para que n’ele - cnbbne3.org.brrculos... · • os cantos colocados no final deste livro são,...

36
1 CÍRCULOS BÍBLICOS 2017 Para que N’Ele nossos povos tenham vida "Anunciar o Evangelho e doar a própria vida” (cf. 1Ts 2,8) CNBB - NE 3 - Bahia e Sergipe

Upload: trinhcong

Post on 11-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

CÍRCULOS BÍBLICOS 2017

Para que N’Ele nossos povos tenham vida

"Anunciar o Evangelho e doar a própria vida” (cf. 1Ts 2,8)

CNBB - NE 3 - Bahia e Sergipe

2

CÍRCULOS BÍBLICOS 2017Para que N’ele nossos povos tenham vida"Anunciar o Evangelho e doar a própria vida (cf. 1Ts 2,8)CNBB - NE 3 - Bahia e Sergipe

Equipe de ElaboraçãoPe. Rosivaldo Motta, CSsR

Diocese de Bom Jesus da Lapa

Pe. Antonio Rodrigues de SousaDiocese de Propriá

Maria da Purificação FontouraArquidiocese de Salvador

Ir Elita Maria Jönck - FEDiocese de Juazeiro

Maria Gislandia Silva AgapitoArquidiocese de Feira de Santana

Irmã Cleide Lazarin - CFDiocese de Irecê

Izabel Ferreira da SilvaDiocese de Serrinha

Revisão GeralDom Gilson Andrade da Silva

Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador

ApresentaçãoDom Beto Breis, ofm

Bispo Diocesano de Juazeiro

Capa e DiagramaçãoPe.Pedro Gruzdz,CSsR

Centro Missionário Redentorista da Bahia

Imagens - Internet

CNBB - Regional NE3Av. Leovigildo Figueiras, 270 - Garcia40100-050 Salvador-BAFone/Fax: (71) 3329.4168e-mail: [email protected]

3

ApresentaçãoCaros irmãos e irmãs,

Paz e bem!

O Papa Francisco insistentemente nos desafia a sermos sempre mais “uma Igreja em saída”, a Comunidade dos discípulos de Jesus em “permanente estado de Missão”. Se o anúncio do Evangelho é a tarefa primordial da Igreja, isso pressupõe que primeiramente nos deixemos sacudir sempre pela proposta de Jesus, buscando a conversão de nossas mentalidades e estruturas. Caso contrário, corremos o risco de uma mera pastoral de manutenção, sem entusiasmo e sem atenção aos permanentes desafios e exigências que surgem no tempo presente (e que não são poucos).

Sendo assim, voltar às fontes de nossa fé é sempre beber àquela água pura que refresca, sacia a sede e redispõe os ânimos para a caminhada, incluindo a coragem e ousadia de percorrer novos caminhos. A Primeira Carta aos Tessalonicenses, o mais antigo dos escritos do Novo Testamento, mostra como as comunidades vão sendo formadas na alegre acolhida à Boa Nova e no incansável e apaixonado serviço a essa mesma Palavra. O amor fraterno e a criação de novas relações na família e na sociedade tornam os crentes credíveis (com credibilidade), mostrando que o encontro com Jesus leva necessariamente seus discípulos a sinalizar o Reino que virá, tempo novo e definitivo de Justiça, de Paz e de Fraternidade.

Alegramo-nos com os tantos círculos bíblicos do nosso Regional Nordeste III da CNBB que retomam a bela prática da Igreja Primitiva que se reúne nas casas ao redor da Palavra e na cari-dade fraterna. Com um pé firmado na Bíblia e outro no chão da realidade seguimos movidos e co-movidos pela fé na alegria de discípulos missionários de Jesus Cristo.

Que o Espírito do Senhor nos torne sempre mais criativos e capazes de “doar a vida” no anúncio e no testemunho do Evangelho, para que nossas comunidades e grupos de hoje sejam sempre mais unidos na caridade e itinerantes na Missão. A todos (as), bons encontros neste mês dedicado à Bíblia.

+ Beto Breis, ofmBispo Diocesano de Juazeiro

4

Orientações aos Animadores

• Preparar bem os encontros e celebrações;

• Estudar o encontro com antecedência, dividir as tarefas e escolher cantos de acordo com o tema e o conhecimento da comunidade;

• Procurar fazer os encontros, de preferência, em casas de famílias que não participam da Igreja;

• Fazer o possível para conseguir os símbolos que estão sugeridos nos encontros e celebrações, podendo ser acrescentados outros, de acordo com a criatividade do grupo e a realidade de cada comunidade;

• As celebrações do “envio” e “compromisso” devem ter a participação de todos os grupos;

• Todos os textos bíblicos devem ser proclamados pela Bíblia Sagrada;

• Onde for possível, no encerramento do mês da Bíblia, promover uma caminhada bíblica que envolva todos os grupos, com encenações, cartazes, a partir dos temas estudados;

• Os cantos colocados no final deste livro são, apenas, ligados à Bíblia. Para outros momentos litúrgicos, a comunidade deverá proceder conforme faz em suas celebrações;

5

Conhecendo a Comunidade de Tessalônica

Tessalônica era uma cidade grande da Macedônia, muito bem localizada à beira do mar. Existia um porto marítimo, de onde saíam riquezas agrícolas e minerais da região.

Tessalônica atraía povos de todos os recantos do Império Romano, reunindo uma população formada por vários povos. Essa mistura se refletia nas práticas religiosas, que abrangiam antigos cultos e deuses estanhos.

A riqueza e a prosperidade dessa grande cidade provocavam a manipulação política, a exploração econômica e o sofrimento da maioria escrava, que representava dois terços da população. Embora a escravidão de Tessalônica não tivesse os tratamentos de crueldade que teve na escravidão negra no Brasil, representou uma relação injusta, onde algumas pessoas exerciam domínio sobre as outras.

Em meio às questões políticas e sociais, a comunidade de Tessalônica não se descuida da fé. A fé está presente em todos os momentos alegres e tristes, nas lutas e desafios. Há um respeito grande a Paulo como evangelizador e missionário.

A igreja de Tessalônica se esforçou para imitar a Jesus Cristo e seguir as orientações de Paulo e dos demais missionários, ao acolher o Evangelho na alegria do Espírito Santo. E assim, ela serviu de modelo para outras igrejas da região.

6

CELEBRAÇÃO DO ENVIO

“Para que N’Ele nossos Povos tenham Vida”

Ambiente: Bíblia, crucifixo, flores, imagens da comunidade em missão, graveto seco, graveto verde, recipiente com água.

Acolhida (Acolher quem for chegando com um abraço fraterno.

Enquanto isso, canta-se).

• Deus vos salve Deus (bis)• Deus salve esta casa onde mora Deus (bis)

Dirigente: Irmãos e irmãs, nos reunimos hoje, na abertura do mês dedicado à Bíblia, para invocar a bênção de Deus sobre todos aqueles que partirão em missão pelas casas. A Palavra de Deus por si só já tem uma força que age sobre o ser humano. Mas, ao mesmo tempo, ela necessita de ser anunciada. É o que vamos fazer neste mês da Bíblia. Sejam todos e todas bem-vindos! Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Leitor 1: O livro que a Igreja nos indica a ser estudado é a 1ª. Carta de São Paulo à Comunidade de Tessalônica. Essa carta é o documento mais antigo do Novo Testamento, escrita a partir do ano 50 da era cristã. O tema para o estudo é: “Anunciar o evangelho e doar a própria vida” e o Lema: “Para que N’Ele nossos povos tenham vida”.

• Venham, ó nações, ao Senhor cantar! (bis)• Ao Deus do universo venha festejar! (bis)• Seu amor por nós, firme para sempre (bis)• Sua fidelidade dura eternamente. (bis)• Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito (bis) • Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito! (bis) • Nossas mãos orantes para o céu subindo (bis)• Cheguem como oferendas ao som deste hino. (bis)

7

Momento PenitencialDirigente: É hora de pedir perdão ao Pai, por todas as vezes que O ofendemos em palavras, ações e omissões. E hoje, sobretudo, pelas vezes que temos a Bíblia em nossa casa, apenas como enfeite da nossa estante, mas não paramos para estudar e aprofundar a Palavra de Deus revelada.

Leitor 1: Enquanto entoamos o canto penitencial, viremos de dois em dois, traçando na testa do outro o sinal da cruz com a água, fonte de vida e purificação.

Hino de louvorMinistro: Ó Senhor e Pai da misericórdia, Tua Palavra é para nós fonte de vida e realização, inspira-nos a levá-la a todas as pessoas que precisam conhecer melhor o Teu amor. Isso te pedimos, por Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Palavra de Deus(A Bíblia deverá ser trazida em procissão e entronizada por uma pessoa idosa. As leituras deverão ser proclamadas dessa mesma Bíblia. Enquanto isso, entoa-se um canto apropriado).

1ª. Leitura: 1ª. Tessalonicenses 5,12-22Salmo: 95 (96)Canto de Aclamação ao EvangelhoEvangelho: Mateus 10,5-14

Pistas para Reflexão(Estas pistas não são para ser lidas para o povo. São orientações para quem irá conduzir a reflexão ou partilha da Palavra)

• Deixar claro que todos que irão participar dos encontros do mês da Bíblia estão realizando um trabalho missionário de evangelização. Estão sendo, portanto, discípulos missionários de Jesus Cristo.

• Na primeira leitura, São Paulo dá conselhos aos irmãos da comunidade, chamando à atenção dos que levam uma vida desordenada, e pede aos dirigentes que animem os tímidos, ajudem os fracos e tenham paciência com todos.

• Dentre os poderes que Jesus dá aos discípulos no evangelho de hoje, um deles é o de curar os doentes. É um dever do cristão visitar os doentes, pessoas idosas e recuperar a sua alegria.

8

PrecesDirigente: Oremos a Deus, Pai de infinita misericórdia que enviou ao mundo o seu Filho, ungindo-O com o Espírito Santo para evangelizar os pobres, salvar os corações atribulados e consolar os aflitos. Digamos com humildade e confiança.

Todos: Deus misericordioso, atendei ao nosso clamor!

Leitor 1: Nós vos damos graças, porque enviastes ao mundo o vosso Filho Jesus como Mestre e Salvador da humanidade.

Todos: Deus misericordioso, atendei ao nosso clamor!

Leitor 2: Vós que enviastes Jesus Cristo para evangelizar os pobres, anunciar a liberdade aos prisioneiros e proclamar o tempo da graça; fortalecei a vossa Igreja para que continue a sua missão.

Todos: Deus, Pai amoroso, que quereis salvar todos os homens e conduzi-los ao conhecimento da verdade, tende piedade de nós!

Outros pedidos espontâneos...

Ministro: Ó Deus e Senhor nosso, que estais sempre disposto a acolher nossos clamores, de acordo às nossas necessidades. Se os nossos pedidos forem para o nosso bem, atendei-nos pela vossa divina misericórdia. Isso vos pedimos, por Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Apresentação das OfertasDirigente: A ti, Senhor, queremos oferecer nossa família, nosso trabalho, nossas preocupações, juntamente com nossa oferta material para a manutenção da Igreja.

Canto

Comunhão Eucarística(Onde for possível, seguir o rito próprio)

9

Envio dos AnimadoresDirigente: Convidamos à frente, todas as pessoas que irão visitar as casas, neste mês da Bíblia, para que sejam enviadas pela nossa comunidade e recebam, pelas nossas orações, as bênçãos do Pai. Os que puderem ajoelhar, ajoelhem-se. Durante a oração, a comunidade deverá estender as mãos sobre os animadores.

Ministro: Nós vos louvamos e bendizemos, Senhor do céu e da terra que, segundo a vossa misericórdia, enviastes ao mundo o vosso Filho. Olhai benignamente, para estes vossos servos que, fortalecidos pela Palavra, enviaremos como mensageiros da salvação e da paz. Tudo isso vos pedimos, por Jesus Cristo na unidade do Espírito Santo. Amém.

Dirigente: Os animadores, um por um, aproximem-se da Bíblia e estendam suas mãos sobre ela, em sinal de compromisso com a Palavra de Deus.

Canto: Tua Palavra é lâmpada....

Consagração a Nossa SenhoraDirigente: Estamos celebrando o Ano Mariano, por ocasião dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Finalizando esta celebração, façamos nossa Consagração à Nossa Senhora, cantando.

Canto: Ó, Minha Senhora e também minha mãe...

BênçãoMinistro: O Senhor nos abençoe e nos guarde.

Todos: AmémMinistro: O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre nós.

Todos: AmémMinistro: O Senhor mostre sua face para nós e nos conceda a paz.

Todos: AmémMinistro: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém!

Avisos

10

1º ENCONTRO

A Alegria de Viver em Comunidade

AcolhidaAnimador: Irmãs e irmãos, iniciando o mês da Bíblia de 2017 temos a alegria de estudar a Primeira Carta aos Tessalonicenses, o escrito mais antigo do Novo Testamento. É uma carta marcada pela alegria e otimismo, apesar dos conflitos que, aos poucos, são superados. “Anunciar o Evangelho e doar a própria vida” é o lema deste ano. Tenhamos um bom estudo!

Canto

Oração InicialAnimador: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém.

Animador: “Reunidos em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: para vós, graça e paz”!

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Animador: Como filhos e filhas da luz, caminhemos pela luz de Deus.

Cantado: Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser permanece em nós!

Vinde, Espírito Santo...

Palavra de DeusCanto de Aclamação à Palavra Leitura: 1ª. Tessalonicenses 1,2-10

11

Tema do DiaA Alegria de Viver em Comunidade

Entendendo o TemaAnimador: Imaginemos uma pequena comunidade cristã, localizada no meio de uma grande cidade com todos os seus problemas e desafios, num mundo pagão. Era assim a comunidade de Tessalônica, são assim muitas de nossas comunidades cristãs.

Leitor 1: Tessalônica era uma comunidade fundada por Paulo e Timóteo, em sua segunda viagem missionária. Era formada, em sua maioria, pelos mais pobres dessa grande cidade. Essa gente encontra na vida de comunidade, sentido para resistir aos sofrimentos e “viver na alegria que vem do Espírito Santo”.

Leitor 2: Na leitura bíblica que ouvimos estão as virtudes do verdadeiro cristão, na sua forma original: fé, esperança e amor. A fé que deve ser mostrada pelas obras; a esperança, numa paciência de quem confia e espera a vinda do Senhor, e o amor, centro da vivência comunitária, que leva à vida fraterna onde tudo é de todos.

Leitor 1: Que alegria é ser acolhido, valorizado, respeitado e visto como gente! Na comunidade de Tessalônica essa prática era tão forte, que servia de exemplo para outras comunidades.

Leitor 2: Deus é pai e cria tudo para a felicidade de todos. Não é do seu agrado que poucos tenham muito e muitos não tenham nada. Assim a partilha é fruto da vivência do Evangelho e gera alegria. Como prova disso, Tessalônica foi a primeira comunidade a promover uma coleta para os pobres que viviam em Jerusalém (Rm 15,26).

Canto

Pelas Estadas da VidaTestemunho de uma Animadora de Comunidade

“Quando me aposentei da antiga Fundação SESP, onde trabalhei como Visitadora Sanitária durante 30 anos, comecei a sentir necessidade de dar continuidade a essa vivência junto ao povo. Ingressei então na Pastoral da Saúde aqui da

12

Paróquia de Propriá. O trabalho voluntário nas comunidades me deu uma alegria profunda, que não havia sentido em meu trabalho profissional. Eu não mais trabalhava pelo povo, mas com o povo.

O grupo da Pastoral da Saúde se sentiu mais fortalecido com minha experiência em saúde. Visitávamos os doentes, dando orientações, fazendo curativos, levando remédios caseiros e ensinando como prepará-los. Promovemos atividades que chamamos "Semana da Saúde". Em cada bairro de periferia, passamos lá uma semana, rezando, ensinando e vivendo junto com aquela comunidade. Mas o mais importante é o quanto aprendemos com os mais pobres: a alegria, a partilha, a fé no Deus vivo. Sou uma mulher feliz!”

Marlene RibeiroPropriá – SE

Atualizando a Palavra1. “Damos graças a Deus por todos vós...” Qual o motivo que

leva Paulo a dar graças a Deus? Comente.2. Fale um pouco sobre o que mais motiva você a viver em

uma comunidade cristã.3. No testemunho de Marlene Ribeiro, qual o motivo principal

de sua alegria?

Canto

Reacendendo a EsperançaMomento novo

Deus chama a gente pra um momento novo de caminhar junto com o seu povo.É hora de transformar o que não dá mais. Sozinho, isolado, ninguém é capaz

Refrão: Por isso vem entra na roda com a gente, também, você é muito importante (bis)

Não é possível crer que tudo é fácil, há muita força que produz a morte;Gerando dor, tristeza e desolação. É necessário unir o cordão.

13

A força que hoje faz brotar a vida, habita em nós pela sua graça.É ele quem nos convida pra trabalhar, o amor repartir e as forças juntar.

O que a Igreja nos pede?Animador: Vamos ouvir, com atenção, o convite que o Papa Francisco nos faz.

“A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria. Quero, com esta Exortação, dirigir-me aos fiéis cristãos a fim de os convidar para uma nova etapa evangelizadora marcada por esta alegria e indicar caminhos para o percurso da Igreja nos próximos anos” (Papa Francisco).

Pai-nosso - Ave-Maria

BênçãoAnimador: O Senhor nos abençoe e nos guarde.

Todos: AmémAnimador: O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre nós.

Todos: AmémAnimador: O Senhor mostre sua face para nós e nos conceda a paz.

Todos: AmémAnimador: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém

AvisosCanto

Você Sabia?• Você sabia que o texto mais antigo da Bíblia é o capítulo 5 do

livro de Juízes, escrito entre 970 a 932 a.C. (antes de Cristo)?

• Você sabia que o texto mais novo da Bíblia é o livro do Apocalipse, escrito no ano 100 d.C. (depois de Cristo)?

14

2º ENCONTRO

Experiência de Trabalho na Periferia de uma Grande Cidade

AcolhidaAnimador: Irmãos e irmãs, estamos no mês da Bíblia e aqui nos reunimos em clima de oração para estudar a Palavra de Deus e conhecer melhor a Primeira Carta aos Tessalonicenses, o livro indicado para o nosso estudo, este ano. Movidos e animados pelo amor fraterno, acolhamos uns aos outros e participemos com alegria deste encontro. Sejam todos bem-vindos e bem-vindas.

Canto

Oração InicialAnimador: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém.

Animador: “Reunidos em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: para vós, graça e paz”!

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Animador: Como filhos e filhas da luz, caminhemos pela luz de Deus

Cantado: Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser permanece em nós!

Vinde, Espírito Santo...

Palavra de DeusAnimador: A Palavra nos diz que os irmãos da comunidade de Tessalônica aprenderam de Deus a prática do amor fraterno. Com essa vivência eles são exemplo para nós aqui reunidos, para toda a Igreja e a sociedade.

Canto de Aclamação à Palavra

Leitura: 1ª. Tessalonicenses 4,9-12

15

Tema do DiaExperiência de Trabalho na Periferia de uma

Grande Cidade

Entendendo o TemaAnimador: A comunidade de Tessalônica se forma em meio à luta, perseguição, trabalho árduo e batalha incessante. Trabalhar faz parte da tradição, em vista da realização da própria pessoa e de uma nova ordem social, para não ser peso a ninguém. Para um cristão o trabalho é também lugar de encontro com Deus e com seus irmãos.

Leitor 1: As comunidades cristãs deviam ser diferentes pela busca da pureza de coração e da santidade. Nesse jeito de viver eles deviam cuidar dos próprios negócios e trabalhar com as próprias mãos.

Leitor 2: Trabalhar para o próprio sustento é uma honra que dignifica os seres humanos. E é também possibilidade de contribuir para o bem comum e de repartir os dons e os bens com quem precisa.

Leitor 3: Tessalônica representa o primeiro modelo cristão de uma classe trabalhadora da periferia de uma grande cidade, que luta por viver de maneira digna, livre e autônoma. Vivendo assim, eles ganharam o respeito de outras comunidades, por causa de seu trabalho.

Leitor 4: A realidade do trabalho muda de acordo com os tempos e realidades. Hoje muitas pessoas querem trabalhar, ganhar sua própria vida e são vítimas de injustiças e falta de oportunidade. Existem ainda aqueles que são acomodados, não vão à luta e não dignificam seus dons. De qualquer forma é bom recordar que o trabalho é um direito que deve ser garantido a todos.

Canto

Pelas Estradas da VidaSer Missionário na Periferia de uma Grande Cidade

No Ano Mariano, onde celebramos os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a comunidade São Francisco de Assis, em Feira de Santana, realiza um projeto

16

diferente: visitar 300 famílias, levando a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. As visitas são realizadas em bairros afastados, de periferia, especialmente àquelas famílias que não acompanham as celebrações na comunidade. Cada lar visitado acolhe a imagem com devoção e fé, promove momentos de oração até ser conduzida a outra casa. Foram formados 10 grupos, cada um visita 30 lares, numa corrente de alegria contagiante, fé e ação de graças pelos 300 anos de nossa Padroeira.

Atualizando a Palavra1. Comente esta frase de São Paulo: “...trabalhando com as

próprias mãos, estareis levando uma vida digna aos olhos dos que não são da comunidade” (1Ts 1,12).

2. Ouvimos a programação que uma comunidade da periferia de Feira de Santana está realizando, para festejar os 300 anos da Imagem de Aparecida. Qual a importância desse acontecimento para a fé do povo brasileiro?

Canto

Reacendendo a EsperançaAnimador: Na leitura bíblica de hoje, além de falar da realização através do trabalho, Paulo fala de outro prazer que devemos ter na vida de comunidade, o “amor fraterno”. Ou seja, a união e amizade entre nós. Veja os conselhos que ele dá:

Leitor 1: A respeito do amor fraterno, amem-se uns aos outros!

Leitor 2: Pratiquem o amor com todos os irmãos da Macedônia!

Leitor 3: Devemos ficar alegres com as novas conquistas de cada irmão!

Leitor 4: Façam todo possível para viver uma vida tranquila, sem esquecer do trabalho!

O que a Igreja nos pede?Animador: O amor e o serviço, o testemunho e a auto-sustentação são para serem vividos uns para os outros. Escute o que diz o nosso Papa Francisco.

17

Leitor 1: "Os rios não bebem sua própria água; as árvores não comem seus próprios frutos. O sol não brilha para si mesmo; e as flores não espalham sua fragrância para si. Viver para os outros é uma regra da natureza. (...) A vida é boa quando você está feliz; mas a vida é muito melhor quando os outros estão felizes por sua causa".

Pai-nosso – Ave-Maria

Bênção Animador: O Senhor nos abençoe e nos guarde.

Todos: Amém

Animador: O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre nós.Todos: Amém

Animador: O Senhor mostre sua face para nós e nos conceda a paz.Todos: Amém

Animador: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.Todos: Amém

AvisosCanto

Você Sabia?• Você sabia que o último livro do Antigo Testamento,

Malaquias, termina falando do profeta Elias, e o primeiro livro do Novo Testamento, Mateus, inicia falando de Jesus?

• Você sabia que Elias e Jesus representam duas grandes religiões? Elias o Judaísmo e Jesus o cristianismo?

18

3º ENCONTRO

Conselhos de Paulo para a Comunidade Cristã

AcolhidaAnimador: Irmãs e irmãos, sejam todos bem-vindos! A Primeira Carta aos Tessalonicenses é uma mensagem fraterna de alegria e esperança. Alegre pela comunidade aceitar a proposta de salvação de Jesus, Paulo dá conselhos de como deve ser o comportamento de um cristão. É com esse espírito de paz que desejamos bom encontro a todos.

Canto

Oração InicialAnimador: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém.

Animador: “Reunidos em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: para vós, graça e paz”!

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Animador: Como filhos e filhas da luz, caminhemos pela luz de Deus

Cantado: Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser permanece em nós!

Vinde, Espírito Santo...

Palavra de DeusCanto de Aclamação à Palavra

Leitura: 1ª. Tessalonicenses 5,12-22

19

Tema do DiaConselhos de Paulo para a Comunidade Cristã

Entendendo o TemaAnimador: Paulo orienta a comunidade pedindo que tratem com respeito e carinho os que a dirigem e se doam num trabalho árduo. Lembra, ainda, que é um serviço voluntário que exige muito de quem se dispõe a fazê-lo.

Leitor 1: Paulo fala que o trabalho é motivo de levar todos a um clima de união e paz, traz dignidade e respeito entre os irmãos. No entanto, para que a paz persevere é necessário o exercício contínuo do perdão e da reconciliação.

Leitor 2: Paulo lembra que a comunidade se faz com pequenos gestos de fraternidade, mas tem que acontecer sempre. Na vida comunitária são importantes a alegria contagiante e a oração contínua, sabendo dar graças a Deus em todas as ocasiões.

Leitor 1: Como um bom orientador, Paulo pede atenção e paciência com os que “levam uma vida desordenada”; pede que “ninguém retribua o mal com o mal”; que não desprezem “os dons da profecia” e não deixem apagar o Espírito que está dentro deles.

Leitor 2: Com as recomendações e conselhos de Paulo, a comunidade de Tessalônica passou a ter atitudes de vida tão destacadas, que chamou a atenção da sociedade da época.

Canto

Pelas Estradas da VidaMães, peçam a Deus o Dom de aconselhar os seus filhos!

Mães, aconselhem os seus filhos diante das dificuldades, pois este dom do Espírito torna a nossa consciência capaz de fazer uma escolha concreta em comunhão com Deus, segundo a lógica de Jesus e do seu Evangelho.

Um rapaz aproximou-se de mim e disse que, diante de um grave problema, pediu um conselho a sua mãe, e esta lhe disse: “vá à Nossa Senhora e ela te dirá o que você deve fazer”.

20

Posso lhes garantir que essa mãe tem o dom do conselho! Vocês, mães, que têm este dom, peçam para os seus filhos. O dom de aconselhar os filhos é um dom de Deus.

Papa Francisco

Atualizando a Palavra1. Um pedido forte foi feito por São Paulo: “Orai constantemente!”

Como está a nossa vida de oração pessoal e comunitária?

2. Uma das preocupações de Paulo é com os dirigentes da comunidade. Estamos procurando apoiar os dirigentes de nossa comunidade e paróquia?

3. Acabamos de ouvir o Papa Francisco falando sobre o valor do conselho de uma mãe. Comente!

Canto

Reacendendo a EsperançaPoema de Criança

(Deverá ser recitado por uma criança)

Preocupa meu coração de criança Quando a esperança está caídaSão Paulo em sua cartaDiz que Cristo é a saída

São Paulo ainda fala Que o trabalho leva a união Para que a comunidade Viva em paz e em comunhão

Os conselhos de São PauloMostram amor, respeito e igualdadeSão para todos os cristão Morem no campo ou na cidade.

O que a Igreja nos pede?Dirigente: Ouçamos alguns conselhos do Papa Francisco, para a renovação interna da Igreja:

Leitor 1: Que o nosso trabalho e o de nossos padres sejam mais pastoral que administrativo!

21

Leitor 2: Que possamos promover espaços e ocasiões para manifestar a misericórdia!

Leitor 1: Que ofereçamos a Palavra de Deus e os Sacramentos com consciência e convicção de que o Espírito se manifesta neles!

Leitor 2: Que os Conselhos paroquiais de Pastoral e assuntos econômicos sejam espaços reais para a participação do leigo na consulta, organização e planejamento!

Pai-nosso - Ave-Maria

BênçãoAnimador: O Senhor nos abençoe e nos guarde.

Todos: Amém

Animador: O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre nós.Todos: Amém

Animador: O Senhor mostre sua face para nós e nos conceda a paz.Todos: Amém

Animador: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.Todos: Amém!

AvisosCanto

Você Sabia?• Você sabia que a Bíblia Católica possui 73 livros e a Bíblia

Evangélica possui 66 livros?

• Você sabia que os 7 livros que a Bíblia Católica tem a mais, são: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, 1º. Macabeus e 2º. Macabeus?

22

4º ENCONTRO

A Vinda de Cristo como Resistência na Dor

Ambiente: Bíblia, cruz, vela, flores,bandeira branca ou palmas.

AcolhidaAnimador: Irmãos e irmãs sintam-se bem acolhidos! Celebremos com esperança e fé este nosso encontro. Cristo voltará. Estejamos atentos, vigilantes e firmes, resistindo a todo tido de opressão. Toda a nossa vida é uma preparação constante para este alegre reencontro com Cristo. Acolhamos uns aos outros com um abraço fraternal.

Canto

Oração InicialAnimador: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém.

Animador: “Reunidos em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: para vós, graça e paz”!

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Animador: Como filhos e filhas da luz, caminhemos pela luz de Deus

Cantado: Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser permanece em nós!

Vinde, Espírito Santo...

Palavra de DeusCanto de Aclamação à Palavra

Leitura: 1ª. Tessalonicenses 5,1-11

23

Tema do DiaA Vinda de Cristo como Resistência na Dor

Entendendo o TemaAnimador: Em tempos de sofrimento e perseguição, quando parece que terminaram todos os meios humanos de superar as dificuldades, espera-se uma intervenção direta de Deus. É neste momento extremo que o povo diz: “só por Deus”.

Leitor 1: A ‘vinda do Senhor’ ou ‘Dia do Senhor’ é uma das grandes preocupações da comunidade de Tessalônica. Paulo tranquiliza a comunidade dizendo que o importante é não se acomodar, mas estar atento e tomar a decisão de seguir Jesus Cristo.

Leitor 2: Paulo faz a comunidade ver que esse dia acontece através de muitos sinais, palavras e fatos que ocorrem em sua vida diária. Assim, não é preciso ficar angustiados com o tempo, nem quando o Senhor virá, mas permanecer atentos aos apelos de Deus que nos chama. O Senhor virá “como ladrão de noite”, quando menos se espera.

Leitor 2: Jesus ensinou que o Reino começa já neste mundo como uma semente pequena, escondida na terra. Ela vai crescendo e junto aparece o joio. O Reino provoca transformações, com a participação de todos, para gerar vida e esperança.

Leitor 1: Como cristãos, somos orientados a andar como “filhos da luz” e “filhos do dia”. Para seguir a Jesus e viver uma vida nova em Cristo é necessário que a conversão seja constante. Para isso, o convite é lançado: ser sóbrio, pronto, vigilante, resistir aos tempos ruins e manter-se firme.

Todos: Minha luz é Jesus e Jesus me conduz pelos caminhos da paz!

Canto

Pelas Estradas da VidaO Medo de Morrer

Sou Noêmia Fagundes de Souza, tenho 43 anos, casada e mãe de 3 filhos. Participo de uma comunidade rural e sou ministra da Eucaristia. Tenho um trauma que me acompanha desde criança, o medo de morrer. Toda vez que ouço uma passagem

24

do evangelho que fala do fim do mundo, meu corpo estremece. Mesmo acreditando na misericórdia de Deus, e sabendo que ele é um Pai bondoso que nos perdoa, sinto medo da morte e de ir para o inferno. Só em saber que depois da morte a vida é eterna, bate essa preocupação de que os pecados que não consigo me libertar podem me fazer sofrer para sempre. Minha comunidade procura me ajudar, dedicando momentos de oração e até jejuns nessa intenção. Ainda não consegui a graça de ser curada desse trauma que tanto me atrapalha, mas acredito que irei superar esse problema. Não estou sozinha, minha comunidade está comigo, e isso me dá mais força.

Noêmia Fagundes de SouzaSenhor do Bonfim - Bahia

Atualizando a Palavra1. A ‘vinda do Senhor’ era uma das grandes preocupações da

comunidade de Tessalônica. Quais foram as palavras de Paulo que transmitiram segurança à comunidade?

2. Na sociedade atual, o que nos causa medo e insegurança? Como resolver essa situação?

Canto

Reacendendo a EsperançaAnimador: Deus é a garantia de nossa esperança. Cantemos, com fé e confiança o Salmo 27.

O Senhor é minha luz / ele é minha salvaçãoQue poderei temer / Deus, minha proteção!

O Senhor é minha luz / Ele é minha salvaçãoO que é que vou temer / Deus é minha proteçãoEle guarda a minha vida / eu não vou ter medo não :/

Quando os maus vem avançando / procurando me acuarDesejando ver meu fim / querendo me matarInimigos opressores / é que vão se liquidar :/

25

O que a Igreja nos pede?Animador: Temos a alegria de ter um Papa atento às questões do mundo atual e que nos diz, como devemos ser bons cristãos-católicos. Ouça essa afirmação do Papa Francisco.

Leitor 1: “Não se pode entender um cristão que não seja testemunha. Nós não somos uma ‘religião’ de ideias, de pura teologia, de coisas belas, de mandamentos. Não, nós somos um povo que segue Jesus Cristo e oferece testemunho” (Papa Francisco).

Pai-nosso - Ave-Maria

BênçãoAnimador: O Senhor nos abençoe e nos guarde.

Todos: Amém

Animador: O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre nós.Todos: Amém

Animador: O Senhor mostre sua face para nós e nos conceda a paz.Todos: Amém

Animador: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.Todos: Amém!

AvisosCanto

Você Sabia?• Você sabia que existem os livros Apócrifos, que falam da

história da Salvação, mas que não foram reconhecidos como livros revelados por Deus, e deixados de fora da Bíblia?

• Você sabia que além dos 46 livros do Antigo Testamento, existem mais 52 livros que foram deixados de fora, e 88 livros do Novo Testamento que não foram incluídos na nossa Bíblia?

26

CELEBRAÇÃO DO COMPROMISSO

“Anunciar o Evangelho e Doar a Própria Vida”

Ambiente: Preparar um altar em local de destaque, tendo no centro a Bíblia, com duas velas acesas e plantas, simbolizando a vida criada por Deus e

defendida em sua Palavra.

AcolhidaDirigente: Após uma caminhada de um mês, estudando e rezando a Palavra de Deus na igreja e nas casas, estamos encerrando com esta celebração, o mês da Bíblia. Estudamos a Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses, o documento mais antigo do Novo Testamento. “Anunciar o Evangelho e Doar a própria vida” é o tema desta Celebração do Compromisso. Neste clima fraterno, saudemos uns aos outros com um caloroso abraço.

Canto

Invocação à Santíssima TrindadeMinistro: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém.

Ministro: Que a graça e a paz de Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam conosco.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Dirigente: Vamos acolher os cartazes com os temas dos 4 encontros do mês da Bíblia. Eles serão trazidos por uma criança, um jovem, um adulto e uma pessoa idosa, representando todas as pessoas, nas diversas fases da vida, que caminham juntas na escuta da Palavra de Deus.

(Após a chegada dos cartazes, eles deverão ser erguidos, apresentados e lidos em voz alta)

Canto

27

Momento PenitencialMinistro: Deus sempre nos convida para um serviço na comunidade e nem sempre correspondemos ao seu chamado. Por isso, Senhor, tende piedade de nós!

Todos: Senhor, tende piedade de nós!

Ministro: Jesus está sempre nos convocando para o anúncio do seu evangelho e nós, muitas vezes, fugimos e colocamos desculpas. Por isso, Cristo, tende piedade de nós!

Todos: Cristo, tende piedade de nós!

Ministro: Deus nos chama à conversão, a uma vida nova, e nós resistimos ao seu apelo. Por isso, Senhor, tende piedade de nós!

Todos: Senhor, tende piedade de nós!

Ministro: Deus, Pai da Bondade, nos perdoe e nos guarde no seu amor!

Todos: Amém.

Hino de louvorMinistro: Ó Senhor e Pai da misericórdia, Tua Palavra é para nós fonte de vida e realização, inspira-nos a levá-la a todas as pessoas que precisam conhecer melhor o Teu amor. Isso te pedimos, por Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Palavra de Deus

1ª. Leitura: 1ª. Tessalonicenses 2,1-12Salmo: 119 (118) 1-15Canto de Aclamação ao EvangelhoEvangelho: Marcos 16,15-20

28

Pistas para Reflexão(Estas pistas não são para ser lidas para o povo, mas orientações para quem irá conduzir a reflexão ou partilha da Palavra.)

• Da 1ª Leitura da Carta aos Tessalonicenses foi tirado o tema do mês da Bíblia: “Anunciar o evangelho e doar a própria vida”. Reflita com a comunidade sobre as diversas maneiras de doar a vida.

• Refletir sobre a prática de evangelizar trabalhando e trabalhar evangelizando.

• “Curai doentes, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expulsai demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!” De que maneira podemos realizar esses poderes de Jesus nos dias atuais?

Preces1. Pela nossa Igreja, para que seja sempre fiel à Palavra de

Deus revelada e leve seus fiéis ao testemunho de vida, na vivência do Evangelho. Cantemos ao Senhor!

Deus de infinita bondade que a tua vontade, se faça verdade no meio de nós (bis)

2. Pelas pessoas que participaram dos encontros do mês da Bíblia, para que o Espírito Santo revele em suas mentes, boas inspirações. Cantemos ao Senhor!

Deus de infinita bondade que a tua vontade, se faça verdade no meio de nós (bis)

3. Pelos doentes, idosos e sofredores, para que a Palavra de Deus possa ser alívio, consolo e alegria nos momentos de dificuldades. Cantemos ao Senhor!

4. Preces espontâneas...

Ministro: Ó Deus e Senhor nosso, sabemos que estais sempre disposto a acolher nossos clamores, de acordo às nossas necessidades; se os nossos pedidos forem para o nosso bem, atendei-nos pela vossa divina misericórdia. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!

29

Apresentação das OfertasDirigente: Apresentemos ao Senhor nossa vida, a vida de nossa família e o dever cumprido, por ter participado dos encontros do mês da Bíblia. Em silêncio faça a Deus sua entrega sincera. Ofereçamos, também, nossa ajuda material para o sustento da nossa Igreja.

Canto

Comunhão Eucarística(Onde for possível, seguir o próprio rito)

Rito de CompromissoDirigente: Na abertura do mês da Bíblia participamos da celebração do envio, onde somente os animadores receberam a bênção. Hoje, todos somos convidados a assumir compromissos. Após cada compromisso lido, peçamos a Deus cantando.

Ministro: Senhor Deus, depois de caminharmos à luz da Vossa palavra, queremos sentir mais de perto a vossa presença!

Minha luz é Jesus e Jesus me conduzpelos caminhos da paz (bis).

Ministro: Que cada um de nós sinta e viva as necessidades do outro.

Ministro: Que nossas discussões não nos dividam, mas nos unam na busca da verdade e do bem.

Ministro: Que nossas diferenças não excluam a ninguém da comunidade, mas nos levem a buscar e valorizar as qualidades de cada pessoa.

Ministro: Que o estudo bíblico que fizemos este mês não fique apenas no conhecimento, mas em atitudes e comportamento.

Consagração a Nossa SenhoraDirigente: Estamos celebrando o Ano Mariano, por ocasião dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Finalizando esta celebração, façamos nossa Consagração à Nossa Senhora, cantando.

Canto: Ó, Minha Senhora e também minha mãe...

30

BênçãoMinistro: O Senhor nos abençoe e nos guarde.

Todos: Amém

Ministro: O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre nós.Todos: Amém

Ministro: O Senhor mostre sua face para nós e nos conceda a paz.Todos: Amém

Ministro: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.Todos: Amém!

Canto

Avisos

31

Cânticos relacionados à Bíblia01. A Bíblia é a Palavra de Deus

A Bíblia é a palavra de Deus, semeada no meio do povo. Que cresceu, cresceu, e se transformou, Ensinando-nos a viver um mundo novo.

Deus é bom nos ensina a viver, nos revela o caminho a seguirSó o amor partilhando os seus dons, sua presença iremos sentir

Somos povo, o povo de Deus e formamos o reino de irmãosE a palavra que é viva e nos guia e alimenta a nossa união

02. A Palavra Santa

A comunidade dança alegre e canta, Acolhendo agora a Palavra Santa. (Bis)

A Palavra vem, vem nos libertar, como um vento forte a nos arrastar.

A Palavra vem, fala ao coração chega como a chuva, fecundando o chão.

Bem aventurado, e povo feliz, quem vive a Palavra e a Deus bendiz.

Vamos caminhar, irmãs e irmãos, já chegou a hora da nossa missão.

Aleluia, irmãos, Jesus vai falar, o Santo Evangelho vamos aclamar!

03. Lá vem vindo a Palavra de Deus

Lá vem vindo a Palavra de Deus, vem falar do meu povo e do céu. Vem falar de justiça e de paz ela vem. Lá vem vindo a Palavra de Deus (Bis)

A Palavra de Deus é bonita, é bonita demais, ela inspira o meu povo, ela agita, ela traz tanta paz. Há palavras demais neste mundo, nenhuma delas me libertará

Pra viver entre crentes e ateus, ouvirei a palavra dos homens. Mas seguir, eu só sigo a Palavra de Deus.

32

04. Toda Bíblia é comunicaçãoToda Bíblia é comunicação, de um Deus amor de um Deus irmãoÉ feliz quem crer na revelação, quem tem Deus no coração

Jesus Cristo é a palavra, pura imagem de Deus Pai. Ela é vida, é verdade, a suprema caridade.

Os profetas sempre mostram a vontade do Senhor. Precisamos ser profetas, para o mundo ser melhor.

Nossa fé se fundamenta na palavra dos apóstolos. João, Mateus, Marcos e Lucas transmitiam a nossa fé.

Vinde a nós, ó Santo Espírito, venha nos iluminar. a palavra que nos salva, nós queremos conservar.

05. Tua Palavra é lâmpadaTua palavra é lâmpada para os meus pés, Senhor (bis). Lâmpada para os meus pés, Senhor, luz para o meu caminho (bis)

06. É como a chuva É como a chuva que lava, É como o fogo que abrasa,Tua Palavra é assim: Não passa por mim sem deixar um sinal.

Tenho medo de não responder, de fingir que não escutei. Tenho medo de ouvir teu chamado e virar pro outro lado e fingir que não sei.

07. Fazei ressoar

Fazei ressoar, ressoar... a Palavra de Deus em todo lugar (bis)Na cultura, na história, vamos levar, a Palavra de Deus, em todo lugar, vamos lá.

Na cultura popular, vamos catequizar, celebrando fé e vida, em todo lugar, vamos lá.

Com o negro e o índio, vamos louvar, com a comunidade, vamos festejar, vamos lá.

33

Fontes Bibliográficas

CNBB, BÍBLIA SAGRADA. Edições CNBB, Editora Canção Nova, 11ª Edição, 2011

BÍBLIA SAGRADA Ave Maria. São Paulo: Ave Maria, 1989.

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2016 – 2019. Brasília: Edições CNBB, 2016.

Anunciar o Evangelho e doar a própria vida - Mês da Bíblia 2017, Texto base. Edições CNBB, Brasília 2017.

MESTERS, Carlos e OROFINO, Francisco. A Comunidade em defesa da vida. São Leopoldo-RS, CEBI, 2017.

34

Índice

Apresentação ................................................................................. 3

Orientações aos Animadores ....................................................... 4

Conhecendo a Comunidade de Tessalônica ................................ 5

Celebração do Envio“Para que N’Ele nossos Povos tenham Vida” ............................. 6

1º EncontroA Alegria de Viver em Comunidade Celebração do Envio ....... 10

2º EncontroExperiência de Trabalho na Periferia de uma Grande Cidade ...14

3º EncontroConselhos de Paulo para a Comunidade Cristã ....................... 18

4º EncontroA Vinda de Cristo como Resistência na Dor ............................. 22

Celebração do Compromisso“Anunciar o Evangelho e Doar a Própria Vida” ........................ 26

Cânticos relacionados à Bíblia ................................................... 31

Fontes Bibliográficas ................................................................... 32

35

Publicações da CNBB NE3

A compra de produtos pode ser realizada através do email:

[email protected] ou pelo telefone: (71) 3329-4168.

http://www.cnbbne3.org.br/loja/

36

CNBB - REGIONAL NORDESTE 3Av.Leovigildo Filgueiras, 270 - Gárcia

40100 - 050 - Salvador - BAFone/Fax: (71)3329-4168

email: [email protected]