paralisia cerebral

2
Paralisia Cerebral Em geral os primeiros sintomas da PC são: atraso no desenvolvimento motor; ausência de controle cervical; incapacidade de arrastar-se, sentar-se, engatinhar e andar no tempo adequado; dificuldade em executar movimentos, como alcançar objetos, e presença de padrões de movimentos anormais, como ficar com as mãos fechadas (SOUZA, 2003). Em consequência da variabilidade das lesões no cérebro imaturo (anóxia, infecção, traumatismos, malformações), há uma diferenciação na classificação dos tipos clínicos de PC, bem como diferentes prognósticos (SOUZA et al., 1998). Há uma subdivisão quanto ao comprometimento topográfico (quadriplégico, diparetico, hemiparetico). Quanto ao tipo clínico, a classificação se dá pela qualidade do tônus muscular, podendo ocorrer: hipertonia espástica, hipotonia, flutuação do tônus, presença de movimentos involuntários (coréia, atetose ou distonia) e movimentos incoordenados (ataxia) (SOUZA et al.,1998; BOBATH, 2004). definição e a padronização de medidas para classificação, avaliação e prognóstico na PC contribuem de maneira significativa para a reabilitação. O estabelecimento de metas e objetivos de tratamento e até mesmo a avaliação da evolução do paciente de maneira objetiva são possíveis diante desse instrumento padronizado e confiável de avaliação. De acordo com a Lei n.º 10.098, de 19 de dezembro de 2000, acessibilidade é a “possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos (...) por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida”.

Upload: eduardo-ewerton

Post on 14-Dec-2015

214 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

ddssa

TRANSCRIPT

Page 1: Paralisia Cerebral

Paralisia Cerebral

Em geral os primeiros sintomas da PC são: atraso no desenvolvimento motor; ausência de controle cervical; incapacidade de arrastar-se, sentar-se, engatinhar e andar no tempo adequado; dificuldade em executar movimentos, como alcançar objetos, e presença de padrões de movimentos anormais, como ficar com as mãos fechadas (SOUZA, 2003).

Em consequência da variabilidade das lesões no cérebro imaturo (anóxia, infecção, traumatismos, malformações), há uma diferenciação na classificação dos tipos clínicos de PC, bem como diferentes prognósticos (SOUZA et al., 1998). Há uma subdivisão quanto ao comprometimento topográfico (quadriplégico, diparetico, hemiparetico). Quanto ao tipo clínico, a classificação se dá pela qualidade do tônus muscular, podendo ocorrer: hipertonia espástica, hipotonia, flutuação do tônus, presença de movimentos involuntários (coréia, atetose ou distonia) e movimentos incoordenados (ataxia) (SOUZA et al.,1998; BOBATH, 2004).

definição e a padronização de medidas para classificação, avaliação e prognóstico na PC contribuem de maneira significativa para a reabilitação. O estabelecimento de metas e objetivos de tratamento e até mesmo a avaliação da evolução do paciente de maneira objetiva são possíveis diante desse instrumento padronizado e confiável de avaliação.

De acordo com a Lei n.º 10.098, de 19 de dezembro de 2000,acessibilidade é a “possibilidade e condição de alcance para utilização, comsegurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos (...)por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida”.

Promoção da habilidade de movimentos e proporcionar a realização de atividades altamente especializadas, mantendo ao mesmo tempo, a postura e o equilíbrio.

Desenvolver o mecanismo reflexo postural

Inibição de padrões primitivos de movimento