para começar: intenções do apostolado da oração e... · abrindo espaços e criando laços! ......

16
|||| Abrindo Espaços e criando Laços! Dehonianos ........................................ 1 Para Começar: Intenções do Apostolado da Oração Geral: Cuidado pelos que sofrem – Para que, rejeitando a cultura da indiferença, cuidemos daqueles que sofrem, em particular os doentes e os pobres. Evangelizadora: disponibilidade para a missão – Para que a intercessão de Maria ajude os cristãos em ambientes secularizados a dispor- se a anunciar Jesus. ANO II | Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus - Província BSP | 92 a Edição - 01/05/15 |||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Upload: trinhnhan

Post on 15-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Dehonianos ........................................ 1

Para Começar: Intenções do Apostolado da Oração

Geral: Cuidado pelos que sofrem – Para que, rejeitando a cultura da indiferença, cuidemos daqueles que sofrem, em particular os doentes e os pobres.

Evangelizadora: disponibilidade para a missão – Para que a intercessão de Maria ajude os cristãos em ambientes secularizados a dispor-se a anunciar Jesus.

ANO II | Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus - Província BSP | 92a Edição - 01/05/15

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

2 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços! NestaEdição

Igreja e Congregação

Confrades falecidos em Abril/2015 6

Palavras de Padre Dehon 4Palavras de Padre Dehon

Assembleia da ADBM 7

Província BSP e Distrito BSL

Nomeação oficial do novo Governo Provincial 8

Celebração de Envio e despedida de P. Victor 9

Terra Boa: Acampamento Coração Novo 10

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Dehonianos ........................................ 3

NestaEdição

Saberes e Sabores 16

Ano da Comunidade, programação... 11

P. Zezinho: teologia e devoção feitas poesia e canção 15

Maria, modelo para a vida religiosa dehoniana 12

Cirurgia de P. Walmor Zucco 13

Comissão de estudos para Nova Casa do Propedêutico 14

4 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Palavra de Padre Dehon 29ª Meditação – O Coração Sacerdotal de Jesus

e a Virgem Maria

A Virgem Maria esteve tão unida ao sacerdócio de Jesus, como não haveria de estar também ao nosso, que é um só com o de Jesus?

1. Maria foi como o altar do sacrifício de JesusO altar onde foi consumado o grande sacrifício da redenção

foi a cruz. Todavia, antes da hora do Consumatum est (Jo 19,30), Jesus tinha começado a sua oferenda. São Paulo faz-nos penetrar num santuário imaculado, que é o seio de Maria, e aí mostra-nos o Filho de Deus feito homem no instante do seu primeiro pensamento humano.

“Ao entrar neste mundo, diz: Não vos agradaram as hóstias e as oblações, ó meu Pai, os holocaustos pelo pecado não vos satisfizeram; mas vós destes-me um corpo, eis que venho para fazer a vossa vontade” (Hb 10,5-7). Este foi o ofertório do grande sacrifício; o seio virginal de Maria servia de altar. No dia da Purificação no Templo Maria apresenta ao sacerdote o Menino divino, o verdadeiro Cordeiro de Deus, que renova a sua oblação.

O sacrifício redentor não atingiu a sua plena realização senão no Calvário, mas compõe-se de todos os sofrimentos suportados pelo Salvador ao longo da sua vida mortal. No estábulo de Belém, na Circuncisão, no

caminho do exílio, na humilde casa de Nazaré, contemplo Jesus nos braços de Maria. No Gólgota, é a cruz que leva Jesus, mas Maria está presente, e depois do sacrifício recebe ainda a vítima nos seus braços.

Também quando eu renovo na missa o mistério do Calvário, quando seguro nas minhas mãos a Hóstia que não é outra coisa senão o corpo do meu Salvador, gosto de me representar Maria, lá, junto de mim, e coloco docemente nos seus braços Aquele cujos restos inanimados ela recebeu na tarde de Sexta Feira Santa.

2. Maria participa no sacerdócio de JesusMaria não é somente o altar do sacrifício, ela participa no sacerdócio de Jesus, não apenas no Calvário,

mas também em cada um dos nossos altares. No Calvário, Maria unia a sua oferenda à do Salvador. O seu Coração era trespassado pela espada

do sofrimento ao mesmo tempo que o Coração do seu divino Filho era dilacerado pela lança. Somente ela com Jesus oferecia a vítima reparadora. Os carrascos não sabiam o que faziam. São João e as santas mulheres estavam absorvidos pelo pensamento doloroso de perderem o seu bom Mestre. Somente Maria, de pé aos pés da cruz, em plena posse de si mesma, instruída sobre os grandes mistérios que se desenrolavam, via, na morte do seu Filho, o cumprimento das profecias, a realização das figuras, o grande sacrifício, enfim, que, graças à invenção da Eucaristia, devia ser em breve a oblação pura, oferecida a Deus do nascente ao poente para santificar todos os homens.

Quando o padre diz a missa, o sacrifício do Calvário renova-se. Como é que Maria se desinteressaria dele? O verdadeiro padre do sacrifício eucarístico é ainda Jesus Cristo. Nós somos padres subordinados, porta vozes de Jesus. Maria não está ausente, ela une-se lá de cima a toda a vida eucarística de Jesus. Ela une-se, portanto, ao padre que é a sombra de Jesus, o seu porta voz. Com ele, ela adora, agradece, expia, pede.

E como ela é a soberana dispensadora dos dons de Deus, mergulha e toma, para as distribuir aos fiéis, no tesouro infinito dos méritos do seu Filho, as graças preparadas para serem distribuídas, na medida da piedade e das necessidades dos assistentes.

Padres, se amais Maria, se tendes nela uma confiança filial, se quereis agradar ao seu Coração materno, no altar, na hora do sacrifício, pensai nela; ela está lá e, como no Calvário, une-se ao seu divino Filho para glorificar a Deus, aplacar a sua justiça e distribuir os seus dons.

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Dehonianos ........................................ 5

Palavra de Padre Dehon3. Maria está unida à imolação de Jesus

Maria não está somente unida ao padre do altar, está também unida à vítima. Quando nós dizemos a missa, nós padres, não oferecemos como Melquisedec um pão inerte, um vinho que não seja senão o licor tirado da uva. Sem dúvida, este pão e este vinho são necessários para que o sacrifício tenha lugar. São a matéria visível do sacrifício. Mas quando pronunciei as palavras místicas, tenho a minha verdadeira vítima, uma vítima de um preço infinito, a matéria real, embora invisível do sacrifício, o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo.

Ora, foi Maria, mãe de Jesus, quem me forneceu o corpo para entregar, o sangue para derramar. A carne de Cristo, diz Santo Agostinho, é a carne de Maria. O sangue que correu sobre a cruz e que corre sobre o altar, foi formado do sangue puríssimo de Maria; o corpo da minha vítima foi tirado da sua substância, alimentado do seu leite virginal.

Aí está já uma união íntima de Maria à vítima. Mas há uma outra. Penetremos no segredo do Coração de Maria. Ela não foi a testemunha invisível das dores de que se compôs a redenção. A espada de que falou Simeão, no dia da Purificação, não era um símbolo vão. O Coração de Maria foi realmente torturado, dilacerado. Ela sofreu com Jesus, e não é possível que não se tenha oferecido com Ele como vítima. Os próprios apóstolos não diziam: “Vamos morrer com Ele” (Jo 11,16).

As dores de Maria foram comparadas pela sua imensidade às ondas do oceano. Eram totalmente puras, desinteressadas. Maria esquecia-se, sofria por ver Jesus sofrer. Sofria as dores de Jesus. Jesus sofria em si mesmo e em Maria. Como esqueceria eu tudo isto no altar? Aí hei de oferecer para a glória de Deus, pela minha alma e pelas almas o sacrifício de Jesus e de Maria.

Ecce Mater tua! (Jo 19,27). Como este pensamento é doce! Como é mesmo inebriante! A Mãe de Jesus torna-se minha mãe! Minha, sobretudo, padre, que sou seu filho.

Ela permite que a ame e sou por ela amado. Ela adota-me, vela por mim, protege-me, ama-me!

Quid retribuam? Que hei de fazer por ela, pela sua honra, pelo seu culto? Amá-la-ei, serei fiel em prestar-lhe homenagem. – Hei de trabalhar para estender o seu culto, fazê-la conhecer e amar. Ecce Mater – Ecce Filius. – Ela é toda para mim, e eu serei todo para ela.

(Padre Dehon, O Coração Sacerdotal de Jesus).

6 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Confrades falecidos em abril/2015

No dia 05 de abril/2015 faleceu nosso confrade P. Gaston Pirotte da Província Europa Francófona (EUF), em Floreffe, Bélgica. Nascera em 24/11/1928, com 1ª Profissão aos 17/10/1948 e ordenação sacerdotal no dia 14/07/1957.

No dia 09 de abril/2015 faleceu nosso confrade P. Jan Theodor Ruttens da Confederação Holandesa-Flândrica (NLV), em Lanaken, Bélgica. Nascido no dia 10/01/1926, fez a 1ª profissão em 17/10/1947 e foi ordenado presbítero aos 11/07/1954.

No dia 11 de abril/2015 faleceu nosso confrade P. Donizeti Queiroz, da Província Brasil Região Meridional (BRM), em Jaraguá do Sul/SC. Tendo nascido no dia 18/10/1955, fez a 1ª profissão no dia 02/02/1982 e foi ordenado padre aos 10/12/1988.

No dia 12 de abril/2015 faleceu nosso confrade P. Mathieu Nelissen da Confederação Holandesa-Flândrica (NLV), em Lovaina, Bélgica. Nasceu em 19/12/1931, professou aos 17/10/1952 e ordenou-se padre no dia 06/07/1958.

No dia 13 de abril/2015 faleceu nosso confrade P. Ivo Nicolau Scheid da Província Brasil São Paulo (BSP), em São José dos Campos/SP. Nascido a 10/07/1926, fez os primeiros votos aos 10/02/1949 e foi ordenado presbítero em 08/12/1953.

No dia 21 de abril/2015 faleceu nosso confrade P. Philip Bailey da Província Grã Bretanha e Irlanda (GBI), em Scunthorpe, Inglaterra. Havia nascido em 09/11/1927, feito a 1ª profissão no dia 08/09/1945 e sido ordenado padre aos 22/12/1951.

No dia 26 de abril/2015 faleceu nosso confrade P. Heinrich Westendorf, da Província Alemã (GER), em Thuinen, Alemanha. Nascido em 18/09/1927, professou aos 24/01/1952 e foi ordenado padre no dia 30/06/1957.

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Dehonianos ........................................ 7

Assembleia da ADBM

No dia 15 de abril próximo passado, realizamos a nossa assembleia anual da ADBM, no auditório do Santuário São Judas Tadeu. Com a maioria dos

associados presentes a mesma teve início na parte da manhã e estendeu-se até as 15 horas.

Nesta assembleia tivemos a apresentação do balanço patrimonial e relatório das atividades das entidades mantidas bem como da mantenedora. Depois da aprovação dos mesmos, também foi acatada a incorporação da Creche Sagrada Família, esta que pertencera à Congregação das Irmãs de Santa Catarina.

A assembleia foi muito positiva. A presença dos provinciais da BRM e BSP, Pe. Gilberto Bonatto e Pe. Mariano Weizenmann, respectivamente, foi de fundamental importância, pois as decisões tomadas pela ADBM influenciam diretamente a vida das províncias. Tudo o que se refere às nossas faculdades, nosso colégio, ao nosso IMSJT e às nossas creches, está sob a guarda da ADBM, por isso sua importância na nossa vida religiosa.

Aproveito o espaço para agradecer a presença de todos e ao trabalho exercido pelos religiosos nas atividades das mantidas da ADBM. Mais uma vez ficou bem claro que todos estão trabalhando no aprimoramento na prestação dos serviços sem deixar de lado aspecto religioso e do nosso carisma, que também se manifesta na educação e que tem um lugar privilegiado na promoção humana dos que mais precisam dela.

Pe. Carlos Alberto Rodrigues,scj – presidente da ADBM.

8 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Nomeação oficial do novo Governo Provincial

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Dehonianos ........................................ 9

Celebração de Envio e despedida de P. VictorDespedida do Pe. Victor

No dia 25 de abril de 2015 reuniram-se os religiosos dehonianos de São Paulo no Instituto Meninos de São Judas Tadeu para celebrarmos a missa de envio de nosso querido confrade Pe. Victor de Oliveira Barbosa. A missa contou com a presença

de amigos e familiares do padre, e foi carregada de emoção e homenagens. O envio se deu pelas mãos de nosso Superior Provincial Pe. Mariano Weizenmann que

destacou a importância da missão da qual foi confiada ao Pe. Victor de integrar um grupo de estudos em Roma como projeto elaborado pelo Governo Geral. Sendo que, ele vai a fim de estudar para futuramente contribuir com a nossa Província.

Após a missa foi organizada uma recepção no Instituto Meninos São Judas Tadeu com os religiosos, seminaristas, amigos e familiares do padre.

Padre Victor permaneceu no Propedêutico a fim de encaminhar os detalhes finais de sua viagem. No dia 29 de abril as 13 horas da tarde com viagem marcada para Roma às 15, novamente rodeado de amigos e de sua mãe D. Ana e sua irmã Karina no aeroporto de Guarulhos em preces nos despedimos do padre que partiu para sua nova missão.

Ao Pe. Victor desejamos uma ótima estada em Roma, bons estudos, saúde e paz. Aguardamos notícias de sua chegada na Itália. Também contamos com as orações de todos os confrades por essa nova etapa da vida de nosso irmão.

Fr. Rafael Vieira da Costa.

10 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Terra Boa: Acampamento Coração Novo

Anualmente, acontece no Seminário São Judas Tadeu, em Terra Boa/PR, um encontro para

adolescentes, no formato de Acampamento.Neste ano, o ACAMPAMENTO

CORAÇÃO NOVO foi realizado nos dias 10, 11 e 12 de abril e contou com 37 campistas que, durante os três dias, tiveram a oportunidade de meditar temas como: Amizade, Família, Amor de Deus, Santidade, Maria e outros.

Esta iniciativa nasceu com o grupo de adolescentes CORAÇÃO NOVO, da Paróquia São Judas Tadeu, que tem como inspiração bíblica o texto de Ez 36,26:

“ Eu vos darei um coração novo; tirarei de vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne ”.

Assim afirma o jovem Luiz Felipe (16 anos), coordenador do grupo e do Acampamento: “Movidos por esta inspiração bíblica, nosso desejo é que os participantes do encontro saiam com um verdadeiro coração novo e com uma proposta nova de procurar viver a santidade. Queremos mostrar para cada adolescente que ser católico não é ser ‘careta’, e que podemos viver nossa fé em nossa escola, em nossos círculos de amizades e, principalmente, em nossas famílias, sem deixarmos de ser jovens”.

Por buscar resgatar valores esquecidos e por nascer junto de uma obra Dehoniana - tanto a Paróquia como o Seminário -, o Acampamento Coração Novo traz muitas características do carisma e vale-se de muitos símbolos dehonianos. Esta pode ser uma boa ideia a se espalhar pela Província no trabalho com adolescentes, desejando leva-los a mais próximos do Coração de Jesus.

Postulante Said Mamud e Luiz Felipe Antoniassi Bento.

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Dehonianos ........................................ 11

Ano da Comunidade, programação... Encontros de Formação para Religiosos e Relogiosos-Presbíteros

Por ano de Profissão Perpétua e/ou Ordenação PresbiteralProvíncia BSP

1 - Os Grupos de Turmas1.1 - Sêniores = aqueles que fizeram a profissão

perpétua ou foram ordenados durante os anos de 1953 a 1979, e têm idade entre 65 e 85 anos.

1.2 - Adultos = aqueles que fizeram a profissão perpétua ou foram ordenados durante os anos de 1980 a 1989, e têm idade entre 51 a 64 anos.

1.3 - Adultos Jovens = aqueles que fizeram a profissão perpétua ou foram ordenados durante os anos de 1990 a 2004, e têm idade entre 41 e 50 anos.

1.4 - Jovens = aqueles que fizeram a profissão perpétua ou foram ordenados durante os anos 2005 a 2010, e têm idade entre 36 e 40 anos.

1.5 - Juniores = aqueles que fizeram a profissão perpétua ou foram ordenados durante os anos 2011 a 2014, e têm idade entre 30 e 35 anos.

2 - Esclarecimentos2.1 - O número de pessoas de cada um desses grupos, que têm condições de

participar de um Encontro, chega aproximadamente a 30.2.2 - Neste ano, 2015, conforme decisão tomada no Encontro de Lideranças (Varginha

9 a 12/3/2015), vamos realizar o Encontro com os membros do grupo “1.4 - Jovens”. São eles: Cléber Koch, Ademílson, Everton, Edmundo, Reinaldo, Ronaldo Rodolfo, Geovane, Cristiano, Antônio José, Cláudio Buss, Ivo Almani, Daniel Aparecido, Rafael Querobin, Vagner, Reginaldo José, João Batista, Luiz Cláudio, Djalma, Bruno Roque, Irineu, Carlos Silvério, Sergio Brevi, Fábio Lopes, Cléber Sanches, Ângelo Adão, Willyans, João Paschoalin, Anônio Marcos, Adriano, Marcos César, Víctor, Sílvio José, Claudinei, Valdenir, José Ricardo.

2.3 - Não iniciamos a realização dos Encontros com os membros do grupo “1.5 - Juniores, porque eles saíram da formação recentemente.

3 - Encontro deste anoParticipantes: membros do grupo “1.5 - Jovens”.Local: Roseira-SP, Mosteiro Sagrada Face, dos Oblatos de Cristo Sacerdote;Data: 3 a 6/9/2015;Despesas com hospedagem, refeição e assessoria: (por definir);Equipe responsável pela promoção do Encontro:- P. Rafael Querobin ([email protected]),- P. Marcelo Reis ([email protected]),- P. Eli ([email protected]).

12 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Maria, modelo para a vida religiosa dehoniana “Pelo seu Ecce Ancilla, Maria incita-nos à disponibilidade na fé: ela é a imagem perfeita da

nossa vida religiosa” (Const. 85)

É mês de Maio! Tempo em que a Igreja nos convida a olhar para a figura especial de Maria, a Mãe de Deus e nossa.

A presença de Maria Santíssima na vida dos vocacionados é algo inquestionável. É Ela quem intercede pelos seus filhos junto do Pai; é Ela quem ensina, com seu exemplo, a atitude de escuta que devemos ter ao chamado que Deus nos dirige, independente dos meios que Ele utiliza; É Ela quem ensina-nos a “disponibilidade na fé”, como nos disse nosso Pai fundador, Pe. Dehon.

A figura de Maria, tão querida e especial a nós, religiosos dehonianos, aponta-nos caminhos. Basta olhar para os fatos narrados no Evangelho para compreendermos o que ela nos ensina, não com muitas palavras, mas, antes, com seu testemunho e presença.

Na cena da anunciação, o seu Ecce Ancilla aponta para a obediência à vontade de Deus e, consequentemente, para a escuta da Palavra. Mesmo com seus sonhos, Maria escolhe sonhar o que Deus sonha para Ela. Diz-nos Pe. Dehon: “Essas palavras – Ecce Ancilla, foram como que a fórmula de sua profissão [...] e, somente depois delas, o Verbo se fez carne”. (Dir. Esp. 42).

Continua o evangelista Lucas, narrando a visita de Maria a Isabel: “Maria, pôs-se a caminho para a região montanhosa [...] (Lc 1, 39) Ela não fecha-se em si mesma aguardando que tudo se completasse. Ela levanta e sai. Maria é modelo missionário! Modelo de alguém que “sai de si”. Nas recentes palavras do Papa Francisco em ocasião do 52º dia mundial de oração pelas vocações, encontramos uma expressão que destaca a obediência mariana: “Com a generosa coragem da fé, Maria cantou a alegria de sair de Si mesma e confiar em Deus os seus planos de vida” (Papa Francisco, 26 de Abril de 2015).

Por fim, nosso fundador destaca: “Como Deus é bom por nos ter dado Maria, que é toda bela”! (Coroas de Amor, 2007, p. 67).

Agradeçamos a Deus, sobretudo neste mês de Maio, o dom da maternidade de Maria. Peçamos sua intercessão para que consigamos dizer e viver nosso Ecce Venio todos os dias e em todas as circunstâncias, mesmo que estas nos sejam desagradáveis e contrárias aos nosso planos e sonhos.

Maria, mãe do Sagrado Coração, rogai por nós, dehonianos!Per Cor Mariae!

Noviço Danilo Cardoso Fuzatto.

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Dehonianos ........................................ 13

Cirurgia de P. Walmor Zucco

Na manhã de 2ª feira, 27/04, P. Walmor foi submetido à longa e delicada cirurgia, no Hospital Sírio Libanês. Com êxito a intervenção clínica conseguiu colocar nova prótese no joelho.

Agora P. Walmor terá longo período de adaptação por cujo êxito oramos.

Redação de EeL.

14 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Comissão de estudos para Nova Casa do Propedêutico Comissão que trabalha o novo espaço para o Propedêutico

Vivat Cor Iesu!

Na sexta-feira, dia 17 de abril, nas dependências do Instituto Meninos de São Judas Tadeu, reuniu-se a comissão para refletir e propor ao governo

provincial um novo espaço para o Propedêutico de São Paulo. Composta por Pe. Daniel Aparecido de Campos, Pe. João Carlos Paschoalim de Castro e Pe. Lucas Luís Matheus de Mello, esta comissão nasceu no início do corrente ano, para responder às solicitações do último Capítulo: “que o Propedêutico continue em São Paulo” (cf. III Capítulo Provincial Ordinário da BSP – Documento, p. 98) e “que o Governo Provincial constitua uma comissão para estudar a viabilidade de alugar, adquirir ou construir uma casa

para o Propedêutico, até a próxima Assembleia Provincial” (cf. idem, p. 99).Com esse objetivo, os confrades reuniram-se às 9h e tiveram a oportunidade de expor

ideias e impressões, fruto de seu contato com a realidade pastoral da formação, bem como das atividades do IMSJT, além de pesquisas realizadas para aproximação da realidade do mercado imobiliário paulistano. Assim, os padres trabalharam para apresentar alternativas para o Propedêutico em São Paulo (que ainda precisam ser refletidas e aprofundadas).

Pedimos a colaboração de todos, sobretudo através da oração, para que consigamos, em breve, apresentar possibilidades plausíveis que possam atender às necessidades de nossa Província.

Fraternalmente,Pe. Daniel Aparecido de Campos, scj.

Pe. João Carlos Paschoalim de Castro, scj.Pe. Lucas Luís Matheus de Mello, scj.

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Dehonianos ........................................ 15

P. Zezinho: teologia e devoção feitas poesia e canção

Santa Maria da Graça

Ave Maria, Mãe de Jesus, Mãe de quem o segue, Mãe de quem tem fé!

Ave Maria, menina santa, namorada e noivade São josé,Ave Maria, lá de Belém, lá de

Nazaré, lá de Jerusalém!Ave Maria de trezentos nomes, de tantos lugares,

amém....Graciosa como quê, o Criador te escolheu!

E te fez especial por causa do Menino que te concedeu.

Todo mundo fala desta graça tão maravilhosa que te aconteceu.

Eras tão especial, que Deus pediu a tua mão!Tu soubeste acreditar na vinda do Messias, na

libertação.E bem antes de o trazer no ventre, já o concebias

no teu coração!De rezar tu sabes mais que qualquer mãe que já

rezou!Tu soubeste conversar com teu divino Filho que te

elogiou.Eras grande porque praticavas a palavra santa

que iluminou!E é por isso e muito mais, que a gente fala e

canta e diz:Deus morou na tua casa e

enquanto ele crescia foi teu aprendiz.

Entre todas, todas as mulheres de todos os povos

foste a mais feliz!

https://ouvirmusica.com.br/padre-zezinho/1288102/

16 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Saberes e Sabores de presentesSaberes e sabores: Aprenda a dar Presentes

Três filhos saíram de casa, tiveram sucesso na vida e prosperaram.

Anos depois, eles se encontraram e estavam discutindo sobre os presentes que eles conseguiram comprar para a mãe, que já era bem idosa.

O primeiro disse: - “Eu consegui comprar uma casa enorme

para nossa mãe.”O segundo disse:- “Eu mandei para ela uma Mercedes zerinho,

com motorista.”O terceiro sorriu e disse:- “Certamente meu presente foi melhor. Vocês sabem como a mamãe gosta da

Bíblia, mas ela está praticamente cega e não consegue mais ler. Então mandei pra ela um papagaio marrom raro que consegue recitar a Bíblia todinha. Foram 12 anos de treinamento num mosteiro, por 20 monges diferentes. Eu tive de doar US$ 100,000 para o mosteiro, mas valeu a pena. Nossa mãe precisa apenas dizer o capítulo e versículo que o papagaio recita sem um único erro.”

Tempos depois, os filhos receberam da mãe uma carta de agradecimento pelos presentes:

Primeiro: - “Marlon, a casa que você comprou é muito grande. Eu moro apenas em um quarto, mas tenho de limpar a casa todinha...”

Segundo: - “Maycon, eu estou muito velha pra sair de casa e viajar. Eu fico em casa o tempo todo e nunca uso o Mercedes que você me deu. E o motorista ganha sem fazer nada!

Terceiro: - “Querido Marvin, você foi o único filho que teve o bom senso pra saber que o que a sua mãe realmente gosta é de coisas simples.

Aquele franguinho estava delicioso, muito obrigada!”

http://gazetaweb.globo.com/v2/entretenimento/piadas.php?c=229