pesquisa perfil do profissional da contabilidade 2012/13

94
PesquisaPerfildoProfissional daContabilidade2012/13

Upload: hakhanh

Post on 10-Jan-2017

216 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Pesq

uisa

Per

fil d

o Pr

ofis

sion

al d

a C

onta

bilid

ade

2012

/13

www.cfc.org.brSAUS Quadra 5 Bloco J

Edifício CFC - Brasília, DFCEP 70070-92061 33149600 Pe

squi

saPerfild

oProfissional

daContabilidade

2012

/13

Page 2: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Pesquisa Perfil do Profissionalda Contabilidade 2012/13

Brasília, 2013

Page 3: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Publicação do Conselho Federal de Contabilidade

SAS Quadra 5 – Bloco “J” - Ed. CFCFone: (61) 3314 9600 / Fax: (61) 3322 2033CEP: 70070-920 – Brasília – DFSite: www.cfc.org.brE-mail: [email protected]

Equipe Técnica Responsável

Ricardo Lopes Cardoso e André Carlos Busanelli de Aquino

Presidente do CFC

Juarez Domingues Carneiro

Diretora Executiva

Elys Tevania Alves de Souza Carvalho

Revisão

Maria do Carmo Nóbrega

Projeto Gráfico e Diagramação

Marcus Hermeto

Tiragem

2.000 exemplares

Distribuição gratuita

Conselho Federal de Contabilidade

Pesquisa perfil do profissional da contabilidade 2012/13 / Conselho Federal de Contabilidade. -- Brasília: CFC, 2013.

86 p.

1. Perfil – Profissional da Contabilidade - Brasil. 2. Resultado de pesquisa. I. Título.

CDU – 657: 331.543(81)

Ficha Catalográfica elaborada pela Bibliotecária Lúcia Helena Alves de Figueiredo CRB 1/1.401

Page 4: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Sumário

Equipe técnica 5

Palavra do Presidente 7

Apresentação 7

Objetivo e Metodologia 9

Caracterização dos Profissionais da Contabilidade 12

Sexo 12

Faixa etária 14

Grau de instrução 16

Número de dependentes 18

Faixa de renda mensal 19

Endereço profissional 20

Caracterização dos Profissionais em Relação à Profissão 22

Vínculo profissional 22

Tempo de exercício profissional 25

Dias de férias por ano 26

Áreas de atuação na Contabilidade 28

Outras ocupações 30

Principais motivos para atuar em outras ocupações 32

Representatividade da renda proveniente da atividade contábil em relação à renda total 33

Principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais em seu exercício profissional 34

Principais instrumentos de atualização utilizados 36

Avaliação acerca do ambiente profissional 38

Conhecimento, uso e avaliação do Sistema CFC/CRCs 40

Conhecimento das atribuições do CFC e dos CRCs 40

Frequência de uso dos serviços do Sistema CFC/CRCs 44

Avaliação da qualidade dos serviços do Sistema CFC/CRCs 46

Característica política dos profissionais 48

Representação classista 48

Representação social 49

Profissionais com registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes 50

Tabelas 51

Page 5: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13
Page 6: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

5

Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Equipe técnica

Edição sob responsabilidade do Conselho Federal de Contabilidade.

Equipe técnica responsável: Ricardo Lopes Cardoso e André Carlos Busanelli de Aquino

A seguir, uma breve apresentação dos pesquisadores:

Ricardo Lopes Cardoso é professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV) e da Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FAF/UERJ). Pesquisador Produtividade CNPq (nível 2) e Jovem Cientista do Nosso Estado (Faperj), é dou-tor em Ciências Contábeis pela FEA/USP (2005), Mestre em Ciências Contábeis pela FAF/UERJ (2001), graduado em Ciências Contábeis (1998) e em Direito (1998). Em 2010 atuou como Academic Fellow da International Financial Reporting Standards Foundation (IFRS Foundation), em Londres. Em 2011 colaborou com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) na disseminação dos IFRS e na organização do Group of Latin-American Account-ing Standard Setters (GLASS) e coordenou o grupo de trabalhos técnicos que tratou da Agenda Consultation do IASB. Durante os anos de 2010 e 2011 coordenou a equipe responsável pela revisão técnica da tradução das International Public Sector Accounting Standards (IPSAS), trabalho executado mediante parcerias entre o CFC, o Ministério da Fazenda e a FGV. No final de 2011, foi contatado pelo World Bank, como consultor para desenvolv-er, durante o ano de 2012, estudo sobre a qualidade da adoção dos IFRS e ISAs pelas empresas brasileiras, o que culminou com a elaboração do Report on the Observance of Standards and Codes, Accounting and Auditing (ROSC A&A). Interesse de pesquisa em Regulação e Qualidade da Informação Contábil.

André Carlos Busanelli de Aquino é professor Associado da Faculdade de Economia, Administração e Conta-bilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Pesquisador Produtividade CNPq (nível 2). É Livre-Docente pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, em 2010, e doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabili- dade da Universidade de São Paulo (FEA/USP, 2005) e mestre em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP, 2001). Compôs a equipe de tradução das International Public Sector Accounting Standards (IPSASs), e em projetos de desenvolvimento conceitual de sistemas de custos para Secretaria do Tesouro Nacional em 2010 e 2011. Em 2012 participou de de-senvolvimento da Matriz de Maturidade Contábil para o Setor Publico, aplicada pela STN em todos entes da federação. Coordenador do centro de pesquisa Public Sector Accounting & Governance. Coordena projetos de pesquisa em redes internacionais de pesquisa comparada sobre o impacto da adoção de contabilidade por competência nas funções de orçamento, execução e monitoramento de políticas publicas. Atua com pesquisas em Controladoria aplicada ao Setor Público.

Page 7: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

6

Palavra do Presidente

Caros profissionais da Contabilidade, É com muito orgulho que apresentamos o Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/2013. Elabora-do por Ricardo Lopes Cardoso e André Carlos Busanelli de Aquino, esta obra apresenta a evolução da profissão contábil no Brasil nos últimos anos.

Idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), este importante documento foi aplicado por meio de questionário eletrônico e enviado aos profissionais de todo o País, em agosto de 2012. A pesqui-sa visa conhecer o perfil do profissional em todos os aspectos (socioeconômico, profissional, cultural, político-classista), além da percepção de que o profissional tem do seu trabalho e do Sistema CFC/CRCs).

Outro ponto que vale ressaltar é que esta nova versão do Perfil faz um comparativo com as edições anteri-ores (1996 e 2009), o que vem reafirmando a crescente evolução da Contabilidade no País e no mundo.

E, ao lançarmos esta obra no Ano da Contabilidade no Brasil, de forma clara e objetiva, temos a certeza de que as informações aqui apresentadas contribuirão para o aperfeiçoamento das ações que serão realizadas e para a promoção, valorização e desenvolvimento de uma profissão mais forte perante a sociedade brasileira.

Juarez Domingues Carneiro

Presidente do CFC

Page 8: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

7

Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Apresentação

É com muita satisfação que apresentamos os resultados da pesquisa do Perfil do Profissional da Conta-bilidade Brasileiro de 2012/2013. A proposta surgiu em abril de 2012, quando o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) firmou acordo com os professores e pesquisadores Ricardo Lopes Cardoso, Fundação Getulio Vargas e Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e André Carlos Busanelli de Aquino, Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto, para realizar esta pesquisa sem qualquer custo para o Conselho Federal de Contabilidade ou qualquer Conselho Regional de Contabilidade (CRC); sendo a única contrapartida do CFC aos pesquisadores, a autorização para que esses incluíssem no questionário de coleta de dados relevante à elaboração do presente Perfil, outras perguntas do interesse de pesquisa privado dos pesquisadores. Pelo acordo, todo o custo de estruturação e aplicação do questionário ficou a cargo dos pesquisadores, bem como, os esforços relativos à análise dos dados e elaboração do relatório do Perfil. Cabendo ao CFC, entre-tanto, a editoração e publicação do presente Perfil.

Em grande parte, para permitir comparabilidade, as perguntas inerentes ao Perfil 2012/13 são idênticas às perguntas efetuadas pelo CFC para elaborar as duas versões anteriores: “Perfil do Contabilista Brasileiro 2009” (CFC, 2009)1 e “Perfil do Contabilista Brasileiro” (CFC, 1996)2. Alterações às questões foram de-batidas com a equipe do CFC. Portanto, tal qual às edições anteriores, esta edição visa conhecer o perfil do profissional da Contabilidade em diversos aspectos: socioeconômico, profissional, cultural e político-clas-sista, além de medir sua percepção quanto à profissão e ao desempenho do sistema CFC/CRCs.

O questionário foi disponibilizado eletronicamente via aplicativo SurveyMonkey e amplamente divulgado pelo Sistema CFC/CRCs, a partir do dia 27 de agosto de 2012, durante o 18º Congresso Brasileiro de Contabi-lidade, realizado na cidade de Belém, Pará. O primeiro questionário foi respondido no dia 28 de agosto de 2012, e o último questionário considerado nesta edição foi respondido no dia 6 de julho de 2013, quando o link do questionário foi desativado.

Os resultados da pesquisa são apresentados neste documento de forma objetiva, contendo os resultados agregados e estratificados conforme os atributos relevantes em cada caso, por exemplo, UF, sexo e categoria profissional (Contador e Técnico em Contabilidade). De todo modo, a coleta de dados não permite identificar o profissional respondente, afinal, em momento algum foi solicitado ao respondente que informasse seu nome ou número de registro. Portanto, a participação foi anônima. Além disso, a participação foi voluntária e não se ofereceu qualquer incentivo financeiro nem de qualquer outra natureza para que os profissionais respondes-sem o questionário.

O CFC acredita que o sistema CFC/CRCs melhor desempenhará sua função quanto mais detalhado e atualizado for seu conhecimento quanto ao Perfil do Profissional da Contabilidade Brasileiro. Nesse sentido, o CFC agradece a todos os profissionais que se dedicaram a responder o questionário – funda-mental à elaboração da presente edição.

1 Disponível em http://50.97.105.38/~cfcor495/wordpress/wp-content/uploads/2013/01/perfil_web.pdf, acesso em 2 de Maio de 2012.

2 Disponível em http://50.97.105.38/~cfcor495/wordpress/wp-content/uploads/2013/01/livro_perfil_do_contabilista3.pdf, acesso em 2 de Maio de 2012.

Page 9: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13
Page 10: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

9

Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Objetivo e Metodologia

Objetivo Geral

Definir o perfil sócio-econômico-cultural do profissional da Contabilidade brasileiro, bem como, indicativos para orien-tar a atuação do Sistema CFC/CRCs e o Governo Federal no controle e desenvolvimento da profissão contábil no país.

Objetivo Específico

I. Definir e analisar a situação do profissional da Contabilidade em termos sócio-econômicos;II. Conhecer aspectos relacionados com as forças motivadoras ligadas a escolha da profissão;III. Identificar demandas de capacitação e outras formas de apoio do CFC, com o objetivo de aperfeiçoa-

mento profissional.IV. Analisar o grau de socialização do profissional da Contabilidade, compreendendo a integração com o

meio sócio-político-cultural e com a atuação profissional;V. Subsidiar o Governo Federal por meio do conhecimento da classe contábil brasileira e como os profis-

sionais da Contabilidade podem auxiliar no desenvolvimento do país.

Metodologia

A seleção das questões que compreenderam o presente perfil originou-se da análise crítica das questões utilizadas pelo CFC nas duas versões anteriores do “Perfil do Contabilista” (CFC, 1996; 2009).

O questionário eletrônico foi estruturado no SurveyMonkey, cujo link foi amplamente divulgado pelo Sistema CFC/CRCs. A participação na pesquisa foi anônima e voluntária por parte dos respondentes.

O período de coleta de dados teve início em 27 de agosto de 2012 e foi encerrado em 06 de julho de 2013.

Todos as respostas carregadas exclusivamente pelo SurveyMonkey constituíram um banco de dados único, que foi analisado com o auxílio do pacote estatístico STATA, versão 11.2.

Abrangência geográficaTodo o Brasil.

Público-alvo do questionárioTodos os profissionais da Contabilidade atuantes no Brasil.

Seleção dos respondentesNão houve seleção de respondentes. O CFC providenciou ampla divulgação da pesquisa (juntamente com o link do questionário) e incentivou que os profissionais da Contabilidade respondessem ao questionário. Algum grupo potencialmente pode estar mais representado do que outro, por exemplo, com maior uso e acesso à internet, ou mais propenso a oferecer informações. A potencial sub-representação de grupos é consequência direta do uso da resposta voluntária ao questionário, e não oferece risco à representação da categoria como um todo.

Controle de qualidadeForam excluídos da base de dados os formulários parcialmente preenchidos, ou seja, a presente análise só considera as respostas dos formulários preenchidos até a última questão (inclusive). Foram desconsiderados 539 formulários cujos re-spondentes declararam não possuir registro profissional no Sistema CFC/CRCs. Além disso, foram excluídas as observações consideradas como potencialmente comprometidas, por exemplo, idade superior a 99 anos ou menor que 16 anos.

Representatividade da amostraDe modo geral, a amostra considerada no presente relatório representa cerca de 2,5% da população de profissionais da Contabilidade registrados no Sistema CFC/CRCs. Embora a taxa de respostas seja razoavel-

Page 11: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

10

mente baixa, ainda assim, os resultados são aceitos como representativos para um estudo exploratório. A Tabela 1 apresenta a representatividade por UF e por categoria profissional.

Tabela 1: Detalhamento da amostra e sua representatividade

Universo* Amostra

UF Total Contadores Técnicos Total Contadores Técnicos

n n n n % n % n %

AC 1.215 842 373 34 4,3% 29 6,1% 5 1,6%

AL 3.714 2.378 1.336 71 1,7% 50 2,0% 21 1,3%

AM 6.590 4.271 2.319 120 2,1% 94 2,8% 26 1,1%

AP 1.318 958 360 22 2,3% 19 3,2% 3 0,8%

BA 20.946 13.616 7.330 507 3,2% 406 4,2% 101 1,6%

CE 12.164 7.461 4.703 543 5,6% 387 6,7% 156 4,0%

DF 14.963 9.628 5.335 358 2,7% 291 3,7% 67 1,3%

ES 9.745 6.766 2.979 273 3,7% 218 5,0% 55 1,9%

GO 12.029 7.723 4.306 352 4,0% 277 5,3% 75 2,1%

MA 6.081 3.808 2.273 100 2,4% 77 3,1% 23 1,4%

MG 54.150 28.063 26.087 795 1,7% 578 2,1% 217 1,2%

MS 6.991 4.273 2.718 148 2,7% 112 3,4% 36 1,6%

MT 10.076 7.795 2.281 328 5,0% 286 7,3% 42 1,6%

PA 10.190 7.875 2.315 268 3,2% 231 4,7% 37 1,1%

PB 6.116 4.020 2.096 207 4,0% 163 5,2% 44 2,1%

PE 13.262 6.912 6.350 292 3,1% 211 3,7% 81 2,2%

PI 5.379 3.973 1.406 91 2,6% 71 3,4% 20 1,4%

PR 31.391 21.515 9.876 593 2,5% 473 3,3% 120 1,2%

RJ 53.851 32.897 20.954 1.890 4,1% 1.375 4,9% 515 2,8%

RN 5.798 4.492 1.306 147 3,5% 129 5,1% 18 1,1%

RO 4.581 3.224 1.357 101 3,0% 75 3,7% 26 1,9%

RR 1.144 901 243 29 3,6% 22 4,5% 7 2,2%

RS 37.466 22.443 15.023 1.076 3,4% 795 4,2% 281 2,2%

SC 19.864 14.685 5.179 599 3,8% 510 5,4% 89 1,4%

SE 3.514 2.119 1.395 109 3,1% 82 3,9% 27 1,9%

SP 136.517 77.216 59.301 3.405 3,1% 2.350 3,6% 1.055 2,4%

TO 3.609 2.843 766 86 4,1% 78 6,2% 8 1,0%

BRASIL 492.664 302.697 189.967 12.544 2,5% 9.389 3,1% 3.155 1,7%

* Dados relativos ao universo de profissionais foi obtido na base de Registros, apurada em Junho de 2012.

O estado do Ceará é o melhor representado, seus 543 respondestes correspondem a 5,6% dos profissionais daquele estado. Com destaque para os técnicos em contabilidade, 4% dos técnicos do Ceará responderam o questionário.

Entre os contadores, o estado do Mato Grosso é o melhor representando, 7,3% de seus contadores respon-deram o questionário.

Por outro lado, os estados de Alagoas e Minas Gerais foram os que menor parcela de seus profissionais responderam o questionário, somente 1,7% em cada estado. Especificamente quanto aos contadores, Alagoas também apresenta menor taxa de resposta (2%). Com relação aos técnicos, é o estado do Amapá que apresenta menor taxa de resposta (somente 0,8%).

Note também que os estados com maior quantidade de respondentes, São Paulo (3.405) e Rio de Janeiro (1.890), estão representados neste relatório às taxas de 3,1% e 4,1%, respectivamente, em relação aos profissionais registrados nesses estados.

Page 12: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

A amostra deste perfil corresponde a 2,5% da população,

sendo 3,1% dos contadores

e 1,7% dos técnicos.

Page 13: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

12

Caracterização dos Profissionais da Contabilidade

Nesta seção, os respondentes são analisados quanto aos seguintes atributos:

• Sexo• Faixa etária• Grau de instrução• Número de dependentes• Faixa de renda mensal• Endereço profissional

Sexo

A questão não deve ser utilizada para inferir se existem mais homens ou mulheres atuando no estado. Ape-sar de ser uma indicação, o ideal seria usar a população para esta questão, pois os dados estão disponíveis no Sistema CFC/CRCs.

De forma geral, os respondentes são homens (66,1%). Mesmo quando segregados entre contadores e téc-nicos em contabilidade, os homens são maioria.

A concentração de homens varia nos estados, enquanto o Estado do Acre apresenta a maior concentração de respondentes homens (73,5%). O Acre também possui a maior concentração de homens entre os con-tadores (72,4%); já o Estado de Mato Grosso apresenta a maior concentração de respondentes homens entre os técnicos em contabilidade (85,7%).

Entre todos os estados, o Amazonas é o que tem a menor diferença entre a proporção de homens e mulheres. A proporção de homens representa apenas 55,8% dos respondentes, mas ainda assim é maior que a pro-porção de mulheres respondentes no estado. Na categoria “Contadores”, a menor diferença entre homens e mulheres é Alagoas (54% de respondentes homens).

Em alguns estados, a proporção de mulheres respondentes é maior ou igual que a de homens. Mas isso acontece apenas na categoria de “Técnicos em contabilidade”. O estado de Rondônia apresenta 44,4%, do Amazonas, 53,8%, e do Tocantins, 50%.

A primeira pesquisa sobre o perfil do profissional da Contabilidade, realizada em 1996, indicava uma par-ticipação feminina de apenas 27,45%. Na presente edição, a participação feminina subiu para 33,9%, com acréscimo do percentual de Contadoras de 27,02% para 35,1%.

A Tabela 2, ao final do relatório, apresenta a proporção de contadores e técnicos em contabilidade, por estado, estratificados por sexo.

Page 14: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

13

Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

66,1%

33,9%Feminino

Masculino

64,9%

35,1%Feminino

Masculino

69,8%

30,2%Feminino

Masculino

Gráfico 1: Distribuição por sexode todos os respondentes

Gráfico 2: Distribuição por sexodos respondentes contadores

Gráfico 3: Distribuição por sexo dos respondentes técnicos em contabilidade

Page 15: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

14

Faixa etária

Os respondentes têm, em média, 40 anos de idade, sendo os contadores um pouco mais jovens que os técnicos, isto é, os contadores têm, em média, 39 anos de idade, enquanto os técnicos em contabilidade têm, em média, 44 anos de idade.

Comparando-se com o Perfil 2008-2009, percebe-se um rejuvenescimento do profissionais da contabili-dade. Naquela edição do Perfil, 48,5% dos respondentes tinha menos de 40 anos de idade; na presente edição, 78,1% dos respondentes declararam ter menos de 40 anos de idade.

Os parâmetros de faixa etária utilizados nesta edição são os mesmos utilizados na edição anterior (CFC, 2009).

Gráfico 4: Distribuição por idade de todos os respondentes

0

6,2%

15,4%

56,5%

15,3%

6,4%

0

020

0040

0060

0080

00

Freq

uênc

ia

Menor de18 anos

Entre 26e 30 anos

Entre 50 e59 anos

Não informou

Faixa etaria

Gráfico 5: Distribuição por idade dos respondentes contadores

0

6,7%

17,9%

56,8%

13,8%

4,6%

0

020

0040

0060

00

Freq

uênc

ia

Menor de18 anos

Entre 26e 30 anos

Entre 50 e59 anos

Não informou

Faixa etaria

Gráfico 6: Distribuição por idade dos respondentes técnicos em contabilidade

2000

0

4,7%

7,7%

19,9%

11,6%

0

050

010

0015

00

Freq

uênc

ia

Menor de18 anos

Entre 26e 30 anos

Entre 50 e59 anos

Não informou

Faixa etaria

55,6%

A Tabela 3, ao final do relatório, apresenta a proporção de contadores e técnicos em contabilidade, por estado, estratificados por faixa etária.

Page 16: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Os profissionais têm, em média,

40 anos de idade.

Page 17: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

16

Grau de instrução

A maior parte dos respondentes (56,1%) tem, no máximo, curso de Bacharel (em Contabilidade ou em qualquer outra área), sendo, 13,4% com titulação máxima equivalente ao 2º Grau Técnico e 42,7% com titulação máxima equivalente ao curso de graduação. Apenas 0,6% dos respondentes é Doutor (em qualquer área) e 5,1% é Mestre (em qualquer área).

Entre os contadores, 45,7% têm titulação máxima equivalente ao curso de graduação e 47,1% com titulação máxima equivalente ao curso de pós-graduação lato sensu. Apenas 0,8% dos respondentes é Doutor (em qualquer área), e 6,3% é Mestre (em qualquer área).

Em 2009, só 0,2% dos profissionais tinha titulação de Doutor e apenas 1,6% eram Mestres. A última pesquisa demonstra um aumento de 400% de Doutores e 318% de Mestres.

O Conselho Federal de Contabilidade é um dos grandes responsáveis por esse acréscimo. Acompanhando a evolução do processo de ensino nos últimos anos, assimilou a importância da sua participação, enquanto órgão de classe, para a qualificação profissional dos seus filiados.

A formação continuada acadêmica é requisito fundamental para a educação integral do profissional da conta-bilidade. Partindo dessa premissa, o CFC instituiu o Programa Excelência na Contabilidade, que tem como proposta intensificar a realização de cursos de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade, participando financeiramente de projetos específicos direcionados a essa finalidade, mediante convênios firmados com instituições de ensino superior recomendados* pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Praticamente todas as unidades da Federação (exceto Amapá e Roraima) contaram com respondentes Con-tadores cuja titulação máxima é Mestre, e somente 15 unidades da Federação contaram com respondentes Contadores cuja titulação máxima é Doutor.

Entre os técnicos em contabilidade, a maioria dos respondentes (52,7%) tem, no máximo, o 2º Grau Técnico. Embora 34% tenha titulação máxima equivalente ao curso de graduação, somente 11,6% tem titulação máxi-ma equivalente ao curso de pós-graduação lato sensu. Apenas 0,3% dos respondentes é Doutor (em qualquer área) e 1,3% é Mestre (em qualquer área).

Apenas 13 das 27 unidades da Federação contaram com respondentes técnicos em contabilidade cuja titu-lação máxima é Mestre, e somente 5 unidades da Federação (Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo) contaram com respondentes técnicos em contabilidade cuja titulação máxima é Doutor.

A Tabela 4, ao final do relatório, apresenta a titulação máxima dos respondentes, segregados por estado e por categoria.

Page 18: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

17

Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

13,4%

38,1%

Especialista emqualquer área

Técnico em qualquer área

5,1%

Mestre emqualquer área 0,6%

Doutor em qualquer área

42,7%

Bacharel em qualquer área

0,2%

47,1%

Especialista emqualquer área

Técnico em qualquer área

6,3%

Mestre emqualquer área

0,8%

Doutor em qualquer área

45,7%

Bacharel em qualquer área

52,7

11,6%

Especialista emqualquer área

Técnico em qualquer área

1,3%

Mestre emqualquer área

0,3%

Doutor em qualquer área

34,0%

Bacharel em qualquer área

Gráfico 7: Distribuição por grau de instrução de todos os respondentes

Gráfico 8: Distribuição por grau deinstrução dos respondentes contadores

Gráfico 9: Distribuição por grau de instrução de todos os respondentes

Page 19: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

18

Número de dependentes

A maior parte dos respondentes (58,4%) tem, no máximo, um dependente, sendo que 33,2% não têm nenhum dependente e 25,2% tem somente um dependente. Apenas 2,1% dos respondentes têm cinco ou mais depen-dentes. Entretanto, no Estado do Acre, 8,8% dos respondentes têm cinco ou mais dependentes.

Percebe-se que em comparação com as duas pesquisas anteriores que, também entre os profissionais da Contabilidade segue-se uma tendência global de redução no número de dependente.

Em 2009, o percentual de profissionais que não possuíam dependentes era de 22,0%. Comparado ao ano de 2012, esse percentual já era de 33,2%.

Entre os contadores respondentes, 60,8% têm, no máximo, um dependente, sendo que 36,4% não têm nenhum dependente e 24,4% têm somente um dependente. Ressalta-se que, no Estado do Amapá, somente 10,5% dos Contadores respondentes não tem nenhum dependente. Por outro lado, nos estados do Rio Grande do Norte e Sergipe, 43,4% e 41,5%, respectivamente, dos contadores respondentes não têm nenhum dependente. Na média brasileira, 1,7% dos contadores respondentes têm cinco ou mais dependentes.

Entre os Técnicos em contabilidade respondentes, 51,3% têm, no máximo, um dependente, sendo que 23,8% não têm nenhum dependente e 27,5% têm somente um dependente. Destaque para o Acre, onde todos os técnicos em contabilidade respondentes têm pelo menos um dependente, sendo que somente 20% deles so-mente um dependente. Na média brasileira, 3,4% dos técnicos em contabilidade respondentes têm cinco ou mais dependentes. Entretanto, nos estados do Maranhão, Mato Grosso do Sul e Pará, 13%, 11,1% e 10,8%, respectivamente, dos técnicos em contabilidade respondentes têm cinco ou mais dependentes.

A Tabela 5, ao final do relatório, apresenta a quantidade de dependentes dos respondentes, segregados por estado e por categoria.

33,2%

22,4%Dois

Nenhum

12,9%Três

4,1%Quatro

2,1%Cinco ou mais

25,2%Um

23,8%

23,6%Dois

Nenhum

16,2%Três

5,5%Quatro

3,4%Cinco ou mais

27,5%Um

36,4%

22,0%Dois

Nenhum

11,8%Três

3,7%Quatro

1,7%Cinco ou mais

24,4%Um

Gráfico 10: Distribuição por número de dependentes de todos os respondentes

Gráfico 12: Distribuição por número de dependentes dos respondentes técnicos em contabilidade

Gráfico 11: Distribuição por número de dependentes dos respondentes contadores

Page 20: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

19

Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Faixa de renda mensal

As faixas de renda foram estruturadas como múltiplos do salário mínimo vigente em agosto de 2012 (R$ 622,00).

Embora a resposta a essa questão não fosse obrigatória para prosseguir respondendo ao questionário, somente 0,7% dos respondentes deixaram de responder a essa questão (sendo, 0,6% dos contadores e 1% dos técnicos).

A grande maioria dos respondentes (72,6%) tem renda de até 10 salários mínimos por mês, enquanto 8,5% deles têm renda mensal superior a 20 salários mínimos.

A média brasileira é razoavelmente semelhante à média identificada entre os contadores respondentes, do quais 69,9% têm renda de até 10 salários mínimos por mês, enquanto 9,5% deles têm renda mensal superior a 20 salários mínimos, com destaque para as seguintes unidades da Federação: Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, onde mais de 10% dos contadores têm renda mensal de superior a 20 salários mínimos.

Os escritórios de contabilidade têm acompanhando o desenvolvimento do país e houve um acréscimo na remuneração média das organizações contábeis que apresentou um leve crescimento. Em relação a última pesquisa, percebe-se que aumentou o percentual de contadores que têm renda mensal superior a 20 salários mínimos de 8,7% para 9,5%.

Por outro lado, a média identificada entre os Técnicos em contabilidade é significativamente diferente: 80,9% dos técnicos respondentes têm renda de até 10 salários mínimos por mês, enquanto somente 5,5% deles têm renda mensal superior a 20 salários mínimos, com destaque para os estados do Piauí, Alagoas e Paraíba, onde mais da metade dos técnicos têm renda mensal de até 3 salários mínimos, sendo, 60%, 52,4% e 52,3%, respectivamente.

A tabela 6, ao final do relatório, apresenta a faixa de renda mensal dos respondentes, segregados por estado e por categoria.

26,2%

Entre R$3.110e R$6.220

12,6%

Entre R$6.220e R$12.440

3,2%

Entre R$12.440e R$18.660

1,8%

Entre R$18.660e R$ 31.100

29,9%Até R$1.866

24,8%

Entre R$1.866e R$3.110

1,0%

Recusou-se aresponder

0,4%

Acima de R$31.110

19,3%

30,8%

Entre R$3.110e R$6.220

Até R$1.866

18,2%

Entre R$6.220e R$12.440

5,2%

Entre R$12.440e R$18.660

2,4%

Entre R$18.660e R$ 31.100

0,7%

Recusou-se aresponder

22,5%

Entre R$1.866e R$3.110

0,9%

Acima de R$31.110

32,4%

Entre R$3.110e R$6.220

20,1%

Entre R$6.220e R$12.440

5,8%

Entre R$12.440e R$18.660

2,6%

Entre R$18.660e R$ 31.100

15,8%Até R$1.866

21,7%

Entre R$1.866e R$3.110

0,6%

Recusou-se aresponder

1,0%

Acima de R$31.110

Gráfico 15: Distribuição por faixa de renda dos respondentes técnicos em contabilidade

Gráfico 13: Distribuição por faixa de renda de todos os respondentes

Gráfico 14: Distribuição por faixa de renda dos respondentes contadores

Page 21: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

20

Endereço profissional

Mais da metade dos Profissionais da Contabilidade que responderam ao questionário tem sua base profissional na capital da unidade da Federação, sendo 56,7% no agregado, 58,4% entre os contadores e 51,6% entre os técnicos em contabilidade.

Em relação a última pesquisa do Perfil do Profissional da Contabilidade, houve um aumento de 4,6 % a mais de profissionais que estão desenvolvendo suas atividades na capital. Isso demonstra que eles vêm buscando, nos últimos anos, os grandes centros para estabelecerem seu domicílio profissional.

O estado do Amazonas e o Distrito Federal apresentam a maior concentração de profissionais da Contabilidade atuando na capital, 98,3% e 96,4%, respectivamente. Analisando-se somente os contadores, somam-se a essas duas unidades da Federação, os estados do Acre e Roraima, onde aproximadamente 90% dos respondentes atuam na capital. Talvez esse resultado reflita a suposta fragilidade na divulgação do questionário (e respectivo link) no interior desses estados.

Por outro lado, os estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm a maior parcela dos profissionais respondentes (tanto no agregado, quanto em ambas categorias) atuando no interior.

A Tabela 7, ao final do relatório, apresenta o endereço profissional dos respondentes, segregados por estado e por categoria.

47,3%Interior

56,7%Capital

41,6%Interior

58,4%Capital

41,6%Interior

58,4%Capital

Gráfico 16: Distribuição por endereçoprofissional de todos os respondentes

Gráfico 18: Distribuição por endereço profissional dos respondentes técnicos em contabilidade

Gráfico 17: Distribuição por endereçoprofissional dos respondentes contadores

Page 22: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Comparando-se com as versões anteriores do perfil, houve aumento da proporção

de mestres e doutores entre os profissionais

da Contabilidade, além de redução no número de dependentes.

Page 23: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

22

Caracterização dos Profissionais em Relação à Profissão

Nesta seção, os respondentes são analisados quanto aos seguintes atributos:

• Vínculo profissional• Tempo de exercício profissional• Dias de férias por ano• Áreas de atuação na Contabilidade• Outras ocupações• Principais motivos para atuar em outras áreas• Representatividade da renda proveniente da atividade contábil em relação à renda total• Principais dificuldades enfrentadas no exercício profissional• Principais instrumentos de atualização utilizados• Avaliação acerca do ambiente profissional

Vínculo profissional

A questão “Vínculo profissional” é um aprimoramento da questão “Situação profissional em relação à Conta-bilidade” que consta na edição do Perfil 2009 (CFC, 2009). Portanto, a comparação direta entre os resulta-dos apresentados nessas duas edições não é possível para todas as categorias de resposta.

Nos dados agregados, aproximadamente, um terço dos respondentes é autônomo ou tem sua própria firma de Contabilidade/Auditoria. Entre os contadores, a maior concentração de respondentes (29,5%) é compos-ta por funcionários da iniciativa privada (exceto firmas de Contabilidade/Auditoria), enquanto que entre os Técnicos, a maior concentração de respondentes (43,9%) é composta por autônomos ou proprietários de firmas de Contabilidade/Auditoria.

Interessante observar que, entre os contadores, os servidores públicos concentram a maior quantidade de respondentes nos estados do Acre, Amapá, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins e o Distrito Federal.

Em contrapartida, entre os Técnicos em contabilidade, não há dispersão relevante na distribuição entre estados. A rigor, autônomos ou proprietários de firmas de Contabilidade/Auditoria é a classe majoritária em todas as unidades da Federação, considerando os Técnicos que responderam ao questionário.

A tabela 8, ao final do relatório, apresenta o vínculo profissional dos respondentes, segregados por estado e por categoria. Uma análise mais apurada dos respondentes que se declararam “autônomos ou proprietários de firmas de Contabilidade/Auditoria” é apresentada na Tabela 9, onde se observa que a significativa maioria dos profissionais é proprietária ou sócia de firma de Contabilidade/Auditoria, ao passo que parcela ínfima dos profissionais se envolvem com atividades de perícia judicial.

Page 24: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

23

Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

105

1525

2030

35

Por

cent

agem

1. A

utôno

mo, Pr

oprie

tário

ou S

ócio

2. Fu

ncion

ário

Firma C

ontab

il

3.Fu

ncion

ário d

a

inicia

tiva p

rivad

a

4. S

ervido

r Púb

lico

5. C

eletis

ta de

empre

sa pú

blica

6. Fu

ncion

ário d

e

Fund

açõe

s Priv

adas

7. O

utro v

ínculo

0

31,1%

11,0%

26,9%

13,7%

5,6%

4,0%

7,6%

105

1525

2030

35

Por

cent

agem

1. A

utôno

mo, Pr

oprie

tário

ou S

ócio

2. Fu

ncion

ário

Firma C

ontab

il

3.Fu

ncion

ário d

a

inicia

tiva p

rivad

a

4. S

ervido

r Púb

lico

5. C

eletis

ta de

empre

sa pú

blica

6. Fu

ncion

ário d

e

Fund

açõe

s Priv

adas

7. O

utro v

ínculo

0

26,8%

9,9%

29,5%

15,3%

6,6%

4,4%

7,5%

105

1525

2030

5040

3545

Por

cent

agem

1. A

utôno

mo, Pr

oprie

tário

ou S

ócio

2. Fu

ncion

ário

Firma C

ontab

il

3.Fu

ncion

ário d

a

inicia

tiva p

rivad

a

4. S

ervido

r Púb

lico

5. C

eletis

ta de

empre

sa pú

blica

6. Fu

ncion

ário d

e

Fund

açõe

s Priv

adas

7. O

utro v

ínculo

0

43,9%

14,2%

19,4%

8,9%

2,9% 2,9%

7,9%

Gráfico 19: Distribuição por vínculoprofissional de todos os respondentes

Gráfico 20: Distribuição por vínculo profissional dos respondentes contadores

Gráfico 21: Distribuição por vínculo profissional dos respondentes técnicos em contabilidade

Page 25: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

24

2,2%

1. Atua emPerícia Contábil

23,6%

2. Não atua emPerícia Contábil

74,2%3. É proprietário de firma

2,8%

1. Atua emPerícia Contábil

19,8%

2. Não atua emPerícia Contábil

77,4%3. É proprietário de firma

0,9%

1. Atua emPerícia Contábil

30,5%

2. Não atua emPerícia Contábil

68,5%3. É proprietário de firma

Gráfico 19: Distribuição por Autônomos ou proprietários de firmas de Contabilidade/Auditoria de todos os respondentes

Gráfico 20: Distribuição por Autônomos ou proprietários de firmas de Contabilidade/Auditoria dos respondentes contadores

Gráfico 21: Distribuição por Autônomos ou proprietários de firmas de Contabilidade/Auditoria de todos os respondentes

Page 26: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

25

Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Tempo de exercício profissional

De modo geral, os profissionais da Contabilidade que responderam a este questionário têm, em grande parte, mais de 15 anos de experiências profissional, sendo os Contadores, em média, um pouco mais jovens que os Técnicos em contabilidade, conforme demonstrado na Tabela 10.

Entre a pesquisa realizada em 2009 e a realizada em 2012, os percentuais são muito próximos, sendo percebida uma manutenção do tempo de experiência, sendo que mais de 75%, em ambos as pesquisas, dos profissionais da Contabilidade possuem mais de 10 anos de experiência.

Interessante observar uma positiva distribuição entre as classes com menos tempo de atuação. A renovação da profissão depende da entrada de novos profissionais. Com o término da carreira das classes mais maduras de contadores e técnicos, os profissionais mais novos a substituirão.

71,2%Acima de 15 anos

13,8%Menos de 5 anos

10,7%De 5 a 10 anos

4,3%De 11 a 15 anos

69,3%Acima de 15 anos

15,3%Menos de 5 anos

11,3%De 5 a 10 anos

4,1%De 11 a 15 anos

76,8%Acima de 15 anos

9,5%Menos de 5 anos

8,7%De 5 a 10 anos

4,9%De 11 a 15 anos

Gráfico 22: Distribuição tempo de exercícioprofissional de todos os respondentes

Gráfico 24: Distribuição por tempo de exercício profissional dos respondentes técnicos em contabilidade

Gráfico 23: Distribuição por tempo de exercícioprofissional dos respondentes contadores

Page 27: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

26

Dias de férias por ano

Uma das formas de se medir a qualidade de vida do profissional é saber a quantidade de dias, em média, que o indivíduo goza por ano.

Identificamos que nesse aspecto há significativa diferença entre contadores e técnicos. Enquanto, 56,4% dos Contadores respondentes gozam entre 15 e 30 dias de férias por ano, somente 42,6% dos técnicos gozam férias por esse período. A rigor, 52% dos técnicos respondentes gozam menos de 15 dias de férias por ano, sendo que essa é a realidade de somente 35,9% dos contadores.

De qualquer modo, parcela insignificante dos profissionais (1,4%) goza mais de 45 dias de férias por ano. Nessa perspectiva, não há diferença relevante entre contadores e técnicos.

Os Gráficos 25 e 26 mostram uma maior concentração em um menor período de férias (<15 dias) para os que atuam como autônomos e sócios de firmas. Mas cerca de 40% dos que atuam como celetistas, funcionários de firmas de contabilidade ou em outras firmas da iniciativa privada também gozam menos de 15 dias de férias por ano. A Tabela 11, ao final do relatório, demonstra a quantidade de dias que os profissionais gozam por ano.

020

4060

80

Por

cent

agem

<15 15-30 30-45 >45

Dias de férias por ano

1020

3040

6050

0

Por

cent

agem

<15 15-30 30-45 >45

Dias de férias por ano

Gráfico 25: Dias de férias na função Autônomo ou Sócio de firma

Gráfico 26: Dias de férias nas demais funções

Page 28: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

De modo geral, os profissionais

que são autônomos ou sócios de firma de contabilidade

gozam fériassignificativamente

menores que os demais

profissionais da Contabilidade.

Page 29: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

28

Áreas de atuação na Contabilidade

A questão “Áreas de atuação na Contabilidade” foi construída a partir do vínculo profissional. Nesse sentido, é um aprimoramento da questão “Situação profissional em relação à Contabilidade” que consta na edição do perfil 2008-2009 (CFC, 2009), portanto, comparação direta entre os resultados apresentados nessas duas edições não é possível para todas as categorias de resposta.

Grande parte dos profissionais que respondeu ao questionário (44,1%) atua na elaboração de demonstrações contábeis, quer de empresas privadas ou de entidades do setor público, independentemente do vínculo profis-sional (autônomo ou proprietário de firma de contabilidade, funcionário de empresa privada, empresa pública ou de economia mista, ou servidor público). Entre os técnicos, esse percentual é de 54,4%.

A Tabela 12, ao final do relatório, demonstra a área de atuação profissional agrupada por vínculo.

Descrições completas das funções:

Elaborador:1. Elaboração demonstrações contábeis (ambiente empresarial)12. Elaboração demonstrações contábeis (autônomo ou proprietário)13. Elaboração demonstrações contábeis (setor público)

Análise e gestão:2. Análise e acompanhamento projetos de investimento3. Análise/consultoria financeira6. Análise/consultoria tributária7. Gerencia de áreas operacionais8. Elaboração ou análise informação de custos9. Planejamento estratégico ou orçamentário15. Analista órgão regulador de atividade econômica16. Analista de banco ou agência de fomento18. Ordenador de despesas19. Empenhador de despesa

Auditoria e fiscalização:4. Auditoria interna ou controle interno5. Auditoria externa11. Perícia judicial14. Fiscal de renda17. Auditor governamental

Outros10. Outra (ambiente empresarial)20. Outra (setor público)

Page 30: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

29

Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

510

1520

2530

35

Por

cent

agem

1 12 2 3 6 7 8 9 15 16 18 19 4 5 11 14 17 10 20 Recusou-sea responder

13

Elaborador Análise e gestão Auditoria e fiscalização OutrosProfessor oupesquisador

0

11,5%

30,4%

2,2%

0,6%2,0%

3,2%4,6%

1,4% 1,8%0,2% 0,0% 0,1%

1,3% 0,8% 0,7% 0,4%

2,0%

4,5%

10,4%

0,5%

20,8%

0,7%

510

1520

2530

3545

4050

Por

cent

agem

0

9,3%

43,5%

1,6% 0,3% 1,0%

2,8% 3,3%

0,9% 0,9% 0,0% 0,0% 0,0% 0,3% 0,2% 0,4% 0,2% 0,4%

3,5%

11,6%

0,2%

19,0%

0,4%

1 12 2 3 6 7 8 9 15 16 18 19 4 5 11 14 17 10 20 Recusou-sea responder

13

Elaborador Análise e gestão Auditoria e fiscalização OutrosProfessor oupesquisador

510

1520

2530

Por

cent

agem

0

12,2%

26,0%

2,3%

0,7%

2,4%3,3%

5,0%

1,6% 2,2%

0,2% 0,1% 0,2%1,6% 1,0% 0,8% 0,4%

2,5%

4,8%

10,0%

0,6%

21,4%

0,8%

1 12 2 3 6 7 8 9 15 16 18 19 4 5 11 14 17 10 20 Recusou-sea responder

13

Elaborador Análise e gestão Auditoria e fiscalização OutrosProfessor oupesquisador

Gráfico 27: Distribuição por área de atuação profissional de todos os respondentes

Gráfico 29: Distribuição por área de atuação profissional dos respondentes técnicos em contabilidade

Gráfico 28: Distribuição por área de atuação profissional dos respondentes contadores

Page 31: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

30

Outras ocupações

Grande parte (72,6%) dos respondentes não desenvolve outra ocupação profissional além daquela informa-da anteriormente.

Especificamente com relação aos técnicos em contabilidade, esse percentual aumenta para 75,6%, e a atividade de comércio ou representação comercial corresponde à segunda ocupação (o que corresponde a 5,2% dos téc-nicos respondentes).

Quanto aos contadores, o percentual de respondentes que não desenvolve outra ocupação profissional reduz para 71,6%, sendo as duas outras ocupações mais frequentes entre os Contadores: “Consultor, perito, parece-rista na área de Contabilidade” (8,1%) e “Professor de contabilidade” (6,5%). Somente 3,1% dos contadores respondentes se dedicam à atividade de comércio ou representação comercial.

Interessante notar que os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins são os que concentram a maior parte dos profissionais que também se dedicam à produção rural, talvez como consequência da vocação do estado.

A Tabela 13, ao final do relatório, apresenta a distribuição amostral dos respondentes segundo as ocupações em outras áreas.

21

35

46

78

Por

cent

agem

Advo

gado

Comérc

io ou

repres

entaç

ão co

mercial

Corre

tagem

de

imóv

eis ou

segu

ros

Despa

chan

te

Profe

ssor

de C

ontab

ilidad

e

Profe

ssor

de ou

tra ár

ea

Cons

ultor,

perito

, pare

ceris

ta

na ár

ea de

Con

tabilid

ade

Cons

ultor,

perito

, pare

ceris

ta

em ou

tra ár

ea

Desen

volve

dor d

e soft

ware

de ge

stão/C

ontab

ilidad

e

Desen

volve

dor d

e soft

ware

de ou

tra ár

ea

Prod

utor r

ural

0

1,1%

3,6%

0,9% 1,0%

5,1%

2,9%

6,8%

2,7%

0,6%0,8%

1,9%

21

35

46

78

Advo

gado

Comér

cio ou

repres

entaçã

o co

mercia

l

Corre

tage

m de

imóv

eis ou se

guros

Despa

chan

te

Profe

ssor de C

ontabil

idade

Profe

ssor de o

utra ár

ea

Cons

ultor, p

erito

, parec

erist

a

na ár

ea de C

ontabil

idade

Cons

ultor, p

erito

, parec

erist

a

em outra ár

ea

Desen

volve

dor d

e soft

ware

de ge

stão/C

ontabil

idade

Desen

volve

dor d

e soft

ware

de outra ár

ea

Prod

utor ru

ral

Por

cent

agem

0

2,1%

5,2%

1,5%

1,9%

1,2%

2,9%2,7%

3,0%

0,5%

1,4%

2,0%

21

35

46

78

Advo

gado

Comérc

io ou

repres

entaç

ão co

mercial

Corre

tagem

de

imóv

eis ou

segu

ros

Despa

chan

te

Profe

ssor

de C

ontab

ilidad

e

Profe

ssor

de ou

tra ár

ea

Cons

ultor,

perito

, pare

ceris

ta

na ár

ea de

Con

tabilid

ade

Cons

ultor,

perito

, pare

ceris

ta

em ou

tra ár

ea

Desen

volve

dor d

e soft

ware

de ge

stão/C

ontab

ilidad

e

Desen

volve

dor d

e soft

ware

de ou

tra ár

ea

Prod

utor r

ural

Por

cent

agem

0

0,8%

3,1%

0,6% 0,7%

6,5%

2,9%

8,1%

2,7%

0,6% 0,6%

1,8%

Gráfico 30: Distribuição por outrasocupações de todos os respondentes

Obs: 72,6% não desenvolvem outras atividades

Obs: 75,6% não desenvolvem outras atividades

Obs: 71,6% não desenvolvem outras atividades

Gráfico 32: Distribuição por outrasocupações dos respondentes técnicos em contabilidade

Gráfico 31: Distribuição por outrasocupações dos respondentes contadores

Page 32: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

44% dos profissionais se dedica à

elaboração de demonstrativos

contábeis. 72,6% se dedica exclusivamente

à atividade profissional

relacionada à Contabilidade.

Page 33: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

32

Principais motivos para atuar em outras ocupações

Parcela pequena (6,6%) dos respondentes alega que desenvolve outra ocupação como consequência do desejo de mudar de área. A rigor, grande parte dos respondentes atua em outras áreas para complemen-tar a renda (44,7%) ou porque suas outras ocupações são complementares à atividade de profissional da Contabilidade (40,9%).

Entre os contadores, há equilíbrio entre as motivações atuar em outras ocupações: complementar a renda (43,1%) ou complementaridade das atividades (43,1%). Entretanto, entre os técnicos, 50,5% buscam complementação da renda, enquanto somente 33,4% desenvolvem outras atividades por considerá-las complementares à Contabilidade.

A Tabela 14, ao final do relatório, apresenta a distribuição amostral dos respondentes, segundo as razões para atuar em outras áreas.

6,6%

Desejo mudarde área

40,9%

São atividadescomplementares

13,8%Outra razão

44,7%

Complementaçãode renda

6,2%

Desejo mudarde área

43,1%

São atividadescomplementares

7,7%Outra razão

43,1%

Complementaçãode renda

8,1%

Desejo mudarde área

33,4%

São atividadescomplementares

8,0%Outra razão

50,5%

Complementaçãode renda

Gráfico 33: Distribuição por motivode todos os respondentes

Gráfico 35: Distribuição por motivo dos respondentes técnicos em contabilidade

Gráfico 34: Distribuição por motivodos respondentes contadores

Page 34: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

33

Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Representatividade da renda proveniente da atividade contábil em relação à renda total

Para grande parte dos respondentes (68,6%), a renda proveniente da atividade contábil corresponde a mais de 80% da renda total (o que inclui além da renda proveniente da atividade contábil, renda proveniente de outras ocupações e rendimentos de aplicações financeiras). Para pouco mais de 8% dos respondentes a renda proveniente da atividade contábil representa até 40% da renda total.

A Tabela 15, ao final do relatório, apresenta a representatividade da renda proveniente da atividade contábil, segregando a amostra por CRC e categoria.

68,6%Mais de 80%

3,8%Até 20% 4,2%

De 21% a 40%

9,2%De 41% a 60%

14,3%De 61% a 80%

70,1%Mais de 80%

3,4%Até 20% 3,9%

De 21% a 40%

8,5%De 41% a 60%

14,1%De 61% a 80%

63,9%Mais de 80%

5,0%Até 20% 5,0%

De 21% a 40%

11,4%De 41% a 60%

14,6%De 61% a 80%

Gráfico 36: Distribuição por renda proveniente da atividade contábil de todos os respondentes

Gráfico 38: Distribuição por renda proveniente da atividade contábil dos respondentes técnicos em contabilidade

Gráfico 37: Distribuição por rendaproveniente da atividade contábil dosrespondentes contadores

Page 35: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

34

Principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais em seu exercício profissional

Perguntamos aos profissionais sobre o nível de concordância com as questões abaixo, em uma escala de cinco pontos (onde 1 = discordo plenamente e 5 = concordo plenamente). Os resultados apresentados a seguir representam a frequência nos dois pontos de discordância (pontos 1 e 2) e nos dois pontos de concordância (pontos 4 e 5). Além de concordar ou discordar, o respondente poderia ser indiferente às afirmativas (ponto 3 da escada) ou recusar-se a responder.

Parcela significativa dos respondentes concorda com todas as afirmativas, sendo que três afirmativas con-centraram mais de 75% de taxa de concordância em relação às dificuldades enfrentadas no exercício profis-sional, são elas:

• Falta de valorização pela sociedade (76,4%)• Constantes mudanças na legislação (76,8%)• Burocracia dos órgãos públicos (78,6%)

Por outro lado, as afirmativas que tiveram menor taxa de concordância (embora maior que 50%) foram:

• Concorrência desleal (57,7%)• Falta de unidade da classe (65,6%)• Carência de bons cursos a preço acessível (68,1%)

As respostas de contadores e técnicos foram muito semelhantes em todas as questões.

Interessante que no Estado de Minas Gerais e nos estados das regiões Norte, Nordeste (exceto Ceará, Per-nambuco e Tocantins) e Centro-Oeste (exceto Goiás), a “Carência de cursos/treinamentos de alta qualidade a preço acessível” é um relevante desafio para mais de 70% dos respondentes.

A Tabela 16, ao final do relatório, apresenta o percentual de concordâncias e discordâncias com cada afirmativa, por CRC e categoria.

Page 36: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

35

Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Gráfico 39: Distribuição por dificuldade enfrentada de todos os respondentes

Gráfico 40: Distribuição por dificuldade enfrentada dos respondentes contadores

Gráfico 41: Distribuição por dificuldade enfrentada ds respondentes técnicos em contabilidade

1020

3040

5070

6080

Por

cent

agem

Discordo

Falta de valorização pela sociedade

Concordo

Constantes mudanças na legislação

Discordo Concordo

Concorrência desleal

Discordo Concordo

Falta de unidade da classe

Discordo Concordo

Burocracia dos órgãos públicos

Discordo Concordo

Carência de bons cursos apreço acessível

Discordo Concordo

0

76,4%

8,8%

76,8%

9,6%

57,7%

21,5%

65,6%

14,0%

78,6%

68,1%

14,2%

7,5%

1020

3040

5070

6080

Por

cent

agem

0

76,2%

8,5%

76,2%

9,5%

56,5%

21,7%

65,6%

13,4%

78,1%

67,9%

13,7%

7,4%

Discordo

Falta de valorização pela sociedade

Concordo

Constantes mudanças na legislação

Discordo Concordo

Concorrência desleal

Discordo Concordo

Falta de unidade da classe

Discordo Concordo

Burocracia dos órgãos públicos

Discordo Concordo

Carência de bons cursos apreço acessível

Discordo Concordo

1020

3040

5070

6080

Por

cent

agem

0

77,1%

9,7%

78,6%

9,8%

61,4%

20,9%

65,5%

15,9%

80,2%

68,6%

15,8%

7,8%

Discordo

Falta de valorização pela sociedade

Concordo

Constantes mudanças na legislação

Discordo Concordo

Concorrência desleal

Discordo Concordo

Falta de unidade da classe

Discordo Concordo

Burocracia dos órgãos públicos

Discordo Concordo

Carência de bons cursos apreço acessível

Discordo Concordo

Page 37: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

36

Principais instrumentos de atualização utilizados

Os principais veículos de atualização dos profissionais da Contabilidade que responderam ao questionário são cursos presenciais (33,5%), cursos a distância (21,1%), palestras e seminários (14,3%) e sítios oficiais da RFB (Receita Federal do Brasil) e de secretarias de fazenda (13,7%).

Interessante que menos de 5% dos respondentes declararam que utilizam diários oficiais, revistas técnicas, sítios oficiais de órgãos reguladores e boletins do Sistema CFC/CRCs como principal instrumento de atualização profissional.

A Tabela 17, ao final do relatório, apresenta os principais instrumentos de atualização, por CRC e categoria.

105

1525

2030

3540

Por

cent

agem

Revis

tas té

cnica

s

Diários

ofici

ais

Bolet

ins si

stema C

FC/C

RCs

Bolet

ins fis

co-tr

ibutár

io,

traba

lhista

e co

ntábil

Sítios

ofici

ais de

órgão

s reg

ulado

res

Sítios

ofici

ais da

RFB

e

secre

tarias

estad

uais

de fa

zend

a

Sítios

ofici

ais de

IES

e

centr

os de

pesq

uisa

Wiki, B

logs,

Twitte

r etc.

Pales

tras e

seminá

rio

Curso

s pres

encia

is

Curso

s EAD

Nenhu

m dess

es

0

0,4% 0,2%

2,0%3,6%

1,9%

13,7%

2,6% 2,8%

14,3%

3,8%

33,5%

21,1%10

515

2520

3035

40

Por

cent

agem

Revis

tas té

cnica

s

Diários

ofici

ais

Bolet

ins si

stema C

FC/C

RCs

Bolet

ins fis

co-tr

ibutár

io,

traba

lhista

e co

ntábil

Sítios

ofici

ais de

órgão

s reg

ulado

res

Sítios

ofici

ais da

RFB

e

secre

tarias

estad

uais

de fa

zend

a

Sítios

ofici

ais de

IES

e

centr

os de

pesq

uisa

Wiki, B

logs,

Twitte

r etc.

Pales

tras e

seminá

rio

Curso

s pres

encia

is

Curso

s EAD

Nenhu

m dess

es

0

0,4% 0,2%1,9%

3,1%2,2%

12,9%

2,7% 2,7%

14,2%

3,7%

35,3%

20,9%

105

1525

2030

Por

cent

agem

Revis

tas té

cnica

s

Diários

ofici

ais

Bolet

ins si

stema C

FC/C

RCs

Bolet

ins fis

co-tr

ibutár

io,

traba

lhista

e co

ntábil

Sítios

ofici

ais de

órgão

s reg

ulado

res

Sítios

ofici

ais da

RFB

e

secre

tarias

estad

uais

de fa

zend

a

Sítios

ofici

ais de

IES

e

centr

os de

pesq

uisa

Wiki, B

logs,

Twitte

r etc.

Pales

tras e

seminá

rio

Curso

s pres

encia

is

Curso

s EAD

Nenhu

m dess

es

0

0,7% 0,1%

2,3%

5,3%

1,3%

16,0%

2,3%3,2%

14,6%

4,0%

28,3%

21,8%

Gráfico 42: Distribuição por instrumento de atualização de todos os respondentes

Gráfico 44: Distribuição por por instrumento de atualização dos respondentes técnicos em contabilidade

Gráfico 43: Distribuição por por instrumento de atualização dos respondentes contadores

Page 38: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

85,6% dos profissionais desenvolve

outra ocupação profissional para complementar a renda e/ou em função da sinergia com a

atividade contábil.

Page 39: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

38

Avaliação acerca do ambiente profissional

Perguntamos aos profissionais o nível de concordância com as questões abaixo, em uma escala de cinco pontos (onde 1 = discordo plenamente e 5 = concordo plenamente). Os resultados apresentados a seguir representam a frequência nos dois pontos de discordância (pontos 1 e 2) e nos dois pontos de concordância (pontos 4 e 5). Além de concordar ou discordar, o respondente poderia ser indiferente às afirmativas (ponto 3 da escada) ou recusar-se a responder.

Parcela significativa dos respondentes concorda que, em relação ao ambiente profissional:

• aumentou a oferta de emprego para profissionais da Contabilidade nos últimos 2 anos (50,6%);• a adoção das normas internacionais impõe significativo aumento de custos às organizações contábeis (53,4%);• o CFC deveria exigir de todos os profissionais da Contabilidade (não só dos auditores) a Educação Profis-

sional Continuada (62%);• o Exame de Suficiência melhorará a qualidade dos profissionais da Contabilidade (66,1%).

Parcela significativa dos respondentes discorda que:

• a atuação do profissional da Contabilidade é ameaçada por NFe, SPED e afins (66,7%);• as pequenas e médias empresas brasileiras já estão aptas à adotar o IFRS for PMEs (NBC TG 1000) (61,9%);• a convergência às normas internacionais é uma ameaça à classe contábil brasileira (63,1%).

Enquanto que parcela dos respondentes é indiferente às afirmativas:

• os cursos de graduação em Contabilidade estão atualizados em relação às normas internacionais (44,8%);• os softwares de Contabilidade estão atualizados em relação às normas internacionais (43,8%);• a remuneração média dos profissionais da Contabilidade sofreu redução significativa nos últimos 2 anos (38,1%).

As respostas de contadores e técnicos foram muito semelhantes a todas as questões, exceto em relação à última (isto é, “A remuneração média dos profissionais de Contabilidade sofreu redução significativa nos últi-mos 2 anos”), enquanto grande parte (39,8%) dos contadores foi indiferente e 32,2% concordaram; grande parte dos técnicos (44,7%) concordaram e 32,9% apresentaram-se indiferentes.

A Tabela 18 , ao final do relatório,apresenta o percentual de concordâncias e discordâncias com cada afirmativa, por CRC e categoria.

Gráfico 45: Distribuição por avaliação do ambiente profissional de todos os respondentes

1020

3040

5070

6080

Por

cent

agem

Discord

o

Aumentou a oferta deempregos nosúltimos 2 anos

Conc

ordo

Discord

o

Profissão é ameaçadaNFe, SPED e afins

Conc

ordo

Discord

o

A adoção das NormasInternacionais impõesignificativo aumento

de custos àsorganizações contábeis

Conc

ordo

Discord

o

O CFC deveria exigir detodos os profissionaisde Contabilidade (nãosó dos auditores) a

Educação ProfissionalContinuada

Conc

ordo

Discord

o

As pequenas e médiasempresas brasileiras jáestão aptas à adotar oIFRS for PMEs (NBC

TG 1000)

Conc

ordo

Discord

o

Os cursos deGraduação em

Contabilidade estãoatualizados em relação

às normasinternacionais

Conc

ordo

Discord

o

Os softwares decontabilidade estão

atualizados em relaçãoàs normas

internacionais

Conc

ordo

Discord

o

O Exame de Suficiênciamelhorará a qualidadedos profissionais de

Contabilidade

Conc

ordo

Discord

o

A convergência àsNormas Internacionais

é uma ameaça à classecontábil brasileira

Conc

ordo

Discord

o

A remuneração médiados profissionais deContabilidade sofreuredução significativanos últimos 2 anos

Conc

ordo

0

15,7%

50,6%

66,7%

15,9%14,2%

53,4%

15,8%

62,0% 61,9%

9,1%

38,4%

16,8%

32,6%

23,7%

14,6%

66,1%63,1%

13,2%

26,6%

35,3%

Page 40: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

39

Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Gráfico 46: Distribuição por avaliação do ambiente profissional dos respondentes contadores

Gráfico 47: Distribuição por avaliação do ambiente profissional dos respondentes técnicos em contabilidade

Discord

o

Aumentou a oferta deempregos nosúltimos 2 anos

Conc

ordo

Discord

o

Profissão é ameaçadaNFe, SPED e afins

Conc

ordo

Discord

o

A adoção das NormasInternacionais impõesignificativo aumento

de custos àsorganizações contábeis

Conc

ordo

Discord

o

O CFC deveria exigir detodos os profissionaisde Contabilidade (nãosó dos auditores) a

Educação ProfissionalContinuada

Conc

ordo

Discord

o

As pequenas e médiasempresas brasileiras jáestão aptas à adotar oIFRS for PMEs (NBC

TG 1000)

Conc

ordo

Discord

o

Os cursos deGraduação em

Contabilidade estãoatualizados em relação

às normasinternacionais

Conc

ordo

Discord

o

Os softwares decontabilidade estão

atualizados em relaçãoàs normas

internacionais

Conc

ordo

Discord

o

O Exame de Suficiênciamelhorará a qualidadedos profissionais de

Contabilidade

Conc

ordo

Discord

o

A convergência àsNormas Internacionais

é uma ameaça à classecontábil brasileira

Conc

ordo

Discord

o

A remuneração médiados profissionais deContabilidade sofreuredução significativanos últimos 2 anos

Conc

ordo

1020

3040

5070

6080

Por

cent

agem

0

14,3%

51,3%

69,4%

13,6%14,7%

52,4%

14,2%

63,8% 63,6%

8,3%

40,7%

15,5%

33,8%

22,2%

12,4%

68,3%66,8%

11,3%

28,0%

32,2%

Discord

o

Aumentou a oferta deempregos nosúltimos 2 anos

Conc

ordo

Discord

o

Profissão é ameaçadaNFe, SPED e afins

Conc

ordo

Discord

o

A adoção das NormasInternacionais impõesignificativo aumento

de custos àsorganizações contábeis

Conc

ordo

Discord

o

O CFC deveria exigir detodos os profissionaisde Contabilidade (nãosó dos auditores) a

Educação ProfissionalContinuada

Conc

ordo

Discord

o

As pequenas e médiasempresas brasileiras jáestão aptas à adotar oIFRS for PMEs (NBC

TG 1000)

Conc

ordo

Discord

o

Os cursos deGraduação em

Contabilidade estãoatualizados em relação

às normasinternacionais

Conc

ordo

Discord

o

Os softwares decontabilidade estão

atualizados em relaçãoàs normas

internacionais

Conc

ordo

Discord

o

O Exame de Suficiênciamelhorará a qualidadedos profissionais de

Contabilidade

Conc

ordo

Discord

o

A convergência àsNormas Internacionais

é uma ameaça à classecontábil brasileira

Conc

ordo

Discord

o

A remuneração médiados profissionais deContabilidade sofreuredução significativanos últimos 2 anos

Conc

ordo

1020

3040

5060

Por

cent

agem

0

19,7%

48,5%

58,5%

22,6%

12,8%

56,4%

20,4%

56,6% 56,9%

11,6%

31,5%

20,8%

28,9%27,9%

21,1%

59,3%

52,0%

18,7%

22,4%

44,7%

Page 41: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

40

Conhecimento, uso e avaliação do Sistema CFC/CRCs

Nesta seção, os respondentes opinaram sobre o quanto conhecem e usam os serviços do Sistema CFC/CRCs:

• Conhecimento das atribuições do CFC e dos CRCs• Frequência de uso dos serviços do Sistema CFC/CRCs• Avaliação da qualidade dos serviços do Sistema CFC/CRCs

Conhecimento das atribuições do CFC e dos CRCs

Para identificar o nível de conhecimento dos profissionais acerca das atribuições do Sistema CFC/CRCs, fizemos cinco perguntas para as quais os respondentes poderiam marcar uma entre quatro respostas, como, por exemplo: “Essa atribuição compete: ao CFC, aos CRCs, a ambos, a nenhum deles”.

Como só há uma resposta válida por questão, conforme segue, identificamos a frequência de acertos e erros por questão. A Tabela 19, ao final do relatório, apresenta a frequência de acertos por questão.

• Regular acerca do Exame de Suficiência: a alínea “f” do Art. 6º do Decreto-lei n.º 9.295/1946 alterado pela Lei n.º 12.249/2010, estabelece que é competência do CFC. Pouco mais da metade dos respond-entes acertou (57,2%), sendo 60,8% dos contadores e 46,8% dos técnicos (menos da metade).

• Emitir normas brasileiras de contabilidade: a alínea “f” do Art. 6º do Decreto-lei n.º 9.295/1946 altera-do pela Lei n.º 12.249/2010 também atribui essa responsabilidade ao CFC. A maior parte dos respon-dentes acertou (72%), sendo 75,1% dos contadores e 62,7% dos técnicos.

• Expedir e registrar a carteira profissional: a alínea “a” do Art. 10 do Decreto-lei n.º 9.295/1946 alterado pela Lei n.º 9.710/1946 estabelece essa atribuição como competência dos CRCs. A maior parte dos respondentes acertou (67%), sendo 68,7% dos contadores e 61,8% dos técnicos.

• Expedir e publicar sua prestação de contas: a alínea “e” do Art. 6º e a alínea “d” do artigo 10 do Decre-to-lei n.º 9.295/1946, estabelece que ambos, o CFC e os CRCs, têm a obrigação de publicar o respec-tivo relatório anual. A grande maioria dos respondentes acertou (84,3%), sendo 85,8% dos contadores e 80,1% dos técnicos.

• Expedir normas tributárias: não compete a nenhum dos dois. Surpreendentemente, parcela significati-va dos respondentes errou esta questão. A rigor, somente 50,5% dos respondentes acertaram, sendo 53,4% dos contadores e 41,8% dos técnicos.

Adicionalmente, analisamos o percentual de respondentes que acertou quatro ou cinco perguntas (média de acerto igual ou superior a 80%), bem como o percentual de respondentes que acertou no máximo uma questão (média de acerto igual ou inferior a 20%). Identificamos que, no agregado, 49,2% dos respondentes acertaram pelo menos quatro questões (entre os contadores essa média é de 53,2% e entre os técnicos, 37,2%). Nesse quesito, merece destaque o Distrito Federal, pois 68,4% dos respondentes (e 71,5% dos Contadores) acertaram quatro ou cinco questões, conforme demonstrado na Tabela 20, ao final do relatório.

Por outro lado, no agregado, 12,3% dos respondentes acertaram no máximo uma questão (entre os Conta-dores essa média é de 10% e entre os Técnicos, 19,4%). Destaque para o Estado de Alagoas, onde 19,7% dos respondentes acertaram no máximo uma questão. Destacamos também os estados de Mato Grosso e Maranhão, onde 15,4% dos contadores e 34,8% dos técnicos, respectivamente, erraram todas ou acer-taram somente uma questão.

Page 42: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

41

Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

2010

3050

6040

7080

90

Por

cent

agem

Regu

lar ac

erca d

o Exa

me

de S

uficiê

ncia

(CFC

)

Emitir

norm

as br

asile

iras

de co

ntabil

idade

(CFC

)

Expe

dir e

regist

rar a

carte

ira pr

ofiss

ional

(CRC

s)

Expe

dir e

publi

car

sua p

restaç

ão

de co

ntas (

Ambo

s)

Expe

dir no

rmas

tributá

rias (

Nenhu

m)

0

57,2%

72,0%

67,0%

84,3%

50,5%

2010

3050

6040

7080

90

Por

cent

agem

Regu

lar ac

erca d

o Exa

me

de S

uficiê

ncia

(CFC

)

Emitir

norm

as br

asile

iras

de co

ntabil

idade

(CFC

)

Expe

dir e

regist

rar a

carte

ira pr

ofiss

ional

(CRC

s)

Expe

dir e

publi

car

sua p

restaç

ão

de co

ntas (

Ambo

s)

Expe

dir no

rmas

tributá

rias (

Nenhu

m)

0

60,8%

75,1%

68,7%

85,8%

53,4%

2010

3050

6040

7080

90

Por

cent

agem

Regu

lar ac

erca d

o Exa

me

de S

uficiê

ncia

(CFC

)

Emitir

norm

as br

asile

iras

de co

ntabil

idade

(CFC

)

Expe

dir e

regist

rar a

carte

ira pr

ofiss

ional

(CRC

s)

Expe

dir e

publi

car

sua p

restaç

ão

de co

ntas (

Ambo

s)

Expe

dir no

rmas

tributá

rias (

Nenhu

m)

0

46,8%

62,7% 61,8%

80,1%

41,8%

Gráfico 48: Distribuição por Conhecimento individualizado (por questão) de todos os respondentes

Gráfico 49: Distribuição por Conhecimento individualizado (por questão) dos respondentes contadores

Gráfico 50: Distribuição por Conhecimento individualizado (por questão) dos respondentes técnicos em contabilidade

Page 43: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

42

105

1525

2030

Por

cent

agem

Errou

toda

s

Somen

te um

acert

o

Acert

ou du

as qu

estõe

s

Acert

ou tr

ês qu

estõe

s

Acert

ou qu

atro q

uestõ

es

Acert

ou to

das a

s que

stões

0

0,7%

11,6%

15,3%

23,2%

26,7%

22,5%

105

1525

2030

Por

cent

agem

Errou

toda

s

Somen

te um

acert

o

Acert

ou du

as qu

estõe

s

Acert

ou tr

ês qu

estõe

s

Acert

ou qu

atro q

uestõ

es

Acert

ou to

das a

s que

stões

0

0,5%

9,4%

13,9%

23,0%

28,2%

24,9%

105

1525

2030

Por

cent

agem

Errou

toda

s

Somen

te um

acert

o

Acert

ou du

as qu

estõe

s

Acert

ou tr

ês qu

estõe

s

Acert

ou qu

atro q

uestõ

es

Acert

ou to

das a

s que

stões

0

1,2%

18,3%19,3%

24,0%

22,0%

15,2%

Gráfico 51: Distribuição por Conhecimento total(todas as questões) de todos os respondentes

Gráfico 52: Distribuição por Conhecimento total (todas as questões) dos respondentes contadores

Gráfico 53: Distribuição por Conhecimento total (todas as questões) dos respondentes técnicos em contabilidade

Page 44: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Para mais de 60% dos profissionais, o CFC deve

exigir Educação Profissional Continuada

para todos, e as Pequenas e

Médias empresas não estão

preparadas para a NBC T 1000.

Page 45: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

44

Frequência de uso dos serviços do Sistema CFC/CRCs

Para identificar a frequência de uso dos serviços oferecidos pelo Sistema CFC/CRCs, fizemos seis perguntas para as quais os respondentes poderiam marcar uma entre três respostas: “frequentemente”, “esporadicamente” e “raramente ou nunca”. Os serviços identificados foram:

• Congressos e seminários: 43,4% dos profissionais afirmam frequentar esporadicamente os congressos e seminários organizados e oferecidos pelo Sistema CFC/CRCs (não há diferença significativa no uso desse serviço entre contadores e técnicos).

• Cursos e treinamentos: 44,8% dos profissionais afirmam participar esporadicamente de cursos e treinamen-tos organizados e oferecidos pelo Sistema CFC/CRCs (não há diferença significativa no uso desse serviço entre contadores e técnicos).

• Publicações: 40,6% dos profissionais afirmam ler frequentemente e 42,2% esporadicamente as publicações editadas pelo Sistema CFC/CRCs, sendo que 39,5% dos contadores também afirmaram ler frequentemente e 43,2% esporadicamente. Entretanto, 43,9% dos técnicos afirmaram ler frequentemente e 39,2% deles afirmaram ler esporadicamente. Portanto, há uma inversão na frequência de uso entre contadores (espora-dicamente) e Técnicos (frequentemente).

• Website: 39,8% dos profissionais afirmam acessar frequentemente e 42,3% esporadicamente os websites mantidos pelo Sistema CFC/CRCs, sendo que 39,4% dos contadores também afirmaram acessar frequen-temente e 43,1% esporadicamente, enquanto que 40,9% dos técnicos afirmaram ler frequentemente e 39,9% deles afirmaram acessar esporadicamente.

• Biblioteca física: 70,4% dos profissionais afirmam que raramente ou nunca utilizam as bibliotecas físicas mantidas pelo Sistema CFC/CRCs (não há diferença significativa no uso desse serviço entre contadores e técnicos).

• Biblioteca virtual: 50,7% dos profissionais afirmam que raramente ou nunca utilizam as bibliotecas virtuais mantidas pelo Sistema CFC/CRCs (não há diferença significativa no uso desse serviço entre contadores e técnicos).

O detalhamento da frequência de uso desses serviços é apresentado na Tabela 21, ao final do relatório.

Gráfico 54: Distribuição por frequência de uso dos serviços do Sistema CFC/CRCs de todos os respondentes

1020

3040

5070

6080

Por

cent

agem

Frequ

entem

ente

Espo

radica

mente

Raram

ente

ou nu

nca

congresso e seminarios do CFC/CRCs

Frequ

entem

ente

Espo

radica

mente

Raram

ente

ou nu

nca

cursos e treinamentos do CFC/CRCs

Frequ

entem

ente

Espo

radica

mente

Raram

ente

ou nu

nca

publicações do CFC/CRCs

Frequ

entem

ente

Espo

radica

mente

Raram

ente

ou nu

nca

website CFC/CRCs

Frequ

entem

ente

Espo

radica

mente

Raram

ente

ou nu

nca

biblioteca física do CFC/CRCs

Frequ

entem

ente

Espo

radica

mente

Raram

ente

ou nu

nca

biblioteca virtual do CFC/CRCs

0

21,6%

43,5%

34,9%

28,5%

44,8%

26,7%

40,6%42,2%

17,2%

39,8%42,3%

17,9%

4,6%

24,9%

70,4%

11,0%

38,4%

50,7%

Page 46: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

45

Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Gráfico 55: Distribuição por frequência de uso dos serviços do Sistema CFC/CRCs dos respondentes contadores

Gráfico 56: Distribuição por frequência de uso dos serviços do Sistema CFC/CRCs dos respondentes técnicos em contabilidade

1020

3040

5070

6080

Por

cent

agem

Frequ

entem

ente

Espo

radica

mente

Raram

ente

ou nu

nca

congresso e seminarios do CFC/CRCs

Frequ

entem

ente

Espo

radica

mente

Raram

ente

ou nu

nca

cursos e treinamentos do CFC/CRCs

Frequ

entem

ente

Espo

radica

mente

Raram

ente

ou nu

nca

publicações do CFC/CRCs

Frequ

entem

ente

Espo

radica

mente

Raram

ente

ou nu

nca

website CFC/CRCs

Frequ

entem

ente

Espo

radica

mente

Raram

ente

ou nu

nca

biblioteca física do CFC/CRCs

Frequ

entem

ente

Espo

radica

mente

Raram

ente

ou nu

nca

biblioteca virtual do CFC/CRCs

0

22,0%

43,9%

34,1%

28,1%

45,4%

26,5%

39,5%

43,2%

17,3%

39,4%

43,1%

17,5%

4,4%

24,0%

71,7%

10,6%

38,0%

51,4%

1020

3040

5070

6080

Por

cent

agem

Frequ

entem

ente

Espo

radica

mente

Raram

ente

ou nu

nca

congresso e seminarios do CFC/CRCs

Frequ

entem

ente

Espo

radica

mente

Raram

ente

ou nu

nca

cursos e treinamentos do CFC/CRCs

Frequ

entem

ente

Espo

radica

mente

Raram

ente

ou nu

nca

publicações do CFC/CRCs

Frequ

entem

ente

Espo

radica

mente

Raram

ente

ou nu

nca

website CFC/CRCs

Frequ

entem

ente

Espo

radica

mente

Raram

ente

ou nu

nca

biblioteca física do CFC/CRCs

Frequ

entem

ente

Espo

radica

mente

Raram

ente

ou nu

nca

biblioteca virtual do CFC/CRCs

0

20,6%

42,1%

37,3%

29,7%

43,1%

27,3%

43,9%

39,2%

16,9%

40,9%39,9%

19,2%

5,5%

27,8%

66,7%

12,2%

39,3%

48,5%

Page 47: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

46

Avaliação da qualidade dos serviços do Sistema CFC/CRCs

Perguntamos aos profissionais a avaliação que atribuem aos serviços abaixo, em uma escala de cinco pontos (onde 1 = ruim e 5 = excelente). Os resultados apresentados a seguir representa a frequência de satisfação nos dois pontos de pior avaliação (pontos 1 e 2) e nos dois pontos de melhor avaliação (pontos 4 e 5). Além de demonstrar a insatisfação ou satisfação, os respondentes poderiam ser indiferentes aos serviços (ponto 3 da escada) ou recusar-se a responder.

Parcela significativa dos respondentes afirma estar satisfeita com a qualidade do “Atendimento cordial no proces-so de registro” (50,3%). Destaques para os estados de Santa Catarina (65,4%) e Acre (55,9%).

Parcela dos respondentes afirma ser indiferente ou estar satisfeita com a qualidade dos serviços.

• Promoção do desenvolvimento profissional por meio de cursos: 37,4% indiferentes e 36,7% satisfeitos. Destaques para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde 47,2% e 47,1% dos respondentes, respectivamente, estão satisfeitos. Contudo, nos estados de Roraima e Alagoas, 48,3% e 47,9% dos respon-dentes, respectivamente, estão insatisfeitos com a promoção de cursos pelo Sistema CFC/CRCs.

• Resguardo da qualidade do profissional pelo Exame de Suficiência: 49,8% indiferentes e 38,8% satisfeitos. Destaques para os estados do Amapá e Piauí, onde 54,5% e 52,7% dos respondentes, respectivamente, estão satisfeitos com o nível de exigência do Exame de Suficiência.

• Celeridade na emissão de certidões e outros documentos: 47,4% indiferentes e 45,4% satisfeitos. Destaques para os estados do Amapá e Acre, onde 59,1% e 58,8% dos respondentes, respectivamente, estão satisfei-tos com a celeridade na emissão de certidões.

• Facilidade de localização e download de legislações no site: 46,2% indiferentes e 42,4% satisfeitos. Destaques para os estados do Acre e Mato Grosso do Sul, onde 55,9% e 51,4% dos respondentes, respectivamente, estão satisfeitos com o nível de exigência do Exame de Suficiência.

Parcela dos respondentes afirma ser indiferente ou estar insatisfeita com “Custas do registro são compatíveis com a renda do profissional”: 44,5% indiferentes e 36,5% insatisfeitos. Nos estados de Pernambuco e Sergipe, 54,8% e 52,3% dos respondentes, respectivamente, estão insatisfeitos com as custas cobradas pelo Sistema CFC/CRCs.

Parcela significativa dos respondentes afirma ser indiferente à qualidade dos serviços.

• Celeridade para obter, renovar ou cancelar registro (52,1%)• Cordialidade da fiscalização (59,2%)• Severidade da fiscalização (54,5%)• Abrangência da fiscalização (52,7%)• Qualidade do acervo da biblioteca física (73,4%)• Qualidade do acervo da biblioteca virtual (65,7%)• Qualidade de conteúdo/som/imagem da rádio/tv CFC/CRCs (60,7%)

As respostas de contadores e técnicos foram muito semelhantes em todas as questões.

A Tabela 22, ao final do relatório, apresenta o percentual de satisfação e insatisfação com cada serviço, por CRC e categoria.

Page 48: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

47

Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Gráfico 57: Distribuição por avaliação dos serviços do Sistema CFC/CRCs dos respondentes contadores

Gráfico 58: Distribuição por avaliação dos serviços do Sistema CFC/CRCs dos respondentes contadores

Gráfico 59: Distribuição por avaliação dos serviços do Sistema CFC/CRCs dos respondentes contadores

1020

3040

5060

Por

cent

agem

Insati

sfeito

Promoção dodesenvolvimentoprofissional pormeio de cursos

Satis

feito

Insati

sfeito

Resguardo daqualidade do

profissional peloExame deSuficiência

Satis

feito

Insati

sfeito

Celeridade paraobter, renovarou cancelar

registro

Satis

feito

Insati

sfeito

Custas do registro são compatíveis

com a rendado profissional

Satis

feito

Insati

sfeito

Atendimentocordial noprocesso

de registro

Satis

feito

Insati

sfeito

Cordialidadena fiscalização

Satis

feito

Insati

sfeito

Severidadeda fiscalização

Satis

feito

Insati

sfeito

Abrangênciada fiscalização

Satis

feito

Insati

sfeito

Celeridade naemissão de

certidões e outrosdocumentos

Satis

feito

Insati

sfeito

Facilidade delocalização edownload delegislações

no site

Satis

feito

Insati

sfeito

Qualidade doacervo da

biblioteca física

Satis

feito

Insati

sfeito

Qualidade doacervo da

biblioteca virtual

Satis

feito

Insati

sfeito

Qualidade doconteúdo/som/imagem da

rádio/tvCFC/CRCs

Satis

feito

25,9

%

36,7

%

11,4

%

38,8

%

10,9

%

37,0

%

19,0

%

6,6%

50,3

%

9,1%

31,7

%

19,0

%

26,6

%

22,5

% 24,8

%

7,3%

45,4

%

11,4

%

42,4

%

9,1%

17,6

%

10,2

%

24,1

%

10,3

%

29,0

%

0

36,5

%

1020

3040

5060

Por

cent

agem

Insati

sfeito

Promoção dodesenvolvimentoprofissional pormeio de cursos

Satis

feito

Insati

sfeito

Resguardo daqualidade do

profissional peloExame deSuficiência

Satis

feito

Insati

sfeito

Celeridade paraobter, renovarou cancelar

registro

Satis

feito

Insati

sfeito

Custas do registro são compatíveis

com a rendado profissional

Satis

feito

Insati

sfeito

Atendimentocordial noprocesso

de registro

Satis

feito

Insati

sfeito

Cordialidadena fiscalização

Satis

feito

Insati

sfeito

Severidadeda fiscalização

Satis

feito

Insati

sfeito

Abrangênciada fiscalização

Satis

feito

Insati

sfeito

Celeridade naemissão de

certidões e outrosdocumentos

Satis

feito

Insati

sfeito

Facilidade delocalização edownload delegislações

no site

Satis

feito

Insati

sfeito

Qualidade doacervo da

biblioteca física

Satis

feito

Insati

sfeito

Qualidade doacervo da

biblioteca virtual

Satis

feito

Insati

sfeito

Qualidade doconteúdo/som/imagem da

rádio/tvCFC/CRCs

Satis

feito

27,0

%

35,5

%

12,0

%

38,5

%

11,5

%

36,0

%

18,2

%

7,1%

49,8

%

9,0%

29,5

%

20,0

%

24,7

%

23,9

%

22,9

%

7,6%

43,6

%

11,8

%

41,3

%

9,6%

15,9

%

10,5

%

22,7

%

10,0

%

27,6

%

37,0

%

010

2030

4050

60

Por

cent

agem

Insati

sfeito

Promoção dodesenvolvimentoprofissional pormeio de cursos

Satis

feito

Insati

sfeito

Resguardo daqualidade do

profissional peloExame deSuficiência

Satis

feito

Insati

sfeito

Celeridade paraobter, renovarou cancelar

registro

Satis

feito

Insati

sfeito

Custas do registro são compatíveis

com a rendado profissional

Satis

feito

Insati

sfeito

Atendimentocordial noprocesso

de registro

Satis

feito

Insati

sfeito

Cordialidadena fiscalização

Satis

feito

Insati

sfeito

Severidadeda fiscalização

Satis

feito

Insati

sfeito

Abrangênciada fiscalização

Satis

feito

Insati

sfeito

Celeridade naemissão de

certidões e outrosdocumentos

Satis

feito

Insati

sfeito

Facilidade delocalização edownload delegislações

no site

Satis

feito

Insati

sfeito

Qualidade doacervo da

biblioteca física

Satis

feito

Insati

sfeito

Qualidade doacervo da

biblioteca virtual

Satis

feito

Insati

sfeito

Qualidade doconteúdo/som/imagem da

rádio/tvCFC/CRCs

Satis

feito

22,5

%

40,4

%

9,8%

39,5

%

9,1%

40,0

%

21,2

%

5,5%

51,7

%

9,5%

38,4

%

15,9

%

32,2

%

18,2

%

30,7

%

6,4%

50,6

%

10,3

%

45,6

%

7,6%

22,4

%

9,5%

28,4

%

10,9

%

33,2

%35,2

%

0

Page 49: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

48

Característica política dos profissionais

Nesta seção, os respondentes são analisados quanto aos seguintes atributos:

• Representação classista• Representação social

Representação classista

Para identificar a característica político-classista, fizemos uma pergunta de opinião e uma pergunta relativa à efetiva atuação política do respondente perante a classe contábil. Em ambas as perguntas, as opções de resposta eram sim ou não.

O resultado obtido em 2012 foi de 10% a menos do que o resultado obtido em 2009. Mesmo assim, na opinião da grande maioria (82,1%) dos profissionais é de opinião que a representação política é funda-mental para a classe contábil. Entretanto, menos de 5% deles efetivamente ocupa algum cargo eletivo em entidade de classe contábil.

Esse resultado não sofre diferenças quando Contadores e Técnicos são analisados isoladamente.

A tabela 23, ao final do relatório, apresenta os resultados da representação político-classista dos respondentes.

2010

3050

6040

7080

90

Por

cent

agem

A representação políticaé fundamental?

Ocupa cargo eletivo em entidadede classe contábil

0

82,1%

4,3%

2010

3050

6040

7080

90

Por

cent

agem

A representação políticaé fundamental?

Ocupa cargo eletivo em entidadede classe contábil

0

79,7%

4,6%

2010

3050

6040

7080

90

Por

cent

agem

A representação políticaé fundamental?

Ocupa cargo eletivo em entidadede classe contábil

0

82,9%

4,2%

Gráfico 60: Distribuição por representação classista de todos os respondentes

Gráfico 62: Distribuição por representação classista dos respondentes técnicos em contabilidade

Gráfico 61: Distribuição por representação classista dos respondentes contadores

Page 50: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

49

Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Representação social

Para identificar a característica político-social, fizemos três perguntas relativas à efetiva atuação política do respondente perante a sociedade. Em todas as perguntas, as opções de resposta eram sim ou não.

Menos de um quinto dos respondentes participa de entidades de classe não vinculada à classe contábil, sendo que, aproximadamente, 15% deles ocupam cargo eletivo em entidade de classe não vinculada à classe contábil. A parcela dos profissionais da Contabilidade que é filiada a algum partido político é ainda menor: aproximadamente 10%.

Esses resultados não sofrem diferenças significativas quando contadores e técnicos são analisados isoladamente, salvo quanto à filiação a algum partido político 9,5% dos contadores e 13,2% dos téc-nicos respondentes são filiados.

A Tabela 24, ao final do relatório, apresenta os resultados da representação político-social dos respondentes.

1015

520

Por

cent

agem

Participa de entidades de classenão vinculada à classe contábil

Ocupa cargo eletivo em entidade declasse não vinculada à classe contábil

É filiado a partido político

0

18,1%

15,1%

10,5%

1015

520

Por

cent

agem

Participa de entidades de classenão vinculada à classe contábil

Ocupa cargo eletivo em entidade declasse não vinculada à classe contábil

É filiado a partido político

0

18,8%

14,2%

13,2%

1015

520

Por

cent

agem

Participa de entidades de classenão vinculada à classe contábil

Ocupa cargo eletivo em entidade declasse não vinculada à classe contábil

É filiado a partido político

0

17,8%

15,3%

9,5%

Gráfico 63: Distribuição por representação social de todos os respondentes

Gráfico 65: Distribuição por representação social dos respondentes técnicos em contabilidade

Gráfico 64: Distribuição por representação social dos respondentes contadores

Page 51: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

50

Profissionais com registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes

A demanda de registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) é um indício do desen-volvimento da função. Ao ser perguntado se possuía cadastro, ou não, como era de se esperar, os estados de São Paulo e Rio de Janeiro possuem a maior concentração de contadores com cadastro no CNAI, talvez motivados pela maior presença de firmas de auditoria nesses estados e pelo fato de esses dois estados serem os mais representados na presente pesquisa.

Entre todos os contadores respondentes, 14,6% têm registro no CNAI, o que corresponde a 10,9% da amostra total de respondentes do questionário (que inclui contadores com registro CNAI, contadores sem registro CNAI e técnicos em contabilidade).

Analisando-se a proporção de contadores com registro no CNAI em relação ao total de contadores por esta-do, destacam-se os estados de Roraima (22,7%), São Paulo (18,1%), Alagoas (18%) e Tocantins (17,9%) como aqueles com maior proporção de contadores CNAI entre os respondentes do questionário. Por outro lado, Acre (6,9%), Rio Grande do Norte (10,1%) e Maranhão (10,4%) apresentam a menor proporção de contadores com registro CNAI entre os respondentes.

14,6%Tem registro CNAI

85,4%Não tem registro CNAI

Gráfico 65: Distribuição por registo CNAI dos respondentes contadores

Page 52: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Tabelas

Page 53: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

52

Tabela

2:

Dis

trib

uiç

ão d

os

resp

ondente

s por

sexo

(se

gre

gad

os

por

CR

C e

cat

egori

a)

Tota

l Sex

oAC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

Mas

culin

o (%

)73

,5%

60,6

%55

,8%

68,2

%68

,0%

65,4

%67

,3%

63,7

%71

,3%

72,0

%63

,5%

70,3

%61

,3%

60,1

%61

,4%

67,5

%67

,0%

70,3

%66

,2%

61,2

%71

,3%

72,4

%60

,2%

65,6

%71

,6%

68,3

%66

,3%

66,1

%

Fem

inin

o (%

)26

,5%

39,4

%44

,2%

31,8

%32

,0%

34,6

%32

,7%

36,3

%28

,7%

28,0

%36

,5%

29,7

%38

,7%

39,9

%38

,6%

32,5

%33

,0%

29,7

%33

,8%

38,8

%28

,7%

27,6

%39

,8%

34,4

%28

,4%

31,7

%33

,7%

33,9

%

Tota

l de

Resp

osta

s34

7112

022

507

543

358

273

352

100

795

148

328

268

207

292

9159

31.

890

147

101

291.

076

599

109

3.40

586

12.5

44

Con

tado

res

Sex

oAC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

Mas

culin

o (%

)72

,4%

54,0

%58

,5%

68,4

%67

,2%

61,8

%67

,4%

63,8

%69

,3%

68,8

%62

,1%

68,8

%57

,7%

57,6

%61

,3%

68,7

%64

,8%

69,6

%66

,2%

63,6

%66

,7%

68,2

%60

,1%

63,9

%68

,3%

66,5

%67

,9%

64,9

%

Fem

inin

o (%

)27

,6%

46,0

%41

,5%

31,6

%32

,8%

38,2

%32

,6%

36,2

%30

,7%

31,2

%37

,9%

31,3

%42

,3%

42,4

%38

,7%

31,3

%35

,2%

30,4

%33

,8%

36,4

%33

,3%

31,8

%39

,9%

36,1

%31

,7%

33,5

%32

,1%

35,1

%

Tota

l de

Resp

osta

s29

5094

1940

638

729

121

827

777

578

112

286

231

163

211

7147

31.

375

129

7522

795

510

822.

350

789.

389

Técn

icos

Sex

oAC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

Mas

culin

o (%

)80

,0%

76,2

%46

,2%

66,7

%71

,3%

74,4

%67

,2%

63,6

%78

,7%

82,6

%67

,3%

75,0

%85

,7%

75,7

%61

,4%

64,2

%75

,0%

73,3

%66

,2%

44,4

%84

,6%

85,7

%60

,5%

75,3

%81

,5%

72,2

%50

,0%

69,8

%

Fem

inin

o (%

)20

,0%

23,8

%53

,8%

33,3

%28

,7%

25,6

%32

,8%

36,4

%21

,3%

17,4

%32

,7%

25,0

%14

,3%

24,3

%38

,6%

35,8

%25

,0%

26,7

%33

,8%

55,6

%15

,4%

14,3

%39

,5%

24,7

%18

,5%

27,8

%50

,0%

30,2

%

Tota

l de

Resp

osta

s5

2126

310

115

667

5575

2321

736

4237

4481

2012

051

518

267

281

8927

1.05

58

3.15

5

Page 54: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

53

Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Tabela

3:

Dis

trib

uiç

ão d

os

resp

ondente

s por

faix

a etá

ria

(segre

gad

os

por

CR

C e

cat

egori

a)

Todo

s

Faix

a et

ária

ACAL

AMAP

BA

CE

DF

ESG

OM

AM

GM

SM

TPA

PBPE

PIPR

RJ

RN

RO

RR

RS

SC

SE

SP

TOB

rasi

l

Men

or d

e 18

ano

s -

-

-

-

-

-

-

-

-

-

1

-

-

-

1

-

1

2

1

-

-

-

-

-

-

1

-

7

Entre

18

e 25

ano

s 1

3

4

-

2

1 3

0 2

3 1

3 2

6 1

1 5

5 7

3

8 3

1 1

9 1

7 1

3 4

7 7

7 1

6 9

2

7

9 5

7 2

1

71

7

779

Entre

26

e 30

ano

s 8

1

3 1

2 2

8

3 8

9 6

0 5

2 6

1 2

6 1

18

22

70

48

35

49

15

120

2

11

27

18

8

158

1

06

20

482

1

5 1

.928

Entre

31

e 49

ano

s 2

1 4

1 7

8 9

3

17

308

2

08

158

2

04

46

492

8

9 1

67

126

1

17

167

5

0 3

41

1.0

10

82

57

13

582

3

53

71

1.9

30

51

7.0

88

Entre

50

e 59

ano

s 4

1

1 2

2 7

5

2 9

1 4

5 3

8 4

8 1

0 9

4 2

5 3

8 4

4 2

7 4

6 9

6

2 4

00

17

9

5

194

6

2 1

1 5

36

12

1.9

19

Mai

or d

e 59

ano

s -

2

4

4

3

3 2

4 2

1 1

1 1

3 7

3

4 5

1

4 1

9 8

1

3 2

2

1 1

86

4

8

1

59

19

4

282

1

7

99

Não

info

rmou

-

1

-

-

1

1

1

1

-

-

1

-

1

-

-

-

1

-

5

1

-

-

4

2

1

3

-

24

Tota

l 3

4 7

1 1

20

22

507

5

43

358

2

73

352

1

00

795

1

48

328

2

68

207

2

92

91

593

1

.890

1

47

101

2

9 1

.076

5

99

109

3

.405

8

6 1

2.54

4

Con

tado

res

Faix

a et

ária

ACAL

AMAP

BA

CE

DF

ESG

OM

AM

GM

SM

TPA

PBPE

PIPR

RJ

RN

RO

RR

RS

SC

SE

SP

TOB

rasi

l

Men

or d

e 18

ano

s -

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

1

-

1

2

-

-

-

-

-

-

-

-

-

4

Entre

18

e 25

ano

s 1

2

4

-

1

7 2

1 1

4 1

3 2

6 1

1 4

5 7

3

8 3

0 1

4 1

5 1

1 4

4 5

4 1

6 8

2

4

8 5

4 2

1

27

7

631

Entre

26

e 30

ano

s 8

1

2 1

2 2

8

3 7

2 5

0 4

1 5

7 2

4 1

03

22

70

47

33

44

14

110

1

89

24

17

7

108

1

03

19

398

1

5 1

.684

Entre

31

e 49

ano

s 1

7 2

6 6

2 9

2

54

220

1

70

124

1

48

37

351

6

7 1

40

111

8

7 1

20

38

273

7

47

74

42

11

451

2

92

53

1.3

64

45

5.3

33

Entre

50

e 59

ano

s 3

7

1

4 6

3

4 5

8 3

8 3

2 3

9 4

6

1 1

3 3

0 3

5 2

2 2

4 6

3

5 2

73

13

7

2

148

4

8 7

3

21

11

1.2

91

Mai

or d

e 59

ano

s -

2

2

2

1

7 1

6 1

9 7

7

1

1

8 3

7

8

6

8

-

9

1

08

2

1

-

38

13

-

138

-

4

32

Não

info

rmou

-

1

-

-

1

-

-

1

-

-

-

-

1

-

-

-

1

-

4

-

-

-

2

-

1

2

-

14

Tota

l de

Resp

osta

s 2

9 5

0 9

4 1

9 4

06

387

2

91

218

2

77

77

578

1

12

286

2

31

163

2

11

71

473

1

.375

1

29

75

22

795

5

10

82

2.3

50

78

9.3

89

Técn

icos Fa

ixa

etár

iaAC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

Men

or d

e 18

ano

s -

-

-

-

-

-

-

-

-

-

1

-

-

-

-

-

-

-

1

-

-

-

-

-

-

1

-

3

Entre

18

e 25

ano

s -

1

-

-

4

9

9

-

-

-

1

0 -

-

1

5

2

2

3

2

3 -

1

-

3

1 3

-

4

4 -

1

48

Entre

26

e 30

ano

s -

1

-

-

-

1

7 1

0 1

1 4

2

1

5 -

-

1

2

5

1

1

0 2

2 3

1

1

5

0 3

1

8

4 -

2

44

Entre

31

e 49

ano

s 4

1

5 1

6 -

6

3 8

8 3

8 3

4 5

6 9

1

41

22

27

15

30

47

12

68

263

8

1

5 2

1

31

61

18

566

6

1

.755

Entre

50

e 59

ano

s 1

4

8

1

1

8 3

3 7

6

9

6

3

3 1

2 8

9

5

2

2 3

2

7 1

27

4

2

3

46

14

4

215

1

6

28

Mai

or d

e 59

ano

s -

-

2

2

1

6 8

2

4

6

6

1

6 2

7

1

1 2

5

2

1

2 7

8 2

7

1

2

1 6

4

1

44

1

367

Não

info

rmou

-

-

-

-

-

1

1

-

-

-

1

-

-

-

-

-

-

-

1

1

-

-

2

2

-

1

-

10

Tota

l de

Resp

osta

s 5

2

1 2

6 3

1

01

156

6

7 5

5 7

5 2

3 2

17

36

42

37

44

81

20

120

5

15

18

26

7

281

8

9 2

7 1

.055

8

3

.155

Page 55: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

54

Tabela

4:

Dis

trib

uiç

ão d

os

resp

ondente

s por

gra

u d

e inst

ruçã

o m

áxim

o (se

gre

gad

os

por

CR

C e

cat

egori

a)

Todo

s

Form

ação

máx

ima

em

qual

quer

áre

aAC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

Técn

ico

em q

ualq

uer á

rea

2,9%

22,5

%7,

5%9,

1%10

,3%

17,1

%8,

4%10

,6%

10,2

%16

,0%

14,8

%14

,2%

8,2%

7,1%

13,5

%15

,8%

12,1

%10

,6%

15,0

%4,

1%7,

9%3,

4%16

,1%

7,7%

13,8

%15

,4%

4,7%

13,4

%

Bach

arel

em

qua

lque

r áre

a38

,2%

35,2

%45

,8%

22,7

%39

,8%

38,1

%39

,1%

46,2

%45

,7%

48,0

%39

,5%

43,2

%40

,2%

49,6

%37

,7%

38,4

%38

,5%

39,6

%45

,1%

49,0

%49

,5%

48,3

%40

,1%

40,7

%35

,8%

45,1

%43

,0%

42,7

%

Espe

cial

ista

em

qua

lque

r áre

a55

,9%

36,6

%39

,2%

68,2

%43

,4%

36,8

%47

,2%

35,5

%40

,1%

32,0

%37

,9%

37,2

%47

,6%

40,3

%38

,6%

40,4

%45

,1%

46,5

%34

,3%

41,5

%31

,7%

44,8

%36

,8%

44,6

%46

,8%

34,5

%47

,7%

38,1

%

Mes

tre e

m q

ualq

uer á

rea

2,9%

5,6%

7,5%

0,0%

5,3%

7,2%

5,0%

6,2%

2,6%

4,0%

7,3%

5,4%

4,0%

3,0%

9,7%

5,1%

3,3%

2,7%

4,9%

5,4%

10,9

%0,

0%6,

1%6,

5%3,

7%4,

3%4,

7%5,

1%

Dou

tor

em q

ualq

uer á

rea

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

1,2%

0,7%

0,3%

1,5%

1,4%

0,0%

0,5%

0,0%

0,0%

0,0%

0,5%

0,3%

1,1%

0,5%

0,8%

0,0%

0,0%

3,4%

0,8%

0,5%

0,0%

0,7%

0,0%

0,6%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 3

4 7

1 1

20

22

507

5

43

358

2

73

352

1

00

795

1

48

328

2

68

207

2

92

91

593

1

.890

1

47

101

2

9 1

.076

5

99

109

3

.405

8

6 1

2.54

4

Con

tado

res

Form

ação

máx

ima

em

qual

quer

áre

aAC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

Técn

ico

em q

ualq

uer á

rea

0,0%

0,0%

0,0%

5,3%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,4%

0,0%

0,2%

0,9%

0,3%

0,4%

0,0%

0,0%

0,0%

0,2%

0,3%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,2%

0,0%

0,2%

Bach

arel

em

qua

lque

r áre

a37

,9%

42,0

%45

,7%

15,8

%39

,4%

41,3

%38

,8%

48,6

%48

,7%

55,8

%42

,7%

46,4

%42

,3%

51,1

%41

,1%

40,3

%38

,0%

41,9

%49

,0%

50,4

%46

,7%

45,5

%43

,3%

42,2

%39

,0%

49,8

%42

,3%

45,7

%

Espe

cial

ista

em

qua

lque

r áre

a58

,6%

50,0

%46

,8%

78,9

%52

,7%

48,1

%54

,6%

41,7

%45

,8%

39,0

%47

,2%

45,5

%53

,1%

45,5

%47

,2%

52,6

%56

,3%

53,9

%43

,6%

43,4

%40

,0%

50,0

%47

,7%

49,8

%57

,3%

43,7

%52

,6%

47,1

%

Mes

tre e

m q

ualq

uer á

rea

3,4%

8,0%

7,4%

0,0%

6,7%

9,8%

6,2%

7,8%

3,2%

5,2%

9,2%

7,1%

4,2%

3,0%

11,0

%6,

6%4,

2%3,

4%6,

2%6,

2%13

,3%

0,0%

8,1%

7,5%

3,7%

5,4%

5,1%

6,3%

Dou

tor

em q

ualq

uer á

rea

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

1,2%

0,8%

0,3%

1,8%

1,8%

0,0%

0,7%

0,0%

0,0%

0,0%

0,6%

0,5%

1,4%

0,6%

0,9%

0,0%

0,0%

4,5%

1,0%

0,6%

0,0%

0,8%

0,0%

0,8%

Tota

l de

Resp

osta

s 2

9 5

0 9

4 1

9 4

06

387

2

91

218

2

77

77

578

1

12

286

2

31

163

2

11

71

473

1

.375

1

29

75

22

795

5

10

82

2.3

50

78

9.3

89

Técn

icos

Form

ação

máx

ima

em

qual

quer

áre

aAC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

Técn

ico

em q

ualq

uer á

rea

20,0

%76

,2%

34,6

%33

,3%

51,5

%59

,6%

44,8

%52

,7%

46,7

%69

,6%

53,9

%55

,6%

61,9

%48

,6%

63,6

%56

,8%

55,0

%51

,7%

54,2

%33

,3%

30,8

%14

,3%

61,6

%51

,7%

55,6

%49

,5%

50,0

%52

,7%

Bach

arel

em

qua

lque

r áre

a40

,0%

19,0

%46

,2%

66,7

%41

,6%

30,1

%40

,3%

36,4

%34

,7%

21,7

%30

,9%

33,3

%26

,2%

40,5

%25

,0%

33,3

%40

,0%

30,8

%34

,6%

38,9

%57

,7%

57,1

%31

,3%

32,6

%25

,9%

34,7

%50

,0%

34,0

%

Espe

cial

ista

em

qua

lque

r áre

a40

,0%

4,8%

11,5

%0,

0%5,

9%9,

0%14

,9%

10,9

%18

,7%

8,7%

12,9

%11

,1%

9,5%

8,1%

6,8%

8,6%

5,0%

17,5

%9,

3%27

,8%

7,7%

28,6

%6,

0%14

,6%

14,8

%13

,8%

0,0%

11,6

%

Mes

tre e

m q

ualq

uer á

rea

0,0%

0,0%

7,7%

0,0%

0,0%

0,6%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

2,3%

0,0%

2,4%

2,7%

4,5%

1,2%

0,0%

0,0%

1,4%

0,0%

3,8%

0,0%

0,7%

1,1%

3,7%

1,6%

0,0%

1,3%

Dou

tor

em q

ualq

uer á

rea

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

1,0%

0,6%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,6%

0,0%

0,0%

0,0%

0,4%

0,0%

0,0%

0,4%

0,0%

0,3%

Tota

l de

Resp

osta

s 5

2

1 2

6 3

1

01

156

6

7 5

5 7

5 2

3 2

17

36

42

37

44

81

20

120

5

15

18

26

7

281

8

9 2

7 1

.055

8

3

.155

Page 56: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

55

Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Tabela

5:

Dis

trib

uiç

ão d

os

resp

ondente

s por

quan

tidad

e d

e d

ependente

s (s

egre

gad

os

por

CR

C e

cat

egori

a)

Todo

s

Qua

ntid

ade

de

depe

nden

tes

ACAL

AMAP

BA

CE

DF

ESG

OM

AM

GM

SM

TPA

PBPE

PIPR

RJ

RN

RO

RR

RS

SC

SE

SP

TOB

rasi

l

Nen

hum

26,5

%28

,2%

34,2

%13

,6%

35,7

%32

,2%

33,5

%32

,6%

26,1

%36

,0%

35,0

%23

,0%

30,2

%35

,1%

34,3

%31

,5%

38,5

%32

,9%

30,5

%42

,2%

27,7

%31

,0%

38,5

%35

,1%

36,7

%33

,3%

32,6

%33

,2%

Um

14,7

%32

,4%

18,3

%22

,7%

22,7

%23

,9%

24,0

%30

,0%

23,0

%19

,0%

23,9

%28

,4%

25,0

%21

,3%

19,8

%24

,3%

15,4

%24

,8%

27,4

%17

,7%

19,8

%17

,2%

26,6

%27

,0%

16,5

%26

,2%

19,8

%25

,2%

Doi

s26

,5%

21,1

%26

,7%

36,4

%21

,9%

23,0

%21

,8%

20,1

%25

,6%

15,0

%23

,8%

28,4

%22

,9%

20,5

%22

,2%

21,2

%24

,2%

23,8

%23

,1%

16,3

%20

,8%

20,7

%20

,3%

21,9

%22

,0%

22,4

%23

,3%

22,4

%

Três

17,6

%11

,3%

12,5

%22

,7%

14,4

%11

,6%

12,6

%12

,1%

17,9

%15

,0%

11,6

%11

,5%

14,6

%15

,7%

16,4

%14

,4%

18,7

%15

,2%

12,4

%15

,0%

21,8

%20

,7%

10,9

%12

,7%

13,8

%12

,0%

16,3

%12

,9%

Qua

tro5,

9%4,

2%5,

0%4,

5%3,

4%4,

6%5,

3%4,

4%5,

7%7,

0%3,

8%4,

7%4,

6%3,

4%3,

9%5,

5%3,

3%2,

9%4,

2%5,

4%5,

0%6,

9%2,

6%2,

2%7,

3%4,

4%5,

8%4,

1%

Cinc

o ou

mai

s8,

8%2,

8%3,

3%0,

0%2,

0%4,

6%2,

8%0,

7%1,

7%8,

0%2,

0%4,

1%2,

7%4,

1%3,

4%3,

1%0,

0%0,

5%2,

4%3,

4%5,

0%3,

4%1,

2%1,

2%3,

7%1,

6%2,

3%2,

1%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 3

4 7

1 1

20

22

507

5

43

358

2

73

352

1

00

795

1

48

328

2

68

207

2

92

91

593

1

.890

1

47

101

2

9 1

.076

5

99

109

3

.405

8

6 1

2.54

4

Con

tado

res

Qua

ntid

ade

de

depe

nden

tes

ACAL

AMAP

BA

CE

DF

ESG

OM

AM

GM

SM

TPA

PBPE

PIPR

RJ

RN

RO

RR

RS

SC

SE

SP

TOB

rasi

l

Nen

hum

31,0

%30

,0%

34,0

%10

,5%

39,7

%37

,0%

35,4

%35

,8%

28,5

%41

,6%

39,8

%26

,8%

32,9

%38

,5%

39,3

%34

,6%

39,4

%35

,5%

33,9

%43

,4%

30,7

%31

,8%

39,1

%37

,8%

41,5

%37

,1%

32,1

%36

,4%

Um

13,8

%34

,0%

20,2

%15

,8%

21,4

%22

,0%

23,7

%29

,4%

24,5

%22

,1%

22,7

%27

,7%

24,1

%22

,1%

19,6

%24

,2%

16,9

%24

,3%

27,1

%17

,8%

22,7

%13

,6%

26,0

%26

,7%

17,1

%24

,6%

19,2

%24

,4%

Doi

s27

,6%

22,0

%27

,7%

42,1

%21

,9%

24,5

%21

,0%

21,1

%26

,0%

9,1%

22,0

%26

,8%

24,5

%20

,3%

21,5

%21

,3%

22,5

%23

,5%

22,0

%17

,1%

18,7

%18

,2%

20,1

%22

,0%

22,0

%21

,7%

25,6

%22

,0%

Três

10,3

%8,

0%9,

6%26

,3%

12,3

%10

,3%

11,3

%11

,0%

15,5

%14

,3%

10,4

%13

,4%

12,9

%13

,4%

12,9

%12

,8%

18,3

%14

,0%

11,1

%13

,2%

18,7

%22

,7%

11,1

%11

,4%

13,4

%11

,1%

15,4

%11

,8%

Qua

tro6,

9%4,

0%5,

3%5,

3%2,

7%3,

6%5,

8%2,

3%4,

0%6,

5%3,

6%3,

6%3,

1%2,

6%3,

7%6,

2%2,

8%2,

5%4,

1%5,

4%5,

3%9,

1%2,

6%1,

6%3,

7%4,

0%5,

1%3,

7%

Cinc

o ou

mai

s10

,3%

2,0%

3,2%

0,0%

2,0%

2,6%

2,7%

0,5%

1,4%

6,5%

1,6%

1,8%

2,4%

3,0%

3,1%

0,9%

0,0%

0,2%

1,7%

3,1%

4,0%

4,5%

1,0%

0,6%

2,4%

1,6%

2,6%

1,7%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 2

9 5

0 9

4 1

9 4

06

387

2

91

218

2

77

77

578

1

12

286

2

31

163

2

11

71

473

1

.375

1

29

75

22

795

5

10

82

2.3

50

78

9.3

89

Técn

icos

Qua

ntid

ade

de

depe

nden

tes

ACAL

AMAP

BA

CE

DF

ESG

OM

AM

GM

SM

TPA

PBPE

PIPR

RJ

RN

RO

RR

RS

SC

SE

SP

TOB

rasi

l

Nen

hum

0,0%

23,8

%34

,6%

33,3

%19

,8%

20,5

%25

,4%

20,0

%17

,3%

17,4

%22

,1%

11,1

%11

,9%

13,5

%15

,9%

23,5

%35

,0%

22,5

%21

,4%

33,3

%19

,2%

28,6

%36

,7%

19,1

%22

,2%

25,0

%37

,5%

23,8

%

Um

20,0

%28

,6%

11,5

%66

,7%

27,7

%28

,8%

25,4

%32

,7%

17,3

%8,

7%27

,2%

30,6

%31

,0%

16,2

%20

,5%

24,7

%10

,0%

26,7

%28

,2%

16,7

%11

,5%

28,6

%28

,1%

29,2

%14

,8%

30,0

%25

,0%

27,5

%

Doi

s20

,0%

19,0

%23

,1%

0,0%

21,8

%19

,2%

25,4

%16

,4%

24,0

%34

,8%

28,6

%33

,3%

11,9

%21

,6%

25,0

%21

,0%

30,0

%25

,0%

25,8

%11

,1%

26,9

%28

,6%

20,6

%21

,3%

22,2

%24

,0%

0,0%

23,6

%

Três

60,0

%19

,0%

23,1

%0,

0%22

,8%

14,7

%17

,9%

16,4

%26

,7%

17,4

%14

,7%

5,6%

26,2

%29

,7%

29,5

%18

,5%

20,0

%20

,0%

15,9

%27

,8%

30,8

%14

,3%

10,3

%20

,2%

14,8

%13

,9%

25,0

%16

,2%

Qua

tro0,

0%4,

8%3,

8%0,

0%5,

9%7,

1%3,

0%12

,7%

12,0

%8,

7%4,

1%8,

3%14

,3%

8,1%

4,5%

3,7%

5,0%

4,2%

4,5%

5,6%

3,8%

0,0%

2,5%

5,6%

18,5

%5,

5%12

,5%

5,5%

Cinc

o ou

mai

s0,

0%4,

8%3,

8%0,

0%2,

0%9,

6%3,

0%1,

8%2,

7%13

,0%

3,2%

11,1

%4,

8%10

,8%

4,5%

8,6%

0,0%

1,7%

4,3%

5,6%

7,7%

0,0%

1,8%

4,5%

7,4%

1,6%

0,0%

3,4%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 5

2

1 2

6 3

1

01

156

6

7 5

5 7

5 2

3 2

17

36

42

37

44

81

20

120

5

15

18

26

7

281

8

9 2

7 1

.055

8

3

.155

Page 57: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

56

Tabela

6:

Dis

trib

uiç

ão d

os

resp

ondente

s por

faix

a de r

enda

(segre

gad

os

por

CR

C e

cat

egori

a)

Todo

s

Faix

a de

Ren

daAC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

Até

R$1.

866

(3 s

al. m

ínim

os)

14,7

%26

,8%

20,8

%13

,6%

25,2

%25

,8%

10,9

%22

,0%

19,9

%23

,0%

21,4

%19

,6%

22,3

%23

,5%

30,9

%27

,4%

42,9

%17

,2%

18,0

%32

,0%

22,8

%20

,7%

19,3

%15

,0%

22,9

%15

,6%

22,1

%19

,3%

Entre

R$1

.866

e R

$3.1

1011

,8%

35,2

%21

,7%

31,8

%24

,7%

25,8

%13

,4%

19,4

%24

,1%

27,0

%24

,9%

28,4

%24

,1%

28,7

%18

,8%

25,7

%19

,8%

26,6

%20

,2%

26,5

%19

,8%

44,8

%24

,2%

24,0

%22

,9%

20,3

%26

,7%

22,5

%

Entre

R$3

.110

e R

$6.2

2044

,1%

19,7

%29

,2%

18,2

%27

,8%

28,4

%32

,7%

35,5

%32

,1%

27,0

%31

,2%

25,7

%31

,1%

30,6

%32

,9%

25,0

%23

,1%

32,9

%30

,8%

24,5

%38

,6%

13,8

%32

,1%

32,6

%28

,4%

31,3

%29

,1%

30,8

%

Entre

R$6

.220

e R

$12.

440

26,5

%15

,5%

20,8

%22

,7%

15,4

%14

,0%

27,1

%13

,9%

16,8

%19

,0%

14,5

%23

,6%

14,6

%12

,3%

9,2%

12,7

%6,

6%15

,7%

20,8

%12

,9%

11,9

%17

,2%

14,9

%21

,7%

18,3

%21

,4%

16,3

%18

,2%

Entre

R$1

2.44

0 e

R$18

.660

2,9%

1,4%

5,0%

4,5%

3,9%

2,8%

8,4%

6,2%

4,3%

2,0%

4,8%

1,4%

4,9%

2,6%

3,4%

5,1%

2,2%

3,7%

5,8%

1,4%

3,0%

0,0%

6,3%

3,8%

5,5%

6,4%

3,5%

5,2%

Entre

R$1

8.66

0 e

R$ 3

1.10

00,

0%1,

4%1,

7%4,

5%1,

2%1,

8%5,

6%1,

8%1,

4%0,

0%2,

0%0,

7%2,

1%1,

1%1,

9%2,

4%2,

2%2,

2%2,

6%2,

0%2,

0%3,

4%2,

1%2,

2%1,

8%3,

2%1,

2%2,

4%

Acim

a de

R$3

1.11

00,

0%0,

0%0,

0%0,

0%1,

0%1,

1%1,

4%1,

1%0,

9%2,

0%0,

6%0,

7%0,

6%0,

4%1,

4%1,

7%2,

2%1,

2%0,

8%0,

0%1,

0%0,

0%0,

7%0,

3%0,

0%1,

0%1,

2%0,

9%

Recu

sou-

se a

resp

onde

r0,

0%0,

0%0,

8%4,

5%0,

8%0,

4%0,

6%0,

0%0,

6%0,

0%0,

6%0,

0%0,

3%0,

7%1,

4%0,

0%1,

1%0,

5%1,

0%0,

7%1,

0%0,

0%0,

5%0,

3%0,

0%0,

9%0,

0%0,

7%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 3

4 7

1 1

20

22

507

5

43

358

2

73

352

1

00

795

1

48

328

2

68

207

2

92

91

593

1

.890

1

47

101

2

9 1

.076

5

99

109

3

.405

8

6 1

2.54

4

Con

tado

res

Faix

a de

Ren

daAC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

Até

R$1.

866

(3 s

al. m

ínim

os)

13,8

%16

,0%

17,0

%10

,5%

22,7

%17

,6%

7,6%

17,9

%18

,8%

20,8

%18

,2%

17,0

%19

,6%

24,2

%25

,2%

20,9

%38

,0%

16,3

%13

,1%

31,8

%26

,7%

18,2

%12

,7%

13,7

%19

,5%

12,3

%20

,5%

15,8

%

Entre

R$1

.866

e R

$3.1

1013

,8%

38,0

%19

,1%

31,6

%24

,1%

26,4

%9,

6%19

,7%

23,8

%27

,3%

23,7

%25

,0%

26,2

%27

,3%

19,0

%24

,6%

19,7

%24

,7%

18,9

%27

,9%

20,0

%40

,9%

22,5

%24

,5%

23,2

%19

,4%

26,9

%21

,7%

Entre

R$3

.110

e R

$6.2

2048

,3%

24,0

%30

,9%

15,8

%29

,1%

31,8

%33

,3%

37,6

%31

,8%

27,3

%33

,7%

26,8

%31

,8%

31,2

%35

,6%

27,5

%23

,9%

34,9

%32

,8%

24,0

%33

,3%

18,2

%36

,0%

33,7

%29

,3%

31,9

%28

,2%

32,4

%

Entre

R$6

.220

e R

$12.

440

20,7

%18

,0%

23,4

%26

,3%

17,2

%17

,3%

31,6

%14

,7%

17,0

%20

,8%

15,7

%27

,7%

14,0

%11

,7%

10,4

%15

,6%

8,5%

16,1

%24

,0%

13,2

%14

,7%

18,2

%17

,4%

22,0

%18

,3%

23,7

%17

,9%

20,1

%

Entre

R$1

2.44

0 e

R$18

.660

3,4%

2,0%

6,4%

5,3%

4,4%

3,4%

9,3%

6,4%

5,1%

1,3%

5,7%

1,8%

5,2%

3,0%

4,3%

5,7%

2,8%

4,0%

6,5%

0,8%

2,7%

0,0%

7,7%

3,9%

7,3%

7,3%

3,8%

5,8%

Entre

R$1

8.66

0 e

R$ 3

1.10

00,

0%2,

0%2,

1%5,

3%0,

7%2,

3%6,

2%2,

3%1,

8%0,

0%1,

6%0,

9%2,

1%1,

3%2,

5%3,

3%2,

8%2,

5%3,

1%1,

6%2,

7%4,

5%2,

5%1,

4%2,

4%3,

5%1,

3%2,

6%

Acim

a de

R$3

1.11

00,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

7%1,

3%1,

7%1,

4%1,

1%2,

6%0,

9%0,

9%0,

7%0,

4%1,

8%2,

4%2,

8%1,

1%1,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

8%0,

4%0,

0%1,

2%1,

3%1,

0%

Recu

sou-

se a

resp

onde

r0,

0%0,

0%1,

1%5,

3%1,

0%0,

0%0,

7%0,

0%0,

7%0,

0%0,

5%0,

0%0,

3%0,

9%1,

2%0,

0%1,

4%0,

4%0,

6%0,

8%0,

0%0,

0%0,

5%0,

4%0,

0%0,

8%0,

0%0,

6%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 2

9 5

0 9

4 1

9 4

06

387

2

91

218

2

77

77

578

1

12

286

2

31

163

2

11

71

473

1

.375

1

29

75

22

795

5

10

82

2.3

50

78

9.3

89

Técn

icos

Faix

a de

Ren

daAC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

Até

R$1.

866

(3 s

al. m

ínim

os)

20,0

%52

,4%

34,6

%33

,3%

35,6

%46

,2%

25,4

%38

,2%

24,0

%30

,4%

30,0

%27

,8%

40,5

%18

,9%

52,3

%44

,4%

60,0

%20

,8%

31,3

%33

,3%

11,5

%28

,6%

38,1

%22

,5%

33,3

%23

,1%

37,5

%29

,9%

Entre

R$1

.866

e R

$3.1

100,

0%28

,6%

30,8

%33

,3%

26,7

%24

,4%

29,9

%18

,2%

25,3

%26

,1%

28,1

%38

,9%

9,5%

37,8

%18

,2%

28,4

%20

,0%

34,2

%23

,5%

16,7

%19

,2%

57,1

%28

,8%

21,3

%22

,2%

22,4

%25

,0%

24,8

%

Entre

R$3

.110

e R

$6.2

2020

,0%

9,5%

23,1

%33

,3%

22,8

%19

,9%

29,9

%27

,3%

33,3

%26

,1%

24,4

%22

,2%

26,2

%27

,0%

22,7

%18

,5%

20,0

%25

,0%

25,4

%27

,8%

53,8

%0,

0%21

,0%

25,8

%25

,9%

29,9

%37

,5%

26,2

%

Entre

R$6

.220

e R

$12.

440

60,0

%9,

5%11

,5%

0,0%

7,9%

5,8%

7,5%

10,9

%16

,0%

13,0

%11

,1%

11,1

%19

,0%

16,2

%4,

5%4,

9%0,

0%14

,2%

12,2

%11

,1%

3,8%

14,3

%7,

8%20

,2%

18,5

%16

,2%

0,0%

12,6

%

Entre

R$1

2.44

0 e

R$18

.660

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

2,0%

1,3%

4,5%

5,5%

1,3%

4,3%

2,3%

0,0%

2,4%

0,0%

0,0%

3,7%

0,0%

2,5%

3,7%

5,6%

3,8%

0,0%

2,5%

3,4%

0,0%

4,4%

0,0%

3,2%

Entre

R$1

8.66

0 e

R$ 3

1.10

00,

0%0,

0%0,

0%0,

0%3,

0%0,

6%3,

0%0,

0%0,

0%0,

0%3,

2%0,

0%2,

4%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

8%1,

4%5,

6%0,

0%0,

0%1,

1%6,

7%0,

0%2,

4%0,

0%1,

8%

Acim

a de

R$3

1.11

00,

0%0,

0%0,

0%0,

0%2,

0%0,

6%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%1,

7%0,

4%0,

0%3,

8%0,

0%0,

4%0,

0%0,

0%0,

5%0,

0%0,

4%

Recu

sou-

se a

resp

onde

r0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%1,

3%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

9%0,

0%0,

0%0,

0%2,

3%0,

0%0,

0%0,

8%2,

1%0,

0%3,

8%0,

0%0,

4%0,

0%0,

0%1,

2%0,

0%1,

0%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 5

2

1 2

6 3

1

01

156

6

7 5

5 7

5 2

3 2

17

36

42

37

44

81

20

120

5

15

18

26

7

281

8

9 2

7 1

.055

8

3

.155

Page 58: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

57

Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Tabela

7:

Dis

trib

uiç

ão d

os

resp

ondente

s por

endere

ço p

rofiss

ional

(se

gre

gad

os

por

CR

C e

cat

egori

a)

Todo

s

Ende

reço

Pro

fissi

onal

ACAL

AMAP

BA

CE

DF

ESG

OM

AM

GM

SM

TPA

PBPE

PIPR

RJ

RN

RO

RR

RS

SC

SE

SP

TOB

rasi

l

Capi

tal

85,3

%78

,9%

98,3

%86

,4%

59,2

%75

,7%

96,4

%62

,6%

54,8

%63

,0%

41,0

%50

,0%

35,7

%69

,4%

61,4

%74

,7%

71,4

%40

,6%

75,4

%70

,7%

46,5

%86

,2%

39,2

%25

,2%

76,1

%51

,5%

53,5

%56

,7%

Inte

rior

14,7

%21

,1%

1,7%

13,6

%40

,8%

24,3

%3,

6%37

,4%

45,2

%37

,0%

59,0

%50

,0%

64,3

%30

,6%

38,6

%25

,3%

28,6

%59

,4%

24,6

%29

,3%

53,5

%13

,8%

60,8

%74

,8%

23,9

%48

,5%

46,5

%43

,3%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 3

4 7

1 1

20

22

507

5

43

358

2

73

352

1

00

795

1

48

328

2

68

207

2

92

91

593

1

.890

1

47

101

2

9 1

.076

5

99

109

3

.405

8

6 1

2.54

4

Con

tado

res

Ende

reço

Pro

fissi

onal

ACAL

AMAP

BA

CE

DF

ESG

OM

AM

GM

SM

TPA

PBPE

PIPR

RJ

RN

RO

RR

RS

SC

SE

SP

TOB

rasi

l

Capi

tal

89,7

%86

,0%

98,9

%84

,2%

64,3

%77

,8%

96,6

%66

,5%

60,3

%68

,8%

42,0

%50

,0%

34,6

%73

,6%

61,3

%78

,7%

71,8

%38

,9%

79,7

%69

,8%

44,0

%90

,9%

40,6

%26

,9%

82,9

%52

,1%

52,6

%58

,4%

Inte

rior

10,3

%14

,0%

1,1%

15,8

%35

,7%

22,2

%3,

4%33

,5%

39,7

%31

,2%

58,0

%50

,0%

65,4

%26

,4%

38,7

%21

,3%

28,2

%61

,1%

20,3

%30

,2%

56,0

%9,

1%59

,4%

73,1

%17

,1%

47,9

%47

,4%

41,6

%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 2

9 5

0 9

4 1

9 4

06

387

2

91

218

2

77

77

578

1

12

286

2

31

163

2

11

71

473

1

.375

1

29

75

22

795

5

10

82

2.3

50

78

9.3

89

Técn

icos

Ende

reço

Pro

fissi

onal

ACAL

AMAP

BA

CE

DF

ESG

OM

AM

GM

SM

TPA

PBPE

PIPR

RJ

RN

RO

RR

RS

SC

SE

SP

TOB

rasi

l

Capi

tal

60,0

%61

,9%

96,2

%10

0,0%

38,6

%70

,5%

95,5

%47

,3%

34,7

%43

,5%

38,2

%50

,0%

42,9

%43

,2%

61,4

%64

,2%

70,0

%47

,5%

63,9

%77

,8%

53,8

%71

,4%

35,2

%15

,7%

55,6

%50

,2%

62,5

%51

,6%

Inte

rior

40,0

%38

,1%

3,8%

0,0%

61,4

%29

,5%

4,5%

52,7

%65

,3%

56,5

%61

,8%

50,0

%57

,1%

56,8

%38

,6%

35,8

%30

,0%

52,5

%36

,1%

22,2

%46

,2%

28,6

%64

,8%

84,3

%44

,4%

49,8

%37

,5%

48,4

%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 5

2

1 2

6 3

1

01

156

6

7 5

5 7

5 2

3 2

17

36

42

37

44

81

20

120

5

15

18

26

7

281

8

9 2

7 1

.055

8

3

.155

Page 59: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

58

Tabela

8:

Vín

culo

pro

fiss

ional

Todo

s

Vínc

ulo

ACAL

AMAP

BA

CE

DF

ESG

OM

AM

GM

SM

TPA

PBPE

PIPR

RJ

RN

RO

RR

RS

SC

SE

SP

TOB

rasi

l

1. A

utôn

omo,

Pro

prie

tário

ou

Sóci

o32

,4%

43,7

%29

,2%

45,5

%35

,5%

36,6

%19

,8%

33,7

%43

,2%

44,0

%28

,6%

28,4

%27

,7%

34,3

%33

,8%

28,4

%30

,8%

37,3

%25

,2%

31,3

%30

,7%

20,7

%33

,3%

35,4

%27

,5%

30,5

%29

,1%

31,1

%

2. F

unci

onár

io F

irma

Cont

abil.

8,8%

4,2%

2,5%

0,0%

7,7%

9,4%

5,9%

11,0

%11

,4%

7,0%

9,4%

10,1

%12

,2%

6,3%

10,1

%8,

9%8,

8%14

,3%

9,9%

12,9

%9,

9%13

,8%

10,7

%16

,9%

5,5%

13,1

%8,

1%11

,0%

3.

Func

ioná

rio d

a in

icia

tiva

priv

ada

5,9%

19,7

%31

,7%

0,0%

26,4

%24

,9%

11,5

%23

,1%

27,3

%13

,0%

28,6

%22

,3%

25,6

%20

,1%

17,4

%27

,1%

26,4

%22

,6%

28,6

%20

,4%

14,9

%10

,3%

23,0

%21

,4%

22,9

%34

,3%

16,3

%26

,9%

4. S

ervi

dor P

úblic

o35

,3%

15,5

%15

,8%

31,8

%12

,0%

11,2

%31

,3%

17,9

%9,

1%11

,0%

16,6

%22

,3%

19,8

%20

,5%

21,7

%15

,8%

19,8

%12

,1%

12,3

%13

,6%

25,7

%37

,9%

16,4

%14

,0%

24,8

%8,

1%30

,2%

13,7

%

5. C

elet

ista

de

empr

esa

públ

ica

8,8%

8,5%

6,7%

0,0%

7,7%

5,7%

18,2

%4,

4%1,

4%10

,0%

3,1%

2,7%

2,1%

8,2%

2,9%

7,9%

5,5%

4,0%

11,1

%10

,2%

5,9%

3,4%

4,6%

4,3%

9,2%

2,7%

3,5%

5,6%

6. F

unci

onár

io d

e Fu

ndaç

ões

Priv

adas

5,9%

4,2%

5,0%

4,5%

4,3%

3,9%

4,2%

4,0%

4,0%

8,0%

5,3%

4,7%

4,6%

1,5%

4,3%

4,1%

2,2%

3,5%

3,9%

3,4%

2,0%

3,4%

4,7%

3,7%

4,6%

3,5%

8,1%

4,0%

7. O

utro

vín

culo

2,9%

4,2%

9,2%

18,2

%6,

3%8,

3%9,

2%5,

9%3,

7%7,

0%8,

4%9,

5%7,

9%9,

0%9,

7%7,

9%6,

6%6,

1%9,

0%8,

2%10

,9%

10,3

%7,

2%4,

3%5,

5%7,

7%4,

7%7,

6%

7. O

utro

vín

culo

34

71

120

2

2 5

07

543

3

58

273

3

52

100

7

95

148

3

28

268

2

07

292

9

1 5

93

1.89

0 1

47

101

2

9 1.

076

599

1

09

3.40

5 8

6 1

2.54

4

Con

tado

res

Ende

reço

Pro

fissi

onal

ACAL

AMAP

BA

CE

DF

ESG

OM

AM

GM

SM

TPA

PBPE

PIPR

RJ

RN

RO

RR

RS

SC

SE

SP

TOB

rasi

l

1. A

utôn

omo,

Pro

prie

tário

ou

Sóci

o31

,0%

36,0

%27

,7%

36,8

%31

,3%

31,8

%16

,2%

31,2

%39

,0%

37,7

%24

,7%

19,6

%25

,2%

30,3

%32

,5%

21,8

%29

,6%

33,6

%20

,5%

29,5

%20

,0%

13,6

%29

,3%

31,2

%20

,7%

25,4

%28

,2%

26,8

%

2. F

unci

onár

io F

irma

Cont

abil.

10,3

%4,

0%1,

1%0,

0%7,

4%6,

5%4,

8%10

,6%

11,2

%9,

1%8,

0%10

,7%

13,3

%7,

4%7,

4%8,

1%9,

9%14

,8%

7,5%

11,6

%10

,7%

13,6

%8,

2%17

,5%

7,3%

12,1

%6,

4%9,

9%

3.Fu

ncio

nário

da

inic

iativ

a pr

ivad

a6,

9%24

,0%

30,9

%0,

0%29

,1%

28,2

%10

,0%

24,3

%30

,0%

11,7

%31

,5%

22,3

%26

,6%

21,2

%17

,8%

28,4

%23

,9%

25,2

%32

,2%

20,9

%18

,7%

13,6

%25

,0%

23,3

%26

,8%

39,3

%17

,9%

29,5

%

4. S

ervi

dor P

úblic

o34

,5%

18,0

%17

,0%

36,8

%12

,6%

12,7

%34

,7%

18,8

%10

,1%

13,0

%18

,0%

26,8

%21

,3%

22,5

%23

,9%

19,4

%22

,5%

12,1

%13

,7%

14,0

%28

,0%

40,9

%19

,0%

14,9

%26

,8%

8,9%

30,8

%15

,3%

5. C

elet

ista

de

empr

esa

públ

ica

10,3

%10

,0%

6,4%

0,0%

8,6%

7,5%

20,6

%4,

6%1,

4%13

,0%

3,5%

3,6%

2,4%

8,7%

3,7%

8,5%

5,6%

4,9%

13,0

%10

,9%

8,0%

4,5%

5,7%

4,7%

8,5%

3,2%

2,6%

6,6%

6. F

unci

onár

io d

e Fu

ndaç

ões

Priv

adas

3,4%

4,0%

5,3%

5,3%

4,4%

4,9%

4,8%

4,1%

4,3%

10,4

%5,

7%5,

4%3,

8%1,

7%4,

9%4,

7%2,

8%4,

0%4,

2%3,

9%2,

7%0,

0%5,

8%3,

9%6,

1%3,

7%9,

0%4,

4%

7. O

utro

vín

culo

3,4%

4,0%

11,7

%21

,1%

6,7%

8,5%

8,9%

6,4%

4,0%

5,2%

8,7%

11,6

%7,

3%8,

2%9,

8%9,

0%5,

6%5,

5%8,

8%9,

3%12

,0%

13,6

%7,

0%4,

5%3,

7%7,

3%5,

1%7,

5%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 2

9 5

0 9

4 1

9 4

06

387

2

91

218

2

77

77

578

1

12

286

2

31

163

2

11

71

473

1

.375

1

29

75

22

795

5

10

82

2.3

50

78

9.3

89

Técn

icos En

dere

ço P

rofis

sion

alAC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

1. A

utôn

omo,

Pro

prie

tário

ou

Sóci

o40

,0%

61,9

%34

,6%

100,

0%52

,5%

48,7

%35

,8%

43,6

%58

,7%

65,2

%38

,7%

55,6

%45

,2%

59,5

%38

,6%

45,7

%35

,0%

51,7

%37

,7%

44,4

%61

,5%

42,9

%44

,5%

59,6

%48

,1%

41,7

%37

,5%

2. F

unci

onár

io F

irma

Cont

abil.

0,0%

4,8%

7,7%

0,0%

8,9%

16,7

%10

,4%

12,7

%12

,0%

0,0%

13,4

%8,

3%4,

8%0,

0%20

,5%

11,1

%5,

0%12

,5%

16,5

%22

,2%

7,7%

14,3

%17

,8%

13,5

%0,

0%15

,4%

25,0

%14

,2%

3.Fu

ncio

nário

da

inic

iativ

a pr

ivad

a0,

0%9,

5%34

,6%

0,0%

15,8

%16

,7%

17,9

%18

,2%

17,3

%17

,4%

20,7

%22

,2%

19,0

%13

,5%

15,9

%23

,5%

35,0

%12

,5%

19,0

%16

,7%

3,8%

0,0%

17,1

%10

,1%

11,1

%23

,2%

0,0%

19,4

%

4. S

ervi

dor P

úblic

o40

,0%

9,5%

11,5

%0,

0%9,

9%7,

7%16

,4%

14,5

%5,

3%4,

3%12

,9%

8,3%

9,5%

8,1%

13,6

%6,

2%10

,0%

12,5

%8,

5%11

,1%

19,2

%28

,6%

9,3%

9,0%

18,5

%6,

4%25

,0%

8,9%

5. C

elet

ista

de

empr

esa

públ

ica

0,0%

4,8%

7,7%

0,0%

4,0%

1,3%

7,5%

3,6%

1,3%

0,0%

2,3%

0,0%

0,0%

5,4%

0,0%

6,2%

5,0%

0,8%

5,8%

5,6%

0,0%

0,0%

1,8%

2,2%

11,1

%1,

7%12

,5%

2,9%

6. F

unci

onár

io d

e Fu

ndaç

ões

Priv

adas

20,0

%4,

8%3,

8%0,

0%4,

0%1,

3%1,

5%3,

6%2,

7%0,

0%4,

1%2,

8%9,

5%0,

0%2,

3%2,

5%0,

0%1,

7%2,

9%0,

0%0,

0%14

,3%

1,8%

2,2%

0,0%

3,0%

0,0%

2,8%

7. O

utro

vín

culo

0,0%

4,8%

0,0%

0,0%

5,0%

7,7%

10,4

%3,

6%2,

7%13

,0%

7,8%

2,8%

11,9

%13

,5%

9,1%

4,9%

10,0

%8,

3%9,

5%0,

0%7,

7%0,

0%7,

8%3,

4%11

,1%

8,6%

0,0%

7,9%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 5

2

1 2

6 3

1

01

156

6

7 5

5 7

5 2

3 2

17

36

42

37

44

81

20

120

5

15

18

26

7

281

8

9 2

7 1.

055

8

3.1

55

Des

criç

ões

com

plet

a da

s cl

asse

s:

1. A

utôn

omo,

Pro

prie

tário

ou

Sóci

o de

firm

a de

Con

tabi

lidad

e/Au

dito

ria;

2. F

unci

onár

io d

e fir

ma

de C

onta

bilid

ade/

Audi

toria

; 3.

Fun

cion

ário

da

inic

iativ

a pr

ivad

a (e

xcet

o fir

ma

de C

onta

bilid

ade/

Audi

toria

); 4

. Se

rvid

or P

úblic

o da

Adm

inis

traç

ão D

ireta

ou

indi

reta

(ex

ceto

em

pres

a

públ

ica)

; 5. C

elet

ista

de

empr

esa

públ

ica

ou e

mpr

esa

de e

cono

mia

mis

ta; 6

. Fun

cion

ário

de

Fund

açõe

s Pr

ivad

as, E

ntid

ades

sem

Fin

s Lu

crat

ivos

ou

Coop

erat

ivas

; 7. O

utro

vín

culo

.

Page 60: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

59

Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Tabela

9:

Autô

nom

os

ou p

ropri

etá

rios

de fi

rmas

de C

onta

bili

dad

e/A

uditori

a

Todo

s

Vínc

ulo

ACAL

AMAP

BA

CE

DF

ESG

OM

AM

GM

SM

TPA

PBPE

PIPR

RJ

RN

RO

RR

RS

SC

SE

SP

TOB

rasi

l

1. A

tua

em P

eríc

ia C

ontá

bil

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

1,7%

1,0%

1,4%

2,2%

2,6%

2,3%

2,2%

0,0%

2,2%

2,2%

1,4%

1,2%

0,0%

2,7%

2,5%

0,0%

9,7%

0,0%

3,9%

1,4%

0,0%

2,1%

0,0%

2,2%

2. N

ÃO a

tua

em P

eríc

ia C

ontá

bil

36,4

%29

,0%

42,9

%50

,0%

27,2

%26

,1%

9,9%

18,5

%20

,4%

31,8

%22

,0%

16,7

%15

,4%

48,9

%41

,4%

31,3

%35

,7%

21,7

%32

,1%

34,8

%16

,1%

50,0

%23

,2%

6,6%

30,0

%19

,5%

16,0

%23

,6%

3. É

pro

prie

tário

de

firm

a63

,6%

71,0

%57

,1%

50,0

%71

,1%

72,9

%88

,7%

79,3

%77

,0%

65,9

%75

,8%

83,3

%82

,4%

48,9

%57

,1%

67,5

%64

,3%

75,6

%65

,3%

65,2

%74

,2%

50,0

%72

,9%

92,0

%70

,0%

78,4

%84

,0%

74,2

%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 1

1 3

1 3

5 1

0 1

80

199

7

1 9

2 1

52

44

227

4

2 9

1 9

2 7

0 8

3 2

8 2

21

476

4

6 3

1 6

3

58

212

3

0 1

.038

2

5 3

.901

Con

tado

res

Ende

reço

Pro

fissi

onal

ACAL

AMAP

BA

CE

DF

ESG

OM

AM

GM

SM

TPA

PBPE

PIPR

RJ

RN

RO

RR

RS

SC

SE

SP

TOB

rasi

l

1. A

tua

em P

eríc

ia C

ontá

bil

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

2,4%

0,8%

2,1%

2,9%

3,7%

3,4%

2,8%

0,0%

1,4%

2,9%

1,9%

2,2%

0,0%

3,1%

3,9%

0,0%

20,0

%0,

0%5,

6%1,

9%0,

0%2,

5%0,

0%2,

8%

2. N

ÃO a

tua

em P

eríc

ia C

ontá

bil

44,4

%33

,3%

46,2

%28

,6%

23,6

%17

,9%

4,3%

13,2

%15

,7%

24,1

%16

,1%

9,1%

13,9

%45

,7%

39,6

%21

,7%

23,8

%18

,2%

29,1

%28

,9%

13,3

%33

,3%

17,6

%6,

3%23

,5%

16,7

%18

,2%

19,8

%

3. É

pro

prie

tário

de

firm

a55

,6%

66,7

%53

,8%

71,4

%74

,0%

81,3

%93

,6%

83,8

%80

,6%

72,4

%81

,1%

90,9

%84

,7%

51,4

%58

,5%

76,1

%76

,2%

78,6

%67

,0%

71,1

%66

,7%

66,7

%76

,8%

91,8

%76

,5%

80,8

%81

,8%

77,4

%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 9

1

8 2

6 7

1

27

123

4

7 6

8 1

08

29

143

2

2 7

2 7

0 5

3 4

6 2

1 1

59

282

3

8 1

5 3

2

33

159

1

7 5

98

22

2.5

15

Técn

icos En

dere

ço P

rofis

sion

alAC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

1. A

tua

em P

eríc

ia C

ontá

bil

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

1,3%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

1,2%

0,0%

5,3%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

1,6%

0,5%

0,0%

0,0%

0,0%

0,8%

0,0%

0,0%

1,6%

0,0%

0,9%

2. N

ÃO a

tua

em P

eríc

ia C

ontá

bil

0,0%

23,1

%33

,3%

100,

0%35

,8%

39,5

%20

,8%

33,3

%31

,8%

46,7

%32

,1%

25,0

%21

,1%

59,1

%47

,1%

43,2

%71

,4%

30,6

%36

,6%

62,5

%18

,8%

66,7

%33

,6%

7,5%

38,5

%23

,2%

0,0%

30,5

%

3. É

pro

prie

tário

de

firm

a10

0,0%

76,9

%66

,7%

0,0%

64,2

%59

,2%

79,2

%66

,7%

68,2

%53

,3%

66,7

%75

,0%

73,7

%40

,9%

52,9

%56

,8%

28,6

%67

,7%

62,9

%37

,5%

81,3

%33

,3%

65,6

%92

,5%

61,5

%75

,2%

100,

0%68

,5%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 2

1

3 9

3

5

3 7

6 2

4 2

4 4

4 1

5 8

4 2

0 1

9 2

2 1

7 3

7 7

6

2 1

94

8

16

3

125

5

3 1

3 4

40

3

1.3

86

Des

criç

ões

com

plet

a da

s cl

asse

s:

1. A

utôn

omo,

cuj

a pr

inci

pal a

tivid

ade

é a

Períc

ia C

ontá

bil j

udic

ial;

2. A

utôn

omo,

cuj

a pr

inci

pal a

tivid

ade

NÃO

é a

Per

ícia

Con

tábi

l jud

icia

l; 3.

Pro

prie

tário

ou

sóci

o de

firm

a.

Page 61: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

60

Tabela

10

: Te

mpo d

e e

xperi

ênci

a pro

fiss

ional

Todo

s

Vínc

ulo

ACAL

AMAP

BA

CE

DF

ESG

OM

AM

GM

SM

TPA

PBPE

PIPR

RJ

RN

RO

RR

RS

SC

SE

SP

TOB

rasi

l

Men

os d

e 5

anos

14,7

%14

,1%

22,5

%13

,6%

15,0

%15

,7%

21,8

%20

,1%

11,4

%21

,0%

15,6

%20

,9%

18,3

%20

,9%

19,3

%17

,5%

17,6

%12

,1%

9,8%

17,0

%13

,9%

27,6

%16

,5%

11,5

%17

,4%

10,9

%16

,3%

13,8

%

De

5 a

10 a

nos

23,5

%21

,1%

8,3%

18,2

%10

,7%

10,7

%12

,3%

9,9%

16,2

%7,

0%8,

3%11

,5%

11,3

%14

,2%

10,6

%11

,3%

15,4

%13

,0%

9,8%

8,2%

13,9

%13

,8%

8,6%

11,7

%15

,6%

9,8%

22,1

%10

,7%

De

11 a

15

anos

5,9%

1,4%

6,7%

13,6

%3,

6%4,

8%5,

0%3,

3%5,

1%6,

0%4,

3%4,

1%4,

3%4,

9%4,

8%4,

1%1,

1%3,

7%3,

9%4,

1%6,

9%10

,3%

4,2%

5,8%

6,4%

4,1%

8,1%

4,3%

Acim

a de

15

anos

55,9

%63

,4%

62,5

%54

,5%

70,8

%68

,9%

60,9

%66

,7%

67,3

%66

,0%

71,8

%63

,5%

66,2

%60

,1%

65,2

%67

,1%

65,9

%71

,2%

76,4

%70

,7%

65,3

%48

,3%

70,6

%71

,0%

60,6

%75

,2%

53,5

%71

,2%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 3

4 7

1 1

20

22

507

5

43

358

2

73

352

1

00

795

1

48

328

2

68

207

2

92

91

593

1

.890

1

47

101

2

9 1

.076

5

99

109

3

.405

8

6 1

2.54

4

Con

tado

res

Ende

reço

Pro

fissi

onal

ACAL

AMAP

BA

CE

DF

ESG

OM

AM

GM

SM

TPA

PBPE

PIPR

RJ

RN

RO

RR

RS

SC

SE

SP

TOB

rasi

l

Men

os d

e 5

anos

17,2

%18

,0%

22,3

%15

,8%

16,0

%17

,3%

22,3

%19

,7%

11,6

%24

,7%

17,8

%25

,9%

18,5

%22

,1%

20,9

%19

,9%

18,3

%13

,1%

11,1

%18

,6%

14,7

%31

,8%

19,0

%12

,0%

17,1

%12

,2%

15,4

%15

,3%

De

5 a

10 a

nos

27,6

%20

,0%

8,5%

15,8

%10

,8%

11,4

%13

,7%

10,1

%17

,3%

7,8%

9,2%

11,6

%12

,6%

15,6

%12

,3%

12,3

%15

,5%

14,0

%10

,6%

7,8%

13,3

%13

,6%

9,3%

12,2

%17

,1%

10,0

%20

,5%

11,3

%

De

11 a

15

anos

6,9%

2,0%

7,4%

15,8

%3,

4%3,

6%6,

2%4,

1%5,

1%3,

9%3,

5%0,

9%4,

5%4,

3%4,

3%3,

3%1,

4%2,

7%4,

2%3,

9%6,

7%4,

5%4,

0%5,

7%6,

1%3,

8%9,

0%4,

1%

Acim

a de

15

anos

48,3

%60

,0%

61,7

%52

,6%

69,7

%67

,7%

57,7

%66

,1%

66,1

%63

,6%

69,6

%61

,6%

64,3

%58

,0%

62,6

%64

,5%

64,8

%70

,2%

74,1

%69

,8%

65,3

%50

,0%

67,7

%70

,2%

59,8

%74

,0%

55,1

%69

,3%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 2

9 5

0 9

4 1

9 4

06

387

2

91

218

2

77

77

578

1

12

286

2

31

163

2

11

71

473

1

.375

1

29

75

22

795

5

10

82

2.3

50

78

9.3

89

Técn

icos

Ende

reço

Pro

fissi

onal

ACAL

AMAP

BA

CE

DF

ESG

OM

AM

GM

SM

TPA

PBPE

PIPR

RJ

RN

RO

RR

RS

SC

SE

SP

TOB

rasi

l

Men

os d

e 5

anos

0,0%

4,8%

23,1

%0,

0%10

,9%

11,5

%19

,4%

21,8

%10

,7%

8,7%

9,7%

5,6%

16,7

%13

,5%

13,6

%11

,1%

15,0

%8,

3%6,

6%5,

6%11

,5%

14,3

%9,

6%9,

0%18

,5%

8,2%

25,0

%9,

5%

De

5 a

10 a

nos

0,0%

23,8

%7,

7%33

,3%

9,9%

9,0%

6,0%

9,1%

12,0

%4,

3%6,

0%11

,1%

2,4%

5,4%

4,5%

8,6%

15,0

%9,

2%7,

8%11

,1%

15,4

%14

,3%

6,8%

9,0%

11,1

%9,

6%37

,5%

8,7%

De

11 a

15

anos

0,0%

0,0%

3,8%

0,0%

4,0%

7,7%

0,0%

0,0%

5,3%

13,0

%6,

5%13

,9%

2,4%

8,1%

6,8%

6,2%

0,0%

7,5%

3,1%

5,6%

7,7%

28,6

%4,

6%6,

7%7,

4%4,

6%0,

0%4,

9%

Acim

a de

15

anos

100,

0%71

,4%

65,4

%66

,7%

75,2

%71

,8%

74,6

%69

,1%

72,0

%73

,9%

77,9

%69

,4%

78,6

%73

,0%

75,0

%74

,1%

70,0

%75

,0%

82,5

%77

,8%

65,4

%42

,9%

79,0

%75

,3%

63,0

%77

,6%

37,5

%76

,8%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 5

2

1 2

6 3

1

01

156

6

7 5

5 7

5 2

3 2

17

36

42

37

44

81

20

120

5

15

18

26

7

281

8

9 2

7 1

.055

8

3

.155

Page 62: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

61

Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Tabela

11

: D

ias

de f

éri

as p

or

ano

Todo

s

Dia

s de

féria

sAC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

Men

os d

e 15

dia

s29

,4%

46,5

%35

,0%

31,8

%37

,3%

49,0

%16

,2%

42,9

%50

,6%

43,0

%36

,5%

43,2

%41

,2%

29,1

%47

,8%

35,3

%49

,5%

43,0

%32

,7%

35,4

%36

,6%

27,6

%40

,1%

44,2

%45

,9%

44,4

%23

,3%

39,9

%

Entre

15

e 30

dia

s52

,9%

42,3

%56

,7%

63,6

%56

,4%

44,9

%67

,3%

50,5

%42

,0%

49,0

%53

,8%

45,9

%52

,4%

60,4

%43

,0%

57,2

%39

,6%

50,4

%59

,3%

52,4

%50

,5%

51,7

%53

,4%

50,6

%47

,7%

50,8

%66

,3%

52,9

%

Entre

30

e 45

dia

s14

,7%

9,9%

5,8%

4,5%

5,7%

5,3%

14,5

%5,

1%6,

5%6,

0%7,

2%10

,1%

5,8%

7,8%

7,2%

5,8%

6,6%

5,6%

6,2%

10,2

%9,

9%17

,2%

5,4%

4,8%

6,4%

3,4%

9,3%

5,7%

Mai

s de

45

dias

2,9%

1,4%

2,5%

0,0%

0,6%

0,7%

2,0%

1,5%

0,9%

2,0%

2,5%

0,7%

0,6%

2,6%

1,9%

1,7%

4,4%

1,0%

1,9%

2,0%

3,0%

3,4%

1,1%

0,3%

0,0%

1,3%

1,2%

1,4%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 3

4 7

1 1

20

22

507

5

43

358

2

73

352

1

00

795

1

48

328

2

68

207

2

92

91

593

1

.890

1

47

101

2

9 1

.076

5

99

109

3

.405

8

6 1

2.54

4

Con

tado

res

Dia

s de

féria

sAC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

Men

os d

e 15

dia

s27

,6%

38,0

%34

,0%

31,6

%33

,5%

42,4

%13

,1%

40,4

%48

,7%

44,2

%32

,7%

37,5

%39

,2%

28,1

%43

,6%

31,8

%50

,7%

41,2

%27

,6%

33,3

%29

,3%

27,3

%35

,5%

41,6

%45

,1%

39,7

%20

,5%

35,9

%

Entre

15

e 30

dia

s58

,6%

48,0

%56

,4%

63,2

%60

,1%

50,1

%70

,8%

51,8

%43

,0%

46,8

%57

,3%

50,9

%53

,8%

61,9

%45

,4%

60,2

%38

,0%

52,4

%63

,6%

54,3

%57

,3%

54,5

%56

,9%

52,5

%48

,8%

55,4

%67

,9%

56,4

%

Entre

30

e 45

dia

s10

,3%

12,0

%6,

4%5,

3%6,

4%6,

7%14

,8%

6,4%

7,2%

6,5%

8,0%

10,7

%6,

3%8,

2%8,

6%7,

1%8,

5%5,

3%7,

1%10

,9%

10,7

%13

,6%

6,3%

5,5%

6,1%

4,0%

10,3

%6,

5%

Mai

s de

45

dias

3,4%

2,0%

3,2%

0,0%

0,0%

0,8%

1,4%

1,4%

1,1%

2,6%

2,1%

0,9%

0,7%

1,7%

2,5%

0,9%

2,8%

1,1%

1,7%

1,6%

2,7%

4,5%

1,4%

0,4%

0,0%

1,0%

1,3%

1,3%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 2

9 5

0 9

4 1

9 4

06

387

2

91

218

2

77

77

578

1

12

286

2

31

163

2

11

71

473

1

.375

1

29

75

22

795

5

10

82

2.3

50

78

9.3

89

Técn

icos D

ias

de fé

rias

ACAL

AMAP

BA

CE

DF

ESG

OM

AM

GM

SM

TPA

PBPE

PIPR

RJ

RN

RO

RR

RS

SC

SE

SP

TOB

rasi

l

Men

os d

e 15

dia

s40

,0%

66,7

%38

,5%

33,3

%52

,5%

65,4

%29

,9%

52,7

%57

,3%

39,1

%46

,5%

61,1

%54

,8%

35,1

%63

,6%

44,4

%45

,0%

50,0

%46

,4%

50,0

%57

,7%

28,6

%53

,0%

59,6

%48

,1%

55,1

%50

,0%

52,0

%

Entre

15

e 30

dia

s20

,0%

28,6

%57

,7%

66,7

%41

,6%

32,1

%52

,2%

45,5

%38

,7%

56,5

%44

,7%

30,6

%42

,9%

51,4

%34

,1%

49,4

%45

,0%

42,5

%47

,6%

38,9

%30

,8%

42,9

%43

,8%

39,3

%44

,4%

40,8

%50

,0%

42,6

%

Entre

30

e 45

dia

s40

,0%

4,8%

3,8%

0,0%

3,0%

1,9%

13,4

%0,

0%4,

0%4,

3%5,

1%8,

3%2,

4%5,

4%2,

3%2,

5%0,

0%6,

7%3,

9%5,

6%7,

7%28

,6%

2,8%

1,1%

7,4%

2,2%

0,0%

3,5%

Mai

s de

45

dias

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

3,0%

0,6%

4,5%

1,8%

0,0%

0,0%

3,7%

0,0%

0,0%

8,1%

0,0%

3,7%

10,0

%0,

8%2,

1%5,

6%3,

8%0,

0%0,

4%0,

0%0,

0%2,

0%0,

0%1,

9%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 5

2

1 2

6 3

1

01

156

6

7 5

5 7

5 2

3 2

17

36

42

37

44

81

20

120

5

15

18

26

7

281

8

9 2

7 1

.055

8

3

.155

Page 63: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

62

Tabela

12

: Áre

as d

e a

tuaç

ão n

a C

onta

bili

dad

e

Todo

s

Área

sAC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

Func

ioná

rioin

icia

tiva

priv

ada

1. D

emon

stra

ções

con

tábe

is14

,7%

4,2%

7,5%

0,0%

6,5%

9,8%

8,1%

11,0

%11

,6%

7,0%

11,2

%6,

8%9,

5%6,

7%8,

2%11

,0%

8,8%

13,7

%11

,9%

5,4%

12,9

%6,

9%10

,6%

14,4

%5,

5%14

,2%

8,1%

11,5

%

2. P

roje

tos

de in

vest

imen

to0,

0%1,

4%0,

8%0,

0%0,

6%0,

7%0,

3%0,

4%0,

3%0,

0%0,

1%0,

0%0,

3%0,

7%0,

0%0,

7%0,

0%0,

3%1,

8%0,

7%1,

0%0,

0%0,

0%0,

7%0,

0%0,

5%0,

0%0,

6%

3. A

nális

e fin

ance

ira0,

0%0,

0%2,

5%0,

0%2,

4%1,

7%2,

5%1,

1%1,

1%4,

0%1,

8%0,

7%1,

2%1,

9%1,

9%2,

7%3,

3%1,

0%3,

2%1,

4%0,

0%3,

4%2,

0%1,

7%1,

8%2,

1%0,

0%2,

0%

4. A

udito

ria in

tern

a0,

0%1,

4%0,

0%0,

0%1,

8%1,

1%4,

5%1,

1%1,

1%1,

0%1,

1%0,

0%1,

2%1,

1%1,

0%0,

3%1,

1%1,

0%1,

5%1,

4%1,

0%0,

0%1,

5%0,

7%0,

0%1,

3%0,

0%1,

3%

5. A

udito

ria e

xter

na0,

0%1,

4%0,

0%0,

0%0,

2%0,

4%0,

6%0,

7%0,

3%0,

0%0,

9%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

7%0,

0%1,

0%0,

8%0,

7%0,

0%0,

0%1,

2%1,

2%0,

0%1,

1%0,

0%0,

8%

6. A

nális

e tri

butá

ria0,

0%4,

2%0,

8%0,

0%3,

9%2,

9%1,

7%3,

3%2,

3%1,

0%2,

3%2,

0%1,

2%1,

5%2,

9%2,

7%1,

1%2,

4%4,

3%0,

7%0,

0%0,

0%2,

5%5,

2%3,

7%3,

9%0,

0%3,

2%

7. G

eren

cia

de á

reas

oper

acio

nais

2,9%

2,8%

5,8%

0,0%

4,9%

4,4%

3,4%

4,8%

5,1%

1,0%

5,2%

4,7%

3,0%

3,0%

3,9%

3,8%

3,3%

3,7%

3,0%

2,0%

3,0%

6,9%

5,3%

4,3%

5,5%

5,9%

4,7%

4,6%

8. A

nális

e de

cus

tos

0,0%

2,8%

5,0%

0,0%

1,0%

1,5%

0,8%

1,8%

1,1%

1,0%

1,1%

0,0%

1,2%

1,1%

0,0%

2,1%

2,2%

1,5%

2,0%

2,7%

0,0%

0,0%

1,0%

1,0%

2,8%

1,5%

1,2%

1,4%

9. P

lane

jam

ento

orç

amen

tário

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

1,6%

2,2%

2,5%

2,6%

2,0%

0,0%

2,0%

2,0%

0,9%

1,1%

0,5%

2,1%

0,0%

3,2%

2,1%

0,0%

0,0%

0,0%

1,1%

0,7%

1,8%

2,3%

3,5%

1,8%

10. O

utra

(am

bien

teem

pres

aria

l)5,

9%7,

0%8,

3%0,

0%11

,4%

8,5%

10,9

%9,

9%7,

4%12

,0%

9,3%

14,9

%13

,7%

8,6%

8,2%

10,6

%14

,3%

8,9%

12,8

%18

,4%

7,9%

3,4%

8,6%

9,3%

11,0

%10

,4%

9,3%

10,4

%

Autô

nom

o ou

Pr

oprie

tário

11. P

eríc

ia ju

dici

al0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

6%0,

4%0,

3%0,

7%1,

1%1,

0%0,

6%0,

0%0,

6%0,

7%0,

5%0,

3%0,

0%1,

0%0,

6%0,

0%3,

0%0,

0%1,

3%0,

5%0,

0%0,

6%0,

0%0,

7%

12. D

emon

stra

ções

con

tábe

is

(aut

ônom

o ou

pro

prie

tário

)32

,4%

43,7

%29

,2%

45,5

%34

,9%

36,3

%19

,6%

33,0

%42

,0%

43,0

%27

,9%

28,4

%27

,1%

33,6

%33

,3%

28,1

%30

,8%

36,3

%24

,6%

31,3

%27

,7%

20,7

%32

,0%

34,9

%27

,5%

29,8

%29

,1%

30,4

%

Serv

idor

púb

lico

13. E

labo

raçã

o de

mon

stra

ções

co

ntáb

eis

(set

or p

úblic

o)11

,8%

2,8%

0,8%

0,0%

1,0%

0,7%

2,5%

4,0%

1,1%

1,0%

2,9%

2,7%

3,4%

1,5%

1,0%

0,3%

1,1%

2,7%

1,4%

0,0%

5,0%

3,4%

2,9%

6,2%

1,8%

1,8%

3,5%

2,2%

14. F

isca

l de

rend

a0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

8%0,

6%0,

0%0,

4%0,

3%0,

0%0,

6%0,

7%0,

9%1,

5%0,

0%0,

7%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%2,

0%0,

0%0,

7%0,

5%0,

9%0,

3%1,

2%0,

4%

15. A

nalis

ta ó

rgão

regu

lado

r de

ativ

idad

e ec

onôm

ica

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,2%

0,4%

1,4%

0,0%

0,0%

0,0%

0,1%

0,7%

0,0%

0,0%

0,0%

0,3%

0,0%

0,0%

0,2%

0,0%

0,0%

0,0%

0,2%

0,0%

0,0%

0,1%

0,0%

0,2%

16. A

nalis

ta d

e ba

nco

ouag

ênci

a de

fom

ento

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,2%

0,3%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,1%

0,0%

0,0%

0,0%

0,1%

0,0%

0,0%

0,0%

2,3%

0,0%

17. A

udito

r gov

erna

men

tal

5,9%

1,4%

4,2%

18,2

%1,

6%1,

8%4,

5%3,

7%2,

0%4,

0%2,

1%3,

4%4,

3%2,

2%1,

4%2,

1%2,

2%2,

0%2,

6%2,

7%4,

0%10

,3%

2,8%

1,3%

3,7%

0,3%

4,7%

2,0%

18. O

rden

ador

de

desp

esas

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,2%

0,0%

0,6%

0,0%

0,0%

0,0%

0,1%

1,4%

0,0%

0,7%

0,0%

0,3%

0,0%

0,2%

0,0%

0,7%

0,0%

0,0%

0,2%

0,0%

0,0%

0,1%

0,0%

0,1%

19. E

mpe

nhad

or d

e de

spes

a0,

0%1,

4%1,

7%4,

5%0,

4%0,

7%1,

1%1,

1%0,

3%0,

0%0,

6%2,

0%0,

9%1,

5%1,

9%0,

0%0,

0%0,

3%0,

6%1,

4%2,

0%0,

0%0,

9%0,

8%1,

8%0,

4%0,

0%0,

7%

20. O

utra

(se

tor p

úblic

o)5,

9%1,

4%0,

8%0,

0%0,

8%0,

7%1,

4%0,

7%0,

6%1,

0%0,

5%0,

0%0,

9%0,

4%3,

4%0,

7%4,

4%0,

0%0,

3%0,

7%4,

0%0,

0%0,

6%0,

3%0,

9%0,

1%2,

3%0,

5%

Prof

esso

r ou

pesq

uisa

dor

0,0%

7,0%

4,2%

0,0%

3,2%

5,3%

6,1%

2,2%

7,4%

5,0%

5,0%

8,1%

5,2%

6,3%

8,7%

2,7%

6,6%

4,0%

3,2%

0,7%

5,9%

17,2

%4,

6%3,

7%4,

6%4,

3%7,

0%4,

5%

Recu

sou-

se a

resp

onde

r20

,6%

16,9

%28

,3%

31,8

%22

,1%

19,7

%27

,1%

17,6

%12

,8%

18,0

%24

,4%

21,6

%24

,4%

25,7

%23

,2%

27,7

%20

,9%

16,7

%23

,2%

29,3

%20

,8%

27,6

%20

,0%

12,7

%26

,6%

19,0

%23

,3%

20,8

%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 3

4 7

1 1

20

22

507

5

43

358

2

73

352

1

00

795

1

48

328

2

68

207

2

92

91

593

1

.890

1

47

101

2

9 1

.076

5

99

109

3

.405

8

6 1

2.54

4

Page 64: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

63

Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Tabela

12

: Áre

as d

e a

tuaç

ão n

a C

onta

bili

dad

e (co

nt.

)

Con

tado

res

Área

sAC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

Func

ioná

rioin

icia

tiva

priv

ada

1. D

emon

stra

ções

con

tábe

is17

,2%

4,0%

6,4%

0,0%

7,1%

10,1

%7,

2%9,

6%12

,6%

9,1%

13,0

%8,

0%9,

8%6,

5%8,

0%13

,7%

7,0%

15,2

%13

,2%

6,2%

17,3

%4,

5%10

,2%

15,5

%7,

3%15

,3%

9,0%

12,2

%

2. P

proj

etos

de

inve

stim

ento

0,0%

2,0%

1,1%

0,0%

0,7%

1,0%

0,3%

0,5%

0,4%

0,0%

0,2%

0,0%

0,0%

0,9%

0,0%

0,9%

0,0%

0,2%

2,0%

0,8%

1,3%

0,0%

0,0%

0,8%

0,0%

0,6%

0,0%

0,7%

3. A

nális

e fin

ance

ira0,

0%0,

0%2,

1%0,

0%3,

0%2,

1%2,

7%1,

4%0,

7%5,

2%2,

2%0,

9%1,

4%2,

2%1,

2%3,

8%4,

2%1,

3%3,

6%1,

6%0,

0%4,

5%2,

3%1,

8%2,

4%2,

6%0,

0%2,

4%

4. A

udito

ria in

tern

a0,

0%2,

0%0,

0%0,

0%2,

0%1,

6%4,

8%1,

4%1,

4%0,

0%1,

6%0,

0%1,

4%1,

3%1,

2%0,

5%1,

4%1,

3%2,

0%1,

6%1,

3%0,

0%1,

9%0,

6%0,

0%1,

7%0,

0%1,

6%

5. A

udito

ria e

xter

na0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

2%0,

5%0,

7%0,

9%0,

4%0,

0%1,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

9%0,

0%1,

3%1,

1%0,

8%0,

0%0,

0%1,

6%1,

4%0,

0%1,

5%0,

0%1,

0%

6. A

nális

e tri

butá

ria0,

0%6,

0%0,

0%0,

0%3,

9%2,

8%1,

0%4,

1%2,

5%1,

3%2,

4%1,

8%1,

4%1,

7%3,

1%2,

4%1,

4%2,

5%4,

7%0,

8%0,

0%0,

0%2,

4%6,

1%3,

7%4,

0%0,

0%3,

3%

7. G

eren

cia

de á

reas

oper

acio

nais

3,4%

4,0%

6,4%

0,0%

5,7%

5,2%

3,8%

4,6%

5,8%

1,3%

5,2%

6,3%

3,1%

3,5%

4,3%

4,7%

4,2%

4,0%

3,4%

1,6%

1,3%

9,1%

6,3%

4,5%

6,1%

6,4%

3,8%

5,0%

8. A

nális

e de

cus

tos

0,0%

4,0%

5,3%

0,0%

1,2%

1,3%

1,0%

2,3%

1,1%

1,3%

1,4%

0,0%

1,4%

1,3%

0,0%

2,4%

2,8%

1,9%

2,3%

3,1%

0,0%

0,0%

1,4%

1,0%

3,7%

1,6%

0,0%

1,6%

9. P

lane

jam

ento

orç

amen

tário

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

2,0%

2,8%

3,1%

2,3%

1,8%

0,0%

2,2%

2,7%

1,0%

0,9%

0,6%

2,4%

0,0%

3,8%

2,5%

0,0%

0,0%

0,0%

1,5%

0,8%

2,4%

2,9%

2,6%

2,2%

10. O

utra

(am

bien

teem

pres

aria

l)6,

9%8,

0%8,

5%0,

0%11

,1%

8,0%

11,0

%10

,6%

7,2%

13,0

%7,

3%16

,1%

14,3

%9,

5%7,

4%8,

5%12

,7%

9,9%

12,1

%17

,1%

9,3%

4,5%

7,5%

9,4%

12,2

%9,

8%10

,3%

10,0

%

Autô

nom

o ou

Pr

oprie

tário

11. P

eríc

ia ju

dici

al0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

7%0,

3%0,

3%0,

9%1,

4%1,

3%0,

7%0,

0%0,

3%0,

9%0,

6%0,

5%0,

0%1,

1%0,

8%0,

0%4,

0%0,

0%1,

6%0,

6%0,

0%0,

6%0,

0%0,

8%

12. D

emon

stra

ções

con

tábe

is

(aut

ônom

o ou

pro

prie

tário

)31

,0%

36,0

%27

,7%

36,8

%30

,5%

31,5

%15

,8%

30,3

%37

,5%

36,4

%24

,0%

19,6

%24

,8%

29,4

%31

,9%

21,3

%29

,6%

32,6

%19

,7%

29,5

%16

,0%

13,6

%27

,7%

30,6

%20

,7%

24,8

%28

,2%

26,0

%

Serv

idor

púb

lico

13. E

labo

raçã

o de

mon

stra

ções

co

ntáb

eis

(set

or p

úblic

o)6,

9%4,

0%1,

1%0,

0%0,

7%0,

8%2,

4%4,

6%1,

4%1,

3%2,

9%1,

8%3,

5%1,

7%1,

2%0,

5%1,

4%2,

5%1,

7%0,

0%6,

7%4,

5%3,

1%6,

7%1,

2%1,

9%3,

8%2,

3%

14. F

isca

l de

rend

a0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%1,

0%0,

5%0,

0%0,

5%0,

4%0,

0%0,

7%0,

9%0,

3%1,

7%0,

0%0,

9%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%1,

3%0,

0%0,

9%0,

6%1,

2%0,

4%1,

3%0,

4%

15. A

nalis

ta ó

rgão

regu

lado

r de

ativ

idad

e ec

onôm

ica

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,2%

0,5%

1,7%

0,0%

0,0%

0,0%

0,2%

0,9%

0,0%

0,0%

0,0%

0,5%

0,0%

0,0%

0,1%

0,0%

0,0%

0,0%

0,3%

0,0%

0,0%

0,1%

0,0%

0,2%

16. A

nalis

ta d

e ba

nco

ouag

ênci

a de

fom

ento

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,3%

0,3%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,1%

0,0%

0,0%

0,0%

0,1%

0,0%

0,0%

0,0%

2,6%

0,1%

17. A

udito

r gov

erna

men

tal

6,9%

2,0%

4,3%

21,1

%1,

7%2,

6%5,

5%4,

1%2,

5%5,

2%2,

8%4,

5%4,

9%2,

6%1,

8%2,

4%2,

8%2,

5%3,

3%2,

3%5,

3%13

,6%

3,6%

1,2%

4,9%

0,4%

5,1%

2,5%

18. O

rden

ador

de

desp

esas

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,2%

0,0%

0,7%

0,0%

0,0%

0,0%

0,2%

1,8%

0,0%

0,9%

0,0%

0,5%

0,0%

0,2%

0,0%

0,8%

0,0%

0,0%

0,3%

0,0%

0,0%

0,1%

0,0%

0,2%

19. E

mpe

nhad

or d

e de

spes

a0,

0%2,

0%1,

1%5,

3%0,

5%1,

0%1,

4%0,

9%0,

4%0,

0%0,

5%2,

7%1,

0%1,

3%2,

5%0,

0%0,

0%0,

4%0,

7%0,

8%2,

7%0,

0%0,

9%1,

0%2,

4%0,

6%0,

0%0,

8%

20. O

utra

(se

tor p

úblic

o)6,

9%2,

0%1,

1%0,

0%1,

0%1,

0%1,

7%0,

9%0,

7%1,

3%0,

7%0,

0%1,

0%0,

4%3,

7%0,

9%5,

6%0,

0%0,

2%0,

8%4,

0%0,

0%0,

6%0,

4%1,

2%0,

1%2,

6%0,

6%

Prof

esso

r ou

pesq

uisa

dor

0,0%

6,0%

4,3%

0,0%

3,4%

6,2%

5,8%

1,8%

7,2%

6,5%

5,4%

8,9%

5,9%

6,9%

9,2%

2,8%

5,6%

4,4%

3,1%

0,8%

6,7%

13,6

%5,

0%3,

7%4,

9%5,

0%5,

1%4,

8%

Recu

sou-

se a

resp

onde

r20

,7%

18,0

%30

,9%

36,8

%22

,9%

19,9

%28

,5%

18,3

%14

,4%

16,9

%25

,4%

23,2

%24

,1%

26,4

%23

,3%

29,4

%21

,1%

14,8

%23

,5%

31,8

%22

,7%

31,8

%20

,8%

13,5

%25

,6%

19,5

%25

,6%

21,4

%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 3

4 7

1 1

20

22

507

5

43

358

2

73

352

1

00

795

1

48

328

2

68

207

2

92

91

593

1

.890

1

47

101

2

9 1

.076

5

99

109

3

.405

8

6 1

2.54

4

Page 65: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

64

Tabela

12

: Áre

as d

e a

tuaç

ão n

a C

onta

bili

dad

e (co

nt.

)

Técn

icos

Área

sAC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

Func

ioná

rioin

icia

tiva

priv

ada

1. D

emon

stra

ções

con

tábe

is0,

0%4,

8%11

,5%

0,0%

4,0%

9,0%

11,9

%16

,4%

8,0%

0,0%

6,5%

2,8%

7,1%

8,1%

9,1%

3,7%

15,0

%7,

5%8,

5%0,

0%0,

0%14

,3%

11,7

%7,

9%0,

0%11

,6%

0,0%

9,3%

2. P

proj

etos

de

inve

stim

ento

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

2,4%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,8%

1,4%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,2%

0,0%

0,3%

3. A

nális

e fin

ance

ira0,

0%0,

0%3,

8%0,

0%0,

0%0,

6%1,

5%0,

0%2,

7%0,

0%0,

5%0,

0%0,

0%0,

0%4,

5%0,

0%0,

0%0,

0%2,

3%0,

0%0,

0%0,

0%1,

1%1,

1%0,

0%0,

9%0,

0%1,

0%

4. A

udito

ria in

tern

a0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%1,

0%0,

0%3,

0%0,

0%0,

0%4,

3%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

4%0,

0%0,

0%0,

0%0,

4%1,

1%0,

0%0,

3%0,

0%0,

3%

5. A

udito

ria e

xter

na0,

0%4,

8%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

5%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

4%0,

0%0,

2%

6. A

nális

e tri

butá

ria0,

0%0,

0%3,

8%0,

0%4,

0%3,

2%4,

5%0,

0%1,

3%0,

0%1,

8%2,

8%0,

0%0,

0%2,

3%3,

7%0,

0%1,

7%3,

1%0,

0%0,

0%0,

0%2,

8%0,

0%3,

7%3,

7%0,

0%2,

8%

7. G

eren

cia

de á

reas

oper

acio

nais

0,0%

0,0%

3,8%

0,0%

2,0%

2,6%

1,5%

5,5%

2,7%

0,0%

5,1%

0,0%

2,4%

0,0%

2,3%

1,2%

0,0%

2,5%

1,7%

5,6%

7,7%

0,0%

2,5%

3,4%

3,7%

4,7%

12,5

%3,

3%

8. A

nális

e de

cus

tos

0,0%

0,0%

3,8%

0,0%

0,0%

1,9%

0,0%

0,0%

1,3%

0,0%

0,5%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

1,2%

0,0%

0,0%

1,2%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

1,1%

0,0%

1,2%

12,5

%0,

9%

9. P

lane

jam

ento

orç

amen

tário

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,6%

0,0%

3,6%

2,7%

0,0%

1,4%

0,0%

0,0%

2,7%

0,0%

1,2%

0,0%

0,8%

1,2%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,9%

12,5

%0,

9%

10. O

utra

(am

bien

teem

pres

aria

l)0,

0%4,

8%7,

7%0,

0%12

,9%

9,6%

10,4

%7,

3%8,

0%8,

7%14

,7%

11,1

%9,

5%2,

7%11

,4%

16,0

%20

,0%

5,0%

14,6

%27

,8%

3,8%

0,0%

11,7

%9,

0%7,

4%11

,8%

0,0%

11,6

%

Autô

nom

o ou

Pr

oprie

tário

11. P

eríc

ia ju

dici

al0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

6%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

5%0,

0%2,

4%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

8%0,

2%0,

0%0,

0%0,

0%0,

4%0,

0%0,

0%0,

7%0,

0%0,

4%

12. D

emon

stra

ções

con

tábe

is

(aut

ônom

o ou

pro

prie

tário

)40

,0%

61,9

%34

,6%

100,

0%52

,5%

48,1

%35

,8%

43,6

%58

,7%

65,2

%38

,2%

55,6

%42

,9%

59,5

%38

,6%

45,7

%35

,0%

50,8

%37

,5%

44,4

%61

,5%

42,9

%44

,1%

59,6

%48

,1%

41,0

%37

,5%

43,5

%

Serv

idor

púb

lico

13. E

labo

raçã

o de

mon

stra

ções

co

ntáb

eis

(set

or p

úblic

o)40

,0%

0,0%

0,0%

0,0%

2,0%

0,6%

3,0%

1,8%

0,0%

0,0%

2,8%

5,6%

2,4%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

3,3%

0,6%

0,0%

0,0%

0,0%

2,1%

3,4%

3,7%

1,7%

0,0%

1,6%

14. F

isca

l de

rend

a0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

6%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

5%0,

0%4,

8%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%3,

8%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

2%

15. A

nalis

ta ó

rgão

regu

lado

r de

ativ

idad

e ec

onôm

ica

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,2%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

16. A

nalis

ta d

e ba

nco

ouag

ênci

a de

fom

ento

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

17. A

udito

r gov

erna

men

tal

0,0%

0,0%

3,8%

0,0%

1,0%

0,0%

0,0%

1,8%

0,0%

0,0%

0,5%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

1,2%

0,0%

0,0%

0,6%

5,6%

0,0%

0,0%

0,4%

2,2%

0,0%

0,1%

0,0%

0,4%

18. O

rden

ador

de

desp

esas

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

19. E

mpe

nhad

or d

e de

spes

a0,

0%0,

0%3,

8%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%1,

8%0,

0%0,

0%0,

9%0,

0%0,

0%2,

7%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

6%5,

6%0,

0%0,

0%1,

1%0,

0%0,

0%0,

2%0,

0%0,

4%

20. O

utra

(se

tor p

úblic

o)0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%2,

3%0,

0%0,

0%0,

0%0,

4%0,

0%3,

8%0,

0%0,

4%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

2%

Prof

esso

r ou

pesq

uisa

dor

0,0%

9,5%

3,8%

0,0%

2,0%

3,2%

7,5%

3,6%

8,0%

0,0%

4,1%

5,6%

0,0%

2,7%

6,8%

2,5%

10,0

%2,

5%3,

3%0,

0%3,

8%28

,6%

3,6%

3,4%

3,7%

2,9%

25,0

%3,

5%

Recu

sou-

se a

resp

onde

r20

,0%

14,3

%19

,2%

0,0%

18,8

%19

,2%

20,9

%14

,5%

6,7%

21,7

%21

,7%

16,7

%26

,2%

21,6

%22

,7%

23,5

%20

,0%

24,2

%22

,3%

11,1

%15

,4%

14,3

%17

,8%

7,9%

29,6

%17

,7%

0,0%

19,0

%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 3

4 7

1 1

20

22

507

5

43

358

2

73

352

1

00

795

1

48

328

2

68

207

2

92

91

593

1

.890

1

47

101

2

9 1

.076

5

99

109

3

.405

8

6 1

2.54

4

Page 66: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

65

Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Tabela

13

: O

utr

as o

cupaç

ões

Todo

sO

utra

s oc

upaç

ões

ACAL

AMAP

BA

CE

DF

ESG

OM

AM

GM

SM

TPA

PBPE

PIPR

RJ

RN

RO

RR

RS

SC

SE

SP

TOB

rasi

l

Não

(at

ua a

pena

s na

funç

ão já

info

rmad

a)64

,7%

62,0

%75

,8%

72,7

%67

,3%

68,9

%77

,1%

71,8

%63

,6%

68,0

%71

,4%

67,6

%68

,0%

69,0

%69

,1%

68,8

%59

,3%

75,2

%74

,9%

63,3

%55

,4%

48,3

%72

,4%

72,8

%71

,6%

76,7

%61

,6%

72,6

%

Advo

gado

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,2%

1,3%

0,0%

1,1%

1,7%

1,0%

1,3%

0,0%

0,9%

0,7%

1,0%

0,7%

1,1%

1,2%

1,4%

2,0%

0,0%

3,4%

0,8%

1,0%

0,0%

1,4%

2,3%

1,1%

Com

érci

o ou

repr

esen

taçã

o co

mer

cial

2,9%

14,1

%5,

0%0,

0%6,

9%5,

0%2,

8%2,

6%4,

3%5,

0%3,

1%4,

7%5,

8%7,

1%4,

8%4,

5%4,

4%4,

0%2,

6%6,

8%9,

9%13

,8%

4,0%

3,0%

5,5%

2,1%

7,0%

3,6%

Corre

tage

m d

e im

óvei

s ou

seg

uros

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,4%

0,7%

1,1%

1,5%

1,1%

0,0%

0,5%

0,0%

1,2%

1,1%

1,0%

0,7%

0,0%

0,3%

1,1%

2,0%

0,0%

0,0%

1,0%

1,2%

1,8%

0,9%

0,0%

0,9%

Des

pach

ante

0,0%

0,0%

0,8%

0,0%

1,0%

0,9%

0,6%

0,4%

0,6%

2,0%

0,6%

0,7%

0,6%

0,7%

0,5%

1,7%

0,0%

0,2%

3,2%

2,0%

1,0%

0,0%

0,5%

0,2%

0,0%

0,5%

0,0%

1,0%

Prof

esso

r de

Cont

abili

dade

8,8%

0,0%

6,7%

9,1%

6,1%

6,1%

3,9%

4,4%

7,1%

3,0%

7,0%

8,8%

6,4%

5,6%

8,7%

7,2%

9,9%

5,1%

3,6%

6,8%

5,0%

6,9%

5,4%

6,0%

8,3%

4,1%

4,7%

5,1%

Prof

esso

r de

outra

áre

a2,

9%2,

8%1,

7%9,

1%3,

4%6,

4%1,

7%2,

6%4,

3%1,

0%3,

0%2,

7%4,

3%3,

7%3,

4%3,

1%5,

5%1,

7%2,

3%2,

7%5,

9%3,

4%2,

2%2,

2%3,

7%2,

8%2,

3%2,

9%

Cons

ulto

r, pe

rito,

par

ecer

ista

na

área

de

Cont

abili

dade

14,7

%9,

9%4,

2%4,

5%10

,1%

5,2%

8,4%

7,3%

5,4%

14,0

%7,

3%5,

4%5,

5%7,

5%8,

2%9,

9%12

,1%

6,2%

6,3%

8,2%

12,9

%10

,3%

6,9%

7,0%

5,5%

5,6%

9,3%

6,8%

Cons

ulto

r, pe

rito,

par

ecer

ista

em

out

ra á

rea

0,0%

8,5%

2,5%

4,5%

1,8%

2,2%

1,7%

3,3%

3,7%

4,0%

2,8%

2,7%

0,6%

2,2%

1,0%

2,4%

1,1%

2,2%

3,0%

2,7%

2,0%

3,4%

3,1%

3,0%

1,8%

3,0%

5,8%

2,7%

Des

envo

lved

or d

e so

ftwar

e de

ges

tão/

Cont

abili

dade

0,0%

1,4%

1,7%

0,0%

0,4%

1,1%

0,0%

0,4%

0,6%

1,0%

0,3%

0,7%

0,3%

0,4%

0,5%

0,3%

2,2%

0,8%

0,5%

1,4%

0,0%

3,4%

0,2%

1,0%

0,0%

0,7%

0,0%

0,6%

Des

envo

lved

or d

e so

ftwar

e de

out

ra á

rea

5,9%

1,4%

1,7%

0,0%

0,4%

0,6%

0,6%

1,1%

1,1%

0,0%

0,8%

2,7%

0,0%

0,0%

0,0%

0,3%

1,1%

0,2%

0,6%

0,7%

1,0%

0,0%

1,2%

0,7%

0,0%

1,0%

0,0%

0,8%

Prod

utor

rura

l0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%2,

2%1,

7%2,

2%3,

7%6,

5%1,

0%1,

9%4,

1%6,

4%1,

9%1,

9%0,

3%3,

3%2,

9%0,

5%1,

4%6,

9%6,

9%2,

3%2,

0%1,

8%1,

1%7,

0%1,

9%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 3

4 7

1 1

20

22

507

5

43

358

2

73

352

1

00

795

1

48

328

2

68

207

2

92

91

593

1

.890

1

47

101

2

9 1

.076

5

99

109

3

.405

8

6 1

2.54

4

Con

tado

res

Out

ras

ocup

açõe

sAC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

Não

(at

ua a

pena

s na

funç

ão já

info

rmad

a)62

,1%

60,0

%74

,5%

73,7

%64

,5%

66,7

%76

,3%

70,6

%62

,5%

67,5

%70

,6%

67,0

%66

,4%

69,3

%68

,1%

68,7

%56

,3%

74,0

%75

,1%

62,8

%54

,7%

40,9

%70

,1%

72,5

%70

,7%

76,4

%59

,0%

71,6

%

Advo

gado

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

1,3%

0,0%

0,9%

1,1%

0,0%

1,2%

0,0%

1,0%

0,4%

1,2%

0,5%

0,0%

1,1%

0,8%

0,8%

0,0%

4,5%

0,6%

0,8%

0,0%

1,0%

2,6%

0,8%

Com

érci

o ou

repr

esen

taçã

o co

mer

cial

3,4%

12,0

%4,

3%0,

0%6,

4%3,

6%2,

1%1,

4%4,

3%2,

6%2,

2%5,

4%6,

3%6,

1%3,

1%2,

4%4,

2%3,

4%1,

7%7,

8%6,

7%13

,6%

3,6%

2,7%

6,1%

1,8%

6,4%

3,1%

Corre

tage

m d

e im

óvei

s ou

seg

uros

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,2%

0,5%

0,7%

1,4%

1,4%

0,0%

0,2%

0,0%

1,0%

0,9%

0,6%

0,0%

0,0%

0,2%

0,9%

2,3%

0,0%

0,0%

0,5%

1,2%

1,2%

0,6%

0,0%

0,6%

Des

pach

ante

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

1,0%

0,5%

0,3%

0,0%

0,7%

1,3%

0,5%

0,9%

0,7%

0,4%

0,0%

1,4%

0,0%

0,2%

2,2%

1,6%

1,3%

0,0%

0,3%

0,0%

0,0%

0,3%

0,0%

0,7%

Prof

esso

r de

Cont

abili

dade

6,9%

0,0%

8,5%

10,5

%7,

6%8,

5%4,

5%5,

5%9,

0%3,

9%8,

7%11

,6%

7,3%

6,1%

11,0

%9,

5%12

,7%

5,7%

4,6%

7,8%

6,7%

4,5%

6,8%

7,1%

11,0

%5,

3%5,

1%6,

5%

Prof

esso

r de

outra

áre

a3,

4%2,

0%1,

1%5,

3%4,

2%7,

0%2,

1%3,

2%2,

9%1,

3%2,

8%2,

7%4,

9%3,

5%2,

5%2,

4%4,

2%1,

5%2,

5%2,

3%4,

0%4,

5%2,

4%1,

8%2,

4%3,

0%2,

6%2,

9%

Cons

ulto

r, pe

rito,

par

ecer

ista

na

área

de

Cont

abili

dade

17,2

%14

,0%

5,3%

5,3%

12,6

%6,

7%9,

3%8,

7%5,

8%18

,2%

9,2%

7,1%

5,6%

8,2%

9,2%

11,8

%15

,5%

7,4%

7,7%

9,3%

17,3

%13

,6%

8,7%

7,6%

4,9%

6,6%

10,3

%8,

1%

Cons

ulto

r, pe

rito,

par

ecer

ista

em

out

ra á

rea

0,0%

10,0

%3,

2%5,

3%1,

2%2,

6%2,

1%4,

1%4,

3%2,

6%2,

8%1,

8%0,

7%2,

6%1,

2%2,

4%1,

4%2,

3%2,

7%1,

6%2,

7%4,

5%3,

5%2,

5%2,

4%2,

6%6,

4%2,

7%

Des

envo

lved

or d

e so

ftwar

e de

ges

tão/

Cont

abili

dade

0,0%

2,0%

2,1%

0,0%

0,2%

1,0%

0,0%

0,5%

0,7%

1,3%

0,3%

0,9%

0,3%

0,4%

0,6%

0,5%

2,8%

1,1%

0,6%

1,6%

0,0%

4,5%

0,3%

1,0%

0,0%

0,6%

0,0%

0,6%

Des

envo

lved

or d

e so

ftwar

e de

out

ra á

rea

6,9%

0,0%

1,1%

0,0%

0,2%

0,5%

0,0%

0,5%

1,1%

0,0%

0,0%

0,9%

0,0%

0,0%

0,0%

0,5%

0,0%

0,2%

0,7%

0,8%

0,0%

0,0%

0,8%

0,6%

0,0%

0,9%

0,0%

0,6%

Prod

utor

rura

l0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%1,

7%1,

0%2,

7%3,

2%6,

1%1,

3%1,

6%1,

8%5,

6%2,

2%2,

5%0,

0%2,

8%3,

0%0,

5%1,

6%6,

7%9,

1%2,

5%2,

2%1,

2%1,

0%7,

7%1,

8%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 2

9 5

0 9

4 1

9 4

06

387

2

91

218

2

77

77

578

1

12

286

2

31

163

2

11

71

473

1

.375

1

29

75

22

795

5

10

82

2.3

50

78

9.3

89

Page 67: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

66

Técn

icos

Out

ras

ocup

açõe

sAC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

Não

(at

ua a

pena

s na

funç

ão já

info

rmad

a)80

,0%

66,7

%80

,8%

66,7

%78

,2%

74,4

%80

,6%

76,4

%68

,0%

69,6

%73

,7%

69,4

%78

,6%

67,6

%72

,7%

69,1

%70

,0%

80,0

%74

,2%

66,7

%57

,7%

71,4

%79

,0%

74,2

%74

,1%

77,4

%87

,5%

75,6

%

Advo

gado

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

1,0%

1,3%

0,0%

1,8%

4,0%

4,3%

1,4%

0,0%

0,0%

2,7%

0,0%

1,2%

5,0%

1,7%

3,1%

11,1

%0,

0%0,

0%1,

4%2,

2%0,

0%2,

5%0,

0%2,

1%

Com

érci

o ou

repr

esen

taçã

o co

mer

cial

0,0%

19,0

%7,

7%0,

0%8,

9%8,

3%6,

0%7,

3%4,

0%13

,0%

5,5%

2,8%

2,4%

13,5

%11

,4%

9,9%

5,0%

6,7%

4,9%

0,0%

19,2

%14

,3%

5,0%

4,5%

3,7%

2,8%

12,5

%5,

2%

Corre

tage

m d

e im

óvei

s ou

seg

uros

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

1,0%

1,3%

3,0%

1,8%

0,0%

0,0%

1,4%

0,0%

2,4%

2,7%

2,3%

2,5%

0,0%

0,8%

1,4%

0,0%

0,0%

0,0%

2,5%

1,1%

3,7%

1,6%

0,0%

1,5%

Des

pach

ante

0,0%

0,0%

3,8%

0,0%

1,0%

1,9%

1,5%

1,8%

0,0%

4,3%

0,9%

0,0%

0,0%

2,7%

2,3%

2,5%

0,0%

0,0%

6,0%

5,6%

0,0%

0,0%

1,1%

1,1%

0,0%

0,9%

0,0%

1,9%

Prof

esso

r de

Cont

abili

dade

20,0

%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%1,

5%0,

0%0,

0%0,

0%2,

8%0,

0%0,

0%2,

7%0,

0%1,

2%0,

0%2,

5%1,

0%0,

0%0,

0%14

,3%

1,4%

0,0%

0,0%

1,5%

0,0%

1,2%

Prof

esso

r de

outra

áre

a0,

0%4,

8%3,

8%33

,3%

0,0%

5,1%

0,0%

0,0%

9,3%

0,0%

3,7%

2,8%

0,0%

5,4%

6,8%

4,9%

10,0

%2,

5%1,

9%5,

6%11

,5%

0,0%

1,8%

4,5%

7,4%

2,5%

0,0%

2,9%

Cons

ulto

r, pe

rito,

par

ecer

ista

na

área

de

Cont

abili

dade

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

1,3%

4,5%

1,8%

4,0%

0,0%

2,3%

0,0%

4,8%

2,7%

4,5%

4,9%

0,0%

1,7%

2,5%

0,0%

0,0%

0,0%

1,8%

3,4%

7,4%

3,4%

0,0%

2,7%

Cons

ulto

r, pe

rito,

par

ecer

ista

em

out

ra á

rea

0,0%

4,8%

0,0%

0,0%

4,0%

1,3%

0,0%

0,0%

1,3%

8,7%

2,8%

5,6%

0,0%

0,0%

0,0%

2,5%

0,0%

1,7%

3,7%

11,1

%0,

0%0,

0%1,

8%5,

6%0,

0%3,

9%0,

0%3,

0%

Des

envo

lved

or d

e so

ftwar

e de

ges

tão/

Cont

abili

dade

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

1,0%

1,3%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,4%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

1,1%

0,0%

0,9%

0,0%

0,5%

Des

envo

lved

or d

e so

ftwar

e de

out

ra á

rea

0,0%

4,8%

3,8%

0,0%

1,0%

0,6%

3,0%

3,6%

1,3%

0,0%

2,8%

8,3%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

5,0%

0,0%

0,4%

0,0%

3,8%

0,0%

2,5%

1,1%

0,0%

1,2%

0,0%

1,4%

Prod

utor

rura

l0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%4,

0%3,

2%0,

0%5,

5%8,

0%0,

0%2,

8%11

,1%

11,9

%0,

0%0,

0%1,

2%5,

0%2,

5%0,

6%0,

0%7,

7%0,

0%1,

8%1,

1%3,

7%1,

3%0,

0%2,

0%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 5

2

1 2

6 3

1

01

156

6

7 5

5 7

5 2

3 2

17

36

42

37

44

81

20

120

5

15

18

26

7

281

8

9 2

7 1

.055

8

3

.155

Tabela

13

: O

utr

as o

cupaç

ões

(cont.

)

Page 68: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

67

Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Tabela

14

: M

otivo

s par

a dese

nvo

lver

outr

as o

cupaç

ões

Todo

s

Mot

ivos

ACAL

AMAP

BA

CE

DF

ESG

OM

AM

GM

SM

TPA

PBPE

PIPR

RJ

RN

RO

RR

RS

SC

SE

SP

TOB

rasi

l

Com

plem

enta

ção

de re

nda

66,7

%60

,0%

51,9

%83

,3%

52,2

%42

,7%

39,2

%50

,7%

43,9

%58

,1%

45,2

%29

,8%

49,0

%46

,8%

35,0

%51

,1%

58,3

%44

,4%

48,2

%44

,0%

54,5

%26

,7%

46,5

%34

,8%

63,3

%39

,6%

43,8

%44

,7%

São

ativ

idad

es c

ompl

emen

tare

s33

,3%

32,0

%29

,6%

16,7

%35

,4%

42,1

%45

,6%

37,3

%35

,0%

35,5

%43

,8%

42,6

%26

,9%

39,2

%50

,0%

39,8

%36

,1%

38,2

%40

,3%

38,0

%22

,7%

46,7

%40

,8%

48,7

%26

,7%

45,4

%46

,9%

40,9

%

Des

ejo

mud

ar d

e ár

ea0,

0%8,

0%7,

4%0,

0%5,

6%6,

1%5,

1%5,

3%8,

1%3,

2%5,

5%17

,0%

8,7%

6,3%

5,0%

4,5%

0,0%

6,9%

6,3%

10,0

%4,

5%6,

7%7,

1%6,

3%0,

0%7,

5%6,

3%6,

6%

Out

ra ra

zão

0,0%

0,0%

11,1

%0,

0%6,

8%9,

1%10

,1%

6,7%

13,0

%3,

2%5,

5%10

,6%

15,4

%7,

6%10

,0%

4,5%

5,6%

10,4

%5,

2%8,

0%18

,2%

20,0

%5,

7%10

,1%

10,0

%7,

5%3,

1%7,

8%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 1

2 2

5 2

7 6

1

61

164

7

9 7

5 1

23

31

219

4

7 1

04

79

60

88

36

144

4

61

50

44

15

282

1

58

30

756

3

2 3

.308

Con

tado

res Mot

ivos

ACAL

AMAP

BA

CE

DF

ESG

OM

AM

GM

SM

TPA

PBPE

PIPR

RJ

RN

RO

RR

RS

SC

SE

SP

TOB

rasi

l

Com

plem

enta

ção

de re

nda

63,6

%47

,4%

45,5

%80

,0%

52,1

%40

,8%

38,8

%48

,4%

40,0

%58

,3%

41,2

%36

,1%

49,5

%44

,8%

32,7

%41

,5%

53,3

%45

,9%

46,5

%44

,4%

48,5

%23

,1%

43,4

%36

,0%

56,5

%38

,5%

41,9

%43

,1%

São

ativ

idad

es c

ompl

emen

tare

s36

,4%

42,1

%31

,8%

20,0

%37

,1%

46,4

%44

,8%

38,7

%37

,0%

37,5

%48

,5%

44,4

%28

,4%

41,8

%53

,1%

49,2

%40

,0%

36,1

%42

,6%

37,8

%30

,3%

46,2

%42

,0%

47,8

%30

,4%

48,4

%48

,4%

43,1

%

Des

ejo

mud

ar d

e ár

ea0,

0%10

,5%

9,1%

0,0%

2,9%

4,8%

6,0%

4,8%

10,0

%0,

0%4,

2%8,

3%7,

4%6,

0%4,

1%3,

1%0,

0%8,

2%6,

3%11

,1%

3,0%

7,7%

8,4%

6,6%

0,0%

6,6%

6,5%

6,2%

Out

ra ra

zão

0,0%

0,0%

13,6

%0,

0%7,

9%8,

0%10

,4%

8,1%

13,0

%4,

2%6,

1%11

,1%

14,7

%7,

5%10

,2%

6,2%

6,7%

9,8%

4,5%

6,7%

18,2

%23

,1%

6,2%

9,6%

13,0

%6,

5%3,

2%7,

7%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 1

1 1

9 2

2 5

1

40

125

6

7 6

2 1

00

24

165

3

6 9

5 6

7 4

9 6

5 3

0 1

22

331

4

5 3

3 1

3 2

26

136

2

3 5

27

31

2.5

69

Técn

icos

Mot

ivos

ACAL

AMAP

BA

CE

DF

ESG

OM

AM

GM

SM

TPA

PBPE

PIPR

RJ

RN

RO

RR

RS

SC

SE

SP

TOB

rasi

l

Com

plem

enta

ção

de re

nda

100,

0%10

0,0%

80,0

%10

0,0%

52,4

%48

,7%

41,7

%61

,5%

60,9

%57

,1%

57,4

%9,

1%44

,4%

58,3

%45

,5%

78,3

%83

,3%

36,4

%52

,3%

40,0

%72

,7%

50,0

%58

,9%

27,3

%85

,7%

41,9

%10

0,0%

50,5

%

São

ativ

idad

es c

ompl

emen

tare

s0,

0%0,

0%20

,0%

0,0%

23,8

%28

,2%

50,0

%30

,8%

26,1

%28

,6%

29,6

%36

,4%

11,1

%25

,0%

36,4

%13

,0%

16,7

%50

,0%

34,6

%40

,0%

0,0%

50,0

%35

,7%

54,5

%14

,3%

38,4

%0,

0%33

,4%

Des

ejo

mud

ar d

e ár

ea0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%23

,8%

10,3

%0,

0%7,

7%0,

0%14

,3%

9,3%

45,5

%22

,2%

8,3%

9,1%

8,7%

0,0%

0,0%

6,2%

0,0%

9,1%

0,0%

1,8%

4,5%

0,0%

9,6%

0,0%

8,1%

Out

ra ra

zão

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

12,8

%8,

3%0,

0%13

,0%

0,0%

3,7%

9,1%

22,2

%8,

3%9,

1%0,

0%0,

0%13

,6%

6,9%

20,0

%18

,2%

0,0%

3,6%

13,6

%0,

0%10

,0%

0,0%

8,0%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 1

6

5

1

2

1 3

9 1

2 1

3 2

3 7

5

4 1

1 9

1

2 1

1 2

3 6

2

2 1

30

5

11

2

56

22

7

229

1

7

39

Page 69: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

68

Tabela

15

: R

epre

senta

tivi

dad

e d

a re

nda

pro

venie

nte

da

ativ

idad

e c

ontá

bil

em

rela

ção à

renda

tota

l

Todo

s Porc

enta

gem

da

rend

aAC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

Até

20%

0,0%

2,8%

4,2%

4,5%

3,6%

2,8%

3,6%

4,8%

3,7%

4,0%

3,4%

3,4%

4,0%

6,0%

1,9%

2,1%

11,0

%3,

2%5,

0%5,

4%4,

0%10

,3%

3,2%

3,2%

3,7%

3,5%

7,0%

3,8%

De

21%

a 4

0%0,

0%5,

6%2,

5%13

,6%

4,7%

3,5%

4,2%

2,2%

6,8%

4,0%

4,9%

4,1%

4,0%

4,5%

3,9%

4,1%

5,5%

2,0%

4,2%

8,2%

5,0%

13,8

%4,

5%5,

0%1,

8%3,

7%7,

0%4,

2%

De

41%

a 6

0%8,

8%12

,7%

7,5%

9,1%

11,6

%9,

0%8,

7%8,

1%7,

4%11

,0%

7,3%

7,4%

12,2

%13

,1%

15,0

%12

,0%

11,0

%7,

4%9,

3%8,

8%11

,9%

10,3

%8,

8%7,

2%11

,0%

9,1%

10,5

%9,

2%

De

61%

a 8

0%20

,6%

14,1

%14

,2%

18,2

%16

,2%

15,1

%10

,3%

17,2

%15

,6%

15,0

%13

,5%

19,6

%16

,2%

18,3

%13

,5%

15,1

%16

,5%

15,3

%13

,9%

17,0

%12

,9%

17,2

%13

,8%

13,4

%13

,8%

13,2

%22

,1%

14,3

%

Mai

s de

80%

70,6

%64

,8%

71,7

%54

,5%

63,9

%69

,6%

73,2

%67

,8%

66,5

%66

,0%

70,9

%65

,5%

63,7

%58

,2%

65,7

%66

,8%

56,0

%72

,0%

67,7

%60

,5%

66,3

%48

,3%

69,8

%71

,3%

69,7

%70

,5%

53,5

%68

,6%

Núm

ero

de re

spon

dent

es34

7112

022

507

543

358

273

352

100

795

148

328

268

207

292

9159

318

9014

710

129

1076

599

109

3405

8612

544

Con

tado

res

Porc

enta

gem

da

rend

aAC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

Até

20%

0,0%

2,0%

3,2%

5,3%

3,2%

2,3%

3,1%

4,1%

3,2%

3,9%

2,6%

1,8%

3,1%

5,6%

2,5%

2,4%

9,9%

2,5%

4,9%

4,7%

2,7%

13,6

%3,

4%2,

4%2,

4%3,

0%5,

1%3,

4%

De

21%

a 4

0%0,

0%8,

0%2,

1%5,

3%4,

9%1,

8%3,

8%2,

3%6,

9%3,

9%3,

6%2,

7%4,

2%4,

8%1,

8%5,

2%5,

6%1,

7%3,

9%7,

8%6,

7%9,

1%4,

4%4,

7%1,

2%3,

5%7,

7%3,

9%

De

41%

a 6

0%6,

9%16

,0%

7,4%

10,5

%11

,8%

8,5%

8,2%

6,4%

6,9%

9,1%

5,9%

5,4%

12,6

%10

,8%

14,7

%10

,0%

8,5%

7,8%

8,1%

7,8%

13,3

%13

,6%

7,3%

6,7%

13,4

%8,

4%11

,5%

8,5%

De

61%

a 8

0%24

,1%

10,0

%10

,6%

21,1

%15

,8%

16,0

%11

,0%

17,9

%15

,5%

14,3

%13

,5%

22,3

%15

,0%

18,2

%14

,1%

15,2

%16

,9%

15,4

%13

,6%

16,3

%14

,7%

22,7

%14

,5%

13,5

%11

,0%

12,2

%23

,1%

14,1

%

Mai

s de

80%

69,0

%64

,0%

76,6

%57

,9%

64,3

%71

,3%

73,9

%69

,3%

67,5

%68

,8%

74,4

%67

,9%

65,0

%60

,6%

66,9

%67

,3%

59,2

%72

,5%

69,6

%63

,6%

62,7

%40

,9%

70,4

%72

,7%

72,0

%72

,9%

52,6

%70

,1%

Núm

ero

de re

spon

dent

es29

5094

1940

638

729

121

827

777

578

112

286

231

163

211

7147

313

7512

975

2279

551

082

2350

7893

89

Técn

icos

Porc

enta

gem

da

rend

aAC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

Até

20%

0,0%

4,8%

7,7%

0,0%

5,0%

3,8%

6,0%

7,3%

5,3%

4,3%

5,5%

8,3%

9,5%

8,1%

0,0%

1,2%

15,0

%5,

8%5,

4%11

,1%

7,7%

0,0%

2,5%

7,9%

7,4%

4,6%

25,0

%5,

0%

De

21%

a 4

0%0,

0%0,

0%3,

8%66

,7%

4,0%

7,7%

6,0%

1,8%

6,7%

4,3%

8,3%

8,3%

2,4%

2,7%

11,4

%1,

2%5,

0%3,

3%5,

0%11

,1%

0,0%

28,6

%4,

6%6,

7%3,

7%4,

3%0,

0%5,

0%

De

41%

a 6

0%20

,0%

4,8%

7,7%

0,0%

10,9

%10

,3%

10,4

%14

,5%

9,3%

17,4

%11

,1%

13,9

%9,

5%27

,0%

15,9

%17

,3%

20,0

%5,

8%12

,4%

16,7

%7,

7%0,

0%13

,2%

10,1

%3,

7%10

,6%

0,0%

11,4

%

De

61%

a 8

0%0,

0%23

,8%

26,9

%0,

0%17

,8%

12,8

%7,

5%14

,5%

16,0

%17

,4%

13,4

%11

,1%

23,8

%18

,9%

11,4

%14

,8%

15,0

%15

,0%

14,6

%22

,2%

7,7%

0,0%

11,7

%12

,4%

22,2

%15

,4%

12,5

%14

,6%

Mai

s de

80%

80,0

%66

,7%

53,8

%33

,3%

62,4

%65

,4%

70,1

%61

,8%

62,7

%56

,5%

61,8

%58

,3%

54,8

%43

,2%

61,4

%65

,4%

45,0

%70

,0%

62,5

%38

,9%

76,9

%71

,4%

68,0

%62

,9%

63,0

%65

,1%

62,5

%63

,9%

Núm

ero

de re

spon

dent

es5

2126

310

115

667

5575

2321

736

4237

4481

2012

051

518

267

281

8927

1055

831

55

Page 70: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

69

Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Tabela 16: Principais desafios enfrentados no exercício profissional

Todos

Falta de valorização pela sociedade

Constantes mudanças na legislação Concorrência desleal Falta de unidade

da classeBurocracia dos órgãos públicos

Carência de bons cursos a preço

acessívelNum.

Respondentes

Discordo Concordo Discordo Concordo Discordo Concordo Discordo Concordo Discordo Concordo Discordo Concordo

AC 14,7% 79,4% 11,8% 73,5% 23,5% 64,7% 5,9% 79,4% 11,8% 79,4% 11,8% 76,5% 34

AL 14,1% 76,1% 11,3% 71,8% 16,9% 63,4% 15,5% 73,2% 9,9% 83,1% 9,9% 73,2% 71

AM 10,0% 80,0% 18,3% 64,2% 20,0% 56,7% 10,8% 70,0% 4,2% 83,3% 10,8% 80,0% 120

AP 9,1% 77,3% 9,1% 63,6% 13,6% 86,4% 9,1% 77,3% 4,5% 77,3% 9,1% 77,3% 22

BA 8,7% 77,3% 10,3% 72,4% 19,3% 63,3% 13,8% 66,9% 9,3% 74,0% 12,2% 71,2% 507

CE 5,5% 82,9% 11,6% 71,6% 13,3% 71,6% 13,8% 68,5% 7,4% 79,4% 17,9% 68,1% 543

DF 9,2% 77,9% 15,1% 64,2% 23,2% 55,3% 12,8% 70,9% 8,9% 74,6% 8,7% 74,6% 358

ES 11,0% 73,6% 11,0% 74,0% 17,6% 61,2% 9,9% 65,6% 6,2% 78,4% 16,1% 68,9% 273

GO 8,2% 81,3% 9,7% 77,3% 12,8% 75,9% 6,3% 81,3% 5,7% 81,3% 16,2% 67,0% 352

MA 7,0% 78,0% 20,0% 66,0% 15,0% 62,0% 14,0% 74,0% 12,0% 74,0% 8,0% 75,0% 100

MG 5,7% 80,0% 8,7% 77,2% 22,4% 57,6% 10,4% 69,7% 7,2% 79,0% 10,6% 71,4% 795

MS 14,2% 79,1% 12,2% 68,9% 23,6% 62,2% 14,2% 70,3% 11,5% 77,0% 7,4% 78,4% 148

MT 8,2% 75,0% 8,2% 78,7% 20,4% 57,6% 9,1% 76,2% 8,5% 80,2% 10,7% 77,7% 328

PA 7,1% 76,1% 16,4% 66,8% 16,8% 64,9% 11,9% 69,4% 12,7% 67,2% 12,3% 75,0% 268

PB 5,8% 86,0% 13,0% 74,9% 17,4% 65,2% 11,6% 76,3% 12,1% 75,8% 10,1% 75,8% 207

PE 6,2% 78,8% 12,3% 68,8% 15,8% 63,4% 14,7% 68,5% 11,3% 74,7% 14,7% 68,8% 292

PI 9,9% 80,2% 15,4% 68,1% 20,9% 61,5% 14,3% 71,4% 12,1% 81,3% 8,8% 72,5% 91

PR 8,1% 76,2% 7,8% 81,8% 14,8% 64,8% 12,0% 67,5% 6,4% 82,5% 15,9% 62,7% 593

RJ 7,9% 78,1% 11,9% 75,0% 27,7% 49,2% 18,0% 59,5% 7,2% 78,4% 15,2% 67,2% 1.890

RN 6,1% 78,2% 6,1% 75,5% 12,9% 71,4% 6,8% 73,5% 5,4% 80,3% 10,9% 72,1% 147

RO 5,9% 79,2% 12,9% 76,2% 17,8% 64,4% 7,9% 72,3% 7,9% 74,3% 7,9% 78,2% 101

RR 0,0% 79,3% 6,9% 75,9% 27,6% 58,6% 10,3% 69,0% 3,4% 79,3% 13,8% 79,3% 29

RS 11,4% 71,3% 7,4% 80,4% 23,3% 54,3% 15,6% 62,5% 7,9% 77,0% 17,2% 65,2% 1.076

SC 11,5% 71,8% 6,8% 85,0% 20,2% 59,1% 13,7% 65,9% 7,2% 79,0% 18,7% 57,4% 599

SE 7,3% 78,0% 11,9% 71,6% 13,8% 67,0% 8,3% 76,1% 5,5% 77,1% 9,2% 78,9% 109

SP 9,9% 73,9% 6,9% 80,6% 23,8% 53,6% 15,5% 61,4% 6,3% 80,4% 14,7% 65,9% 3.405

TO 7,0% 87,2% 12,8% 72,1% 15,1% 68,6% 10,5% 69,8% 10,5% 75,6% 11,6% 68,6% 86

Brasil 8,8% 76,4% 9,6% 76,8% 21,5% 57,7% 14,0% 65,6% 7,5% 78,6% 14,2% 68,1% 12.544

Contadores

Falta de valorização pela sociedade

Constantes mudanças na legislação Concorrência desleal

Falta de unidade da classe

Burocracia dos órgãos públicos

Carência de bons cursos a preço

acessívelNum.

Respondentes

Discordo Concordo Discordo Concordo Discordo Concordo Discordo Concordo Discordo Concordo Discordo Concordo

AC 17,2% 75,9% 13,8% 75,9% 24,1% 65,5% 6,9% 79,3% 13,8% 79,3% 13,8% 72,4% 29

AL 14,0% 76,0% 10,0% 70,0% 22,0% 56,0% 20,0% 66,0% 10,0% 82,0% 14,0% 66,0% 50

AM 9,6% 81,9% 17,0% 63,8% 19,1% 55,3% 11,7% 69,1% 4,3% 87,2% 10,6% 80,9% 94

AP 5,3% 84,2% 5,3% 68,4% 10,5% 89,5% 5,3% 78,9% 5,3% 73,7% 10,5% 73,7% 19

BA 7,1% 78,6% 10,6% 71,2% 19,2% 63,3% 12,1% 68,2% 8,6% 73,2% 11,6% 70,9% 406

CE 5,7% 82,7% 11,1% 71,3% 13,2% 69,0% 13,4% 67,7% 8,0% 79,1% 18,6% 66,1% 387

DF 7,9% 79,4% 14,1% 64,9% 23,0% 54,0% 11,7% 70,8% 8,6% 74,6% 7,6% 75,3% 291

ES 11,9% 72,0% 12,4% 72,9% 19,3% 58,3% 8,7% 64,2% 7,3% 75,7% 17,9% 66,5% 218

GO 8,7% 80,5% 9,0% 77,3% 13,0% 75,8% 5,8% 83,0% 5,4% 80,1% 15,9% 67,1% 277

MA 6,5% 76,6% 20,8% 63,6% 15,6% 64,9% 14,3% 75,3% 11,7% 71,4% 7,8% 77,9% 77

MG 5,7% 79,9% 9,3% 76,0% 23,5% 55,7% 11,4% 69,2% 7,4% 78,5% 10,4% 70,1% 578

MS 14,3% 77,7% 12,5% 67,0% 25,0% 58,0% 12,5% 68,8% 10,7% 75,0% 7,1% 78,6% 112

MT 8,4% 74,1% 8,7% 78,7% 19,9% 57,7% 9,4% 75,2% 8,7% 80,4% 11,2% 76,6% 286

PA 5,2% 77,1% 15,2% 67,1% 16,0% 64,5% 10,0% 71,0% 12,1% 67,5% 10,8% 76,6% 231

Page 71: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

70

Contadores

Falta de valorização pela sociedade

Constantes mudanças na legislação Concorrência desleal Falta de unidade

da classeBurocracia dos órgãos públicos

Carência de bons cursos a preço

acessívelNum.

Respondentes

Discordo Concordo Discordo Concordo Discordo Concordo Discordo Concordo Discordo Concordo Discordo Concordo

PB 6,7% 85,9% 11,0% 76,1% 16,6% 64,4% 13,5% 73,6% 9,8% 77,3% 7,4% 79,8% 163

PE 5,2% 80,6% 10,9% 68,2% 16,6% 61,1% 14,2% 67,8% 9,0% 74,4% 14,7% 65,4% 211

PI 11,3% 76,1% 15,5% 69,0% 22,5% 57,7% 16,9% 67,6% 11,3% 80,3% 9,9% 69,0% 71

PR 7,6% 76,3% 8,0% 82,0% 15,2% 65,1% 11,0% 68,7% 6,3% 81,6% 14,6% 64,7% 473

RJ 7,6% 78,0% 11,7% 74,8% 28,5% 46,3% 17,0% 59,0% 6,4% 78,2% 14,0% 67,4% 1.375

RN 5,4% 79,8% 7,0% 74,4% 12,4% 71,3% 5,4% 75,2% 5,4% 79,1% 12,4% 69,0% 129

RO 4,0% 82,7% 12,0% 77,3% 22,7% 61,3% 8,0% 72,0% 8,0% 78,7% 8,0% 82,7% 75

RR 0,0% 72,7% 9,1% 68,2% 31,8% 54,5% 9,1% 63,6% 4,5% 81,8% 13,6% 77,3% 22

RS 10,1% 72,3% 7,0% 79,7% 22,1% 54,2% 14,6% 63,0% 8,3% 77,0% 15,7% 65,7% 795

SC 12,2% 70,6% 5,9% 86,1% 20,0% 58,4% 13,5% 65,3% 6,9% 78,8% 17,8% 58,6% 510

SE 7,3% 75,6% 8,5% 70,7% 15,9% 64,6% 8,5% 74,4% 4,9% 75,6% 8,5% 78,0% 82

SP 9,8% 72,6% 7,0% 79,4% 24,5% 51,7% 15,1% 60,9% 6,4% 79,5% 14,5% 65,0% 2.350

TO 7,7% 87,2% 12,8% 71,8% 15,4% 69,2% 11,5% 70,5% 11,5% 78,2% 11,5% 69,2% 78

Brasil 8,5% 76,2% 9,5% 76,2% 21,7% 56,5% 13,4% 65,6% 7,4% 78,1% 13,7% 67,9% 9.389

Técnicos

Falta de valorização pela sociedade

Constantes mudanças na legislação Concorrência desleal Falta de unidade

da classeBurocracia dos órgãos públicos

Carência de bons cursos a preço

acessívelNum.

Respondentes

Discordo Concordo Discordo Concordo Discordo Concordo Discordo Concordo Discordo Concordo Discordo Concordo

AC 0,0% 100,0% 0,0% 60,0% 20,0% 60,0% 0,0% 80,0% 0,0% 80,0% 0,0% 100,0% 5

AL 14,3% 76,2% 14,3% 76,2% 4,8% 81,0% 4,8% 90,5% 9,5% 85,7% 0,0% 90,5% 21

AM 11,5% 73,1% 23,1% 65,4% 23,1% 61,5% 7,7% 73,1% 3,8% 69,2% 11,5% 76,9% 26

AP 33,3% 33,3% 33,3% 33,3% 33,3% 66,7% 33,3% 66,7% 0,0% 100,0% 0,0% 100,0% 3

BA 14,9% 72,3% 8,9% 77,2% 19,8% 63,4% 20,8% 61,4% 11,9% 77,2% 14,9% 72,3% 101

CE 5,1% 83,3% 12,8% 72,4% 13,5% 78,2% 14,7% 70,5% 5,8% 80,1% 16,0% 73,1% 156

DF 14,9% 71,6% 19,4% 61,2% 23,9% 61,2% 17,9% 71,6% 10,4% 74,6% 13,4% 71,6% 67

ES 7,3% 80,0% 5,5% 78,2% 10,9% 72,7% 14,5% 70,9% 1,8% 89,1% 9,1% 78,2% 55

GO 6,7% 84,0% 12,0% 77,3% 12,0% 76,0% 8,0% 74,7% 6,7% 85,3% 17,3% 66,7% 75

MA 8,7% 82,6% 17,4% 73,9% 13,0% 52,2% 13,0% 69,6% 13,0% 82,6% 8,7% 65,2% 23

MG 5,5% 80,2% 6,9% 80,6% 19,4% 62,7% 7,8% 71,0% 6,5% 80,2% 11,1% 75,1% 217

MS 13,9% 83,3% 11,1% 75,0% 19,4% 75,0% 19,4% 75,0% 13,9% 83,3% 8,3% 77,8% 36

MT 7,1% 81,0% 4,8% 78,6% 23,8% 57,1% 7,1% 83,3% 7,1% 78,6% 7,1% 85,7% 42

PA 18,9% 70,3% 24,3% 64,9% 21,6% 67,6% 24,3% 59,5% 16,2% 64,9% 21,6% 64,9% 37

PB 2,3% 86,4% 20,5% 70,5% 20,5% 68,2% 4,5% 86,4% 20,5% 70,5% 20,5% 61,4% 44

PE 8,6% 74,1% 16,0% 70,4% 13,6% 69,1% 16,0% 70,4% 17,3% 75,3% 14,8% 77,8% 81

PI 5,0% 95,0% 15,0% 65,0% 15,0% 75,0% 5,0% 85,0% 15,0% 85,0% 5,0% 85,0% 20

PR 10,0% 75,8% 6,7% 80,8% 13,3% 63,3% 15,8% 62,5% 6,7% 85,8% 20,8% 55,0% 120

RJ 8,5% 78,4% 12,2% 75,3% 25,6% 57,1% 20,8% 60,8% 9,3% 79,0% 18,6% 66,8% 515

RN 11,1% 66,7% 0,0% 83,3% 16,7% 72,2% 16,7% 61,1% 5,6% 88,9% 0,0% 94,4% 18

RO 11,5% 69,2% 15,4% 73,1% 3,8% 73,1% 7,7% 73,1% 7,7% 61,5% 7,7% 65,4% 26

RR 0,0% 100,0% 0,0% 100,0% 14,3% 71,4% 14,3% 85,7% 0,0% 71,4% 14,3% 85,7% 7

RS 15,3% 68,3% 8,5% 82,2% 26,7% 54,4% 18,5% 61,2% 6,8% 77,2% 21,4% 64,1% 281

SC 7,9% 78,7% 12,4% 78,7% 21,3% 62,9% 14,6% 69,7% 9,0% 79,8% 23,6% 50,6% 89

SE 7,4% 85,2% 22,2% 74,1% 7,4% 74,1% 7,4% 81,5% 7,4% 81,5% 11,1% 81,5% 27

SP 10,0% 76,7% 6,6% 83,3% 22,4% 57,7% 16,4% 62,3% 6,2% 82,5% 15,1% 67,8% 1.055

TO 0,0% 87,5% 12,5% 75,0% 12,5% 62,5% 0,0% 62,5% 0,0% 50,0% 12,5% 62,5% 8

Brasil 9,7% 77,1% 9,8% 78,6% 20,9% 61,4% 15,9% 65,5% 7,8% 80,2% 15,8% 68,6% 3.155

Page 72: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

71

Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Tabela

17

: P

rinci

pai

s in

stru

mento

s de a

tual

izaç

ão p

rofiss

ional

Todo

sIn

stru

men

tos

de a

tual

izaç

ãoAC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

Revi

stas

técn

icas

0,0%

1,4%

2,5%

0,0%

0,6%

0,0%

0,3%

0,7%

0,3%

1,0%

0,8%

0,0%

0,0%

0,7%

0,0%

0,3%

0,0%

0,2%

0,7%

0,0%

1,0%

0,0%

0,7%

0,2%

0,0%

0,3%

0,0%

0,4%

Diá

rios

ofic

iais

0,0%

1,4%

0,0%

0,0%

0,4%

0,0%

1,1%

0,0%

0,3%

1,0%

0,3%

0,0%

0,3%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,2%

0,1%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,1%

2,3%

0,2%

Bole

tins

sist

ema

CFC/

CRCs

0,0%

0,0%

2,5%

0,0%

3,7%

2,6%

1,1%

0,7%

1,4%

3,0%

1,9%

4,7%

1,2%

2,6%

1,4%

3,8%

0,0%

0,8%

2,1%

1,4%

1,0%

0,0%

1,7%

1,5%

0,0%

2,3%

1,2%

2,0%

Bole

tins

fisco

-trib

utár

io, t

raba

lhis

ta

e co

ntáb

il2,

9%1,

4%4,

2%0,

0%2,

8%4,

4%2,

8%4,

0%2,

3%4,

0%4,

5%4,

7%2,

4%4,

5%2,

9%2,

1%2,

2%4,

0%4,

7%4,

1%2,

0%6,

9%2,

6%3,

0%0,

9%3,

7%4,

7%3,

6%

Sítio

s of

icia

is d

e ór

gãos

regu

lado

res

(CPC

, IAS

B, IP

SASB

, CVM

, Bac

en e

tc.)

0,0%

2,8%

1,7%

0,0%

2,2%

1,3%

2,2%

2,2%

2,0%

3,0%

2,5%

0,0%

1,8%

2,2%

0,5%

1,7%

1,1%

1,3%

2,3%

2,7%

1,0%

0,0%

1,4%

1,0%

0,9%

2,3%

2,3%

1,9%

Sítio

s of

icia

is d

a RF

B e

secr

etar

ias

esta

duai

s de

faze

nda

17,6

%16

,9%

19,2

%13

,6%

13,4

%12

,9%

13,1

%13

,9%

14,2

%17

,0%

13,3

%18

,9%

16,8

%16

,8%

13,5

%12

,3%

13,2

%12

,3%

14,9

%9,

5%16

,8%

0,0%

9,3%

11,4

%15

,6%

14,3

%14

,0%

13,7

%

Sítio

s of

icia

is d

e IE

S e

cent

ros

de

pesq

uisa

8,8%

5,6%

8,3%

0,0%

3,4%

2,2%

1,1%

2,2%

2,8%

4,0%

4,0%

3,4%

2,1%

2,2%

3,9%

1,7%

0,0%

2,2%

3,0%

2,0%

1,0%

0,0%

1,4%

1,5%

7,3%

2,5%

4,7%

2,6%

Wik

i, Bl

ogs,

Tw

itter

etc

.2,

9%0,

0%0,

0%0,

0%2,

2%2,

2%2,

0%5,

1%1,

4%7,

0%2,

9%0,

7%3,

7%2,

6%2,

9%2,

4%1,

1%2,

5%3,

1%5,

4%2,

0%0,

0%2,

5%2,

0%0,

0%3,

3%1,

2%2,

8%

Pale

stra

s e

sem

inár

io20

,6%

15,5

%10

,8%

18,2

%15

,0%

11,4

%12

,3%

16,5

%10

,2%

13,0

%10

,7%

10,1

%15

,2%

15,3

%18

,4%

8,6%

11,0

%10

,8%

11,4

%18

,4%

22,8

%17

,2%

16,1

%8,

3%14

,7%

18,7

%12

,8%

14,3

%

Curs

os p

rese

ncia

is14

,7%

14,1

%22

,5%

36,4

%28

,8%

37,6

%26

,8%

33,0

%39

,2%

19,0

%31

,6%

29,1

%29

,3%

24,3

%25

,6%

40,8

%35

,2%

35,1

%37

,8%

32,7

%19

,8%

48,3

%39

,4%

45,1

%33

,9%

30,6

%31

,4%

33,5

%

Curs

os E

AD26

,5%

33,8

%21

,7%

31,8

%23

,7%

22,8

%32

,1%

18,7

%22

,2%

23,0

%23

,3%

25,0

%23

,8%

25,7

%27

,1%

20,9

%30

,8%

27,0

%14

,7%

18,4

%28

,7%

27,6

%22

,7%

24,2

%25

,7%

18,1

%22

,1%

21,1

%

Nen

hum

des

ses

5,9%

7,0%

6,7%

0,0%

3,9%

2,6%

5,0%

2,9%

3,7%

5,0%

4,3%

3,4%

3,4%

3,0%

3,9%

5,5%

5,5%

3,5%

5,3%

5,4%

4,0%

0,0%

2,2%

1,8%

0,9%

3,7%

3,5%

3,8%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 3

4 7

1 1

20

22

507

5

43

358

2

73

352

1

00

795

1

48

328

2

68

207

2

92

91

593

1

.890

1

47

101

2

9 1

.076

5

99

109

3

.405

8

6 1

2.54

4

Con

tado

res

Inst

rum

ento

s de

atu

aliz

ação

ACAL

AMAP

BA

CE

DF

ESG

OM

AM

GM

SM

TPA

PBPE

PIPR

RJ

RN

RO

RR

RS

SC

SE

SP

TOB

rasi

l

Revi

stas

técn

icas

0,0%

0,0%

2,1%

0,0%

0,5%

0,0%

0,3%

0,9%

0,0%

0,0%

0,5%

0,0%

0,0%

0,9%

0,0%

0,5%

0,0%

0,2%

0,6%

0,0%

1,3%

0,0%

0,5%

0,2%

0,0%

0,2%

0,0%

0,4%

Diá

rios

ofic

iais

0,0%

2,0%

0,0%

0,0%

0,5%

0,0%

1,4%

0,0%

0,0%

1,3%

0,3%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,1%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,1%

2,6%

0,2%

Bole

tins

sist

ema

CFC/

CRCs

0,0%

0,0%

2,1%

0,0%

3,9%

1,8%

0,3%

0,9%

1,8%

2,6%

1,9%

5,4%

1,4%

2,2%

0,0%

2,8%

0,0%

1,1%

2,0%

1,6%

1,3%

0,0%

1,5%

1,4%

0,0%

2,4%

1,3%

1,9%

Bole

tins

fisco

-trib

utár

io, t

raba

lhis

ta

e co

ntáb

il3,

4%0,

0%3,

2%0,

0%1,

5%3,

4%2,

7%3,

2%2,

9%2,

6%4,

2%5,

4%2,

1%3,

9%2,

5%1,

4%2,

8%3,

2%3,

4%3,

9%1,

3%9,

1%2,

5%2,

7%1,

2%3,

3%5,

1%3,

1%

Sítio

s of

icia

is d

e ór

gãos

regu

lado

res

(CPC

, IAS

B, IP

SASB

, CVM

, Bac

en e

tc.)

0,0%

0,0%

2,1%

0,0%

2,7%

1,3%

1,7%

2,8%

1,8%

2,6%

3,3%

0,0%

2,1%

2,2%

0,6%

1,4%

1,4%

1,5%

2,8%

3,1%

1,3%

0,0%

1,4%

1,2%

1,2%

2,6%

2,6%

2,2%

Sítio

s of

icia

is d

a RF

B e

secr

etar

ias

esta

duai

s de

faze

nda

17,2

%16

,0%

19,1

%15

,8%

14,0

%11

,4%

13,7

%12

,8%

13,4

%11

,7%

12,5

%13

,4%

16,1

%16

,0%

12,9

%11

,4%

9,9%

12,5

%14

,2%

7,8%

13,3

%0,

0%9,

6%10

,4%

11,0

%13

,4%

14,1

%12

,9%

Sítio

s of

icia

is d

e IE

S e

cent

ros

de

pesq

uisa

10,3

%8,

0%9,

6%0,

0%3,

0%2,

3%1,

0%1,

8%3,

6%2,

6%3,

6%4,

5%2,

4%2,

2%4,

9%2,

4%0,

0%2,

5%3,

1%2,

3%1,

3%0,

0%1,

3%1,

6%7,

3%2,

6%5,

1%2,

7%

Wik

i, Bl

ogs,

Tw

itter

etc

.0,

0%0,

0%0,

0%0,

0%2,

2%2,

3%1,

4%6,

0%1,

4%6,

5%2,

1%0,

9%3,

1%2,

2%3,

1%2,

4%1,

4%2,

1%3,

3%6,

2%0,

0%0,

0%2,

3%1,

6%0,

0%3,

2%1,

3%2,

7%

Pale

stra

s e

sem

inár

io20

,7%

20,0

%10

,6%

21,1

%15

,3%

11,4

%10

,7%

17,0

%10

,5%

16,9

%11

,6%

11,6

%15

,7%

16,5

%20

,2%

9,0%

8,5%

11,2

%12

,1%

17,1

%21

,3%

9,1%

15,5

%8,

0%13

,4%

18,0

%14

,1%

14,2

%

Curs

os p

rese

ncia

is13

,8%

16,0

%23

,4%

36,8

%29

,8%

42,1

%28

,9%

33,9

%37

,9%

20,8

%34

,1%

29,5

%30

,1%

25,5

%28

,2%

43,6

%40

,8%

37,0

%40

,4%

32,6

%21

,3%

54,5

%40

,0%

46,5

%40

,2%

32,0

%30

,8%

35,3

%

Curs

os E

AD27

,6%

32,0

%19

,1%

26,3

%21

,9%

21,4

%32

,6%

17,4

%22

,7%

27,3

%21

,6%

25,9

%24

,5%

25,5

%23

,3%

21,3

%31

,0%

25,6

%13

,1%

20,9

%34

,7%

27,3

%23

,4%

24,5

%24

,4%

18,2

%20

,5%

20,9

%

Nen

hum

des

ses

6,9%

6,0%

8,5%

0,0%

4,7%

2,6%

5,2%

3,2%

4,0%

5,2%

4,3%

3,6%

2,4%

3,0%

4,3%

3,8%

4,2%

3,2%

4,9%

4,7%

2,7%

0,0%

2,1%

2,0%

1,2%

3,9%

2,6%

3,7%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 2

9 5

0 9

4 1

9 4

06

387

2

91

218

2

77

77

578

1

12

286

2

31

163

2

11

71

473

1

.375

1

29

75

22

795

5

10

82

2.3

50

78

9.3

89

Page 73: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

72

Técn

icos

Inst

rum

ento

s de

atu

aliz

ação

ACAL

AMAP

BA

CE

DF

ESG

OM

AM

GM

SM

TPA

PBPE

PIPR

RJ

RN

RO

RR

RS

SC

SE

SP

TOB

rasi

l

Revi

stas

técn

icas

0,0%

4,8%

3,8%

0,0%

1,0%

0,0%

0,0%

0,0%

1,3%

4,3%

1,4%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

1,0%

0,0%

0,0%

0,0%

1,4%

0,0%

0,0%

0,6%

0,0%

0,7%

Diá

rios

ofic

iais

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

1,3%

0,0%

0,0%

0,0%

2,4%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,8%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,1%

0,0%

0,1%

Bole

tins

sist

ema

CFC/

CRCs

0,0%

0,0%

3,8%

0,0%

3,0%

4,5%

4,5%

0,0%

0,0%

4,3%

1,8%

2,8%

0,0%

5,4%

6,8%

6,2%

0,0%

0,0%

2,5%

0,0%

0,0%

0,0%

2,1%

2,2%

0,0%

2,0%

0,0%

2,3%

Bole

tins

fisco

-trib

utár

io, t

raba

lhis

ta

e co

ntáb

il0,

0%4,

8%7,

7%0,

0%7,

9%7,

1%3,

0%7,

3%0,

0%8,

7%5,

5%2,

8%4,

8%8,

1%4,

5%3,

7%0,

0%7,

5%8,

2%5,

6%3,

8%0,

0%2,

8%4,

5%0,

0%4,

6%0,

0%5,

3%

Sítio

s of

icia

is d

e ór

gãos

regu

lado

res

(CPC

, IAS

B, IP

SASB

, CVM

, Bac

en e

tc.)

0,0%

9,5%

0,0%

0,0%

0,0%

1,3%

4,5%

0,0%

2,7%

4,3%

0,5%

0,0%

0,0%

2,7%

0,0%

2,5%

0,0%

0,8%

1,0%

0,0%

0,0%

0,0%

1,4%

0,0%

0,0%

1,7%

0,0%

1,3%

Sítio

s of

icia

is d

a RF

B e

secr

etar

ias

esta

duai

s de

faze

nda

20,0

%19

,0%

19,2

%0,

0%10

,9%

16,7

%10

,4%

18,2

%17

,3%

34,8

%15

,7%

36,1

%21

,4%

21,6

%15

,9%

14,8

%25

,0%

11,7

%16

,9%

22,2

%26

,9%

0,0%

8,5%

16,9

%29

,6%

16,3

%12

,5%

16,0

%

Sítio

s of

icia

is d

e IE

S e

cent

ros

de

pesq

uisa

0,0%

0,0%

3,8%

0,0%

5,0%

1,9%

1,5%

3,6%

0,0%

8,7%

5,1%

0,0%

0,0%

2,7%

0,0%

0,0%

0,0%

0,8%

2,5%

0,0%

0,0%

0,0%

1,8%

1,1%

7,4%

2,2%

0,0%

2,3%

Wik

i, Bl

ogs,

Tw

itter

etc

.20

,0%

0,0%

0,0%

0,0%

2,0%

1,9%

4,5%

1,8%

1,3%

8,7%

5,1%

0,0%

7,1%

5,4%

2,3%

2,5%

0,0%

4,2%

2,5%

0,0%

7,7%

0,0%

3,2%

4,5%

0,0%

3,4%

0,0%

3,2%

Pale

stra

s e

sem

inár

io20

,0%

4,8%

11,5

%0,

0%13

,9%

11,5

%19

,4%

14,5

%9,

3%0,

0%8,

3%5,

6%11

,9%

8,1%

11,4

%7,

4%20

,0%

9,2%

9,5%

27,8

%26

,9%

42,9

%17

,8%

10,1

%18

,5%

20,4

%0,

0%14

,6%

Curs

os p

rese

ncia

is20

,0%

9,5%

19,2

%33

,3%

24,8

%26

,3%

17,9

%29

,1%

44,0

%13

,0%

24,9

%27

,8%

23,8

%16

,2%

15,9

%33

,3%

15,0

%27

,5%

30,9

%33

,3%

15,4

%28

,6%

37,7

%37

,1%

14,8

%27

,3%

37,5

%28

,3%

Curs

os E

AD20

,0%

38,1

%30

,8%

66,7

%30

,7%

26,3

%29

,9%

23,6

%20

,0%

8,7%

27,6

%22

,2%

19,0

%27

,0%

40,9

%19

,8%

30,0

%32

,5%

18,8

%0,

0%11

,5%

28,6

%20

,6%

22,5

%29

,6%

18,0

%37

,5%

21,8

%

Nen

hum

des

ses

0,0%

9,5%

0,0%

0,0%

1,0%

2,6%

4,5%

1,8%

2,7%

4,3%

4,1%

2,8%

9,5%

2,7%

2,3%

9,9%

10,0

%5,

0%6,

2%11

,1%

7,7%

0,0%

2,5%

1,1%

0,0%

3,4%

12,5

%4,

0%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 5

2

1 2

6 3

1

01

156

6

7 5

5 7

5 2

3 2

17

36

42

37

44

81

20

120

5

15

18

26

7

281

8

9 2

7 1

.055

8

3

.155

Tabela

17

: P

rinci

pai

s in

stru

mento

s de a

tual

izaç

ão p

rofiss

ional

(co

nt.

)

Page 74: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

73

Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Tabela

18

: Ava

liaçã

o a

cerc

a do a

mbie

nte

pro

fiss

ional

Todo

s

Aum

ento

u a

ofer

ta

de e

mpr

egos

nos

úl

timos

2 a

nos

Prof

issã

o é

amea

çada

N

Fe, S

PED

e a

fins

A ad

oção

das

Nor

mas

In

tern

acio

nais

impõ

e si

gnifi

cativ

o au

men

to

de c

usto

s às

or

gani

zaçõ

es

cont

ábei

s

O C

FC d

ever

ia e

xigir

de

todo

s os

pro

fissi

onai

s de

Con

tabi

lidad

e (n

ão

só d

os a

udito

res)

a

Educ

ação

Pro

fissi

onal

Co

ntin

uada

As p

eque

nas

e m

édia

s em

pres

as b

rasi

leira

s já

es

tão

apta

s à

adot

ar

o IF

RS fo

r PM

Es (N

BC

TG

100

0)

Os

curs

os d

e G

radu

ação

em

C

onta

bilid

ade

estã

o at

ualiz

ados

em

re

laçã

o às

nor

mas

in

tern

acio

nais

Os

softw

ares

de

cont

abili

dade

es

tão

atua

lizad

os e

m

rela

ção

às n

orm

as

inte

rnac

iona

is

O E

xam

e de

Suf

i-ci

ênci

a m

elho

rará

a

qual

idad

e do

s pr

ofis

sion

ais

de

Con

tabi

lidad

e

A co

nver

gênc

ia à

s N

orm

as In

tern

acio

-na

is é

um

a am

eaça

à

clas

se c

ontá

bil

bras

ileira

A re

mun

eraç

ão m

édia

do

s pr

ofis

sion

ais

de

Cont

abili

dade

sof

reu

redu

ção

sign

ifica

tiva

nos

últim

os 2

ano

s

Num

.R

espo

nden

tes

Dis

cord

oCo

ncor

doD

isco

rdo

Conc

ordo

Dis

cord

oCo

ncor

doD

isco

rdo

Conc

ordo

Dis

cord

oCo

ncor

doD

isco

rdo

Conc

ordo

Dis

cord

oCo

ncor

doD

isco

rdo

Conc

ordo

Dis

cord

oCo

ncor

doD

isco

rdo

Conc

ordo

AC20

,6%

61,8

%79

,4%

11,8

%23

,5%

58,8

%17

,6%

73,5

%76

,5%

2,9%

52,9

%20

,6%

29,4

%29

,4%

14,7

%67

,6%

64,7

%17

,6%

14,7

%58

,8%

34

AL31

,0%

36,6

%63

,4%

14,1

%12

,7%

53,5

%23

,9%

57,7

%57

,7%

11,3

%42

,3%

15,5

%28

,2%

23,9

%8,

5%73

,2%

54,9

%12

,7%

25,4

%45

,1%

71

AM23

,3%

44,2

%68

,3%

17,5

%23

,3%

41,7

%13

,3%

70,8

%48

,3%

13,3

%42

,5%

22,5

%29

,2%

30,8

%10

,8%

72,5

%56

,7%

14,2

%15

,8%

32,5

% 1

20

AP18

,2%

50,0

%72

,7%

13,6

%13

,6%

36,4

%13

,6%

72,7

%45

,5%

13,6

%40

,9%

18,2

%31

,8%

22,7

%9,

1%72

,7%

63,6

%18

,2%

13,6

%40

,9%

22

BA22

,1%

42,4

%69

,8%

14,0

%15

,2%

53,5

%13

,0%

65,9

%62

,3%

8,3%

37,1

%18

,9%

31,6

%23

,1%

13,6

%70

,4%

65,7

%11

,2%

25,8

%39

,4%

507

CE16

,6%

53,2

%67

,2%

17,9

%17

,3%

51,7

%11

,6%

71,8

%61

,1%

13,3

%39

,8%

20,4

%27

,8%

28,5

%14

,4%

68,3

%62

,2%

14,0

%28

,0%

38,1

% 5

43

DF

15,4

%39

,9%

63,1

%13

,1%

16,5

%44

,4%

14,5

%63

,1%

55,6

%9,

8%35

,2%

16,5

%27

,7%

19,6

%13

,4%

65,6

%70

,9%

7,5%

28,5

%27

,9%

358

ES12

,8%

52,4

%68

,1%

16,1

%14

,7%

53,5

%16

,5%

64,8

%59

,3%

9,5%

46,9

%15

,0%

35,9

%19

,8%

15,4

%63

,7%

64,1

%11

,4%

29,7

%33

,0%

273

GO

17,6

%56

,3%

65,3

%17

,9%

20,5

%52

,0%

15,1

%61

,1%

67,3

%7,

4%47

,2%

15,1

%39

,2%

22,7

%17

,0%

66,5

%57

,7%

16,5

%28

,4%

36,6

% 3

52

MA

20,0

%41

,0%

68,0

%12

,0%

21,0

%46

,0%

15,0

%63

,0%

57,0

%17

,0%

38,0

%22

,0%

30,0

%28

,0%

11,0

%76

,0%

63,0

%13

,0%

36,0

%28

,0%

100

MG

14,7

%50

,7%

69,8

%14

,6%

13,6

%52

,5%

16,9

%59

,2%

63,0

%9,

3%35

,0%

18,4

%37

,4%

20,6

%15

,0%

65,9

%62

,5%

12,8

%24

,3%

37,1

% 7

95

MS

16,9

%47

,3%

58,8

%24

,3%

16,2

%45

,9%

19,6

%63

,5%

54,7

%10

,8%

41,2

%21

,6%

31,8

%27

,0%

18,9

%59

,5%

52,0

%16

,2%

25,7

%41

,2%

148

MT

17,1

%52

,1%

62,2

%18

,3%

15,5

%44

,8%

13,4

%64

,3%

52,1

%9,

8%46

,3%

15,9

%37

,2%

20,7

%18

,0%

61,3

%54

,3%

16,5

%23

,5%

39,6

% 3

28

PA18

,7%

41,0

%69

,4%

12,7

%16

,8%

50,7

%16

,8%

64,9

%55

,2%

10,4

%38

,1%

19,8

%30

,6%

25,7

%16

,0%

66,4

%62

,7%

14,6

%26

,1%

36,6

% 2

68

PB18

,4%

52,7

%59

,4%

23,2

%11

,6%

53,6

%12

,1%

74,4

%67

,1%

8,7%

43,5

%18

,4%

34,8

%26

,6%

15,0

%64

,3%

56,0

%17

,9%

27,5

%38

,2%

207

PE16

,8%

51,4

%70

,2%

15,8

%16

,4%

50,0

%16

,4%

65,8

%66

,4%

7,2%

38,4

%18

,5%

33,2

%22

,6%

15,4

%67

,8%

67,8

%12

,7%

34,2

%32

,5%

292

PI24

,2%

44,0

%69

,2%

8,8%

20,9

%56

,0%

7,7%

73,6

%63

,7%

5,5%

41,8

%19

,8%

27,5

%33

,0%

8,8%

79,1

%62

,6%

18,7

%23

,1%

38,5

% 9

1

PR13

,3%

51,6

%69

,1%

13,3

%16

,2%

54,0

%17

,4%

61,2

%68

,5%

7,4%

38,6

%17

,2%

35,2

%24

,3%

12,3

%68

,1%

64,4

%11

,1%

26,1

%33

,2%

593

RJ15

,0%

48,3

%64

,1%

17,4

%13

,4%

52,9

%18

,5%

56,8

%57

,5%

9,4%

34,5

%17

,6%

29,6

%23

,5%

16,8

%62

,4%

62,0

%14

,3%

25,8

%35

,7%

1.8

90

RN19

,7%

47,6

%68

,0%

15,0

%19

,0%

51,7

%16

,3%

67,3

%62

,6%

9,5%

40,1

%19

,0%

34,7

%23

,1%

15,6

%72

,8%

71,4

%9,

5%27

,2%

36,7

% 1

47

RO18

,8%

46,5

%60

,4%

17,8

%12

,9%

56,4

%13

,9%

64,4

%55

,4%

9,9%

48,5

%14

,9%

34,7

%19

,8%

14,9

%68

,3%

58,4

%14

,9%

15,8

%46

,5%

101

RR10

,3%

48,3

%58

,6%

13,8

%3,

4%55

,2%

10,3

%75

,9%

58,6

%6,

9%31

,0%

13,8

%27

,6%

13,8

%13

,8%

72,4

%62

,1%

17,2

%17

,2%

37,9

% 2

9

RS14

,2%

52,0

%64

,6%

16,6

%12

,6%

56,1

%14

,8%

62,8

%59

,9%

8,7%

33,6

%16

,8%

31,6

%24

,0%

15,6

%62

,9%

62,0

%12

,9%

25,6

%34

,2%

1.0

76

SC10

,5%

58,1

%70

,3%

13,7

%13

,0%

55,1

%15

,7%

61,8

%70

,3%

6,8%

46,4

%13

,4%

34,9

%23

,2%

12,2

%66

,9%

63,3

%13

,9%

31,1

%30

,7%

599

SE22

,9%

43,1

%64

,2%

20,2

%13

,8%

46,8

%20

,2%

62,4

%55

,0%

11,9

%46

,8%

15,6

%33

,0%

27,5

%22

,9%

63,3

%56

,0%

21,1

%18

,3%

44,0

% 1

09

SP14

,7%

53,0

%67

,7%

15,2

%12

,2%

56,5

%15

,5%

60,2

%64

,8%

8,8%

37,7

%14

,8%

32,8

%23

,8%

13,4

%66

,9%

65,1

%12

,4%

27,3

%34

,3%

3.4

05

TO19

,8%

57,0

%61

,6%

19,8

%16

,3%

54,7

%14

,0%

67,4

%58

,1%

11,6

%45

,3%

25,6

%39

,5%

19,8

%10

,5%

69,8

%66

,3%

10,5

%25

,6%

37,2

% 8

6

Bras

il15

,7%

50,6

%66

,7%

15,9

%14

,2%

53,4

%15

,8%

62,0

%61

,9%

9,1%

38,4

%16

,8%

32,6

%23

,7%

14,6

%66

,1%

63,1

%13

,2%

26,6

%35

,3%

12.

544

Page 75: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

74

Tabela

18

: Ava

liaçã

o a

cerc

a do a

mbie

nte

pro

fiss

ional

(co

nt.

)

Con

tado

res

Aum

ento

u a

ofer

ta

de e

mpr

egos

nos

úl

timos

2 a

nos

Prof

issã

o é

amea

çada

N

Fe, S

PED

e a

fins

A ad

oção

das

Nor

mas

In

tern

acio

nais

impõ

e si

gnifi

cativ

o au

men

to

de c

usto

s às

or

gani

zaçõ

es

cont

ábei

s

O C

FC d

ever

ia e

xigir

de

todo

s os

pro

fissi

onai

s de

Con

tabi

lidad

e (n

ão

só d

os a

udito

res)

a

Educ

ação

Pro

fissi

onal

Co

ntin

uada

As p

eque

nas

e m

édia

s em

pres

as b

rasi

leira

s já

es

tão

apta

s à

adot

ar

o IF

RS fo

r PM

Es (N

BC

TG

100

0)

Os

curs

os d

e G

radu

ação

em

C

onta

bilid

ade

estã

o at

ualiz

ados

em

re

laçã

o às

nor

mas

in

tern

acio

nais

Os

softw

ares

de

cont

abili

dade

es

tão

atua

lizad

os e

m

rela

ção

às n

orm

as

inte

rnac

iona

is

O E

xam

e de

Suf

i-ci

ênci

a m

elho

rará

a

qual

idad

e do

s pr

ofis

sion

ais

de

Con

tabi

lidad

e

A co

nver

gênc

ia à

s N

orm

as In

tern

acio

-na

is é

um

a am

eaça

à

clas

se c

ontá

bil

bras

ileira

A re

mun

eraç

ão m

édia

do

s pr

ofis

sion

ais

de

Cont

abili

dade

sof

reu

redu

ção

sign

ifica

tiva

nos

últim

os 2

ano

s

Num

.R

espo

nden

tes

Dis

cord

oCo

ncor

doD

isco

rdo

Conc

ordo

Dis

cord

oCo

ncor

doD

isco

rdo

Conc

ordo

Dis

cord

oCo

ncor

doD

isco

rdo

Conc

ordo

Dis

cord

oCo

ncor

doD

isco

rdo

Conc

ordo

Dis

cord

oCo

ncor

doD

isco

rdo

Conc

ordo

AC20

,7%

65,5

%82

,8%

10,3

%24

,1%

62,1

%20

,7%

72,4

%75

,9%

3,4%

48,3

%20

,7%

34,5

%34

,5%

13,8

%69

,0%

62,1

%20

,7%

17,2

%62

,1%

29

AL28

,0%

42,0

%66

,0%

12,0

%16

,0%

54,0

%22

,0%

60,0

%60

,0%

10,0

%56

,0%

14,0

%36

,0%

20,0

%8,

0%74

,0%

62,0

%10

,0%

22,0

%44

,0%

50

AM23

,4%

41,5

%75

,5%

11,7

%24

,5%

37,2

%13

,8%

72,3

%52

,1%

9,6%

47,9

%22

,3%

30,9

%29

,8%

9,6%

73,4

%64

,9%

8,5%

18,1

%28

,7%

94

AP21

,1%

47,4

%73

,7%

15,8

%15

,8%

31,6

%15

,8%

73,7

%47

,4%

15,8

%36

,8%

21,1

%26

,3%

21,1

%10

,5%

78,9

%68

,4%

10,5

%5,

3%42

,1%

19

BA20

,7%

40,6

%72

,2%

11,3

%14

,5%

52,7

%11

,1%

68,7

%62

,6%

7,1%

39,9

%15

,8%

32,8

%20

,4%

12,1

%72

,2%

68,7

%8,

1%25

,6%

36,2

% 4

06

CE14

,0%

52,7

%71

,3%

13,2

%17

,6%

51,7

%10

,1%

74,2

%63

,3%

9,8%

40,6

%17

,1%

27,9

%24

,8%

11,9

%72

,6%

67,7

%10

,9%

30,2

%33

,1%

387

DF

13,4

%40

,2%

65,6

%9,

6%17

,2%

43,3

%13

,4%

64,3

%57

,0%

8,6%

34,4

%14

,4%

27,1

%15

,8%

11,0

%66

,0%

71,8

%7,

6%28

,2%

24,4

% 2

91

ES12

,8%

52,8

%70

,2%

15,1

%16

,1%

50,9

%16

,1%

66,1

%58

,7%

9,2%

48,6

%13

,8%

39,0

%17

,9%

11,9

%66

,5%

66,5

%10

,6%

30,7

%31

,7%

218

GO

15,5

%56

,0%

67,5

%15

,2%

19,9

%50

,5%

14,8

%59

,9%

69,0

%6,

5%50

,5%

10,8

%40

,8%

22,0

%14

,8%

68,2

%60

,6%

13,4

%31

,0%

30,3

% 2

77

MA

20,8

%41

,6%

72,7

%5,

2%24

,7%

40,3

%14

,3%

63,6

%62

,3%

14,3

%40

,3%

14,3

%33

,8%

23,4

%6,

5%79

,2%

70,1

%9,

1%40

,3%

24,7

% 7

7

MG

14,9

%49

,8%

74,4

%11

,6%

15,1

%51

,4%

15,7

%58

,8%

64,0

%8,

7%37

,0%

16,8

%38

,4%

19,9

%10

,9%

70,2

%68

,9%

9,9%

26,1

%34

,9%

578

MS

14,3

%50

,0%

64,3

%17

,0%

17,9

%40

,2%

16,1

%65

,2%

57,1

%9,

8%49

,1%

17,9

%32

,1%

25,9

%17

,0%

58,0

%57

,1%

12,5

%28

,6%

33,0

% 1

12

MT

16,4

%51

,0%

65,4

%16

,8%

16,8

%45

,5%

12,2

%66

,4%

56,3

%8,

4%47

,9%

15,0

%39

,2%

19,2

%17

,5%

61,2

%58

,0%

15,4

%24

,1%

38,1

% 2

86

PA17

,7%

43,3

%71

,0%

11,7

%16

,5%

48,9

%15

,6%

65,8

%55

,4%

10,0

%37

,7%

19,5

%30

,7%

24,7

%13

,0%

68,8

%64

,1%

13,0

%25

,5%

35,5

% 2

31

PB19

,6%

50,9

%63

,2%

20,9

%11

,7%

50,3

%12

,3%

73,0

%68

,7%

8,6%

46,0

%15

,3%

35,6

%23

,3%

14,1

%65

,0%

57,7

%17

,2%

29,4

%33

,1%

163

PE12

,3%

56,4

%74

,9%

11,4

%14

,7%

50,2

%14

,7%

68,2

%70

,6%

5,7%

44,1

%16

,1%

34,1

%22

,3%

16,1

%69

,2%

73,0

%11

,4%

37,4

%26

,5%

211

PI21

,1%

45,1

%74

,6%

4,2%

23,9

%53

,5%

9,9%

71,8

%63

,4%

5,6%

45,1

%19

,7%

28,2

%29

,6%

8,5%

78,9

%64

,8%

15,5

%28

,2%

35,2

% 7

1

PR11

,4%

53,7

%71

,5%

12,9

%16

,3%

53,3

%15

,4%

64,3

%69

,6%

7,6%

39,5

%17

,1%

37,2

%23

,3%

10,4

%71

,9%

67,2

%10

,6%

26,6

%31

,5%

473

RJ13

,4%

50,3

%66

,3%

15,6

%13

,7%

52,7

%16

,9%

59,1

%60

,7%

8,9%

37,5

%16

,3%

30,8

%22

,9%

13,9

%65

,3%

65,8

%12

,9%

27,9

%32

,1%

1.3

75

RN21

,7%

45,7

%69

,8%

14,7

%18

,6%

48,8

%16

,3%

67,4

%62

,8%

8,5%

41,1

%20

,2%

34,1

%24

,0%

12,4

%76

,0%

71,3

%10

,1%

27,1

%38

,0%

129

RO16

,0%

48,0

%66

,7%

14,7

%16

,0%

54,7

%12

,0%

69,3

%58

,7%

9,3%

52,0

%13

,3%

36,0

%18

,7%

12,0

%70

,7%

69,3

%9,

3%18

,7%

44,0

% 7

5

RR13

,6%

45,5

%59

,1%

18,2

%4,

5%50

,0%

9,1%

77,3

%50

,0%

9,1%

27,3

%13

,6%

27,3

%18

,2%

9,1%

77,3

%59

,1%

13,6

%13

,6%

40,9

% 2

2

RS12

,1%

51,8

%65

,7%

16,1

%12

,8%

56,4

%13

,0%

63,8

%61

,0%

7,9%

36,1

%14

,7%

32,8

%21

,5%

14,7

%63

,8%

65,2

%11

,7%

26,2

%31

,6%

795

SC9,

6%59

,6%

72,7

%12

,9%

13,3

%54

,7%

14,3

%63

,3%

70,2

%7,

3%47

,3%

13,5

%34

,7%

23,5

%10

,4%

68,4

%65

,1%

13,5

%32

,0%

29,4

% 5

10

SE17

,1%

46,3

%64

,6%

19,5

%15

,9%

46,3

%20

,7%

63,4

%59

,8%

11,0

%51

,2%

12,2

%37

,8%

23,2

%18

,3%

65,9

%57

,3%

20,7

%15

,9%

42,7

% 8

2

SP13

,3%

54,0

%70

,6%

12,4

%12

,4%

55,5

%13

,2%

62,7

%66

,8%

7,9%

39,8

%14

,2%

34,1

%22

,6%

11,1

%69

,3%

69,7

%10

,0%

29,3

%30

,5%

2.3

50

TO21

,8%

59,0

%61

,5%

20,5

%15

,4%

55,1

%14

,1%

66,7

%55

,1%

12,8

%43

,6%

25,6

%39

,7%

20,5

%11

,5%

70,5

%66

,7%

10,3

%25

,6%

38,5

% 7

8

Bras

il14

,3%

51,3

%69

,4%

13,6

%14

,7%

52,4

%14

,2%

63,8

%63

,6%

8,3%

40,7

%15

,5%

33,8

%22

,2%

12,4

%68

,3%

66,8

%11

,3%

28,0

%32

,2%

9.3

89

Page 76: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

75

Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Tabela

18

: Ava

liaçã

o a

cerc

a do a

mbie

nte

pro

fiss

ional

(co

nt.

)

Técn

icos Au

men

tou

a of

erta

de

em

preg

os n

os

últim

os 2

ano

s

Prof

issã

o é

amea

çada

N

Fe, S

PED

e a

fins

A ad

oção

das

Nor

mas

In

tern

acio

nais

impõ

e si

gnifi

cativ

o au

men

to

de c

usto

s às

or

gani

zaçõ

es

cont

ábei

s

O C

FC d

ever

ia e

xigir

de

todo

s os

pro

fissi

onai

s de

Con

tabi

lidad

e (n

ão

só d

os a

udito

res)

a

Educ

ação

Pro

fissi

onal

Co

ntin

uada

As p

eque

nas

e m

édia

s em

pres

as b

rasi

leira

s já

es

tão

apta

s à

adot

ar

o IF

RS fo

r PM

Es (N

BC

TG

100

0)

Os

curs

os d

e G

radu

ação

em

C

onta

bilid

ade

estã

o at

ualiz

ados

em

re

laçã

o às

nor

mas

in

tern

acio

nais

Os

softw

ares

de

cont

abili

dade

es

tão

atua

lizad

os e

m

rela

ção

às n

orm

as

inte

rnac

iona

is

O E

xam

e de

Suf

i-ci

ênci

a m

elho

rará

a

qual

idad

e do

s pr

ofis

sion

ais

de

Con

tabi

lidad

e

A co

nver

gênc

ia à

s N

orm

as In

tern

acio

-na

is é

um

a am

eaça

à

clas

se c

ontá

bil

bras

ileira

A re

mun

eraç

ão m

édia

do

s pr

ofis

sion

ais

de

Cont

abili

dade

sof

reu

redu

ção

sign

ifica

tiva

nos

últim

os 2

ano

s

Num

.R

espo

nden

tes

Dis

cord

oCo

ncor

doD

isco

rdo

Conc

ordo

Dis

cord

oCo

ncor

doD

isco

rdo

Conc

ordo

Dis

cord

oCo

ncor

doD

isco

rdo

Conc

ordo

Dis

cord

oCo

ncor

doD

isco

rdo

Conc

ordo

Dis

cord

oCo

ncor

doD

isco

rdo

Conc

ordo

AC20

,0%

40,0

%60

,0%

20,0

%20

,0%

40,0

%0,

0%80

,0%

80,0

%0,

0%80

,0%

20,0

%0,

0%0,

0%20

,0%

60,0

%80

,0%

0,0%

0,0%

40,0

% 5

AL38

,1%

23,8

%57

,1%

19,0

%4,

8%52

,4%

28,6

%52

,4%

52,4

%14

,3%

9,5%

19,0

%9,

5%33

,3%

9,5%

71,4

%38

,1%

19,0

%33

,3%

47,6

% 2

1

AM23

,1%

53,8

%42

,3%

38,5

%19

,2%

57,7

%11

,5%

65,4

%34

,6%

26,9

%23

,1%

23,1

%23

,1%

34,6

%15

,4%

69,2

%26

,9%

34,6

%7,

7%46

,2%

26

AP0,

0%66

,7%

66,7

%0,

0%0,

0%66

,7%

0,0%

66,7

%33

,3%

0,0%

66,7

%0,

0%66

,7%

33,3

%0,

0%33

,3%

33,3

%66

,7%

66,7

%33

,3%

3

BA27

,7%

49,5

%60

,4%

24,8

%17

,8%

56,4

%20

,8%

54,5

%61

,4%

12,9

%25

,7%

31,7

%26

,7%

33,7

%19

,8%

63,4

%53

,5%

23,8

%26

,7%

52,5

% 1

01

CE23

,1%

54,5

%57

,1%

29,5

%16

,7%

51,9

%15

,4%

66,0

%55

,8%

21,8

%37

,8%

28,8

%27

,6%

37,8

%20

,5%

57,7

%48

,7%

21,8

%22

,4%

50,6

% 1

56

DF

23,9

%38

,8%

52,2

%28

,4%

13,4

%49

,3%

19,4

%58

,2%

49,3

%14

,9%

38,8

%25

,4%

29,9

%35

,8%

23,9

%64

,2%

67,2

%7,

5%29

,9%

43,3

% 6

7

ES12

,7%

50,9

%60

,0%

20,0

%9,

1%63

,6%

18,2

%60

,0%

61,8

%10

,9%

40,0

%20

,0%

23,6

%27

,3%

29,1

%52

,7%

54,5

%14

,5%

25,5

%38

,2%

55

GO

25,3

%57

,3%

57,3

%28

,0%

22,7

%57

,3%

16,0

%65

,3%

61,3

%10

,7%

34,7

%30

,7%

33,3

%25

,3%

25,3

%60

,0%

46,7

%28

,0%

18,7

%60

,0%

75

MA

17,4

%39

,1%

52,2

%34

,8%

8,7%

65,2

%17

,4%

60,9

%39

,1%

26,1

%30

,4%

47,8

%17

,4%

43,5

%26

,1%

65,2

%39

,1%

26,1

%21

,7%

39,1

% 2

3

MG

14,3

%53

,0%

57,6

%22

,6%

9,7%

55,3

%19

,8%

60,4

%60

,4%

11,1

%29

,5%

22,6

%34

,6%

22,6

%25

,8%

54,4

%45

,6%

20,7

%19

,4%

42,9

% 2

17

MS

25,0

%38

,9%

41,7

%47

,2%

11,1

%63

,9%

30,6

%58

,3%

47,2

%13

,9%

16,7

%33

,3%

30,6

%30

,6%

25,0

%63

,9%

36,1

%27

,8%

16,7

%66

,7%

36

MT

21,4

%59

,5%

40,5

%28

,6%

7,1%

40,5

%21

,4%

50,0

%23

,8%

19,0

%35

,7%

21,4

%23

,8%

31,0

%21

,4%

61,9

%28

,6%

23,8

%19

,0%

50,0

% 4

2

PA24

,3%

27,0

%59

,5%

18,9

%18

,9%

62,2

%24

,3%

59,5

%54

,1%

13,5

%40

,5%

21,6

%29

,7%

32,4

%35

,1%

51,4

%54

,1%

24,3

%29

,7%

43,2

% 3

7

PB13

,6%

59,1

%45

,5%

31,8

%11

,4%

65,9

%11

,4%

79,5

%61

,4%

9,1%

34,1

%29

,5%

31,8

%38

,6%

18,2

%61

,4%

50,0

%20

,5%

20,5

%56

,8%

44

PE28

,4%

38,3

%58

,0%

27,2

%21

,0%

49,4

%21

,0%

59,3

%55

,6%

11,1

%23

,5%

24,7

%30

,9%

23,5

%13

,6%

64,2

%54

,3%

16,0

%25

,9%

48,1

% 8

1

PI35

,0%

40,0

%50

,0%

25,0

%10

,0%

65,0

%0,

0%80

,0%

65,0

%5,

0%30

,0%

20,0

%25

,0%

45,0

%10

,0%

80,0

%55

,0%

30,0

%5,

0%50

,0%

20

PR20

,8%

43,3

%60

,0%

15,0

%15

,8%

56,7

%25

,0%

49,2

%64

,2%

6,7%

35,0

%17

,5%

27,5

%28

,3%

20,0

%53

,3%

53,3

%13

,3%

24,2

%40

,0%

120

RJ19

,4%

42,7

%58

,3%

22,3

%12

,8%

53,4

%22

,5%

50,9

%48

,7%

10,9

%26

,6%

21,0

%26

,4%

25,2

%24

,7%

54,8

%51

,8%

17,9

%20

,2%

45,4

% 5

15

RN5,

6%61

,1%

55,6

%16

,7%

22,2

%72

,2%

16,7

%66

,7%

61,1

%16

,7%

33,3

%11

,1%

38,9

%16

,7%

38,9

%50

,0%

72,2

%5,

6%27

,8%

27,8

% 1

8

RO26

,9%

42,3

%42

,3%

26,9

%3,

8%61

,5%

19,2

%50

,0%

46,2

%11

,5%

38,5

%19

,2%

30,8

%23

,1%

23,1

%61

,5%

26,9

%30

,8%

7,7%

53,8

% 2

6

RR0,

0%57

,1%

57,1

%0,

0%0,

0%71

,4%

14,3

%71

,4%

85,7

%0,

0%42

,9%

14,3

%28

,6%

0,0%

28,6

%57

,1%

71,4

%28

,6%

28,6

%28

,6%

7

RS20

,3%

52,3

%61

,6%

18,1

%12

,1%

55,5

%19

,9%

60,1

%56

,9%

11,0

%26

,3%

22,8

%28

,1%

31,0

%18

,1%

60,5

%53

,0%

16,4

%23

,8%

41,6

% 2

81

SC15

,7%

49,4

%56

,2%

18,0

%11

,2%

57,3

%23

,6%

52,8

%70

,8%

4,5%

41,6

%12

,4%

36,0

%21

,3%

22,5

%58

,4%

52,8

%15

,7%

25,8

%38

,2%

89

SE40

,7%

33,3

%63

,0%

22,2

%7,

4%48

,1%

18,5

%59

,3%

40,7

%14

,8%

33,3

%25

,9%

18,5

%40

,7%

37,0

%55

,6%

51,9

%22

,2%

25,9

%48

,1%

27

SP17

,8%

50,8

%61

,4%

21,4

%11

,8%

58,8

%20

,7%

54,6

%60

,4%

10,8

%33

,2%

16,0

%29

,9%

26,6

%18

,4%

61,7

%55

,0%

17,9

%22

,8%

42,9

% 1

.055

TO0,

0%37

,5%

62,5

%12

,5%

25,0

%50

,0%

12,5

%75

,0%

87,5

%0,

0%62

,5%

25,0

%37

,5%

12,5

%0,

0%62

,5%

62,5

%12

,5%

25,0

%25

,0%

8

Bras

il19

,7%

48,5

%58

,5%

22,6

%12

,8%

56,4

%20

,4%

56,6

%56

,9%

11,6

%31

,5%

20,8

%28

,9%

27,9

%21

,1%

59,3

%52

,0%

18,7

%22

,4%

44,7

% 3

.155

Page 77: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

76

Tabela

19

: C

onheci

mento

indiv

idual

izad

o (por

quest

ão)

Todo

s

AC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

Regu

lar a

cerc

a do

Exa

me

de

Sufic

iênc

ia (

CFC)

88,2

%60

,6%

61,7

%72

,7%

61,5

%59

,3%

74,3

%67

,0%

60,2

%65

,0%

57,9

%59

,5%

61,6

%65

,3%

60,4

%62

,3%

69,2

%61

,6%

54,0

%66

,0%

74,3

%79

,3%

62,4

%64

,3%

67,9

%46

,8%

69,8

%57

,2%

Emiti

r nor

mas

bra

sile

iras

de

cont

abili

dade

(CF

C)82

,4%

74,6

%70

,8%

72,7

%74

,2%

72,2

%84

,4%

78,8

%74

,7%

80,0

%71

,7%

72,3

%69

,2%

71,3

%72

,0%

79,5

%74

,7%

76,6

%72

,1%

83,7

%75

,2%

93,1

%76

,0%

76,0

%75

,2%

65,0

%75

,6%

72,0

%

Expe

dir e

regi

stra

r a c

arte

ira

prof

issi

onal

(CR

Cs)

58,8

%57

,7%

55,8

%72

,7%

58,8

%68

,0%

81,0

%65

,6%

66,8

%56

,0%

66,4

%69

,6%

63,1

%58

,2%

56,0

%63

,7%

57,1

%71

,2%

68,6

%62

,6%

59,4

%65

,5%

69,9

%71

,8%

59,6

%67

,4%

58,1

%67

,0%

Expe

dir e

pub

licar

sua

pre

staç

ão d

e co

ntas

(Am

bos)

76,5

%87

,3%

87,5

%81

,8%

82,6

%84

,2%

90,8

%87

,9%

85,5

%84

,0%

85,2

%77

,7%

80,8

%85

,8%

89,4

%86

,0%

82,4

%86

,0%

83,3

%85

,0%

84,2

%86

,2%

86,5

%89

,1%

81,7

%82

,2%

83,7

%84

,3%

Expe

dir n

orm

as tr

ibut

ária

s (N

enhu

m)

55,9

%50

,7%

59,2

%54

,5%

53,6

%47

,7%

59,5

%54

,9%

52,0

%53

,0%

51,4

%43

,2%

46,6

%44

,4%

51,7

%56

,8%

51,6

%53

,5%

49,4

%50

,3%

54,5

%41

,4%

53,5

%57

,6%

56,0

%46

,5%

53,5

%50

,5%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 3

4 7

1 1

20

22

507

5

43

358

2

73

352

1

00

795

1

48

328

2

68

207

2

92

91

593

1

.890

1

47

101

2

9 1

.076

5

99

109

3

.405

8

6 1

2.54

4

Con

tado

res

AC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

Regu

lar a

cerc

a do

Exa

me

de

Sufic

iênc

ia (

CFC)

89,7

%64

,0%

62,8

%68

,4%

64,3

%65

,4%

77,0

%69

,3%

63,2

%71

,4%

60,4

%64

,3%

65,0

%67

,5%

62,6

%67

,8%

71,8

%64

,7%

56,5

%67

,4%

80,0

%81

,8%

66,5

%65

,1%

73,2

%49

,9%

70,5

%60

,8%

Emiti

r nor

mas

bra

sile

iras

de

cont

abili

dade

(CF

C)82

,8%

78,0

%70

,2%

68,4

%75

,9%

78,3

%85

,6%

79,8

%78

,0%

85,7

%75

,1%

77,7

%71

,3%

73,2

%75

,5%

84,4

%73

,2%

78,6

%75

,2%

85,3

%81

,3%

95,5

%80

,6%

77,6

%76

,8%

67,6

%76

,9%

75,1

%

Expe

dir e

regi

stra

r a c

arte

ira

prof

issi

onal

(CR

Cs)

62,1

%62

,0%

59,6

%73

,7%

61,1

%71

,3%

82,1

%66

,1%

67,1

%59

,7%

68,3

%69

,6%

63,6

%58

,4%

56,4

%65

,9%

59,2

%72

,3%

71,6

%62

,0%

62,7

%63

,6%

72,8

%72

,5%

63,4

%68

,8%

57,7

%68

,7%

Expe

dir e

pub

licar

sua

pre

staç

ão d

e co

ntas

(Am

bos)

72,4

%92

,0%

89,4

%84

,2%

84,5

%86

,3%

91,4

%87

,2%

88,1

%87

,0%

87,5

%81

,3%

80,8

%86

,6%

89,6

%88

,2%

85,9

%87

,5%

84,9

%86

,0%

81,3

%86

,4%

87,3

%89

,0%

84,1

%83

,6%

85,9

%85

,8%

Expe

dir n

orm

as tr

ibut

ária

s (N

enhu

m)

58,6

%56

,0%

64,9

%47

,4%

55,4

%53

,0%

61,2

%60

,1%

55,2

%54

,5%

54,3

%46

,4%

47,9

%45

,9%

55,2

%64

,5%

50,7

%55

,0%

53,3

%51

,2%

52,0

%31

,8%

58,0

%59

,0%

54,9

%48

,6%

53,8

%53

,4%

Núm

ero

de re

spon

dent

es29

5094

1940

638

729

121

827

777

578

112

286

231

163

211

7147

313

7512

975

2279

551

082

2350

7893

89

Técn

icos

AC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

Regu

lar a

cerc

a do

Exa

me

de

Sufic

iênc

ia (

CFC)

80,0

%52

,4%

57,7

%10

0,0%

50,5

%44

,2%

62,7

%58

,2%

49,3

%43

,5%

51,2

%44

,4%

38,1

%51

,4%

52,3

%48

,1%

60,0

%49

,2%

47,2

%55

,6%

57,7

%71

,4%

50,5

%59

,6%

51,9

%39

,7%

62,5

%46

,8%

Emiti

r nor

mas

bra

sile

iras

de

cont

abili

dade

(CF

C)80

,0%

66,7

%73

,1%

100,

0%67

,3%

57,1

%79

,1%

74,5

%62

,7%

60,9

%62

,7%

55,6

%54

,8%

59,5

%59

,1%

66,7

%80

,0%

68,3

%63

,7%

72,2

%57

,7%

85,7

%63

,0%

66,3

%70

,4%

59,1

%62

,5%

62,7

%

Expe

dir e

regi

stra

r a c

arte

ira

prof

issi

onal

(CR

Cs)

40,0

%47

,6%

42,3

%66

,7%

49,5

%59

,6%

76,1

%63

,6%

65,3

%43

,5%

61,3

%69

,4%

59,5

%56

,8%

54,5

%58

,0%

50,0

%66

,7%

60,4

%66

,7%

50,0

%71

,4%

61,6

%67

,4%

48,1

%64

,4%

62,5

%61

,8%

Expe

dir e

pub

licar

sua

pre

staç

ão d

e co

ntas

(Am

bos)

100,

0%76

,2%

80,8

%66

,7%

75,2

%78

,8%

88,1

%90

,9%

76,0

%73

,9%

78,8

%66

,7%

81,0

%81

,1%

88,6

%80

,2%

70,0

%80

,0%

79,2

%77

,8%

92,3

%85

,7%

84,3

%89

,9%

74,1

%79

,1%

62,5

%80

,1%

Expe

dir n

orm

as tr

ibut

ária

s (N

enhu

m)

40,0

%38

,1%

38,5

%10

0,0%

46,5

%34

,6%

52,2

%34

,5%

40,0

%47

,8%

43,8

%33

,3%

38,1

%35

,1%

38,6

%37

,0%

55,0

%47

,5%

38,8

%44

,4%

61,5

%71

,4%

40,9

%49

,4%

59,3

%41

,8%

50,0

%41

,8%

Núm

ero

de re

spon

dent

es5

2126

310

115

667

5575

2321

736

4237

4481

2012

051

518

267

281

8927

1055

831

55

Page 78: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

77

Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Tabela

20

: C

onheci

mento

agre

gad

o (to

das

as

quest

ões)

Todo

s

ACAL

AMAP

BA

CE

DF

ESG

OM

AM

GM

SM

TPA

PBPE

PIPR

RJ

RN

RO

RR

RS

SC

SE

SP

TOB

rasi

l

Erro

u to

das

0,0%

2,8%

0,0%

4,5%

0,6%

0,4%

0,0%

1,5%

0,3%

1,0%

0,4%

0,7%

0,6%

1,1%

1,0%

0,0%

2,2%

0,2%

0,6%

0,0%

0,0%

0,0%

0,5%

0,5%

0,9%

1,1%

1,2%

0,7%

Som

ente

um

ace

rto2,

9%16

,9%

13,3

%4,

5%10

,5%

11,8

%5,

9%11

,0%

11,4

%13

,0%

11,4

%10

,1%

16,5

%12

,7%

12,6

%11

,0%

8,8%

8,1%

11,6

%8,

2%10

,9%

0,0%

8,1%

8,3%

9,2%

14,8

%11

,6%

11,6

%

Acer

tou

duas

que

stõe

s17

,6%

11,3

%15

,0%

9,1%

15,4

%16

,4%

5,9%

9,5%

14,5

%14

,0%

15,5

%18

,9%

13,1

%12

,7%

13,0

%12

,3%

15,4

%14

,0%

15,8

%12

,2%

9,9%

10,3

%13

,8%

12,9

%13

,8%

18,6

%11

,6%

15,3

%

Acer

tou

três

ques

tões

20,6

%12

,7%

20,8

%31

,8%

24,9

%21

,4%

19,8

%20

,1%

21,0

%19

,0%

23,3

%26

,4%

20,4

%27

,2%

24,2

%21

,9%

19,8

%23

,3%

24,4

%25

,9%

24,8

%37

,9%

23,0

%20

,0%

21,1

%24

,3%

19,8

%23

,2%

Acer

tou

quat

ro q

uest

ões

32,4

%28

,2%

25,0

%13

,6%

28,6

%27

,8%

29,3

%25

,6%

28,4

%25

,0%

26,8

%24

,3%

29,6

%26

,1%

28,0

%27

,1%

33,0

%29

,5%

26,8

%31

,3%

29,7

%27

,6%

29,6

%26

,7%

34,9

%23

,3%

32,6

%26

,7%

Acer

tou

toda

s as

que

stõe

s26

,5%

28,2

%25

,8%

36,4

%20

,1%

22,3

%39

,1%

32,2

%24

,4%

28,0

%22

,6%

19,6

%19

,8%

20,1

%21

,3%

27,7

%20

,9%

25,0

%20

,7%

22,4

%24

,8%

24,1

%25

,0%

31,6

%20

,2%

17,9

%23

,3%

22,5

%

Con

tado

res

AC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

Erro

u to

das

0,0%

0,0%

0,0%

5,3%

0,2%

0,0%

0,0%

1,4%

0,0%

0,0%

0,2%

0,0%

0,3%

1,3%

1,2%

0,0%

2,8%

0,2%

0,5%

0,0%

0,0%

0,0%

0,5%

0,6%

0,0%

0,9%

0,0%

0,5%

Som

ente

um

ace

rto3,

4%14

,0%

11,7

%5,

3%8,

9%8,

3%5,

8%11

,0%

7,9%

7,8%

9,9%

7,1%

15,0

%10

,4%

12,9

%6,

6%7,

0%6,

6%8,

9%8,

5%9,

3%0,

0%5,

0%7,

5%8,

5%12

,4%

11,5

%9,

4%

Acer

tou

duas

que

stõe

s17

,2%

14,0

%12

,8%

10,5

%14

,8%

12,7

%4,

5%7,

8%14

,1%

13,0

%13

,8%

17,9

%12

,6%

12,1

%9,

2%11

,4%

14,1

%12

,5%

14,7

%9,

3%9,

3%9,

1%11

,6%

12,5

%11

,0%

17,9

%10

,3%

13,9

%

Acer

tou

três

ques

tões

17,2

%10

,0%

21,3

%31

,6%

23,9

%22

,0%

18,2

%18

,3%

22,0

%22

,1%

22,1

%26

,8%

20,6

%28

,1%

23,3

%19

,9%

21,1

%23

,7%

23,6

%26

,4%

20,0

%40

,9%

22,9

%19

,4%

23,2

%24

,7%

21,8

%23

,0%

Acer

tou

quat

ro q

uest

ões

34,5

%30

,0%

25,5

%15

,8%

30,0

%30

,7%

29,6

%26

,6%

30,3

%27

,3%

28,2

%25

,0%

30,4

%27

,7%

28,8

%28

,9%

32,4

%29

,8%

29,1

%33

,3%

37,3

%31

,8%

31,6

%27

,5%

34,1

%24

,3%

34,6

%28

,2%

Acer

tou

toda

s as

que

stõe

s27

,6%

32,0

%28

,7%

31,6

%22

,2%

26,4

%41

,9%

34,9

%25

,6%

29,9

%25

,8%

23,2

%21

,0%

20,3

%24

,5%

33,2

%22

,5%

27,3

%23

,2%

22,5

%24

,0%

18,2

%28

,4%

32,5

%23

,2%

19,7

%21

,8%

24,9

%

Técn

icos

AC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

Erro

u to

das

0,0%

9,5%

0,0%

0,0%

2,0%

1,3%

0,0%

1,8%

1,3%

4,3%

0,9%

2,8%

2,4%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

1,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,4%

0,0%

3,7%

1,5%

12,5

%1,

2%

Som

ente

um

ace

rto0,

0%23

,8%

19,2

%0,

0%16

,8%

20,5

%6,

0%10

,9%

24,0

%30

,4%

15,7

%19

,4%

26,2

%27

,0%

11,4

%22

,2%

15,0

%14

,2%

18,8

%5,

6%15

,4%

0,0%

16,7

%13

,5%

11,1

%20

,1%

12,5

%18

,3%

Acer

tou

duas

que

stõe

s20

,0%

4,8%

23,1

%0,

0%17

,8%

25,6

%11

,9%

16,4

%16

,0%

17,4

%19

,8%

22,2

%16

,7%

16,2

%27

,3%

14,8

%20

,0%

20,0

%18

,8%

33,3

%11

,5%

14,3

%19

,9%

14,6

%22

,2%

20,0

%25

,0%

19,3

%

Acer

tou

três

ques

tões

40,0

%19

,0%

19,2

%33

,3%

28,7

%19

,9%

26,9

%27

,3%

17,3

%8,

7%26

,3%

25,0

%19

,0%

21,6

%27

,3%

27,2

%15

,0%

21,7

%26

,6%

22,2

%38

,5%

28,6

%23

,5%

23,6

%14

,8%

23,5

%0,

0%24

,0%

Acer

tou

quat

ro q

uest

ões

20,0

%23

,8%

23,1

%0,

0%22

,8%

20,5

%28

,4%

21,8

%21

,3%

17,4

%23

,0%

22,2

%23

,8%

16,2

%25

,0%

22,2

%35

,0%

28,3

%20

,8%

16,7

%7,

7%14

,3%

24,2

%22

,5%

37,0

%20

,9%

12,5

%22

,0%

Acer

tou

toda

s as

que

stõe

s20

,0%

19,0

%15

,4%

66,7

%11

,9%

12,2

%26

,9%

21,8

%20

,0%

21,7

%14

,3%

8,3%

11,9

%18

,9%

9,1%

13,6

%15

,0%

15,8

%14

,0%

22,2

%26

,9%

42,9

%15

,3%

25,8

%11

,1%

13,9

%37

,5%

15,2

%

Page 79: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

78

Tabela

21

– F

requênci

a de u

so d

os

serv

iços

ofe

reci

dos

pelo

Sis

tem

a C

FC

/CR

Cs

Todo

s

Área

Freq

uênc

iaAC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

Cong

ress

o e

sem

inar

ios

do

CFC/

CRCs

Freq

uent

emen

te29

,4%

18,3

%18

,3%

27,3

%27

,4%

30,2

%18

,7%

22,3

%29

,5%

26,0

%15

,1%

17,6

%17

,1%

23,5

%26

,6%

24,3

%31

,9%

20,1

%17

,5%

30,6

%26

,7%

37,9

%29

,0%

20,5

%28

,4%

19,2

%31

,4%

21,6

%

Espo

radi

cam

ente

41,2

%45

,1%

43,3

%50

,0%

42,8

%44

,2%

46,4

%44

,7%

43,8

%47

,0%

43,5

%43

,9%

42,4

%45

,9%

42,0

%44

,9%

44,0

%43

,5%

40,9

%32

,0%

39,6

%37

,9%

40,4

%50

,1%

42,2

%44

,6%

45,3

%43

,5%

Rara

men

te o

u nu

nca

29,4

%36

,6%

38,3

%22

,7%

29,8

%25

,6%

34,9

%33

,0%

26,7

%27

,0%

41,4

%38

,5%

40,5

%30

,6%

31,4

%30

,8%

24,2

%36

,4%

41,6

%37

,4%

33,7

%24

,1%

30,6

%29

,4%

29,4

%36

,2%

23,3

%34

,9%

Curs

os e

tre

inam

ento

s do

CFC

/CRC

s

Freq

uent

emen

te32

,4%

21,1

%17

,5%

27,3

%27

,4%

37,2

%22

,1%

27,1

%33

,8%

30,0

%18

,9%

21,6

%18

,6%

24,6

%30

,9%

30,8

%36

,3%

32,0

%29

,3%

27,2

%21

,8%

37,9

%39

,9%

32,9

%31

,2%

25,7

%34

,9%

28,5

%

Espo

radi

cam

ente

35,3

%42

,3%

42,5

%50

,0%

44,2

%44

,2%

45,8

%44

,3%

44,9

%42

,0%

45,4

%48

,0%

44,2

%45

,5%

46,9

%47

,3%

46,2

%47

,0%

43,7

%41

,5%

50,5

%44

,8%

40,1

%49

,1%

43,1

%45

,7%

41,9

%44

,8%

Rara

men

te o

u nu

nca

32,4

%36

,6%

40,0

%22

,7%

28,4

%18

,6%

32,1

%28

,6%

21,3

%28

,0%

35,7

%30

,4%

37,2

%29

,9%

22,2

%21

,9%

17,6

%20

,9%

27,0

%31

,3%

27,7

%17

,2%

20,0

%18

,0%

25,7

%28

,5%

23,3

%26

,7%

Publ

icaç

ões

do

CFC/

CRCs

Freq

uent

emen

te52

,9%

38,0

%23

,3%

27,3

%52

,3%

48,3

%34

,9%

41,4

%44

,9%

42,0

%37

,9%

40,5

%29

,9%

38,8

%36

,2%

42,1

%45

,1%

40,5

%38

,0%

45,6

%40

,6%

44,8

%48

,8%

41,1

%36

,7%

38,8

%46

,5%

40,6

%

Espo

radi

cam

ente

29,4

%42

,3%

47,5

%40

,9%

34,1

%37

,0%

45,5

%41

,4%

41,8

%42

,0%

43,9

%45

,3%

44,5

%45

,9%

45,9

%40

,1%

40,7

%44

,4%

42,6

%38

,1%

46,5

%24

,1%

38,2

%44

,1%

42,2

%43

,3%

43,0

%42

,2%

Rara

men

te o

u nu

nca

17,6

%19

,7%

29,2

%31

,8%

13,6

%14

,7%

19,6

%17

,2%

13,4

%16

,0%

18,2

%14

,2%

25,6

%15

,3%

17,9

%17

,8%

14,3

%15

,2%

19,3

%16

,3%

12,9

%31

,0%

13,0

%14

,9%

21,1

%17

,9%

10,5

%17

,2%

Web

site

CFC

/CR

Cs

Freq

uent

emen

te55

,9%

33,8

%25

,0%

18,2

%49

,9%

43,1

%34

,1%

38,5

%43

,8%

35,0

%32

,8%

37,2

%36

,0%

39,2

%37

,7%

39,7

%49

,5%

41,3

%38

,4%

48,3

%43

,6%

41,4

%46

,8%

39,1

%41

,3%

38,6

%41

,9%

39,8

%

Espo

radi

cam

ente

26,5

%46

,5%

48,3

%45

,5%

35,3

%41

,1%

45,0

%45

,4%

40,9

%49

,0%

45,8

%44

,6%

42,4

%41

,4%

44,0

%39

,0%

33,0

%42

,0%

41,8

%38

,1%

41,6

%34

,5%

38,7

%45

,2%

38,5

%43

,6%

44,2

%42

,3%

Rara

men

te o

u nu

nca

17,6

%19

,7%

26,7

%36

,4%

14,8

%15

,8%

20,9

%16

,1%

15,3

%16

,0%

21,4

%18

,2%

21,6

%19

,4%

18,4

%21

,2%

17,6

%16

,7%

19,8

%13

,6%

14,9

%24

,1%

14,5

%15

,7%

20,2

%17

,8%

14,0

%17

,9%

Bibl

iote

ca

físic

a do

CFC

/CR

Cs

Freq

uent

emen

te11

,8%

9,9%

5,8%

0,0%

7,1%

5,2%

5,3%

3,3%

7,1%

5,0%

3,5%

5,4%

4,6%

4,1%

3,4%

4,8%

11,0

%4,

9%4,

3%6,

1%5,

9%6,

9%5,

2%2,

7%4,

6%4,

1%5,

8%4,

6%

Espo

radi

cam

ente

26,5

%16

,9%

25,0

%18

,2%

23,1

%27

,4%

26,8

%25

,3%

28,1

%34

,0%

25,2

%25

,7%

29,6

%26

,1%

27,1

%20

,2%

20,9

%23

,1%

24,1

%20

,4%

32,7

%37

,9%

25,0

%26

,9%

22,9

%23

,9%

37,2

%24

,9%

Rara

men

te o

u nu

nca

61,8

%73

,2%

69,2

%81

,8%

69,8

%67

,4%

67,9

%71

,4%

64,8

%61

,0%

71,3

%68

,9%

65,9

%69

,8%

69,6

%75

,0%

68,1

%72

,0%

71,5

%73

,5%

61,4

%55

,2%

69,8

%70

,5%

72,5

%72

,0%

57,0

%70

,4%

Bibl

iote

ca

virtu

al d

o CF

C/CR

Cs

Freq

uent

emen

te26

,5%

16,9

%10

,0%

13,6

%14

,6%

13,4

%12

,0%

10,6

%13

,1%

9,0%

9,8%

10,8

%7,

9%13

,4%

9,7%

9,9%

22,0

%11

,3%

8,7%

13,6

%8,

9%24

,1%

16,8

%8,

3%12

,8%

9,3%

12,8

%11

,0%

Espo

radi

cam

ente

38,2

%33

,8%

40,0

%18

,2%

38,1

%35

,0%

33,2

%34

,1%

38,6

%48

,0%

37,6

%38

,5%

43,0

%35

,4%

35,3

%34

,6%

35,2

%36

,4%

34,3

%36

,1%

47,5

%37

,9%

43,3

%42

,2%

38,5

%40

,3%

43,0

%38

,4%

Rara

men

te o

u nu

nca

35,3

%49

,3%

50,0

%68

,2%

47,3

%51

,6%

54,7

%55

,3%

48,3

%43

,0%

52,6

%50

,7%

49,1

%51

,1%

55,1

%55

,5%

42,9

%52

,3%

57,0

%50

,3%

43,6

%37

,9%

39,9

%49

,4%

48,6

%50

,4%

44,2

%50

,7%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 3

4 7

1 1

20

22

507

5

43

358

2

73

352

1

00

795

1

48

328

2

68

207

2

92

91

593

1

.890

1

47

101

2

9 1

.076

5

99

109

3

.405

8

6 1

2.54

4

Page 80: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

79

Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Tabela

21

– F

requênci

a de u

so d

os

serv

iços

ofe

reci

dos

pelo

Sis

tem

a C

FC

/CR

Cs

(cont.

)

Con

tado

res

Área

Freq

uênc

iaAC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

Cong

ress

o e

sem

inar

ios

do

CFC/

CRCs

Freq

uent

emen

te31

,0%

24,0

%18

,1%

26,3

%26

,6%

33,1

%19

,9%

22,9

%27

,4%

27,3

%15

,2%

18,8

%17

,5%

22,9

%25

,8%

24,6

%33

,8%

20,3

%18

,0%

32,6

%26

,7%

36,4

%28

,3%

20,4

%25

,6%

19,6

%32

,1%

22,0

%

Espo

radi

cam

ente

37,9

%44

,0%

43,6

%47

,4%

42,1

%42

,1%

44,7

%45

,4%

45,8

%50

,6%

45,2

%41

,1%

43,7

%48

,1%

43,6

%46

,9%

45,1

%44

,6%

41,3

%31

,0%

41,3

%36

,4%

41,0

%50

,2%

45,1

%44

,9%

44,9

%43

,9%

Rara

men

te o

u nu

nca

31,0

%32

,0%

38,3

%26

,3%

31,3

%24

,8%

35,4

%31

,7%

26,7

%22

,1%

39,6

%40

,2%

38,8

%29

,0%

30,7

%28

,4%

21,1

%35

,1%

40,7

%36

,4%

32,0

%27

,3%

30,7

%29

,4%

29,3

%35

,5%

23,1

%34

,1%

Curs

os e

tre

inam

ento

s do

CFC

/CRC

s

Freq

uent

emen

te31

,0%

26,0

%16

,0%

21,1

%25

,4%

38,0

%23

,0%

27,1

%32

,1%

29,9

%19

,0%

23,2

%18

,5%

24,7

%28

,2%

29,9

%38

,0%

31,1

%29

,2%

28,7

%20

,0%

36,4

%37

,0%

33,1

%26

,8%

25,8

%34

,6%

28,1

%

Espo

radi

cam

ente

37,9

%42

,0%

43,6

%57

,9%

44,1

%44

,4%

44,3

%45

,0%

46,2

%45

,5%

46,5

%46

,4%

45,8

%46

,8%

50,3

%49

,8%

45,1

%48

,6%

44,2

%41

,1%

53,3

%40

,9%

42,0

%48

,6%

46,3

%45

,4%

42,3

%45

,4%

Rara

men

te o

u nu

nca

31,0

%32

,0%

40,4

%21

,1%

30,5

%17

,6%

32,6

%28

,0%

21,7

%24

,7%

34,4

%30

,4%

35,7

%28

,6%

21,5

%20

,4%

16,9

%20

,3%

26,5

%30

,2%

26,7

%22

,7%

21,0

%18

,2%

26,8

%28

,7%

23,1

%26

,5%

Publ

icaç

ões

do

CFC/

CRCs

Freq

uent

emen

te58

,6%

44,0

%23

,4%

26,3

%49

,5%

49,6

%33

,3%

40,4

%42

,6%

41,6

%38

,9%

36,6

%30

,1%

37,7

%35

,6%

40,3

%47

,9%

41,2

%36

,5%

45,7

%40

,0%

36,4

%45

,5%

41,2

%31

,7%

37,2

%47

,4%

39,5

%

Espo

radi

cam

ente

24,1

%36

,0%

47,9

%36

,8%

37,2

%36

,2%

45,4

%41

,3%

44,4

%42

,9%

44,1

%47

,3%

45,1

%47

,2%

47,9

%43

,1%

39,4

%44

,4%

44,0

%38

,8%

46,7

%31

,8%

40,3

%43

,5%

47,6

%44

,5%

41,0

%43

,2%

Rara

men

te o

u nu

nca

17,2

%20

,0%

28,7

%36

,8%

13,3

%14

,2%

21,3

%18

,3%

13,0

%15

,6%

17,0

%16

,1%

24,8

%15

,2%

16,6

%16

,6%

12,7

%14

,4%

19,5

%15

,5%

13,3

%31

,8%

14,2

%15

,3%

20,7

%18

,3%

11,5

%17

,3%

Web

site

CFC

/CR

Cs

Freq

uent

emen

te58

,6%

36,0

%23

,4%

21,1

%47

,5%

43,9

%33

,0%

37,6

%42

,2%

35,1

%32

,7%

34,8

%36

,7%

39,8

%39

,3%

37,0

%52

,1%

42,1

%37

,9%

49,6

%40

,0%

36,4

%45

,8%

40,0

%36

,6%

38,2

%42

,3%

39,4

%

Espo

radi

cam

ente

27,6

%46

,0%

48,9

%42

,1%

37,7

%41

,1%

44,7

%45

,9%

42,2

%51

,9%

47,6

%44

,6%

43,0

%41

,1%

43,6

%42

,2%

31,0

%41

,0%

42,7

%38

,8%

41,3

%36

,4%

40,0

%45

,1%

45,1

%44

,6%

42,3

%43

,1%

Rara

men

te o

u nu

nca

13,8

%18

,0%

27,7

%36

,8%

14,8

%15

,0%

22,3

%16

,5%

15,5

%13

,0%

19,7

%20

,5%

20,3

%19

,0%

17,2

%20

,9%

16,9

%16

,9%

19,4

%11

,6%

18,7

%27

,3%

14,2

%14

,9%

18,3

%17

,3%

15,4

%17

,5%

Bibl

iote

ca

físic

a do

CFC

/CR

Cs

Freq

uent

emen

te13

,8%

10,0

%4,

3%0,

0%5,

9%4,

7%6,

2%3,

2%6,

1%1,

3%2,

9%4,

5%4,

9%4,

3%4,

3%3,

8%11

,3%

4,7%

4,0%

5,4%

6,7%

4,5%

4,5%

2,2%

2,4%

4,2%

6,4%

4,4%

Espo

radi

cam

ente

24,1

%22

,0%

23,4

%21

,1%

22,4

%24

,5%

24,1

%27

,1%

26,7

%33

,8%

24,2

%21

,4%

31,1

%25

,1%

25,2

%19

,0%

23,9

%22

,2%

24,4

%19

,4%

30,7

%36

,4%

23,5

%26

,9%

15,9

%22

,2%

35,9

%24

,0%

Rara

men

te o

u nu

nca

62,1

%68

,0%

72,3

%78

,9%

71,7

%70

,8%

69,8

%69

,7%

67,1

%64

,9%

72,8

%74

,1%

64,0

%70

,6%

70,6

%77

,3%

64,8

%73

,2%

71,6

%75

,2%

62,7

%59

,1%

71,9

%71

,0%

81,7

%73

,7%

57,7

%71

,7%

Bibl

iote

ca

virtu

al d

o CF

C/CR

Cs

Freq

uent

emen

te27

,6%

20,0

%9,

6%15

,8%

13,3

%12

,7%

11,7

%10

,6%

12,3

%5,

2%9,

3%10

,7%

8,7%

13,9

%9,

8%9,

5%23

,9%

10,6

%8,

3%14

,0%

5,3%

22,7

%15

,5%

7,8%

12,2

%9,

1%12

,8%

10,6

%

Espo

radi

cam

ente

37,9

%40

,0%

40,4

%21

,1%

36,9

%34

,1%

30,6

%35

,3%

37,5

%51

,9%

37,0

%36

,6%

44,1

%36

,8%

35,0

%33

,6%

36,6

%35

,9%

34,1

%34

,1%

52,0

%36

,4%

43,3

%43

,5%

34,1

%39

,5%

42,3

%38

,0%

Rara

men

te o

u nu

nca

34,5

%40

,0%

50,0

%63

,2%

49,8

%53

,2%

57,7

%54

,1%

50,2

%42

,9%

53,6

%52

,7%

47,2

%49

,4%

55,2

%56

,9%

39,4

%53

,5%

57,6

%51

,9%

42,7

%40

,9%

41,3

%48

,6%

53,7

%51

,4%

44,9

%51

,4%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 2

9 5

0 9

4 1

9 4

06

387

2

91

218

2

77

77

578

1

12

286

2

31

163

2

11

71

473

1

.375

1

29

75

22

795

5

10

82

2.3

50

78

9.3

89

Page 81: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

80

Tabela

21

– F

requênci

a de u

so d

os

serv

iços

ofe

reci

dos

pelo

Sis

tem

a C

FC

/CR

Cs

(cont.

)

Técn

icos

Área

Freq

uênc

iaAC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

Cong

ress

o e

sem

inar

ios

do

CFC/

CRCs

Freq

uent

emen

te20

,0%

4,8%

19,2

%33

,3%

30,7

%23

,1%

13,4

%20

,0%

37,3

%21

,7%

14,7

%13

,9%

14,3

%27

,0%

29,5

%23

,5%

25,0

%19

,2%

16,1

%16

,7%

26,9

%42

,9%

31,0

%21

,3%

37,0

%18

,4%

25,0

%20

,6%

Espo

radi

cam

ente

60,0

%47

,6%

42,3

%66

,7%

45,5

%49

,4%

53,7

%41

,8%

36,0

%34

,8%

39,2

%52

,8%

33,3

%32

,4%

36,4

%39

,5%

40,0

%39

,2%

39,8

%38

,9%

34,6

%42

,9%

38,8

%49

,4%

33,3

%43

,8%

50,0

%42

,1%

Rara

men

te o

u nu

nca

20,0

%47

,6%

38,5

%0,

0%23

,8%

27,6

%32

,8%

38,2

%26

,7%

43,5

%46

,1%

33,3

%52

,4%

40,5

%34

,1%

37,0

%35

,0%

41,7

%44

,1%

44,4

%38

,5%

14,3

%30

,2%

29,2

%29

,6%

37,8

%25

,0%

37,3

%

Curs

os e

tre

inam

ento

s do

CFC

/CRC

s

Freq

uent

emen

te40

,0%

9,5%

23,1

%66

,7%

35,6

%35

,3%

17,9

%27

,3%

40,0

%30

,4%

18,4

%16

,7%

19,0

%24

,3%

40,9

%33

,3%

30,0

%35

,8%

29,5

%16

,7%

26,9

%42

,9%

48,0

%31

,5%

44,4

%25

,5%

37,5

%29

,7%

Espo

radi

cam

ente

20,0

%42

,9%

38,5

%0,

0%44

,6%

43,6

%52

,2%

41,8

%40

,0%

30,4

%42

,4%

52,8

%33

,3%

37,8

%34

,1%

40,7

%50

,0%

40,8

%42

,1%

44,4

%42

,3%

57,1

%34

,9%

51,7

%33

,3%

46,4

%37

,5%

43,1

%

Rara

men

te o

u nu

nca

40,0

%47

,6%

38,5

%33

,3%

19,8

%21

,2%

29,9

%30

,9%

20,0

%39

,1%

39,2

%30

,6%

47,6

%37

,8%

25,0

%25

,9%

20,0

%23

,3%

28,3

%38

,9%

30,8

%0,

0%17

,1%

16,9

%22

,2%

28,2

%25

,0%

27,3

%

Publ

icaç

ões

do

CFC/

CRCs

Freq

uent

emen

te20

,0%

23,8

%23

,1%

33,3

%63

,4%

44,9

%41

,8%

45,5

%53

,3%

43,5

%35

,0%

52,8

%28

,6%

45,9

%38

,6%

46,9

%35

,0%

37,5

%42

,1%

44,4

%42

,3%

71,4

%58

,0%

40,4

%51

,9%

42,4

%37

,5%

43,9

%

Espo

radi

cam

ente

60,0

%57

,1%

46,2

%66

,7%

21,8

%39

,1%

46,3

%41

,8%

32,0

%39

,1%

43,3

%38

,9%

40,5

%37

,8%

38,6

%32

,1%

45,0

%44

,2%

39,0

%33

,3%

46,2

%0,

0%32

,4%

47,2

%25

,9%

40,8

%62

,5%

39,2

%

Rara

men

te o

u nu

nca

20,0

%19

,0%

30,8

%0,

0%14

,9%

16,0

%11

,9%

12,7

%14

,7%

17,4

%21

,7%

8,3%

31,0

%16

,2%

22,7

%21

,0%

20,0

%18

,3%

18,8

%22

,2%

11,5

%28

,6%

9,6%

12,4

%22

,2%

16,9

%0,

0%16

,9%

Web

site

CFC

/CR

Cs

Freq

uent

emen

te40

,0%

28,6

%30

,8%

0,0%

59,4

%41

,0%

38,8

%41

,8%

49,3

%34

,8%

33,2

%44

,4%

31,0

%35

,1%

31,8

%46

,9%

40,0

%38

,3%

39,6

%38

,9%

53,8

%57

,1%

49,8

%33

,7%

55,6

%39

,7%

37,5

%40

,9%

Espo

radi

cam

ente

20,0

%47

,6%

46,2

%66

,7%

25,7

%41

,0%

46,3

%43

,6%

36,0

%39

,1%

41,0

%44

,4%

38,1

%43

,2%

45,5

%30

,9%

40,0

%45

,8%

39,4

%33

,3%

42,3

%28

,6%

34,9

%46

,1%

18,5

%41

,4%

62,5

%39

,9%

Rara

men

te o

u nu

nca

40,0

%23

,8%

23,1

%33

,3%

14,9

%17

,9%

14,9

%14

,5%

14,7

%26

,1%

25,8

%11

,1%

31,0

%21

,6%

22,7

%22

,2%

20,0

%15

,8%

21,0

%27

,8%

3,8%

14,3

%15

,3%

20,2

%25

,9%

18,9

%0,

0%19

,2%

Bibl

iote

ca

físic

a do

CFC

/CR

Cs

Freq

uent

emen

te0,

0%9,

5%11

,5%

0,0%

11,9

%6,

4%1,

5%3,

6%10

,7%

17,4

%5,

1%8,

3%2,

4%2,

7%0,

0%7,

4%10

,0%

5,8%

5,2%

11,1

%3,

8%14

,3%

7,1%

5,6%

11,1

%4,

0%0,

0%5,

5%

Espo

radi

cam

ente

40,0

%4,

8%30

,8%

0,0%

25,7

%34

,6%

38,8

%18

,2%

33,3

%34

,8%

27,6

%38

,9%

19,0

%32

,4%

34,1

%23

,5%

10,0

%26

,7%

23,5

%27

,8%

38,5

%42

,9%

29,2

%27

,0%

44,4

%27

,9%

50,0

%27

,8%

Rara

men

te o

u nu

nca

60,0

%85

,7%

57,7

%10

0,0%

62,4

%59

,0%

59,7

%78

,2%

56,0

%47

,8%

67,3

%52

,8%

78,6

%64

,9%

65,9

%69

,1%

80,0

%67

,5%

71,3

%61

,1%

57,7

%42

,9%

63,7

%67

,4%

44,4

%68

,2%

50,0

%66

,7%

Bibl

iote

ca

virtu

al d

o CF

C/CR

Cs

Freq

uent

emen

te20

,0%

9,5%

11,5

%0,

0%19

,8%

15,4

%13

,4%

10,9

%16

,0%

21,7

%11

,1%

11,1

%2,

4%10

,8%

9,1%

11,1

%15

,0%

14,2

%9,

7%11

,1%

19,2

%28

,6%

20,6

%11

,2%

14,8

%10

,0%

12,5

%12

,2%

Espo

radi

cam

ente

40,0

%19

,0%

38,5

%0,

0%42

,6%

37,2

%44

,8%

29,1

%42

,7%

34,8

%39

,2%

44,4

%35

,7%

27,0

%36

,4%

37,0

%30

,0%

38,3

%34

,8%

50,0

%34

,6%

42,9

%43

,4%

34,8

%51

,9%

42,0

%50

,0%

39,3

%

Rara

men

te o

u nu

nca

40,0

%71

,4%

50,0

%10

0,0%

37,6

%47

,4%

41,8

%60

,0%

41,3

%43

,5%

49,8

%44

,4%

61,9

%62

,2%

54,5

%51

,9%

55,0

%47

,5%

55,5

%38

,9%

46,2

%28

,6%

35,9

%53

,9%

33,3

%48

,1%

37,5

%48

,5%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 5

2

1 2

6 3

1

01

156

6

7 5

5 7

5 2

3 2

17

36

42

37

44

81

20

120

5

15

18

26

7

281

8

9 2

7 1

.055

8

3

.155

Page 82: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

81

Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Tabela

22

– S

atis

façã

o c

om

os

serv

iços

ofe

reci

dos

pelo

Sis

tem

a C

FC

/CR

Cs

Todo

s

Área

Gra

u de

Sat

isfa

ção

ACAL

AMAP

BA

CE

DF

ESG

OM

AM

GM

SM

TPA

PBPE

PIPR

RJ

RN

RO

RR

RS

SC

SE

SP

TOB

rasi

l

Prom

oção

do

dese

nvol

vimen

to p

rofis

sion

al

por m

eio

de c

urso

s

Insa

tisfe

ito38

,2%

47,9

%38

,3%

27,3

%42

,6%

23,4

%30

,4%

38,5

%32

,7%

39,0

%37

,6%

30,4

%42

,1%

42,9

%30

,0%

38,0

%30

,8%

19,7

%17

,4%

46,3

%43

,6%

48,3

%19

,3%

15,0

%38

,5%

20,2

%41

,9%

25,9

%

Satis

feito

29,4

%15

,5%

20,0

%22

,7%

26,6

%43

,3%

31,0

%24

,5%

30,4

%18

,0%

25,8

%29

,1%

22,3

%27

,6%

35,3

%28

,1%

36,3

%40

,5%

45,2

%19

,7%

22,8

%24

,1%

47,2

%47

,1%

23,9

%38

,3%

25,6

%36

,7%

Resg

uard

o da

qua

lidad

e do

pr

ofis

sion

al p

elo

Exam

e de

Su

ficiê

ncia

Insa

tisfe

ito23

,5%

18,3

%13

,3%

4,5%

15,8

%13

,4%

15,6

%10

,6%

13,6

%12

,0%

13,8

%10

,1%

14,0

%8,

6%15

,9%

14,7

%12

,1%

9,9%

10,7

%12

,2%

12,9

%13

,8%

8,8%

9,0%

18,3

%10

,0%

11,6

%11

,4%

Satis

feito

44,1

%26

,8%

39,2

%54

,5%

40,0

%38

,5%

37,7

%36

,3%

34,1

%41

,0%

38,6

%40

,5%

37,2

%43

,7%

39,1

%35

,3%

52,7

%42

,3%

36,2

%42

,2%

39,6

%51

,7%

43,0

%44

,2%

33,0

%37

,2%

48,8

%38

,8%

Cele

ridad

e pa

ra o

bter

, re

nova

r ou

canc

elar

re

gist

ro

Insa

tisfe

ito14

,7%

7,0%

14,2

%9,

1%17

,2%

14,2

%15

,1%

10,6

%10

,5%

12,0

%10

,1%

10,8

%18

,3%

15,7

%12

,1%

19,9

%19

,8%

6,4%

8,3%

14,3

%16

,8%

10,3

%9,

0%7,

2%19

,3%

10,0

%10

,5%

10,9

%

Satis

feito

41,2

%23

,9%

40,8

%36

,4%

34,3

%34

,8%

28,5

%37

,7%

37,5

%30

,0%

41,0

%41

,9%

30,5

%34

,3%

38,2

%27

,7%

31,9

%46

,5%

36,3

%34

,7%

32,7

%44

,8%

39,3

%48

,4%

33,9

%35

,2%

52,3

%37

,0%

Cus

tas

do re

gist

ro s

ão

com

patív

eis

com

a re

nda

do p

rofis

sion

al

Insa

tisfe

ito32

,4%

47,9

%42

,5%

22,7

%49

,5%

39,0

%38

,3%

40,7

%36

,1%

38,0

%42

,9%

29,1

%34

,8%

37,3

%49

,8%

54,8

%50

,5%

32,9

%33

,8%

49,0

%37

,6%

31,0

%33

,0%

30,2

%52

,3%

33,0

%34

,9%

36,5

%

Satis

feito

20,6

%11

,3%

18,3

%18

,2%

15,2

%17

,9%

16,8

%19

,0%

20,2

%15

,0%

17,0

%28

,4%

21,0

%20

,9%

16,4

%11

,0%

18,7

%22

,1%

16,9

%14

,3%

24,8

%34

,5%

21,4

%24

,9%

14,7

%19

,4%

25,6

%19

,0%

Aten

dim

ento

cor

dial

no

proc

esso

de

regi

stro

Insa

tisfe

ito23

,5%

4,2%

5,8%

9,1%

10,3

%8,

3%10

,9%

9,2%

7,7%

9,0%

6,2%

10,1

%10

,7%

6,7%

8,2%

10,6

%19

,8%

3,0%

6,6%

11,6

%8,

9%6,

9%4,

1%2,

5%17

,4%

5,3%

7,0%

6,6%

Satis

feito

55,9

%49

,3%

54,2

%54

,5%

48,7

%47

,1%

43,6

%53

,1%

53,1

%52

,0%

52,2

%48

,0%

42,1

%53

,4%

47,8

%45

,2%

52,7

%56

,5%

49,0

%44

,2%

47,5

%55

,2%

55,0

%65

,4%

39,4

%47

,8%

52,3

%50

,3%

Cord

ialid

ade

na fi

scal

izaçã

oIn

satis

feito

17,6

%14

,1%

12,5

%22

,7%

11,8

%12

,3%

10,1

%11

,4%

13,4

%17

,0%

7,7%

9,5%

16,5

%14

,2%

17,9

%14

,4%

14,3

%6,

4%7,

4%18

,4%

15,8

%13

,8%

6,5%

5,2%

16,5

%6,

9%14

,0%

9,1%

Satis

feito

38,2

%25

,4%

32,5

%27

,3%

30,8

%29

,8%

23,7

%31

,9%

30,7

%28

,0%

27,9

%44

,6%

32,9

%28

,7%

30,0

%24

,0%

35,2

%42

,8%

30,6

%21

,8%

40,6

%24

,1%

37,9

%49

,9%

28,4

%28

,2%

39,5

%31

,7%

Seve

ridad

e da

fisc

aliza

ção

Insa

tisfe

ito41

,2%

25,4

%26

,7%

31,8

%20

,7%

22,1

%24

,9%

20,9

%25

,3%

19,0

%22

,9%

13,5

%25

,6%

22,8

%19

,3%

26,0

%24

,2%

14,3

%17

,8%

30,6

%23

,8%

31,0

%13

,5%

15,7

%30

,3%

16,2

%23

,3%

19,0

%

Satis

feito

38,2

%18

,3%

23,3

%27

,3%

24,9

%24

,5%

18,7

%29

,7%

22,7

%20

,0%

24,4

%38

,5%

22,0

%25

,4%

33,8

%23

,6%

27,5

%34

,9%

24,1

%20

,4%

31,7

%20

,7%

31,9

%37

,6%

22,9

%25

,2%

31,4

%26

,6%

Abra

ngên

cia

da fi

scal

izaçã

oIn

satis

feito

47,1

%25

,4%

28,3

%31

,8%

24,9

%26

,3%

27,7

%29

,7%

32,7

%25

,0%

28,2

%16

,2%

29,9

%32

,1%

27,5

%30

,5%

25,3

%12

,5%

21,0

%29

,9%

29,7

%31

,0%

16,4

%18

,0%

36,7

%19

,1%

27,9

%22

,5%

Satis

feito

38,2

%15

,5%

24,2

%13

,6%

23,9

%23

,2%

19,0

%23

,4%

18,2

%21

,0%

22,0

%37

,8%

22,6

%20

,9%

26,6

%18

,2%

26,4

%36

,6%

22,2

%23

,1%

29,7

%24

,1%

31,8

%37

,4%

22,0

%22

,8%

34,9

%24

,8%

Cele

ridad

e na

em

issã

o de

cer

tidõe

s e

outro

s do

cum

ento

s

Insa

tisfe

ito5,

9%7,

0%10

,8%

9,1%

10,8

%7,

7%10

,3%

11,0

%8,

5%4,

0%7,

0%7,

4%13

,7%

10,1

%9,

7%14

,4%

8,8%

2,7%

6,3%

12,2

%7,

9%6,

9%4,

3%3,

7%13

,8%

6,8%

8,1%

7,3%

Satis

feito

58,8

%42

,3%

40,8

%59

,1%

45,4

%45

,5%

36,9

%48

,7%

48,6

%47

,0%

44,0

%52

,7%

39,9

%38

,4%

47,8

%37

,7%

53,8

%58

,3%

41,8

%40

,1%

48,5

%41

,4%

50,3

%56

,1%

44,0

%43

,2%

53,5

%45

,4%

Faci

lidad

e de

loca

lizaç

ão

e do

wnl

oad

de le

gisl

açõe

s no

site

Insa

tisfe

ito5,

9%12

,7%

17,5

%13

,6%

14,4

%15

,3%

16,2

%12

,5%

13,9

%18

,0%

12,5

%10

,8%

18,6

%14

,6%

14,0

%17

,1%

17,6

%9,

3%10

,7%

12,2

%17

,8%

6,9%

8,1%

10,4

%19

,3%

8,8%

14,0

%11

,4%

Satis

feito

55,9

%35

,2%

40,0

%27

,3%

41,8

%40

,1%

40,5

%38

,5%

39,5

%34

,0%

40,8

%51

,4%

35,1

%42

,5%

42,0

%34

,9%

44,0

%47

,4%

40,3

%37

,4%

42,6

%44

,8%

51,3

%46

,4%

36,7

%42

,4%

48,8

%42

,4%

Qua

lidad

e do

ace

rvo

da

bibl

iote

ca fí

sica

Insa

tisfe

ito23

,5%

21,1

%16

,7%

9,1%

14,8

%18

,6%

13,4

%12

,5%

14,2

%25

,0%

6,8%

12,8

%11

,3%

14,9

%15

,0%

13,4

%16

,5%

6,4%

7,8%

16,3

%15

,8%

17,2

%6,

5%6,

5%15

,6%

4,5%

19,8

%9,

1%

Satis

feito

17,6

%9,

9%17

,5%

13,6

%12

,6%

15,1

%17

,6%

12,1

%13

,9%

11,0

%19

,4%

16,9

%10

,7%

15,7

%16

,4%

11,6

%19

,8%

17,0

%18

,1%

10,9

%19

,8%

13,8

%22

,8%

21,2

%11

,0%

18,6

%23

,3%

17,6

%

Qua

lidad

e do

ace

rvo

da

bibl

iote

ca v

irtua

l

Insa

tisfe

ito20

,6%

22,5

%19

,2%

9,1%

15,8

%16

,6%

14,2

%11

,7%

16,8

%19

,0%

9,1%

11,5

%13

,7%

11,6

%15

,5%

17,5

%23

,1%

5,7%

8,4%

15,6

%15

,8%

10,3

%10

,0%

7,3%

15,6

%6,

2%22

,1%

10,2

%

Satis

feito

26,5

%19

,7%

22,5

%27

,3%

20,1

%19

,3%

18,2

%17

,6%

18,8

%20

,0%

25,3

%23

,0%

18,9

%22

,4%

22,7

%14

,7%

18,7

%27

,0%

21,9

%19

,7%

21,8

%34

,5%

32,2

%26

,4%

22,9

%26

,7%

29,1

%24

,1%

Qua

lidad

e do

con

teúd

o/so

m/im

agem

da

rádi

o/tv

CF

C/CR

Cs

Insa

tisfe

ito35

,3%

22,5

%23

,3%

0,0%

19,3

%16

,0%

14,2

%12

,5%

15,1

%14

,0%

11,1

%14

,2%

13,7

%19

,8%

16,9

%19

,9%

18,7

%9,

1%7,

6%17

,7%

19,8

%10

,3%

4,1%

4,0%

21,1

%6,

5%22

,1%

10,3

%

Satis

feito

17,6

%12

,7%

16,7

%22

,7%

18,9

%22

,8%

18,7

%16

,1%

18,5

%16

,0%

21,1

%22

,3%

20,1

%20

,1%

24,2

%16

,4%

24,2

%26

,3%

33,8

%16

,3%

18,8

%20

,7%

36,4

%40

,1%

15,6

%36

,2%

24,4

%29

,0%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 3

4 7

1 1

20

22

507

5

43

358

2

73

352

1

00

795

1

48

328

2

68

207

2

92

91

593

1

.890

1

47

101

2

9 1

.076

5

99

109

3

.405

8

6 1

2.54

4

Page 83: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

82

Tabela

22

– S

atis

façã

o c

om

os

serv

iços

ofe

reci

dos

pelo

Sis

tem

a C

FC

/CR

Cs

(cont.

)

Con

tado

res

Área

Gra

u de

Sat

isfa

ção

ACAL

AMAP

BA

CE

DF

ESG

OM

AM

GM

SM

TPA

PBPE

PIPR

RJ

RN

RO

RR

RS

SC

SE

SP

TOB

rasi

l

Prom

oção

do

dese

nvol

vimen

to p

rofis

sion

al

por m

eio

de c

urso

s

Insa

tisfe

ito34

,5%

54,0

%41

,5%

26,3

%43

,3%

24,0

%31

,6%

39,0

%34

,3%

36,4

%38

,1%

32,1

%43

,0%

44,2

%30

,7%

39,3

%28

,2%

22,0

%17

,7%

44,2

%53

,3%

59,1

%20

,1%

14,3

%40

,2%

20,9

%43

,6%

27,0

%

Satis

feito

27,6

%16

,0%

18,1

%21

,1%

25,6

%42

,1%

30,6

%22

,5%

28,5

%19

,5%

25,3

%25

,9%

21,7

%26

,0%

35,0

%24

,2%

36,6

%39

,3%

45,1

%20

,2%

21,3

%13

,6%

45,2

%47

,5%

20,7

%37

,2%

24,4

%35

,5%

Resg

uard

o da

qua

lidad

e do

pr

ofis

sion

al p

elo

Exam

e de

Su

ficiê

ncia

Insa

tisfe

ito24

,1%

18,0

%12

,8%

5,3%

17,5

%14

,0%

17,5

%10

,6%

13,4

%11

,7%

14,2

%10

,7%

14,3

%9,

1%17

,2%

15,2

%14

,1%

10,4

%11

,3%

10,9

%13

,3%

18,2

%8,

6%9,

0%15

,9%

10,9

%11

,5%

12,0

%

Satis

feito

41,4

%30

,0%

38,3

%47

,4%

38,2

%38

,5%

34,7

%34

,9%

31,4

%45

,5%

39,4

%42

,0%

37,1

%43

,7%

39,3

%32

,7%

53,5

%42

,3%

36,3

%43

,4%

37,3

%45

,5%

41,6

%44

,9%

30,5

%37

,1%

47,4

%38

,5%

Cele

ridad

e pa

ra o

bter

, re

nova

r ou

canc

elar

re

gist

ro

Insa

tisfe

ito13

,8%

4,0%

14,9

%10

,5%

18,0

%14

,7%

16,2

%9,

6%10

,5%

13,0

%10

,6%

13,4

%19

,6%

17,7

%12

,9%

20,4

%21

,1%

7,0%

8,1%

16,3

%16

,0%

13,6

%9,

8%6,

7%17

,1%

11,0

%10

,3%

11,5

%

Satis

feito

41,4

%28

,0%

39,4

%26

,3%

32,8

%33

,9%

28,2

%37

,6%

33,9

%31

,2%

40,3

%35

,7%

29,7

%32

,9%

37,4

%27

,0%

31,0

%45

,9%

35,8

%34

,9%

34,7

%36

,4%

37,7

%48

,2%

32,9

%33

,5%

51,3

%36

,0%

Cus

tas

do re

gist

ro s

ão

com

patív

eis

com

a re

nda

do p

rofis

sion

al

Insa

tisfe

ito31

,0%

48,0

%42

,6%

26,3

%52

,2%

39,8

%37

,1%

39,9

%36

,1%

39,0

%42

,2%

28,6

%36

,0%

39,8

%52

,8%

57,8

%47

,9%

33,8

%33

,2%

49,6

%41

,3%

31,8

%31

,9%

31,4

%52

,4%

33,4

%35

,9%

37,0

%

Satis

feito

20,7

%10

,0%

19,1

%10

,5%

13,8

%17

,6%

16,2

%16

,5%

18,8

%14

,3%

17,3

%28

,6%

19,9

%19

,5%

12,9

%7,

6%21

,1%

22,4

%16

,9%

12,4

%20

,0%

31,8

%19

,7%

23,5

%18

,3%

18,6

%25

,6%

18,2

%

Aten

dim

ento

cor

dial

no

proc

esso

de

regi

stro

Insa

tisfe

ito24

,1%

4,0%

6,4%

10,5

%10

,6%

8,8%

12,4

%9,

6%8,

3%9,

1%6,

2%10

,7%

10,5

%7,

4%9,

8%10

,9%

22,5

%3,

2%6,

9%10

,9%

6,7%

9,1%

4,5%

2,4%

17,1

%5,

6%7,

7%7,

1%

Satis

feito

58,6

%50

,0%

56,4

%52

,6%

47,3

%45

,2%

44,7

%53

,2%

49,8

%55

,8%

52,8

%46

,4%

40,9

%52

,8%

46,6

%42

,7%

49,3

%55

,8%

48,3

%45

,7%

45,3

%54

,5%

54,1

%66

,5%

41,5

%47

,1%

51,3

%49

,8%

Cord

ialid

ade

na fi

scal

izaçã

oIn

satis

feito

17,2

%12

,0%

10,6

%26

,3%

10,8

%12

,7%

8,6%

11,5

%13

,4%

15,6

%7,

1%9,

8%16

,4%

14,7

%16

,6%

14,2

%16

,9%

6,3%

7,1%

17,8

%13

,3%

13,6

%5,

9%4,

1%14

,6%

7,1%

15,4

%9,

0%

Satis

feito

41,4

%24

,0%

31,9

%21

,1%

28,3

%27

,4%

24,1

%27

,5%

27,8

%29

,9%

24,0

%41

,1%

31,1

%27

,3%

27,0

%15

,6%

36,6

%41

,9%

28,4

%22

,5%

40,0

%13

,6%

34,5

%50

,4%

25,6

%25

,1%

38,5

%29

,5%

Seve

ridad

e da

fisc

aliza

ção

Insa

tisfe

ito37

,9%

30,0

%26

,6%

31,6

%21

,2%

24,5

%24

,4%

23,4

%26

,4%

19,5

%24

,9%

16,1

%26

,2%

23,8

%19

,6%

26,5

%25

,4%

14,6

%19

,3%

29,5

%25

,3%

31,8

%13

,6%

14,7

%30

,5%

17,2

%24

,4%

20,0

%

Satis

feito

44,8

%14

,0%

21,3

%26

,3%

20,9

%22

,5%

17,2

%26

,1%

19,5

%22

,1%

20,8

%34

,8%

19,9

%22

,5%

29,4

%17

,1%

26,8

%35

,1%

22,3

%20

,2%

26,7

%13

,6%

29,6

%37

,6%

18,3

%24

,0%

29,5

%24

,7%

Abra

ngên

cia

da fi

scal

izaçã

oIn

satis

feito

44,8

%26

,0%

28,7

%31

,6%

26,1

%30

,0%

27,1

%29

,8%

35,0

%26

,0%

29,6

%17

,9%

31,8

%35

,1%

28,8

%31

,3%

26,8

%13

,5%

22,2

%31

,0%

37,3

%31

,8%

17,1

%17

,5%

34,1

%20

,6%

29,5

%23

,9%

Satis

feito

41,4

%14

,0%

22,3

%15

,8%

21,4

%21

,7%

18,6

%20

,2%

14,8

%22

,1%

19,7

%33

,9%

21,0

%18

,6%

23,3

%13

,7%

28,2

%34

,0%

20,8

%22

,5%

24,0

%13

,6%

28,6

%36

,9%

19,5

%20

,5%

34,6

%22

,9%

Cele

ridad

e na

em

issã

o de

cer

tidõe

s e

outro

s do

cum

ento

s

Insa

tisfe

ito3,

4%6,

0%11

,7%

10,5

%11

,8%

7,2%

11,0

%11

,0%

9,4%

3,9%

6,1%

9,8%

13,6

%11

,3%

9,8%

16,6

%9,

9%3,

2%6,

8%13

,2%

9,3%

9,1%

4,5%

3,3%

12,2

%6,

9%7,

7%7,

6%

Satis

feito

62,1

%38

,0%

38,3

%52

,6%

42,1

%44

,4%

37,1

%46

,8%

43,7

%46

,8%

43,1

%48

,2%

40,2

%36

,4%

47,9

%33

,6%

54,9

%57

,3%

39,8

%38

,8%

42,7

%36

,4%

48,1

%55

,3%

42,7

%41

,1%

51,3

%43

,6%

Faci

lidad

e de

loca

lizaç

ão

e do

wnl

oad

de le

gisl

açõe

s no

site

Insa

tisfe

ito6,

9%14

,0%

19,1

%15

,8%

14,5

%15

,0%

16,2

%13

,8%

14,4

%16

,9%

13,1

%11

,6%

18,9

%15

,6%

14,7

%17

,5%

15,5

%9,

5%10

,7%

12,4

%20

,0%

9,1%

7,7%

10,2

%19

,5%

9,2%

15,4

%11

,8%

Satis

feito

58,6

%34

,0%

35,1

%21

,1%

40,4

%42

,1%

41,9

%33

,5%

37,2

%37

,7%

40,1

%47

,3%

34,6

%40

,3%

40,5

%30

,3%

43,7

%46

,3%

40,0

%38

,0%

38,7

%36

,4%

49,8

%45

,3%

35,4

%41

,3%

46,2

%41

,3%

Qua

lidad

e do

ace

rvo

da

bibl

iote

ca fí

sica

Insa

tisfe

ito24

,1%

26,0

%19

,1%

10,5

%16

,0%

20,2

%14

,4%

12,8

%13

,4%

26,0

%6,

9%15

,2%

12,6

%15

,6%

14,7

%13

,3%

15,5

%6,

6%8,

3%14

,0%

14,7

%22

,7%

6,3%

6,3%

15,9

%4,

5%21

,8%

9,6%

Satis

feito

20,7

%8,

0%13

,8%

10,5

%9,

4%12

,7%

16,8

%10

,6%

11,2

%9,

1%17

,0%

13,4

%10

,8%

14,3

%16

,0%

10,0

%19

,7%

16,5

%16

,9%

10,9

%17

,3%

13,6

%21

,8%

20,8

%7,

3%16

,9%

19,2

%15

,9%

Qua

lidad

e do

ace

rvo

da

bibl

iote

ca v

irtua

l

Insa

tisfe

ito20

,7%

26,0

%21

,3%

10,5

%16

,5%

17,1

%14

,8%

13,3

%16

,2%

18,2

%9,

3%12

,5%

14,0

%12

,6%

14,7

%17

,5%

22,5

%5,

7%8,

4%15

,5%

18,7

%13

,6%

9,3%

7,3%

15,9

%6,

0%23

,1%

10,5

%

Satis

feito

27,6

%24

,0%

20,2

%26

,3%

17,2

%17

,3%

17,5

%15

,6%

17,0

%18

,2%

22,8

%21

,4%

18,9

%22

,1%

19,0

%12

,3%

15,5

%27

,5%

20,9

%19

,4%

22,7

%31

,8%

31,3

%26

,5%

20,7

%25

,0%

25,6

%22

,7%

Qua

lidad

e do

con

teúd

o/so

m/im

agem

da

rádi

o/tv

CF

C/CR

Cs

Insa

tisfe

ito34

,5%

24,0

%23

,4%

0,0%

20,0

%14

,5%

14,1

%12

,4%

14,8

%13

,0%

11,2

%12

,5%

14,0

%19

,5%

18,4

%20

,9%

18,3

%9,

3%7,

3%16

,3%

17,3

%9,

1%3,

6%2,

7%20

,7%

5,7%

23,1

%10

,0%

Satis

feito

20,7

%12

,0%

11,7

%21

,1%

16,7

%20

,9%

17,2

%17

,4%

18,1

%15

,6%

19,9

%19

,6%

20,3

%21

,2%

20,9

%13

,3%

25,4

%26

,6%

32,9

%16

,3%

18,7

%18

,2%

33,0

%40

,6%

15,9

%35

,0%

23,1

%27

,6%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 3

4 7

1 1

20

22

507

5

43

358

2

73

352

1

00

795

1

48

328

2

68

207

2

92

91

593

1

.890

1

47

101

2

9 1

.076

5

99

109

3

.405

8

6 1

2.54

4

Page 84: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

83

Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Tabela

22

– S

atis

façã

o c

om

os

serv

iços

ofe

reci

dos

pelo

Sis

tem

a C

FC

/CR

Cs

(cont.

)

Técn

icos Ár

eaG

rau

de S

atis

façã

oAC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

Prom

oção

do

dese

nvol

vimen

to p

rofis

sion

al

por m

eio

de c

urso

s

Insa

tisfe

ito60

,0%

33,3

%26

,9%

33,3

%39

,6%

21,8

%25

,4%

36,4

%26

,7%

47,8

%36

,4%

25,0

%35

,7%

35,1

%27

,3%

34,6

%40

,0%

10,8

%16

,3%

61,1

%15

,4%

14,3

%17

,1%

19,1

%33

,3%

18,7

%25

,0%

22,5

%

Satis

feito

40,0

%14

,3%

26,9

%33

,3%

30,7

%46

,2%

32,8

%32

,7%

37,3

%13

,0%

27,2

%38

,9%

26,2

%37

,8%

36,4

%38

,3%

35,0

%45

,0%

45,6

%16

,7%

26,9

%57

,1%

53,0

%44

,9%

33,3

%40

,9%

37,5

%40

,4%

Resg

uard

o da

qua

lidad

e do

pr

ofis

sion

al p

elo

Exam

e de

Su

ficiê

ncia

Insa

tisfe

ito20

,0%

19,0

%15

,4%

0,0%

8,9%

12,2

%7,

5%10

,9%

14,7

%13

,0%

12,9

%8,

3%11

,9%

5,4%

11,4

%13

,6%

5,0%

8,3%

9,3%

22,2

%11

,5%

0,0%

9,6%

9,0%

25,9

%8,

0%12

,5%

9,8%

Satis

feito

60,0

%19

,0%

42,3

%10

0,0%

47,5

%38

,5%

50,7

%41

,8%

44,0

%26

,1%

36,4

%36

,1%

38,1

%43

,2%

38,6

%42

,0%

50,0

%42

,5%

35,9

%33

,3%

46,2

%71

,4%

47,0

%40

,4%

40,7

%37

,2%

62,5

%39

,5%

Cele

ridad

e pa

ra o

bter

, re

nova

r ou

canc

elar

re

gist

ro

Insa

tisfe

ito20

,0%

14,3

%11

,5%

0,0%

13,9

%12

,8%

10,4

%14

,5%

10,7

%8,

7%8,

8%2,

8%9,

5%2,

7%9,

1%18

,5%

15,0

%4,

2%8,

9%0,

0%19

,2%

0,0%

6,8%

10,1

%25

,9%

7,9%

12,5

%9,

1%

Satis

feito

40,0

%14

,3%

46,2

%10

0,0%

40,6

%37

,2%

29,9

%38

,2%

50,7

%26

,1%

42,9

%61

,1%

35,7

%43

,2%

40,9

%29

,6%

35,0

%49

,2%

37,9

%33

,3%

26,9

%71

,4%

43,8

%49

,4%

37,0

%38

,9%

62,5

%40

,0%

Cus

tas

do re

gist

ro s

ão

com

patív

eis

com

a re

nda

do p

rofis

sion

al

Insa

tisfe

ito40

,0%

47,6

%42

,3%

0,0%

38,6

%37

,2%

43,3

%43

,6%

36,0

%34

,8%

44,7

%30

,6%

26,2

%21

,6%

38,6

%46

,9%

60,0

%29

,2%

35,3

%44

,4%

26,9

%28

,6%

35,9

%23

,6%

51,9

%32

,0%

25,0

%35

,2%

Satis

feito

20,0

%14

,3%

15,4

%66

,7%

20,8

%18

,6%

19,4

%29

,1%

25,3

%17

,4%

16,1

%27

,8%

28,6

%29

,7%

29,5

%19

,8%

10,0

%20

,8%

16,7

%27

,8%

38,5

%42

,9%

26,0

%32

,6%

3,7%

21,2

%25

,0%

21,2

%

Aten

dim

ento

cor

dial

no

proc

esso

de

regi

stro

Insa

tisfe

ito20

,0%

4,8%

3,8%

0,0%

8,9%

7,1%

4,5%

7,3%

5,3%

8,7%

6,0%

8,3%

11,9

%2,

7%2,

3%9,

9%10

,0%

2,5%

5,6%

16,7

%15

,4%

0,0%

2,8%

3,4%

18,5

%4,

5%0,

0%5,

5%

Satis

feito

40,0

%47

,6%

46,2

%66

,7%

54,5

%51

,9%

38,8

%52

,7%

65,3

%39

,1%

50,7

%52

,8%

50,0

%56

,8%

52,3

%51

,9%

65,0

%59

,2%

51,1

%33

,3%

53,8

%57

,1%

57,7

%59

,6%

33,3

%49

,4%

62,5

%51

,7%

Cord

ialid

ade

na fi

scal

izaçã

oIn

satis

feito

20,0

%19

,0%

19,2

%0,

0%15

,8%

11,5

%16

,4%

10,9

%13

,3%

21,7

%9,

2%8,

3%16

,7%

10,8

%22

,7%

14,8

%5,

0%6,

7%8,

0%22

,2%

23,1

%14

,3%

8,2%

11,2

%22

,2%

6,4%

0,0%

9,5%

Satis

feito

20,0

%28

,6%

34,6

%66

,7%

40,6

%35

,9%

22,4

%49

,1%

41,3

%21

,7%

38,2

%55

,6%

45,2

%37

,8%

40,9

%45

,7%

30,0

%46

,7%

36,5

%16

,7%

42,3

%57

,1%

47,7

%47

,2%

37,0

%35

,1%

50,0

%38

,4%

Seve

ridad

e da

fisc

aliza

ção

Insa

tisfe

ito60

,0%

14,3

%26

,9%

33,3

%18

,8%

16,0

%26

,9%

10,9

%21

,3%

17,4

%17

,5%

5,6%

21,4

%16

,2%

18,2

%24

,7%

20,0

%13

,3%

13,8

%38

,9%

19,2

%28

,6%

13,2

%21

,3%

29,6

%13

,8%

12,5

%15

,9%

Satis

feito

0,0%

28,6

%30

,8%

33,3

%40

,6%

29,5

%25

,4%

43,6

%34

,7%

13,0

%34

,1%

50,0

%35

,7%

43,2

%50

,0%

40,7

%30

,0%

34,2

%28

,9%

22,2

%46

,2%

42,9

%38

,4%

37,1

%37

,0%

28,0

%50

,0%

32,2

%

Abra

ngên

cia

da fi

scal

izaçã

oIn

satis

feito

60,0

%23

,8%

26,9

%33

,3%

19,8

%17

,3%

29,9

%29

,1%

24,0

%21

,7%

24,4

%11

,1%

16,7

%13

,5%

22,7

%28

,4%

20,0

%8,

3%17

,9%

22,2

%7,

7%28

,6%

14,2

%21

,3%

44,4

%15

,6%

12,5

%18

,2%

Satis

feito

20,0

%19

,0%

30,8

%0,

0%33

,7%

26,9

%20

,9%

36,4

%30

,7%

17,4

%28

,1%

50,0

%33

,3%

35,1

%38

,6%

29,6

%20

,0%

46,7

%25

,8%

27,8

%46

,2%

57,1

%40

,9%

40,4

%29

,6%

28,0

%37

,5%

30,7

%

Cele

ridad

e na

em

issã

o de

cer

tidõe

s e

outro

s do

cum

ento

s

Insa

tisfe

ito20

,0%

9,5%

7,7%

0,0%

6,9%

9,0%

7,5%

10,9

%5,

3%4,

3%9,

7%0,

0%14

,3%

2,7%

9,1%

8,6%

5,0%

0,8%

5,2%

5,6%

3,8%

0,0%

3,6%

5,6%

18,5

%6,

4%12

,5%

6,4%

Satis

feito

40,0

%52

,4%

50,0

%10

0,0%

58,4

%48

,1%

35,8

%56

,4%

66,7

%47

,8%

46,5

%66

,7%

38,1

%51

,4%

47,7

%48

,1%

50,0

%62

,5%

47,2

%50

,0%

65,4

%57

,1%

56,6

%60

,7%

48,1

%48

,0%

75,0

%50

,6%

Faci

lidad

e de

loca

lizaç

ão

e do

wnl

oad

de le

gisl

açõe

s no

site

Insa

tisfe

ito0,

0%9,

5%11

,5%

0,0%

13,9

%16

,0%

16,4

%7,

3%12

,0%

21,7

%10

,6%

8,3%

16,7

%8,

1%11

,4%

16,0

%25

,0%

8,3%

10,7

%11

,1%

11,5

%0,

0%9,

3%11

,2%

18,5

%7,

8%0,

0%10

,3%

Satis

feito

40,0

%38

,1%

57,7

%66

,7%

47,5

%35

,3%

34,3

%58

,2%

48,0

%21

,7%

42,4

%63

,9%

38,1

%56

,8%

47,7

%46

,9%

45,0

%51

,7%

41,0

%33

,3%

53,8

%71

,4%

55,5

%52

,8%

40,7

%44

,9%

75,0

%45

,6%

Qua

lidad

e do

ace

rvo

da

bibl

iote

ca fí

sica

Insa

tisfe

ito20

,0%

9,5%

7,7%

0,0%

9,9%

14,7

%9,

0%10

,9%

17,3

%21

,7%

6,5%

5,6%

2,4%

10,8

%15

,9%

13,6

%20

,0%

5,8%

6,4%

33,3

%19

,2%

0,0%

7,1%

7,9%

14,8

%4,

5%0,

0%7,

6%

Satis

feito

0,0%

14,3

%30

,8%

33,3

%25

,7%

21,2

%20

,9%

18,2

%24

,0%

17,4

%25

,8%

27,8

%9,

5%24

,3%

18,2

%16

,0%

20,0

%19

,2%

21,4

%11

,1%

26,9

%14

,3%

25,6

%23

,6%

22,2

%22

,6%

62,5

%22

,4%

Qua

lidad

e do

ace

rvo

da

bibl

iote

ca v

irtua

l

Insa

tisfe

ito20

,0%

14,3

%11

,5%

0,0%

12,9

%15

,4%

11,9

%5,

5%18

,7%

21,7

%8,

3%8,

3%11

,9%

5,4%

18,2

%17

,3%

25,0

%5,

8%8,

5%16

,7%

7,7%

0,0%

12,1

%7,

9%14

,8%

6,4%

12,5

%9,

5%

Satis

feito

20,0

%9,

5%30

,8%

33,3

%31

,7%

24,4

%20

,9%

25,5

%25

,3%

26,1

%31

,8%

27,8

%19

,0%

24,3

%36

,4%

21,0

%30

,0%

25,0

%24

,7%

22,2

%19

,2%

42,9

%34

,9%

25,8

%29

,6%

30,5

%62

,5%

28,4

%

Qua

lidad

e do

con

teúd

o/so

m/im

agem

da

rádi

o/tv

CF

C/CR

Cs

Insa

tisfe

ito40

,0%

19,0

%23

,1%

0,0%

16,8

%19

,9%

14,9

%12

,7%

16,0

%17

,4%

10,6

%19

,4%

11,9

%21

,6%

11,4

%17

,3%

20,0

%8,

3%8,

3%27

,8%

26,9

%14

,3%

5,3%

11,2

%22

,2%

8,2%

12,5

%10

,9%

Satis

feito

0,0%

14,3

%34

,6%

33,3

%27

,7%

27,6

%25

,4%

10,9

%20

,0%

17,4

%24

,4%

30,6

%19

,0%

13,5

%36

,4%

24,7

%20

,0%

25,0

%36

,1%

16,7

%19

,2%

28,6

%46

,3%

37,1

%14

,8%

38,8

%37

,5%

33,2

%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 3

4 7

1 1

20

22

507

5

43

358

2

73

352

1

00

795

1

48

328

2

68

207

2

92

91

593

1

.890

1

47

101

2

9 1

.076

5

99

109

3

.405

8

6 1

2.54

4

Page 85: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

84

Tabela

23

: R

epre

senta

ção p

olít

ico-c

lass

ista

Todo

s

AC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

A re

pres

enta

ção

polít

ica

é fu

ndam

enta

l?88

,2%

77,5

%83

,3%

81,8

%83

,6%

82,9

%84

,9%

83,2

%85

,2%

78,0

%83

,1%

87,8

%86

,0%

85,1

%76

,8%

77,7

%86

,8%

84,3

%79

,6%

83,7

%79

,2%

69,0

%83

,5%

85,5

%85

,3%

80,8

%76

,7%

82,1

%

Ocu

pa c

argo

ele

tivo

em e

ntid

ade

de

clas

se c

ontá

bil

8,8%

2,8%

1,7%

13,6

%4,

5%4,

2%1,

7%5,

5%4,

0%5,

0%4,

0%9,

5%5,

2%3,

0%6,

3%3,

8%7,

7%6,

1%3,

0%4,

8%4,

0%3,

4%5,

2%7,

5%6,

4%3,

8%3,

5%4,

3%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 3

4 7

1 1

20

22

507

5

43

358

2

73

352

1

00

795

1

48

328

2

68

207

2

92

91

593

1

.890

1

47

101

2

9 1

.076

5

99

109

3

.405

8

6 1

2.54

4

Con

tado

res

AC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

A re

pres

enta

ção

polít

ica

é fu

ndam

enta

l?89

,7%

86,0

%86

,2%

78,9

%85

,7%

83,2

%85

,6%

84,4

%85

,2%

80,5

%82

,5%

87,5

%86

,0%

86,1

%74

,8%

78,7

%85

,9%

86,3

%80

,2%

84,5

%77

,3%

68,2

%85

,2%

86,5

%87

,8%

81,1

%76

,9%

82,9

%

Ocu

pa c

argo

ele

tivo

em e

ntid

ade

de

clas

se c

ontá

bil

6,9%

4,0%

2,1%

10,5

%4,

7%4,

4%0,

7%5,

0%3,

6%5,

2%4,

0%7,

1%5,

6%3,

5%5,

5%3,

3%9,

9%5,

5%2,

3%5,

4%4,

0%4,

5%5,

4%8,

2%7,

3%3,

7%3,

8%4,

2%

Núm

ero

de re

spon

dent

es29

5094

1940

638

729

121

827

777

578

112

286

231

163

211

7147

313

7512

975

2279

551

082

2350

7893

89

Técn

icos

AC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

A re

pres

enta

ção

polít

ica

é fu

ndam

enta

l?80

,0%

57,1

%73

,1%

100,

0%75

,2%

82,1

%82

,1%

78,2

%85

,3%

69,6

%84

,8%

88,9

%85

,7%

78,4

%84

,1%

75,3

%90

,0%

76,7

%77

,9%

77,8

%84

,6%

71,4

%78

,6%

79,8

%77

,8%

80,1

%75

,0%

79,7

%

Ocu

pa c

argo

ele

tivo

em e

ntid

ade

de

clas

se c

ontá

bil

20,0

%0,

0%0,

0%33

,3%

4,0%

3,8%

6,0%

7,3%

5,3%

4,3%

4,1%

16,7

%2,

4%0,

0%9,

1%4,

9%0,

0%8,

3%4,

9%0,

0%3,

8%0,

0%4,

6%3,

4%3,

7%4,

2%0,

0%4,

6%

Núm

ero

de re

spon

dent

es5

2126

310

115

667

5575

2321

736

4237

4481

2012

051

518

267

281

8927

1055

831

55

Page 86: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

85

Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Tabela

24

: R

epre

senta

ção p

olít

ico-s

oci

al

Todo

s

AC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

Parti

cipa

de

entid

ades

de

clas

se n

ão

vinc

ulad

a à

clas

se c

ontá

bil

17,6

%14

,1%

14,2

%13

,6%

18,3

%20

,1%

17,6

%20

,5%

21,3

%22

,0%

18,9

%18

,9%

22,6

%19

,8%

17,4

%17

,1%

18,7

%17

,2%

12,0

%20

,4%

22,8

%27

,6%

23,3

%26

,5%

16,5

%16

,4%

29,1

%18

,1%

Ocu

pa c

argo

ele

tivo

em e

ntid

ade

de

clas

se n

ão v

incu

lada

à c

lass

e co

ntáb

il11

,8%

9,9%

5,0%

18,2

%18

,9%

13,4

%12

,6%

18,7

%17

,0%

19,0

%15

,1%

15,5

%13

,4%

14,6

%15

,0%

11,0

%13

,2%

16,5

%11

,7%

14,3

%11

,9%

6,9%

20,9

%24

,2%

4,6%

14,1

%17

,4%

15,1

%

É fil

iado

a p

artid

o po

lític

o14

,7%

5,6%

5,8%

18,2

%10

,5%

12,9

%7,

0%13

,6%

17,9

%13

,0%

11,8

%20

,3%

18,0

%13

,4%

13,5

%8,

6%22

,0%

11,3

%6,

1%9,

5%16

,8%

20,7

%12

,7%

16,2

%14

,7%

7,5%

17,4

%10

,5%

Núm

ero

de re

spon

dent

es 3

4 7

1 1

20

22

507

5

43

358

2

73

352

1

00

795

1

48

328

2

68

207

2

92

91

593

1

.890

1

47

101

2

9 1

.076

5

99

109

3

.405

8

6 1

2.54

4

Con

tado

res

AC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

Parti

cipa

de

entid

ades

de

clas

se n

ão

vinc

ulad

a à

clas

se c

ontá

bil

20,7

%16

,0%

14,9

%15

,8%

18,0

%21

,7%

16,2

%21

,1%

20,6

%20

,8%

20,1

%14

,3%

21,3

%19

,9%

16,6

%15

,2%

15,5

%16

,9%

11,5

%20

,2%

21,3

%27

,3%

23,6

%26

,7%

12,2

%15

,5%

29,5

%17

,8%

Ocu

pa c

argo

ele

tivo

em e

ntid

ade

de

clas

se n

ão v

incu

lada

à c

lass

e co

ntáb

il10

,3%

10,0

%6,

4%15

,8%

18,5

%15

,2%

11,0

%18

,3%

15,9

%20

,8%

15,6

%13

,4%

12,9

%15

,2%

16,0

%10

,0%

14,1

%16

,5%

12,4

%14

,7%

12,0

%9,

1%22

,0%

24,7

%4,

9%13

,8%

19,2

%15

,3%

É fil

iado

a p

artid

o po

lític

o10

,3%

6,0%

6,4%

10,5

%10

,1%

12,4

%5,

5%13

,3%

16,6

%13

,0%

10,2

%18

,8%

16,4

%11

,7%

14,1

%5,

7%19

,7%

9,7%

4,8%

9,3%

14,7

%18

,2%

11,8

%15

,5%

8,5%

6,6%

19,2

%9,

5%

Núm

ero

de re

spon

dent

es29

5094

1940

638

729

121

827

777

578

112

286

231

163

211

7147

313

7512

975

2279

551

082

2350

7893

89

Técn

icos

AC

ALAM

APB

AC

ED

FES

GO

MA

MG

MS

MT

PAPB

PEPI

PRR

JR

NR

OR

RR

SS

CS

ES

PTO

Bra

sil

Parti

cipa

de

entid

ades

de

clas

se n

ão

vinc

ulad

a à

clas

se c

ontá

bil

0,0%

9,5%

11,5

%0,

0%19

,8%

16,0

%23

,9%

18,2

%24

,0%

26,1

%15

,7%

33,3

%31

,0%

18,9

%20

,5%

22,2

%30

,0%

18,3

%13

,4%

22,2

%26

,9%

28,6

%22

,4%

25,8

%29

,6%

18,5

%25

,0%

18,8

%

Ocu

pa c

argo

ele

tivo

em e

ntid

ade

de

clas

se n

ão v

incu

lada

à c

lass

e co

ntáb

il20

,0%

9,5%

0,0%

33,3

%20

,8%

9,0%

19,4

%20

,0%

21,3

%13

,0%

13,8

%22

,2%

16,7

%10

,8%

11,4

%13

,6%

10,0

%16

,7%

9,7%

11,1

%11

,5%

0,0%

17,8

%21

,3%

3,7%

14,7

%0,

0%14

,2%

É fil

iado

a p

artid

o po

lític

o40

,0%

4,8%

3,8%

66,7

%11

,9%

14,1

%13

,4%

14,5

%22

,7%

13,0

%16

,1%

25,0

%28

,6%

24,3

%11

,4%

16,0

%30

,0%

17,5

%9,

5%11

,1%

23,1

%28

,6%

15,3

%20

,2%

33,3

%9,

6%0,

0%13

,2%

Núm

ero

de re

spon

dent

es5

2126

310

115

667

5575

2321

736

4237

4481

2012

051

518

267

281

8927

1055

831

55

Page 87: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Conselho Federal de Contabilidade

86

Tabela 25: Registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI)

CRCContador com registro

CNAIContador sem registro CNAI

Contador (total)

n % CNAI n n

AC 2 6,9% 27 29

AL 9 18,0% 41 50

AM 13 13,8% 81 94

AP 3 15,8% 16 19

BA 65 16,0% 341 406

CE 47 12,1% 340 387

DF 34 11,7% 257 291

ES 32 14,7% 186 218

GO 35 12,6% 242 277

MA 8 10,4% 69 77

MG 91 15,7% 487 578

MS 17 15,2% 95 112

MT 47 16,4% 239 286

PA 30 13,0% 201 231

PB 22 13,5% 141 163

PE 31 14,7% 180 211

PI 8 11,3% 63 71

PR 56 11,8% 417 473

RJ 164 11,9% 1.211 1.375

RN 13 10,1% 116 129

RO 10 13,3% 65 75

RR 5 22,7% 17 22

RS 105 13,2% 690 795

SC 73 14,3% 437 510

SE 12 14,6% 70 82

SP 425 18,1% 1.925 2.350

TO 14 17,9% 64 78

BRASIL 1.371 14,6% 8.018 9.389

Page 88: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

SISTEMA CFC/CRCs

DIRETORIA DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE(MANDATO 2012/2013)

Contador Juarez Domingues Carneiro (SC)Presidente

Contadora Contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim (AL)Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional

Contador Sergio Prado de Mello (SP)Vice-presidente de Fiscalização Ética e Disciplina

Contador Antonio Miguel Fernandes (RJ)Vice-presidente de Registro

Contadora Verônica de Souto Maior (PE)Vice-presidente Técnica

Contador Luiz Henrique de Souza (MS)Vice-presidente Administrativo

Contador Enory Luiz Spinelli (RS)Vice-presidente de Desenvolvimento Operacional

Contador Lucilene Florêncio Viana (AM)Vice-presidente de Controle Interno

Ténico em Contabilidade José Augusto Costa Sobrinho (SE)Representante dos Técnicos em contabilidade no Conselho Diretor

CÂMARA TÉCNICA

Contadora Verônica Cunha de Souto Maior (PE) Coordenadora da CâmaraContador Luiz Carlos de Souza (PR) Coordenador-Adjunto da Câmara de Projetos Técnicos

EFETIVOSContadora Regina Célia Nascimento Vilanova (PA) Contadora Gardênia Maria Braga de Carvalho (PI) Contador Sergio Prado de Mello (SP)

SUPLENTESContador Rivoldo Costa Sarmento (AL) Contador Pedro Jorge de Abreu Braga (CE) Contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim (AL) Contador Paulo César Gonçalves de Almeida (MG) Contador Jádson Gonçalves Ricarte (SE)

CÂMARA DE CONTROLE INTERNO

Contadora Lucilene Florêncio Viana (AM) Coordenadora da CâmaraContador João Altair Caetano dos Santos (RO) Coordenador-Adjunto da Câmara de Controle Interno

Page 89: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

EFETIVOSContador Luiz Henrique de Souza (MS) TC Edvaldo Paulo de Araújo (BA)

SUPLENTESContador Júlio Ramon Marchiore Teixeira (AM) Contador Luiz Carlos de Souza (PR) Contador Francisco Fernandes de Oliveira (RR) Contadora Maria do Rosário de Oliveira (RN)

CÂMARA DE REGISTRO

Contador Antonio Miguel Fernandes (RJ)Coordenador da CâmaraContadora Luci Melita Vaz (GO) Coordenadora-Adjunta da Câmara de Registro

EFETIVOSContador José Wagner Rabelo Mesquita (MA) TC Juliana Aparecida Soares Martins (TO) TC José Carlos Fernandes (PB)

SUPLENTESContadora Regina Célia Nascimento Vilanova (PA) Contador Paulo Vieira Pinto (ES) Contador Júlio Ramon Marchiore Teixeira (AM) TC José Augusto Costa Sobrinho (SE) TC Vivaldo Barbosa de Araújo Filho (RR)

CÂMARA DE DESENVOLVIMENTO OPERACIONAL

Contador Enory Luiz Spinelli (RS) Coordenador da CâmaraContador José Eustáquio Geovanini (MG) Coordenador-Adjunto da Câmara de Desenvolvimento Operacional

EFETIVOSContadora Lucilene Florêncio Viana (AM) TC Edvaldo Paulo de Araújo (BA)

SUPLENTESContador José Carlos Oliveira de Carvalho (RJ) Contador Francisco Fernandes de Oliveira (RR) Contador Rivoldo Costa Sarmento (AL) TC Jucimei Geraldo da Costa (DF)

CÂMARA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS

Contador Luiz Henrique de Souza (MS) Coordenador da CâmaraContadora Silvia Mara Leite Cavalcante (MT) Coordenadora-Adjunta da Câmara de Assuntos Administrativos

Page 90: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

EFETIVOSContador Enory Luiz Spinelli (RS) TC Miguel Ângelo Martins Lara (DF)

SUPLENTESContadora Gardênia Maria Braga de Carvalho (PI) TC Juliana Aparecida Soares Martins (TO) Contador João de Oliveira e Silva (PA) TC Maria das Graças Santana (MA)

CÂMARA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E INSTITUCIONAL

Contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim (AL) Coordenadora da CâmaraContador Paulo Vieira Pinto (ES) Coordenador-Adjunto da Câmara de Desenvolvimento Profissional e institucional

EFETIVOSContador João Altair Caetano dos Santos (RO) Contador Pedro Jorge de Abreu Braga (CE) TC José Cleber da Silva Fontineles (AC) Contadora Silvia Mara Leite Cavalcante (MT)

SUPLENTESContadora Maíza de Barros Bumlai (MT) Contador Flávio Azevedo Pinto (TO) Contadora Ana Tércia Rodrigues (RS) Contador Joaquim de Alencar Bezerra Filho (PI) TC Osvaldo Rodrigues da Cruz (CE) Contador José Nilton Junckes (SC)

CÂMARA DE FISCALIZAÇÃO, ÉTICA E DISCIPLINA

Contador Sergio Prado de Mello (SP) Coordenador da CâmaraTC José Cleber da Silva Fontineles (AC) Coordenador-Adjunto da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina

EFETIVOSContador José Eustáquio Geovanini (MG) TC Bernardo Rodrigues de Souza (AP) TC Paulo Viana Nunes (RN) Contadora Luci Melita Vaz (GO) Contador Antonio Miguel Fernandes (RJ) TC José Augusto Costa Sobrinho (SE) TC Vivaldo Barbosa de Araújo Filho (RR)

SUPLENTESContador Luiz Antonio Balaminut (SP) TC Auridan José de Lima (AP) TC Paulo Luiz Pacheco (ES) Contador João Eloi Olenike (PR) TC José Carlos Fernandes (PB) Contador Edson Franco de Morais (PB) Contador Alcyr Moreira Fernandes (MS) TC Cláudio de Holanda Castro (AC) TC Severino Vicente da Silva (PE)

Page 91: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

CONSELHO REGIONAIS DE CONTABILIDADE

CRC - ACRE

Presidente Marcelo do Nascimento Franca

Estrada Dias Martins, 438 - Residencial Mariana, Rio Branco - AC

CEP: 69912-470

Telefone: (68) 3227-8038/ Fax: (68) 3227-8038

E-mail: [email protected]

CRC - ALAGOAS

Presidente Carlos Henrique do Nascimento

Rua Tereza de Azevedo, 1526 - Pinheiro, Maceió - AL

CEP: 57057-570

Telefax: (82) 3338-9444

E-mail: [email protected]

CRC - AMAZONAS

Presidente Jeanne Carmen Ramos Luzeiro Figueira

Rua dos Japoneses, 27 - Parque 10, Manaus - AM

CEP: 69054-650

Telefax: (92) 3236-8952

E-mail: [email protected]

CRC - AMAPÁ

Presidente Márcio Lélio da Paixão Nascimento

Rua Hamilton Silva, 1.180 - Central, Macapá - AP

CEP: 68900-068

Telefone: (96) 3223-9503/ Fax: 3223-9504

E-mail: [email protected]

CRC - BAHIA

Presidente Wellington do Carmo Cruz

Rua do Salete, 320 - Barris, Salvador - BA

CEP: 40070-200

Telefone: (71) 2109-4000/ Fax: 2109-4009

E-mail: [email protected]

CRC - CEARÁ

Presidente Cassius Regis Antunes Coelho

Av. da Universidade, 3.057 - Benfica, Fortaleza - CE

CEP: 60020-181

Telefone: (85) 3455-2900/ Fax: 3455-2913

E-mail: [email protected]

CRC - DISTRITO FEDERAL

Presidente Adriano de Andrade Marrocos

SHCS CR 505, Bl. C, Lojas 45, Brasília - DF

CEP: 70350-530

Telefone: (61) 3321-1757/ Fax: (61) 3321-1747

E-mail: [email protected]

CRC - ESPIRITO SANTO

Presidente Cristina Amélia Fontes Langoni

Rua Amélia da Cunha Ornelas, 30 - Bento Ferreira, Vitória - ES

CEP: 29050-620

Telefone: (27) 3232.1617/ Fax: (27) 3232.1621

E-mail: [email protected]

CRC - GOIÁS

Presidente Henrique Ricardo Batista

Rua 107, n.º 151, Qd. F, Lt 21E - Setor Sul, Goiânia - GO

CEP: 74085-060

Telefone: (62) 3240.2211/ Fax: 3240.2270

E-mail: [email protected]

CRC - MARANHÃO

Presidente Heraldo de Jesus Campelo

Rua das Sucupiras, Quadra 44, Casa 32 - Jardim Renascença I

São Luiz - MA - CEP: 65075-400

Telefone: (98) 3214-5300

E-mail: [email protected]

CRC - MINAS GERAIS

Presidente Walter Roosevelt Coutinho

Rua Cláudio Manoel, 639 - Funcionários, Belo Horizonte MG

CEP: 30140-100

Telefone: (31) 3269-8400/ Fax: (31) 3269-8405

E-mail: [email protected]

CRC - MATO GROSSO DO SUL

Presidente Carlos Rubens de Oliveira

Rua Euclides da Cunha, 994 - Jardim dos Estados, Campo

Grande - MS - CEP: 79020-230

Telefax: (67) 3326-0750

E-mail: [email protected]

CRC - MATO GROSSO

Presidente Ivan Echeverria

Rua 05, Qd. 13, lote 02 - Centro Político Administrativo

Cuiabá - MT - CEP: 78049-916

Telefone: (65) 3648-2800/ Fax: (65) 3648-2828

E-mail: [email protected]

CRC - PARÁ

Presidente Eloi Prata Alves

R. Avertano Rocha 392, entre São Pedro e Pe. Eutiqueo

Belém - PA - CEP: 66023-120

Telefone: (91) 3202-4150

E-mail: [email protected]

CRC - PARAÍBA

Presidente Gilsandro Costa de Macedo

Rua Rodrigues de Aquino 208 - Centro - João Pessoa - PB

CEP: 58013-030

Telefone: (83) 3044-1313/ Fax: 3221-3714

E-mail: [email protected]

CRC - PERNAMBUCO

Presidente Jose Eraldo Lucio de Oliveira

Rua do Sossego, 693 - Santo Amaro, Recife - PE

CEP: 50100-150

Telefax: (81) 2122-6011

E-mail: [email protected]

CRC - PIAUÍ

Presidente Elias Dib Caddah Neto

Av. Pedro Freitas, 1000 - Vermelha, Teresina - PI

CEP: 64018-000

Telefone: (86) 3221-7531/ Fax: 3221-7161

E-mail: [email protected]

CRC - PARANÁ

Presidente Lucélia Lecheta

Rua XV de Novembro, 2987 - Alto da XV, Curitiba - PR

CEP : 80050-000

Telefone: (41) 3360-4700

E-mail: [email protected]

CRC - RIO DE JANEIRO

Presidente Diva Maria de Oliveira Gesualdi

R. 1º de Março, 33 e Ouvidor, 50 - Centro, Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20010-000

Telefone: (21) 2216-9595/ Fax: 2216-9619

E-mail: [email protected]

CRC - RIO GRANDE DO NORTE

Presidente Everildo Bento da Silva

Av. Bernardo Vieira, 4545 - Tirol - Natal - RN

CEP: 59015-450

Telefone: (84) 3211-2558 / 3211-8505 / 3211-8512

E-mail: [email protected]

Page 92: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

CRC - RONDÔNIA

Presidente Antônio Rocha de Souza

Avenida Presidente Dutra 2374 - Centro, Porto Velho - RO

CEP: 76801-034

Telefone: (69) 3211-7900/ Fax: (69) 3211-7901

E-mail: [email protected]

CRC - RORAIMA

Presidente Claudio Barbosa de Oliveira

R. Major Manoel Correia, 372 - São Francisco, Boa Vista -

RR - CEP: 69305-100

Telefone: (95) 3624-4880/ 3624-4505

E-mail: [email protected]

CRC - RIO GRANDE DO SUL

Presidente Zulmir Ivânio Breda

Rua Baronesa do Gravataí, 471 - Cidade Baixa, Porto Alegre - RS

CEP: 90160-070

Telefax: (51) 3254-9400

E-mail: [email protected]

CRC - SANTA CATARINA

Presidente Adilson Cordeiro

Av Osvaldo Rodrigues Cabral, 1900, Cx P 76, Centro, Floria-

nópolis - SC - CEP: 88015-710

Telefone: (48) 3027-7000/ Fax: (48) 3027-7008

E-mail: [email protected]

CRC - SERGIPE

Presidente Aécio Prado Dantas Júnior

Av. Mário Jorge Menezes Vieira, 3.140 - Coroa do Meio,

Aracaju - SE - CEP:49035-660

Telefone: (79) 3301-6808

E-mail: [email protected]

CRC - SÃO PAULO

Presidente Luiz Fernando Nóbrega

Rua Rosa e Silva, n.º 60 - Higienópolis, São Paulo - SP

CEP: 01230-909

Telefone: (11) 3824-5400/ Fax: (11) 3662-0035/ 3826-

8752

E-mail: [email protected]

CRC - TOCANTINS

Presidente Vânia Labres da Silva

Av. Theotônio Segurado, 601 Sul, Conj, 01 Lote 19,

Plano Diretor Sul, Palmas - TO - CEP: 77016-330

Telefone: (63) 3219-5600/ Fax: (63) 3219-5601

E-mail: [email protected]

Page 93: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13
Page 94: Pesquisa Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/13

Pesq

uisa

Per

fil d

o Pr

ofis

sion

al d

a C

onta

bilid

ade

2012

/13

www.cfc.org.brSAUS Quadra 5 Bloco J

Edifício CFC - Brasília, DFCEP 70070-92061 33149600 Pe

squi

saPerfild

oProfissional

daContabilidade

2012

/13