para a histÓria o brasil tem grande visibilidade · fundada em 25 de marÇo de 1988 associaÇÃo...

4
FUNDADA EM 25 DE MARÇO DE 1988 ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DO SISTEMA INTEGRADO BANERJ Ano 19 — Março de 2014 - Nº 53 Jornal O Brasil tem grande visibilidade O que poderia ser o sonho de qualquer país, de toda cidade, tem um lado muito negativo. O Rio de Janeiro está sem o devido preparo. Fatos que prejudicam a imagem da cidade e consequentemente do país são assuntos constantes nos noticiários. www.cincomaisum.com.br http://edfpibid.blogspot.com.br www.soniarabello.com.br/ PARA A HISTÓRIA http://indexcultural.wordpress.com www.50emais.com.br http://saodelisnoticias.com.br http://noticias.uol.com.br O Rio de Janeiro está em total evidência Grandes eventos, desde 2013 até 2016, chamam a atenção para o Brasil. De repente, o mundo resolveu se encontrar aqui, mais precisamente no Rio de Janeiro. A cidade que já abriga festas como o carnaval e o reveillon de Copacabana, está sendo palco de outros megaeventos: Rock in Rio, JMJ, Copa do Mundo, Olimpíadas e Paralimpíadas.

Upload: doankien

Post on 09-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PARA A HISTÓRIA O Brasil tem grande visibilidade · FUNDADA EM 25 DE MARÇO DE 1988 ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DO SISTEMA INTEGRADO BANERJ Jornal Ano 19 — Março de

FUNDADA EM 25 DE MARÇO

DE 1988

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DO SISTEMA INTEGRADO BANERJ

Ano 19 — Março de 2014 - Nº 53Jornal

O Brasil tem grande visibilidade

O que poderia ser o sonho de qualquer país, de toda cidade, tem um lado muito negativo.

O Rio de Janeiro está sem o devido preparo. Fatos que prejudicam a imagem da cidade e consequentemente do país são assuntos constantes nos noticiários.

www.cincomaisum.com.br http://edfpibid.blogspot.com.br

www.soniarabello.com.br/

PARA A HISTÓRIA

http://indexcultural.wordpress.com

www.50emais.com.brhttp://saofi delisnoticias.com.br http://noticias.uol.com.br

O Rio de Janeiro está em total evidência

Grandes eventos, desde 2013 até 2016, chamam a atenção para o Brasil. De repente, o mundo resolveu se encontrar aqui, mais precisamente no Rio de Janeiro. A cidade que já abriga festas como o carnaval e o reveillon de Copacabana, está sendo palco de outros megaeventos: Rock in Rio, JMJ, Copa do Mundo, Olimpíadas e Paralimpíadas.

Page 2: PARA A HISTÓRIA O Brasil tem grande visibilidade · FUNDADA EM 25 DE MARÇO DE 1988 ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DO SISTEMA INTEGRADO BANERJ Jornal Ano 19 — Março de

ANSIB, com 26 anos de existência, tem uma trajetória de lutas em defesa dos direitos dos funcionários aposentados do Banerj. Não é à toa que a ANSIB é considerada uma associação que atende as expectativas dos associados e é parte importante na representatividade dos fun-cionários aposentados e pensio-nistas. Nós, como dirigentes da ANSIB, nos sentimos orgulhosos em termos você em nosso quadro de sócios.

Hoje, os tempos são outros. Sem fechar os olhos para a ne-cessidade de preservar direitos conquistados pelos aposentados, criamos produtos e serviços que visam trazer benefícios, facili-tando o cotidiano das pessoas. Trabalhamos, com dedicação, todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 18:00, buscando atender de maneira única os nossos associados. Quem vem a nossa sede ou nos telefona, sabe que o atendimento é diferenciado.

ATUALMENTE, TEMOS OS SEGUINTES PRODUTOS E

SERVIÇOS A SUA DISPOSIÇÃO:

SETOR DE EMPRÉSTIMOS - Este serviço possibilita ao aposentado fazer empréstimo com juros menores, sem sair de casa. Trabalhamos com rede de bancos credenciados e temos várias formas de viabilizar o seu empréstimo. Mas, sem essa de encher o contracheque de descontos, inviabilizando os compromissos do dia a dia. Orientamos e buscamos a me-lhor forma de atendê-lo.

SETOR DE SEGURO - Com segurança e comodidade você contrata o seu seguro de vida ou de auto. As empresas parceiras são: SulAmérica, Tokio Marine e Porto Seguro. Ainda nessa área, disponibilizamos um funcionário para auxiliar na obtenção dos certifi cados do Banerj Club. Não trabalhamos com o seguro Banerj Club, mas atendemos os que nos procuram buscando orientação.

ASSISTÊNCIA FUNERAL – Há quinze anos prestamos esse atendimento. Atualmente, a em-presa conveniada é a Real Pax. É um serviço necessário que tem ajudado nossos associados em momento tão difícil.

RECADASTRAMENTO SEPLAG/PREVI-BANERJ – Temos colaborado com os nossos associados com in-formações, efetivando a validação de dados pela internet e dispo-nibilizando um funcionário para acompanhar aqueles que precisam.

DEPARTAMENTO JURÍDICO – Atendemos os nossos sócios nas áreas: cível, trabalhista, família e defesa do consumidor. Também re-alizamos declaração de imposto de renda. Há oito anos auxiliamos os nossos sócios a cumprir esta obri-gatoriedade junto à receita federal.

Além dos produtos e serviços aqui mencionados, contamos com o Jornal ANSIB e o site: www.ansib.org.br para aproximar, cada vez mais, a ANSIB dos associa-dos. Faça uma viagem no túnel do tempo e veja até onde a ANSIB foi lutando pela preservação do Banerj. Fica como sugestão, visi-tar a galeria de fotos do nosso site.

A ANSIB E VOCÊCADÊ O PAGAMENTO?

No dia 25 de fevereiro de 2014, os aposentados e pensionistas da Previ-Banerj foram surpreendidos com a falta do depósito dos venci-mentos no início do dia. A ANSIB recebeu uma infi ni-dade de ligações buscando esclarecimento. No decorrer daquela data, a partir das 10 horas da manhã, os depósitos começaram a ser feitos, sendo concluídos durante o expe-diente bancário. Vale lembrar que no mês de janeiro, o fato já havia ocorrido com os que recebem pelo Banco do Brasil. Em fevereiro, o problema atingiu a todos. A ANSIB se dirigiu a SEPLAG – Secretaria de Planejamento e Gestão buscando respostas. No mesmo contato, a Asso-ciação levou ao conhecimento do órgão responsável o relato do descontentamento com a nova forma de apresentação do contracheque, na qual os aposentados são classifica-dos como assistidos. Estão descaracterizando a cada dia o nosso passado. Novo nú-mero identifi cador, não existe mais depro; assistidos, não somos mais aposentados. São mudanças que vão nos distan-ciando do nosso passado.

Resolvemos registrar as reclamações dos aposentados e pensionistas do Banerj no comentário do Jornal ANSIB, bem como a atitude tomada pela Associação, para expres-

sar que estamos buscando explicações referentes ao fato. Frisamos que entendemos o ocorrido como falta de res-peito para com os aposentados que habitualmente tinham o pagamento depositado desde o início de cada dia 25. Até o momento, não houve nenhuma explicação conclusiva. Con-tinuaremos trabalhando para que surjam os esclarecimentos necessários.

As associações estão aten-tas, trabalhando para garantir os direitos dos aposentados e pensionistas.

E não esqueçamos nunca: A ANSIB é uma forma de per-manecermos unidos e, assim sendo, lutarmos por nossos direitos.

ESCLARECIMENTO No dia 7 de março de

2014, a ANSIB enviou cor-respondência à Seplag/Previ-Banerj (Secretaria de Plane-jamento e Gestão) solicitando esclarecimentos, por escrito, sobre os descontos que parte de nossos associados tiveram em seus contracheques. Na conta-corrente da ANSIB não houve nenhum depósito indevido. No entanto, diver-sos associados telefonaram para a ANSIB reclamando de débitos. Informamos que temos a carta, com o carimbo de recebido, à disposição para consulta. Aguardamos resposta da Seplag.

Heber Cunha

Heber Cunha

Esta publicação é de inteira responsabilidade da ANSIB. Os textos assinados são de responsabilidade de seus au-tores. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos publicados, desde que seja citada a fonte. Os anúncios são cortesias da ANSIB a seus sócios.

End. Av. Rio Branco, 151 Grupo 410 - CentroRio de Janeiro - RJ - CEP 20040-006

TELEFONES: (21) 2224-4444 • 2507-0280 (FAX)www.ansib.org.br

E-mail: [email protected]

Jornalista: Cristina Santiago - 18746 - MT/RJRevisão: Carolina Padilha

Editoração: Fabio Marinho - 9648-1415Impressão: A Tribuna

Tiragem: 9.000 exemplares

PRESIDENTEHEBER CUNHA

EXPEDIENTE

VICE-PRESIDENTECÉLIO VALIM

Março | 2014

Page 3: PARA A HISTÓRIA O Brasil tem grande visibilidade · FUNDADA EM 25 DE MARÇO DE 1988 ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DO SISTEMA INTEGRADO BANERJ Jornal Ano 19 — Março de

Samba, Futebol e Eleição – Ilusões de 2014 Célio Valim

Alguns entendidos dizem que, no Brasil, não existem mais divisão de classe social, mas, a realidade que presenciamos é outra: São ricos esbanjando dinheiro e o “pobre” vivendo, sem trabalhar, receben-do o bolsa família, enquanto que a classe média trabalhadora usa o seu suor para alavancar a máquina que dá sustentabili-dade ao País.

Sonhar faz parte da vida. Vista a fan-tasia, torça pelo Brasil e vote consciente. Seria essa a temática deste ano, se a reali-dade não atrapalhasse os sonhos do povo brasileiro. O povo quer ver a sua escola campeã do carnaval, quer ver o Brasil cam-peão do futebol, mas também quer ver um Brasil sem corrupção, com mais saúde, mais segurança e mais seriedade por parte dos nossos políticos.

As Escolas de Samba, a cada ano, apresentam um enredo diferente. O tempo que as Escolas de Samba têm para elaborar aquelas alegorias apaixonantes, compor enredo e etc., não chega há 12 meses. Mas elas dão conta do recado. É importante dizer que a maioria que trabalha nesses barracões é constituída de pessoas que trabalham por amor – não recebem salários.

No dia 30 de outubro de 2007 a FIFA ratifi cou o Brasil como país-sede da Copa do Mundo de 2014. Sete anos se passaram desde a ratifi cação do Brasil como sede da Copa do Mundo, e o Brasil ainda não está pronto para sediar a Copa. Falta terminar a arena da baixada, em Coritiba. É claro que antes da Abertura da Copa essa arena estará pronta. Mas o que aconteceu de errado no planejamento dessa arena que não fi cou pronta na data prevista? Seria displicência da Firma que ganhou a licitação? Cálculo errado, talvez? Mas o que é certo é que com esse atraso a obra fi cará mais cara. Será preciso contratar mais operários para trabalhar noite e dia para terminar a obra. Do valor original que seria de R$ 265,2 milhões passou para 326,7 milhões.

Fazendo uma comparação entre o Car-naval e a Copa do Mundo, encontramos nas escolas de samba mais comprometimento e organização para um evento (não menos

grandioso) do que a Copa do Mundo.Mas, o que tem tudo isso, com as elei-

ções que virão logo depois da quaresma? TUDO! São através de eventos como esses que os candidatos aparecem – se a coisa der errado - os candidatos não levarão votos – se der certo – eles serão eleitos ou reeleitos. Isso vale mais para candidatos, que no momento, ostentam o poder ou de-pendem dele (do poder), embora, no Brasil, atualmente, existam bem poucos candidatos ou siglas partidárias que poderemos chamar de OPOSIÇÃO.

Voltando as obras – imaginemos que, por causa desses atrasos, a Copa não se re-alizasse no Brasil. Seria uma decepção para o povo brasileiro e um desastre para todos aqueles que ostentam um cargo de primeiro escalão na política brasileira. E não seria só nessa eleição. Por muitos e muitos anos eles seriam lembrados por perderem a Copa antes dos jogadores entrarem em campo.

O Bolsa Família é considerado o Carro Abre-alas para os candidatos do governo nas eleições. Segundo o site www.conta-sabertas.com.br, a União repassou quase R$ 25 bilhões aos benefi ciários do Bolsa Família em 2013. De 2003 (ano da criação do Bolsa Família) até 2013 (10 anos), as transferências já atingiram o valor de R$ 164,7 bilhões. Os ministérios da Educação e Saúde somados (entre 2001 e 2012 – 11 anos) receberam R$ 66,7 bilhões – O Bolsa Família recebeu mais do que o dobro.

E a tendência do Bolsa Família é aumentar cada vez mais já que a taxa de desemprego, segundo o IBGE, aumentou. Enquanto 2012 fechou com 6,9% em 2013 foi 7,4%.

Votar este ano não será tarefa fácil para quem tem consciência de tudo que se passa no nosso amado Brasil. Escolher o Presiden-te do Brasil numa época de tanto descrédito e desilusão é muito difícil. As Notícias que nos chegam não são encorajadoras. Vejam algumas: (televisão, jornal e internet) “Um homem foi preso por ter roubado um pão – Um rapaz foi condenado a cinco anos de prisão por carregar pinho sol e água sanitária numa sacola” .

E os políticos corruptos? Os que foram presos, por enquanto não podem ser vota-dos, embora, até agora não sofreram, quase nada, o rigor da lei.

Quando estamos quase nos esquecendo deles ouvimos e lemos outra notícia desa-nimadora:

“O Ministério Público de São Paulo di-vulgou o relatório sobre o superfaturamento de quase um bilhão de reais em contratos para reforma de trens do Metrô da capital.”

Chegamos à conclusão de que a Lei Brasileira é igual à Teia de Aranha - só prende bicho pequeno.

Desde o “Quinto dos infernos” que o Brasil vive com corrupção e “desarranjo” na arte de governar: Livrou-se de Portugal, guerreou com os vizinhos e, aos” trancos e barrancos”, depois de passar por uma ditadura militar, chegou à Democracia. A corrupção e os “desarranjos” continuaram. Foram rios de dinheiro perdidos. Mas nada impediu o seu crescimento. Realizou uma Copa do Mundo, surgiram obras impor-tantes, como a Petrobrás, Construção de Brasília, Ponte Rio-Niterói e etc.

Hoje, existem manifestações contra a Realização da Copa do Mundo - Mani-festações meramente políticas - O Brasil tem condição de realizar a Copa e, con-comitantemente, abrir hospitais, fazer obras de saneamento básico para evitar as enchentes, melhorar a segurança pública, e outras melhorias que possam amenizar a vida do povo brasileiro. Resta dizer que tanto o Carnaval como a Copa do Mundo terão receitas que cobrirão o que foi gasto e ainda sobrará muita verba para aplicar em obras benéfi cas ao povo.

A construção de Brasília, salvo melhor juízo, foi a última obra marcante no cená-rio brasileiro até hoje. Desafi amos o novo Presidente do Brasil, que tomará posse no dia 1º de janeiro de 2015, que governe com sabedoria e patriotismo, fazendo com que a nação brasileira sinta prazer em dizer o seu nome por todos os cantos desse imenso País.

CÉLIO VALIM é advogado, escritor e jornalista.

Nova parceria ANSIB Crédito imobiliário – Financiamento com garantia imobiliária para reforma, construção ou crédito pessoal. Máximo de fi nanciamento 60% do valor do imóvel em garantia. Taxas: 1% a 1,42% com composição de renda familiar. Atendimento em todo país. Consulte-nos: Ligue (21) 2224 4444. Direto com o banco.

NOVIDADECRÉDITO IMOBILIÁRIO

Março | 2014

ESTE É O NOVO LIVRO DE

CÉLIO VALIM. PARA

ADQUIRI-LO ACESSE O SITE ABAIXO:

http://www.livrariasaraiva.com.br/

produto/4918086/(modo virtual)

Sinopse:

VIVEMOS MOMENTOS DE INCERTEZAS.

O ANTICRISTO CONSTATEMENTE

VEM ABALAR A NOSSA CRENÇA EM UM DEUS ONIPOTENTE. O QUE

PODEMOS FAZER PARA SOLIDIFICAR A NOSSA

FÉ? LEIA O LIVRO E TIRE AS SUAS CONCLUSÕES.

CIBERNÉTICA

Page 4: PARA A HISTÓRIA O Brasil tem grande visibilidade · FUNDADA EM 25 DE MARÇO DE 1988 ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DO SISTEMA INTEGRADO BANERJ Jornal Ano 19 — Março de

Março | 2014

A ANSIB fechou parcerias com a PORTO SEGURO e TOKIO MARINE

e vem oferecer mais alternativas para cotação do seu autoDepois do sucesso da parceria entre a

ANSIB e a SULAMÉRICA SEGUROS, a Asso-ciação fechou mais duas grandes parcerias.

A maior seguradora de automóveis do país, a PORTO SEGURO, e a seguradora que mais cresce no Brasil, a TOKIO MARINE.

O Associado ANSIB poderá ter a cotação do seu automóvel com os melhores preços e

coberturas oferecidos pela PORTO SEGURO, TOKIO MARINE e SULAMÉRICA.

O associado também poderá optar pelo CARTÃO DE CRÉDITO PORTO SEGURO que oferece descontos no seguro do automóvel, além de outras vantagens. quanto mais usar o cartão, maior será o desconto na renovação.

O Seguro de Auto que a ANSIB oferece

aos seus associados é extensivo ao grupo familiar: mulher, fi lhos e parentes até 3° grau.

Contamos com mais de 400 carros segu-rados de nossos associados e os descontos chegam até 40%. Faça uma cotação conosco!

Ligue: 21 97227-2255/ 21 2224-4444 ou acesse www.ansib.org.br

Algumas associações e coo-perativas estão comercializando ilegalmente seguros de automóveis com o nome, por exemplo, de “prote-ção”, “proteção veicular”, “proteção patrimonial”, dentre outros.

Como essas associações e cooperativas não estão autorizadas pela Susep a comercializar seguros,

não há qualquer tipo de acompanha-mento técnico de suas operações.

A única forma legal dessas as-sociações e cooperativas atuarem é como estipulantes de contratos de seguros, ou seja, contratando apólices coletivas de seguros junto à sociedades seguradoras devidamente autorizadas pela Su-

sep, passando a representar seus associados e cooperados como legítimos segurados.

Portanto, antes de contratar um falso seguro, consulte o nome da sociedade seguradora no sítio ele-trônico da Susep e leia as condições gerais do contrato de seguro.

Segurados do Banerj Club podem contratar o seguro vida em grupo ANSIB/SULAMÉRICA. A apólice do Banerj Club que esta sob a administração do banco Itaú não atualiza mais os valores dos capitais segurados, fazendo com que os valores contratados fi quem defasados com o tempo.

Por isso, muitos aposentados e pensionistas do Banerj aderem

ao seguro de vida em grupo ANSIB/SULAMÉRICA, já que além de poder contratar um capital segurado maior que no seguro do Banerj Club, o capital segurado é atualizado anualmente com base no IPCA/IBGE.

Confi ra algumas das vantagens do vida em grupo ANSIB/SULAMÉRICA e venha participar da nossa carteira:

Conheça também o seguro auto mulher ANSIB/SULAMÉRICA:Com o seguro auto mulher SULAMÉ-

RICA, você conta com uma central de atendimento exclusiva e muitas vantagens especiais, podendo contratar também a cobertura de franquia zero no primeiro acidente.

Funciona assim: se bater o veículo,

o primeiro conserto do seu carro é por conta da SULAMÉRICA. É cober to os danos mesmo que o valor do conserto fi que abaixo da franquia.

Nota: Desde o início da parceria do seguro auto ANSIB/SULAMÉRICA estamos

recebendo muitos pedidos de cotações e nos aproximamos do fechamento do 100° carro nessa modalidade. Isto é refl exo do bom atendimento que o segurado recebe pela Associação, aliando isso com a me-lhor cobertura do mercado no seguro de automóvel que a SULAMÉRICA oferece.

Associações e cooperativas de proteção veicular: isso é seguro?

Fonte: www.susep.gov.br

Atenção aposentados/segurados do Banerj Club.Vocês podem complementar o seu seguro com o vida em grupo ANSIB/SULAMÉRICA!

ATENÇÃO! Faça seguro somente com a cobertura de uma seguradora registrada na Susep.FLÁVIO BOGADO - CORRETOR

Se você aposentado/pensionista precisar dar andamento em alguma questão administrativa referente ao seu seguro Banerj Club, ligue para a ANSIB que procuraremos ajudá-lo a encaminhar o assunto. Temos acompanhado vários associados e obtido as devidas respostas. Tel. (21) 2224 4444.