persas

9
IMPÉRIO PERSA O maior império da antiguidade oriental

Upload: valeria-kosicki

Post on 25-Jun-2015

6.447 views

Category:

Education


3 download

DESCRIPTION

O material faz um breve resgate às origens e o esplendor do Império Persa, enfatizando suas principais contribuições ao mundo atual.

TRANSCRIPT

Page 1: Persas

IMPÉRIO PERSAO maior império da antiguidade oriental

Page 2: Persas

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

Os persas formaram o maior império do Oriente Antigo;

Unificaram vários povos do Crescente Fértil; suas fronteiras se estendiam do Mar

Mediterrâneo até o Oceano Índico. Habitavam o planalto do Irã, situado a leste

da Mesopotâmia, uma região semi-árida, com montanhas, ricas em minerais, desertos e poucos vales férteis, de clima seco, com grandes oscilações de temperatura.

Page 3: Persas

CARACTERÍSTICAS ADMINISTRATIVAS

Ciro, o Grande, foi o primeiro “grande” rei dos persas

unificou os reinos e empreendeu uma política expansionista para atender as necessidades populacionais.

Page 4: Persas

CARACTERÍSTICAS ADMINISTRATIVAS

Ciro, morto em combate, foi sucedido por Cambises, posteriormente morto em uma revolta interna, que foi sucedido por Dario I.

O governo era uma monarquia absoluta teocrática. Para controlar as revoltas do império, Dário I dividiu-o em 20 satrápias, cada qual

governada por um sátrapa, governante responsável pela arrecadação dos impostos em seu território.

Uma parte dos tributos era usada para manter a administração e o exército, a

outra, era enviada para o rei. “Os olhos e os ouvidos dos reis” - para evitar traições, Dario I, enviava fiscais

reais às Satrápias. Para garantir o controle do império, o rei possuía um poderoso exército e mandou

construir uma rede de estradas ligando os grandes centros, que lhe permitiram mandar seus funcionários ou o exército de um extremo ao outro com relativa facilidade.

A mais famosa, era estrada real, que ia de Susa até Sardes, na Ásia Menor, com uma extensão de 2500 quilômetros.

 Havia também um eficiente sistema de correios e uma moeda única, o dárico, cunhada em prata ou ouro, para facilitar as atividades comerciais.     

Page 5: Persas
Page 6: Persas

RELIGIÃO

Zoroastrismo: religião dualista, que previa a crença em dois deuses – um do bem e outro do mal.

A religião também previa a crença no juízo final.

Page 7: Persas

PARA SABER MAIS...

O dualismo cosmológico e religioso, características fundamentais das antigas religiões Pérsicas, tem suas raízes no pensamento do filósofo iraniano Zaratrusta. Zoroastro, que foi o reformador da religião que o precedeu, afirmava a existência de um ser supremo, o qual criou dois seres menores. Estes seres menores, que possuíam a mesma natureza daquele que os havia criado, eram chamados de Ormuzd e Arimann. Ormuzd permaneceu fiel ao seu criador e, por isso, foi considerado o deus bom, origem de todo bem. Em contrapartida, Arimann se rebelou contra seu criador, tornando-se, assim, o autor de todo mal existente na terra. O deus bom criou o ser humano e lhe deu todos os recursos necessários para sua realização. o deus mau, no entanto, frustrou essa felicidade, introduzindo o mal no mundo e criando as feras, plantas e répteis maus. Como conseqüência desta criação de Arimann, o mal é uma realidade inerente em toda as coisas existentes . Entre Ormudz e Arimann, princípio das realidades existente, há uma luta permanente. Da mesma forma, os adeptos de Ormuzd e Arimann, seguindo seus criadores, travam uma incessante guerra. O otimismo deste mito oriental está na perspectiva de que chegará um momento em que os adeptos de Ormuzd serão vitoriosos e Arimann, bem como seus partidários serão condenados às trevas eternas .

Disponível em: < http://sociologianosolon.blogspot.com/>. Acesso em 14 mar.2011.

Page 8: Persas

IMPORTANTE!

Algumas virtudes recomendadas pelo zoroastrismo, como o cumprimento às obrigações de trabalho, obediência aos governantes, criação de muitos filhos e cultivo da terra, serviam também para convencer a camada mais inferior da sociedade persa a não se revoltar contra a situação de exploração a que vivia submetida. Essa concepção religiosa acabou por se transformar em importante fator de controle político e social por parte dos reis e da aristocracia persa.

Page 9: Persas

LEGADO CULTURAL

Religião Estradas unificando territórios Moeda única Correio