parâmetros curriculares nacionais

9
Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio Parte I – Bases Legais Pibidianas: Aline, Cildete, Suelen

Upload: pibidsociais

Post on 06-Jun-2015

97 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Parâmetros curriculares nacionais

Parâmetros Curriculares Nacionais

Ensino MédioParte I – Bases Legais

Pibidianas: Aline, Cildete, Suelen

Page 2: Parâmetros curriculares nacionais

Ensino Médio no Brasil:

A intenção da reforma do Ensino Médio seria de incentivar e capacitar o aprendizado,não reproduzindo aquele ensino de acumulo,compartimentalizado e onde os saberes não se completam.O novo Ensino Médio no Brasil assim como em outros países da América Latina (em comparação com o Ensino Médio de outros países desenvolvidos) encontra-se defasado, pois a partir dos anos 80 com as evoluções tecnológicas e a revolução da informática, ficou estagnado. A reforma preocupa-se com o jovem e a preparação para o trabalho, mas não somente isso, partindo da LDB foi criado um novo perfil para o currículo.

Page 3: Parâmetros curriculares nacionais

Papel dos PCN’s:

Os PCN's tem o papel de difundir as reformas curriculares e orientar o professor na busca de novas abordagens e metodologias. A proposta para o Ensino Médio é que o jovem possa ser capaz de pesquisar e desenvolver, buscar e analisar informações. Não continuar apenas acumulando informações, mas ter um amplo conhecimento que possa levá-lo a ter base para dominar qualquer área superior especifica.

Page 4: Parâmetros curriculares nacionais

Novo Ensino Médio:Neste novo ensino o aluno, ao final do Ensino Médio, deve trazer consigo competências para ter uma melhor inserção e oportunidade na vida adulta. Regulada pela LDB.O ensino compartimentalizado e descontextualizado fazia com que o aluno não se interessasse, assim aumentando o índice da evasão escolar. A reforma traz o aspecto interdisciplinar, além de trazer o conteúdo dos currículos para perto da realidade escolar e levar em conta a experiência do aluno. Sendo assim importante analisar e conhecer a situação do aluno e o contexto social da sua comunidade para conseguir aplicar um ensino de acordo com essa realidade. Há também uma incorporação de novas tecnologias no ensino para que os alunos se familiarizem e se capacitem de forma básica de forma a poderem utilizá-las futuramente no mercado de trabalho e sociedade.

Page 5: Parâmetros curriculares nacionais

Premissas apontadas pela UNESCO como eixos estruturais da educação na sociedade contemporânea:

https://www.youtube.com/watch?v=nmBq4zi6NxA#t=38

Page 6: Parâmetros curriculares nacionais

Base Nacional Comum:

Destina-se a formação geral do aluno e deve assegurar que as finalidades propostas em lei sejam alcançadas.Construção de competências e habilidades básicas, tanto como preparação para o mercado de trabalho como sequência dos estudos. E elas são obrigatórias e servirão como meio de avaliação da Educação Básica em nível nacional.Mas a lei também permite e estimula a flexibilidade nos estabelecimentos de ensino, como a organização dos conteúdos mencionados na lei, avaliação e metodologia que será desenvolvida. E considera as desigualdades regionais.

Page 7: Parâmetros curriculares nacionais

Áreas do Conhecimento:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias:Deve produzir sentido, articular significados, entre outros.Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias:Deve apresentar os conhecimentos científicos para explicar o funcionamento do mundo, entre outros.Ciências Humanas e suas Tecnologias:Deve construir uma consciência critica e criativa, capacidade de resolver problemas atuais, entre outros.As áreas foram organizadas desta forma para melhor desenvolvimento dos conteúdos na perspectiva interdisciplinar e contextualizadora.

Page 8: Parâmetros curriculares nacionais

Considerações Finais:

Consideramos válidas as mudanças no Ensino Médio, porém a prática nas escolas ainda está distante do que está descrito nos PNC’s e na LDB. Esperamos que aos poucos a educação evolua para o nível “sonhado”, onde a escola consiga realmente ajudar a construir um cidadão e desenvolver o aluno nas habilidades e competências referidas nos PCN’s. Entretanto não confiamos somente a escola realizar tal façanha, a escola é sim um agente transformador e precisa ser melhorada mas é uma ideia utópica pensar que a escola sozinha irá resolver todos os problemas que o Brasil enfrenta. A família possui um papel fundamental nesta construção do cidadão e o Estado precisa auxiliar na permanência dos alunos na escola, essas duas instituições têm que parar de obrigar simplesmente a criança ou jovem ir para escola, é absolutamente importante que estes queiram estar lá.

Page 9: Parâmetros curriculares nacionais

Educação Pública Brasileira:

https://www.youtube.com/watch?v=_17tzxUcuUg#t=57