perguntas dos leitores

2
Perguntas dos Leitores: Por que Jesus usou vinho fermentado na Comemoração? (Êxo. 12:20; Luc. 22:7, 8, 14-20) A Sentinela, 15/9/2007 Visto que os judeus receberam ordens de não ter “nada levedado” (ou fermentado) durante a Páscoa, por que Jesus usou vinho — um produto de fermentação quando instituiu a Comemoração de sua morte? — Êxodo 12:20; Lucas 22:7, 8, 14- 20. A Páscoa, em comemoração do Êxodo dos filhos de Israel do Egito, foi instituída em 1513 AEC. Ao explicar como celebrá-la, Jeová disse: “Não deveis comer nada levedado. Em todas as vossas moradas deveis comer pães não fermentados.” (Êxodo 12:11, 20) Essa proibição divina se aplicava apenas ao tipo de pão que seria comido na Páscoa. Não havia nenhuma menção a vinho. O motivo principal da restrição ao fermento foi que a partida dos israelitas do Egito se deu às pressas. “O povo carregou no seu ombro a sua massa antes de ela ter ficado levedada”, explica Êxodo 12:34, “com as suas amassadeiras embrulhadas nas suas capas”. Não usar fermento nas posteriores celebrações da Páscoa serviria para lembrar as futuras gerações desse importante fato. Com o tempo, o fermento muitas vezes veio a ser encarado como símbolo de pecado e corrupção. Referindo-se a uma pessoa imoral na congregação cristã, por exemplo, o apóstolo Paulo perguntou: “Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?” Daí ele disse: “Retirai o velho fermento, para que sejais massa nova, conforme estiverdes livres do levedo. Pois, deveras, Cristo, a nossa páscoa, já tem sido sacrificado. Conseqüentemente, guardemos a festividade, não com o velho fermento, nem com o fermento de maldade e iniqüidade, mas com os pães não fermentados da sinceridade e da verdade.” (1 Coríntios 5:6-8) Somente o pão não-fermentado serviria como símbolo do corpo humano sem pecado de Jesus. — Hebreus 7:26. O uso do vinho na Páscoa foi introduzido mais tarde pelos judeus. É provável que tenha sido depois do retorno deles do exílio em Babilônia. Na Bíblia não há nada contra essa inovação, de modo que Jesus podia corretamente usar vinho na refeição da Páscoa. É óbvio que a fermentação natural do vinho nos tempos antigos era diferente da que ocorria com o pão. No caso da massa, a fermentação exigia a adição de levedo, ou fermento. O vinho de uvas não precisava desse aditivo. Os ingredientes da fermentação já estavam presentes nas uvas. Não seria possível encontrar simples suco de uva na Páscoa, pois desde a colheita, no outono, até a Páscoa, na primavera, ele já teria fermentado. Portanto, ter Jesus usado vinho como emblema ao instituir a Comemoração de sua morte de modo algum violou as instruções sobre a Páscoa com relação ao fermento. Qualquer vinho tinto não adocicado, fortificado ou aromatizado é apropriado para ser usado como símbolo do “sangue precioso” de Cristo. 1 Pedro 1:19.

Upload: joel-alves

Post on 16-Dec-2015

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Perguntas Dos Leitores

TRANSCRIPT

Perguntas dos Leitores: Por que Jesus usou vinho fermentado na Comemorao? (xo. 12:20; Luc. 22:7, 8, 14-20) ASentinela, 15/9/2007Visto que os judeus receberam ordens de no ter nada levedado (ou fermentado) durante a Pscoa, por que Jesus usou vinho um produto de fermentaoquando instituiu a Comemorao de sua morte? xodo 12:20; Lucas 22:7, 8, 14-20.A Pscoa, em comemorao do xodo dos filhos de Israel do Egito, foi instituda em 1513AEC. Ao explicar como celebr-la, Jeov disse: No deveis comer nada levedado. Em todas as vossas moradas deveis comer pes no fermentados. (xodo 12:11, 20) Essa proibio divina se aplicava apenas ao tipo de po que seria comido na Pscoa. No havia nenhuma meno a vinho.O motivo principal da restrio ao fermento foi que a partida dos israelitas do Egito se deu s pressas. Opovo carregou no seu ombro a sua massa antes de ela ter ficado levedada, explica xodo 12:34, com as suas amassadeiras embrulhadas nas suas capas. No usar fermento nas posteriores celebraes da Pscoa serviria para lembrar as futuras geraes desse importante fato.Com o tempo, o fermento muitas vezes veio a ser encarado como smbolo de pecado e corrupo. Referindo-se a uma pessoa imoral na congregao crist, por exemplo, o apstolo Paulo perguntou: No sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? Da ele disse: Retirai o velho fermento, para que sejais massa nova, conforme estiverdes livres do levedo. Pois, deveras, Cristo, a nossa pscoa, j tem sido sacrificado. Conseqentemente, guardemos a festividade, no com o velho fermento, nem com o fermento de maldade e iniqidade, mas com os pes no fermentados da sinceridade e da verdade. (1Corntios 5:6-8) Somente o po no-fermentado serviria como smbolo do corpo humano sem pecado de Jesus. Hebreus 7:26.O uso do vinho na Pscoa foi introduzido mais tarde pelos judeus. provvel que tenha sido depois do retorno deles do exlio em Babilnia. Na Bblia no h nada contra essa inovao, de modo que Jesus podia corretamente usar vinho na refeio da Pscoa. bvio que a fermentao natural do vinho nos tempos antigos era diferente da que ocorria com o po. No caso da massa, a fermentao exigia a adio de levedo, ou fermento. O vinho de uvas no precisava desse aditivo. Os ingredientes da fermentao j estavam presentes nas uvas. No seria possvel encontrar simples suco de uva na Pscoa, pois desde a colheita, no outono, at a Pscoa, na primavera, ele j teria fermentado.Portanto, ter Jesus usado vinho como emblema ao instituir a Comemorao de sua morte de modo algum violou as instrues sobre a Pscoa com relao ao fermento. Qualquer vinho tinto no adocicado, fortificado ou aromatizado apropriado para ser usado como smbolo do sangue precioso de Cristo. 1Pedro 1:19.

Deve o cristo evitar bebidas e alimentos que contenham cafena?Por que Jesus deixou que Tom o tocasse, mas impediu que Maria Madalena fizesse isso? ASentinela, 1/12/2004Algumas tradues mais antigas da Bblia do a impresso de que Jesus disse a Maria Madalena que no o tocasse. Por exemplo, a traduo Figueiredo verte assim as palavras de Jesus: No me toques, porque ainda no subi a meu Pai. (Joo 20:17) No entanto, o verbo no grego original, que geralmente traduzido tocar, tambm significa agarrar, segurar, reter, pegar, manusear. No seria razovel concluir que Jesus objetasse ser tocado por Maria Madalena, visto que ele permitiu que outras mulheres, que estavam junto sepultura, o agarrassem pelos ps. Mateus 28:9.Muitas tradues nos idiomas modernos, tais como a Traduo do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, A Bblia de Jerusalm e a Bblia Vozes, nos ajudam a entender o significado das palavras de Jesus por vert-las: Pra de agarrar-te a mim ou No me retenhas. Por que ele diria isso sua amiga Maria Madalena? Lucas 8:1-3.Pelo visto, Maria Madalena temia que Jesus fosse embora e subisse para os cus. Visto que queria muito estar com o seu Senhor, ela se agarrava a Jesus, no querendo que ele partisse. Para garantir a ela que ainda no estava prestes a ir embora, Jesus mandou que Maria parasse de se agarrar a ele e fosse transmitir aos discpulos a notcia da sua ressurreio. Joo 20:17.A conversa entre Jesus e Tom foi diferente. Quando Jesus apareceu a alguns discpulos, Tom no estava presente. Mais tarde, ele disse que s acreditaria na ressurreio de Jesus se visse as marcas dos pregos e pusesse a mo onde Jesus havia sido ferido pela lana. Oito dias depois, Jesus apareceu de novo aos discpulos. Desta vez, Tom estava presente, e Jesus pediu que ele tocasse nas feridas. Joo 20:24-27.Portanto, no caso de Maria Madalena, Jesus estava mostrando que no era correto tentar impedi-lo de partir, ao passo que, no caso de Tom, Jesus estava ajudando algum que tinha dvidas. Em ambos os casos, Jesus teve bons motivos para agir como ele agiu.