perdas técnicas na rede d de distribuição elétricaprojfeup/submit_15_16/uploads/poster_1... ·...

1
Perdas Técnicas na Rede d de Distribuição Elétrica Francisco Friande; João Conceição; Manel Monteiro 1. O que são perdas técnicas ? São perdas causadas pelas linhas de transmissão e transformadores, devido a fenómenos físicos. São maiores nas linhas de baixa tensão e menores nas de alta tensão. Em Portugal, 10% da energia produzida é perdida devido a perdas deste género, apesar de terem vindo a diminuir, chegando a 20% ou superior nos países em desenvolvimento (ex: Índia). 2. Quais são as causas ? A principal causa é a Lei de Joule, que relaciona as perdas, sob a forma de calor, com a carga na linha (corrente elétrica) e a resistência desta . P = I 2 × R Ppotência perdida (W ) I corrente elétrica ( A) Rresistência elétrica ( Ω ) O diâmetro, comprimento e condutividade dos condutores utilizados, que são diretamente proporcionais á resistência da linha, e assim alteram as perdas. 3. Quais são os custos ? Estas perdas custam anualmente, em Portugal, cerca de 200 milhões de euros. Este valor é pago pelos consumidores, sendo os de baixa tensão os mais prejudicados, pois as linhas deste género acartam maiores perdas. 4. Como se podem reduzir ? Distribuindo a carga no sistema ao longo do dia, recorrendo a SmartGrids (ex: InovGrid da EDP), assim diminuindo picos e aumentando a eficiência. Utilizando melhores condutores e/ou cabos de maior diâmetro nas linhas. Utilizando transformadores mais eficientes. [1] JANZ Available: http://2014.newclimateeconomy.report/wp-content/uploads/2015/02/3_4-electricity-td-losses.png [Acedido a 24 de Outubro de 2015] [2] ERSE Available: http://www.erse.pt/pt/electricidade/actividadesdosector/distribuicao/Paginas/RND-Perdas.aspx [Acedido a 24 de Outubro de 2015] [3] NCR Available: http://www.janzce.pt/index.php?action=view&id=75&module=newsmodule&src=home1&section=7 [Acedido a 24 de Outubro de 2015] Fig 1 - Perdas em diferentes países [1] Fig 3 - Contador InovGrid da EDP [3] Fig 2 - Perdas em Portugal ao longo dos anos [2]

Upload: tranquynh

Post on 13-Feb-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Perdas Técnicas na Rede d de Distribuição Elétrica Francisco Friande; João Conceição; Manel Monteiro

1. O que são perdas técnicas ?

• São perdas causadas pelas linhas de transmissão e transformadores, devido a fenómenos físicos.

• São maiores nas linhas de baixa tensão e menores nas de alta tensão.

• Em Portugal, 10% da energia produzida é perdida devido a perdas deste género, apesar de terem vindo a diminuir, chegando a 20% ou superior nos países em desenvolvimento (ex: Índia).

2. Quais são as causas ?

• A principal causa é a Lei de Joule, que relaciona as perdas, sob a forma de calor, com a carga na linha (corrente elétrica) e a resistência desta .

P= I 2×R

P−potência perdida(W ) I−correnteelétrica (A) R−resistênciaelétrica (Ω )

• O diâmetro, comprimento e condutividade dos condutores utilizados, que são diretamente proporcionais á resistência da linha, e assim alteram as perdas.

3. Quais são os custos ?

• Estas perdas custam anualmente, em Portugal, cerca de 200 milhões de euros.

• Este valor é pago pelos consumidores, sendo os de baixa tensão os mais prejudicados, pois as linhas deste género acartam maiores perdas.

4. Como se podem reduzir ?

• Distribuindo a carga no sistema ao longo do dia, recorrendo a SmartGrids (ex: InovGrid da EDP), assim diminuindo picos e aumentando a eficiência.

• Utilizando melhores condutores e/ou cabos de maior diâmetro nas linhas.

• Utilizando transformadores mais eficientes.

[1] JANZ Available: http://2014.newclimateeconomy.report/wp-content/uploads/2015/02/3_4-electricity-td-losses.png [Acedido a 24 de Outubro de 2015] [2] ERSE Available: http://www.erse.pt/pt/electricidade/actividadesdosector/distribuicao/Paginas/RND-Perdas.aspx [Acedido a 24 de Outubro de 2015] [3] NCR Available: http://www.janzce.pt/index.php?action=view&id=75&module=newsmodule&src=home1&section=7 [Acedido a 24 de Outubro de 2015]

Fig 1 - Perdas em diferentes países [1]

Fig 3 - Contador InovGrid da EDP [3]

Fig 2 - Perdas em Portugal ao longo dos anos [2]