pastoral paz na guerra c - metodistaitaberaba.com.br · uma pessoa em guerra com o mundo inteiro....

6
Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre” Pastoral Paz na guerra C rer em Jesus nos leva a viver numa perspecti- va diferente daquela de quem não crê n’Ele. Certa vez ouvi um testemunho de um re- cém-convertido que me cha- mou muito a atenção. Ele di- zia que, depois que passou a ir à igreja e entregou sua vida a Jesus, suas dívidas financeiras não diminuíram e seus conflitos e lutas continuaram do mesmo jeito que antes, mas, apesar disso tudo, agora ele tinha paz. A princípio, crer em Jesus não acaba com todos os nossos problemas, mas nos faz enxergá-los e enfrentá-los com outro olhar, um olhar de sere- nidade, confiança e esperança, fruto de uma paz que é inexplicável. Essa foi a promessa de Jesus a Seus discípulos, quando Ele os preparava pa- ra Sua partida, conforme relatado no capítulo 14 do Evangelho de João. Nessa passagem, Jesus inicia Seu discurso dizendo: “Não se turbe o vos- so coração; credes em Deus, crede também em mim” (Jo 14:1). Isto é, Ele alerta os discípulos para que não fiquem com o coração perturbado, mas tenham fé n’Ele, assim como têm em Seu Pai. Jesus diz isso para tranqui- lizá-los, pois já previa a própria morte e não queria deixá-los desampara- dos. Por isso, também os conforta, afirmando que o consolo viria do Es- pírito Santo (Jo 14:16). Portanto, diante da morte e da separação, Jesus exorta os discípulos a ficarem em paz. E afirma que essa paz viria d’Ele próprio – uma paz que não pode ser oferecida, proporcionada ou mani- festada a partir de critérios, lógicas ou princípios naturais; uma paz que o mundo não é capaz de nos dar (Jo 14:27). Quem crê e vive com Jesus, ainda que sofra perdas, passe por lutas, con- flitos e até mesmo diante da morte, pode sentir uma paz que é experimen- tada e vivenciada mesmo em meio à guerra. Jesus faz questão de distinguir a paz que Ele nos dá daquela paz que vem do mundo. A palavra “paz” em português se origina do termo pacem, BOLETIM INFORMATIVO | ANO XIV | Nº 611 | 3 DE ABRIL DE 2016 Por Bansky

Upload: vuongdieu

Post on 26-Jan-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“ Jesus C r i s t o on t em e ho j e é o mesmo, e o se r á pa r a semp re ”

Pastoral

Paz na guerra

Crer em Jesus nos leva a viver numa perspecti-va diferente daquela de

quem não crê n’Ele. Certa vez ouvi um testemunho de um re-cém-convertido que me cha-mou muito a atenção. Ele di-zia que, depois que passou a ir à igreja e entregou sua vida a Jesus, suas dívidas financeiras não diminuíram e seus conflitos e lutas continuaram do mesmo jeito que antes, mas, apesar disso tudo, agora ele tinha paz.

A princípio, crer em Jesus não acaba com todos os nossos problemas, mas nos faz enxergá-los e enfrentá-los com outro olhar, um olhar de sere-nidade, confiança e esperança, fruto de uma paz que é inexplicável. Essa foi a promessa de Jesus a Seus discípulos, quando Ele os preparava pa-ra Sua partida, conforme relatado no capítulo 14 do Evangelho de João.

Nessa passagem, Jesus inicia Seu discurso dizendo: “Não se turbe o vos-so coração; credes em Deus, crede também em mim” (Jo 14:1). Isto é, Ele alerta os discípulos para que não fiquem com o coração perturbado, mas tenham fé n’Ele, assim como têm em Seu Pai. Jesus diz isso para tranqui-lizá-los, pois já previa a própria morte e não queria deixá-los desampara-dos. Por isso, também os conforta, afirmando que o consolo viria do Es-pírito Santo (Jo 14:16). Portanto, diante da morte e da separação, Jesus exorta os discípulos a ficarem em paz. E afirma que essa paz viria d’Ele próprio – uma paz que não pode ser oferecida, proporcionada ou mani-festada a partir de critérios, lógicas ou princípios naturais; uma paz que o mundo não é capaz de nos dar (Jo 14:27).

Quem crê e vive com Jesus, ainda que sofra perdas, passe por lutas, con-flitos e até mesmo diante da morte, pode sentir uma paz que é experimen-tada e vivenciada mesmo em meio à guerra.

Jesus faz questão de distinguir a paz que Ele nos dá daquela paz que vem do mundo. A palavra “paz” em português se origina do termo pacem,

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XIV | Nº 611 | 3 DE ABRIL DE 2016

Por Bansky

que em latim significa absentia belli (ausência de guerra). Portanto, a ideia de paz está ligada a um estado em que não há nenhum conflito; ou seja, só se pode ter paz quando não há guerra. É fato que a ausência de guerra pode ser um sinal muito concreto de paz. Mas o que Jesus pode fazer por nós não se limita a um cenário humano e concreto. Ele é capaz de nos dar paz mesmo quando tudo vai mal.

Parece-me que o apóstolo Paulo entendeu e experimentou essa paz trans-cendente. Ao interceder pelos irmãos e irmãs de Filipos, ele finaliza sua car-ta dizendo: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus” (Fp 4:7). A paz que Jesus nos dá vai além da razão, do contexto e da lógica. Ao entre-garmos nossas vidas a Jesus e caminharmos dia a dia com Ele, essa paz vai sendo gerada e renovada constantemente.

Que a paz de Cristo, que excede todo o entendimento e não pode ser encontrada em nenhum lugar deste mundo, nos dê esperança, graça e força para vencermos todas as batalhas da nossa vida!

Na paz do Senhor,

Rev. Tiago Valentin

“ Quem não está em paz consigo mesmo será uma pessoa em guerra com o mundo inteiro. ”

Mahatma Gandhi, líder pacifista indiano (1869-1948)

AtualidadeA justiça e a serenidade de que tanto precisamos

A 24a fase da operação Lava Jato, denominada Aletheia (“verdade”, em grego), tornou-se notícia no mundo inteiro, pois as investigações envol-vem personalidades políticas.

Depois de dois anos e tantas fases, a Operação Lava Jato é hoje conhe-cida mundialmente por investigar um dos maiores escândalos de corrup-ção da história – algo surpreendente

no Brasil, o país da impunidade, como o seu próprio povo o denomina. Po-líticos, empresários, banqueiros, funcionários públicos e lobistas têm sido denunciados e acusados, sendo que alguns já foram condenados e apena-dos. Essa é a triste realidade. Mas o que nos consola é que estamos ven-do a justiça fluir.

As Escrituras atestam que desde os tempos antigos “o ímpio aceita às es-condidas o suborno para desviar o curso da justiça” (Pv 17:23). Contudo, não podemos nos conformar com essa realidade, pois a Bíblia também diz:

“Odeiem o mal, amem o bem; estabeleçam a justiça nos tribunais” (Am 5:15). O Senhor nos faz conhecer o caminho melhor: “Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus” (Mq 6:8).

Embora, publicamente todos aprovem as medidas de combate à corrupção, o aprofundamento das investigações, os inquéritos policiais e os processos judiciais abalam a credibilidade de instituições e partidos políticos, além de macular a biografia das pessoas envolvidas. As paixões partidárias e a tro-ca de acusações têm elevado a temperatura das discussões, chegando, em alguns casos, a provocar lamentáveis agressões físicas.

A Aliança Cristã Evangélica Brasileira, preocupada com esse acirramen-to dos ânimos, dirige-se às igrejas e pessoas filiadas, e ao povo evangélico em geral, chamando-os à serenidade, à oração e à paz.

Com esse propósito, somos encorajados a:

• Orar pelas autoridades: “Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões (...) por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade” (1 Tm 2:1-2).

• Orar pelo bom funcionamento de nossas instituições democráticas, sobretudo na instância dos poderes constituídos: Legislativo, Executivo e Judiciário.

• Orar para que a crise econômica e política seja resolvida, dentro dos limites estabelecidos pelo Estado de direito e pela democracia brasileira.

• Orar para que a justiça e a paz caminhem juntas em nosso país e que todos estejam sujeitos às mesmas leis, sem privilégios. Que venham à tona todos os casos de corrupção, tanto em nível federal como em nível estadual e municipal.

• Orar para que o Brasil encontre em Jesus Cristo a referência de que tanto precisa para se tornar uma nação pautada pelo bem-estar que procede da justiça.

A Aliança Cristã Evangélica Brasileira (Aliança Evangélica) existe desde 2009 e tem entre seus filiados instituições cristãs evangélicas de todo o Brasil, incluindo a Igreja Metodista. Sua missão é ser uma parceria de igre-jas e organizações e congregar seguidores do Senhor e Salvador Jesus Cristo como expressão da unidade da Igreja.

Aliança Evangélica

“ Concede-nos, Senhor, a serenidade necessária para aceitarmos as coisas que não podemos modificar, coragem para modificarmos aquelas que podemos e sabedoria para distinguirmos umas das outras. ”

Reinhold Niebuhr, teólogo norte-americano (1892-1971)

ReflexãoO milho premiado“O perverso recebe um salário ilusório, mas o que semeia justiça terá re-compensa verdadeira” (Provérbios 11:18).

Conta-se que um agricultor bem-sucedido ganhava, ano após ano, o troféu Milho Gigante, con-cedido pela feira de agricultura da região em que ele vivia. En-trava com seu produto na com-petição e saía com a faixa azul de vencedor recobrindo o peito. E o seu milho era, de fato, cada vez melhor.

Numa dessas ocasiões, logo após ele ter recebido o prêmio, um repórter do jornal local quis saber qual era o seu segredo para obter um produto de tão alta qualidade. O homem enumerou uma série de cuidados que tomava para o cultivo e, ao final, revelou algo surpreendente:

– Todos os anos, eu compartilho as sementes do meu melhor milho com os meus vizinhos agricultores.

Sem entender muito bem, o repórter comentou:

– Mas eu vejo aqui que seus vizinhos estão competindo com o senhor to-dos os anos. Como pode compartilhar suas melhores sementes com eles?

O agricultor pensou por um instante e respondeu:

– Você não sabe? O pólen do milho maduro é levado pelo vento de um campo a outro, o tempo todo. Se meus vizinhos plantarem um milho infe-rior ao que eu cultivo, a polinização irá degradar continuamente a qualidade do meu milho. Se eu quiser cultivar milho bom, tenho de ajudar meus vizi-nhos a também cultivarem milho bom.

Ele era atento às conectividades da vida. O milho cultivado por ele só po-deria melhorar se o produto do vizinho também tivesse a qualidade melho-rada.

Este exemplo vale para as diversas dimensões da nossa vida. Aqueles que escolhem estar em paz devem fazer com que seus vizinhos também este-jam em paz. Aqueles que querem viver bem têm de ajudar os outros a vi-ver bem. E aqueles que querem ser felizes têm de ajudar os outros a en-contrar a felicidade, pois o bem-estar de cada um está ligado ao bem-es-tar de todos.

Que a gente consiga contribuir para que nossos vizinhos cultivem um pro-duto cada vez melhor!

Texto adaptado de “Minuto de Sabedoria”

“Colheita de Milho”, de Damião Martins (2012)

Avisos

Hoje (3/4), não se esqueça de con-tribuir com alimentos para a Cesta do Amor. Pedimos que traga as doações de preferência no primeiro domingo do mês.

Sua participação é fundamental!

Acampadentro dos JuvenisTema: Procurado;Data: De 8 a 10 de abril de 2016;Investimento: R$ 40,00;Inscrições: Com Matheus, Erick, Augusto e Bia Lakatos. Vagas limitadas!

Aniversariante5/4 Luciana Pereira Torres;

7/4 Jéssica Yumi Gomes Mine;

8/4 Maria do Carmo Meireles;

9/4 Eunice Pereira Leite.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfer-midades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde do Carlos (irmão do Márcio), da Cida (cunhada da Silvana), da d. Cida Barçan-te, da d. Domi, da Edelita (irmã da Marilene), do Emerson, da Ester Laguna, da Gina, do sr. Jarbas (pai da Helô), do sr. José (marido da d. Nancy), da d. Juraci, da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da d. Maria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana), do Rafael Arrais (so-

brinho do sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Tereza Lemmi Marques (mãe do Cláudio), do Wanderlei e do Willian (de Santana de Parnaíba);

• Pelos projetos sociais da nossa igreja;

• Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

• Pela equipe pastoral (pastores Tiago, Laura, Edmilson e Michelly e o seminarista Lucas);

• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

www.metodistaitaberaba.com.brwww.facebook.com/

igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Seminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

Seminarista: Lucas Gomes

programação semanal2ª feira 3ª feira 4ª feira 6ª feira sáb. domingo

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h30)

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos PGs

Encontros dos Pgs

Culto de Libertação (20h00)

Reun. de Oração (22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15)

Escola Dominical (9h00)

Culto solene (19h00)

Horários de eXpedienTe dos pasTores na igreJa

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia Folga Pr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago

20hTiago

20hTiago e Laura

19hTiago

19hTiago e Laura

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ou www.livestream.com/metodistaitaberaba

boleTim informaTivo (boin) da igreJa meTodisTa em iTaberabaCoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfica: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves, Fábio Martelozzo Mendes e Pra. Laura Costa ValentinCoordenadora do M. de Comunicação: Aline Gomes

Escala de Serviço

SERVIÇO HOJE (3/4) PRÓX. DOMINGO (10/4)

FECHAMENTO DA IGREJA Beth Zé

GUARDADOR DOS CARROS Almir Paulo

INTERCESSÃO Edward/Manoel Edward/Marilene

MINISTÉRIO INFANTIL Angélica/Carol Z./Rose Paloma/Maiara/Doroti

LOUVOR Vida Geração Eleita

OPERADOR DE SOM Márcio Tiago

OPERADORA DO DATASHOW Eula Bia

OPERADOR DE CÂMERA Gabriel Almir

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Sem. Lucas Sem. Lucas/Samuel

PREGADOR Pra. Laura Pr. Tiago