pci6 programa de treinamento para instrutores · esforços da gb de manter nossa equipe sempre...

18
PCI6 REVISITADO Orientações para preparar professores e treinadores conforme a Estrutura de Treinamento e a Filosofia da Gracie Barra.

Upload: phungtruc

Post on 03-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PCI6 REVISITADO

Orientações para preparar professores e treinadores conformea Estrutura de Treinamento e a Filosofia da Gracie Barra.

Índice 2

Introdução 3

História 3

O papel do PCI 4

Conteúdo do programa 5

Descrição do programa 5

Descrição das atividades do programa: 6

Workshop ou oficinas de treinamento 6

Planos de aula para cada workshop 6

Tarefas de casa 6

Grupo do Facebook 6

Treinamento prático 6

Formatura 7

Currículo do Programa de treinamentos 7

Requisitos para formar-se 7

Graduação e diploma 7

O roteiro para desenvolver excelentes instrutores 9

Parte 1: Planejamento do Programa de treinamentos para Instrutores do PCI 9

Etapa 1: Anunciar o programa 9

Etapa 2: Identificar a equipe responsável pelo Programa de treinamentos 10

Etapa 3: Sessão de orientação do treinamento 10

Etapa 3: Organizando as ferramentas 11

Etapa 4: Inscrevendo todos os treinamentos 11

Etapa 5: Organizando os canais de comunicação 12

Etapa 6: Iniciar o programa 12

Parte 2: Planejando cada Workshop 13

Parte 3: Conduzindo uma aula para os treinamentos 14

Parte 4: Atividades práticas 16

Materiais adicionais 17

Fluxograma do Programa de treinamentos para Instrutores do PCI 17

Estrutura de um workshop do Programa de Treinamento para Instrutores do PCI 18

02 Índice

ÍNDICE

03Introdução

O local mais importante de uma Escola GB é o tatame. É ali que seus alunos passam 90% ou mais do seu tempo, e os professores e treinadores precisam estar bem preparados para oferecer sempre a melhor experiência de treinamento possível.

Conforme sua escola se expande, torna-se desafiador manter o mesmo nível de treinamento oferecido ao seu primeiro grupo de alunos. O crescente número de inscritos traz alguns pontos de atenção, como:

1. Maior número de alunos(as) por instrutor(a) 2. Maior número de aulas em sua programação regular, podendo sobrecarregar o instrutor(a) 3. Tempo cada vez mais curto para o instrutor(a) chefe realizar as atividades necessárias. Este(a) profissional deve liberar tempo na agenda para exercer seu papel de liderança, com atividades como coordenar workshops de treinamento ou atuar como o Relações Públicas da Escola, mantendo a comunicação com a comunidade. Se ele(a) for também o dono(a) da escola, o desafio é ainda maior. Existem importantes questões comerciais que não podem ser esquecidas, como a contabilidade, planejamento financeiro, marketing, treinamento de pessoal, manutenção das instalações, etc.

Para minimizar o impacto das questões descritas acima e evitar situações ainda mais críticas, como o cancelamento de aulas por falta de professor, as Escolas da GB devem estabelecer e definir processos eficientes para treinar novos instrutores(as) e manter uma equipe forte para conduzir todas as aulas.

"Uma equipe forte de treinadores(as) e professores(as) é a única maneira de garantir o sucesso da sua escola a longo prazo" - Professor Márcio Feitosa, Chefe de Instrução da Gracie Barra

Em 2005, o Mestre Carlos teve uma atitude inesperada. Percebendo o grande potencial que o Jiu-Jitsu tinha nos Estados Unidos, ele estabeleceu uma sede da Gracie Barra na cidade de Irvine, na Califórnia (EUA).

Naquele país, ele teve a oportunidade de montar uma organização renovada e aprimorada desde o início, mas aproveitando-se de todo o conhecimento adquirido com a condução de uma das mais bem-sucedidas escolas de Jiu-Jitsu Brasileiro da história.

Introdução

História

A rápida expansão da Gracie Barra pode ser diretamente atribuída à organização e sistematização da visão do Mestre Carlos Gracie Jr. e de sua filosofia de ensino oferecida pelo Programa de Certificação de Instrutores (PCI).

Milhares de instrutores da GB se formaram pelo PCI e já utilizam o conhecimento, as ferramentas e práticas aprendidas no programa para conduzir suas próprias Escolas Gracie Barra alinhadas com a visão, os valores e a estrutura de treinamentos da GB.

O PCI não só contribuiu com a expansão global da Gracie Barra, mas também deixou a nossa equipe mais reunida do que nunca. Todos os professores mais experientes da GB concordam que nosso time está mais unido e coeso agora que temos centenas de escolas em todo o mundo do que quando contávamos com algumas poucas unidades no Brasil, 30 anos atrás.

Nosso Programa de Certificação de Instrutores é o coração dos processos de treinamento da Gracie Barra. Trata-se da única plataforma capaz de conectar a nossa comunidade global de instrutores para compartilhar informações, inspirar e aprender diretamente com o Mestre Carlos Gracie Jr.

O PCI é o alicerce deste Programa de treinamentos e é uma ferramenta indispensável para os esforços da GB de manter nossa equipe sempre unida. Todo o conteúdo do programa e os workshops foram desenvolvidos para abordar de forma profunda os conhecimentos apresentados no PCI atual.

O papel do PCI

04 Introdução

Com a ajuda de alunos faixas-pretas enviados do Brasil, o Mestre Carlos começou a desenvolver o que ele entendia como a escola ideal. Um protótipo para oferecer o mais alto nível de Jiu-Jitsu a todas as pessoas, não só aos atletas.

Este projeto resultou na sede, ou o "QG"/"HQ" da Gracie Barra. Uma Escola GB operada sob as melhores práticas de gestão e ensino. Criava-se, então, um modelo a ser seguido por instrutores(as) de Jiu-Jitsu de todo o mundo.

O QG da Gracie Barra cresceu rapidamente, saindo de um pequeno armazém para um prédio de mais de 650 m² em Irvine, Califórnia, com várias centenas de alunos e alunas. Já há 12 anos, aquela unidade serve de modelo para a acelerada expansão que a nossa equipe vem vivenciando, com números que ultrapassam de 700 escolas em todo o mundo.

O Programa de treinamentos para Instrutores do PCI6 Revisitado consiste de 10 workshops semanais com 75 minutos cada, além dos 10 cursos online disponibilizados no PCI. Cada um destes workshops traz exercícios práticos e atividades em grupo desenhadas para promover a compreensão do estudante deste curso (o treinamento) sobre toda a filosofia de treinamento e ensino da Gracie Barra.

Descrição do programa

Conteúdo do programa

05Introdução

O Programa de treinamentos para Instrutores do PCI6 Revisitado foi desenvolvido com base nos melhores métodos de instrução utilizados pela Gracie Barra e apresentados neste mais novo PCI.

Para garantir o sucesso na arte de ensinar o Jiu-Jitsu Brasileiro, é altamente recomendável que todo instrutor(a) se envolva em um processo de educação continuada, frequentando aulas de outros instrutores, eventos da GB, conferências, programas de treinamento online e reuniões ou encontros regulares.

Programa deTreinamento

TreinamentoPrático noTrabalho

(3 horas/semana)

Curso daSemanado PCI

WorkshopsSemanais deInstrutores

(1 hora/semana)

O programa conta com três atividades principais: workshops semanais de instrutores (1 hora/semana), o curso da semana do PCI (3 horas/semana) e um treinamento prático (3 horas/semana).

O Programa de treinamentos do PCI6 Revisitado demandará 60 horas de treinamento até que seus participantes alcancem o nível de Instrutor(a) Certificado(a) da Gracie Barra. Esta carga horária é dividida da seguinte forma: Workshops (13 h), tarefas de casa (15 h) e treinamento prático no trabalho (32 h).

06 Introdução

Workshop ou oficinas de treinamentoTodo workshop trará:1) Aquecimento2) Debate em grupo sobre o Método GB3) Demonstração da técnica4) Debate em grupo sobre um tópico predefinido do PCI5) Relaxamento6) Mensagem final

Planos de aula para cada workshopCada curso do PCI traz um plano de aula desenhado especificamente para ajudar você a conduzir o workshop do Programa de treinamentos de maneira alinhada com o curso daquela semana. O plano de aula funciona como um guia prático para coordenar cada workshop, promovendo um aprofundamento na aprendizagem do que foi estudado no curso do PCI daquela semana.

Tarefas de casaTodas as semanas os alunos do Programa de Treinamento deverão estudar o curso do PCI daquela semana e as técnicas dos currículos GB1 e GB2 da semana seguinte.

Grupo do FacebookNosso grupo restrito do Facebook será utilizado pelos coordenadores do programa para compartilhar informações e manter um canal de comunicação contínuo durante o programa de treinamentos.

Duas vezes por semana os alunos do Programa de Treinamento deverão comparecer a uma sessão de treinamento prático do trabalho, envolvendo atividades como auxiliar em uma aula,

Descrição das atividades do programa:

Treinamento prático

07Introdução

conduzir o aquecimento, dar uma aula introdutória, realizar a limpeza, digitalizar os cartões de frequência e preencher os relatórios de aula.

A escola deverá organizar uma cerimônia de formatura para entregar os certificados. Também é aconselhado entregar uma faixa de instrutor, com a ponteira vermelha. Se o(a) instrutor(a) formando(a) ainda não for faixa-preta, é recomendado utilizar uma fita vermelha para cobrir a ponteira preta da faixa convencional.

Formatura

O programa de Treinamento irá abordar elementos filosóficos e metodológicos que, ao serem reunidos, formam toda a experiência de treinamento, aprendizagem e ensino da Gracie Barra. O programa estará baseado nas técnicas do Currículo Fundamental, mas os princípios aplicados no ensino dessas técnicas servirão como base para que os treinamentos se destaquem no ensino de qualquer Programa da Gracie Barra.

Currículo do Programa de Treinamento

Os alunos do Programa de Treinamento devem comparecer em pelo menos 8 dos 10 workshops, bem como realizar 32 horas de treinamento prático para serem avaliados. Eles também devem completar os 10 Cursos do PCI e cumprir com todos os requisitos daquele Programa.

Ao final, todos os participantes serão avaliados pelo Instrutor-Chefe e pelos Coordenadores do Programa. Os treinamentos serão avaliados quanto à sua capacitação no ensino, bem como suas habilidades de confiabilidade, comunicação e liderança.

Requisitos para formar-se

Os alunos do Programa de Treinamento que concluírem o programa, atenderem a todos os requisitos do PCI e forem aprovados na avaliação final, receberão um Certificado de Instrutor da Gracie Barra assinado pelo Mestre Carlos Gracie Jr. É recomendado que o Instrutor-Chefe obtenha uma cópia física do certificado digital do instrutor formando para imprimir, emoldurar e entregar pessoalmente na cerimônia de formatura. O certificado em formato digital é excelente para a comunidade virtual global, mas não tem o mesmo impacto no âmbito local. O Instrutor-Chefe conseguirá dar ainda mais importância à escola e ao instrutor formando com a entrega de uma versão física e emoldurada do certificado. Também é aconselhado que o Instrutor-Chefe presenteie o formando com uma faixa de instrutor, com a ponteira vermelha.

Graduação e diploma

Os Instrutores Certificados da Gracie Barra estarão qualificados para auxiliar e/ou conduzir as seguintes aulas:

08 Introdução

Instrutor Certificado PCI - Faixa-Roxa: Conduzir aulas GB1Auxiliar em aulas GB1Conduzir aulas GBKAuxiliar em aulas GBKConduzir aulas BarraFIT

Instrutor Certificado PCI - Faixa-Marrom eFaixa-Preta

Conduzir aulas GB3Auxiliar em aulas GB3Conduzir aulas GB2Auxiliar em aulas GB2Conduzir aulas GB1Auxiliar em aulas GB1Conduzir aulas GBKAuxiliar em aulas GBKConduzir aulas BarraFIT

Instrutor Certificado PCI - Faixa-Azul: Conduzir aulas GB1 sob supervisãoAuxiliar em aulas GB1Auxiliar em aulas GBKConduzir aulas BarraFIT sob supervisão

Antes de iniciar o programa, a Escola Gracie Barra deve se envolver em um processo de planejamento para garantir que suas aulas transcorram corretamente, de forma que os alunos do Programa de Treinamento se mantenham motivados e comprometidos, e que toda a eficácia deste programa de treinamento seja promovida por seus participantes.

A melhor maneira de recrutar os alunos para o Programa de Treinamento é através de convites. Os Instrutores-Chefe e outros membros da equipe da escola devem identificar aqueles alunos que

Parte 1: Planejamento do Programa de Treinamento para Instrutoresdo PCI

O roteiro para desenvolver excelentes instrutores

09O roteiro para desenvolver excelentes instrutores

Este manual oferece um roteiro para levar toda a visão do Mestre Carlos Gracie Jr. à sua escola. Ao implementar estas práticas, você desenvolverá uma excelente cultura, influenciando positivamente toda a sua equipe e escola.

Acima de tudo, o Programa de Treinamento para Instrutores do PCI visa montar um grupo de instrutores(as) qualificados(as) e com profundo conhecimento da visão, dos valores e dos métodos de ensino da Gracie Barra, capazes de oferecer uma experiência de aprendizagem incrível aos seus alunos(as).

Para facilitar sua implementação, nós dividimos este manual em 4 áreas principais.

Planejamento do Programa de Trainees

Planejamento de cada workshop do Programa de Trainees

Condução de um workshop do Programa de Trainees

Gestão do treinamento de atividades práticas no trabalho

Etapa 1: Anunciar o programa

10 O roteiro para desenvolver excelentes instrutores

Este Programa de Treinamento do PCI exige um trabalho de equipe. Para garantir que todas as tarefas sejam realizadas no prazo e sem sobrecarregar o Instrutor-Chefe, é recomendado que cada Escola GB atribua as funções listadas abaixo a diferentes pessoas de seu staff.

poderiam se tornar bons treinadores e conversar com eles sobre o Programa de Treinamento do PCI. Todos estes alunos devem ser convidados à sessão de orientação, explicada abaixo na etapa 3. As Escolas também devem preparar um cartaz anunciando o programa e convidando alunos interessados para a sessão de orientação.

Etapa 2: Identificar a equipe responsável pelo Programa deTreinamento

Antes de iniciar o programa, o Instrutor-Chefe deve realizar um encontro para explicar a todos os alunos e alunas interessados sobre a composição deste treinamento, o que os participantes deverão esperar e o que é esperado de cada um deles.

As Escolas Gracie Barra devem utilizar todos os seus canais de comunicação (Facebook, boletins internos, murais de anúncios, notícias do Website e mensagens de final de aula) para convidar os alunos(as) interessados em se tornarem treinadores(as).

Etapa 3: Sessão de orientação do treinamento

Instrutor-ChefeÉ a pessoa responsável, em última instância, pelo sucesso do programa e que estará à frente de cada workshop.

Coordenador de Programa 1É a pessoa responsável por ensinar algumas partes da aula, dar conselhos e fazer comentários sobre o desempenho dos trainees.

Coordenador de Programa 2Mais uma pessoa responsável por ensinar algumas partes da aula, dar conselhos e fazer comentários sobre o desempenho dos trainees.

Apoio AdministrativoÉ a pessoa responsável por todos os formulários de preparação do programa e demais documentação necessária para cada aula. Este pro�ssional também �cará responsável por atualizar o grupo no Facebook e enviar e-mails aos trainees, mantendo uma boa comunicação entre todos os participantes do programa.

11O roteiro para desenvolver excelentes instrutores

Durante essa sessão de orientação, o Instrutor-Chefe também pode explicar: • Por que o Programa de treinamentos é tão importante para a escola • Quais os benefícios aos alunos da GB de se tornarem treinadores • Como o programa de treinamento é composto • Quais são os requisitos para a formarção

Cada participante deve receber uma Ficha de Orientação contendo uma explicação abrangente sobre o programa, e o "Contrato do treinamento".

Aqueles que estiverem interessados em participar deverão assinar este contrato e devolvê-lo à escola dentro de uma semana.

Confira abaixo uma lista de todas as ferramentas que uma Escola Gracie Barra deverá disponibilizar para o Programa de treinamentos: 1. Cartaz do Programa de treinamentos* 2. Modelo de Relatório de Atividades* 3. Ficha de Orientação e Contrato do treinamento* 4. Todos os participantes devem estar registrados no Programa PCI da GB 5. Todos os participantes devem contar com um Cartão de Frequência do Programa de treinamentos 6. Acesso ao QG Virtual da GB (vHQ) 7. Formação de um grupo no Facebook com todos os treinamentos participantes 8. Uma lista de e-mails com os endereços de todos os participantes

*A maioria destes itens pode ser encontrada nos materiais do Coordenador do Programa de Treinamento para Instrutores da GB, disponível na seção de recursos.

Etapa 3: Organizando as ferramentas

Realizada a sessão de orientação, todos os alunos(as) que realmente quiserem se tornar alunos do Programa de Treinamento e participarem deste programa deverão assinar o Contrato do treinamento e entregá-lo ao responsável pelo apoio administrativo. Após a inscrição, as duas seguintes etapas deverão ser concretizadas:

• Criação de uma base de dados de todos os alunos do Programa de Treinamento com nomes, e-mails e telefones • Criação de um grupo do Facebook com todos os alunos do Programa de Treinamento

Etapa 4: Inscrevendo todos os alunos do Programa de Treinamento

12 O roteiro para desenvolver excelentes instrutores

Antes de começar a primeira aula, lembre-se de entregar o Kit do treinamento a cada participante e explicar a eles onde encontrar o relatório de atividades. Este relatório deve ser utilizado para registrar todas as atividades, tais como as lições do programa concluídas e as aulas em que os participantes auxiliaram.

Etapa 6: Iniciar o programa

A comunicação é vital para o sucesso do Programa de Treinamento. Embora o e-mail siga sendo um importante canal para oferecer informações e atualizações aos participantes, o grupo do Facebook tem se mostrado uma ferramenta mais adequada para oferecer conteúdo adicional escrito e em vídeo aos participantes para o estudo após as aulas.

Para montar um grupo do Facebook, você precisa ter uma conta nessa rede social. Para participarem do grupo, todos os alunos do Programa de Treinamento também precisam de uma conta no Facebook. Confira aqui as instruções para criar um grupo no Facebook:

https://www.facebook.com/help/167970719931213?helpref=about_content

Etapa 5: Organizando os canais de comunicação

13O roteiro para desenvolver excelentes instrutores

No Programa de treinamentos para Instrutores do PCI, cada aula não funciona como um bloco isolado de informações. Ao invés disso, elas formam parte de um planejamento lógico de 10 workshops, onde o conhecimento é entregue de forma progressiva aos participantes, conforme eles avançam por cada curso do PCI.

Portanto, é essencial que haja uma programação adequada, já que os treinamentos deverão receber as instruções sobre a tarefa de casa antes de cada aula. As instruções deverão ser postadas no grupo do Facebook, estimulando um debate online antes da aula que discutirá aquele tema.

Para facilitar este processo, o coordenador do programa pode utilizar o checklist oferecido abaixo. Esta lista ajuda a definir as tarefas que devem ser realizadas antes de cada aula do programa.

• Você pode baixar o plano de aula referente ao curso do PCI em andamento em icp.graciebarra.com. Ele estará disponível na Lição 1 de cada curso.

• Faça uma publicação no grupo dos treinamentos no Facebook no começo da semana para definir o conteúdo a ser revisado para a próxima aula. Essa publicação semanal deve incluir: o O curso específico do PCI6 Revisitado a ser concluído antes do próximo workshop o Os tópicos definidos para debate sobre o PCI de maneira geral e o Método GB o As técnicas dos currículos GB1 e GB2 a serem estudadas e preparadas para demonstração

• Faça contato com a equipe responsável pelo programa de treinamento. Normalmente, um simples e-mail a todos da equipe para garantir que estão prontos para o próximo workshop já é suficiente.

• Faça anotações para chegar preparado ao debate e entregar um conteúdo adequado. Lembre-se de também assistir aos vídeos e ler o material que os treinamentos deverão estudar em casa.

Parte 2: Planejando cada Workshop

14 O roteiro para desenvolver excelentes instrutores

Cada aula do Programa de treinamentos deve seguir uma mesma estrutura. O que muda é o conteúdo apresentado. O Uniforme Oficial da Gracie Barra é obrigatório a todos os participantes.

Esta seção dá detalhes sobre a estrutura de aulas e como conduzi-la.

1. Início: a. O Instrutor-Chefe recebe os participantes e agradece a todos por sua dedicação à arte suave, lembrando-os de preencher os relatórios de atividades com a data da aula que está para iniciar. b. O Coordenador de Programa 1 pedirá a todos os treinamentos para colocar seus cadernos de anotações ou qualquer outra coisa que estiverem em mãos sobre o solo, para que a saudação inicial possa ser realizada com todos de mãos vazias. c. O Coordenador de Programa 2 definirá quais treinamentos serão responsáveis por ensinar os elementos da aula durante o workshop.

2. Aquecimento: a. O Instrutor-Chefe selecionará um primeiro treinamento para permanecer em pé e de frente à turma para conduzir o aquecimento. Os demais realizarão os exercícios de aquecimento sobre as marcas brancas. O primeiro treinamento conduzirá os exercícios desde os polichinelos até as quedas. b. Em seguida, um segundo treinamento assumirá o lugar diante da turma e conduzirá o restante do aquecimento, desde o alongamento da perna esquerda até a rolagem e o alinhamento. Com isso, já temos dois treinamentos realizando atividades de ensino. c. Análise e comentários sobre o aquecimento - Todos os alunos ficarão alinhados após concluir o aquecimento e o instrutor solicitará que peguem seus cadernos e se sentem juntos, formando um semicírculo. d. O Coordenador de Programa 1 oferecerá algumas orientações e informações úteis sobre como conduzir um aquecimento de alta qualidade. Então, os Coordenadores 1 e 2 farão uma análise e comentários aos dois treinamentos que conduziram o aquecimento, mostrando os pontos positivos e negativos do trabalho realizado. (exemplo: o tom da voz, a animação, as técnicas adequadas, a sequência correta, etc.)

3. Grupo de discussão sobre um dos Blocos de Construção Essenciais do Método GB: a. O Instrutor-Chefe dá uma explicação sobre um determinado bloco de construção do Método GB.

Parte 3: Conduzindo uma aula para os treinamentos

15O roteiro para desenvolver excelentes instrutores

b. Os Coordenadores do Programa explicam a atividade ao grupo. c. Os Coordenadores do Programa acompanham e organizam as atividades em grupo.

4. Demonstração da técnica: a. O Instrutor-Chefe divide a turma em dois grupos. Os grupos se posicionam em lados opostos do tatame, para que dois treinamentos possam conduzir as atividades de ensino. Cada um dos Coordenadores de Programa (1 e 2) permanecerá com um dos respectivos grupos. b. O Coordenador de Programa de cada grupo selecionará um primeiro treinamento, que demonstrará a técnica diante do seu grupo. Ao terminar, o treinamento deve dar o comando de ensino utilizado ao final de toda demonstração: "Agora, vamos praticar duas vezes para um lado, duas vezes para o outro e, em seguida, trocar. Os alunos mais experientes começam." c. Então, os Coordenadores de Programa chamarão um segundo treinamento de cada grupo para demonstrar a técnica.

5. Análise e comentários sobre a demonstração da técnica: a. Os Coordenadores de Programa irão reagrupar os treinamentos em um semicírculo e farão sua análise e comentários sobre as técnicas demonstradas pelos treinamentos. Todos podem fazer perguntas sobre a análise e as técnicas. Este é um momento muito especial, de interação positiva entre os treinamentos e quando eles podem entender integralmente as ideias por trás da nossa filosofia de ensino. Os Coordenadores de Programa também devem usar o método "Promover - Corrigir - Promover" (P-C-P) ao fazerem suas análises sobre os treinamentos.

6. Discussão em grupo sobre o tópico escolhido do PCI: O mesmo processo da primeira discussão em grupo é repetido neste momento.

7. Relaxamento - Após as análises e comentários da segunda técnica. O Instrutor-Chefe selecionará um treinamento para permanecer em pé e de frente para a turma, conduzindo os exercícios de relaxamento. Os demais realizarão os exercícios em suas marcas.

8. Encerramento: O Instrutor pode falar sobre as etapas da próxima aula, dizer algo sobre a próxima tarefa para casa e lembrar a todos que a melhor maneira de manter a comunicação durante a semana é pelo grupo do Facebook. Ele(a) também deverá agradecer a todos por terem vindo e encerrar a aula com o cumprimento final.

Treinamento prático no trabalho: Duas vezes por semana os treinamentos deverão comparecer a uma sessão de treinamento prático no trabalho. Esta atividade é um dos requisitos para a formatura no curso e é fundamental para o processo de aprendizagem do treinamento. Cada sessão prática envolverá atividades como auxiliar na condução das aulas, liderar os exercícios de aquecimento, conduzir uma aula de introdução, realizar a limpeza, digitalizar os cartões de frequência, etc.

As sessões práticas deverão seguir estas orientações:

1. Chegada: Os treinamentos devem chegar 15 minutos antes do início da aula.

2. Antes da aula: Os treinamentos devem ter seus cartões de frequência do programa em mãos e entregá-los ao Instrutor responsável pela aula. O(a) Instrutor(a) irá orientá-los sobre o que deverão fazer antes do início da aula. Algumas tarefas que podem ser atribuídas ao treinamento: a. Conduzir o aquecimento b. Ensinar uma técnica c. Formar dupla com um dos alunos(as) d. Ajudar a corrigir os movimentos dos alunos(as) e. Conduzir os exercícios de relaxamento f. Passar a mensagem de final de aula g. Atualizar os cartões de frequência e organizar as promoções de faixa h. Realizar a limpeza da área de treinamento

3. Durante a aula: Os assistentes se mantêm alinhados junto aos alunos(as).

4. Após a aula: O Instrutor responsável pela aula deve marcar a presença do participante no respectivo cartão do programa.

Parte 4: Atividades práticas

16 O roteiro para desenvolver excelentes instrutores

Fluxograma do Programa de treinamentos para Instrutores do PCI

Materiais adicionais

17Materiais adicionaisPL

AN

EJA

ND

O O

PRO

GRA

MA

DE

TREI

NA

MEN

TO D

O P

CI Promova oPrograma de

Treinamento doPCI na sua escola.

Forme um time paracoordenar o Programa

de Treinamento.

Inscreva todosos participantes.

Convide os alunosmais dedicados

para participaremdo Programa de

Treinamento do PCI.

Ofereça umasessão de orientação

do Programa deTreinamento.

APL

ICA

ND

O O

PRO

GRA

MA

DE

TREI

NA

MEN

TO D

O P

CIG

RAD

UA

ÇÃO

2 semanas

2 semanas

1 Semana

Tenha as ferramentasde trabalho doPrograma de

Treinamento doPCI prontas.

1 Semana

Comeceo Programa Sessão 1 Sessão 2 Sessão 3 Sessão 4 Sessão 5 Sessão 6 Sessão 7 Sessão 8 Sessão 9 Sessão 10

10Sem

anas

2 Semanas

Cerimônia degraduação

Estrutura de um workshop do Programa de Treinamento paraInstrutores do PCI

18 Materiais adicionais

Atividade Tempo

Abertura da aula

Aquecimento, parte 1

Aquecimento, parte 2

Análise do aquecimento

Discussão em grupo sobre o Método GB

Demonstração da técnica

Análise sobre a demonstração da técnica

Discussão em grupo sobre o PCI

Relaxamento

Encerramento

2 mins

5 Mins

5 Mins

5 Mins

15 Mins

10 Mins

10 Mins

15 Mins

5 Mins

2 Mins