pastoral um oásis no meio do deserto odeserto é um ce ... · contudo, em hipótese alguma podemos...

6
Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “ Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre ” Pastoral Um oásis no meio do deserto O deserto é um ce- nário recorrente na Bíblia, sendo sím- bolo do tratar e do aperfei- çoar de Deus na vida de in- divíduos e de povos intei- ros. Portanto, ainda que seja um local de escassez de recursos, de privação de muitas coisas e um verda- deiro desafio à resistência física e psicológica, na Bí- blia todos que entraram no deserto saíram dele melhores, pois o deser- to é um meio pelo qual Deus nos molda, e só faz isso porque nos ama. Contudo, em hipótese alguma podemos dizer que o deserto é um lu- gar agradável. Estar ou passar por ele sempre foi e continua sendo uma experiência árdua. O apóstolo Paulo diz que “a nossa leve e mo- mentânea tribulação produz para nós peso de glória” (2 Co 4:8). Con- tudo, quando estamos nos desertos que a vida nos faz encarar, a tri- bulação não nos parece leve nem tampouco momentânea; queremos mesmo é sair dali o mais rápido possível. Há desertos mais curtos, outros mais longos; alguns sem tanta escas- sez, outros extremamente áridos; mas, ainda que entendamos e acei- temos com resiliência que esse “deserto” é uma oportunidade que Deus pode usar para nos aperfeiçoar, corrigir e amadurecer, nunca é fácil prosseguir. Nossa natureza grita e queremos sair do desconfor- to, do confronto; esperamos que a enfermidade passe logo, que o de- semprego dure pouco, que a falta de perdão cesse, que a crise tenha um fim. Entretanto, como bem sabemos, muitas dessas situações fo- gem do nosso controle. E então, o que fazer? Estou no meio do de- serto, sei que não há como fugir, entendo que Deus está comigo, mas não suporto mais. A melhor coisa que pode nos acontecer nessa situ- ação é encontrarmos um oásis. BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVII | Nº 777 | 25 DE AGOSTO DE 2019 “Pequeno Oásis”, por C. Julia

Upload: others

Post on 18-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pastoral Um oásis no meio do deserto Odeserto é um ce ... · Contudo, em hipótese alguma podemos dizer que o deserto é um lu-gar agradável. Estar ou passar por ele sempre foi

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

Um oásis no meio do deserto

O deserto é um ce-nário recorrente na Bíblia, sendo sím-

bolo do tratar e do aperfei-çoar de Deus na vida de in-divíduos e de povos intei-ros. Portanto, ainda que seja um local de escassez de recursos, de privação de muitas coisas e um verda-deiro desafio à resistência física e psicológica, na Bí-

blia todos que entraram no deserto saíram dele melhores, pois o deser-to é um meio pelo qual Deus nos molda, e só faz isso porque nos ama.

Contudo, em hipótese alguma podemos dizer que o deserto é um lu-gar agradável. Estar ou passar por ele sempre foi e continua sendo uma experiência árdua. O apóstolo Paulo diz que “a nossa leve e mo-mentânea tribulação produz para nós peso de glória” (2 Co 4:8). Con-tudo, quando estamos nos desertos que a vida nos faz encarar, a tri-bulação não nos parece leve nem tampouco momentânea; queremos mesmo é sair dali o mais rápido possível.

Há desertos mais curtos, outros mais longos; alguns sem tanta escas-sez, outros extremamente áridos; mas, ainda que entendamos e acei-temos com resiliência que esse “deserto” é uma oportunidade que Deus pode usar para nos aperfeiçoar, corrigir e amadurecer, nunca é fácil prosseguir. Nossa natureza grita e queremos sair do desconfor-to, do confronto; esperamos que a enfermidade passe logo, que o de-semprego dure pouco, que a falta de perdão cesse, que a crise tenha um fim. Entretanto, como bem sabemos, muitas dessas situações fo-gem do nosso controle. E então, o que fazer? Estou no meio do de-serto, sei que não há como fugir, entendo que Deus está comigo, mas não suporto mais. A melhor coisa que pode nos acontecer nessa situ-ação é encontrarmos um oásis.

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVII | Nº 777 | 25 DE AGOSTO DE 2019

“Pequeno Oásis”, por C. Julia

Page 2: Pastoral Um oásis no meio do deserto Odeserto é um ce ... · Contudo, em hipótese alguma podemos dizer que o deserto é um lu-gar agradável. Estar ou passar por ele sempre foi

O mesmo apóstolo Paulo, que sabia da importância de aprendermos a perseverar nas tribulações, disse: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos prove-rá livramento, de sorte que a possais suportar” (1 Co 10:13); ou seja, se Deus nos permite passar por desertos, Ele também coloca oásis no nos-so caminho para nos ajudar a suportar as lutas.

Os oásis são áreas escavadas naturalmente pelo vento, nas quais o len-çol d’água subterrâneo fica próximo do solo. Pelas fendas nas rochas, o líquido dos reservatórios encontra um caminho até a superfície, jorran-do em fontes que hidratam homens e animais, fazem surgir uma faixa de palmeiras ao redor das lagoas e irrigam pequenas plantações. Para quem está no meio de um deserto, encontrar um oásis pode significar sua sobrevivência.

No mundo conturbado e difícil em que vivemos, os oásis de Deus são as igrejas. Sim, é na comunidade de fé que Deus nos hidrata, que mata nos-sa sede por esperança, justiça e fé. Nas orações comunitárias, nos lou-vores congregacionais, no estudo da Palavra, na partilha das tristezas e alegrias, somos fortalecidos e animados pelo poder de Deus que se ma-nifesta no meio da comunidade. A Igreja de Cristo nasceu com esse pro-pósito: ser um sinal visível e concreto do céu aqui na terra.

Você já parou para pensar o quanto é privilegiado por fazer parte de uma comunidade de fé? Você já agradeceu a Deus hoje por sua igreja? Nem de longe quero dizer que a “Igreja” instituição e a “igreja” comunidade lo-cal são perfeitas, mas sua vocação é ser o que Davi cantou no Salmo 23: um lugar de verdes pastagens e águas tranquilas, onde podemos repou-sar e refrigerar nossa alma.

Louvado seja o nosso Senhor Jesus Cristo pela Igreja que Ele mesmo constituiu para ser um lugar de renovo enquanto passa-mos pelo deserto!

Do amigo e pastor,

Tiago Valentin

“O deserto é um período de amadurecimento no qual não nos preocupamos com o que Deus nos

dará, e sim em fazer apenas a Sua vontade.”John Bevere, evangelista estadunidense

PastoralO poder se instala

O que aconteceu com Pedro? Sete semanas atrás, ele estava se escondendo por causa de Jesus; hoje, ele está proclamando a morte de Jesus. Antes da crucificação, ele negou Cristo; agora

Page 3: Pastoral Um oásis no meio do deserto Odeserto é um ce ... · Contudo, em hipótese alguma podemos dizer que o deserto é um lu-gar agradável. Estar ou passar por ele sempre foi

ele anuncia Cristo. De co-varde a guerreiro em cin-quenta dias! O que acon-teceu?

O que aconteceu com Pe-dro?

O Espírito de Deus aconte-ceu. Dez dias depois da as-censão de Jesus ao céu, “todos ficaram cheios do Espírito Santo” (At 2:4). Os

discípulos experimentaram uma abundância transbordante e tremenda. Eles foram encharcados com poder. Eles todos eram “filhos e filhas… jovens… velhos… servos e servas” (At 17-18). O Espírito Santo, em Seu próprio tempo e da Sua própria maneira, encheu os discípulos com uma força sobrenatural.

O Espírito Santo não é entusiasmo, compaixão ou bravura. Ele pode esti-mular tais emoções, mas Ele próprio é uma pessoa. Ele determina itine-rários (At 16:6-7), distribui dons espirituais (1 Co 12:7-11) e escolhe os lí-deres da igreja (At 13:2). Ele ensina (Jo 14:26), guia (Jo 16:13) e conso-la (Jo 16:7).

“Ele vive com vocês e estará em vocês” (Jo 14:17). Convidado casual? Não senhor! O Espírito Santo é um morador durante todo o ano nos cora-ções dos Seus filhos e filhas. Quando a história de Deus se torna a nos-sa história, o Seu poder se torna o nosso poder.

Quando o Espírito de Deus nos dirige, nós verdadeiramente “andamos pelo Espírito” (Gl 5:25). Ele é o grande tambor; nós somos a banda que marcha. Ele é o sargento; nós somos o pelotão. Ele dirige e conduz; nós obedecemos e seguimos. Nem sempre é fácil. Nós temos a tendência de seguir nosso próprio caminho.

Andar pelo Espírito responde às sugestões que Deus nos dá. “Quer você se volte para a direita, quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: ‘Este é o caminho; siga-o’” (Is 30:21).

Se Pedro e os apóstolos precisavam da ajuda d’Ele, não precisamos nós? Eles andaram com Jesus por três anos, ouviram as Suas pregações e vi-ram os Seus milagres. Eles viram o corpo de Cristo enterrado na sepul-tura e ressuscitado dos mortos. Eles testemunharam o Seu aparecimen-to no cenáculo e ouviram as Suas instruções. Não receberam eles o me-lhor treinamento possível? Não estavam Eles preparados?

Mesmo assim, Jesus lhes disse para esperarem pelo Espírito. “Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de Meu Pai… o Es-pírito Santo” (At 1:4-5).

Espírito Santo”, por Cheri Givens

Page 4: Pastoral Um oásis no meio do deserto Odeserto é um ce ... · Contudo, em hipótese alguma podemos dizer que o deserto é um lu-gar agradável. Estar ou passar por ele sempre foi

Aprenda a esperar, a estar em silêncio, a ouvir Sua voz. Aprecie a tran-quilidade; sensibilize-se ao Seu toque. “Basta pensar que vocês não pre-cisam de nada, já têm tudo! Todos os dons de Deus estão entre vocês, que aguardam com expectativa o retorno do nosso Senhor Jesus. ” (1 Co 1:7-8 – MSG). Você não precisa se apressar ou correr. A vida conduzida pelo Espírito não entra em pânico; ela confia.

A mesma mão que empurrou a pedra do sepulcro pode tirar a sua dú-vida. O mesmo poder que agitou o calmo coração de Cristo pode agitar

a sua fé abatida. A mesma força que perseguiu Satanás pode e derrotará Satanás na sua vida. Apenas mantenha a fonte de alimentação acessível. Quem sabe, você lo-go poderá ouvir as pessoas perguntando: “O que acon-teceu com você?”.

Por Max Lucado, pastor e escritor estadunidense

“Você pode muito bem tentar enxergar sem olhos, ouvir sem ouvidos ou respirar sem pulmões a fim de

tentar viver a vida cristã sem o Espírito Santo.”Dwight L. Moody, evangelista estadunidense

AvisosPreparação para novos membrosQuem deseja tornar-se membro da Igreja Metodista precisa preparar-se. Por isso, abrimos um curso para novos membros, que está sendo minis-trado nos domingos de agosto, setembro e outubro, a partir das 17h30. Os interessados devem procurar o Pr. Tiago.

Círculo de Mães em OraçãoNa próxima quinta-feira (29/8), às 15h00, será realizado na nossa igreja mais um encontro do Círculo de Mães em Oração, um tempo especial de oração pelas famílias, sobretudo pela vida dos filhos e filhas. Toda a igre-ja está convidada a participar desse precioso encontro. Venha interceder por suas heranças e colocá-las diante do Senhor.

MissõesNo dia 1º de setembro (domingo que vem), teremos o privilégio e a ale-gria de receber em nossa comunidade o pastor africano Seraph Nguen-ge. No Culto Solene, ele vai compartilhar conosco um pouco do seu tra-balho em Angola e os desafios para realizar a missão.

No próximo domingo (1º/9), não se esqueça de contribuir com alimentos para a Cesta do Amor. Pedimos que traga as doações de preferência no primeiro domingo do mês.

Sua participação é fundamental!

Page 5: Pastoral Um oásis no meio do deserto Odeserto é um ce ... · Contudo, em hipótese alguma podemos dizer que o deserto é um lu-gar agradável. Estar ou passar por ele sempre foi

Culto TransbordanteQuando: 14 de setembro de 2019 (um sábado), às 19h30;Local: Igreja Metodista em Itaberaba;Toda a igreja está convidada para esse tempo único de intercessão, lou-vor, ministração e comunhão.

Mocidade – Geração Transbordante

Aniversariantes29/8 Marco Aurélio Domingues dos Santos;

30/8 Deise Domingues dos Santos e Esdras Ladeia Gomes;

31/8 Claudia Nonato Dalbeto e Edna Cândido Ribeiro.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por en-fermidades e problemas diversos. Oremos:

•Pela saúde da d. Alda, do Antônio Vas-salo (irmão do Gesué), do Carlos (ir-mão do Márcio), da Cida (cunhada da Silvana), da d. Domi, do Edilson Távo-ra, da Flávia Peres, da Lisete (cunhada do Dilson), da Gina, da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da Luciana Sgai, da Maria Clara (sobrinha da Maria Jo-sé), da d. Maria da Penha, do Nino, da Paula (filha da d. Alda), do pastor Jeremias Pereira, do Paulo (es-poso da Rose), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rose Freitas, da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Tereza Lemmi Marques (mãe do Cláudio), do Vitorino, do Wanderlei e do Wilson (cunhado da Maria José);

•Pelos desempregados;

•Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

•Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

•Pela equipe pastoral (pastores Tiago, Laura e Lucas);

•Pela missionária Mariana Wada;

•Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

•Pelo ministério do bispo José Carlos Peres, da nossa Região.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Page 6: Pastoral Um oásis no meio do deserto Odeserto é um ce ... · Contudo, em hipótese alguma podemos dizer que o deserto é um lu-gar agradável. Estar ou passar por ele sempre foi

www.metodistaitaberaba.com.br /igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e suficiente Sal-vador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Canário, 41Santana de Parnaíba - SP

Pastor: Lucas Gomes

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (25/8) PRÓX. DOMINGO (1º/9)

FECHAMENTO DA IGREJA Marilene Murillo

INTERCESSÃO Maria José/Renata Wilma/Salete

GUARDADOR DOS CARROS Tuca PC/Álvaro

ALIMENTANDO VIDAS Salete Flávia/Fernanda

MINISTÉRIO INFANTIL Mariana/Flávia P./Pra. Laura/Thaís –

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Américo Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Scheila Eula

OPERADOR DE CÂMERA Augusto Gabriel

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Laura/Pr. Tiago Pr. Laura/Pr. Tiago

PREGADOR Pr. Tiago Pr. Seraph Nguenge

programação semanal2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira domingo

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h00)

Encontros dos PGs

Encontros dos Pgs

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos Pgs

Escola de Cura d’alma (20h00)

Encontros dos PGs

Culto (9h00)Escola Dominical

(10h00)Culto solene

(19h00)

HorÁrios de eXpedienTe dos pasTores na igreJa

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia Folga Pr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

19hTiago e Laura

19hTiago e Laura

BoleTim informaTivo (Boin) da igreJa meTodisTa em iTaBeraBaCoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfica: Américo Neto

Colaboradores: Flávia Gonçalves, Pra. Laura Costa Valentin e Dilson Julio SilvaCoordenadora do M. de Comunicação: Aline Gomes

Assista as transmissões ao vivo ou as gravações dos cultos em nosso canal no Youtube.