pdiocese-aveiro.pt/.../wp-content/uploads/2018/01/946.pdfpresente o menino jesus, na partilha se faz...

4
P ALAVRA Folha Paroquial n.º 946 Dezembro 2017 www.diocese-aveiro.pt/paroquiaaradas [email protected] Domingo IV do Advento Ano B Natal Do encontro à caridade Do encontro com o Deus Menino, vindo dos Céus! Deitado na manjedoura, Entre animais aquecido, A alegria em nós transborda, Do amor tão expressivo. Junto à Mãe e a São José, Presente o Menino Jesus, Na partilha se faz Luz. A escuridão e o desalento, A tristeza e a pobreza, O desnorte e o lamento, Cedem lugar à Beleza. Seja o coração presépio, O teu, meu... ou da família! Esteja sempre de vigília! A caridade é sinal, É presença do 'Belíssimo', Verbo feito, a nós igual. Glória nos céus ao Altíssimo! P. Paulo Cruz

Upload: others

Post on 28-Jan-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • P ALAVRA Folha Paroquial n.º 946 – Dezembro 2017 www.diocese-aveiro.pt/paroquiaaradas [email protected] Domingo IV do Advento – Ano B

    Natal

    Do encontro à caridade

    Do encontro com o Deus

    Menino, vindo dos Céus!

    Deitado na manjedoura,

    Entre animais aquecido,

    A alegria em nós transborda,

    Do amor tão expressivo.

    Junto à Mãe e a São José,

    Presente o Menino Jesus,

    Na partilha se faz Luz.

    A escuridão e o desalento,

    A tristeza e a pobreza,

    O desnorte e o lamento,

    Cedem lugar à Beleza.

    Seja o coração presépio,

    O teu, meu... ou da família!

    Esteja sempre de vigília!

    A caridade é sinal,

    É presença do 'Belíssimo',

    Verbo feito, a nós igual.

    Glória nos céus ao Altíssimo!

    P Paulo Cruz

    P. Paulo Cruz

  • SER NATAL…

    @Pontifex_pt Papa Francisco

    “Vivemos na religião mais desigual do mundo.”

    sal da terra…

    Aproxima-se mais um Natal… E ele será com certeza igual a tantos outros dias, ou a tantos outros anos, se no nosso interior não houver algo diferente. Se o Natal não for além das luzes coloridas e intermitentes, dos enfeites, das árvores de Natal e dos presentes, então esta quadra não terá passado de um mero culto do exterior, que, depois do Dia de Reis, se esvanece e tudo volta ao normal.

    É preciso SER NATAL! Não basta dizer que o Natal é a quadra do amor, do perdão, da compreensão, da gratuidade… É preciso sê-lo: amar, perdoar, compreender, dar. Celebrar o nascimento de Jesus é, em primeiro lugar, contemplar o amor de um Deus

    que rompeu as distâncias e veio ao encontro do Homem, apesar das nossas recusas e infidelidades. Por isso, no dia de Natal não poderemos deixar de relembrar que o Deus em quem acreditamos é o Deus do amor e da relação, que continua a nascer no mundo, a acreditar no Homem, a querer dialogar e encontrar-Se com ele, e que não desiste do projeto de felicidade que criou para nós. É este Jesus menino que Deus quer que (re)nasça em cada um de nós e a melhor forma de O presentificarmos é deixar que o doce e o colorido da época encham o nosso coração e sejamos a imagem do que é o verdadeiro Natal… Esqueçamos amarguras, lembremo-nos do que Jesus sofreu e, ainda assim, nos ama e nos dá uma nova oportunidade em cada dia; não tenhamos medo de expressar o nosso amor em gestos de bondade e dedicação; sejamos capazes de perdoar e oferecer o perdão; acreditemos que, embora com os obstáculos que cada um enfrenta na sua vida, eles são meios para nos enriquecermos e, muitas vezes, para vermos o essencial… No fundo, lembremo-nos que a razão fundamental e única desta quadra é Deus, encarnado em Jesus Cristo, e não permitamos que solicitações exteriores nos afastem do essencial: DEUS, a Palavra que se fez carne e habitou entre nós. Que Ele habite, de facto, entre nós e que este não seja apenas mais um Natal, mas o Natal, o momento de renascermos, junto com o Deus menino, e de sermos mais, para Ele e para os outros, por nós!

    Andreia Baptista

  • É NATAL… PAZ NA TERRA!

    @Pontifex_pt Papa Francisco

    “Não se pode viver sem os amigos, eles são importantes!”

    ser mais sábio

    “Paz na terra, entre todos os homens de boa vontade. Paz àquele que anseia crescer, evoluir, entender. Paz àquele que deseja em cada pensamento, em cada atitude, melhorar. Paz àquele que mergulha, dentro do próprio ser, à procura de entendimento, de aceitação. Paz àquele que estende a mão à procura de bênçãos. Paz àquele que abençoa com alegria e pureza de coração. Paz àquele que em um sorriso traz calma, tranquilidade, equilíbrio. Paz àquele que procura ensinamentos e que, através do pensamento, neste momento único em que todos os homens se irmanam, ao dobrar dos sinos, esteja em oração. Paz àqueles que abrem os seus corações em luzes puras, amorosas, magneticamente salutares, que envolvem a terra e permitem, neste raro momento, que ela brilhe, suspensa no espaço, girando em tons azuis, iluminando todo o infinito, abrandando aflitos… Paz enfim Senhor, a todos os seres que habitam este universo e que rimam amor e dor… Que a luz se faça e que refaça em todos os homens a fé renovadora, a força e a coragem, a inteligência, a razão. Que os homens se irmanem na escalada da perfeição. Que se unam em pensamento todos os de boa vontade. E que nesta noite busquem a Paz.”

    Votos de um Santo

    e Feliz Natal!

    (retirado e adaptado de http://www.refletirpararefletir.com.br/textos-de-natal )

    Tânia Ferreira

    http://www.refletirpararefletir.com.br/textos-de-natal

  • Semana de 24 a 30 de Dezembro de 2017

    @Pontifex_pt Papa Francisco

    “ A realidade pode mudar, o homem pode mudar. Procurem ser vocês os primeiros a praticar o bem, a não se acostumarem com o mal e sim vencê-lo.”

    agenda paroquial

    Esta semana não há atendimento de cartório: alguma urgência, contacte 910218162 ou no final das eucaristias da semana. Quotas / Colecta Paroquial: está a decorrer a recolha em envelopes para o efeito: Informe-se. Curso ALPHA II, Inscreve-te: Encontro 0 (zero) dia 5 de Janeiro 2018, 20h00, com jantar.

    Natal, expressão da caridade. " O amor desceu à terra. A caridade chegou ao coração dos homens, vinda do coração de Deus, para fazer a sua morada definitiva entre nós. (da Mensagem de Natal 2017, Ant. Moiteiro)

    Liturgia da próxima semana DOMINGO dentro da Oitava de Natal 1ª leitura Sir 3, 3-7 2ª leitura Col 3, 12-21

    Salmo Felizes os que esperam no Senhor e seguem os seus caminhos

    Evangelho Lc 2, 22-40