página 3 emoÇÃo e tradiÇÃo na corrida de canoa a remo · da corrida de canoa, e este ano teve...

16
Telefones (47) 3369.2591 | (47) 3366.1116 | (47) 3369.1551 CEP 88215-000 Bombinhas/SC PÁSCOA ALUNOS DA ESCOLA MARIA RITA FLOR PROMOVEM OSTERBAUM LITERÁRIA Página 05 DESPACHANTE PAULINHO Cred. DETRAN-SC Nº 990 [email protected] Av. Falcão, 228, Caixa Postal 100, Bombas, Bombinhas/SC EMOÇÃO E TRADIÇÃO NA CORRIDA DE CANOA A REMO Página 3 Contate, anuncie e/ou assine [email protected] Whatsapp 47 99981.9037 (47) 3369-3045 Rua Baleia Jubarte, 386, Ed. Novo Centro, bloco A, Sala 04, José Amândio [email protected] Março Ano VIII - 30/03/2018 154

Upload: others

Post on 06-Aug-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • Telefones(47) 3369.2591 | (47) 3366.1116 | (47) 3369.1551

    CEP 88215-000 Bombinhas/SCPÁSCOAALUNOS DA ESCOLA MARIA RITA FLOR PROMOVEM OSTERBAUM LITERÁRIA

    Página 05

    DESPACHANTE

    PAULINHOCred. DETRAN-SC Nº 990

    [email protected]. Falcão, 228, Caixa Postal 100, Bombas, Bombinhas/SC

    EMOÇÃO E TRADIÇÃO NA CORRIDA DE CANOA A REMO

    Página 3

    Contate, anuncie e/ou [email protected]

    Whatsapp 47 99981.9037

    (47) 3369-3045Rua Baleia Jubarte, 386, Ed. Novo Centro, bloco A, Sala 04, José Amândio

    [email protected]

    Março Ano VIII - 30/03/2018 Nº 154

  • ComturO Conselho Municipal de Turismo de Bombinhas – Comtur retomou as suas reuniões ordinárias mensais. A primeira deste ano foi realizada no início deste mês na Secretaria Municipal de Turismo, servindo para concluir o planejamento e as estratégias, que serão desenvolvidas em parceria com a administração municipal, AEMB, CDL e Convention & Visitors Bureau. Entre as estratégias estão a criação de uma identidade turística para Bombinhas, o fomento ao turismo de eventos, a qualificação da mão-de-obra, a potencialização do turismo náutico, a implementação do Centro de Eventos do Município, a criação da Lei Geral de Turismo, entre outras. O próximo encontro está agendado para o dia 10 de abril, às 16h, no auditório da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setur (Av. Leopoldo Zarling, 2072, esquina com a Rua Pardal). As reuniões ordinárias são abertas à participação do público.

    IrregularidadesO Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE) fixou o prazo de 180 dias, para a prefeitura de Bombinhas comprovar a “adoção de medidas para corrigir as irregularidades elencadas e apurar possível dano ao erário em decorrência da deficiência do controle de frequência e horário dos servidores, com reflexos, inclusive,

    sobre pagamento de hora extra”, diz relator conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior. Apuradas por auditoria: “contratação de ACTs [Admitidos em Caráter Temporário] em número excessivo para as funções de monitor, psicólogo, médico/ESF (Estratégia Saúde da Família), bem como expressivo número de servidores admitidos temporariamente para as funções de agente operacional, coordenador pedagógico, professor, auxiliar de consultório dentário, engenheiro civil e nutricionista (...) a existência exclusiva de ACTs para o desempenho das funções de recepcionista de posto de saúde, técnico de enfermagem socorrista, treinador desportivo e médicos ortopedista, pediatra e psiquiatra, além da cessão de três servidores efetivos da prefeitura a outros órgãos e entidades sem termo de convênio que respaldasse tais atos”. Segundo o relator “após a auditoria do TCE/SC, a prefeitura de Bombinhas adotou medidas que motivaram a regularização de ocorrências apuradas, o que permitiu fazer cessar as ilegalidades”. Porém, o TCE deu esse prazo para comprovar as “ações voltadas à padronização do controle da jornada de trabalho, com adoção de ponto eletrônico a todos os servidores — efetivos, comissionados e temporários —, com regras específicas para trabalho externo e viagens e verificação de serviço extraordinário no ponto individual dos servidores”.

    Farra do BoiBuscando combater a prática da farra do boi, que aumenta durante a Semana Santa, a Polícia Militar de Santa Catarina lançou uma campanha de conscientização contra o ato. Além de postagens em redes sociais e cartazes de conscientização, uma equipe também realizou visitas às escolas para alertar os alunos sobre a configuração do crime. O plano de conscientização segue a campanha realizada pelo Ministério Público de Santa Catarina e

    instituições parceiras, que promovem ações educativas contra a farra do boi em Santa Catarina. A ideia não é apenas conscientizar o adulto, mas educar as crianças através de atividades e conversas nas escolas. A PM já vem agindo na região e atendendo ocorrência de farra do boi em diferentes cidades. Em caso de suspeita da prática, ligue 190.

    PerfilO perfil de quem desfrutou os principais destinos do litoral catarinense e os impactos da temporada na economia serão apresentados na próxima terça-feira (3), em reunião da Câmara Empresarial de Turismo, no auditório da Fecomércio SC. Os dados compõe a Pesquisa Turismo de Verão no Litoral Catarinense 2018, realizada anualmente com turistas e empresários em Balneário Camboriú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Imbituba, Laguna, Porto Belo e São Francisco do Sul, nos

    meses de janeiro e fevereiro.

    “A partir da década de 1990, Santa Catarina saltou do mapa como um dos principais destinos turísticos do país, mas o setor tem ainda muito potencial a explorar para criar um ecossistema dinâmico e oferecer um turismo de excelência. Esta pesquisa é uma importante ferramenta para direcionar o planejamento e desenvolvimento do setor turístico tanto na esfera pública, como na privada. Os dados apontam diversas oportunidades e gargalos, por isso é estratégico conhecer as características e demandas deste público para melhor atendê-los e proporcionar uma experiência única”, avalia o presidente da entidade, Bruno Breithaupt.

    As informações são apuradas sob as duas óticas e em vários pontos do Litoral para traçar os diferentes comportamentos dos visitantes em Santa Catarina. A pesquisa traz o perfil socioeconômico do turista (sexo, faixa etária, estado civil, renda e origem), características da viagem (tipo de hospedagem, meio de transporte e duração da estada) e gastos médios.

    Os impactos nas cidades pesquisadas também são calculados a partir da percepção dos empresários, com dados sobre a contratação de temporários, variação do faturamento, ocupação dos leitos na temporada, etc. A pesquisa estará disponível na versão digital no site da Fecomércio SC a partir de quarta-feira (4).

    BastidoresPor VALMIR GREIN

    MARÇO - 2018

    Rua Baleia Jubarte, nº 304, sala 1, José Amândio - Telefone 47 3393.6349Aberto das 7:30 às 18:00 - servimos almoço das 11:30 às 14:00.

    Restaurante e LancheriaBaleia Jubarte

  • No domingo, 18 de março, amanheceu nublado mas logo um sol tímido foi tomando o espaço das nuvens escuras e reinou absoluto durante a realização do 18º Festival de Embarcação a Remo e 13º Festival Estadual de Canoa a Remo de Bombinhas, em comemoração ao 26º aniversário do município, na Praia de Bombinhas, Centro. Esta edição contou om a participação de 16 canoas, sendo quatro de Florianópolis: Borboleta II, Vamos com Deus VI, Feliz nas Ondas e Marinata II; duas de Garopa: Gislaine e Camponesa III; nove canoas de Bombinhas: Luar de Prata II, Nilzete, Nativa, Bela Vista, Nossa Senhora Aparecida, Princesa da Ilha, Afrodite, Saíra e Santa Fé; e a canoa Sinara que é de Balneário Rincão, mas já tem um pezinho em Bombinhas, pois está sob a guarda do Kenko, proprietário de três canoas no bairro de Bombas.

    A grande vitoriosa na categoria quatro remos, com tripulação bombinese, foi justamente a canoa Sinara, com o patrão Kenko Melo e os remeiros Marcinho dos Santos, Luiz Henrique Oliveira, Edigilson da Silva e Renan Cruz, na segunda colocação ficou a canoa Maranata II, com o patrão Chiquinho – Marcelo Francisco dos Santos, e os remeiros Alex Sandro Souto, Alexandre Manoel dos Santos, Moisés Marques e Bruno Pereira, e a terceira colocada a Camponesa III, com o patrão Lúcio Boteiro e os remeiros Beato da Rosa, Jean, Eduardo Silverio e Manoel da Silva Bento. Na categoria dois remos masculina a campeã foi a Nativa, com o patrão Gilmar Pinheiro e os remeiros Jackinho – Jackson Gilmar Pinheiro, e Teté – Sérgio Venino de Melo. A canoa Bela Vista ficou em segundo lugar, com o patrão Vinícius Altamir Pinheiro e os remeiros Edson Mauro Martins e Leonardo Pinheiro, e a Nossa Senhora Aparecida em terceiro, com, novamente, o patrão Kenko Melo na popa e os remeiros Nenê – Rosenir Melo e Raul de Melo, irmão e filho do patrão respectivamente.

    Na categoria dois remos feminino a canoa Nativa, também, sagrou-se vitoriosa, com a patroa Rafaela Pinheiro Rosso e as primas Flávia Junckes e Bethina Luiza Pinheiro de remeiras. A Bela Vista, também, ficou em segundo lugar no feminino, com a patroa Graziela Airozo e as remeiras Soraia Pinheiro e Caroline Pinheiro, e a canoa Santa Fé ficou com a terceira colocação com a patroa Durceli Serpa Cordeiro e as remeiras irmãs Serpa, Mary – Marivone e Ale – Alessandra. No caíco a dupla campeã foi Jackinho – Jackson Gilmar Pinheiro e Jesian Alves, do caico Danga, em segundo ficou a embarcação Peto, com a dupla pai e filho, Toninho – Antônio Jacob Cruz Júnior e Antônio Neto. Em terceiro, Anjo Rafael, com Marcinho Santos e Luiz Henrique Oliveira, e, em quarto lugar o caíco Paloma, com a dupla Goiá – Júlio Cesar Pinheiro e Olei. Este ano o mar batido inviabilizou a competição de caiaque.

    O patrão Kenko, participante das 18 edições do Festival, fala com a propriedade de quem conquista sua terceira vitória na canoa de quatro remos. “É sempre uma emoção participar da corrida de canoa, e este ano teve um gosto especial porque a chegada foi direto na areia da praia, e é muito mais emocionante chegar onde a torcida está”, ainda, agradeceu a organização e a participação das canoas e das comunidades de Florianópolis e Garopaba, e concluiu: “a vitória não é minha, a vitória é da pesca artesanal”.

    O patrão Marcelo Francisco dos Santos, da Lagoinha, de Florianópolis, trouxe a canoa pela primeira vez na

    competição e ficou com a segunda colocação. Sua comitiva somou 30 pessoas e já garantiu sua presença no ano que vem: “Gostamos muito de participar da corrida de canoa e ano que vem estaremos aqui novamente”. Garopaba, também, participou com uma grande comitiva, além das duas canoas, trouxeram um ônibus lotado, acompanhados do prefeito Paulo Sérgio de Araújo e dos servidores da cultura, educação pesca e infraestrutura.

    A prefeita Paulinha – Ana Paula da Silva, que esteve no Festival juntamente ao vice-prefeito Paulinho – Paulo Henrique Dalago Müller, e representantes do legislativo municipal, disse que de todos os festejos de aniversário da cidade, o mais emocionante é sempre a corrida de canoa: “As canoas vão pro mar carregando a nossa história, misturadas com aos arranjos do povo do litoral de Florianópolis e Garopaba, que sempre vêm nos prestigiar. Este ano as marolas trouxeram uma pitada a mais de dificuldade para os homens e mulheres que disputaram as provas, e nós nos

    deliciamos com abraços e imagens que ficaram em nossos corações para sempre”.

    O pescador Manoel João Pereira é um dos proprietários da canoa Camponesa III, com aproximadamente 70 anos e na beleza de sua experiência, achou tudo perfeito. “Eu achei maravilhoso, é uma festa que todos amam. Eu já vim três vezes, a canoa veio duas, mas eu fico de fora só apreciando e torcendo”, ressalta o pescador aposentado.

    O Festival de Embarcação a Remo é uma realização da Prefeitura de Bombinhas, por meio da Fundação Municipal de Cultura, e contou com o apoio das Secretarias de Saúde e de Obras, da Fundação Municipal do Meio Ambiente – Famab e do Corpo de Bombeiros.

    Márcia Cristina FerreiraMTB 6092/SC - Assessora de ImprensaFundação Municipal de Cultura de Bombinhas

    EMOÇÃO E TRADIÇÃO NA CORRIDA DE CANOA A REMOpágina. 03MARÇO

    26º Aniversário de Bombinhas é celebrado com tradicional Festival de Embarcação a Remo.

    Tripulação da canoa Marinata II, segunda colocada nos quatro remos. Foto Márcia Cristina Ferreira.

    Competidoras da categoria dois remos feminina. Foto Márcia Cristina Ferreira.

    Competidores da categoria dois remos. Foto Márcia Cristina Ferreira.

    Troféu especial a quem participa todos os anos. Foto Márcia Cristina Ferreira.

    Tripulação da Sinara, primeira colocada na canoa quatro remos. Foto Márcia Cristina Ferreira.

    Tripulação da canoa Camponesa III, terceira colocada nos quatro remos. Foto Márcia Cristina Ferreira.

  • A MAGIA DE BOMBINHAS (E DO ESPORTE)As más línguas dizem que nada como um fim de semana de chuva para ficar em casa! É que não conhecem as travessias aquáticas de Bombinhas. Nos dias 24 e 25 de março, com um mar virado e muita chuva, aconteceu na praia central, a XVI Travessia do Ribeiro de Natação com mais de 600 nadadores inscritos. Perguntem a um deles se foi triste, ruim ou de-cepcionante! Foi espetacular! No sábado foram quase 180 nadadores na prova de 3km que teve seu percurso alterado por motivo de se-gurança e assim num mar “marolado”, muitos confessaram que fizeram a melhor prova de suas vidas. Já no domingo o dia começou com uma chuva torrencial, prejudicando a mon-tagem da estrutura e o acesso dos nadadores, mas como num acordo, tudo mudou na hora da largada e a competição aconteceu num mar (embora sujo pela chuva) excepcional que proporcionou uma bela disputa dentro d’água. No domingo também houve alteração do percurso devido às condições climáticas, mas mesmo assim a décima sexta edição dessa bela travessia coroou com êxito o encerramento de mais um Circuito de Travessias de Bombinhas. O acordo para as edições de 2018 e 2019 entre a organização do Circuito e a Anasol Protetor Solar resultou numa melhora significativa na qualidade técnica das provas e consequente-mente no sucesso dos eventos.

    PARADIGMA OU CARMAAssim como a história se repete em muitas etapas da vida, os meses que antecedem uma Copa

    do Mundo de Futebol mexem com o presente, fazendo com que o futuro pareça o passado. Nos últimos anos, ser otimista é como pisar em ovos num chão de brita. O grau de escolarida-de aqui de Pindorama, não nos deixa aprender a lição e novamente uma nação continental veste chuteiras e fica a mercê da mídia voraz, que alimenta e esperança de que o hexa virá de forma espetacular e nos libertará de todos os males. O Tite que se cuide, pois a história diz que sempre que começamos bem, acabamos mal. Nossa contra cultura esportiva soa fora do compasso, parecendo Caetano Veloso cantando em baile funk. Continuamos apostando nos dribles desconcertantes, nas catimbas, nas bolas paradas, na sorte, na con-dição física (e mental) do Neymar, na torcida brasileira e achando que o futebol ainda é uma “caixinha de surpresa”. Enquanto isso outras seleções se preparam metodicamente para de forma honrosa, representarem seus países. O paradigma se pode seguir, mas do carma não se pode fugir.

    MAL É O QUE SAI DA BOCAJunte cinco crian-ças sem influências racistas, um negro, um índio, um branco, um mestiço e um oriental, botem-nos

    para brincar e você verá que ninguém será excluído. Palavras de baixo calão vêm de bocas comandadas por cérebros deficientes, assim não devem ser levadas em consideração. Na minha infância e adolescência joguei muito fu-tebol com vários amigos negros e numa furada

    na zaga, tanto eu quanto eles éramos xingados por palavras que hoje dariam cadeia, mas até hoje somos grandes amigos e nunca nos passou quaisquer sentimentos de exclusão. O próprio Rei Pelé no alto de sua majestade já falou em alto e bom tom, que muitos de seus grandes amigos o chamavam de “Negão”. A América do Sul, por ter sido o último continente a ser “colonizado”, é chamada de o fim do mundo e o Brasil que sempre foi pejorado, foi o primei-ro país a se miscigenar, coisa que hoje acontece no mundo todo. Porque o futebol é o esporte que mais casos de racismo aparecem e são manchetes nas fábricas de dementes? Parem de divulgar o racismo, que ele se dirimirá na trajetória de igualdade de raças que a história vem traçando.

    A VOLTA DE ALEJOO bombinense, ar-gentino naturalizado brasileiro, Alejo Muniz prepara seu arsenal de manobras sobre a prancha para retornar a elite do surf mundial. Com uma excelente colocação na divisão de acesso da World Surf League, o catarinense vem treinando forte e obtendo boas colocações nos campeonatos que participa, buscando os pontos que o levem de volta a elite em 2019. Alejo parece estar totalmente recuperado de uma séria lesão no joelho e agora está com vida nova, pois o nascimento de seu filho Martín trouxe uma nova realidade para o atleta. O surfista é um ícone nesse esporte aqui em Bombinhas, que o viu crescer e sempre se destacar nos pequenos campeonatos realizados em nossas ondas. Fica a torcida dos bombineses, brasileiros e argenti-nos para que seus objetivos sejam alcançados.

    QUANDO O ESPORTE PERDENada é tão ruim que não possa pio-rar. A Federação de Atletismo de Rússia

    (RusAF) pode ser banida de uma vez por todas do quadro da Federação Internacional de Atletismo (IAAF). Isso se as promessas russas de reconhecerem os resultados de doping não forem cumpridas. A proibição dos atletas russos no atletismo em competições internacio-nais está em vigor desde novembro de 2015, após um relatório encomendado pela Agência Mundial Antidoping (WADA), que encontrou evidências de doping amparado pelo Estado. Nos Mundiais Indoor de 2016 e 2018, esse úl-timo encerrado no domingo, no Mundial a céu aberto de 2017 e nos Jogos Olímpicos de 2016, os russos que participaram não defenderam a bandeira de seu país. A Força de Tarefa da IAAF afirmou que a federação russa ainda não demonstrou ter corrigido problemas legais, o que pode significar que não seja capaz de impor proibições de doping contra atletas ou treinadores, por isso o banimento está sendo cogitado com mais veemência. Os russos não concordam com os métodos da IAAF, que por sua vez não concorda com os argumentos russos, assim quem perde é o esporte.

    Espaço Do Esportepor Bombinhas Esportes (TECO)

    Rua Laranja, 205 - Sertãozinho - Bombinhas Santa Catarina

    Expediente

    [email protected] 14.079.697/0001-42

    Rua Ilha do Bom Abrigo, 85 - Bombinhas SCTel.: 47 99981.9037 | 99921.2911

    O Boletim Informativo não se responsabiliza por textos assinadose nem por seus colunistas

    ResponsávelDiagramação, arte e

    Projeto GráficoJosé Augusto M. Boeckmann

    Assinatura/PublicidadeFernanda D. S. Boeckmann

    Impressão: Editora Lesmond Ltda- MENúmero de páginas: 16

    Tiragem (exemplares): 1.800Tipo de Papel: JornalFormato: Tablóide

    Esta edição tem início de publicaçãono dia 30/03/2018

    I N F O R M A T I V O

  • MARÇO página. 05

    CRED. 255/00/SC

    Fone/Fax: 47 33691430

    Av. Falcão, 239 | CEP 88215-000Caixa Postal nº 100, Bombas, Bombinhas/SC

    Numa iniciativa da Orien-tação a Leitura do En-sino Medio Inovador da Escola de Educaçao Basica Maria Rita Flor, coordenado pela professora Dayane Lesan foi realizado entre os dias 26 de fe-vereiro e 26 de março o Projeto Desafio da Páscoa – Osterbaum Literária, uma proposta de inter-venção por meio da tradição ale-mã, que foi adaptado ao contexto escolar, promovendo a sensibili-zação para a arte, pela literatura, através da valorização da cultura popular, no caso a pintura de cas-quinhas de ovos, no período que antecede à festa da Páscoa.Os objetivos traçados pelo grupo formado ainda pelos docentes: Cecília Chicaguala Orientadora de Convivência, Artesanato Pa-trícia Estivaleti ; Sociologia Aline Costa; Arte Caroline Waltrick e Norma Mattiello; Filosofia Djal-mo Manfredi com apoio de Águi-da Torres, Lúcia Regina da Silva e Franciele Fagundes, foram fir-mados no âmbito do movimento pedagógico: promover a integra-ção dos alunos de todos os seg-mentos; sensibilizar para a pro-dução e contemplação artística; estimular o trabalho colaborati-vo; utilizar os tempos e espaços coletivos como: horário de almo-ço, intervalos ou aulas vagas para a produção criativa; valorização da cultura popular; oportunizar por meio de leituras e seleção de fragmentos literários dos escrito-res, pensadores, filósofos, sociólo-gos e poetas brasileiros.O projeto envolveu alunos do En-

    sino Fundamental, Médio Inova-dor, Médio Técnico e Magistério, que no trabalho da arte de pin-tar alcançaram o número de 610 casquinhas, que além da beleza própria da decoração, foram re-cheadas com poesias, compondo a Osterbaum (em português Ár-vore da Páscoa).A professora Dayane Lesan tra-balha com o EMI desde 2014 na função de Orientadora de Leitura, que além de promover ações de fomento à formação de leitores, tem como objetivos o desenvolvimento do protago-nismo juvenil e a educação esté-tica. Desde então as ações foram diversas: Concursos de Redação, Noite da Poesia, Café Literário, “Aulões” para o ENEM, Mostra Fotográficas e s ações pontuais com inserções culturais e artísti-cas “No início deste ano, como projeto de sensibilização à arte e literatura pensamos em algo que fizesse referência para a grande maioria dos adolescentes. Apro-veitando o período de Páscoa, sem necessariamente associar ao conceito religioso, foi construído a idéia de uma Árvore de Páscoa (Osterbaum em alemão), com mensagens literárias. Daí a coleta das casquinhas de ovos, seleção dos fragmentos literários, pintura e decoração dos ovinhos e com encerramento no dia 2 de abril, com distribuição pelos alunos dos ovos à comunidade escolar que é uma forma simpática de levar a arte para além dos seus muros”, enfatizou a professora Dayane.

    ALUNOS DA ESCOLA MARIA RITA FLOR PROMOVEM OSTERBAUM LITERÁRIA

  • página. 06

    Está aberto, desde o dia 12 de março e segue até o dia 11 de abril, o prazo de entrega dos envelopes da documentação habilitatória e do projeto para o Edital “Mestra Elza Rosa” 2018, de Chamamento Público para Seleção e Apoio de Projetos de Salvaguarda do Patrimônio Cultural. Podem participar Organizações da Sociedade Civil, que contribuam para a execução do Plano Municipal de Cultura e do Programa Municipal de Salvaguarda do Patrimônio Cultural (ambos disponíveis no sítio www.culturabombinhas.com.br), com sede no Município de Bombinhas, cuja atuação preveja ações culturais, com

    no mínimo três anos de atuação e com experiência prévia na realização das propostas apresentadas.

    Por Patrimônio Cultural, entende-se os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: as formas de expressão; os modos de criar e fazer viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artísticos culturais, e, os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico,

    artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

    Este ano o valor a ser repassado é de R$ 53.000,00, divididos em três cotas: R$ 28.000,00, R$ 15.000,00 e de R$ 10.000,00, cada proponente poderá submeter projeto em apenas uma das cotas, indicada no Envelope da Proposta.

    Os envelopes contendo a documentação relativa à habilitação da entidade e envelope com o projeto, deverão ser entregues até dia 11 de abril, das 12 às 18 horas, na sede administrativa da Fundação Municipal de Cultura, localizada à rua Parati, 319, Centro. As propostas devem atender os critérios de: Viabilidade, Consonância,

    Estratégia, Coerência e Capacidade Técnica e Operativa.

    A abertura dos envelopes se dará em sessão pública por Comissão de Seleção de Chamamento Público, no dia 16 de abril, às 14h30, na sala de Licitações da Prefeitura de Bombinhas.

    O edital na íntegra encontra-se no site institucional www.bombinhas.sc.gov.br, na Aba “Transparência”, no ícone “Editais”, ou acesse pelo lnk: goo.gl/4xM1iu

    Márcia Cristina FerreiraMTB 6092/SC Assessora de ImprensaFundação Municipal de Cultura de Bombinhas

    Inscrições já estão abertas para etapa que terá premiação de R$ 5 mil e será disputada entre os dias 6 e 8 de abril. Circuito que entra em seu 3º ano, teve várias etapas pelo Brasil e atletas de vários cantos do mundo em 2017.Depois do sucesso da temporada 2017, o Circuito Mormaii de Beach Tennis largará em seu terceiro ano em Santa Catarina na charmosa cidade de Bombinhas (SC) nas praias do Canto Grande e Mariscal entre os dias 6 e 8 de abril com premiação total de R$ 5 mil.As inscrições já estão abertas pelo site http://www.torneioja.com.br/torneio/13 nas categorias Profissional Dupla Masculina e Feminina, A (Avançado), B (Intermediário) e C (Iniciante), Veteranos 40+ e 50+, Sub 14 além de Duplas Mistas. O prazo de encerramento é no dia 1º de abril.

    “Iniciando a terceira temporada, começando em uma bela Praia de Santa Catarina , teremos uma estrutura com Quadra Central e mais 15 quadras, banheiros químicos, vestuários de containers, entre outros”, destacou Toninho Maraca, organizador do Circuito Mormaii e da etapa.Em 2017 foram sete etapas espalhadas por Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Somente na etapa Master, a última, em Garopaba (SC), foram mais de 540 participantes com algumas

    estrelas internacionais como o tetracampeão mundial, Alessandro Calbucci, e Alex Mingozzi, tricampeão mundial, ambos da Itália.O Circuito Mormaii de Beach Tennis tem o patrocínio Master a Mormaii. A etapa de Bombinhas (SC) conta com os apoios da Prefeitura de Bombinhas (SC), Secretaria de Turismo de Bombinhas (SC), Associação Empresarial de Bombinhas, CDL Bombinhas, Costa Esmeralda Rede de Hoteis e Pousadas,Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau e FME Bombinhas.

    EDITAL MESTRA ELZA ROSA 2018

    BOMBINHAS (SC) SEDIA 1ª ETAPA DO CIRCUITO MORMAII DE BEACH TENNIS EM ABRIL

    FMC comunica que está aberto o Edital Mestra Elza Rosa 2018 de

    Salvaguarda do Patrimônio Cultural.

  • Então, estamos em mais uma Semana Santa, o último suspiro do verão bombinen-se e com isso já é possível vislumbrar algumas portas quase fe-chadas, infelizmente, afinal já somos cerca de 20 mil habitantes e consu-mimos, e, aquele que não permanece aberto o ano inteiro, não cria tra-dição. Ao meu ver é assim, é muito difícil eu comprar em comércios que fecham suas portas com o término do verão, prefiro, sinceramente, presti-giar os que ficam abertos o ano todo.

    Voltando a Páscoa, é muito mais que um feriado, um tempo de re-flexão, ao menos pra mim que sou católica praticante e creio na sim-bologia que ela tem no cristianismo. O dia da Páscoa foi estabelecido por decreto do Primeiro Concílio de Niceia (ano de 325 d.C), e deve ser celebrado sempre no domingo após a primeira lua cheia do equinócio de outono (no Hemisfério Sul) e da primavera (no Hemisfério Norte). É uma festa móvel, assim como todas as demais festividades que estão relacionadas a esta data, como o Carnaval, por exemplo. E tem sua comemoração em vários países, principalmente àqueles com fortes influências do cristianismo.

    A Páscoa já era comemorada antes do surgimento do Cristianismo. Tratava-se da celebração do povo judeu por terem sido libertados da escravidão no Egito, que durou apro-ximadamente 400 anos. Inclusive, conforme relato da Bíblia, Jesus par-ticipou de várias celebrações pascais. Quando tinha doze anos de idade foi levado pela primeira vez por José e Maria para comemorar a Páscoa, conforme o Novo Testamento. Sendo que a mais famosa participa- ção relatada na bíblia foi a “Última Ceia”, onde Jesus e os seus discípulos fizeram a “comunhão do corpo e do sangue”, simbolizados pelo pão e pelo vinho.

    Etimologicamente, o termo se originou a partir do latim Pascha, que por sua vez, deriva do hebrai-co Pessach / Pesach, que significa “a passagem”. Exatamente o que nós cristãos celebramos quando da morte de alguém: a páscoa definitiva.

    Em Bombinhas a Páscoa sempre trouxe uma pimentinha a mais: a compra do boi destinados a brinca-deira do boi de campo. Os represen-tantes de vários troncos familiares dividiam a compra do animal, o traziam, brincavam durante um tempo, ele descansava, e por fim, no sábado de aleluia, era carneado e era o almoço de Páscoa das famílias. Aqui os relatos desmentem o fato que o boi era judiado, porque no final viraria alimento. E o outro fato importante é que esta era a única vez que se comia carne vermelha no ano. A exceção de casamentos de pessoas mais abastadas, o que era raro em nossa gente, e ainda tem a questão que a maioria fugia, casava no cartório algum tempo depois e no padre (como se dizia no passado) quando do nascimento do primeiro filho, e em muitas vezes com vários já nascidos.

    E é impressionante como o sa-grado e o profano sempre andaram lado a lado no nosso lugar, de mãos dadas, de bom relacionamento: o sagrado dos ritos cristãos da Páscoa e o profano das brincadeiras desta épo-ca. Bons tempos! Não tem como não deixar uma notinha de nostalgia.

    O progresso fez muitas mudanças em Bombinhas, ninguém discute que a vida não seja melhor atualmente com a possibilidade e a facilidade de ter as coisas às mãos, mas também, ninguém discute que o saudosismo bate ao lembrar da felicidade, da festa que era ter uma lata de leite condensado, uma iguaria e um gran-de prêmio. Novamente: bons tempos!

    Bom meus amigos, eu quero fazer um convite muito especial a cada um de vocês, pois a Páscoa, pra mim é muito importante, sou cristã, inclu-sive de estar presente e participar à frente dos ritos da igreja, e por isso mesmo assumi pela segunda vez con-secutiva a responsabilidade de fazer a Encenação da Paixão de Cristo na Sexta-Feira Santa. Eu e a Vanessa Pinheiro, minha amiga e irmã de fé e de coração, que também pelo segundo ano consecutivo assumiu essa responsabilidade junto a mim. Somos um grupo de mais de 40 pes-soas entre adultos, jovens, crianças e idosos, que nos dedicamos há um mês em ensaios para fazer o nosso melhor para Deus e a comunidade. E por isso mesmo, queremos que a co-munidade esteja presente. Sairemos

    em procissão às 18 horas da Igreja Matriz em Bombas, seguiremos pela rua Martim Pescador, entraremos na Avenida Leopoldo Zarling e a Via Sacra encenada culmina com a crucificação na Capelinha de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no morro do cemitério municipal. Em caso de chuva, faremos na Igreja Matriz.

    Existem algumas cidades que se tornaram famosas em fazer essa encenação na rua e hoje são destinos turísticos por causa deste diferencial nesta época. Aqui em Bombinhas já fazemos pelo sexto ano consecutivo, então, convidamos a comunidade a se apropriar desse lindo momento.

    E do fundo do meu coração, desejo que o Deus vivo, ressuscitado esteja em sua vida, sendo reflexo em sua caminhada pessoal, profissional e espiritual. Que os chocolates sejam apenas uma sobremesa, um presente agradável neste domingo, e a amoro-sidade, o perdão e a alteridade sejam a busca e a vivência na existência de todos. Feliz Páscoa!

    A magia da Páscoa está no arColuna Cultural por MARCINHA

    Márcia Cristina FerreiraJornalista.

    MARÇO - 2018página. 07

    Encenação de 2016. Foto Márcia Cristina Ferreira.

    Encenação em 2017. Foto Márcia Cristina Ferreira

    Encenação de 2015. Foto Márcia Cristina Ferreira.

    Encenação em 2017. Foto Márcia Cristina

    Ferreira

    Encenação em 2017. Foto Márcia Cristina

    Ferreira

  • Bombinhas vai realizar um sonho antigo de seus moradores, na segunda-feira, dia 26 de março, a Prefeitura de Bombinhas fez a solenidade de assinatura da ordem de serviço para o início das obras da Unidade de Pronto Atendimento. A previsão de conclusão da obra é de 18 meses.O Projeto Básico leva em consideração que atualmen-te no terreno existe uma unidade em funcionamento, portanto as etapas serão divididas de maneira coe-rente para que o equipamento de Raio-X não fique inoperante durante o período de execução das obras. A primeira etapa expõe de áreas de atendimento ao público, exames e procedimentos laboratoriais. A se-gunda etapa, será de execução das demais áreas de projeto, sendo eles os setores de emergência, observa-ção, setor funcional e administrativo.A solenidade de assinatura da Ordem de Serviço acon-teceu no hall da Policlínica Municipal José Olímpio.

    ORDEM DE SERVIÇO PARA INÍCIO DAS OBRAS DA UPA FOI ASSINADA

  • página. 09

    Em homenagem ao vele-jador John Fisher, que desapareceu no mar a 1,4 mil milhas náuticas a Oeste do Cabo Horn, em percurso entre Auckland, na Nova Zelândia, e Itajaí, Santa Catarina, durante a Volvo Ocean Race, a organização do Itajaí Stopover promoveu uma ação especial na manhã desta quarta-feira (28/3). No início do dia as equipes da Volvo Ocean Race internacional e da organiza-ção nacional do evento se uniram para um minuto de silêncio em frente à Vila da Regata, local que receberá os atrativos da “Fórmula 1 dos mares” entre os dias 5 e 22 de abril.A Volvo Ocean Race iniciou em outubro de 2017 na Espanha, percorre 45 mil milhas náuticas ao redor do mundo, sendo que neste momento as equipes percorrem a etapa de número sete. A pre-visão é que os primeiros veleiros cheguem ao Brasil, na cidade de Itajaí, em 5 de abril.Informações para a imprensa – Oficina das PalavrasMartha Kienast – [email protected] – (47) 3346-3797 e 9 9994-1265.

    ORGANIZAÇÃO PRESTA HOMENAGEM AO VELEJADOR DESAPARECIDO NO PERCURSO DA VOLVO OCEAN RACE

  • A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Eco-nômico de Bombinhas - Setur cadastra e atualiza os dados de empresas e prestadores de serviços turísticos e de apoio ao turista da cidade. Os técnicos fazem visitas e ligações para captar as in-formações de empresas como ho-téis, pousadas, restaurantes, bares, imobiliárias, agências e operadoras de turismo, comércio, entre outros. Os dados são inseridos no Inventá-rio Turístico e as empresas divulga-das em diversas plataformas.O Inventário da Oferta Turística – InvTur é um instrumento implan-tado pelo Ministério do Turismo e é utilizado para o planejamento do destino turístico. Ele consiste no le-vantamento, identificação e registro dos atrativos, serviços turísticos e

    estruturas de apoio ao turismo. São cadastradas empresas formais que tenham serviços e produtos direta-mente relacionados ao setor.Com base nas informações inse-ridas no sistema, é possível deter-minar diretrizes que impactam no desenvolvimento turístico na cida-de. Por isso, é importante que os empresários tenham a compreensão da importância em atender o cha-mamento da Setur e repassar as in-formações de forma completa.São as empresas cadastradas no In-vTur que são divulgadas aos turistas em ações da Secretaria e da Região Turística. As informações levan-tadas, além de compor o InvTur, são utilizadas para a divulgação no hotsite institucional da Secretaria, o http://turismo.bombinhas.sc.gov.br; no site da região turística Costa

    Verde & Mar, o www.costaverde-mar.com.br; e no aplicativo Costa Verde & Mar, que está disponível para download nas plataformas IOS e Android.As empresas que já possuem cadas-tro são abordadas novamente para conferência e atualização dos dados. Os empresários também podem en-trar em contato diretamente com a

    Secretaria de Turismo e Desenvolvi-mento Econômico para o cadastro, através do e-mail [email protected] ou por telefone (47) 3393.7320, ou ainda, presencial-mente no Centro de Atendimento ao Turista – Av. Leopoldo Zarling, 2072 – Bombas, de segunda à sexta--feira, das 12h às 18h.

    SETUR CADASTRA EMPRESAS DO SETOR TURÍSTICO

  • O MECANISMO ou... Não te dás contas de que teus planos foram descobertos? O Mecanismo é uma série de televisão brasileira, criada por José Padilha e Elena Soárez. A série é parcialmente inspirada nas investigações da Operação Lava-jato. Estrelada por Selton Mello e Erika Marena, estreou mundialmente pela Netflix.

    Atenção, o filme não é um documentário e nem aula de história, mas, sim, estamos diante de uma obra de ficção que prima pela construção da verdade.

    “O Mecanismo” de José Padilha, o mesmo autor da saga “Tropa de Elite” e de “Narcos”, tem qualidades e defeitos. Padilha tem uma ideia clara de cinema. Interessa-se por temas fortes, personagens bem desenhadas, tramas quentes, cenas tensas, parecem que estão sempre prestes a explodir.

    A série foi disponibilizada mundialmente no sábado passado, 23 de Março de 2018 pela Netflix e vem provocando verdadeiras ondas de ódio entre muitos brasileiros ou só

    de alguns, mas que fazem barulho. O choro é livre, mas o certo é que não poupa ninguém, nem de direita e nem de esquerda.

    Marco Ruffo (Selton Mello) é um delegado da Polícia Federal abnegado pelo caso que está investigando. Quando menos espera, ele e sua assistente, Verena Cardoni (Carol Abras), já estão mergulhados em uma das maiores investigações de desvio e lavagem de dinheiro da história do Brasil. A proporção é tamanha que o rumo das investigações muda completamente a vida de todos os envolvidos.

    A Operação Lava-Jato descobriu um quadro de corrupção sistêmica no Brasil o que atingiu ricos poderosos e em que cada fio da meada puxado tem desdobramentos imprevisíveis.

    A fase batizada de Catilinárias, cujos alvos foram Eduardo Cunha e outros políticos, referem-se a um discurso de Cícero no Senado romano para entender a situação do Brasil: “Até quando abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo tua loucura zombará de nós? A que extremos se há de precipitar tua desenfreada audácia? (…) Não te dás contas de que teus planos foram descobertos?”.

    Fala-se muito em Democracia, será que vai sair do discurso para a ação? Talvez...

    Espera-se a resposta pelo fortalecimento das instituições.

    Como diz o título de um romance da escritora espiritualista Zibia Gasparetto: Nada é por acaso.

    SAIBASignificado de CatilináriaAcusação violenta, convincente e bem fundamentada, com argumentos impecáveis: uma catilinária contra a corrupção dos governantes. Discurso agressivo que censura ou repreende por meio de palavras. [História] As orações através das quais Marco Túlio Cícero (106-43 a.C.) delatou o processo conspiratório armado contra Roma por Lúcio Sérgio Catilina (109-62 a.C.). Catilinária é sinônimo de: acusação, imprecação. Catilinária é o contrário de: louvor.

    A Operação Lava Jato é um conjunto de investigações em andamento pela Polícia Federal do Brasil, que cumpriu mais de mil mandados de busca e apreensão, de prisão temporária, de prisão preventiva e de condução coercitiva, visando apurar um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou bilhões de reais em propina. A operação teve início em 17 de março de 2014 e conta com 50 fases operacionais, autorizadas pelo juiz Sérgio Moro, durante as quais mais de cem pessoas foram presas e condenadas. Investigam crimes de corrupção ativa e passiva, gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, organização criminosa, obstrução da justiça, operação fraudulenta de câmbio e recebimento de vantagem indevida. De acordo com investigações e delações premiadas recebidas pela força-tarefa da Operação Lava-Jato, estão envolvidos membros administrativos da empresa estatal petrolífera Petrobras, políticos dos maiores partidos do Brasil, incluindo presidentes da República, presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e governadores de estados, além de empresários de grandes empresas brasileiras. A Polícia Federal considera-a a maior investigação de corrupção da história do país.O nome da operação deve-se ao uso de um posto de combustíveis para movimentar valores de origem ilícita, investigada na primeira fase da operação, na qual o doleiro Alberto Youssef foi preso. Através de Youssef, constatou-se sua

    ligação com Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, preso preventivamente na segunda fase. Seguindo essa linha de investigação, prendeu-se Nestor Cerveró em 2015, que depois delatou outros. Em junho, a operação atingiu grandes empreiteiras brasileiras, como a Andrade Gutierrez e Odebrecht, cujos respectivos presidentes, Otávio Azevedo e Marcelo Odebrecht, foram presos; posteriormente, muitas outras empresas de ramos diversos seriam investigadas. Ao longo de seus desdobramentos, entre outras pessoas relevantes que acabaram sendo presas graças à operação, incluem-se o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, o ex-senador Delcídio do Amaral, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, os ex-ministros da Fazenda Antonio Palocci e Guido Mantega, o publicitário João Santana, o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, e o empresário Eike Batista.Ao final de dezembro de 2016, a Operação Lava Jato obteve um acordo de leniência com a empreiteira Odebrecht, que proporcionou o maior ressarcimento da história mundial. O acordo previu o depoimento de 78 executivos da empreiteira, gerando 83 inquéritos no STF, e de que o ministro do tribunal Edson Fachin retirou o sigilo em abril de 2017. Novas investigações surgiram no exterior a partir destes depoimentos em dezenas de países, dentre eles, Cuba, El Salvador, Equador e Panamá. Em 2017, peritos da Polícia Federal levantaram que as operações financeiras investigadas na Operação Lava-Jato somaram oito trilhões de reais.

    PáscoaPáscoa ou Domingo da Ressurreição é um festival e um feriado que celebra a ressurreição de Jesus ocorrida três dias depois da sua crucificação no Calvário, conforme o relato do

    Novo Testamento. É a principal celebração do ano litúrgico cristão e também a mais antiga e importante festa cristã. A data da Páscoa determina todas as demais datas das festas móveis cristãs, com exceção às relacionadas ao Advento. O domingo de Páscoa marca o ápice da Paixão de... wikipedia.orgO juiz não é nomeado para fazer favores com a justiça, mas para julgar segundo as leis. (Platão)“O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança. ” Charles Bukowski

    DATAS COMEMORATIVAS DE ABRIL

    • 01DOM Páscoa , Dia da Mentira - 1º de Abril• 02SEG Dia do Propagandista, Dia Mundial da Conscientização do Autismo,Dia Internacional do Livro Infantil• 04QUA Dia Nacional do Parkinsoniano• 06SEX Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz• 07SÁB Dia do Corretor,Dia do Jornalista, Dia Mundial da Saúde,Dia do Médico Legista• 08DOM Dia da Natação, Dia Mundial da Astronomia,Dia Nacional do Sistema Braille• 09SEG Dia Nacional do Aço, Dia Nacional da Biblioteca• 10TER Dia da Engenharia• 11QUA Dia do Infectologista, Dia da Escola de Samba• 12QUI Dia do Obstetra• 13SEX Dia do Office-Boy, Dia do Hino Nacional Brasileiro,Dia do Jovem,Dia da Carta Régia• 14SÁB Dia Mundial do Café• 15DOM Dia Mundial do Desenhista

    por LÍLIA MANFROI [email protected]

    www.liliamanfroi.com.brwww.ateliermanfroi.com.br/shop

    página. 11

  • página. 12

    No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a EBM Edith Willecke resolveu abraçar essa causa de forma mais participativa junto a comunidade, realizando palestras na escola sobre o tema e em seguida concentrando, junto com alunos e comunidade, na Av. Leopol-do Zarling em Bombas para uma caminhada. Vão participar os alunos do Fundamental II, vestindo camisetas azuis, cor da campanha do Autismo

    e distribuindo adesivos para a população. Na mesma tarde, a ação envolve os menores do Fundamental I na escola, com contação de história sobre o

    tema, palestra e uma tarde de pintura.

    O projeto pretende promover uma reflexão sobre a temática da responsabi-lidade social e gerar ações na sociedade e ambiente escolar para sensibilizar

    e conscientizar os participantes do projeto, juntamente com a população, através de informações e por meio de mobilização. A população está

    convidada a participar da caminhada, basta se vestir de azul e se juntar ao grupo escolar. O evento será no período matutino a partir das 8h na escola com as palestras e às 9h30 a concentração em Bombas, com os alunos do

    Fundamental II (6° ao 9° ano). No período vespertino, com o Fundamental I (1° ao 5° ano), as atividades ocorrem das 13h às 17h na escola.

    Conscientização

    O dia Mundial da Conscientização do Autismo teve origem em dois de abril de 2008, data decretada pela ONU. Desde então, entidades e go-

    vernantes de diversos países em todo mundo têm pedido mais atenção ao transtorno do espectro autista (atual nome do autismo). Os Estados Unidos iniciaram o movimento “Light It Up Blue” (iluminar de Azul), cujo objeti-vo é criar uma sensibilização e conscientização para a inclusão de pessoas

    autistas na sociedade.

    EDITH WILLECKE FARÁ AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO

    Dia Mundial da Conscientização do Autismo - 02 de abril

  • página. 13MARÇO

    ESCOLAS DE BOMBINHAS COMEMORAM DIA MUNDIAL DA ÁGUAEnsinar o valor de preservar o meio am-biente e a água do planeta é uma missão que a Secretaria de Educação faz muito bem em Bombinhas, com vários proje-

    tos pedagógicos durante todo o ano. Por isso, as escolas da Rede Municipal realizaram diversas atividades com os alunos para comemorar o Dia Mundial da Água, visando à conscientização para a preservação de nosso bem mais precioso.Durante o dia foram realizadas atividades ao ar li-vre, artísticas com produção de desenhos, pinturas e textos, reflexões, saídas de campo e experiências gastronômicas. A prática vem ao encontro do tema “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas” da V Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente para os alunos de 6º a 9º anos da Rede Municipal de Ensino. A exposição dos projetos construídos e a eleição dos delegados representan-tes dos grupos de trabalho, que defenderão Bombi-nhas acontecem nos dias 28, 29 e 30 deste mês na etapa estadual da Conferência.

    Traga sua poupança para o Sicredi e venha crescer com a gente.sicredi.com.br

    SAC Sicredi: 0800 724 7220 / Deficientes Auditivos ou de Fala: 0800 724 0525. Ouvidoria Sicredi: 0800 646 2519.Produto do Banco Cooperativo Sicredi S.A.

    Fazer juntos para ter poupançaque rende para você e para sua região.

  • A maior festa da cris-tandade – porque nela encerra a fé na Ressurreição de Cristo – que culminou na cele-bração da Páscoa, o momento marcante da crença judaica – traz em si o mais forte elo de ligação de dois povos - mesmo que pelas enraizadas diver-gências alimentadas com fim religioso, capaz de ultrapassar estes tantos séculos, cujo mais emblemático recado que deixa é que o Mundo sempre esteve atrás da Paz.

    Hoje então nossos dias são muitos mais assombrosos que os longínquos tempos de Jesus na Galileia. Lá eles disputa-vam territórios, impunham seus ideários pela ordem de países teocráticos, dogmas insofismáveis, enfim, morriam por alguma causa, se é que a morte violenta alcança alguma justificativa. Agora não temos isso, nossas relações entre po-vos é leve, claramente discuti-das e com grande número de

    atores diplomáticos a interme-diar para reduzir diferenças, alinhar discursos e convergir comercialmente. Mas a Paz esperada não reina.

    Não temos a Paz que o Cristo propôs e se dispôs a morrer para que tivéssemos. Ainda foi necessário surgir outros personagens distantes mensagem e desapego do filho de Maria e José, mas enverga-ram em proporções destacadas a convergência humana para superar birras e estranhamen-to. Buscando a Paz.

    Em qualquer pesquisa que se lance ao cidadão indagar o que mais espera (muito comum nos abraços de virada do ano), com certeza a Paz aparecerá como um dos mais indicado. E se queremos tanto a Paz, por que não fazemos a Paz ? Não há como pensar alcançar um estado de menor beligerância entre humanos, se as rusgas internas, isto é, no nosso contexto de vivência diária não praticamos ao máximo

    que pudermos a Paz. Nos desarranjos diários provocados pelas nossas movimentações pessoais, profissionais, sociais e comunitárias existir pitadas de vontade permanente de conter enfrentamentos e indisposi-ções. Não vale ficar pedindo a Paz que venha a partir dos outros.

    O Mundo transpassado pelas diversas formas da presença humana – quase já em tempo real em todos os confins da Terra – tem sido por seus bilhões de animais racionais afrontado pela falta de entendimento e compre-ensão. Temos os mais sofisti-cados meios de comunicação, mas ao mesmo tempo não paramos para dar bom dia a quem está do lado. Multidões trocam mensagens ao mesmo tempo nas diversas formas mas sobram batidas de portas, ne-gações a informações e olhares desviados para não entender e nem compreender quem está próximo. E vibramos quando

    alguém lá na Austrália em segundos nos responde um chamado qualquer.

    Esperamos que a Paz chegue à Síria, que topetudezinho da Coreia do Norte não aperte aquele botão que ele diz botar todos nos pelos ares, queremos que o Maduro apodreça na Venezuela para que o Mundo tenha sossego, mas agitamos ambientes e irritamos vizinhos ou brigamos por quase nada, por uns centímetros de terreno. Levantam calúnias, pregam notícias infundadas para obter vantagens políticas e nos negó-cios. Mas se espera a Paz.

    Na contramão do que teme-mos do Estado Islâmico – seu terror por Alá – há o terroris-mo diário velado na maiorias de nossas cidades, impondo toque de recolher quase nas 24 horas do dia ( é preciso manter portões trancados, câmeras e portas cerradas em muitos lares por este país), clima beligerante praticamente e em gritos de socorro pedimos Paz.

    Delata-se com inverdades supostos concorrentes ou ame-açadores da zona de confor-to. Há os que adoram saber e disparar falácias da vida alheia. Alegram-se com o calo-te praticado ou com a falência anunciada. Espalham futricas e alimentam incertezas quanto a vida pessoal e conjugal de terceiros. Porém o que mais se ouve é me deixem em Paz.

    A Paz mais importante é a que estabelece uma quietude em nosso Mundo interno, que nos permita passar da noite para o dia em sonos tranquilos e reconfortantes. Para no novo dia espalhar o que mais deseja-mos: sentimento de Paz.

    A Paz esteja contigo, assim Ele nos desejou. E por isso morreu!

    Advogado e administrador de

    empresasPaz na Páscoa

    䄀 挀漀氀攀琀愀 搀漀 爀攀挀椀挀氀瘀攀氀 挀漀渀琀椀渀甀愀 猀攀渀搀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 搀愀猀 㜀㨀   猀 㜀㨀   猀攀洀 愀氀琀攀爀愀漀 搀攀 戀愀椀爀爀漀猀⸀

    䄀猀 愀瘀攀渀椀搀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 挀漀渀琀椀渀甀愀爀漀猀攀渀搀漀 挀漀氀攀琀愀搀愀猀 琀漀搀漀猀 漀猀 搀椀愀猀⸀

    䠀伀刀섀刀䤀伀 䐀䄀 䌀伀䰀䔀吀䄀

    搀攀 氀椀砀漀 䴀唀䐀伀唀 ℀℀

    䄀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 氀椀砀漀 漀爀最渀椀挀漀⠀渀漀 爀攀挀椀挀氀瘀攀氀⤀ 瀀愀猀猀愀 愀 猀攀爀

    搀椀甀爀渀愀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀猀 㔀栀⸀

     㔀⼀ ㌀㐀㜀 ㌀㌀㌀㈀⸀㘀㘀 ⼀ 㤀㤀㤀㠀㤀⸀㘀㔀㠀

    䤀一䘀伀刀䴀䄀윀픀䔀匀椀

    䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀

  • Maria Luiza Grein Coluna Social de Bombinhas

    Contatos: [email protected] Fone (47) 99270-1394

    Filiada a

    .

    Filiada a

    .

    Queijos & Vinhos

    Será no próximo dia 21 de julho a tradicional Noite de Queijos & Vinhos da Confra-ria de Vinhos de Bombinhas. O evento será realizado no Lounge Bar da Pousada Vila do Farol e, como sempre, terá convites limitados, com músi-ca da melhor qualidade, vi-nhos de excelentes safras, muitos queijos e frutas. Uma noitada imperdível.

    Gastronomia

    Bombinhas vai contar, muito em breve, com mais uma op-ção gastronômica. O Barão Restobar será inaugurado nos próximos dias, em Bombas, e sua especialidade será grill e hamburgers. Sua localização será na Avenida Leopoldo Zarling, 2306.

    Fórum de Cultura

    Foi realizado na última quinta-feira, dia 6, o 4º Fórum Mu-nicipal de Cultura de Bombi-nhas, na sala de eventos “Praia do Ribeiro”, da Pousa-da Vila do Farol. A programa-ção contou com mesa redon-da, palestras e culminou com a eleição dos representantes da sociedade civil para o Con-selho Municipal de Políticas Culturais.

    Vapt, vupt Jantar Festivo do Rotary Club

    O Rotary Club de Bombinhas realizou Jantar Festivo na última terça-feira, dia 4, no Restaurante Bejoca, para comemorar o

    seu primeiro ano de atividades e empossar seu novo Conselho Diretor. Na ocasião, o presidente eleito, Alberto Naim Arradi, recebeu o sino e o malhete das mãos do ex-presidente Ronaldo Henrich. Presentes diversas autoridades e rotarianos de toda a região. O eng. Roque Baretta representou a prefeita Ana Paula

    da Silva e o vereador José Antonio Olimpio representou o Poder Legislativo Municipal. As fotos são do evento.

    Eliane e Alberto Naim Arradi. Gabriela Niele e Diego Baretta. Eryka e Wilker Alves.

    Enrique Nuñes Vargas, Priscila Eskelsen e Luisa Callegaro.

    José Antonio Olimpio e Adilson

    Dellarroca Medeiros.

    Os membros do novo Conselho Diretor do Rotary Club de Bombinhas.

    página. 15MARÇO

    Passeio CiclísticoSerá realizada neste sábado, dia 31 de março, a quarta edição do Passeio Ciclístico de Bombinhas. O percurso tem 16km de pedalada em ritmo de passeio, percorrerá todos os bairros do município e está aberto a todos os interessados. A atividade é uma oportunidade para confraternização e também para redescobrir as belezas que Bombinhas oferece. A concentração está prevista para as 14 horas na Avenida Água Marinha, em Mariscal, com largada às 15 horas.

    FestiruaBombinhas se prepara para realizar seu primeiro Festirua – Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua. O evento acontecerá no período de 20 a 27 de abril, com atrações incríveis de vários países, reunindo apresentações culturais nas ruas da cidade, sob os auspícios da Fundação de Cultura de Bombinhas.

    Beach TennisO Circuito Mormaii de Beach Tennis terá a sua largada em Bombinhas, nas praias do Canto Grande e Mariscal, entre os dias 6 e 8 de abril. Em 2017, na etapa Master, em Garopaba (SC), foram mais de 540 participantes com algumas estrelas internacionais como o tetracampeão mundial Alessandro Calbucci, e Alex Mingozzi, tricampeão mundial, ambos da Itália. Vale a pena conferir...

    Idade nova: Guilherme Capudi comemorou aniversário ao lado de amigos e familiares.

    Comemorando: Sandra Farina, Cilza Leme, Maria Luiza Maciel, Marisa Rosa, Rosanne

    Leme e amigas.

    Confrades: Nando Serpa, Marcio Antonio Pereira, Paulo Henrique Dalago Muller, Edson Sigold Mund, Vitor Hugo Kieling, Cassius Marcelo Bevilaqua, Luciano Rosa, Sylvio Gumz, Cesar Hunhoff, Alan Souza e Luciano Almeida.

    Comemoração: Associadas do Núcleo de Mulheres

    Empresárias se reuniram para comemorar o Dia da Mulher.

    Honra ao mérito: artista plástica Miriam Vaccarelli foi uma das bombinenses homenageada na Noite de Gala do

    colunista Fernando Fischer, em Itajaí

  • Queijos • Presuntos • Salames • BaconLombinho • Temperos • Enlatados

    Embalagens • Chocolates e muito mais.

    Rua Cachalote, 987 (anexo a refrigeração Atlântico)Bombas, Bombinhas SC

    Centro - Farmácia Esmeralda Matriz Av. Vereador Manoel José dos Santos, 1547Tel. 47 3369.2591

    Bombas - Drogaria ÔnixAv. Leopoldo Zarling, 1514Tel. 47 3369.1551

    (47) 3369-3045Rua Baleia Jubarte, 386, Ed. Novo Centro, bloco A, Sala 04, José Amândio

    [email protected]

    Oi - 47 3264.8852www. engenhodapizzasc.com

    Av. Ver. José Manoel dos Santos, 50Sala 03 - Centro - Bombinhas - SC

    47 3369-3387 / 9902-5519

    Rua Saira amarela, s/nfundos BS Materiais de Construção

    Bombas, Bombinhas/SC

    Água VivaDistribuidora de Bebidas

    Tele entrega: 3393.3653 | 9913.0574Av. Girassol, 439 - Morrinhos - Bombinhas/SC

    Água • Gelo • Gás • Carvão