lei de destruição livro dos espíritos – perguntas

10
Lei de destruição Livro dos Espíritos – perguntas. 746 a 765

Upload: ana-claudia-leal-felgueiras

Post on 15-Jun-2015

1.335 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Lei de destruição livro dos espíritos – perguntas

Lei de destruição Livro dos Espíritos – perguntas. 746 a

765

Page 2: Lei de destruição livro dos espíritos – perguntas

Prece por um criminosoSenhor, Deus de misericórdia, não repilas esse

criminoso que acaba de deixar a Terra. A justiça dos homens o castigou, mas não o isentou da tua, se o remorso não lhe penetrou o coração.

Tira-lhe dos olhos a venda que lhe oculta a gravidade de suas faltas. Possa o seu

arrependimento merecer de ti acolhimento benévolo e abrandar os sofrimentos de sua alma! Possam também as nossas preces e a intercessão

dos bons Espíritos levar-lhe esperança e consolação; inspirar-lhe o desejo de reparar suas ações más numa nova existência e dar-lhe forças

para não sucumbir nas novas lutas em que se empenhar!

Senhor, tem piedade dele!Prece contida na obra “

O Evangelho Segundo o Espiritismo

Page 3: Lei de destruição livro dos espíritos – perguntas

Culposo Doloso Legítima defesa Estado de necessidade Na Guerra

“Deus é justo, julga mais pela intenção do que pelo fato” L.E. Perg.747

O Assassínio

Page 4: Lei de destruição livro dos espíritos – perguntas

“Brevemente, quando os homens forem levados à prática das verdadeiras leis de Deus, esses ensinamentos não serão mais necessários, e todos os Espíritos impuros serão dispersados pelos mundos inferiores, de acordo com as suas tendências.           Deveis a esses de que vos falo o socorro de vossas preces: eis  a verdadeira caridade. Não deveis dizer de um criminoso: “É um miserável; deve ser extirpado da Terra; a morte que se lhe inflige é muito branda para uma criatura dessa espécie”. Não, não é assim que deveis falar! Pensai no vosso modelo, que é Jesus. Que diria ele, se visse esse infeliz ao seu lado? Havia de lastimá-lo, considerá-lo como um doente muito necessitado, e lhe estenderia a mão. Não podeis, na verdade, fazer o mesmo, mas pelo menos podeis orar por ele, dar-lhe assistência espiritual durante os instantes que ainda deve permanecer na Terra. O arrependimento pode tocar-lhe o coração, se orardes com fé. É vosso próximo, como o melhor dentre os homens. Sua alma, transviada e revoltada, foi criada, como a vossa, para se aperfeiçoar. Ajudai-o, pois, a sair do lamaçal, e orai por ele.”

Caridade para com os criminososEvang. Segundo o Esp. Cap. XI, item 14

Page 5: Lei de destruição livro dos espíritos – perguntas

CrueldadeL.E. perg. 752. Pode-se á ligar o sentimento de crueldade ao instinto de destruição?

A crueldade é o que tem de pior no instinto de destruição. A destruição constitui uma necessidade. Mas, o mesmo não se dá com a crueldade, que é sempre resultado de uma natureza má.

A crueldade é consequência do atraso no desenvolvimento do senso moral. Tanto no homem cruel como nos selvagens, embora o possuam, o senso moral se encontra em estado rudimentar. À medida que vão desenvolvendo este senso, neutralizam os instintos materiais, tornando-se bons e humanos

Page 6: Lei de destruição livro dos espíritos – perguntas

CrueldadeO Bem e o mal

629 Que definição se pode dar à moral?– A moral é a regra do bem proceder, ou seja, a que permite distinguir entre o bem e o mal. Ela é fundada sobre o cumprimento da lei de Deus. O homem procede bem quando faz tudo para o bem de todos porque, então, cumpre a lei de Deus.630 Como se pode distinguir o bem e o mal?– O bem é tudo o que está conforme a lei de Deus; o mal, tudo o que é contrário. Assim, fazer o bem é proceder conforme a lei de Deus; fazer o mal é infringir essa lei.631 O homem tem, por si mesmo, meios de distinguir o bem do mal?– Sim, quando crê em Deus e de fato quer saber porque Deus lhe deu a inteligência para distinguir um do outro.632 O homem, sujeito ao erro como está, não pode se enganar no julgamento do bem e do mal e acreditar que faz o bem quando, na realidade, faz o mal?– Jesus disse: “o que quereis que os homens vos façam, fazei-o também vós a eles”. Tudo está aí resumido. Vós não vos enganareis.

Page 7: Lei de destruição livro dos espíritos – perguntas

A transição para o planeta de regeneração. Com o progresso da humanidade, os espíritos em quem ainda

domina o instinto do mal irão desaparecendo gradualmente. Mas renascerão sob outros invólucros, com mais experiência, que o farão compreender o bem e o mal.

À exemplo das plantas e dos animais, que o homem conseguiu aperfeiçoar, desenvolvendo neles novas qualidades, estes espíritos também progredirão. Serão necessárias, contudo, muitas gerações para que esse desenvolvimento se torne completo. (L.E perg. 756)

O Progresso da Humanidade

Page 8: Lei de destruição livro dos espíritos – perguntas

O duelo – Evang. Segundo o Esp. Cap III, item 12

  “Amigos, lembrai-vos deste preceito: Amai-vos uns aos outros, e então, ao golpe do ódio

respondereis com um sorriso, e ao ultraje com o perdão. O mundo sem dúvida se erguerá furioso e vos chamará de covarde: erguei a fronte bem alta e mostrai, então, que a vossa fronte também não recearia ser coroada de espinhos, a exemplo do Cristo, mas que a vossa mão não quer participar

de um assassinato autorizado, podemos dizer, por uma falsa aparência de honra, que nada mais é

senão orgulho e amor próprio.” Santo Agostinho

Page 9: Lei de destruição livro dos espíritos – perguntas

Pena de MorteDefender a pena de morte é se opor a tudo o que nos ensina a doutrina Espírita:1. Imortalidade da alma;2. Evolução dois espíritos3. Perdão4. Poder transformador da educação5. Todos nós merecemos uma segunda chance!

Page 10: Lei de destruição livro dos espíritos – perguntas

Estude a Doutrina Espírita!

O espiritismo é o melhor remédio para a violência!