pastoral e tenho dito! - igreja metodista em itaberaba...2019/05/05  · café da manhã do dia das...

6
Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “ Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre ” Pastoral E tenho dito! “A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto” (Provérbios 18:21). U ma das maiores ri- quezas da humani- dade são as pala- vras; elas são muitas e di- versas, expressas em várias línguas, e possibilitam que as pessoas desenvolvam re- lacionamentos. Não poderia ser diferente se pensarmos como o apóstolo João, que nos escreveu cheio do Espí- rito Santo, revelando que “o Verbo [a Palavra] se fez car- ne e habitou entre nós, cheio de graça e verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (Jo 1:14). Deus Pai sem- pre desejou estar conosco, falar conosco e manter um relacionamento conosco. Essa é a riqueza da palavra: comunicar, expressar, dizer, re- lacionar. Contudo, nem toda palavra dita produz estreitamento das re- lações. Hoje, mais do que nunca, se conhece o poder da comunicação, e pa- rece que nunca foi tão difícil falar e se expressar. Se a linguagem e as palavras são riquezas, o que está acontecendo, então, em nosso meio? Por que não conseguimos nos entender? Por que a comunicação tem se tornado cada vez mais difícil de se estabelecer? Na verdade, a grande maioria de nós se apropriou de um vocabulário (palavras), mas não desenvolveu as condições emocionais e espiritu- ais corretas para pronunciar ou anunciar essas palavras. Muitas vezes “maldizemos”, ou seja, nos expressamos mal, falamos palavras “mal- ditas” (mal ditas) ou não nos dispomos a ouvir com atenção: “Respon- der antes de ouvir é estultícia e vergonha” (Pv 18:13). Segundo Jesus, a fonte de tudo isso está no nosso coração: “...Porque a boca fala do que está cheio o coração” (Lc 6:45). BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVII | Nº 761 | 5 DE MAIO DE 2019 “Palavras de Sabedoria”, por Malerifabrikken (estúdio)

Upload: others

Post on 18-Jul-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pastoral E tenho dito! - Igreja Metodista em Itaberaba...2019/05/05  · Café da manhã do Dia das Mães – domingo que vem! No dia 12 de maio (domingo), no horário da Escola Dominical,

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

E tenho dito!“A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto” (Provérbios 18:21).

Uma das maiores ri-quezas da humani-dade são as pala-

vras; elas são muitas e di-versas, expressas em várias línguas, e possibilitam que as pessoas desenvolvam re-lacionamentos. Não poderia ser diferente se pensarmos como o apóstolo João, que nos escreveu cheio do Espí-rito Santo, revelando que “o Verbo [a Palavra] se fez car-ne e habitou entre nós, cheio de graça e verdade, e vimos

a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (Jo 1:14). Deus Pai sem-pre desejou estar conosco, falar conosco e manter um relacionamento conosco. Essa é a riqueza da palavra: comunicar, expressar, dizer, re-lacionar. Contudo, nem toda palavra dita produz estreitamento das re-lações.

Hoje, mais do que nunca, se conhece o poder da comunicação, e pa-rece que nunca foi tão difícil falar e se expressar. Se a linguagem e as palavras são riquezas, o que está acontecendo, então, em nosso meio? Por que não conseguimos nos entender? Por que a comunicação tem se tornado cada vez mais difícil de se estabelecer?

Na verdade, a grande maioria de nós se apropriou de um vocabulário (palavras), mas não desenvolveu as condições emocionais e espiritu-ais corretas para pronunciar ou anunciar essas palavras. Muitas vezes “maldizemos”, ou seja, nos expressamos mal, falamos palavras “mal-ditas” (mal ditas) ou não nos dispomos a ouvir com atenção: “Respon-der antes de ouvir é estultícia e vergonha” (Pv 18:13). Segundo Jesus, a fonte de tudo isso está no nosso coração: “...Porque a boca fala do que está cheio o coração” (Lc 6:45).

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVII | Nº 761 | 5 DE MAIO DE 2019

“Palavras de Sabedoria”,por Malerifabrikken (estúdio)

Page 2: Pastoral E tenho dito! - Igreja Metodista em Itaberaba...2019/05/05  · Café da manhã do Dia das Mães – domingo que vem! No dia 12 de maio (domingo), no horário da Escola Dominical,

Não é difícil entender que nossa boca manifesta a realidade mais pro-funda da nossa alma. Amor verbal tem a ver com a condição do nosso coração. A pergunta, então, deveria ser: como está o seu coração? O que ele tem direcionado para a sua boca? E como isso tem se manifes-tado em sua vida? Estamos diante de um assunto vastíssimo e de uma ampla discussão. Mas o propósito deste breve texto é nos fazer refletir sobre o que queremos dizer e como podemos dizer – a fim de que es-sas palavras gerem vida, conciliação, ou reconciliação, e paz, e mani-festem amor verdadeiro.

Não é possível agradar a todos com as nossas palavras. Tentar viver as-sim seria loucura. Mas é possível, sim, ter respeito no que se fala, em como se fala e no acolhimento das palavras do(a) outro(a). Paulo escre-ve à igreja de Colossos dizendo: “A vossa palavra seja sempre agradá-vel, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um” (Cl 4:6).

Palavras podem gerar vida ou morte; palavras podem curar ou adoecer; palavras podem incentivar ou desestimular; palavras podem gerar alegria ou tristeza. Precisamos escolher o que queremos gerar com nossas pala-vras. Por isso, precisamos de intencionalidade, consciência, graça e mui-to amor para nos expressar, lembrando que, como cristãos, nossas pala-vras devem refletir o fruto do Espírito Santo em nossas vidas: “Mas o fru-to do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bonda-de, fidelidade, mansidão, domínio próprio; contra essas coisas não há lei” (Gl 5:22-23).

O convite deste texto é para que sejamos mais cuidadosos na forma como falamos uns com os outros. Que nossas palavras possam trans-mitir, acima de tudo, amor, consideração, acolhimento. E, diante de tantos textos bíblicos que aqui já foram citados, concluo com mais um, que diz: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura susci-ta a ira” (Pv 15:1).

Que nossos corações sejam tomados pela brandura do Espírito, molda-dos por essa presença constrangedora de amor e, então, cheios desse

contentamento, possamos expressar em palavras e em ações tudo aquilo que tem ocupado o nosso coração.

Na doçura do amor de Jesus,

Pastora Laura Valentin

“Todas as nossas palavras serão inúteis se não brotarem do fundo do coração. As palavras que não dão luz aumentam a escuridão.”

Teresa de Calcutá, religiosa católica naturalizada indiana (1910-1997)

Page 3: Pastoral E tenho dito! - Igreja Metodista em Itaberaba...2019/05/05  · Café da manhã do Dia das Mães – domingo que vem! No dia 12 de maio (domingo), no horário da Escola Dominical,

ReflexãoFortalecidos na fraqueza“Todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8:28).

Passamos por mui-tas coisas na vida que não são do nos-

so agrado. Se fosse por nos-sa vontade, não sofreríamos nenhuma decepção, não sentiríamos nenhuma dor, aflição ou desapontamento. Todos os nossos desejos se-riam satisfeitos e viveríamos num paraíso terrestre.

Quando Deus diz que todas as coisas contribuem juntamente para o nos-so bem, entendemos que as coisas que nos aborrecem e as que nos ale-gram são ingredientes para nosso crescimento espiritual.

O apóstolo Paulo padeceu com um espinho na carne, apesar de ter rogado a Deus por três vezes que o livrasse desse incômodo. Nem por isso o apóstolo dos gentios diminuiu seu ritmo de trabalho, sua fé e seu ânimo. Pelo contrá-rio, declarou enfático: “Quando estou fraco, então, sou forte” (2 Co 12:10).

O sofrimento nos leva a buscar mais a presença do Senhor e nos reme-te a um estado de dependência total d’Ele, de Sua graça e misericór-dia. Quanto mais nos agarramos à Videira Verdadeira, como um náufra-go que se agarra a um pedaço de madeira, mais nos sentimos fortale-cidos. Quanto mais lutamos contra as adversidades, mais fortalecemos nossa vida espiritual.

Talvez o rei Ezequias nunca tenha clamado ao Senhor com tanto fervor e lágrimas como fez naquele dia em que soube da sentença da sua morte: “Ordena a tua casa, porque morrerás e não viverás” (2 Rs 20:10).

Deus conhece nossas fraquezas e necessidade de correção. Por isso, Ele diz “Eu repreendo e castigo a todos quanto amo; sê, pois, zeloso e arre-pende-te” (Ap 3:19). A correção do Senhor deve ser bem recebida. É pro-va de que somos seus filhos e de que Ele nos ama e deseja nosso arre-pendimento (Hb 12:5-8).

Aproveitemos o precioso tempo da provação para repensarmos nossa vi-da em Cristo. Quais os ajustes que devem ser feitos? Precisamos de maior santidade? Esse tempo é muito precioso e não podemos desperdiçá-lo. Seria desconsiderar o instrumento pelo qual Deus nos aprimora.

Por tudo e em tudo, em qualquer circunstância, devemos agradecer a Deus: “Regozijai-vos sempre; orai sem cessar; em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1Ts. 5:16-18).

Page 4: Pastoral E tenho dito! - Igreja Metodista em Itaberaba...2019/05/05  · Café da manhã do Dia das Mães – domingo que vem! No dia 12 de maio (domingo), no horário da Escola Dominical,

Nesse contexto, a morte pode contribuir para o nosso bem. Muitas vezes o nosso férreo apego à existência terrena ofusca o conhecimento dessa realidade. Não podemos nos esquecer de que a morte de Jesus propor-cionou o nosso resgate. A Sua morte expiatória nos redimiu.

Vivamos totalmente na dependência do Senhor. Entreguemos o nosso ca-minho a Ele, e tudo Ele fará. Clamemos para que o Senhor passe de nós o

cálice da amargura, mas, como fez Jesus, saibamos que a Sua soberana vontade deve prevalecer.

Por Airton Evangelista da Costa, pastor da Assembleia de Deus Palavra da Verdade, de Aquiraz (CE)

“Sair da vontade de Deus é entrar em lugar nenhum.”C.S. Lewis, escritor e apologista cristão irlandês (1898-1963)

Avisos

Hoje (5/5), não se esqueça de con-tribuir com alimentos para a Cesta do Amor. Pedimos que traga as doações de preferência no primeiro domingo do mês.

Sua participação é fundamental!

Campanha Nacional de Oferta Missionária 2019A Oferta Missionária de 2019 irá contribuir para que o evangelho de Deus possa se expandir por outros Estados e a Igreja Metodista, por meio de sua vida, possa cumprir o Ide de Jesus. Na Região Missionária do Nor-deste, presidida pela Bispa Marisa de Freitas Ferreira, sua contribuição irá para a Congregação Morada dos Pássaros, em Vitória da Conquista, na Bahia. Essa comunidade deseja adquirir um terreno para a construção do templo. No Rio Grande do Norte, a Igreja Metodista em Rio do Fogo almeja comprar uma casa pastoral, desonerando assim a comunidade dos cus-tos com aluguel. Na Região Missionária da Amazônia, sua doação irá para cinco igrejas do Estado no Pará: Ananindeua, Cametá, Paragominas, Pa-rauapebas e Salinópolis. Sua contribuição também vai abençoar Macha-dinho d’Oeste, em Rondônia, e Cruzeiro do Sul, no Acre, além de cuidar-mos dos nossos irmãos ribeirinhos por meio das bênçãos destinadas ao Barco Hospital Missionário, na Amazônia.

O alvo da I.M. em Itaberaba para essa oferta é de R$ 2.600,00. Contri-bua! A partir de hoje, haverá uma salva especial para isso durante os cul-tos de domingo. Vamos superar todas as expectativas!

Mais informações pelo site da campanha: www.ofertamissionaria.metodista.org.br.

Page 5: Pastoral E tenho dito! - Igreja Metodista em Itaberaba...2019/05/05  · Café da manhã do Dia das Mães – domingo que vem! No dia 12 de maio (domingo), no horário da Escola Dominical,

Café da manhã do Dia das Mães – domingo que vem!No dia 12 de maio (domingo), no horário da Escola Dominical, as mamães serão homenageadas pelos filhos e maridos, que oferecerão a elas um de-licioso café da manhã.

Acampadentro dos Juvenis 2019Tema: Conectados (Rm 8:9-10);Quando: De 15 a 17 de maio;Investimento: R$ 50,00;Inscrições: Com Bia Lakatos. Vagas limitadas!

Celebração Distrital do Coração AquecidoO evento ocorre todo mês de maio, para relembrar a experiência de Jo-hn Wesley, marco histórico da Igreja Metodista. No nosso caso, a celebra-ção será no dia 25 de maio (um sábado), na Igreja Metodista em Santa-na de Parnaíba, com a participação de todas as igrejas do Distrito Oeste.

Quando: Dia 25 de maio de 2019 (sábado), às 16h00;Local: Igreja Metodista em Santana de Parnaíba.

Aniversariante6/5 Emerson Martins de Oliveira.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por en-fermidades e problemas diversos. Oremos:

•Pela saúde da d. Alda, do Antônio Vassalo (irmão do Gesué), do Carlos (irmão do Már-cio), da Carolina Abib, da Cida (cunhada da Silvana), da d. Domi, do Edilson Távora, da Gina, da d. Lydia Reyes (mãe da Maria Jo-sé), da Maria Clara (sobrinha da Maria Jo-sé), da d. Maria da Penha, do Nino, da Pau-la (filha da d. Alda), do Paulo (da Rose), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), do Samuel de Camargo, da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Tereza Lemmi Marques (mãe do Cláudio), do Vitorino, do Wanderlei e do Wilson (cunhado da Maria José);

•Pelos desempregados;•Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;•Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;•Pela equipe pastoral (pastores Tiago, Laura e Lucas);•Pela missionária Mariana Wada;•Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;•Pelo ministério do bispo José Carlos Peres, da nossa Região.Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Page 6: Pastoral E tenho dito! - Igreja Metodista em Itaberaba...2019/05/05  · Café da manhã do Dia das Mães – domingo que vem! No dia 12 de maio (domingo), no horário da Escola Dominical,

www.metodistaitaberaba.com.br /igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Sal-vador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Pastor: Lucas Gomes

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

PROGRAMAÇÃO SEMANAL2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 5ª FEIRA 6ª FEIRA DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h00)

Encontros dos PGs

Encontrosdos Pgs

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos Pgs

Escola de Cura d’alma (20h00)Encontros dos

PGs

Culto (9h00)Escola Dominical

(10h00)Culto solene

(19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia FolgaPr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

19hTiago e Laura

19hTiago e Laura

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradores: Flávia Gonçalves, Pra. Laura Costa Valentin e Dilson Julio SilvaCoordenadora do M. de Comunicação: Aline Gomes

Assista as transmissões ao vivo ou as gravações dos cultos em nosso canal no Youtube.

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (5/5) PRÓX. DOMINGO (12/5)

FECHAMENTO DA IGREJA Pastores Emerson

GUARDADOR DOS CARROS Toninho Wil

ALIMENTANDO VIDAS Denise Emerson/Valquíria

MINISTÉRIO INFANTIL Giulia/Paula/Aline/Rosa Caro/Samanta/Dílson

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Américo

OPERADORA DO DATASHOW Bel Scheila

OPERADOR DE CÂMERA Marcão Augusto

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Marilene Pra. Laura/Manoel

PREGADOR Pra. Laura Pr. Tiago