pastoral quem não trabalha dá trabalho...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA “Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre” Pastoral Quem não trabalha dá trabalho O refrão da música Criança Não Trabalha, do grupo musical de can- ções infantis Palavra Cantada, diz assim: “Criança não trabalha, criança dá trabalho”. O grupo faz essa brincadeira com um real fundo de verdade. A criança de fato não tem um trabalho formal – ou pe- lo menos não deveria ter; sua única preocupação, na maioria das vezes, é estudar. Aos adultos é que cabe a tarefa de se preocupar com o de- senvolvimento, a nutrição, o lazer, o sustento, a proteção e todo tipo de resguardo que uma criança merece e tem direito. A verdade é que cuidar de uma criança dá muito trabalho, e a brincadeira do Palavra Cantata vai nessa direção: elas não trabalham, mas nos dão muito trabalho! Se as crianças tivessem de se responsabilizar por seu sustento, moradia, saúde etc., talvez dessem menos trabalho para os adultos. Esse princí- pio se aplica a muitas esferas da nossa vida. Num trabalho em grupo, por exemplo, quando um componente deixa de fazer a sua parte, um outro vai ficar sobrecarregado. Outro exemplo é o que ocorre na igreja. Há quem reclame que não con- segue se enquadrar, se envolver nos trabalhos, achar seu espaço. Pode- mos fazer algumas considerações a esse respeito. Primeiramente, temos de partir do princípio de que a igreja é um es- paço de todos e para todos. O dono desta casa é Deus e é Ele quem acolhe a todos. E es- se talvez seja o primei- ro equívoco de alguns: se não entendermos que estamos na igre- ja por Deus, para Deus e com Deus, possivel- mente em algum mo- mento vamos questio- nar se devemos con- tinuar integrando esta BOLETIM INFORMATIVO | ANO XI | Nº 531 | 24 DE AGOSTO DE 2014

Upload: others

Post on 28-Jan-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pastoral Quem não trabalha dá trabalho Ometodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/...quilidade, ausência de preocupações, e, em dias tão conturbados, não custa nada

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

“ Jesus C r i s t o on t em e ho j e é o mesmo, e o se r á pa r a semp re ”

Pastoral

Quem não trabalha dá trabalho

O refrão da música Criança Não Trabalha, do grupo musical de can-ções infantis Palavra Cantada, diz assim: “Criança não trabalha, criança dá trabalho”. O grupo faz essa brincadeira com um real

fundo de verdade. A criança de fato não tem um trabalho formal – ou pe-lo menos não deveria ter; sua única preocupação, na maioria das vezes, é estudar. Aos adultos é que cabe a tarefa de se preocupar com o de-senvolvimento, a nutrição, o lazer, o sustento, a proteção e todo tipo de resguardo que uma criança merece e tem direito. A verdade é que cuidar de uma criança dá muito trabalho, e a brincadeira do Palavra Cantata vai nessa direção: elas não trabalham, mas nos dão muito trabalho!

Se as crianças tivessem de se responsabilizar por seu sustento, moradia, saúde etc., talvez dessem menos trabalho para os adultos. Esse princí-pio se aplica a muitas esferas da nossa vida. Num trabalho em grupo, por exemplo, quando um componente deixa de fazer a sua parte, um outro vai ficar sobrecarregado.

Outro exemplo é o que ocorre na igreja. Há quem reclame que não con-segue se enquadrar, se envolver nos trabalhos, achar seu espaço. Pode-mos fazer algumas considerações a esse respeito.

Primeiramente, temos de partir do princípio de que a igreja é um es-paço de todos e para todos. O dono desta casa é Deus e é Ele quem acolhe a todos. E es-se talvez seja o primei-ro equívoco de alguns: se não entendermos que estamos na igre-ja por Deus, para Deus e com Deus, possivel-mente em algum mo-mento vamos questio-nar se devemos con-tinuar integrando esta

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XI | Nº 531 | 24 DE AGOSTO DE 2014

Page 2: Pastoral Quem não trabalha dá trabalho Ometodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/...quilidade, ausência de preocupações, e, em dias tão conturbados, não custa nada

comunidade. É da natureza humana o desejo de sentir-se fazendo parte de algo, o que chamamos de “sentimento de pertença”. E, para nos sen-tirmos pertencentes à igreja, é fundamental nos envolvermos com a co-munidade, é necessário que sirvamos. Nós fazemos parte de uma igreja que se organiza pelo sistema de dons e ministérios; ou seja, Deus conce-de dons a todas as pessoas para que possam servi-Lo por meio de um dos ministérios da igreja. Em outras palavras, Deus quer que todos nos envolvamos com Sua obra, contribuindo de alguma maneira.

Podemos eventualmente nos deparar com uma situação em que alguém não consiga se enquadrar nem participar de nenhum dos ministérios exis-tentes. Acho isso difícil de ocorrer, mas não impossível. O que fazer diante de tal impasse? Precisamos nos lembrar de que, ainda que algum de nós não tenha o dom de cantar, falar em público, interceder, servir, ensinar ou administrar, todos temos um dom inerente e em comum, que é o de fazer discípulos para Jesus. Sim, todos nós, quando aceitamos a Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, recebemos do Espírito Santo o dom de pregar, viver e testemunhar o evangelho. Se somos discípulos de Cris-to, necessariamente precisamos fazer novos discípulos para Ele.

Geralmente, quem não trabalha na igreja dá trabalho, mas ninguém pre-cisa ficar sem fazer algo. Ainda que a pessoa não tenha um dom especí-fico para servir em algum ministério, pode e deve fazer discípulos. E isso independe de ministério, de entrosamento na igreja ou de se sentir valori-zado. Se queremos nos sentir fazendo parte da igreja, basta sermos dis-cípulos e fazermos discípulos.

É claro que também é vazia e mentirosa a postura de alguém que can-ta, prega, intercede etc., mas não faz discípulos. A igreja se organizou ao longo do tempo na forma de ministérios, mas sua grande comissão, sua maior incumbência é ir e fazer discípulos antes de qualquer coisa.

Para não se sentir excluído, marginalizado ou deslocado, basta que você assuma a responsabilidade de discipular alguém, de ajudar essa pessoa

a entender que o amor e a graça de Deus já estão sobre sua vida. Todos, sem exceção, podemos e devemos fa-zer discípulos, porque o dom para isso nós já temos, que é o poder do Espírito Santo.

Do discípulo,

Rev. Tiago Valentin

“ A igreja não é chamada para ser eficiente, grande ou rica. Ela é chamada para ser fiel. ”

Walter McAlister, bispo da Igreja Cristã Nova Vida

Page 3: Pastoral Quem não trabalha dá trabalho Ometodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/...quilidade, ausência de preocupações, e, em dias tão conturbados, não custa nada

MeditaçãoConselhos de um pescador a um crente estressado“Humilhai-vos, pois, debaixo da po-tente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1 Pe 5:6-7).

Você já parou pra respirar hoje? Di-go profunda e longamente, de forma prazerosa e relaxante, e não um mo-vimento mecânico de entrada e saída do ar pelo nariz. É tanta correria, tanto estresse, tanta preocupação que se torna quase impossível relaxar, des-cansar, simplesmente respirar.

Não muito distante, há alguém sentado na beira de um rio, embaixo da som-bra de uma árvore. Sua respiração entra no ritmo do canto dos pássaros e do som que o vento faz brincando pelo mato. Esse é o pescador, pescando, su-jeito calmo, sereno e tranquilo.

Temos em nossa cultura a ideia de que a figura do pescador representa tran-quilidade, ausência de preocupações, e, em dias tão conturbados, não custa nada ouvirmos um pescador e tentarmos aprender com ele dicas para poder-mos ter uma vida calma, sossegada, em verdadeira paz.

Nosso pescador em específico se chamava Pedro e ele escreveu duas cartas com diversos conselhos, que, mesmo escritos há 2.000 anos, têm o mesmo valor nos dias de hoje.

Veja a seguir alguns dos conselhos que ele nos dá.

- Esperem o tempo de Deus. “Se vocês se humilharem debaixo da mão poderosa de Deus, Ele, a Seu tempo, levantará vocês.” O pescador sabe que não adianta ficar bravo com o peixe, com o rio, com a vara. Isso não vai fazer o peixe vir mais rápido. O pescador simplesmente espera com toda a atenção a hora certa e, quando o peixe pegar a isca, ele estará pronto para fisgá-lo. Não se desespere por nenhum motivo que seja, pois isso não fará o seu de-sejo se realizar mais rápido. Apenas lance seu desejo sobre a mão de Deus, em oração, espere atentamente e, na hora certa, a hora que Ele quiser, vo-cê entenderá que é o momento ideal para “fisgar” a benção. E, se Deus não aceitar o seu plano, continue esperando, porque o d’Ele será sempre melhor!

- Lancem sobre Ele tudo que estiver tirando sua paz. “Lancem sobre Ele todas as suas preocupações e cuidados.” Pedro era um pescador de alto-mar e sabia muito bem lançar uma rede. Ele não se preocupava com a perfeição na hora de lançar a rede, mas apenas em lançá-la num local ideal. A mão de Deus é o único lugar perfeito para lançarmos nossos medos, nossos sonhos e nossas preocupações. Não lance sobre o seu marido ou esposa, nem so-bre o psicólogo, nem sobre o mural do Facebook o que está incomodando

Pedro, por Guido Reni (1634)

Page 4: Pastoral Quem não trabalha dá trabalho Ometodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/...quilidade, ausência de preocupações, e, em dias tão conturbados, não custa nada

você. Somente a mão de Deus pode garantir paz para a sua vida. Tudo o que estiver pesando além da conta, tire dos seus ombros e peça ajuda à podero-sa mão do nosso Senhor.

- Relaxem, pois Ele cuida de vocês. “Ele tem cuidado de vocês.” (Ele está sempre pensando em vocês e vigiando tudo o que se relaciona com vocês.) Quando somos crianças, os adultos se preocupam conosco, mas, ao ficar-mos adultos, perguntamos: “Quem cuidará de mim agora? Quem poderá me defender?”. E então descobrimos que o nosso Senhor nunca nos abandonou e deseja nos acompanhar, seja em pastos verdejantes, seja até mesmo no va-le da sombra da morte, até o fim do mundo. Relaxe, você tem um amigo em Jesus e esse não te abandona.

Somente em Jesus encontramos paz, em meio a um mun-do tão estressante. Por isso, fuja da crise e se esconda em Cristo!

Por Renan Anchieta (http://renananchieta.blogspot.com.br/)

“ Os pescadores sabem que o mar é perigoso e que a tempestade é terrível, mas nunca julgaram esses perigos razão suficiente para permanecerem em terra. ”

Vincent van Gogh, pintor holandês (1853-1890)

ReflexãoDeus e vocêSó Deus pode criar, mas você pode valorizar o que Ele criou.Só Deus pode dar a vida, mas você pode transmiti-la e respeitá-la.

Só Deus pode dar a saúde, mas você pode orientar e guiar.Só Deus pode dar a fé, mas você pode dar o seu testemunho.

Só Deus pode infundir esperança, mas você pode restituir a confiança ao ir-mão.Só Deus pode dar o amor, mas você pode ensinar o seu irmão a amar.

Só Deus pode dar a paz, mas você pode semear a união.Só Deus pode dar a alegria, mas você pode sorrir a todos.

Só Deus pode dar a força, mas você pode apoiar quem desanimou.Só Deus é o caminho, mas você pode indicá-lo aos outros.

Só Deus é a luz, mas você pode fazê-la brilhar aos olhos dos seus irmãos.Só Deus é a vida, mas você pode restituir aos outros o desejo de viver.

Só Deus pode fazer milagres, mas você pode ser aquele que trouxe os cin-co pães e os dois peixes.

Só Deus pode fazer o que parece impossível, mas você pode fazer o possível.

Só Deus se basta a si mesmo, mas ele preferiu contar com você.

Extraído do site Mundo das Mensagens.com

Page 5: Pastoral Quem não trabalha dá trabalho Ometodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/...quilidade, ausência de preocupações, e, em dias tão conturbados, não custa nada

AvisosCampanha de Oração: “7 Semanas Buscando a Plenitude do Espírito”Por sete semanas, temos feito cultos especiais às sextas-feiras, com o propó-sito de buscar a plenitude do Espírito Santo, baseando-nos no texto de Atos 2:4a “Todos ficaram cheios do Espírito Santo”. Toda a igreja está convidada a participar desse tempo de oração, jejum e busca. Se queremos fazer discípu-los, temos de ser discípulos. E isso só é possível pela ação do Espírito Santo em nós e por meio de nós. A cada sexta-feira, temos recebido um pregador diferente. Confira os próximos convidados:

29/8 Pra. Cláudia, da IM em Vila Conde do Pinhal;

5/9 Pra. Joyce, da IM no Butantã;

12/9 Pr. Daniel Rocha, da IM em Santo André.

Aniversariantes29/8 Marco Aurélio Domingues dos Santos

30/8 Deise Domingues dos Santos e Esdras Ladeia Gomes

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por en-fermidades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde da Adriana Feitosa, da D. Cida Barçante, do Sr. Davi, da D. Elenice (irmã da D. Neusa), da Iara (irmã do Márcio), da D. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do Sr. Jarbas (pai da Helô), do Sr. José (marido da D. Nancy), da Lourdes de Brito, da D. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da D. Maria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana), da Neusa, da Nívia (esposa do Eduardo), do Rafael Arrais (sobrinho do Sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da D. Tereza (sogra da Maria José), da D. Zilda (avó da Helô) e do Wanderlei;

• Pelos projetos Alimentando Vidas e Novidade de Vida;

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;

• Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

• Pela Equipe Pastoral (Pastores Tiago e Laura e Seminaristas Lucas, Edmilson e Michelly);

• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Page 6: Pastoral Quem não trabalha dá trabalho Ometodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/...quilidade, ausência de preocupações, e, em dias tão conturbados, não custa nada

www.metodistaitaberaba.com.brwww.facebook.com/

igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Seminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010

Tel: 3977-0571Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (24/8) PRÓX. DOMINGO (31/8)

FECHAMENTO DA IGREJA Marilene MuriloINTERCESSÃO Manoel/Cleide Tiago/MarileneGUARDADOR DOS CARROS Tuca AlmirMINISTÉRIO INFANTIL Laura/Mariana Não haverá atividadeLOUVOR Vida Geração EleitaOPERADOR DE SOM Márcio TiagoOPERADORA DO DATASHOW Eula BiaDIREÇÃO DO CULTO Sem. Lucas/Roseli de Brito Pra. Laura/Pr. TiagoPREGADOR Pra. Laura Pr. Tiago

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouwww.livestream.com/metodistaitaberaba

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa ValentinCoordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

PROGRAMAÇÃO SEMANAL3ª FEIRA 3ª, 4ª e 5ª FEIRA 6ª FEIRA DOMINGO

Tarde de Oração16h30

Encontros dos PgsCulto de Libertação

20hEsc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia FolgaPr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago

20hTiago

20hTiago e Laura

19hTiago

19hTiago e Laura