papel das decisões

25
O papel das decisões: a certeza da Meta escolhida 11º CTA Raúl Viana Custaldino Barreto

Upload: rik-viana

Post on 02-Aug-2015

129 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Papel das decisões

O papel das decisões: a

certeza da Meta escolhida

11º CTARaúl Viana

Custaldino Barreto

Page 2: Papel das decisões

Índice

• Introdução

• O Papel das Decisões

• Tipos de tomada que tomamos decisões

• A certeza da meta escolhida

• Conclusão

Page 3: Papel das decisões

Introdução

• Como sabemos a vida é feita de decisões, decisões que podem ter más ou boas consequências, ou seja, as decisões podem nos levar a metas felizes ou metas infelizes.

• Neste trabalho abordaremos um tema que envolve a vida social de um ser humano.

Page 4: Papel das decisões

O Papel das decisões na vida

• Papel: Emprego, função, uso.• Decisões: Ato ou efeito de decidir;

determinação, resolução, deliberação.

• A pessoa total e concreta é o sujeito do comportamento ético. Mas nenhuma Homem nasce pessoa feita; mas sim nasce pessoa a fazer-se. Todo o sujeito encontra-se dentro de um conjunto de circunstancias de base que condicionam o seu comportamento.

Page 5: Papel das decisões

• Assim, pode-se afirmar que o ser humano vive e desenvolve o seu projeto existencial dentro dos seguintes padrões:

• Tempo: O ser humano encontra-se inscrito no tempo e viver inscrito no tempo implica que as suas decisões morais encontrem-se situadas em três dimensões: Presente, passado e futuro.

Page 6: Papel das decisões

• Espaço: O ser humano é um ser no mundo, ou seja, um ser em relação intima com o meio em seu redor (clima, paisagem, horas por dia, alimentação, etc…). Por isso o seu comportamento moral estará dependente do espaço em que ele está inserido.

Page 7: Papel das decisões

• Grupo: A pessoa e a comunidade (formadas por pessoas diferentes) são sujeitos de valores morais e comportamentos éticos em implicação mútua. A existência humana é um “ser com”. O ser humano realiza-se na relação que estabelece com os outros.

Page 8: Papel das decisões

• Sexualidade: Sexualidade aqui refere-se a “condição sexuada”. A condição sexuada tem repercussão na vivência do sujeito, isto é, ser do sexo masculino ou feminino implica diferentes modos de comportamento. O sujeito que vive moralmente é condicionado pelo facto de “ser homem” ou “ser mulher”.

Page 9: Papel das decisões

• Caráter: é a natureza de cada um, é a maneira de ser de cada um. Cada pessoa atua moralmente a partir do seu caráter; cada pessoa tem o seu fator de “inteligência”, ou seja, tem a sua capacidade discernimento (capacidade de distinguir o certo do errado) das consequência dos atos, na aprendizagem moral e na resolução de conflitos.

Page 10: Papel das decisões
Page 11: Papel das decisões

• Ser pessoa é ser capaz de se inclinar sobre si mesmo (refletir) e, a partir desse ato, ter a faculdade de sair de sí mesmo.

Page 12: Papel das decisões

• As pessoas têm a liberdade para a escolha (maioria), podem tomar as decisões de acordo com as suas opções. Assim podemos falar de dois tipos de opções, baseadas no nosso projeto de vida:

• Opções circunstanciais: São opções que se enquadram no nosso projeto geral para a vida. (exemplos: Levantar-me a esta ou àquela hora, lavar os dentes, participar naquela reunião ou não).

Page 13: Papel das decisões

• Opções fundamentais: são opções que estruturam o projeto geral para vida (ter filhos, casar-se, preparar-se para determinada profissão, etc…). A opção fundamental concretiza-se em atitudes. Cada ato denuncia atitudes; cada ato transparecem opções fundamentais.

Page 14: Papel das decisões
Page 15: Papel das decisões

Tipos de tomadas de decisões

• Decisão Baseada no Instinto: A tomada de decisão baseada no instinto está associada ao nível celular (DNA) e relacionada, principalmente, a questões de sobrevivência. Por exemplo, os bebês sabem instintivamente como sugar, como chorar quando suas necessidades não são atendidas, e como sorrir para ganhar atenção. Ninguém os ensinou a fazer isso.

Page 16: Papel das decisões

• Decisão baseada em Crenças Subconscientes: Na tomada de decisão baseada em crenças subconscientes, nós reagimos sem reflexão, mas com base nas memórias pessoais.

Page 17: Papel das decisões

• Decisão Baseada em Crenças Conscientes: Se quisermos tomar decisões racionais, precisamos deixar para trás a tomada de decisão baseada em crenças subconscientes e mudar para a tomada de decisão baseada em crenças conscientes. Nesse tipo de decisão,

a ação é consequência do pensamento.

Page 18: Papel das decisões

• Decisão Baseada em Valores: Nós tomamos decisões baseadas em valores, para que possamos criar o sentimento que queremos experimentar. Se valorizamos a confiança, tomemos decisões que nos permitam expressar e sentir a confiança. Se valorizamos a responsabilidade, tomemos decisões que nos permitam expressar e sentir a responsabilidade.

Page 19: Papel das decisões

• Decisão Baseada na Intuição: O que é diferente nesse tipo de decisão é que não existe uma tentativa, tanto consciente quanto subconsciente, de criar significado. A intuição nos permite criar um futuro baseado na emergência do ser (eu superior). Decisão inconsciente.

Page 20: Papel das decisões

A certeza da meta escolhida

Certeza: Qualidade do que é certo, conhecimento exato.

Meta: Alvo, mira, objetivo.

O ser humano tende para a realização plena da sua existência. Contudo, a realidade demonstra que esse desejo de plenitude não se pode realizar apenas dentro dos limites das capacidades humanas, necessariamente finitas.

Page 21: Papel das decisões

• Por isso, só Deus é resposta aos anseios mais profundos da felicidade ilimitada que habitam o coração humano; só ele poderá conduzir cada pessoa à sua plena realização.

• Ao ser humano cabe acolher a imensidão infinita de Deus e com ele estabelecer uma relação de intimidade.

Page 22: Papel das decisões

A ética cristã define-se por centrar o sentido de agir humano na convicção de que a vida possui um rumo, um horizonte, que lhe é conferido pela morte e ressurreição de Jesus Cristo, que desafia a segui-lo.

Segui-lo significa, para além de uma escolha concreta de vida (opção vocacional), adquirir um novo olhar sobre a criação, sobre o mundo, sobre as pessoas.

Page 23: Papel das decisões

Segundo a ética cristã, a escolha é «entre o ser e o ter», isto é, entre procurar possuir mais e mais, reduzindo tudo a dimensão de objeto (incluindo os seres humanos), ou ser cada vez mais, descobrindo um dom transcendente, proveniente de Deus, que importa respeitar, proteger e contemplar, « para maior gloria de Deus».

Page 24: Papel das decisões

A ética cristã não distrai os seres humanos do mundo, não os aliena, não os expulsa do coração da vida, mas desafia-os a tornarem o mundo mais habitável: local e tempo em que tudo é respeitado na sua autêntica natureza, em que se manifesta uma correta hierarquia de valores e em que tudo é visto à luz do seu sentido ultimo.

Page 25: Papel das decisões

Conclusão

As decisões tem um papel muito importante na vida, através de apenas uma decisão a meta do ser humano pode ser escolhida. E que a ética cristã é uma ética que tem como uma meta ou finalidade o bem comum. Esta ética possui uma correta pirâmide de valores. :D