patrimÓnio termal eurocidade chaves-verin · possui, ainda, uma buvete e uma fonte exterior, onde...

2
PATRIMÓNIO TERMAL Eurocidade chaves-verin Gabinete de Apoio Técnico à Eurocidade Chaves-Verin Chaves Av. da Cooperação, Edf. Inditrans 5400-673 Chaves Tel: +351 276 928 003 Verín Praza do Concello, 1 32600 Verin Tel.: +34 988410000/001 e-mail: [email protected] Posto de Turismo de Chaves Terreiro da Cavalaria 5400-531 Chaves Tel: +351 276 340 660 e-mail: [email protected] www.chaves.pt Oficina de Turismo de Verin Casa do Escudo Avenida de San Lázaro 32600 Verin Tel: +34 988411614 e-mail: [email protected] www.verin.es Venha descobrir a Eurocidade da Água!!! Nascente de Caldeliñas: Declaradas de utilidade pública em 1859, as suas águas são de mineralização média, bicarbonatadas, sódicas, fluoretadas e litinicas, nascem a 25 0 acompanhadas de abundantes borbulhas. São recomendadas para problemas de pele e reumatismo, através de banho ou aplicação externa. O antigo balneário mantém a sua estrutura exterior intacta. Fonte do Sapo: Esta nascente brota de baixo para cima e encontra-se coberta por pedras, como uma fonte rústica. As suas águas são bicarbonatadas, sódicas, sulfuradas e com presença significativa de flúor, lítio e amónio. São recomendadas para o tratamento de doenças gastro- hepáticas e respiratórias. Utiliza-se, também, em aplicação externa para afecções da pele. Após uma jornada fruição dos programas de saúde e bem- estar que oferecem as Termas de Chaves, não deixe de degustar as águas de Verín: uma rota pedestre que une todos os balneários e fontes do município. Antigo balneário de Caldeliñas (Verin) Fonte do Sapo (Verin)

Upload: buikien

Post on 08-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PATRIMÓNIO TERMAL Eurocidade chaves-verin · Possui, ainda, uma buvete e uma fonte exterior, onde se pode beber a água directamente da nascente. Nascente de Fontenova: Conhecida,

PATRIMÓNIO TERMAL Eurocidade chaves-verin

Gabinete de Apoio Técnico à Eurocidade Chaves-VerinChavesAv. da Cooperação, Edf. Inditrans 5400-673 ChavesTel: +351 276 928 003

VerínPraza do Concello, 132600 Verin Tel.: +34 988410000/001

e-mail: [email protected]

Posto de Turismo de Chaves

Terreiro da Cavalaria5400-531 ChavesTel: +351 276 340 660e-mail: [email protected]

Oficina de Turismo de VerinCasa do EscudoAvenida de San Lázaro32600 VerinTel: +34 988411614e-mail: [email protected]

Venha descobrir a

Eurocidade da Água!!!

Nascente de Caldeliñas: Declaradas de utilidade pública em 1859, as suas águas são de mineralização média, bicarbonatadas, sódicas, fluoretadas e litinicas, nascem a 250

acompanhadas de abundantes borbulhas. São recomendadas para problemas de pele e reumatismo, através de banho ou aplicação externa. O antigo balneário mantém a sua estrutura exterior intacta.

Fonte do Sapo: Esta nascente brota de baixo para cima e encontra-se coberta por pedras, como uma fonte rústica. As suas águas são bicarbonatadas, sódicas, sulfuradas e com presença significativa de flúor, lítio e amónio. São recomendadas para o tratamento de doenças gastro-hepáticas e respiratórias. Utiliza-se, também, em aplicação externa para afecções da pele.

Após uma jornada fruição dos programas de saúde e bem-estar que oferecem as Termas de Chaves, não deixe de degustar as águas de Verín: uma rota pedestre que une todos os balneários e fontes do município.

Antigo balneário de Caldeliñas (Verin)

Fonte do Sapo (Verin)

Page 2: PATRIMÓNIO TERMAL Eurocidade chaves-verin · Possui, ainda, uma buvete e uma fonte exterior, onde se pode beber a água directamente da nascente. Nascente de Fontenova: Conhecida,

Termas de Chaves. Na cidade de Chaves, junto à margem direita do rio Tâmega, brotam águas de composição única na Península Ibérica: hipertemais, bicarbonatadas, sódicas, mesomineralizadas e gasocarbónicas.As águas quentes de Chaves têm tradição milenar na cura de afeccões ósteo-articulares, músculo-esqueléticas, do aparelho digestivo e do aparelho respiratório. Aproveitar estas propriedades medicinais para a prevenção e cura de problemas contemporâneos como o stress, o cansaço ou ansiedade está ao alcance de todos no SPA DO IMPERADOR.Possui, ainda, uma buvete e uma fonte exterior, onde se pode beber a água directamente da nascente.

Nascente de Fontenova: Conhecida, também, como Fonte do Espido ou A Fontela, as suas águas são bicarbonatadas, sódicas, fluoretadas e litinicas. São benéficas para as doenças de estômago, fígado, rins e intestino. Declaradas de utilidade pública em 1904, alguns estudos afirmam que já na época romana eram conhecidas suas qualidades excepcionais.

Balneário de Cabreiroá: Declaradas de utilidade pública em 1906, as águas desta emblemática nascente são classificadas como bicarbonatadas, sódicas, cálcicas, litínicas e acídulas e tem um sabor fresco, suavemente picante. Trata-se de uma água excelente para favorecer a digestão, estimular a motilidade gástrica, bem como o trânsito intestinal, biliar e pancreático. O segredo da sua óptima qualidade reside, principalmente, na sua nascente e no meio natural em que se insere. Vale a pena contemplar a majestosa fachada do antigo hotel-balneário que também teve usos como quartel e hospital. A extracção da água, a uma profundidade superior aos 100 metros, garante a sua pureza e a conservação de todas as suas propriedades.

Nascente de Sousas: Declaradas de utilidade pública em 1859, as suas águas são bicarbonatadas, sódicas, litinícas, ligeiramente fluoretadas e de mineralização leve. Actuam como depurativo, diurético e desintoxicante de excelência. O seu conteúdo de flúor converte-as em idóneas para serem consumidas, de forma regular, por lactantes e menores de 7 anos, evitando a fluorose dentária e as cáries.

Buvete de Fontenova (Verin)

Termas de ChavesBuvete de Cabreiroá (Verin)

Buvete de Sousas (Verin)