para quem? para quÊ? - abcempreendedor.com · o recomeÇar é um produto de concessão de crédito...

7
Público-Alvo: O RECOMEÇAR destina-se aos Jovens que se encontram em situação de marginalização social, na faixa etária dos 18 aos 40 anos, abrangendo 20.000 Jovens ao longo de todas as Províncias do País. Os candidatos ao Crédito Jovem RECOMEÇAR deverão: Estar constituídos em Cooperativo ou Associação. Ter um perfil empreendedor. Estar motivados para o desenvolvimento de um negócio na sua Comunidade. São objectivos do RECOMEÇAR: Favorecer a reinserção social dos Jovens; Aumentar o número de Jovens que desenvolvem o Auto-Emprego; Incrementar os graus de Formação e de Instrução dos Jovens; Favorecer o aumento do rendimento, poupança e investimento das famílias; Favorecer o desenvolvimento da auto-estima dos Jovens pelo seu reenquadramento social. PARA QUEM? PARA QUÊ?

Upload: ngokhuong

Post on 19-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Público-Alvo: O RECOMEÇAR destina-se aos Jovens que se encontram em situação de marginalização social, na faixa etária dos 18 aos 40 anos, abrangendo 20.000 Jovens ao longo de todas as Províncias do País. Os candidatos ao Crédito Jovem RECOMEÇAR deverão:

Estar constituídos em Cooperativo ou Associação.

Ter um perfil empreendedor.

Estar motivados para o desenvolvimento de um negócio na sua Comunidade.

São objectivos do RECOMEÇAR: Favorecer a reinserção social dos Jovens; Aumentar o número de Jovens que desenvolvem o

Auto-Emprego; Incrementar os graus de Formação e de Instrução dos

Jovens; Favorecer o aumento do rendimento, poupança e

investimento das famílias; Favorecer o desenvolvimento da auto-estima dos

Jovens pelo seu reenquadramento social.

PARA QUEM? PARA QUÊ?

Os Jovens terão que corresponder ao Perfil enunciado para poderem incorporar o RECOMEÇAR. São critérios de selecção: Estarem os Candidatos constituídos legalmente em

Cooperativa ou Associação; Fazerem os Candidatos prova de idoneidade e

declaração de aval do grupo que constitui a Cooperativa / Associação.

O RECOMEÇAR é um Produto de concessão de Crédito Jovem, de âmbito Nacional, promovido pelo Ministério da Juventude e Desportos, em parceria de financiamento com o BPC – Banco de Poupança e Crédito, destinado a financiar indivíduos, constituídos em Cooperativas e Associações que reúnam de 3 a 15 Jovens. Nas suas competências, o MINJUD negoceia as linhas de Crédito com o BPC, colabora na legalização das Cooperativas e Associações e colabora na selecção dos candidatos. Ao BPC compete indicar as Agências que tratam do processo do RECOMEÇAR, avaliar os pedidos de Crédito, assinar os contratos de empréstimo com os Jovens disponibilizar o Crédito em tempo útil e manter o MINJUD informado sobre os Créditos concedidos e cumprimento das obrigações por parte dos Jovens.

QUE CRITÉRIOS DE SELECÇÃO? O QUE É O “RECOMEÇAR”?

Os Jovens, constituídos em Cooperativa ou Associação, deverão dirigir-se ao respectivo Governo Provincial / Administração Municipal, para preencher a Ficha de Pré-inscrição do RECOMEÇAR. Receberá então a listagem de Agências do BPC que estão habilitadas a tratar do processo, devendo-se dirigir a uma destas para iniciar a adesão ao RECOMEÇAR. Na adesão ao RECOMEÇAR, os Jovens proceder à abertura de Conta bancária e estar preparados para a consignação de receitas obrigatórias, resultantes da realização da actividade desenvolvida.

O MINJUD possui uma linha de apoio aos Programas da Juventude que os Jovens podem utilizar em casos de dúvidas, através do número de telefone 947 844 432. Mantém-te actualizado em www.juventudeangolana.org!

PROP

2014-2015

INFRAESTUTURAS

FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO

CRÉDITO JOVEM

APOIOS INDIRECTOS

COMUNICAÇÃO E MARKETING

COMO ACEDER?

“RECOMEÇAR”

PROGRAMA DE CRÉDITO JOVEM

O processo de candidatura ao RECOMEÇAR pode ser iniciado em qualquer momento, tendo o contrato a duração de até 3 anos, dependendo da área de negócios a que responde. A cobertura deste produto de Crédito Jovem é Nacional, abrangendo as 18 Províncias.

O PROP 2014-2015 é o Programa Operacional 2014-2015 do

PNADEJ 2014-2017 (Plano Nacional de Desenvolvimento da

Juventude 2014-2017).

É o documento que estabelece as linhas de actuação do

Programa de Governação do Executivo Angolano para o

Sector da Juventude, para o biénio 2014/2015.

Pretende-se, com o PROP 2014-2015, dinamizar a

implementação de algumas acções do PNADEJ 2014-2017,

com impacto directo e imediato na melhoria da qualidade

de vida dos Jovens angolanos.

QUANDO? O QUE É O PROP 2014-2015?

Os Jovens aderentes ao RECOMEÇAR comprometem-se a:

Cumprir as obrigações bancárias de reembolso nos prazos estabelecidos no seu contrato:

o Agricultura – até 3 anos de reembolso, em prestações trimestrais, incluindo até um ano de carência;

o Comércio – até 1 ano de reembolso, em prestações mensais, incluindo carência até 3 meses;

o Indústria – até 3 anos de reembolso, em prestações mensais, incluindo até 6 meses de carência;

o Serviços – até um ano de reembolso, em prestações mensais, incluindo carência até 3 meses.

Liquidar os empréstimos obtidos submetendo-se ao pagamento de uma taxa de juro que varia entre 15% e 18% do valor do empréstimo;

Utilizar o Crédito Jovem para o desenvolvimento do ramo de actividade que consta no contrato – Comércio, Indústria, Serviços, Agricultura/ Pecuária;

Submeter os seus negócios à avaliação inerente aos processos de Crédito.

QUE COMPROMISSOS?

O PROP 2014-2015 tem que ir ao encontro dos Jovens, ali onde eles estão, de levar o negócio

aos Empreendedores, na sua Comunidade.

O RECOMEÇAR disponibiliza para Crédito Jovem, no território nacional, o montante global correspondente em moeda nacional a dois milhões de USD. Os apoios concedidos, sob forma de Crédito Jovem a Cooperativas ou Associações, têm valores de financiamento dependentes do negócio a apoiar, entre o correspondente em moeda nacional a 2.500 e 10.000 USD, podendo, em casos especiais (na área dos produtos culturais), atingir o valor de financiamento de 30.000 USD. O RECOMEÇAR pode beneficiar directamente 5.000 Jovens. Estima-se que indirectamente este Crédito Jovem possa beneficiar 50.000 Jovens, através dos inputs criados nas Comunidades e da inerente melhoria das condições de vida dos Jovens aderentes, assim como na criação de emprego Jovem.

QUE IMPACTO?

MINISTÉRIO DA JUVENTUDE E DESPORTOS

PROP 2014-2015 PROGRAMA DE OPERACIONALIZAÇÃO DO

PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA JUVENTUDE 2014-2017

ENTIDADE PARCEIRA

MINISTÉRIO DA JUVENTUDE E DESPORTOS

“RECOMEÇAR”

PROGRAMA DE CRÉDITO JOVEM