paróquia de nossa senhora da conceição da amadora · presente na procissão do corpo de deus, em...

2
Email: [email protected] | Tel: 214 937 813 | Telem: 969 698 125 | www.paroquia-amadora.pt CONVÍVIO Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Amadora SANTÍSSIMA TRINDADE | Ano B 31 de maio de 2015 Série II Número 445 Os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes tinha indicado. Quando o vi- ram, adoraram-no; alguns, no en- tanto, ainda duvidavam. Aproxi- mando-se deles, Jesus disse-lhes: «Foi-me dado todo o poder no Céu e na Terra. Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, baptizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensi- nando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos.» Amar não é apenas deixar-se impulsionar e ser conduzido por uma força irrefreável, mas tomar a decisão de se lançar, consciente e livremente, para aquele que se ama. O Amor é criativo. Quando duas pessoas se amam de verdade, algo de esplêndido acontece: o liame entre os dois, o amor, supostamente incorpóreo, torna-se um ‘outro’. É como que um ‘alguém’, facilmente identificável com a visão da alma. Escreveu Santo Agostinho: “O amor é pertença de alguém que ama, e com o amor ama-se alguma coisa. São, como se vê, três coisas: aquele que ama, aquilo que é amado e o amor”. Ou seja: o amor é, no mínimo, a três, nunca a dois e, muito menos, a um. Começamos a ‘entender’, um pouco mais, por que é que Deus, o AMOR, é Trindade? Mas este Deus, comunidade de Amor, não se embrulha dentro de uma fortaleza. “Quem ama faz sempre comunidade, não fica nunca sozinho” (Stª Teresa de Lisieux). Com Deus, Trindade, é mesmo assim: há muitos lugares, no seu Abraço, a aguardarem por cada um de nós.

Upload: trinhtu

Post on 16-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Amadora · presente na Procissão do Corpo de Deus, em Lisboa, no domingo, 7 de junho. Para os que também desejarem participar, a Irman-dade

Email: [email protected] | Tel: 214 937 813 | Telem: 969 698 125 | www.paroquia-amadora.pt

CONVÍVIO Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Amadora

SANTÍSSIMA TRINDADE | Ano B

31 de maio de 2015 Série II – Número 445

Os onze discípulos partiram para

a Galileia, para o monte que Jesus lhes tinha indicado. Quando o vi-ram, adoraram-no; alguns, no en-tanto, ainda duvidavam. Aproxi-mando-se deles, Jesus disse-lhes:

«Foi-me dado todo o poder no Céu e na Terra. Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, baptizando-os em nome do Pai,

do Filho e do Espírito Santo, ensi-nando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos.»

Amar não é apenas deixar-se impulsionar e ser conduzido por uma força irrefreável, mas tomar a decisão de se lançar, consciente e livremente, para aquele que se ama.

O Amor é criativo. Quando duas pessoas se amam de verdade, algo de esplêndido acontece:

o liame entre os dois, o amor, supostamente incorpóreo, torna-se um ‘outro’. É como que um ‘alguém’, facilmente identificável com a visão da alma. Escreveu Santo Agostinho:

“O amor é pertença de alguém que ama, e com o amor ama-se alguma coisa. São, como se vê, três coisas: aquele que ama, aquilo que é amado e o amor”. Ou seja: o amor é, no mínimo, a três, nunca a dois e, muito menos, a um.

Começamos a ‘entender’, um pouco mais, por que é que Deus, o AMOR, é Trindade? Mas este Deus, comunidade de Amor, não se embrulha dentro de uma fortaleza.

“Quem ama faz sempre comunidade, não fica nunca sozinho” (Stª Teresa de Lisieux). Com Deus, Trindade, é mesmo assim: há muitos lugares, no seu Abraço, a aguardarem por cada um de nós.

Page 2: Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Amadora · presente na Procissão do Corpo de Deus, em Lisboa, no domingo, 7 de junho. Para os que também desejarem participar, a Irman-dade

LEITURAS | DOMINGO DA SANTÍISMA TRINDADE | Ano B

LEITURA I | Dt 4, 32-34.39-40 SALMO | 32(33), 4-5.6-9.18.19.20.22 Ref: Feliz o povo que o Senhor escolheu para sua herança LEITURA II | Rom 8, 14-17 EVANGELHO | Mt 28, 16-20

BAÚ DO TEMPO Relembra-se o projeto BAÚ DO TEMPO, Para informações contactar:

> 962203893 > [email protected] > www.baudotempo.com

APLICAÇÃO ‘MISSAS EM LISBOA’ A aplicação ‘Missas em Lisboa’ oferece a funcionalidade de pesquisa, por horário e localização, das missas que se realizam dia-riamente em toda a Diocese de Lisboa. Encontre a informação do local de culto e saiba como lá chegar. A aplicação é gratuita. Funcionalidades: Missas: pode pesquisar as missas pelo nome da paróquia, a partir da vigararia ou através da sua localização. Notícias: à dis-tância de um clique, tenha acesso às mais recentes notícias do site do Patriarcado. Sugestão de cânticos: a sugestão de cânti-cos para a Missa do Domingo seguinte está também disponível. Links: aceda facilmen-te às redes sociais do Patriarcado de Lisboa e veja as novas fotos, vídeos ou posts no Facebook. Contacto: de forma simples, tenha acesso ao número de telefone ou email de uma paróquia.

Como descarregar a aplicação? Google Play – para sistemas Android iTunes – para sistemas iOS

- Informações -

“Para sermos evangelizadores com espírito é preciso desenvolver o prazer espiritual de estar próximo da vida das pessoas, até chegar a descobrir que isto se torna fonte de uma alegria superior. A missão é uma paixão por Jesus e, simultaneamente, uma pai-xão pelo seu povo”. | Papa Francisco, A Alegria do Evangelho

PROCISSÃO DO CORPO DE DEUS A Irmandade do Santíssimo Sacramento e de Nª Sª da Conceição da Amadora estará presente na Procissão do Corpo de Deus, em Lisboa, no domingo, 7 de junho. Para os que também desejarem participar, a Irman-dade vai providenciar transporte. O custo é de 3,5€. As inscrições devem ser realizadas no cartório, até dia 3 de junho.

11H30: Missa (Sé de Lisboa) 13H00: Adoração do SS.mo Sacramento 17H00: Procissão 18H30: Bênção (Largo da Sé)