panfleto correnteza boas vindas 2015-1

2
Bem vindos, caloures! Parabéns por ter ingressado na maior universidade federal do país! É ver- dade que a UFRJ tem muita qualidade, mas não pense que aqui as coisas estão as mil maravilhas. Além de estudar e fazer o nosso papel de estu- dante, é necessária muita luta para manter a qualidade e condições dígnas de estudo e trabalho na nossa instituição. Ou seja, lutar por mais inves- timento em educação, aumentar o quadro de professores, por mais va- gas no alojamento, mais restaurantes universitários, mais bibliotecas, etc. Este ano será especialmente difícil na UFRJ (e nas universidades fed- erais de modo geral). Atualmente temos figuras como Cid Gomes no ministério da educação (aquele que falou que o professor deve- ria não ligar para o salário e dar aula por amor) e foi anunciado um corte de R$ 7 bilhões nas verbas destinadas para a mesma pasta. Isso tudo acontece porque o governo opta por pagar os juros da dívida pública (contraída a maior parte durante a ditadura militar), entregando 37,4% do PIB a bancos, totalizando 978 bilhões de reais. A situação da educação já é trágica, com apenas 5% do PIB investido na área, e, por- tanto, esse corte vai piorar o cenário e colocar dificuldades na vida de mais estudantes.

Upload: caio-brasil

Post on 17-Sep-2015

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Material do Movimento Correnteza UFRJ de boas vindas aos estudantes no primeiro semestre de 2015.

TRANSCRIPT

  • Bem vindos,caloures!

    Parabns por ter ingressado na maior universidade federal do pas! ver-dade que a UFRJ tem muita qualidade, mas no pense que aqui as coisas esto as mil maravilhas. Alm de estudar e fazer o nosso papel de estu-dante, necessria muita luta para manter a qualidade e condies dgnas de estudo e trabalho na nossa instituio. Ou seja, lutar por mais inves-timento em educao, aumentar o quadro de professores, por mais va-gas no alojamento, mais restaurantes universitrios, mais bibliotecas, etc.

    Este ano ser especialmente difcil na UFRJ (e nas universidades fed-erais de modo geral). Atualmente temos figuras como Cid Gomes no ministrio da educao (aquele que falou que o professor deve-ria no ligar para o salrio e dar aula por amor) e foi anunciado um corte de R$ 7 bilhes nas verbas destinadas para a mesma pasta.

    Isso tudo acontece porque o governo opta por pagar os juros da dvida pblica (contrada a maior parte durante a ditadura militar), entregando 37,4% do PIB a bancos, totalizando 978 bilhes de reais. A situao da educao j trgica, com apenas 5% do PIB investido na rea, e, por-tanto, esse corte vai piorar o cenrio e colocar dificuldades na vida de mais estudantes.

  • O Correnteza um coletivo de estu-dantes que foi criado e atua na UFRJ desde 2008. Estamos presente em diversos cursos da universidade, con-struindo os centros acadmicos, par-ticipando da atual gesto do DCE e fortalecendo o movimento estudantil. Acreditamos em uma universidade pblica e popular de qualidade e, por isso, nossas pautas so sempre em defesa dos mais vulnerveis, pela permanncia dos trabalhadores e mi-norias na UFRJ - uma universidade histricamente elitista e que com muita luta tem mudado seu perfil.Depois de muito debate, chegamos a concluso de que o corte de verbas impactar principalmente essas pessoas: trabalhadores terceirizados que vo deixar de receber seus salrios, estudantes bolsistas que deixaro de ter suas bolsas pagas, cursos novos e com menos prestgio que vo deixar de receber investimento - e no podemos deixar que isso acontea.Assim, convocamos todos os estudantes e trabalhadores a lutar pela assitn-cia estudantil de qualidade, pelo respeito ao trabalhador, por bandejo, por melhores estrutura nos cursos.

    O Movimento Correnteza

    Como isso afeta a ufrje seus estudantes?

    Oramento geral da UFRJ2 bi

    o oramento da educao para 2015100 bi

    Cortados do oramento da educao para garantir o pagamento da dvida pblica7bi

    Por dia so destinados para a dvida3bi

    So necessrios para suprir todas a demanda por assistncia estudantil hoje2,5bi

    Pagos anualmente de dvida pblica aos bancos978 bi

    O endividamento lquido do setor pblico projetado em 37,4% do PIB para 2015 Por dia so pagos quase 3 bilhes de reais para a dvida publica, os estudantes exi-gem apenas 2,5 bi para assistncia estudantil, ou seja, se apenas um dia no pags-semos a dvida pblica, seria possvel garantir assistencia estudantil de qualidade em todas as universidades brasileiras.