period.: diária Área: 5,8 x0 31,00 cm vereadoo do cds ... · perda de mandato, mesmo que esteja...

3
Tiragem: 43909 Pals: Portugal Period.: Diária 31-01-2012 | Público Porto Vereador do CDS incorre em pena de prisão e pode perder mandato O vereador do CDS que pediu sus- pensão de mandato na Câmara do Porto incorre em perda de mandato e verá o seu caso analisado pelo Mi- nistério Público (MP), estando sujei- to a pena de prisão, disseram ontem à Lusa vários especialistas. "A candidatura de alguém que não pode candidatar se é crime. O MP de- ve agora agir, já que a questão entra nas suas competências", explicou Cândido de Oliveira, professor da Universidade do Minho e especialista em Direito das Autarquias Locais. O vereador Manuel Gonçalves in- tegrou em 2009 a lista da coligação PSD/CDS à Câmara do Porto, apesar de estar em situação de falência e de a lei eleitoral estipular que são "inelegíveis para os órgãos das au- tarquias locais" os "falidos ou insol- ventes, salvo se reabilitados". A lei refere ainda que quem aceitar uma candidatura sem ter "capacidade eleitoral passiva" é punido "com prisão até um ano ou pena de mul- ta até 120 dias", alerta Cândido de Oliveira. Falência de Manuel Gonçalves foi declarada pelo Tribunal de Comércio de Gaia era Fevereiro de2008 Além disso. Manuel Gonçalves deverá perder o mandato, defende o especialista: quando a situação é descoberta, o que deve acontecer é a perda de mandato, mesmo que esteja reabilitado. A reabilitação vale para o futuro, não para este mandato". Na lei da tutela administrativa escreve-se que "incorrem em perda de mandato" os membros "relativa- mente aos quais se tornem conheci- dos elementos reveladores de uma situação de inelegibilidade já existen- te, e ainda subsistente, mas não de- tectada previamente à eleição". "As decisões de perda do mandato [...] são da competência dos tribunais ad- ministrativos de círculo" e podem ser "interpostas pelo MP". Tiago Serrão, advogado da so- ciedade PLMJ na área de Prática de Direito Público, sustenta que o MP "deve propor uma acçáo para perda de mandato", no prazo máximo de 20 dias. Catarina Serra, especialis- ta em Direito Comercial, sublinha igualmente que quando alguém é declarado falido "fica sem capaci- dade eleitoral" e a sua "reabilitação" só é efectiva depois do pagamento das dívidas e de terem "decorrido cinco anos do trânsito em julgado da sentença". Âmbito: Informação Geral Pág: 21 Cores: Cor Área: 5,80 x 31,00 cm 5 Corte: 1 de 1

Upload: others

Post on 03-Aug-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Period.: Diária Área: 5,8 x0 31,00 cm Vereadoo do CDS ... · perda de mandato, mesmo que esteja reabilitado. A reabilitação vale para o futuro, não para este mandato". Na le

Tiragem: 43909

Pals: Portugal

Period.: Diária

31-01-2012 | Público Porto

Vereador do CDS incorre em pena de prisão e pode perder mandato • O vereador do CDS que pediu sus-pensão de mandato na Câmara do Porto incorre em perda de mandato e verá o seu caso analisado pelo Mi-nistério Público (MP), estando sujei-to a pena de prisão, disseram ontem à Lusa vários especialistas.

"A candidatura de alguém que não pode candidatar se é crime. O MP de-ve agora agir, já que a questão entra nas suas competências", explicou Cândido de Oliveira, professor da Universidade do Minho e especialista em Direito das Autarquias Locais.

O vereador Manuel Gonçalves in-tegrou em 2009 a lista da coligação PSD/CDS à Câmara do Porto, apesar de estar em situação de falência e de a lei eleitoral estipular que são "inelegíveis para os órgãos das au-tarquias locais" os "falidos ou insol-ventes, salvo se reabilitados". A lei refere ainda que quem aceitar uma candidatura sem ter "capacidade eleitoral passiva" é punido "com prisão até um ano ou pena de mul-ta até 120 dias", alerta Cândido de Oliveira.

Falência de Manuel Gonçalves foi declarada pelo Tribunal de Comércio de Gaia era Fevereiro de2008

Além disso. Manuel Gonçalves deverá perder o mandato, defende o especialista: quando a situação é descoberta, o que deve acontecer é a perda de mandato, mesmo que esteja reabilitado. A reabilitação vale para o futuro, não para este mandato".

Na lei da tutela administrativa escreve-se que "incorrem em perda de mandato" os membros "relativa-mente aos quais se tornem conheci-dos elementos reveladores de uma situação de inelegibilidade já existen-te, e ainda subsistente, mas não de-tectada previamente à eleição". "As decisões de perda do mandato [...] são da competência dos tribunais ad-ministrativos de círculo" e podem ser "interpostas pelo MP".

Tiago Serrão, advogado da so-ciedade PLMJ na área de Prática de Direito Público, sustenta que o MP "deve propor uma acçáo para perda de mandato", no prazo máximo de 20 dias. Catarina Serra, especialis-ta em Direito Comercial, sublinha igualmente que quando alguém é declarado falido "fica sem capaci-dade eleitoral" e a sua "reabilitação" só é efectiva depois do pagamento das dívidas e de terem "decorrido cinco anos do trânsito em julgado da sentença".

Âmbito: Informação Geral

Pág: 21

Cores: Cor

Área: 5,80 x 31,00 cm5

Corte: 1 de 1

Page 2: Period.: Diária Área: 5,8 x0 31,00 cm Vereadoo do CDS ... · perda de mandato, mesmo que esteja reabilitado. A reabilitação vale para o futuro, não para este mandato". Na le

t r I ^ U U - 1 V 1 I U V U 1 » Ü T rage i o i 3

IOL.pl Correio Empresas Última hora: 10 27 l Dami Moore subitiluida por Sarnh Jassica Parker Planeo descontos na sua cidade ISJ

«BB - r Eu encontrei uma forma de branquear os meus dentes Eu consegui branquear os meus dentes sem recorrer a técnicas dentarias dispendiosas Clque aqui para descobrir mais

Mb

Vereador do CDS incorre em pena de prisão Manuel Gonçalves integrou, em 2009, a lista da coligação PSD/CDS à Câmara do Porto e não se podia candidatar

Por I V Í 2 4 / P P I 30- 1 - 2 0 1 2 1 7 : 4 2

Curtir

0

Cadastre-se para ver do que seus amigos gostam.

O 1

Anunciar tiraus"

I Coloque Classificados Grátis com as Coisas que Quiser Inserir no Coisas Anuncios.coisas cum/ttratis

POLÍTICA

RELACIONADOS

Porto, vereador falido pede suspensão de

mandato

Vereador falido ameaça decisões da Câmara

O vereador do CDS que pediu suspensão de mandato na Câmara do Porto incorre em perda de mandato e verá o seu caso analisado pelo Ministério Público (MP), estando sujeito a pena de prisão, disseram esta segunda-feira à Lusa vários especialistas.

«A candidatura de alguém que não pode candidatar-se é crime. O MP deve agora agir, já que a questão entra nas suas competências», explicou Cândido de Oliveira, professor da Universidade do Minho e especialista em Direito das Autarquias Locais.

O vereador Manuel Gonçalves integrou em 2009 a lista da coligação PSD/CDS â Câmara do Porto, apesar de estar em situação de falência e de a lei eleitoral estipular que são «inelegíveis para os órgãos das autarquias locais» os «falidos ou insolventes, salvo se reabilitados».

A lei refere ainda que quem aceitar uma candidatura sem ter «capacidade eleitoral passiva» é punido «com prisão até 1 ano ou pena de multa até 120 dias», alerta Cândido de Oliveira.

Para além disso, Manuel Gonçalves deverá perder o mandato, defende o especialista: «Quando a situação é descoberta, o que deve acontecer é a perda de mandato, mesmo que esteja reabilitado. A reabilitação vale para o futuro, não para este mandato».

• l idas •comentadas »votadas últimas Economia 12012-01-31 10 42

Lucro da Toshiba desce 70% Economia 12012-01-31 10 28

Megaupload: dados preservados mais duas semanas Economia 12012-01-31 1017

Cimeira: «Pacto orçamental é decepcionante» Tecnologia | 2012-O1-31 1017

Megaupload e Megavideo: dados preservados mais duas semanas Sociedade | 2012-01-31 10 15 t n t n v i V a n ã n nr»r m n n A v i / 1 n A o n a r h n n n

mais aqui

A sua casa já tem Fibra? Verifique aqui a cobertura da sua casa, www meo pt Moviflor Saldos até 70% Conheça a nossa selecção de artigos em Saldos e Poupe! Até 31 Jan MoMllor pt/saldos Tradimassas-const. Civil Reabilitação, Remodelação Decoração Acabamentos, Xisto e outras Pedras www iradimassas.pt Especial Emagrecer Natal Menos lOkg Segredos e Dicas 100% Eficazes Adictaparacmattreccr.com

Na lei da Tutela Administrativa escreve-se que «incorrem em perda de mandato» os membros «relativamente aos quais se tornem conhecidos elementos reveladores de uma situação de inelegibilidade já existente, e ainda subsistente, mas não detectada previamente á eleição».

O documento, a que a Lusa teve acesso, refere ainda que «as decisões de perda do mandato [<,] são da competência dos tribunais administrativos de círculo» e podem ser «interpostas pelo MP».

Tiago Serrão, advogado da sociedade PLMJ na LoQin Registo Saiba quais as vant3oens de se registar

Anles Desconto

http://www.tvi24.iol.pt/politica/manuel-goncalves-porto-verador-cds-prisao-tvi24/l 32... 31-01 -2012

Page 3: Period.: Diária Área: 5,8 x0 31,00 cm Vereadoo do CDS ... · perda de mandato, mesmo que esteja reabilitado. A reabilitação vale para o futuro, não para este mandato". Na le

r a g e z u i j

área de Prática de Direito Público, sustenta que o MP «deve propor uma acção para perda de mandato», no prazo máximo de 20 dias. Catarina Serra, especialista em Direito Comercial, sublinha igualmente que quando alguém é declarado falido «fica sem capacidade eleitoral» e a sua «reabilitação» só é efectiva depois do pagamento das dívidas e de terem «decorrido cinco anos do trânsito em julgado da sentença».

A falência de Manuel Gonçalves foi declarada numa sentença de Fevereiro de 2008 do 1o Juízo do Tribunal de Comércio de Gaia, anunciada no Diário da República de 26 de Maio do mesmo ano.

Fonte do CDS confirmou á Lusa que o presidente do partido, Paulo Portas, pediu ao secretário-geral «para averiguar o que se passou».

Desde 2005 que o «centrista» estava na câmara do Porto, como adjunto de Álvaro Castello-Branco (CDS), então vice-presidente do município.

Em Outubro, Manuel Gonçalves tomou posse como vereador da Protecção Civil, Controlo Interno e Fiscalização, em substituição de Sampaio Pimentel (CDS), e este mês passou a tutelar o Ambiente e a presidir ao conselho de administração da Águas do Porto, devido à saída de Castello-Branco.

Ana Filipa Pinto, advogada, é o nome do CDS que se segue nas listas da coligação que gere a autarquia.

A Lusa tentou, sem sucesso, ouvir Ana Filipa Pinto e o líder da concelhia do CDS sobre este assunto.

Comentar Partilhai Partilhai Enviar Imprimir

1 comentário Amílcar Vaz 2012-01-30 19 11

VEREADOR INCORRE EM PENA DE PRISÃO

Pelo que se vê, nesta noticia, um vereador a uma Câmara Municipal, tem mais valor do que um candidato a presidente da república e vou dizer porquê: determinado individuo, há uns bons pares de anos, desertou das fileiras do exército português, fugiu p ... (continuação)

Faça

LOGIN ou registe-se para comentar

Comente com os seus dados

T E f Estatuto editorial Ficha tftcmca e contactos Publicidade

Maios Media Capital Agência Financeira | Autoportal | Maisfuteo j i | Portug.ilDiáno | TVI

Meios Associados AS | Cadena Ser | CincoOias | Canal* | El Pais | Los 40 | Oigitai*

Login Registo Saiba ouais as vantagens de se reomar

http://www.tvi24.iol.pt/politica/manuel-goncalves-porto-verador-cds-prisao-tvi24/132... 31-01-2012