pastoral família: lugar de deus · mover a comunhão e a presença de deus onde estivermos (2...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA anos Pastoral Família: lugar de Deus “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os ani- mais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra” (Gn 1:26). D eus tem prazer em se relacionar conosco e é na comunhão que viven- ciamos nossa fé. Deus pode falar conosco de muitas maneiras, mas Ele tem prazer em usar Seus filhos e filhas para sussurrar em nossos ouvidos que temos valor e que nossa vida é preciosa. Ele pode nos tocar so- brenaturalmente, mas nada se compara a um abraço sincero, puro e cheio de carinho de um(a) amigo(a). Deus pode nos corrigir e, se quiser, pode fulmi- nar nossa vida num piscar de olhos. Mas Ele nos disciplina expressando Seu amor por meio da advertência de alguém mais velho e mais experiente, que também nos ame. Deus usa todos os espaços e possibilidades em que haja interação entre as pessoas. Isso pode se dar numa igreja, num orfanato, num presídio. Em qual- quer lugar onde estejam duas ou três pessoas reunidas em Seu nome, ali Ele estará manifestando Sua misericórdia, graça e amor. Na família isso não po- deria ser diferente. Aliás, é no ambiente do lar que a ação de Deus deveria ser mais presenciada e constatada, pois subentendemos que não há melhor lu- gar para Deus “ser Deus” que no seio da família, onde há expressões concre- tas de tolerância, acolhimento e afeto. BOLETIM INFORMATIVO | ANO X | Nº 467 | 26 DE MAIO DE 2013

Upload: others

Post on 18-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pastoral Família: lugar de Deus · mover a comunhão e a presença de Deus onde estivermos (2 Coríntios 5:18). Cristo precisa ser o cabeça em nossas casas (Efésios 5:22-25), a

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

anos

Pastoral

Família: lugar de Deus“Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os ani-mais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra” (Gn 1:26).

Deus tem prazer em se relacionar conosco e é na comunhão que viven-ciamos nossa fé. Deus pode falar conosco de muitas maneiras, mas Ele tem prazer em usar Seus fi lhos e fi lhas para sussurrar em nossos

ouvidos que temos valor e que nossa vida é preciosa. Ele pode nos tocar so-brenaturalmente, mas nada se compara a um abraço sincero, puro e cheio de carinho de um(a) amigo(a). Deus pode nos corrigir e, se quiser, pode fulmi-nar nossa vida num piscar de olhos. Mas Ele nos disciplina expressando Seu amor por meio da advertência de alguém mais velho e mais experiente, que também nos ame.

Deus usa todos os espaços e possibilidades em que haja interação entre as pessoas. Isso pode se dar numa igreja, num orfanato, num presídio. Em qual-quer lugar onde estejam duas ou três pessoas reunidas em Seu nome, ali Ele estará manifestando Sua misericórdia, graça e amor. Na família isso não po-deria ser diferente. Aliás, é no ambiente do lar que a ação de Deus deveria ser mais presenciada e constatada, pois subentendemos que não há melhor lu-gar para Deus “ser Deus” que no seio da família, onde há expressões concre-tas de tolerância, acolhimento e afeto.

BOLETIM INFORMATIVO | ANO X | Nº 467 | 26 DE MAIO DE 2013

Page 2: Pastoral Família: lugar de Deus · mover a comunhão e a presença de Deus onde estivermos (2 Coríntios 5:18). Cristo precisa ser o cabeça em nossas casas (Efésios 5:22-25), a

Poderíamos então pensar que muitas pessoas não estão experimentando o agir de Deus por não desfrutarem do privilégio de ter uma família estrutura-da e harmoniosa. Talvez, inclusive, seja esse o seu caso. Diante de tal cons-tatação, não podemos nos calar, nos omitir e aceitar sucumbir diante das ad-versidades.

O melhor de tudo é que Deus é o maior interessado em Se relacionar conos-co e Ele deseja fazer isso inclusive e especialmente no seio de nossa família. Não podemos aceitar ter uma vida agradável com Deus na igreja ou em ou-tros lugares e, em casa, não desfrutarmos da Sua presença. É possível que os sinais de morte e de des-graça (ofuscação da Graça de Deus) prevaleçam sobre o propósito de Deus em querer se relacionar com seus fi lhos e fi lhas.

A narrativa de Gênesis é clara em nos apresentar o propósito de Deus, que, ao criar o homem e a mulher, o faz para Se relacionar, Se revelar a eles (Gênesis 3:8). Mas por conta do pecado dentro da família (Gênesis 3), essa relação foi quebrada e o ser humano passou a se esconder e se afastar de Deus. Mas Jesus nos reconciliou com o Pai e nos deu esse ministério de pro-mover a comunhão e a presença de Deus onde estivermos (2 Coríntios 5:18).

Cristo precisa ser o cabeça em nossas casas (Efésios 5:22-25), a pessoa mais importante em nossas famílias. Somos cha-mados a evidenciar Sua presença em nossos lares para que assim nossa família vivencie concretamente a graça e o amor de Deus.

Do amigo e irmão,

Rev. Tiago Valentin

“A família é a fonte da prosperidade ou da desgraça dos povos.

Martinho Lutero, teólogo alemão, fi gura central da Reforma Protestante

(1483-1546)

ReflexãoAnsiedade: doença da desconfi ança!Jesus quase não falou de mui-tos temas que não saem de nossas conversas e preocupa-ções. Por exemplo, o amor en-tre um homem e uma mulher não tem Nele um poema, uma fala, um discurso. E, acerca de sexo (outro campeão de audiên-cia entre nós), Ele falou quando forçado pelas circunstâncias ou

Page 3: Pastoral Família: lugar de Deus · mover a comunhão e a presença de Deus onde estivermos (2 Coríntios 5:18). Cristo precisa ser o cabeça em nossas casas (Efésios 5:22-25), a

em razão de questões de outros. Mas por Ele, espontaneamente, tais temas não foram propostos.

O mesmo não se pode dizer da ansiedade. A ela Jesus reserva significativo espaço no bojo de Seu ensino essencial: o Sermão do Monte. De fato, isola-damente, é o assunto tratado de modo mais ilustrado e longo em todo o ser-mão (Mateus 5-7).

E por quê? Ora, as razões são muitas. E os básicos logo as associam às dificul-dades da existência em todos os tempos; os psicólogos não resistem à tenta-ção de associá-la ao mundo estressado no qual todos vivemos, tratando, assim, não da própria ansiedade, mas dos agentes contemporâneos de sua emulação.

De fato, há muitas causas secundárias quando se pensa em ansiedade. No entanto, no curto espaço deste texto, quero apenas falar acerca de três cau-sas essenciais.

1. A ansiedade como perversão do olhar prospectivo. De fato, só somos ansiosos porque fomos dotados da bênção do olhar prospectivo. Fomos fei-tos capazes de olhar para o futuro mediante a imaginação, a lógica histórica, a acumulação de experiências e, sobretudo, em razão da necessidade huma-na de pensar no dia de amanhã, no qual, miticamente, estocamos o bem e o mal, dependendo de nosso estado de espírito. Todavia, como disse, a an-siedade é uma perversão de uma virtude: a bênção do olhar prospectivo. Na realidade, a ansiedade é a esperança vivida como experiência do pecado de ser, o qual se manifesta como incapacidade de crer no cuidado de Deus em razão de nosso descuidado para com Ele em amor. Assim, ansiedade é a ex-pectativa de que no amanhã estaremos em perigo. O pecado perverteu todo olhar perspectivo e prospectivo.

2. A ansiedade como a esperança da Queda. Na realidade, a ansiedade é a maligna manifestação da “esperança na Queda”. Num mundo onde o ser se sabe afastado de Deus, toda expectativa é sempre contra nós e sua forma existencial e psicológica de se fazer desesperança é mediante a ansiedade.

3. A ansiedade como desconfiança de Deus. Quando Jesus enfatizou a ansiedade como problema, o que Ele diagnosticou como causa foi a falta de confiança real no Deus real, no Deus que cuida, que é Pai, que está atento, que Se dedica a ervas e pássaros, e, portanto, tem muito mais razão para cui-dar da existência humana. E tudo quanto Jesus disse acerca da ansiedade se faz concluir com um convite à entrega total à confiança no reino de Deus – ou no Deus que reina sobre a vida –, especialmente sobre os detalhes mais su-tis. Assim, Jesus mandou que a fonte da energia espiritual e vital de cada um de nós se concentrasse apenas nas coisas que carregam o espírito do reino de Deus, pois, assim, seremos agidos por Deus, que é o que faz com que todas as coisas necessárias à vida nos sejam naturalmente acrescentadas.

Page 4: Pastoral Família: lugar de Deus · mover a comunhão e a presença de Deus onde estivermos (2 Coríntios 5:18). Cristo precisa ser o cabeça em nossas casas (Efésios 5:22-25), a

Onde há ansiedade, aí ainda não há a prevalência da con-fiança. Ou, então, aí se instalou “um vício de sentir contra nós”, o qual só pode ser vencido mediante a entrega em fé ao amor e aos cuidados misteriosos do Pai.

Nele, Caio Fábio, pregador, escritor e psicanalista

“ Nada é tão lamentável e nocivo como antecipar desgraças.

Sêneca, filósofo romano (4 a.C.-65 d.C.)

AvisosCulto de Renovação do PactoA renovação do compromisso e do pacto com Deus é uma recomendação instituída pelo fundador do metodismo, João Wes-ley, que orientou os metodistas a celebrar a renovação do seu pacto com a missão e obra de Deus. Seguindo nossa tradição e o momento da caminhada missionária da igreja local, celebraremos, no dia 2 de ju-nho de 2013, um culto festivo e impactan-te para renovar nosso compromisso missio-nário. Na ocasião, contaremos com a pre-sença da Bispa Marisa de Freitas, presidente da Região Missionária do Nordeste (Remene), que será a pregadora.

Campanha de Oração: “7 Semanas Buscando o Caráter de Cristo”Durante sete semanas, faremos cultos especiais às sextas-feiras, com o propósito de buscar o caráter de Cristo, baseando-nos no fruto do Espírito (Gl 5:22-23). Toda a igreja está convidada a participar desse tempo de ora-ção, jejum e busca. Destacamos que essa campanha está associada à im-plantação da visão do discipulado em nossa igreja. Se queremos fazer discí-pulos, temos que ser discípulos e temos que ser iguais a Jesus. A cada sexta-feira, contaremos com a presença de um pregador diferente. Confira os con-vidados e os temas da campanha:

7/6 Amor – Pr. Daniel Rocha, da IM em Santo André;

14/6Alegria – Pr. Alexandre, da IM em Vila Mazzei;

21/6Paz – Pr. Francisco, da Comunidade Evangélica Restauração Plena;

28/6Longanimidade e mansidão – Pr. Samuel, da Igreja de Deus;

5/7 Benignidade e bondade – Pr. Edmilson, da IM em Santana de Parnaíba;

12/7Fidelidade – Pra. Roxana, da Igreja de Deus;

19/7Domínio próprio – Bispo José Carlos Peres.

Revma. Bispa Marisa de Freitas

Page 5: Pastoral Família: lugar de Deus · mover a comunhão e a presença de Deus onde estivermos (2 Coríntios 5:18). Cristo precisa ser o cabeça em nossas casas (Efésios 5:22-25), a

Encontro Nacional de Escola Dominical: “Essa escola é feita por mim e por você”Com o objetivo de propiciar a formação de professores(as) e coordenadores(as) da Escola Dominical, o encontro ofere-cerá palestra, painéis, oficinas e mini-cursos. Além de assistir a palestra e os painéis, cada participante poderá reali-zar duas oficinas e um minicurso.

Data: 30 de maio e 1º. de junho de 2013 (feriado de Corpus Christi);

Local: Colégio Piracicabano, Piracicaba (SP);

Mais informações: Pelo site www.metodista.org.br.

Aniversariante28/6 Vinícios Belloni

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diver-sos. Oremos:

• Pela saúde da Adriana Feito-sa, do Antônio (irmão da Ro-sa), do Antônio Carlos (marido da Dulce), do Bruno Strozi, do Sr. Davi, da Eula, da D. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do Sr. Jarbas (pai da Helô), da D. Judith, da D. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da Lour-des de Brito, da Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba), da D. Maria da Penha, da D. Nanci Lakatos, da Renata, da Rosimeire (irmã da Rose-li de Brito), da Sílvia e da D. Zilda (avó da Helô);

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;

• Pelos seminaristas Edmilson e Michelly Silva;

• Pelo missionário Tiago Reyes Vassallo, que está em missão no Havaí;

• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

• Pelos pastores da nossa igreja;

• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.

A irmã Silvana Sanguin agradece à igreja pelas orações em favor de seu irmão Gilberto, cujo estado de saúde está muito melhor.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Page 6: Pastoral Família: lugar de Deus · mover a comunhão e a presença de Deus onde estivermos (2 Coríntios 5:18). Cristo precisa ser o cabeça em nossas casas (Efésios 5:22-25), a

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571Pastor: Tiago ValentinPastora: Laura ValentinTel. Res: 2339-5057

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SPSeminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

Missão: Espalhar a santidade bíblica, tes-temunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Pa-lavra, e acolhe os que se achegam e bus-cam a cura e a restau-ração do corpo, da al-ma e do espírito.

visite nosso site:metodistaitaberaba.com.br

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouwww.livestream.com/metodistaitaberaba

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa ValentinCoordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

PROGRAMAÇÃO SEMANAL3ª FEIRA 6ª FEIRA DOMINGO

Tarde de Oração16h00

Culto de Libertação20h

Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h00 – 12hTiago Dia Folga

Pr. Tiago

8h00 – 12hTiago - - 9h

Laura e Tiago

Tarde 14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h (visitas)Laura e Tiago -

Noite 20hTiago

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hTiago

19hLaura e Tiago

Escala de serviçoSERVIÇO HOJE (26/5) PRÓX. DOMINGO (2/6)

FECHAMENTO DA IGREJA Beth Zé

INTERCESSÃO Manoel/Maria José Roberto/Salete

GUARDADOR DOS CARROS Murilo Danilo

MINISTÉRIO INFANTIL Rosa/Rúbia Carolina/Rúbia

LOUVOR Vida Geração Eleita

OPERADOR DE SOM Márcio Tiago

OPERADORA DO DATASHOW Eula Bia

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Marilene Pr. Tiago/Pra. Laura

PREGADOR Pr. Tiago Bispa Marisa de Freitas

PORQUE VOCÊ ESTÁ ME OLHANDO?!

VOCÊ TIROU O DIA PRA ME IRRITAR!

SACO!

BEM QUE DEUS

PODIA TER ME AVISADO DA

TPM...