Acompanhamento Econô-

mico do Ministério da Fazen-da, tendo a Fundação Getú-lio Vargas como patrocinado-ra e a Esaf como responsável por sua realização. O público-alvo é composto por servido-res públicos, professores, estu-dantes, profissionais liberais e pesquisadores. As inscrições estão abertas até 15 de outu-bro deste ano. O regulamen-

to e infor-mações adi-cionais en-contram-se disponíveis no sítio da Esaf http://www.esaf.fa-zenda.gov.br.

Aberto, até agosto próximo (1º), o prazo para envio de artigos e resenhas críticas para a Revista Eletrôni-ca de Estudos Integrados em Discurso e Argumenta-ção (EID&A), edição de novembro deste ano. A EID&A, publicada semestralmente, tem como linha editorial estudos integrados do discurso e da argumentação, a fim de promover a discussão sobre a natureza, a pro-blemática e as perspectivas da interface entre esses dois campos de estudo. A publicação está vinculada ao Departamento de Letras e Artes da UESC. Os tra-balhos devem ser enviados para o e-mail: [email protected].

Discurso e argumentação

brasileira. Além da premiação em dinheiro, o CNPq conce-derá ao primeiro colocado de cada categoria, direito a pas-sagem aérea e hospedagem para expor suas fotografias e receber a premiação na Se-mana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no mês de outubro de 2012, em Brasília, DF. As inscrições estão aber-tas até o dia 3 de agosto pró-ximo, às 18 h, horário de Bra-sília. A inscrição é de caráter individual e deverá ser efe-tuada por categoria, exclusi-vamente no endereço: www.premiofotografia.cnpq.br.

Page 8: Página 8 Mestrado em Educação Matemática · Ar Livre do Pontal. Ali, es-tão sendo realizados alon-gamentos, caminhadas e acompanhamento de ati-vidades físicas nos equipa-

8 Jornal da UESC Ano XIV Nº 180 - JULHO 2012

Integrante da missão in-ternacional da Associação Brasileira de Reitores das

Universidades Estaduais e Muni-cipais (Abruem) a instituições de ensino superior da Bélgica e Ale-manha, a reitora da UESC, pro-fessora Adélia Pinheiro (foto), disse que a viagem proporcionou a garantia de parcerias com uni-versidades dos dois países.

Na visita de 18 dias (4 a 22 de junho), a comitiva de reito-res brasileiros, além de conhecer universidades belgas e alemãs, participou de encontros e reuni-ões com representantes governa-mentais e de agências relaciona-das à educação superior dos dois países. Para falar do leque de perspectivas que se abre em ter-mos de cooperação entre a UESC e as IES belgas e alemãs, a reito-ra reuniu (dia 27) a sua equipe, discorrendo sobre a viagem e a realidade da educação universi-tária nos países visitados.

“Nesses 18 dias de trabalho conhecemos 26 instituições de

A construção de um plano ges-tor para o município de Itabuna reuniu, naquela cidade, a reito-ra Adélia Pinheiro, a diretoria da Associação Comercial de Itabuna (ACI) e representantes de entida-des locais. A iniciativa, firmada du-rante almoço, foi liderada pelo pre-sidente da entidade, Eduardo Fon-tes. Instituição representativa das classes produtoras do município, o objetivo desse acordo proposto pela ACI é diagnosticar a realidade atual da comunidade a fim de estabelecer vertentes e ações de natureza eco-nômica e social capazes de assegu-rar o seu desenvolvimento pleno.

Segundo o presidente Eduardo Fontes, o objetivo do diagnóstico é apontar problemas de setores como educação, economia, saúde, entre outros, mas, sobretudo, apresentar soluções. “Sem dúvida, a colabora-ção técnica e científica da Universi-dade irá contribuir fortemente para

um plano gestor rico em informa-ções e soluções dos problemas, fo-cando, principalmente, a questão da poluição do rio Cachoeira”, disse o dirigente da ACI.

A reitora da UESC não só apoiou a iniciativa, que conside-rou inovadora e muito importante, como destacou a importância de se buscar parcerias na formulação de projetos para superar dificuldades e estabelecer metas de desenvolvi-mento. “Preocupada com os proble-mas que a cidade vem enfrentando, a Associação Comercial de Itabuna sempre traz para discussões assun-tos extremamente relevantes para o desenvolvimento da comunidade. E o caminho para acontecer o desen-volvimento é esse, buscar parcerias em projetos que possam nortear planos de ações que combatam os problemas, sejam econômicos, so-ciais ou educacionais”, sentenciou a professora Adélia Pinheiro.

O objetivo do diagnóstico é apontar problemas de setores como educa-ção, economia, saúde, entre outros

Intercâ[email protected]

Reitora considera positiva visita a universidades belgas e alemãs

Plano gestor para Itabuna

ensino superior e de pesquisa na Bélgica e Alemanha, onde pudemos constatar o alto nível de qua-lidade alcançado no ensino e na pesquisa pelas universidades visitadas e, também, a participação dos es-tados belga e alemão no planejamento e fi-nanciamento dessas instituições”, disse a professora Adélia Pinheiro. E acrescen-tou: “A presença go-vernamental é positi-va, não só na educa-ção, mas também em outros setores públi-cos, como saúde, se-gurança, transportes

e serviços outros. Sente-se, nes-ses países, a presença atuante do Estado, sem que seja ostensiva”.

A reitora explicou que a his-tória acumulada pelas diversas instituições educacionais visi-tadas é fruto de uma trajetória de mais de cinco séculos. Nelas estão os registros de ganhadores de Prêmios Nobel ou detento-res de importantes descobertas para a humanidade nas diversas áreas do conhecimento. “Manti-vemos contatos com ministros de Estado, reitores, vice-reitores e executivos das universidades tendo como foco a cooperação nas áreas de ensino e pesquisa, bem como quanto à inserção de estudantes brasileiros através do Programa Ciência Sem Fron-teiras. Trouxemos reafirmados compromissos que irão permi-tir a consolidação da internacio-nalização da UESC”, enfatizou a professora Adélia Pinheiro.

O Programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal brasileiro foi lançado em julho

de 2011 com a finalidade de pro-mover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência, da tecnologia e da inovação. E,

EXTENSÃO

também, proporcionar a com-petitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional.

Foto

Wal

dir G

omes

O foco da missão é o intercâmbio na área de ensino e pesquisa