paisagismo meio ambiente

18
C O N C E I T O: Os dicionários definem “Paisagista” como aquele que “pinta ou representa” a paisagem. Dentro deste conceito genérico, Vincent Van Gogh, que captou em sua tela os belos campos de trigo, é um paisagista. No entanto, o conceito de paisagismo está na verdade relacionado com o jardinismo que é a “arte aliada a conceitos e regras experimentais ou científicas, amenizados por considerações estéticas, e, cujo objetivo é o projeto para construções dentro da paisagem, urbana ou não. Apesar da aparente simplicidade, o Paisagismo só atingirá sua expressão máxima se levar em conta diversas ciências, ou técnicas, a ele relacionadas, tais como: Matemática, psicologia, botânica, estudo de solos(edafologia), geografia, história, topografia, engenharia, arquitetura, urbanismo e agronomia entre outras. Sendo uma associação entre técnica e arte, o uso adequado de tais conhecimentos deve-se ao desenvolvimento da sensibilidade, fruto de constante e interminável observação da natureza e das soluções aplicadas.

Upload: josesimas

Post on 05-Jun-2015

14.920 views

Category:

Business


2 download

DESCRIPTION

A imprtância do trabalho paisagístico dentro dos ambientes urbanos, residenciais ou não. Conhecer as plantas nativas e exóticas pode ser o grande diferencial no trabalho do paisagismo urbano. Apresentação eita pelos alunos do Curso de Paisagismo na Semana do Meio Ambiente, CETMAPT-MG.

TRANSCRIPT

Page 1: Paisagismo Meio Ambiente

C O N C E I T O:

Os dicionários definem “Paisagista” como aquele que “pinta ou representa” a paisagem. Dentro deste conceito genérico, Vincent Van Gogh, que captou em sua tela os belos campos de trigo, é um paisagista.

No entanto, o conceito de paisagismo está na verdade relacionado com o jardinismo que é a “arte aliada a conceitos e regras experimentais ou científicas, amenizados por considerações estéticas, e, cujo objetivo é o projeto para construções dentro da paisagem, urbana ou não.

Apesar da aparente simplicidade, o Paisagismo só atingirá sua expressão máxima se levar em conta diversas ciências, ou técnicas, a ele relacionadas, tais como: Matemática, psicologia, botânica, estudo de solos(edafologia), geografia, história, topografia, engenharia, arquitetura, urbanismo e agronomia entre outras.

Sendo uma associação entre técnica e arte, o uso adequado de tais conhecimentos deve-se ao desenvolvimento da sensibilidade, fruto de constante e interminável observação da natureza e das soluções aplicadas.

Page 2: Paisagismo Meio Ambiente

A IMPORTÂNCIA DO PAISAGISMO:

A evolução da arte do paisagismo está diretamente relacionada com o desenvolvimento das civilizações e da relação do homem com a natureza (Meio Ambiente/Ecologia).

Desde os primeiros agricultores o paisagismo tem evoluído e espelhado de forma clara e figurativa a cultura, política e a história das civilizações.

Hoje paisagismo assume um caráter ambientalista de grande importância, face aos efeitos nocivos do manejo irresponsável dos recursos naturais, da urbanização não planejada e a conseqüente importância da ecologia (diálogo ou relação do homem com o ambiente onde vive).

Em todo o mundo a proporção dos espaços verdes tem crescido de maneira sem precedentes. A introdução da noção de meio ambiente e a influência da ecologia transformaram a “Arte paisagística”em um de seus instrumentos de gestão.

Page 3: Paisagismo Meio Ambiente

A C O M P O S I Ç Ã O D A P A I S A G E M :

Um jardim é a representação da NATUREZA e os elementos que a compõem estão à ela relacionados.

Seguindo regras de composição decorativa, o paisagista, ao definir as espécies vegetais que comporão a paisagem, tira partido, também, das formas, texturas e cores das copas, troncos e folhagens e flores.

O emprego correto das cores através dos diferentes matizes de verde, do uso das cores neutras, utilizadas como pano de fundo ou separando cores vibrantes e das chamadas cores aromáticas, que tanto encantam aqueles que visitam jardins famosos, é um recurso bastante refinado e matéria de profunda pesquisa.

Um bom projeto paisagístico inclui, ainda, elementos vivos, outros construídos pelo homem, elementos visuais, fixos, móveis e mutáveis. Dependendo da predominância dos elementos a paisagem poderá ser: Paisagem natural

Paisagem urbana

ou paisagem cultural.

Page 4: Paisagismo Meio Ambiente

No Brasil, os jardins obedeciam moldes dos jardins medievais da Península ibérica, as casas coloniais possuíam pátios internos, pomares e hortas.

Com a vinda da família Real, o Brasil recebeu a influência da cultura erudita européia. A Princesa Leopoldina, vinda da Áustria, trouxe o botânico alemão Karl von Martius (que publicou “Flora Brasiliensis”) e os naturalistas Langersdorff e Sellow.

Foi planejado e construído o primeiro Jardim Público brasileiro, na cidade do Rio de Janeiro (Passeio Público).

No século XX, Roberto Burle Marx, pintor, escultor e ceramista, utilizou técnicas que revolucionaram o paisagismo. Com uma proposta de vanguarda, Burle Marx sintetizou tudo o que já havia sido feito anteriormente, tirando partido da exuberância de nossa flora, compondo cores, texturas e volumes, de maneira a se tirar quase imperceptível o limite entre o paisagismo criado pelo homem e o criado pela natureza.

Page 5: Paisagismo Meio Ambiente

“No Japão, existe a crença de que uma casa construída à beira de uma cascata é uma garantia de longevidade...”

Ecológico é tudo aquilo relativo à Ecologia;

Ecologia é uma área da biologia que analisa/estuda a relação entre os organismos e o ambiente onde vivem; ou ainda, uma relação estabelecida natural ou artificialmente com a finalidade de manter o equilíbrio dentro dos ecossistemas.

Existem duas posturas básicas para comportamentos “ecologicamente corretos”:

A primeira, e mais comum até nossos dias é a postura de restauração, onde o uso de materiais reciclados e aplicação de sistemas recicláveis é a maior preocupação;

A segunda, a postura preventiva e conservadora, éaquela onde a presença e ambientação do elemento “exótico”” crie um mínimo de interferência no ecossistema existente no local.

Page 6: Paisagismo Meio Ambiente

“A verdadeira arquitetura é poesia; um edifício é o maior dos poemas quando ele alivia as pressões do cotidiano, dando mais valor e mais sentido à vida”, dizia Frank Lloyd Wright. Grande arquiteto americano, que teve em sua carreira posturas ecologicamente corretas.

Sua obra mais famosa: Falling Water ( a casa sobre a cascata), foi feita com telhados e terraços sobrepostos, que avançam horizontalmente em direção àfloresta. Com lajes de concreto armado, audaciosamente suspensas sobre uma cascata, o que faz da casa uma proeza da arquitetura.

A implantação da obra não derrubou nem uma árvore, e não mobilizou nem uma alteração na natureza em torno!

Page 7: Paisagismo Meio Ambiente

O jardim e as idéias de origem e prazer...

Page 8: Paisagismo Meio Ambiente

A Antiguidade clássica...

Page 9: Paisagismo Meio Ambiente

A Idade Média...

Page 10: Paisagismo Meio Ambiente

A cultura moura e suas influências na cultura latina...

Page 11: Paisagismo Meio Ambiente

O Renascimento...

Page 12: Paisagismo Meio Ambiente

Os Reinados nos séculos XVIII e XIX...

Page 13: Paisagismo Meio Ambiente

A arte da Topiaria...

Page 14: Paisagismo Meio Ambiente

O limite entre o Natural e o Artificial...

Page 15: Paisagismo Meio Ambiente

Os grandes Bosques...

Page 16: Paisagismo Meio Ambiente

A burguesia do Sec XIX

Page 17: Paisagismo Meio Ambiente

A simbologia Oriental...

Page 18: Paisagismo Meio Ambiente