para professores - inscrevaasuaescola.pt · menstruação e ensinar às raparigas qual é o produto...

36
Inclui vídeos! para Professores

Upload: vanthien

Post on 22-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Inclui

vídeos!

para Professores

Caro(a) professor(a), Apresentamos-lhe o programa educativo Acerca de Ti, centrado nas mudanças físicas e emocionais da adolescência, desenvolvido pelas marcas de higiene feminina Evax, Tampax e Ausonia e concebido especificamente para alunos e alunas de 11 e 12 anos.

Depois de consultar especialistas em psicologia adolescente que trabalham com jovens diariamente, incluímos também um capítulo para aprofundar a perda de confiança que tão frequentemente acompanha as mudanças físicas que ocorrem durante a puberdade.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O programa Acerca de Ti foi especificamente criado para ajudar os rapazes e as raparigas a identificar:

• As mudanças físicas e emocionais que experimentam durante a puberdade e a entender estas mudanças como uma parte natural do processo.

• A fisiologia dos seus corpos, o ciclo menstrual e a forma como as raparigas podem adaptar-se aos seus períodos enquanto continuam com as atividades normais do dia a dia.

• Como manter a confiança superando limites, dando ênfase aos sucessos pessoais e com uma mentalidade de crescimento.

MATERIAIS DO PROGRAMA

Uma vez inscrito no programa Acerca De Ti, receberá todo o material necessário para poder partilhar na aula. O kit é composto por:

• Uma apresentação em PowerPoint que inclui vídeos educativos, os quais foram especificamente criados para serem projetados na aula, durante a explicação do professor.

• Um guia para o professor que inclui conteúdos educativos para o ajudar com os pontos-chave do programa.

• Kits que contêm amostras de produtos de higiene feminina, os quais podem ser distribuídos às alunas durante a aula, e guias com informações adicionais para as raparigas e suas mães.

• Um guia para rapazes que inclui conteúdos adicionais, criado especificamente para distribuir pelos alunos.

Materiais para o professores• Guia do professor, PowerPoint e Videos

(disponíveis em www.inscrevaasuaescola.pt)*• Produtos para demonstrações (*PowerPoint e vídeos disponíveis online)

Materiais para os alunos• Guia para raparigas• Guia para as mães• Kit de amostras Evax, Tampax e Ausonia• Guia para rapazes

ESTRUTURA DO PROGRAMA

O programa divide-se em três módulos que refletem 1) autoestima, 2) mudanças corporais na puberdade e produtos de proteção feminina, e 3) aulas e notas destinadas a reforçar a autoestima para o professor. Todos os módulos são adequados para grupos mistos, ou seja, com alunos de ambos os sexos.

CONTEÚDOS DO PROGRAMA TEMPO NECESSÁRIO COMO UTILIZÁ-LO ONDE

ENCONTRÁ-LO

MÓDULO 1

Exercício introdutório sobre autoestima Crescer não é apenas um fenómeno físico: existem também mudanças emocionais que implicam uma diminuição da autoestima. Este módulo serve para sensibilizar sobre os rótulos e as limitações sociais, que podem afetar a autoestima dos adolescentes, além de fornecer sugestões para superá-las e conseguir uma autoestima imparável.

15 minutos

Utilize este plano pedagógico na aula para ajudar o grupo a compreender de que forma as limitações sociais podem impedir experimentar coisas novas e, para além disso, incentivar os alunos a romperem com essas barreiras e a serem imparáveis.

Folheto e apresentação em PowerPoint

MÓDULO 2

Mudanças corporais na puberdade Este módulo fornece ao grupo respostas diretas para as grandes questões sobre as mudanças corporais e os desafios que surgem no início da puberdade. Inclui igualmente uma lição sobre produtos de proteção feminina com amostras e dire-trizes para a apresentação dos mesmos.

40 minutos

Utilize estes planos pedagógicos na aula para fornecer ao grupo informações sobre a puberdade e a menstruação e ensinar às raparigas qual é o produto de proteção feminina mais adequado a elas. Distribua kits de amostras para que as raparigas os levem para casa e testem os diferentes produtos.

Folheto e apresentação em PowerPoint

MÓDULO 3

RECURSOS ADICIONAISNotas para orientar rumo à autoestima e lições adicionais para o professor. Conteúdo educativo para os professores que explica a mentalidade de crescimento e como se pode ajudar a aumentar a autoestima. Inclui igualmente uma sugestão de exercícios para realizar com o grupo.

Variável em função das atividades

Utilize estes conselhos no dia a dia do grupo para ajudar a desenvolver uma mentalidade de crescimento. Utilize os exercícios para complementar a lição sobre a puberdade.

Folheto e apresentação em PowerPoint

Se tiver qualquer dúvida ou questão, contacte-nos ligando para o número 808 204 700 (custo de chamada local), ou envie-nos um e-mail para [email protected]. No sítio Web www.inscrevaasuaescola.pt poderá encontrar todas as informações de que necessita sobre o programa, além de materiais de ensino, vídeos educativos e outros recursos para os seus alunos.

Atentamente, A equipa de especialistas da Evax, Tampax e Ausonia

3

MÓDULO 1 EXERCÍCIO INTRODUTÓRIO SOBRE A AUTOESTIMA

Imparável #ComoUmaRapariga

TEMPO NECESSÁRIO 15 minutos

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

• Ajudar o grupo a entender como a sociedade tenta limitar os(as) adolescentes dizendo-lhes o que devem ou não fazer e incutir-lhes a ideia de que não têm de aceitar estas limitações

• Ajudar o grupo a entender que as limitações sociais, podem travar tanto rapazes como raparigas e impedir que experimentem coisas novas.

• Animar os(as) adolescentes a romperem com essas limitações e serem imparáveis.

MATERIAL NECESSÁRIO• O vídeo Imparável #ComoUmaRapariga disponível em www.

inscrevaasuaescola.pt.• Papel, tesoura, fita adesiva ou cola e marcadores.

NOTA DA ATIVIDADE Esta lição é adequada para um grupo misto.

REFERÊNCIA DO POWERPOINT Diapositivos 4-5

4

NOTAS DO PROFESSOR

MÓDULO 1 EXERCÍCIO INTRODUTÓRIO SOBRE A AUTOESTIMA

Diapositivo: Imparável #ComoUmaRapariga 4

PREPARAÇÃO

Visualize o vídeo Imparável #ComoUmaRapariga, em www.inscrevaasuaescola.pt, para se familiarizar com os conteúdos da aula que irá ensinar.

PARA COMEÇAR - ROMPER COM MOLDES

Comece a atividade pedindo aos seus alunos para escreverem um comportamento ou traço específico que acham que deveriam ter em função do sexo a que pertencem (por exemplo, os rapazes são fortes e as raparigas não podem correr depressa).

• Existe algum adjetivo específico utilizado geralmente para descrever rapazes e raparigas?• Existe algo que se espera ou NÃO de uma rapariga por ser do sexo feminino?• Existe algo que se espera ou NÃO de um rapaz por ser do sexo masculino?

5

NOTAS DO PROFESSOR

MÓDULO 1 EXERCÍCIO INTRODUTÓRIO SOBRE A AUTOESTIMA

5 Diapositivo: Imparável #ComoUmaRapariga

ATIVIDADE PRINCIPAL

Visualize o vídeo Imparável #ComoUmaRapariga na aula. Em grupo, debata o significado do vídeo apoiando-se nas seguintes perguntas:

• O que significa autoestima? O que pode afetar a sua autoestima? Dê exemplos dos fatores que podem afetar a autoestima de forma positiva e negativa.

• Alguma vez te disseram que não deverias fazer algo porque és um rapaz ou uma rapariga?• Alguma vez deixaste de fazer alguma atividade de que gostavas porque outras pessoas te

disseram que deverias deixar de a fazer?• O que significa “imparável” para ti?

CONCLUSÃO

Peça ao grupo para rasgarem a parte do papel onde anotaram as suas limitações. Num papel diferente, peça ao grupo para escreverem todas as palavras positivas que acreditam que os define. Lembre-lhes de que, independentemente de serem rapazes ou raparigas, são imparáveis e não têm de se autolimitar.

Nota: Consulte o Módulo 3 - Notas para guiar rumo à autoestima para o professor, para obter mais informações sobre como ajudar os seus alunos a melhorarem a sua autoestima.

6

MUDANÇAS CORPORAIS NA PUBERDADE

MÓDULO 2

TEMPO NECESSÁRIO 40 minutos

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

No final da lição, o grupo terá aprendido mais sobre:• As mudanças físicas que ocorrem nos seus corpos durante a

puberdade.• O ciclo menstrual e a sua função na reprodução humana.• A proteção feminina adequada para as raparigas.

MATERIAL NECESSÁRIO

Quadro e os vídeos disponíveis em www.inscrevaasuaescola.pt.• A primeira menstruação• A tensão pré-menstrual• O fluxo menstrual• Como colocar um tampão?

NOTA DA ATIVIDADE Esta lição é adequada para um grupo misto.

REFERÊNCIA DO POWERPOINT Diapositivos 7-21

7

NOTAS DO PROFESSOR

MÓDULO 2 MUDANÇAS CORPORAIS NA PUBERDADE

7 Diapositivo: O meu novo estado

PARA COMEÇAR: O QUE SABES SOBRE A PUBERDADE? (10 minutos)

Peça aos seus alunos para dizerem tudo o que sabem sobre a puberdade e escreva as suas respostas no quadro. Dê-lhes cinco minutos para responderem. Ao fim de cinco minutos, pare. Resuma as ideias que escreveu no quadro e partilhe o diapositivo, 8 que contém os conceitos essenciais.

Pode deixar as ideias escritas no quadro para fazer referência às mesmas ao longo da lição.

8

NOTAS DO PROFESSOR

MÓDULO 2 MUDANÇAS CORPORAIS NA PUBERDADE

MUDANÇAS EMOCIONAIS

Comece: Quais acham que são os efeitos emocionais da puberdade?

Alterações de estado de ânimo: associadas normalmente às alterações hormonais, as mudanças do humor fazem parte da puberdade tanto para rapazes como para raparigas.

Alterações na autoestima: um corpo em crescimento, independentemente de o seu desenvolvimento estar mais avançado, ao mesmo nível ou atrás dos demais, pode resultar numa grande fonte de preocupações para os pré-adolescentes. É muito comum um aumento do constrangimento e da vergonha relativamente ao próprio corpo.

Autocontrolo: devido às hormonas, os pré-adolescentes frequentemente tornam-se mais emocionais e reagem de uma forma mais intensa do que reagiriam quando eram mais pequenos, seja um assunto relacionado com a escola ou com os seus colegas. A conversa é a chave para ajudar os pré-adolescentes a praticarem o autocontrolo.

Necessidade de independência: é algo natural e faz parte de ser-se adolescente ou um adulto(a) jovem. Todas as mudanças físicas também são acompanhadas de um desenvolvimento mental e psicológico que faz com que os adolescentes se sintam mais maduros e necessitem de mais independência em casa ou na escola.

8 Diapositivo: Mudanças emocionais

9

NOTAS DO PROFESSOR

MÓDULO 2 MUDANÇAS CORPORAIS NA PUBERDADE

MUDANÇAS FÍSICAS

Os rapazes e as raparigas passam por diferentes mudanças físicas durante a puberdade, que começa normalmente aos 8 anos e duram até aos 19. Em seguida, resuma as principais diferenças entre rapazes e raparigas.

Nos rapazes

• Crescem pelos na cara (barba e bigode).• Crescem pelos no peito e nas axilas.• Aparecem os pelos púbicos.• Crescem os testículos. • Cresce o pénis.• Ocorrem mudanças no tom de voz.• Ocorrem as primeiras ejaculações involuntárias.

Tal como sucede com a primeira menstruação, que é um sinal de maturidade sexual nas raparigas, as ejaculações são-no nos rapazes. Podem ocorrer de forma voluntária e involuntária. As ejaculações involuntárias ocorrem durante a noite (pelo que também se denominam poluições noturnas) e, muitas vezes, é possível que o rapaz não se dê conta.

Diapositivo: Mudanças físicas9

10

NOTAS DO PROFESSOR

MÓDULO 2 MUDANÇAS CORPORAIS NA PUBERDADE

MUDANÇAS FÍSICAS

Nas raparigas

• Aparecem pelos nas axilas. • Cresce o peito. • A cintura fica mais estreita. • As ancas alargam. • Aparecem os pelos púbicos. • Aparece a menstruação.

Nota: Para o ajudar a orientar o grupo, reproduza o vídeo “A Primeira Menstruação” disponível em www.inscrevaasuaescola.pt.

Explique ao grupo que não existe um momento “correto” para o aparecimento da primeira menstruação. As raparigas terão o primeiro período entre os 10 e os 16 anos, mas cada rapariga é diferente. O período começará a aparecer quando o corpo estiver preparado. Se as raparigas não tiverem tido o seu primeiro período até aos 16 anos, é conveniente consultar um médico.

10 Diapositivo: Mudanças físicas

11

NOTAS DO PROFESSOR

MÓDULO 2 MUDANÇAS CORPORAIS NA PUBERDADE

O CICLO MENSTRUAL

O ciclo menstrual é composto por quatro fases, cada uma delas determinada por um aumento ou uma redução dos níveis hormonais. Com o objetivo de dividir o ciclo em quatro etapas, pressupõe-se um ciclo de 28 dias. Mesmo que a duração do ciclo seja contada a partir do primeiro dia da menstruação, é mais fácil explicá-lo se começarmos pela fase pré-ovulatória antes da libertação do óvulo.

FASE 1 – PRÉ-OVULAÇÃO O corpo da mulher tem dois ovários que contêm milhares de ovos. O estrogénio, a hormona feminina, faz com que o ovário liberte um óvulo por mês. Ao mesmo tempo, o fino revestimento do útero (endométrio), que é o local onde se podem desenvolver os bebés, começa a ficar mais grosso.

FASE 2 – OVULAÇÃOA ovulação ocorre quando um óvulo já maduro é libertado do ovário. Depois de o óvulo sair do ovário, viaja pela trompa de falópio até ao endométrio. Se um espermatozoide, a célula reprodutora masculina, fertilizar esse óvulo, irá desenvolver-se um bebé. Quando se ovula, é possível notar que a quantidade e a textura do fluxo vaginal variam.

FASE 3 – PRÉ-MENSTRUAÇÃO Quando o óvulo não é fertilizado, desfaz-se e o endométrio já não é necessário. Em resultado disso, os níveis hormonais diminuem, provocando o desprendimento do endométrio. É neste momento que pode ocorrer a TPM (Tensão Pré-Menstrual).

FASE 4 – MENSTRUAÇÃO O endométrio sai do corpo através da vagina na forma de um fluido avermelhado que contém sangue,

chamado menstruação. Isso é o teu período.

11 Diapositivo: O ciclo menstrual

12

NOTAS DO PROFESSOR

MÓDULO 2 MUDANÇAS CORPORAIS NA PUBERDADE

FAZ UM ACOMPANHAMENTO DO TEU CICLO COM O CALENDÁRIO MENSTRUAL DA EVAX & TAMPAX

Antes de o ciclo de uma rapariga se tornar regular, o período pode aparecer de surpresa. Para ajudar as raparigas a fazerem o acompanhamento do seu período, a Evax e a Tampax desenvolveram um calendário menstrual. É muito fácil de utilizar!

12 Diapositivo: O ciclo menstrual

13

NOTAS DO PROFESSOR

MÓDULO 2 MUDANÇAS CORPORAIS NA PUBERDADE

A TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL, OU TPM

Nota: Para o ajudar a orientar o grupo, reproduza o vídeo “A Tensão Pré-Menstrual”, disponível em www.inscrevaasuaescola.pt.

Entre uma a duas semanas antes do período, o corpo de uma rapariga sofre uma série de pequenas alterações, mesmo que em determinadas ocasiões isso possa pressupor uma autêntica revolução. É muito normal que haja diferentes intensidades nas mudanças de humor, inchaço, cãibras, borbulhas na pele e vários outros sintomas. Estás mal-humorada, irritável ou triste? Sentes-te inchada ou cansada? Tens cãibras? Falta-te uma semana, mais ou menos, para teres o período? Tudo indica que sofres de TPM. A tensão pré-menstrual, ou TPM, é o nome que se dá a este conjunto de sintomas que as mulheres sofrem antes de terem o período. É totalmente natural e deve-se a alterações nos níveis hormonais.

13 Diapositivo: O que é a TPM

14

NOTAS DO PROFESSOR

MÓDULO 2 MUDANÇAS CORPORAIS NA PUBERDADE

O FLUXO VAGINAL

Nota: Para o ajudar a orientar o grupo, reproduza o vídeo “O Fluxo Vaginal”, disponível em www.inscrevaasuaescola.pt.

Explique aos alunos que o fluxo vaginal não é o mesmo que a menstruação. Trata-se de um fluido transparente ou esbranquiçado que sai da vagina e ajuda a evitar que a vagina seque, além de proteger contra infeções. As raparigas podem ter fluxo vaginal durante a maioria da sua idade adulta, sendo algo normal.

Sabias que...? A quantidade de fluxo varia ao longo do ciclo menstrual. A maioria das mulheres notam uma maior quantidade de fluxo quando se encontram a meio do ciclo, ou seja, geralmente duas semanas depois de terem o período.

Conselho: Para se sentirem frescas e manterem a roupa interior limpa, as raparigas podem utilizar um penso diário. Os pensos diários são finos, suaves e confortáveis para que não se notem quando estão postos.

No entanto, um fluxo que não cheire bem, seja espesso, tenha uma cor escura ou amarela, pique ou arda pode ser sinal da existência de uma infeção. Diga às raparigas que, nesses casos, devem consultar um médico para que este lhes recomende um tratamento adequado, mas para não se preocuparem, pois as infeções vaginais são muito comuns e podem ser tratadas facilmente.

14 Diapositivo: Fluxo vaginal

15

NOTAS DO PROFESSOR

MÓDULO 2 MUDANÇAS CORPORAIS NA PUBERDADE

TRÊS FORMAS DE PROTEÇÃO FEMININA

Nota: O período é uma parte importante da vida. Também o é a forma como as raparigas o encaram. Mesmo que os rapazes não necessitem de utilizar produtos de higiene feminina, é importante que os conheçam, por isso não deixe de os incluir neste grupo. Existem vários produtos para o período das raparigas e para quando não têm o período. No entanto, ao olhar para a prateleira do supermercado dedicada à proteção feminina, é fácil sentirmo-nos espantados com a variedade: pensos higiénicos, tampões, grossos, extrafinos, super, com abas, de cartão, de plástico, etc. É demais! É por isso que vamos explicar passo a passo.

Explique: Existem três formas de proteção: pensos higiénicos, pensos diários e tampões.

Pensos higiénicos: são uma proteção externa, uma vez que são colados nas cuecas e são muito confortáveis. Muitas raparigas optam por utilizar pensos higiénicos para os seus primeiros períodos, e poderá recomendar-lhes isso.

Pensos diários: tal como os pensos higiénicos, são uma forma de proteção externa. Visto que os pensos diários são muito finos, poderá recomendar a sua utilização diária para que as raparigas se sintam frescas e protegidas.

Tampões: são meios de proteção internos, ou seja, são colocados no interior do corpo. As adolescentes têm de se habituar a utilizá-los. São muito práticos, uma vez que os tampões não se notam através da roupa, sendo que pode recomendá-los às raparigas para utilizá-los quando fizerem exercício, dançarem ou até nadarem.

15 Diapositivo: O que é que se pode utilizar?

16

NOTAS DO PROFESSOR

MÓDULO 2 MUDANÇAS CORPORAIS NA PUBERDADE

COMO FUNCIONA UM PENSO HIGIÉNICO?

Existem várias formas e tamanhos de penso higiénico; no entanto, todos cumprem a mesma função: proteger quando realmente é preciso.

Existem quatro características importantes que deverá explicar:

1. As abas, que servem para que o penso se mantenha sempre na sua posição e que, acima de tudo, protegem das fugas laterais.

2. A camada superior, que está em contacto com a pele e absorve o líquido. 3. O comprimento do penso, que fornece a cobertura mais adequada às diferentes necessidades. 4. A tecnologia de neutralização do odor, que ajuda a reduzir os maus odores da menstruação.

Os pensos higiénicos grossos oferecem uma melhor proteção que os finos?

Não! Quando o líquido chega ao interior dos pensos higiénicos finos, o superabsorvente transforma-o em gel, melhorando assim a absorção e a secura. Os pensos grossos não têm superabsorvente, pelo que necessitam de mais espessura para conseguirem absorver o fluido.

16 Diapositivo: Pensos higiénicos

17

NOTAS DO PROFESSOR

MÓDULO 2 MUDANÇAS CORPORAIS NA PUBERDADE

COMO ESCOLHER UM PENSO?

Os pensos têm diferentes formas, tamanhos e níveis de absorção, uma vez que alguns fluxos são mais intensos e outros menos. Também podes encontrar pensos especialmente criados para dormir que são mais compridos e mais largos na parte traseira e tão finos como os pensos de dia.

Conselho: compare e mostre ao grupo a diferença de comprimento entre um penso de dia e um penso de noite utilizando os produtos disponíveis no kit do professor.

Sabias que...? 61% das mulheres não utilizam pensos noturnos e 21% sofre perdas de fluxo durante a noite. Tanto a Ausonia como a Evax têm pensos criados especificamente para a noite.

17 Diapositivo: Tu escolhes!

18

NOTAS DO PROFESSOR

MÓDULO 2 MUDANÇAS CORPORAIS NA PUBERDADE

COMO UTILIZAR UM PENSO HIGIÉNICO?

Pode recomendar às adolescentes que sigam estes três passos para utilizar um penso higiénico e deitá-lo fora:

1. Retira o penso do invólucro de plástico.2. Retira o plástico e a tira de papel que cobre a parte adesiva do penso e das abas.3. Cola a parte adesiva na zona média do interior das cuecas.

COMO DEITAR FORA UM PENSO HIGIÉNICO?

1. Dobra-o e envolve-o em papel higiénico ou no plástico do novo penso que vais colocar.2. Coloca-o no lixo. Não o coloques na sanita. Se colocares na sanita, o penso higiénico pode

entupir a sanita.

QUANDO SE DEVE TROCAR O PENSO?

Em função das necessidades pessoais, o penso higiénico deve ser trocado com uma frequência de 4 a 8 horas.

18 Diapositivo: Como utilizar e eliminar um penso higiénico

19

DEMONSTRAÇÃO DO PENSO HIGIÉNICO EVAX

COMO FUNCIONA UM PENSO HIGIÉNICO EVAX

imagem 1 imagem 2a imagem 2b imagem 3

Depois de 1 segundo

PASSO A PASSO

Passo 1 Retire o invólucro do penso e estique-o.

Passo 2 Dobre o penso em forma de flor como se indica nos desenhos e na imagem 1 mais abaixo e certifique-se de que a ponta do cone está fechada.Passo 2a Advertência: mantenha a seringa a 2 ou 3 mm do penso.

Passo 3 Verta o conteúdo completo do envelope de líquido azul (25 ml) no recipiente pequeno (50 ml). Advertência: como só irá necessitar de 4 ml, reserve o restante líquido azul no recipiente para a demonstração n.º 2.

Passo 4 Encha a seringa até aos 4 ml.

Passo 5 Segure no copo feito com o penso na posição mostrada na imagem 2a e verta 4 ml de líquido azul com a seringa sobre a parte inferior (a mais profunda) da “flor” como se indica abaixo (imagem 2b).

Passo 6 Quando todo o líquido tiver saído da seringa, conte 1 segundo e dê uma volta rápida ao penso (imagem 3).

RESULTADO: Como vês, o penso Evax absorve todo o líquido numa questão de segundos e sem derramar uma gota.

Esta demonstração explica a rapidez com que um penso Evax absorve o líquido

MATERIAL NECESSÁRIO?

• O kit de demonstrações incluído na embalagem • 1 penso Evax Cottonlike Normal com Abas, incluído na embalagem Para obter uma orientação geral, veja o vídeo da aula incluído

na embalagem e o minikit de laboratório.

20

NOTAS DO PROFESSOR

MÓDULO 2 MUDANÇAS CORPORAIS NA PUBERDADE

O QUE É UM PENSO DIÁRIO?

Ao contrários dos pensos, as raparigas podem utilizar os pensos diários todos os dias, por exemplo quando transpiram ou quando aparece um ligeiro fluxo vaginal. Os pensos diários são muito finos e flexíveis, não se notando quando estão postos.

Conselho: Uma vez que os períodos são irregulares inicialmente, poderá aconselhar as suas alunas a colocá-los 2 ou 3 dias antes e depois do período para que este não surja de surpresa.

19 Diapositivo: O que são os pensos diários?

21

NOTAS DO PROFESSOR

MÓDULO 2 MUDANÇAS CORPORAIS NA PUBERDADE

O QUE É UM TAMPÃO?

Nota: Recomendamos que comece a secção dos tampões com a demonstração na aula da página 23.

Os tampões são uma proteção interna, uma vez que são colocados no interior do corpo. Consoante as necessidades pessoais, as raparigas devem trocar o tampão com uma frequência de 4 a 8 horas e nunca devem utilizar um tampão durante mais de 8 horas. Existem dois tipos de tampões: tampões com aplicador e sem aplicador.

• Os tampões com aplicador incluem um aplicador de plástico ou cartão criado para facilitar a inserção e ajudar a colocar o tampão corretamente. O aplicador também ajuda a manter as mãos mais limpas.

• Os tampões sem aplicador são introduzidos com o dedo.

20 Diapositivo: O que é um tampão?

22

MATERIAIS INCLUÍDOS:

• 2 tampões Tampax Compak Pearl• Vídeo

1. Os tampões são fáceis de utilizar. Vou mostrar-vos cada uma das partes do tampão e explicar-vos como funcionam. Vêm num invólucro para que se mantenham limpos até à utilização.

2. Para os abrir, procura a seta azul e retira-a. Segura no tampão com

invólucro. 3. Isto é um aplicador. É fabricado num plástico suave para que seja muito

fácil introduzi-lo no teu interior. Neste momento, o tampão ainda está dentro do aplicador. Este é o cordão para retirar o tampão. Abre o invólucro. Procura a seta azul e retira-a para abrir o invólucro pela parte perfurada. Deixa um lado do invólucro e segura no aplicador.

4. Para deixar o tampão pronto a utilizar, segura nas extremidades do

aplicador e puxa para fora até ouvires um “click”. Assinale o aplicador. Assinale o cordão.

5. Em seguida, segura no aplicador pela zona de suporte. Esta parte é

que se introduz primeiro. Quando deslizas o tubo de plástico para dentro, o tampão sai do aplicador e fica colocado no interior do teu corpo. Assinale as marcas para agarrar que se encontram no meio do aplicador. Assinale a parte mais comprida do aplicador. Empurra a parte curta do aplicador até que o tampão saia.

6. O aplicador é tirado. Este é o tampão. Fica no interior do teu corpo. E

este é o cordão para retirar o tampão. Segure no aplicador. Segure no tampão. Segure no cordão.

7. O cordão está completamente preso ao tampão, por isso não tens com

que te preocupar. Segure o tampão com uma mão. Utilize a outra mão para retirar o cordão e mostrar que está completamente preso.

8. Agora vou passar o tampão para que possam tocar e vê-lo mais de

perto. Coloque o tampão no prato e deixe que o passem para ver e mexer.

9. Para vos mostrar como funciona, enchi um copo com água. Segure no

copo de água. 10. Vejam o tampão enquanto o mergulho no líquido. Segure no tampão

pelo cordão e introduza-o no copo de forma que metade do tampão fique submerso e a outra metade fique fora do líquido. Aguarde 2 ou 3 segundos e retire o tampão para mostrá-lo ao grupo.

11. Viram como o tampão muda de forma? À medida que absorve o

líquido, o tampão vai ficando cada vez mais largo. Vocês devem saber que a vossa vagina não é redonda, mas plana. Como tal, o tampão engrossa para se adaptar à forma da vagina. Mostre o tampão parcialmente expandido.

MATERIAIS FORNECIDOS PELO PROFESSOR:

• 1 copo de plástico transparente • 1 prato

PREPARAÇÃO:

Encha o copo de plástico até meio com água.

DEMONSTRAÇÃO DO TAMPÃO TAMPAX

1

2

3

4

11

10

9

23

NOTAS DO PROFESSOR

MÓDULO 2 MUDANÇAS CORPORAIS NA PUBERDADE

COMO UTILIZAR UM TAMPÃO?

Nota: Para o ajudar a orientar o grupo, reproduza o vídeo “Como colocar um tampão?”, disponível em www.inscrevaasuaescola.pt.

21 Diapositivo: Como utilizar um tampão?

24

NOTAS DO PROFESSOR

MÓDULO 2 MUDANÇAS CORPORAIS NA PUBERDADE

22 Diapositivo: Com que tamanho de tampão devo começar?

COM QUE TAMANHO DE TAMPÃO DEVO COMEÇAR?

Informe o grupo que, tal como sucede com os pensos higiénicos, os tampões são fabricados com diferentes níveis de absorção. Porquê? Porque cada rapariga tem um fluxo diferente que varia a cada dia do período. Em geral, o período é mais abundante no princípio do ciclo e mais escasso no final.

Aqui está um conselho para as raparigas verificarem qual é a absorção adequada: Se o tampão ficar saturado antes de 4 a 8 horas, devem utilizar o tampão com maior absorção. Se não estão confortáveis ou conseguem ver partes brancas no tampão quando o retiram, devem utilizar um nível de absorção inferior.

25

NOTAS DO PROFESSOR

MÓDULO 2 MUDANÇAS CORPORAIS NA PUBERDADE

ESCLARECE TODAS AS DÚVIDAS!

Com que idade posso começar a usar tampões? Não importa a idade que tens, se queres podes utilizar tampões desde a primeira menstruação.

E se o tampão ficar dentro de mim? Impossível! O tampão é colocado na vagina, que está ligada ao útero; no entanto, a entrada para o útero a partir da vagina é tão pequena como a cabeça de um alfinete. Por isso, podes estar tranquila: o tampão não se perde nem desaparece dentro de ti!

Continuarei a ser virgem se utilizar tampões? Claro que sim, usar tampões não afeta em nada a tua virgindade. Uma rapariga ou um rapaz só deixa de ser virgem no dia em que tiver relações sexuais. O tampão é inserido através da abertura do hímen, que é suficientemente grande para colocar comodamente o tampão.

Dói ter um tampão posto? Não! Se te incomodar é porque não o colocaste bem. Se isto acontecer, retira-o e coloca um novo.

É verdade que os tampões só são práticos para ir nadar? Claro que não. É verdade que só podes nadar se usares um tampão, mas os tampões são práticos e cómodos durante todo o ano. Lembra-te: se te sentes confortável com eles, podes utilizá-los sempre.

23 Diapositivo: Esclarece todas as dúvidas!

26

NOTAS DO PROFESSOR

MÓDULO 2 MUDANÇAS CORPORAIS NA PUBERDADE

A SÍNDROME DO CHOQUE TÓXICO

A SCT, ou síndrome do choque tóxico, é uma doença rara, mas grave, que pode provocar a morte. Cerca de metade dos casos estão associados à utilização de tampões, podendo ocorrer também nos homens, crianças e mulheres que não têm período.

A SCT pode ser tratada; no entanto, quanto mais cedo for diagnosticada, melhor. Fica atenta aos seguintes sinais de alerta:

• Febre alta e repentina (102°F/39°C ou superior).

• Vómitos.• Diarreia.

• Erupção semelhante a uma queimadura solar.

• Enjoos.• Dores musculares.

• Dores de garganta.• Desmaios ou sensação de

desmaio na posição vertical.

A SCT pode evoluir rapidamente de sintomas semelhantes a uma tosse até uma doença grave que pode provocar a morte. Se algum dos seus alunos mostrar um ou mais sinais dos mencionados anteriormente, retire-lhe o tampão e contacte um médico. Informe-o dos sintomas, diga-lhe que estava a utilizar tampões e que pode ter SCT. Além disso, certifique-se de que consulta um médico antes de voltar a utilizar tampões de novo no caso de ter experimentado algum sinal de alerta relacionado com a SCT.

Apesar de a SCT ser rara, seguem-se alguns conselhos para reduzir o risco de SCT: • Utiliza o nível mais baixo de absorção necessário para o teu fluxo.• Alterna a utilização de tampões com pensos higiénicos durante o período.• Está atenta aos sinais de alerta mencionados anteriormente.

Mesmo que a SCT seja uma doença rara, as raparigas devem conhecê-la

24 Diapositivo: O que é a SCT?

27

NOTAS DO PROFESSOR

MÓDULO 2 MUDANÇAS CORPORAIS NA PUBERDADE

PODE CONTINUAR A CONVERSA ONLINE!

Para concluir a aula, distribua o kit para o primeiro período da Evax, Tampax e Ausonia pelas raparigas.

Os rapazes também contam! Distribua pelos rapazes o folheto destinado a eles referindo os principais aspetos relacionados com as mudanças que irão sofrer.

A Evax, a Tampax e a Ausonia assumem a sua missão e esforçam-se continuamente por darem formação extra-aulas e num ambiente seguro. Se as suas alunas necessitarem de mais informações, aqui encontrarão os melhores artigos e conselhos para esclarecerem todas as dúvidas sobre a menstruação, os tampões e os pensos higiénicos. Dá uma vista de olhos em evaxtampax.pt!

Obrigado!

A equipa da Evax, Tampax e Ausonia

26 Diapositivo: Experimenta em casa

28

GUIA DE NOTAS PARA O PROFESSOR

MÓDULO 3

TEMPO NECESSÁRIO Variável em função das atividades.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

• Ajudar o grupo a compreender o que é a mentalidade de crescimento.• Compreender a importância de elogiar o processo, ao invés de traços

inatos, e o valor das palavras positivas para fomentar a mentalidade de crescimento.

• Ajudar o grupo a enfrentar as suas inseguranças e a recuperar após um fracasso.

MATERIAL NECESSÁRIO • Papel, tesoura, fita adesiva ou cola e marcadores

NOTA DA ATIVIDADE Esta lição é adequada para um grupo misto.

REFERÊNCIA DO POWERPOINT Diapositivos 30-32

29

GUIA DE NOTAS PARA O PROFESSOR

MÓDULO 3

UMA MENTALIDADE INAMOVÍVEL PREJUDICA A AUTOESTIMA

Os rapazes e as raparigas são projetos de futuro, pelo que o seu trabalho como professor é muito importante. Todos estamos cientes da diferença que um bom professor pode ter na capacidade de um rapaz ou de uma rapariga para alcançar o seu potencial. A lição mais importante é incutir nos rapazes e raparigas a convicção de que podem ter êxito se se esforçarem e praticarem.

Uma marca distintiva da autoestima é saber que se pode crescer e mudar.

Se um rapaz ou uma rapariga acreditar que a sua inteligência é um número que lhe é atribuído ao nascer e que as suas capacidades não podem melhorar,

a maioria das vezes não irá tentar. Carol Dweck, professora da Universidade de Stanford, chama a isto mentalidade inamovível. Este tipo de mentalidade torna a

criança vulnerável perante o autoquestionamento, o abandono das atividades e a desistência até antes de tentar algo.1

O QUE É A MENTALIDADE DE CRESCIMENTO?

A mentalidade de crescimento é a convicção de que, se te esforçares, podes aumentar a tua inteligência e as tuas capacidades. Esta convicção tem efeitos poderosos: ajuda os estudantes a conseguirem melhores resultados na escola, a autodesafiarem-se e a voltarem à carga após um fracasso.

Ensine aos seus alunos e alunas que com a prática não se consegue a perfeição, mas sim o progresso.

1 Dweck, Carol e Rachel Simmons. “Why Do Women Fail?” (Porque é que as mulheres fracassam?) CNN. Cable News Network, 30 de julho de 2014. Internet. 26 de maio de 2015.

2 Mackey, Allyson P., Alison T. Miller Singley, e Silvia A. Bunge. “Intensive reasoning training alters patterns of brain connectivity at rest.” (A formação intensiva do razoável altera os padrões da conectividade cerebral em repouso), The Journal of Neuroscience"

Exercício adicional 1 - A METÁFORA CEREBRAL

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Esta lição ensina aos alunos que, sempre que praticam uma capacidade ou que se autodesafiam, os seus cérebros alteram realmente as suas respostas, tornando-se “mais inteligentes” e mais capazes.2

ATIVIDADE Explicar a psicologia subjacente à mentalidade de crescimento pode ser difícil. A forma mais simples de a ensinar é explicar que o cérebro é como um músculo e, tal como todos os outros músculos, pode ser fortalecido através do exercício. 3 Esta boa notícia implica que os estudantes possam crescer com base na prática, definindo propondo a si próprios e autodesafiando-se. Para esta atividade, divida os alunos em grupos pequenos e peça-lhes para desenharem como acham que o cérebro é fortalecido. O cérebro é como uma caixa de sapatos onde se armazenam todas as recordações? É uma série de interruptores que se acendem e se apagam quando tens uma ideia? Peça a cada grupo para expor a sua teoria e depois reforce a analogia com o músculo.

30 minutos

30

GUIA DE NOTAS PARA O PROFESSOR

MÓDULO 3

O ELOGIO DO PROCESSO

Os estudos da Dra. Dweck demonstraram que existe uma forma muito simples de impulsionar a autoestima dos estudantes e de os incentivar para continuarem a crescer. A sua investigação prova que o tipo de elogio que um professor faz é crucial e que, inclusivamente, um elogio conciso pode influenciar a fé que um aluno ou uma aluna tem em si mesmo(a).4

A chave para fazer um elogio construtivo como professor é pensar no que está a elogiar. Está a elogiar a pessoa ou o processo? Elogiar os

alunos por traços inatos, como ser inteligente, pode fazer com que evitem novos desafios que possam pôr em questão esse elogio. No entanto, se

elogiar o processo, realçando o esforço do aluno ou da aluna, animará os alunos a enfrentarem os problemas e a assumirem desafios.

O QUE ELOGIAR?

Não tem a certeza do que deve elogiar? Dê uma vista de olhos a estas sugestões da Dra. Dweck:5 TENTE DIFERENTES ESTRATÉGIAS: “Fiquei impressionada com o facto de pensarem em várias formas para enfrentares o problema.”ESTUDA MUITO: “Estudaste muito para isto e isso nota-se”.PROCURA DESAFIOS: “Estou orgulhoso de ti por escolheres um projeto tão complexo”.PERSISTÊNCIA: “Empenhaste-te até que o conseguiste resolver! Muito bem!”COMETE ERROS: “Foi um grande erro, mas o que podemos aprender com ele?”

Se um aluno ou aluna não tentar algo esforçando-se ao máximo, mas mesmo assim alcançar o objetivo, pode dizer: “Bom trabalho, agora vamos procurar algo que realmente seja um desafio e onde possas aprender.” E se um aluno ou aluna tentar com todas as suas forças, mas não alcançar o objetivo, pode dizer: “Trabalhaste arduamente nisto. Agora vamos pensar no que não consegues compreender e desenvolver novas estratégias para o aprenderes.”

O QUE NÃO ELOGIAR?

INTELIGÊNCIA INATA: “És inteligente.” AFIRMAÇÕES MORAIS:“És um excelente rapaz/uma excelente rapariga”RESULTADOS TRIVIAIS: “Entregaste os trabalhos de casa, muito bem!”

Os rapazes e as raparigas precisam aprender que melhorar a suas capacidades pode ser melhor que tentar demonstrá-las.

ANALISE O SEU ELOGIO Quando elogiamos os nossos alunos frequentemente, fazemo-lo de forma inconsciente. Pode ser difícil romper com o hábito de elogiar resultados inerentes e começar a elogiar o processo. Este exercício pode ajudá-lo. Utilize uma hora letiva para fazer um acompanhamento num caderno a fim de elogiar o processo. Por exemplo: "Pensaste muito nisso" ao invés de “Boa, és rápido(a)!" Se tiver a ajuda de um professor assistente ou de um professor

de aulas práticas, peça-lhe que o ajude. Se acha que um comportamento inconsciente e mais

explícito, isto irá ajudá-lo a ganhar novos hábitos e a mudar a sua forma de elogiar.

4 Inquérito de autoestima e puberdade da Always, um inquérito realizado online junto de 1.300 mulheres entre os 16 e os 24 anos5 Dweck, Carol. Promoting Growth Mindsets (Promovendo mentalidades de crescimento). Digital.

31

GUIA DE NOTAS PARA O PROFESSOR

MÓDULO 3

O PODER DAS PALAVRAS

Se mudar as palavras que utiliza, poderá alterar a sua perspetiva. Tente adicionar estes exemplos de elogio do processo ao vocabulário que emprega na aula e os seus alunos irão esforçar-se mais.

AINDA! Quando ouvir dizer que um dos seus alunos desiste ou se nega a continuar a tentar algo, anime-o com a palavra “Ainda!”. A palavra “ainda” anima os estudantes a centrarem-se no processo: relembra-lhes que investiram tempo e esforço nesta tarefa, contudo ainda irão necessitar de um pouco mais de tempo antes de a poderem concluir.

EXEMPLO: “Não consigo resolver este problema de palavras!” “Acho que te referes a que AINDA não conseguiste descobrir como fazê-lo! Falemos de algo que já sabes e que tenhas feito, é precisamente assim que chegaste a este ponto.”6

Evite utilizar a palavra “mas” quando der a sua opinião. Se disser “e” ao invés de “mas”, está a ensinar-lhes que os seus espaços de melhoramento fazem parte do processo e não são uma barreira.

EXEMPLO: “Estás a trabalhar arduamente

nisto e acho que uma forma de melhorar seria...”7

ELOGIE O ESFORÇO, NÃO A INTELIGÊNCIA A investigação de Carol Dweck revelou que dizer às crianças que são inteligentes pode fazê-las fracassar mais; no entanto, se for elogiado o esforço, encoraja-as a enfrentarem o desafio.

EXEMPLO: Ao invés de dizer “És muito inteligente”, diga “Trabalhaste arduamente nisto. Vi que tiveste de tentar diferentes estratégias antes de descobrires como fazer. Bom trabalho!”8

#COMOUMARAPARIGA Escolhe um lado e entra em ação. Evite que os rapazes e raparigas do seu grupo se riam uns dos outros com insultos baseados no sexo e mostre-lhes como fazer algo “como uma rapariga” significa fazer algo incrivelmente bem.

EXEMPLO: Quando ouvir um insulto relativo ao sexo, pode dizer: “É uma falta de respeito dizer que uma pessoa é menos capaz de fazer algo porque pertence a um sexo ou a outro. Além disso, não é verdade. Neste grupo respeitamos todos por igual com base na pessoa que é, inclusivamente se for diferente de nós. Como podes dizer “como uma rapariga” de uma maneira que seja animadora?"

Ensine os alunos

que assumir

desafios é a

melhor forma

de crescer.

Exercício adicional 2 - INVERTA O DISCURSO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Esta lição ensina ao grupo a substituírem as palavras e as frases negativas que possam afetar a sua autoestima por palavras e frases positivas que aumentem a sua autoestima e a dos outros.

ATIVIDADE Peça aos alunos para escreverem algo negativo que tenham dito a si mesmos quando enfrentaram um desafio na aula. Peça a todos para escreverem de forma anónima num pedaço de papel e que ponham os papéis num recipiente de qualquer tipo. Faça circular esse recipiente e peça a cada aluno para retirar um papel e lê-lo em voz alta. Em seguida, incentive o grupo a debater a forma como uma simples escolha de palavras pode ter uma enorme influência na autoestima. Peça ao grupo para participar desenvolvendo ideias para substituir as afirmações negativas por afirmações positivas que lhes lembrem que têm potencial de crescimento ilimitado, como nos exemplos explicados anteriormente.

6 Hill, Jess, Kathryn Bowers, Armistead Lemon, Elizabeth Baker, e Jennifer Jervis. “Growth Mindset and Confidence” (Mentalidade de crescimento e autoestima). Entrevista telefónica. 20 de abril de 2015.

7, 11 Simmons, Rachel, e Simone Marean. “Growth Mindset.” (A mentalidade de crescimento) Entrevista telefónica. 9 de abril de 2015.

Entre 20 minutos e 30 minutos

32

GUIA DE NOTAS PARA O PROFESSOR

MÓDULO 3

OS CONTRATEMPOS FAZEM-NOS AVANÇAR

Os rapazes e raparigas crescem cada vez que enfrentam um desafio, cada vez que tentam algo novo, cada vez que se

expressam ou que fracassam. Enquanto educadores, devemos fomentar as suas paixões, favorecer a assunção de riscos positiva e incentivá-los a assumirem desafios. O Dr. Laurence Steinberg, autor de 17 livros sobre adolescentes, incluindo o mais recente: “Age of Opportunity: Lessons From the New Science of Adolescence” (Era da oportunidade: lições da nova ciência da

adolescência), afirma que os professores têm uma oportunidade única de fomentar a assunção de riscos positiva e a procura de

desafios na adolescência.

RESSURGIR

Ressurgir depois de um fracasso pode ser difícil. Pode ensinar aos alunos a resistirem e a perseverarem explicando-lhes como interpretar um contratempo de forma positiva. Seguem-se alguns conselhos sobre o que fazer e o que não fazer:

NÃO DEIXE QUE OS RAPAZES E RAPARIGAS SE INSULTEM A SI MESMOS(AS) Os rapazes e as raparigas podem culpar-se a si mesmos(as) quando algo corre mal, e isto pode fazer com que duvidem das suas capacidades. Quando ouvir os rapazes e raparigas a julgarem-se com dureza, assuma o contratempo e reencaminhe a situação lembrando-lhes tudo o que conseguiram até ao momento.

INCENTIVE OS RAPAZES E AS RAPARIGAS A RESPONSABILIZAREM-SE PELOS SEGUINTES PASSOS Depois de um passo em falso, essa pessoa deveria ter tempo para se recompor e pensar no que não funcionou. Ajude-a a planificar o movimento seguinte pedindo-lhe para escrever alguns dos possíveis passos que pode dar em seguida. Concentre-se em enumerar pequenos passos para que não se oprima. Os seus conselhos e a sua experiência são essenciais, pois pode ser que não se dê conta da quantidade de oportunidades que tem à sua disposição.

NÃO DEIXE QUE OS RAPAZES E RAPARIGAS SE PREOCUPEM COM O QUE NÃO PODEM MUDAR Os rapazes e raparigas podem dar muitas voltas a um erro: podem recordar o erro uma e outra vez, concentrando-se na sua causa e não na sua consequência. Se verificar que estão a pensar no passado, lembre-lhes que não podem alterar o que ocorreu e ajude-os a concentrarem-se no presente, especialmente nos passos seguintes.

DIGA-LHES PARA TENTAREM NOVAMENTE E novamente. Uma das coisas mais importantes que podem aprender os rapazes e raparigas é o valor da perseverança. Lembre-lhes que nada do que vale a pena é fácil e conte-lhes algum facto anedótico de quando teve de continuar a tentar algo até consegui-lo.

13 Laurence Steinberg. “Métodos de ensino.” Entrevista telefónica. 20 de abril de 2015

Para incentivar os rapazes e as raparigas a enfrentarem desafios, primeiro é preciso enfrentar as inseguranças.

33

GUIA DE NOTAS PARA O PROFESSOR

MÓDULO 3

Exercício adicional 2 - RELATÓRIO DE MODELOS DE COMPORTAMENTO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Ajude o grupo a compreender que um passo em falso faz parte do caminho para chegar onde se quer chegar.

ATIVIDADE Peça aos alunos para escolherem uma pessoa que admirem e para investigarem sobre os contratempos que essa pessoa teve que enfrentar no seu caminho para o êxito. Como agiu essa pessoa perante o contratempo? Que papel desempenhou a perseverança na consecução do êxito? Existem várias vias para os alunos exporem o que aprenderam. Pode: • Pedir-lhes para representarem a personagem e a sua história perante o grupo. • Pedir-lhes para escreverem na primeira pessoa a história da pessoa que escolheram.

30 minutos

Seja um exemplo para a mudança MOSTRE-LHES QUE NÃO ESTÃO SOZINHOS

Os rapazes e as raparigas sentem frequentemente solidão durante a puberdade. É complicado darem-se conta de que os adultos que estão presentes na sua vida também atravessaram essa fase tão difícil. Se quer chegar até eles(as), tem de lhes contar como passou a sua puberdade!

Obrigado! A Evax, a Tampax e a

Ausonia ajudam há mais de

10 anos os adolescentes a

estarem mais conscientes das

mudanças que experimentam

durante a puberdade e

queremos agradecer a

sua colaboração

nesta causa.

34

Pedido de material novo: *Telefone: 808 204 700 (custo de chamada local)Contacto: [email protected] transferir o material do professor:http://www.inscrevaasuaescola.pt

Segue-nos no Facebook

Todos os direitos reservados

2017

Evaxtampax.ptAusonia.pt

Dá uma vista de olhos em evaxtampax.pt

Queressaber mais?

00

00

020

1