pastoral teu reino vem n - metodistaitaberaba.com.br · visão: ser reconhecida como uma igreja...

6
Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre” Pastoral Teu Reino Vem N esse fim de semana, esta- mos realizando em nossa comunidade a Conferência Transbordante, um tempo muito precioso que o Senhor nos reser- vou para tratarmos do tema “Rei- no de Deus”. O conceito “trans- bordante” nada mais é do que o anseio de manifestarmos mais concretamente a graça e o amor de Deus àqueles que já O conhe- cem e a quem ainda não O co- nhece. O nosso desejo é buscar a unção e o poder de Deus a tal ponto que venhamos a transbor- dar, e assim contagiar quem estiver à volta. Na Bíblia, o texto emble- mático desse conceito está em Atos 1:8: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tan- to em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos con- fins da terra”. Jesus afirma aos discípulos que eles receberiam poder para serem Suas testemunhas. O poder, a unção e a benção só são derrama- dos sobre nós se for para transbordar, alcançar e anunciar que Deus pode transformar vidas e realidades. Muitas vezes, vemos indivíduos e grupos buscando o poder de Deus sem a consciência de que es- se poder não os fará mais grandiosos, e sim mais responsáveis por testemunhar a alegria, a paz e a justiça de Deus. Enquanto decidi- mos oferecer o amor, o perdão, o socorro, o acolhimento, a tolerân- cia às pessoas que precisam desses sinais da graça, Deus nos dá uma boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, e generosa- mente faz de nós canal da Sua ação. Portanto, nosso desejo é cumprir a missão de Deus no mundo, que é estabelecer o Seu Reino. Participar da construção do Reino BOLETIM INFORMATIVO | ANO XIII | Nº 596 | 22 DE NOVEMBRO DE 2015

Upload: duongque

Post on 09-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“ Jesus C r i s t o on t em e ho j e é o mesmo, e o se r á pa r a semp re ”

Pastoral

Teu Reino Vem

Nesse fi m de semana, esta-mos realizando em nossa comunidade a Conferência

Transbordante, um tempo muito precioso que o Senhor nos reser-vou para tratarmos do tema “Rei-no de Deus”. O conceito “trans-bordante” nada mais é do que o anseio de manifestarmos mais concretamente a graça e o amor de Deus àqueles que já O conhe-cem e a quem ainda não O co-nhece. O nosso desejo é buscar a unção e o poder de Deus a tal ponto que venhamos a transbor-

dar, e assim contagiar quem estiver à volta. Na Bíblia, o texto emble-mático desse conceito está em Atos 1:8: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tan-to em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos con-fi ns da terra”.

Jesus afi rma aos discípulos que eles receberiam poder para serem Suas testemunhas. O poder, a unção e a benção só são derrama-dos sobre nós se for para transbordar, alcançar e anunciar que Deus pode transformar vidas e realidades. Muitas vezes, vemos indivíduos e grupos buscando o poder de Deus sem a consciência de que es-se poder não os fará mais grandiosos, e sim mais responsáveis por testemunhar a alegria, a paz e a justiça de Deus. Enquanto decidi-mos oferecer o amor, o perdão, o socorro, o acolhimento, a tolerân-cia às pessoas que precisam desses sinais da graça, Deus nos dá uma boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, e generosa-mente faz de nós canal da Sua ação.

Portanto, nosso desejo é cumprir a missão de Deus no mundo, que é estabelecer o Seu Reino. Participar da construção do Reino

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XIII | Nº 596 | 22 DE NOVEMBRO DE 2015

de Deus em nosso mundo, pelo Espírito Santo, constitui-se a tarefa evangelizante da Igreja. O Reino é o alvo do Deus Trino e significa o surgimento do novo mundo, da nova vida, do perfeito amor, da jus-tiça plena, da autêntica liberdade e da completa paz. Tudo isso está introduzido em nós e no mundo como semente que o Espírito Santo está fazendo brotar.

O metodismo caracteriza-se por sua paixão evangelística, procurando proclamar as boas novas de salvação, de tal sorte que o amor e a mi-sericórdia de Deus, revelados em Jesus Cristo, sejam proclamados e aceitos por todos os homens e mulheres. No poder do Espírito Santo, por meio do testemunho e do serviço prestados pela Igreja ao mundo, o metodismo demonstra permanente compromisso com o bem-estar da pessoa não só espiritual mas também em seus aspectos sociais.

Deus não está apenas salvando pessoas; está restaurando a raça hu-mana. Estar em Cristo é não apenas ser nova criatura, mas também e principalmente ser nova criação – nova humanidade. Queremos o transbordar de Deus para manifestar aqui e agora, com a maior den-

sidade possível, o Reino de Deus que será consuma-do ali e além.

Buscando transbordar o Reino de Deus,

Rev. Tiago Valentin

“ Não precisamos fazer grandes coisas, fomos chamados para fazer coisas pequenas com grande amor. ”

Heidi Baker, missionária cristã norte-americana

Data comemorativa – 20 de novembroDia da consciência negra: o encontro da misericórdia com a verdade

“A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram” (Sl 85:10).

“A escravidão é uma vilania nojenta, um es-cândalo (...) para a humanidade. Fico cho-cado quando um homem, por ser negro, é enganado ou atacado por um branco e não pode se defender… Vá em nome de Deus e no poder do Seu Espírito, para que a escravidão (...) seja banida para sempre” (John Wesley, em 1790).Luíza Mahin

É inegável que a questão racial é um componente a ser considera-do nas relações sociais no Brasil. Conforme Florestan Fernandes: “As relações raciais herdadas do colonialismo se perpetuaram com suas principais características, mantendo o negro e o mulato numa situa-ção social desalentadora, iníqua e desumana”. Ao se encobrir a vio-lência escandalosa dessas relações e a iniquidade do racismo, é im-posta à população negra uma dupla punição: a sua negação enquan-to sujeito (obrigação de “embranquecer” para ser aceito) e a opressão resultante destas relações sociais.

Aos afrodescendentes foi negado o seu direito de existir como pes-soa negra, de expressar sua cultura, e até mesmo o modo como dei-xar seu cabelo. Neste sentido, o “dia da consciência negra” é um mo-mento de reafirmar o direito à diferença e o direito de expressar livre-mente seu modo de ver o mundo.

Há mais de cinco séculos a população negra no Brasil luta por liberta-ção, emancipação e direito de existir como negros e negras, de expres-sar sua consciência livremente. A luta também é pela história e a me-mória, que ao longo de séculos foi silenciada, manipulada e alterada.

Em uma reflexão criteriosa da história, vamos observar que a resistên-cia e as mais diferentes formas de luta foram uma constante entre os negros(as) escravizados(as). O engajamento de Luíza Mahin contra o escravismo é, sem dúvida, um exemplo a ser reconhecido. Luíza era uma africana livre, pequena comerciante, militante da causa negra e expressiva abolicionista. Foi uma das principais lideranças da Revolta do Malês (1835), que teve como objetivo libertar os negros escraviza-dos em Salvador. Em 1837, participou do movimento da Sabinada e teve que fugir às pressas para o Rio de Janeiro onde deu continuida-de à luta, sendo presa em 1838 por organizar manifestações pelo fim da escravidão. Após a detenção, desapareceu sem deixar vestígios.

Seu filho, Luiz Gama (1830-1882), também resistiu à opressão da ordem escravista. Ele foi vendido por seu pai aos 10 anos de ida-de e mantido como escravo até os 18, quando provou a ilegalidade de sua venda. A partir daí, sua luta contra a escravidão não teve fim; tornou-se um advogado sem diploma (rábula*) e seguiu defenden-do escravos(as), arrecadando dinheiro para alforriá-los(as), criando o Centro Abolicionista e travando uma árdua disputa jurídica pela liber-dade dos negros(as).

O movimento negro brasileiro possui uma longa trajetória de lutas e resistências, garantindo, entre fluxos e refluxos, o alargamento da ci-

dadania de toda população brasileira. Em 2010, foi promulgado o Es-tatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288), que tem como objetivo dar garantias aos afrobrasileiros para a “efetivação da igualdade de opor-tunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difu-sos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerân-cia étnica”.

A lei não representa o fim de uma luta, mas é parte de um processo que se efetiva a partir de um movimento que compreende a solida-riedade, a justiça e o direito como princípios para todas as pessoas, sem distinção. Toda luta por cidadania e direitos humanos é a expres-são e o desejo do encontro da misericórdia com a verdade, e a espe-rança de ver o beijo da justiça e do direito!

Por Pr. Oswaldo de Oliveira Santos Júnior, da Assessoria Regional de Direitos Humanos da 3ª Região Eclesiástica Metodista (texto adaptado)

*Recentemente (3 de novembro de 2015), em cerimônia na capi-tal paulista, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) homena-geou Luiz Gama, concedendo-lhe o título póstumo de advogado (nota da edição).

“ Acima de sermos negros, brancos, árabes, judeus, americanos, somos uma única espécie.

Quem almeja ver dias felizes, precisa aprender a amar a sua espécie. (...) Se você amar profundamente a espécie

humana, estará contribuindo para provocar a maior revolução social da história. ”

Augusto Cury, psicanalista paulista

Avisos

Encontros dos PGs suspensosDias 24/11 a 28/11

Nessa semana não teremos as reuniões dos Pequenos Grupos, pa-ra que possamos priorizar a participação no Culto de Ação de Gra-ças. A partir de terça (01/12), voltamos com os encontros de disci-pulado normalmente.

Encontro de casaisDia 28/11 (sábado), às 19h30

Atenção, casais de nossa comunidade, anotem a data do nosso en-contro! Não faltem, pois grandes coisas Deus tem preparado pa-ra nós!

Culto de Ação de GraçasDia 26/11 (quinta-feira), às 20h00

Este dia de celebração é a oportunidade para testemunharmos e agra-decermos por tudo o que Deus fez em nossas vidas durante 2015. Também poderemos expressar nossa gratidão por meio da doação de guloseimas (doces, bolachas etc.) para incluirmos nas cestas básicas que serão entregues no próximo mês. Contamos mais uma vez com a sensibilidade e boa vontade de nossa solidária comunidade.

Aniversariantes.

23/11 Domitila Ladeia Gomes

25/11 Ana Paula Neves do Prado Barbosa

27/11 Carlos Eduardo Fernandes (Kadu)

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde do Carlos (irmão do Márcio), da Cida (cunhada da Silvana), da d. Cida Barçan-te, da d. Domi, da Elenita (irmã ma Merilene), da d. Elenice (irmã da d. Neusa), da d. Iber-ci (mãe da Silvana Sanguin), do sr. Jarbas (pai da Helô), do sr. José (marido da d. Nancy), do Leonardo (amigo da Beth Estrozi), da d. Lydia

Reyes (mãe da Maria José), da d. Maria da Penha, da Maria José Cas-su (de Santana), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Te-reza Lemmi Marques (mãe do Cláudio) e do Wanderlei;

• Pela Clínica Neemias;

• Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

• Pela equipe pastoral (pastores Tiago e Laura e seminaristas Lucas, Edmilson e Michelly);

• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

I g r e j a M e t o d i s t a e m

www.metodistaitaberaba.com.brwww.facebook.com/

igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Seminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

Seminarista: Lucas Gomes

PROGRAMAÇÃO SEMANAL2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h30)

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos PGs

Encontrosdos Pgs

Culto de Libertação (20h00)

Reun. de Oração (22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15)

Escola Dominical (9h00)

Culto solene (19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia FolgaPr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago

20hTiago

20hTiago e Laura

19hTiago

19hTiago e Laura

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouwww.livestream.com/metodistaitaberaba

Escala de Serviço

SERVIÇO HOJE (22/11) PRÓX. DOMINGO (29/11)

FECHAMENTO DA IGREJA Silas Beth

GUARDADOR DOS CARROS Paulo Willian

INTERCESSÃO Manoel/Maria José Edward/Salete

MINISTÉRIO INFANTIL Angélica/Mariana/Doroti Bia Bentley/Laura/Thais

LOUVOR Transbordante Vida

OPERADOR DE SOM Álvaro Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Bel Ziza

OPERADOR DE CÂMERA Guto Gabriel

DIREÇÃO DO CULTO Equipe Pastoral Pr. Tiago/Marilene

PREGADOR Missionário Benjamin Pr.ª Laura

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves, Fábio Martelozzo Mendes e Pra. Laura Costa ValentinCoordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner