pastoral natal: luz e vida - metodistaitaberaba.com.br · que a estrela do natal brilhe mais uma...

6
Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre” Pastoral Natal: luz e vida Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhes deram presentes: ouro, in- censo e mirra (Mateus 2:11). D entre as festas do calendá- rio cristão, o Natal talvez seja a mais marcante no que diz res- peito a nos sentirmos mais solidários. É nessa época que refletimos a respei- to da nossa vida e sobre como andam nossos relacionamentos. Somos impe- lidos a uma introspecção, a reavaliar- mos nossos sentimentos e ações, en- fim, temos a oportunidade de agir de modo diferente. Quando pensamos no Natal, as ima- gens dos pinheirinhos enfeitados, das luzes dos pisca-piscas que nos en- cantam com suas cores, dos saboro- sos aromas da ceia que nos dão água na boca, da troca de presentes e mui- to mais evocam boas lembranças e sentimentos. Mas não podemos esquecer também que é tempo de nos lembrarmos do Deus encarnado, que é a razão dessa festa tão bela. A visita dos magos, no texto de Mateus, nos diz que eles foram guiados até o local onde nascera o Menino e, ao chegarem, prostraram-se e O adoraram. Na- quele cenário, a estrela teve um importante papel: revelar onde estava o Rei. Se quisermos ter um Natal diferente e fazer a diferença, não podemos ignorar esse importante fato. Que a estrela do Natal brilhe mais uma vez sobre cada um de nós, sobre nossas famílias e sobre nossas casas, indicando que o Rei habita em nós! Ele está em nosso meio, o Emanuel – Deus Conosco! É tempo de atrair vidas e mais vidas ao encontro do Menino-Rei. É tempo de celebrarmos o Natal oferecendo o nosso mais precioso tesouro, que é uma vi- da de adoração, servindo a Deus e ao próximo. É tempo de exalar o aroma do amor, de levantar o caído, de fortalecer o cansado e de estender a mão ao ne- cessitado. Que tudo isso não seja uma utopia, mas uma realidade vivida a ca- da dia e a cada momento. Afinal, Jesus nasceu em nós! BOLETIM INFORMATIVO | ANO XIV | Nº 649 | 24 DE DEZEMBRO DE 2016 “Os Três Reis Magos”, por Val Stokes

Upload: truongkien

Post on 09-Feb-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“ Jesus C r i s t o on t em e ho j e é o mesmo, e o se r á pa r a semp re ”

Pastoral

Natal: luz e vidaAo entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhes deram presentes: ouro, in-censo e mirra (Mateus 2:11).

Dentre as festas do calendá-rio cristão, o Natal talvez seja a mais marcante no que diz res-

peito a nos sentirmos mais solidários. É nessa época que refletimos a respei-to da nossa vida e sobre como andam nossos relacionamentos. Somos impe-lidos a uma introspecção, a reavaliar-mos nossos sentimentos e ações, en-fim, temos a oportunidade de agir de modo diferente.

Quando pensamos no Natal, as ima-gens dos pinheirinhos enfeitados, das luzes dos pisca-piscas que nos en-cantam com suas cores, dos saboro-

sos aromas da ceia que nos dão água na boca, da troca de presentes e mui-to mais evocam boas lembranças e sentimentos. Mas não podemos esquecer também que é tempo de nos lembrarmos do Deus encarnado, que é a razão dessa festa tão bela.

A visita dos magos, no texto de Mateus, nos diz que eles foram guiados até o local onde nascera o Menino e, ao chegarem, prostraram-se e O adoraram. Na-quele cenário, a estrela teve um importante papel: revelar onde estava o Rei.

Se quisermos ter um Natal diferente e fazer a diferença, não podemos ignorar esse importante fato. Que a estrela do Natal brilhe mais uma vez sobre cada um de nós, sobre nossas famílias e sobre nossas casas, indicando que o Rei habita em nós! Ele está em nosso meio, o Emanuel – Deus Conosco!

É tempo de atrair vidas e mais vidas ao encontro do Menino-Rei. É tempo de celebrarmos o Natal oferecendo o nosso mais precioso tesouro, que é uma vi-da de adoração, servindo a Deus e ao próximo. É tempo de exalar o aroma do amor, de levantar o caído, de fortalecer o cansado e de estender a mão ao ne-cessitado. Que tudo isso não seja uma utopia, mas uma realidade vivida a ca-da dia e a cada momento. Afinal, Jesus nasceu em nós!

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XIV | Nº 649 | 24 DE DEZEMBRO DE 2016

“Os Três Reis Magos”, por Val Stokes

Assim como Jesus foi colocado numa manjedoura, lugar de alimento, para ser o Pão da Vida e saciar nossa sede e fome de justiça, que possamos desfrutar de tão grande privilégio – o de sermos saciados por Cristo –, vivendo uma nova vida a cada dia e renovando mente e espírito para glória do Nosso Senhor!

Esse tempo de vida nova está bem presente em Santana de Parnaíba, no an-seio de uma nova etapa da caminhada, repleta de desafios, expectativas e cer-tezas. De igual modo, nós, pastores, depois de uma rica experiência e de uma abençoada caminhada, vamos nos envolver num novo tempo. Certamente, será um tempo marcado por tantas lembranças que já nos remetem ao acolhimento, à comunhão, à parceria, ao compromisso e aos sabores que vivenciamos junto às amadas igrejas de Santana de Parnaíba e de Itaberaba.

As palavras em si não serão suficientes para expressar o quão valiosa foi essa expe-riência para nós. O nosso coração se enche de gratidão e de alegria pelos desafios, expectativas e certezas que experimentamos. E a nossa oração e desejo são para que as bênçãos, os presentes e as realizações celestiais alcancem os nossos ama-dos, fazendo resplandecer todos os dias em suas vidas a brilhante estrela – Jesus!

Levaremos conosco as lembranças, os sorrisos e, verdadeiramente, muitas sau-dades!

Feliz Natal!

Pastores Edmilson e Michelly

Reflexão

Um sentido para o NatalChegou o Natal e, com ele, os festejos que fazem a alegria dos comerciantes. Os grandes centros urbanos se enchem de consumidores que se acotove-lam para adquirir mercadorias que nas mãos de seus entes queridos se transformarão em presentes.

A luz de árvores nevadas, decoradas com inúmeras bolas coloridas e luzes pis-cantes, e a presença constante do misterioso personagem de roupa vermelho-acetinada ofuscam valores bem mais nobres. Sobressai mais o bom velhinho que o aniversariante, esquecido em meio ao consumismo exacerbado.

Poucos se preocupam com o verdadeiro sentido do Natal, se é que há algum sentido numa em data em que, como é sabido tanto por clérigos quanto por al-guns leigos, Jesus Cristo não nasceu. Mas, diriam os pragmáticos, que importa o não protagonismo do Nazareno ante a prevalência de Papai Noel, se os shop-ping centers estão cheios, se a roda do consumo está girando e se as crianças estão satisfeitas – pelo menos por enquanto – com seus presentes? Se o Natal de Jesus é tradição, no Natal de resultados de Santa Claus o pragmatismo e a aparência sobrepujam a essência.

Não à toa, o bônus de Natal, a gratificação natalina, também conhecida como 13º sa-lário, tem sua segunda parcela liberada cinco dias antes dos festejos de Noel. Embe-vecidos com o plus natalino, não são poucos os que, em lugar de saldar suas dívidas, endividam-se ainda mais por conta dos presentes doados. Assim, o regozijo natali-no se transforma em frustração e arrependimento no primeiro mês do ano seguinte.Vão-se os anos e com eles a lembrança dos tempos em que as famílias se ajunta-vam não apenas para comer e beber, mas para lembrar daquele que se humilhara ao nascer numa manjedoura. Aliás, há muito a árvore de natal sobrepujou o presépio.Se há alguma exortação a ser feita, que seja no tocante a tornar tal data o ápice de uma trajetória que se estende por todo o ano. Que as boas ações, a preocu-pação com o bem-estar do próximo, a prática da caridade e o bom convívio com os semelhantes sejam atitudes que se distribuam por todo o período que deno-minamos ano. O contrário faz do 25 de dezembro a mais hipócrita das datas.Neste Natal – e, o que é melhor, em todos os dias de sua vida – faça da sua luz a claridade que ilumina o desamparado. Da sua fartura, colha o pão e distribua às bocas famintas. Que da sua caridade brotem a alegria da criança, o sorriso de esperança no rosto do jovem que se desviou pelos caminhos do infortúnio, a ale-gria nos olhos do adulto desvalido e o endireitar dos lombos daqueles cujo peso dos anos os obrigou a olhar para baixo.Cuide, no entanto, que sua caridade não conduza a uma eterna dependência. Dê o peixe, mas também ensine o ofício de pescador e distribua caniços e anzóis sem cobrar por eles. Nessa senda, torça para que nos próximos anos não haja mãos desejosas do seu óbolo.Semeie, regue, torça por chuva, sol, florescer e frutificar. Mas não seja apres-sado. Pode ser que a colheita seja algo para o porvir, para a sua descendência. Aprenda com as sequoias e os jatobás a paciência dos anos e, do cedro libanês, aprenda e apreenda a resistência e a insistência.Faça do seu Natal algo inusitado, saltando da vala comum em que são atirados os que, nessa época, só se preocupam em comer, beber, dar e receber pre-sentes.Um bom Natal de Jesus!

Por Cléber Sérgio de Seixas, em Observadores SociaisMeditaçãoA morte do amor-grão e a solidão que produz fruto

Texto inspirado na canção “Drão”, do grande compositor e poeta Gil-berto Gil.

O fato de vivermos num mundo caído e cheio de contradições às vezes, e infelizmente, nos propor-ciona surpresas dolorosas e apa-rentemente mortais, como o fato

de ter que encarar definitivamente a morte de um amor-grão que ficou pelo ca-minho da rejeição e da indiferença.

A “nossa semeadura, o nosso imenso monolito, nossa arquitetura”, quando não é algo edificado sobre a rocha, pode vir a ser um castelo de areia, construído so-bre ilusões; e uma “semente de ilusão tem que morrer pra germinar”.

Quando os gregos procuraram Jesus (provavelmente para apreciar a Sua sabe-doria), Ele logo os posicionou quanto aos intentos de vaidades germinadas den-tro “daquilo que é elevado entre os homens”.

Jesus falava da morte do grão e da solidão que conduz à vida: “Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele fica só. Mas, se morre, produz muito fru-to” (Jo 12:24).

A nossa grande dificuldade em amar é o fato de “plantar em algum lugar” uma semente-expectativa de reconhecimento condicional ao amor que oferecemos. Não nos contentamos em simplesmente ter feito o que devíamos sempre ter fei-to, simplesmente ter amado!

Daí, quando amamos e somos rejeitados pela indiferença dos outros, a gente se sente só! Numa “dura caminhada pela estrada escura”.

De fato e de direito, ninguém planta amor sem aguardar semear o amor. Mas a grande questão é que nem sempre isso acontece, pois o próprio Jesus, embo-ra fosse seguido por multidões em determinados momentos, caminhava sozinho quando se tratava da Sua verdadeira ambição, que era dar a Sua vida pelos pe-cados do mundo. No Seu caminho sobremodo excelente, Ele gerou frutos capa-zes de reconciliar toda a humanidade.

Por isso, amando e seguindo o caminho do amor, sei que darei muito fruto, pois uma coisa é certa: “Quem poderá fazer aquele amor morrer, se o amor é como um grão: morre e nasce trigo, vive e morre pão?”.

Pense nisso e continue semeando muitos trigos de amor neste mundo congela-do pela inafetividade. Continue amando assim mesmo!

Pois o maior fruto do Amor é o próprio Amor! E isso já basta! Pois, sem ele, “na-da vale”.

Por Fábio Rodrigues, da Estação do Caminho da Graça em Guarulhos

Avisos

Férias da Equipe PastoralNo mês de janeiro, a Equipe Pastoral da nossa igreja gozará de um tempo de descanso e de momentos com suas famílias. As férias dos pastores ficaram or-ganizadas assim:

Pr. Tiago e Pra. Laura – De 2 a 11 de janeiro e de 23 de janeiro a 1 de fevereiro;Pr. Acad. Lucas – De 16 de janeiro a 4 de fevereiro.

Cesta do AmorAos irmãos e irmãs que não forem participar das atividades da igreja no início de janeiro, solicitamos antecipar suas doações para as cestas de alimentos que en-tregamos às famílias auxiliadas pela nossa igreja. Não deixem de contribuir, pois sua ajuda é essencial.

Santa Ceia no mês de janeiroComo não teremos culto do dia 1º de janeiro (domingo), a Santa Ceia será mi-nistrada pelos pastores no dia 31/12 (sábado que vem) no culto de Fim de Ano.

Aniversariantes25/12 Beatriz Bentley Murbak Cerqueira e Paulo Fernando dos Santos;

30/12 Roseli de Oliveira Assunção.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermida-des e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde da d. Alda, do Carlos (irmão do Márcio), da Cida (cunhada da Silva-na), da d. Cida Barçante, da d. Domi, da Fabiana (sobrinha da Maria José), da Gina, do sr. Jarbas (pai da Helô), do sr. José (marido da d. Nancy), da d. Jura-ci, do Luciano Amorim (primo da Claudia Dalbeto), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da d. Maria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana de Par-naíba), da Paula (filha da d. Alda), do Paulo (marido da Rose Assunção), do Pe-dro (sobrinho da Maria José ), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rita (sobrinha do Benjamin), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da Silvana Oví-dio, da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Tereza Lemmi Marques (mãe do Cláudio), do Wanderlei e do Wilson (cunhado da Maria José);

• Pelos desempregados;• Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;• Pela equipe pastoral (pastores Tiago, Laura e Lucas);• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Programação de fim de ano24/12 (hoje) • Culto de Natal com a peça “Trem da Vida”, às 20h0025/12 (domingo) • Não haverá o Culto Solene31/12 (sábado) • Culto de Fim de Ano, às 21h3001/01 (domingo) • Não haverá o Culto Solene

Atividades da igreja em janeiroCulto da manhã e Escola Dominical

• Recesso de 25/12 a 22/01, com retorno em 29/01

Tarde de Oração • Recesso de 27/12 a 24/01, com retorno em 31/01Culto de Libertação • Recesso de 23/12 a 13/01, com retorno em 20/01

Pequenos Grupos

• Recesso de 19/12 a 14/01• Retorno facultativo na semana de

16/01 a 21/01, conforme decisão de cada PG• Retorno de todos os PGs na semana de

23/01 a 28/01Alimentando Vidas • Recesso de 26/12 a 09/01, com retorno em 16/01Novidade de Vida • Recesso de 27/12 a 10/01, com retorno em 17/01

www.metodistaitaberaba.com.brwww.facebook.com/

igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Seminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

Seminarista: Lucas Gomes

programação semanal2ª feira 3ª feira 4ª feira 6ª feira sáb. domingo

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h30)

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos PGs

Encontros dos Pgs

Culto de Libertação (20h00)

Reun. de Oração (22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15)

Escola Dominical (9h00)

Culto solene (19h00)

Horários de eXpedienTe dos pasTores na igreJa

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia Folga Pr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago

20hTiago

20hTiago e Laura

19hTiago

19hTiago e Laura

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ou www.livestream.com/metodistaitaberaba

boleTim informaTivo (boin) da igreJa meTodisTa em iTaberabaCoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfica: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves, Fábio Martelozzo Mendes e Pra. Laura Costa ValentinCoordenadora do M. de Comunicação: Aline Gomes

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (24/12) PRÓX. SÁBADO (31/12)

FECHAMENTO DA IGREJA Weslley Pastores

GUARDADOR DOS CARROS Will Marcel

INTERCESSÃO Tiago/Marilene –

MINISTÉRIO INFANTIL Não haverá atividade Não haverá atividade

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Álvaro

OPERADORA DO DATASHOW Bel Bia

OPERADOR DE CÂMERA Guto Esdras

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Pr. Acad. Lucas Pr. Tiago/Pr. Acad. Lucas

PREGADOR Pr. Tiago Pra. Laura