pastoral o bom servo -...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA anos Pastoral O bom servo “Quem é, pois, o servo fiel e prudente a que o senhor confiou os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim” (Mt 24:45-46). N ão há dúvida de que somos os obreiros, os mordomos do nos- so Deus. Quando compreendemos a dimensão da grandeza d’Aquele que nos chamou, experimentamos Sua autoridade e Seu domínio sobre tudo e todos. Deus nos deu o privilégio de cuidar e administrar Sua obra. Somos res- ponsáveis pelo cuidado com o mundo que Ele criou para nós e, sobre- tudo, pelo zelo com as vidas que estão ao nosso redor. A nós foi con- fiada a tarefa de servi-Lo com prudência e fidelidade. A prudência nos capacita a distinguir previamente o que convém, ou seja, devemos ser cautelosos nas nossas decisões e ações referentes à obra de Deus. Nem tudo que nos convém é convenien- te para Deus. Não é o que achamos que determina os resultados, mas ações pautadas nos princípios di- vinos determinam o cuida- do que devemos ter. A fidelidade garante o cumprimento de nos- sa obrigação e, princi- palmente, nos torna se- melhantes ao nosso Se- nhor. Deus é fiel e espe- ra que sejamos fiéis tam- BOLETIM INFORMATIVO | ANO X | Nº 474 | 14 DE JULHO DE 2013

Upload: ngotruc

Post on 03-Jan-2019

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

anos

Pastoral

O bom servo“Quem é, pois, o servo fi el e prudente a que o senhor confi ou os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim” (Mt 24:45-46).

Não há dúvida de que somos os obreiros, os mordomos do nos-so Deus. Quando compreendemos a dimensão da grandeza d’Aquele que nos chamou, experimentamos Sua autoridade e

Seu domínio sobre tudo e todos.

Deus nos deu o privilégio de cuidar e administrar Sua obra. Somos res-ponsáveis pelo cuidado com o mundo que Ele criou para nós e, sobre-tudo, pelo zelo com as vidas que estão ao nosso redor. A nós foi con-fi ada a tarefa de servi-Lo com prudência e fi delidade.

A prudência nos capacita a distinguir previamente o que convém, ou seja, devemos ser cautelosos nas nossas decisões e ações referentes à obra de Deus. Nem tudo que nos convém é convenien-te para Deus. Não é o que achamos que determina os resultados, mas ações pautadas nos princípios di-vinos determinam o cuida-do que devemos ter.

A fi delidade garante o cumprimento de nos-sa obrigação e, princi-palmente, nos torna se-melhantes ao nosso Se-nhor. Deus é fi el e espe-ra que sejamos fi éis tam-

BOLETIM INFORMATIVO | ANO X | Nº 474 | 14 DE JULHO DE 2013

bém. Ser fiel na obra de Deus significa que vamos garantir os desejos e valores que são do Senhor.

O Salmo 24 afirma que tudo que existe, a plenitude da existência do mundo, pertence a Deus e por Ele foi criado; logo, não possuímos coi-sa alguma que não nos tenha sido dada por Deus.

Se Ele nos deu e a Ele pertencem todas as coisas, a nós cabe a pru-dência e a fidelidade quanto ao cuidado do que é de Deus. Assim como prestamos conta do serviço que nos cabe em nossos empregos, da-remos conta ao Senhor a respeito do cuidado para com a Sua criação.

A parábola dos dois servos (Mt 24:45-51) nos exorta quanto ao “paga-mento” que iremos receber pelo serviço prestado a Deus. Um dia vamos ser chamados e avaliados, e então seremos abençoados por um trabalho fiel e prudente ou destinados ao sofrimento por negligência e infidelidade.

Bem-aventurado é aquele que se preocupa em realizar seu trabalho de modo digno em favor do seu senhor, diz a palavra. Um dia, que ninguém sabe quando será, o Senhor virá ao nosso encontro, certo de que a he-rança que recebemos d’Ele foi bem aproveitada e gerou investimento, principalmente em vidas.

A preguiça, a indiferença e o descaso podem nos conduzir ao castigo de perder as bênçãos e, infelizmente, a tão sonhada e almejada salvação, simplesmente porque não fomos bons servos, cuidadosos e precavidos.

Então, mãos a obra! Vamos trabalhar e honrar Aquele que a nós con-fiou a Sua criação.

Pra. Michelly Silva (seminarista)

“ Se Deus criou as pessoas para amar e as coisas para cuidar, por que amamos as coisas e usamos as pessoas?

Bob Marley, cantor e compositor jamaicano (1945-1981)

Reflexão

Por onde o diabo entraJá tive a infelicidade de ter meu computador infectado por um vírus, que felizmente foi logo detectado e eliminado pelo antivírus que mantenho sempre atualizado. Na verdade não era bem um vírus, e sim um progra-ma chamado “Trojan” (cavalo de tróia), o qual abre portas no computa-dor para invasão remota.

Pensando nisso, Deus me fez lem-brar que desde os tempos antigos Ele determinou que Seu povo não desse ouvidos aos ensinos e pre-gações dos falsos profetas. Entre-tanto, é exatamente nessa área que muitos tropeçam e acabam se desviando para a esquerda e ou para a direita dos caminhos retos do Senhor nosso Deus.

Li recentemente um artigo do jornal O Globo, cujo título tratava de um anúncio para a criação de uma igreja divulgado num classificado.

Nota-se que os falsos profetas geralmente são sempre os primeiros a acreditar convictamente nas próprias mentiras que pregam. E isso difi-culta muito o discernimento do povo de Deus, porque aparentemente são pessoas sinceras, “cheias de boas intenções” e que de modo algum estão intencionalmente no meio do povo de Deus para lhe causar dano.

Entretanto, o diabo usa essas pessoas tal como um cavalo de tróia, pois, inclusive aos próprios olhos, elas aparentemente são espiritualiza-das, irrepreensíveis e de moral pura, mas sutilmente foram desviadas por ensinos e doutrinas estranhas, as quais vão contra o evangelho (são antibíblicas), e ainda outras, que vão além do evangelho (extrabíblicas).

Desde o Antigo Testamento até os dias de hoje, o povo de Deus tam-bém tem padecido porque tem emprestado seus ouvidos a muitos “pre-gadores” e “profetas”, os quais ensinam coisas absurdas, fazendo ver-dadeiros malabarismos hermenêuticos e teológicos para que, no fim, seus ensinos ganhem aparência de algo verdadeiramente bíblico.

A História tem registrado muita decepção e até tragédias por conta de falsos profetas. Tenho visto com muitas ressalvas alguns ensinos como “ativação de anjos”, “iniquidade no DNA, “mapeamento espiritual tridi-mensional” e outras “novidades” que nada mais são do que formas evo-luídas de antigos ensinos estapafúrdios.

Não citarei nomes aqui, pois não é meu objetivo provocar hostilidades no meio cristão. Entretanto, chegou ao meu conhecimento que ultima-mente até mesmo estão ensinando os cristãos a oferecer alimentos pa-ra anjos. Perplexo diante da notícia, eu questionei diretamente o pastor

que estava ensinando tal absurdo (não encontro adjetivo mais apropria-do). E foi com tristeza que percebi que tal ensino estava baseado no fa-to de que, no Antigo Testamento, alguns personagens bíblicos oferece-ram alimentos aos anjos que lhes apareceram trazendo um recado de Deus, fenômeno conhecido como teofania.

Tudo isso é lamentável e nos mostra que precisamos vacinar nossas mentes com a Palavra de Deus e, mais do que isso, precisamos saber que somente Jesus Cristo é a nossa chave hermenêutica; ou seja, to-da a Palavra de Deus obrigatoriamente deve ser lida e filtrada a partir de Jesus. Lembremos que somente Ele é o nosso modelo de fé e prática,

pois do contrário estaremos inventando moda pa-ra o diabo instalar seus “trojans”. Afinal, é pela por-ta dos fundos que o diabo entra.

Por Mariel M. Marra, da Igreja Batista da Lagoinha

“ A melhor maneira de desperdiçar seu púlpito é pregar seus próprios pensamentos em lugar dos pensamentos de Deus.

John Piper, escritor e pastor batista norte-americano

Avisos

Férias PastoraisEntre os dias 8 e 17 de julho de 2013, os pastores Tiago e Laura esta-rão ausentes de nossa igreja, pois gozarão de um tempo de descanso junto a suas famílias. As programações da igreja nesse período vão re-alizar-se normalmente.

Ministério de Trabalho com Crianças

Fim da Campanha de Oração: “7 Semanas Buscando o Caráter de Cristo”

Desde 7/6, estamos realizando cultos especiais às sextas-feiras, com o propósito de buscar o caráter de Cristo, baseando-nos no fruto do Es-pírito (Gl 5:22-23). Toda a igreja tem sido convidada a participar desse tempo de oração, jejum e busca. Esta campanha está associada à im-plantação da visão do discipulado em nossa igreja. Se queremos fazer discípulos, temos que ser discípulos e temos que ser iguais a Jesus. A cada sexta-feira, temos contado com um pregador diferente. A campa-nha se encerra nesta sexta-feira (19/7), com a participação do Bispo José Carlos Peres, que falará sobre “Domínio próprio”. Participe!

Escola Bíblica de Férias 2013De 25 a 27 de julho de 2013, das 14h00 às 17h00, e dia 28, às 9h00, será realizada em nossa igreja a tradicional Escola Bíblica de Férias (EBF), aberta para crianças de 3 a 12 anos de idade. Convide amigos, vizinhos e familiares para participar. Jesus quer ensinar a todas as crian-ças o caminho em que elas devem andar. O encerramento será no do-mingo (dia 28), durante o culto, a partir das 19h00.

Aniversariantes14/7 Ana Izabel de Araújo Gonçalves e

Ana Melissa Fonseca Zacara Fernandes;

15/7 Matteo Ribeiro Perazza;

16/7 Mayara Viana Benelli Centemo;

17/7 Priscila Domingues Fenner;

19/7 Flávia Maíra de Araújo Gonçalves;

20/7 Madalena Francisca Araújo dos Santos.

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diver-sos. Oremos:

• Pela saúde da Adriana Feitosa, do Antônio (irmão da Rosa), do Antônio Carlos (marido da Dul-ce), do Bruno Strozi, da Cristiane Cassu, do Sr. Davi, do Emerson, da D. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do Sr. Jarbas (pai da Helô), do Sr. Joaquim (pai da Thais), da D. Judith, da D. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da Lourdes de Brito, da Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba), da D. Maria da Penha, da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da Sílvia e da D. Zilda (avó da Helô);

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;

• Pelos seminaristas Edmilson e Michelly Silva;

• Pelo missionário Tiago Reyes Vassallo, em missão no Havaí;

• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

• Pelos pastores da nossa igreja;

• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571Pastor: Tiago ValentinPastora: Laura ValentinTel. Res: 2339-5057

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SPSeminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

Missão: Espalhar a santidade bíblica, tes-temunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Pa-lavra, e acolhe os que se achegam e bus-cam a cura e a restau-ração do corpo, da al-ma e do espírito.

visite nosso site:metodistaitaberaba.com.br

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouwww.livestream.com/metodistaitaberaba

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa ValentinCoordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

PROGRAMAÇÃO SEMANAL3ª FEIRA 6ª FEIRA DOMINGO

Tarde de Oração16h00

Culto de Libertação20h

Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h00 – 12hTiago Dia Folga

Pr. Tiago

8h00 – 12hTiago - - 9h

Laura e Tiago

Tarde 14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h (visitas)Laura e Tiago -

Noite 20hTiago

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hTiago

19hLaura e Tiago

• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região;

• Pelo Congresso Regional de Juvenis.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Escala de serviçoSERVIÇO HOJE (14/7) PRÓX. DOMINGO (21/7)

FECHAMENTO DA IGREJA Silas Beth

INTERCESSÃO Roberto/Manoel Emerson/Paula

GUARDADOR DOS CARROS Marcel Tuca

MINISTÉRIO INFANTIL Rosa/Rúbia Carolina/Rúbia

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Marco

OPERADORA DO DATASHOW Bia Bel

DIREÇÃO DO CULTO Roseli de Brito Pra. Laura/Pr. Tiago

PREGADOR Carol Abib Pr. Tiago