acd g1 - itron.com g1.6 medidor de gás residencial tipo diafragmas ... ga-acd-g1.6-v3.0-br-02.2016...

4
ACD G1.6 Medidor de Gás Residencial tipo Diafragmas O ACD G1.6 da Itron é um medidor de gás tipo diafragmas de última geração, projetado para satisfazer as necessidades do mercado residencial de todo o mundo. Combina precisão e durabilidade, com um desenho compacto e robusto. Através de nossa capacidade comprovada em medição de gás, combinada com o uso de nossa engenharia e modernas técnicas de produção a Itron desenvolveu este medidor compacto, robusto e altamente preciso, que garante baixos custos, manuseio fácil e instalação simples. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS » Apto para realizar leitura remota e gestão de dados » Design ultra compacto » Precisão e confiabilidade a longo prazo » Robusto e de alta durabilidade » Altamente resistente à corrosão APLICAÇÕES O ACD G1.6 é usado no mercado residencial para aplicações como cocção e sistemas de climatização de água, que requerem precisão a baixa vazão de gás. Foi projetado para ser utilizado com gás natural, GLP e outros gases não corrosivos. METROLOGIA Cumpre as normas internacionais MID e EN1359, assim como todos os requisitos dos requerimentos nacionais da América Latina. Durante os controles preliminares de calibração o medidor é 100% controlado de acordo com os requerimentos nacionais ou particulares do cliente. Graças ao seu design ultra compacto e robusto, o ACD G1.6 garante um nível consistente de precisão e estabilidade ao longo do tempo. É ideal para satisfazer as necessidades dos mercados emergentes ou de clientes com consumo de até 2,5 m³/h. PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO O movimento dos diafragmas é produzido através da diferença de pressão estabelecida entre a entrada e a saída do medidor. O gás entra em um dos lados da câmara que separa o diafragma enquanto o lado oposto conecta-se internamente à saída através de uma válvula rotativa. Através de um conjunto de engrenagem e de um sistema prensa estopa o movimento é transmitido ao totalizador do medidor. 0,0 0,5 1,0 1,5 2,0 2,5 3,0 3,5 0 0,5 1 1,5 2 2,5 4 3 2 1 0 -1 -2 -3 -4 Qmin 2 Qmin 0.1 Qmax 0.2 Qmax Qmax EN1359 & OIML limites de aprovação IRAM 2717 (2000) Butano Propano Ar (d = 1) NG (d = 0.6) Erro (%) Perda de pressão (mbar) Taxa de uxo (m 3 /h) 3 d= density ratio Taxa de uxo (m 3 /h) 3 CURVA DE PRECISÃO PERDA DE PRESSÃO ESPECIFICAÇÕES

Upload: dangcong

Post on 21-Feb-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ACD G1 - itron.com G1.6 Medidor de Gás Residencial tipo Diafragmas ... GA-ACD-G1.6-V3.0-BR-02.2016 Junte-se a nós na criação de um mundo mais sustentável

ACD G1.6Medidor de Gás Residencial tipo Diafragmas

O ACD G1.6 da Itron é um medidor de gás tipo diafragmas de última geração, projetado para satisfazer as necessidades do mercado residencial de todo o mundo. Combina precisão e durabilidade, com um desenho compacto e robusto. Através de nossa capacidade comprovada em medição de gás, combinada com o uso de nossa engenharia e modernas técnicas de produção a Itron desenvolveu este medidor compacto, robusto e altamente preciso, que garante baixos custos, manuseio fácil e instalação simples.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

» Apto para realizar leitura remota e gestão de dados

» Design ultra compacto

» Precisão e confi abilidade a longo prazo

» Robusto e de alta durabilidade

» Altamente resistente à corrosão

APLICAÇÕES

O ACD G1.6 é usado no mercado residencial para aplicações como cocção e sistemas de climatização de água, que requerem precisão a baixa vazão de gás. Foi projetado para ser utilizado com gás natural, GLP e outros gases não corrosivos.

METROLOGIA

Cumpre as normas internacionais MID e EN1359, assim como todos os requisitos dos requerimentos nacionais da América Latina. Durante os controles preliminares de calibração o medidor é 100% controlado de acordo com os requerimentos nacionais ou particulares do cliente. Graças ao seu design ultra compacto e robusto, o ACD G1.6 garante um nível consistente de precisão e estabilidade ao longo do tempo. É ideal para satisfazer as necessidades dos mercados emergentes ou de clientes com consumo de até 2,5 m³/h.

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO

O movimento dos diafragmas é produzido através da diferença de pressão estabelecida entre a entrada e a saída do medidor. O gás entra em um dos lados da câmara que separa o diafragma enquanto o lado oposto conecta-se internamente à saída através de uma válvula rotativa. Através de um conjunto de engrenagem e de um sistema prensa estopa o movimento é transmitido ao totalizador do medidor.

0,0

0,5

1,0

1,5

2,0

2,5

3,0

3,5

0 0,5 1 1,5 2 2,5

4

3

2

1

0

-1

-2

-3

-4Qmin 2 Qmin 0.1 Qmax 0.2 Qmax Qmax

EN1359 & OIML limites de aprovação IRAM 2717 (2000)

Butano

Propano

Ar (d = 1)

NG (d = 0.6)

Erro (%)

Perda de pressão (mbar)

Taxa de uxo (m3/h)3d= density ratio

Taxa de uxo (m3/h)3

CURVA DE PRECISÃO

PERDA DE PRESSÃO

ESPECIFICAÇÕES

Page 2: ACD G1 - itron.com G1.6 Medidor de Gás Residencial tipo Diafragmas ... GA-ACD-G1.6-V3.0-BR-02.2016 Junte-se a nós na criação de um mundo mais sustentável

Ê Unidade de Medição

A unidade de medição de 0.7 dm³ de vazão cíclica tem como propriedade principal o baixo coefi ciente de fricção de seus componentes, reduzindo, assim, o desgaste das partes cinemáticas. É composto dos seguintes componentes:

» 4 câmaras de medição, separadas por dois diafragmas sintéticos.

» Sistema de distribuição com uma válvula rotativa.

» Tubulação de saída.

Todos os materiais foram selecionados pela sua alta resistência a produtos químicos e gases não corrosivos. Possui um bloqueio mecânico na unidade medidora que impede uma contagem negativa em caso de fl uxo inverso.

Ë Carcaça

As carcaças compactas de alumínio são altamente resistentes à corrosão e possuem tratamento protetor interno e externo, assegurando 500 horas de névoa salina.

CONSTRUÇÃO O ACD G1.6 contém 4 partes principais:

Ì Transmissão mecânica

Através do sistema prensa estopa é transmitido o movimento do medidor ao totalizador.

Í Totalizador

Disponível como padrão a unidade de medida em metros cúbicos. Indicador mecânico de última geração, confi gurado de maneira padrão para a implementação de nosso sistema Cyble™. Pode ser atualizado em campo para a implementação de sistemas AMR e ativar a leitura remota, mediante as diferentes tecnologias de comunicação Itron.

» Série “c”: indicador mecânico equipado com Cyble™ target para a implementação do sistema de comunicação AMR. A interface de medição padronizado permite a adaptação de diferentes módulos Cyble, como um dispositivo de comunicação.

Partes ACD G1.6

ACD G1.6 Módulo de Medição

GARANTIA DA QUALIDADE

A Itron possui certifi cações ISO 9001 sobre o centro de projeto e engenharia na Europa e sobre os processos de manufatura e serviços da unidade de operações em Buenos Aires, Argentina.

Especifi cações TécnicasA tabela a seguir, indica as especifi cações técnicas relacionadas à unidade de medição e ao corpo do medidor

Tipo do Gás Gás Natural, GLP e outros gases não corrosivos

Volume Cíclico 0.7 dm³

Temperatura Gás: -10°C to +40°C Ambiente: -10°C to +40°CArmazenagem: -30°C to +70°C

Pressão Máx. deTrabalho

0,2 / 0,5 e 1 bar

Faixa de Medição G0.6 Qmin 0.016 m³/h Qmax 1 m³/hG1 Qmin 0.016 m³/h Qmax 1.6 m³/hG1.6 Qmin 0.016 m³/h Qmax 2.5 m³/h

Precisão Classe 1.5

Homologações MID (04/22/EC) módulo C+D, OIML R31_95, EM 1359 & EM 1309,IRAM 2017:2000, RTM pela Portaria INMETRO 031/97

Direção de Fluxo Esquerda para Direita

Conexões G¾ ” (ISO 228-1)

Cor Cinza RAL 7040

Ê

Ë

Ì Í

Page 3: ACD G1 - itron.com G1.6 Medidor de Gás Residencial tipo Diafragmas ... GA-ACD-G1.6-V3.0-BR-02.2016 Junte-se a nós na criação de um mundo mais sustentável

CARACTERÍSTICAS DO TOTALIZADOR

Série “c”

Preparado para aplicações AMR o indicador mecânico de última geração da Itron vem com o nosso Cyble™ target instalado, e pode ser atualizado ou reconfi gurado em campo para a implementação de AMR e permitir a leitura à distância por meio de diferentes tecnologias de comunicação.

Principais vantagens da série “c”

» Pronto para medição inteligente

» Pode ser instalado no local sem necessidade de recalibração do medidor

» Confi abilidade de um interruptor eletrônico (nenhum desgaste ou ondulações)

» Princípio comprovado em campo com 20 anos de experiência

» Pré-equipamento é imune a fraudes magnéticas

Características do totalizador série “c”Medidor G0.6 / G1 / G1.6

Aprovação RTM pela Portaria INMETRO 031/97

DisplayÍndex mecânico com 8 pequenos roletes (5 pretos e 3 vermelhos)

Transmissão 0,01 m³/rotação

Sistema de Transmissão Cyble™ target

Meio Mecânico M1

Meio Eletrônico E2

Dimensões e PesoA

mmB

mmC

mmD

mmE

mmPeso

kg

110 198 58,3 178 149,5 1,55

Medidor Base Índex Módulo deComunicação

ACD G1.6

TransmissãoMecánica

AnyQUest &EverBlu Cyble, Cyble M-bus,Sensor Cyble

A

D

EC

FB

D EA C

B

OPCIONAIS

» Tomada de pressão na saída

» Emissor Cyble

Especifi cações de Pedido

» Faixa de medição

» Pressão máxima de trabalho

» Distância entre centros e tipos de conexões

» Especifi cações de identifi cação

» Outras opções ou acessórios do portfólio

Page 4: ACD G1 - itron.com G1.6 Medidor de Gás Residencial tipo Diafragmas ... GA-ACD-G1.6-V3.0-BR-02.2016 Junte-se a nós na criação de um mundo mais sustentável

Embora a Itron se esforce para deixar o conteúdo de seus materiais de marketing o mais preciso e atualizado possível, a Itron não faz nenhuma alegação, promessa, ou garantia sobre a precisão, a integralidade ou a adequação dos mesmos e expressamente se isenta de responsabilidade por erros e omissões em tais materiais. Nenhuma garantia de qualquer tipo, implícita, expressas ou estatutárias, incluindo, mas não limitado às garantias de não violação de direitos de terceiros, título, comerciabilidade e adequação a uma finalidade específica, é dada em relação ao conteúdo destes materiais de marketing. © Copyright 2016 Itron. Todos os direitos reservados. GA-ACD-G1.6-V3.0-BR-02.2016

Junte-se a nós na criação de um mundo mais sustentável. Para saber mais visite itron.com

ITRON SOLUÇÕES PARA ENERGIA E ÁGUA LTDA.

Av. Joaquim Boer, 792 Americana/SP CEP: 13477-360

Tel: +55 (19) 3471.8400 Fax: +55 (19) 3471.8410