pag. 3 · pag. 3. rÁpidas sindicato ganha ação sobre horas paradas em greve de 2017 o sindicato...

4
Órgão Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá ANO 36 - 1286 www.sindmetalsjc.org.br De 14 a 25 de novembro de 2019 Específico setor aeronáutico SÓ LUTA VAI GARANTIR AUMENTO E DIREITOS no SETOR AERONÁUTICO Pag. 3

Upload: others

Post on 27-Sep-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pag. 3 · Pag. 3. RÁPIDAS Sindicato ganha ação sobre horas paradas em greve de 2017 O Sindicato ganhou, em 1ª instância, o processo de pagamento das horas descontadas pela Embraer,

Órgão Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá

Ano 36 - 1286www.sindmetalsjc.org.br

De 14 a 25 de novembro de 2019Específico setor aeronáutico

SÓ LUTA VAI GARANTIR AUMENTO E DIREITOS no

SETOR AERONÁUTICOPag. 3

Page 2: Pag. 3 · Pag. 3. RÁPIDAS Sindicato ganha ação sobre horas paradas em greve de 2017 O Sindicato ganhou, em 1ª instância, o processo de pagamento das horas descontadas pela Embraer,

RÁPIDAS

Sindicato ganha ação sobre horas paradas em greve de 2017

O Sindicato ganhou, em 1ª instância, o processo de pagamento das horas descontadas pela Embraer, durante a greve de abril de 2017. Na época, a empresa forçou os trabalhadores a compensarem o dia parado, com três minutos a mais por dia. As horas da paralisação têm que ser negociada com o Sindicato, mas isto não ocorreu. A ação pede que as horas trabalhadas sejam consideradas como hora extra e que a Embraer pague uma multa de 10%. A empresa ainda pode recorrer. O número do processo é 0011047-75.2017.5.15.0084.

Torneio de Truco tem inscrições abertas até dia 22

O 1º Torneio de Truco dos Metalúrgicos acontece no dia 23 (sábado). A competição é exclusiva para sócios do Sindicato e as inscrições podem ser feitas até o dia 22, na sede ou subsedes, com uma taxa de R$ 20 por dupla. Como a área de lazer do Chácaras Reunidas está em reforma, o Torneio acontecerá no Sindicato dos Químicos (Praça Carlos Maldonado Campoy, Centro). A dupla vencedora vai ganhar troféu e 100 litros de chope da marca Ashby.

Vídeo exibe apoio de trabalhadores da Boeing à nossa luta

O vídeo em que o presidente do sindicato que representa os trabalhadores da Boeing nos Estados Unidos reproduz a moção de solidariedade aos metalúrgicos da Embraer no Brasil pode ser visto no youtube.com/sindmetalsjc. Diz um trecho da moção: “Ações que violam os padrões internacionais de trabalho (...) não têm lugar na indústria aeroespacial brasileira ou norte-americana”. O sindicato “IAM - Machinists Union” representa 35 mil funcionários da Boeing nos Estados Unidos.

Boeing ainda atravessa turbulência que pode respingar na Embraer

Crise

Participe da assembleia que vai discutir a compensação de horas em 2020

O Sindicato vai apresentar em assembleia a proposta de compen-sação de horas de 2020 para os trabalhadores da Embraer.

A empresa e o Sindicato reuni-ram-se na quarta-feira (13) para

Votação

A crise pela qual passa a Boeing não é pouca coisa. Analistas estão de olho no furacão financeiro que tomou conta da gigante norte-americana, em razão dos acidentes envolvendo os aviões 737 Max. An-tes da crise, o modelo representava 80% das vendas da Boeing Com-pany. Agora, pode levar a empresa para um futuro incerto.

No artigo “Apertem os cintos... a Boeing está falindo”, o trader do mercado financeiro Ivan Sant´Anna (publicado no site seudinheiro.com) mostra que as turbulências vividas pela companhia só serão superadas se a empresa for socorrida pelo go-verno norte-americano.

CondenaçãoA Boeing já foi condenada pela

Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) por reter documentos necessários às inves-tigações dos dois acidentes que mataram 346 pessoas. Os desastres também estão sendo investigados pelo Senado americano.

Todos os 737 Max do mundo foram impedidos de voar por sete meses, mas esse modelo não está sozinho na lista de problemas da empresa. O Boeing 737 NG (versão anterior ao 737 Max) está apresen-tando fissuras na estrutura.

Novo acordo de PLR vai prejudicar trabalhadores que ficarem na BoeingA Comissão de PLR e a Embraer reuniram-se na quarta-feira (13) para definir como vai ficar a PLR se a venda para a Boeing se concretizar. A única alteração no acordo prevê que a PLR seja proporcional

à produção por empresa, ou seja, como a atual carteira é da Embraer, quem ficar na Boeing vai sair perdendo. A PLR deveria ser negociada com o Sindicato, como ocorre em outras fábricas.

22 Jornal do Metalúrgico2

Os acidentes com o modelo 737 Max levaram a Boeing à maior crise de sua história

Alerta foi dadoDesde o início das negociações

entre Boeing e Embraer, o Sindicato alertou para a ameaça que a transação representa para a empresa brasileira.

Agora estamos vendo um cenário concreto. O governo brasileiro quer

entregar uma empresa estratégica nas mãos de uma companhia norte-americano que atravessa uma severa crise. Não está claro nem mesmo se a Boeing terá fôlego suficiente para investir na nova Embraer.

Não compensar

Foram apreseNtadas três propostas:

acrescentar 26 minutos na jornada diária (compensação dos dias pontes dos feriados e três dias úteis (28, 29 e 30 de dezembro e metade dos dias 24 e 31 dezembro).

acrescentar 19 minutos na jornada diária e 10 dias de férias coletivas (de 28 de dezembro a 8 de janeiro).

Estamos nas mãos de uma empresa em crise e que pode colocar em risco a existência da Embraer, se a compra for concluída. Por isso, o Sindicato reafirma a necessidade de barrar essa entrega”. Herbert Claros, diretor do Sindicato

discutirem sobre o calendário de dias pontes antes e depois de fe-riados e das semanas entre Natal e Ano-Novo.

Hoje a compensação é de 17 minutos a mais na jornada de tra-

balho.A votação das propostas será em

assembleias dos trabalhadores, na próxima semana. Veja o calendário: na Eleb (dia 20), Faria Lima (21) e Eugênio de Melo (22).

Page 3: Pag. 3 · Pag. 3. RÁPIDAS Sindicato ganha ação sobre horas paradas em greve de 2017 O Sindicato ganhou, em 1ª instância, o processo de pagamento das horas descontadas pela Embraer,

2Jornal do Metalúrgico 3

Metalúrgicos da Metinjo e Mirage encerraram a Campanha Salarial esta semana, com aumento real de salário e renovação de todos os direitos. Na Metinjo, o reajuste foi de 4%; na Mirage, 4,5%. As duas fábricas são parceiras da Embraer e negociaram direto com o Sindicato. Outras assembleias estão acontecendo na região para votação de propostas apresentadas pelas empresas.

Trabalhadores da Metinjo e Mirage conquistam reajuste e direitos

Em defesa dos direitos e contra desconto por greve, luta continua

É preciso combater ataques gerados pela reestruturação do setor aero

Setor aeronáutico

Em praticamente todas as fábri-cas da região, a Campanha Salarial já chegou ao fim. Os metalúrgicos estão com seus salários reajustados e direitos garantidos. Já os trabalha-dores do setor aeronáutico ainda têm muita luta pela frente.

As negociações foram travadas pela Embraer, que se recusa a aten-der as reivindicações da categoria. Nessa esteira entram também as fábricas do setor, como Latecoere, Alestis, Aernnova e Grupo Sonaca.

Desconto das horas paradasA Embraer descontou arbitraria-

mente as horas da greve sobre os salários dos trabalhadores, mas isso não vai ficar assim.

O Sindicato está entrando com uma ação civil pública para garantir o pagamento de cada minuto parado nos dias 24 e 25 de setembro.

Já enviamos uma carta ao presi-dente da Embraer, Francisco Gomes, para agendamento de uma reunião sobre as horas paradas, mas a respos-ta foi negativa.

Não vamos nos intimidarA Embraer aplicou o desconto da

greve para tentar dividir os trabalha-dores e levá-los a não cruzarem os braços mais uma vez.

Se você aceitar, saiba que a situação

RÁPIDAS

Entenda como está o processoda catraca

A 4ª Vara da Justiça do Trabalho condenou a Embraer a pagar hora extra a todos os trabalhadores beneficiados pelo chamado “processo da catraca”. Essa ação foi movida pelo Sindicato, em 2012, para exigir que a empresa considere como hora extra todo tempo que o trabalhador fique à disposição da empresa dentro da fábrica. Serão beneficiados aqueles que estavam na Embraer no período de 2007 a 2012. A empresa já recorreu e agora temos de aguardar o julgamento no Tribunal Regional do Trabalho (TRT - 15ª Região), em Campinas.

Programa Em Movimento aborda correção do FGTS

O Programa Em Movimento desta quinta-feira (14) vai tirar dúvidas sobre os processos de correção do FGTS. As perguntas serão respondidas pelo advogado Aristeu Pinto Neto. O Sindicato entrou com ação, em 2013, para requerer a correção do saldo do FGTS. Todos os metalúrgicos (sócios ou não) estão cobertos por essa ação coletiva. Acompanhe o programa ao vivo pelo Facebook.com/sindmetalsjc.

Sorteados para Colônia têm até dia 18 para reserva

Os sócios contemplados no sorteio dos pacotes de final de ano na Colônia de Férias devem confirmar a reserva até o dia 18, na sede ou subsedes do Sindicato. Para a confirmação, o sócio deverá efetuar o pagamento do período escolhido (Natal ou Ano-Novo). O valor poderá ser parcelado em até oito vezes. As datas dos pacotes não poderão ser alteradas. Em caso de desistência ou o não comparecimento do sorteado até a data-limite, a vaga será repassada para um suplente.

Trabalhadores da Embraer tiveram seus salários descontados

Na fábrica da Alestis, o assédio moral corre solto

irá piorar. Tudo o que a Embraer quer agora é impor a retirada de direitos e rebaixamento de salários, demitindo os mais velhos e contratando mais novos que receberão menos que a metade.

A Embraer insiste em desidratar a Convenção Coletiva, e não estão descartadas demissões com as férias coletivas.

Nossos direitosNestes momentos, temos de

estar unidos. Quem estava na gre-ve viu a nossa força. Se não fosse a truculência policial, a greve teria continuado.

Mas isso ainda pode e deve acontecer! Vamos mostrar que os

trabalhadores que fazem aviões não vão se sujeitar a salários baixos.

Participe das assembleias e tome as decisões que só cabem e afetam você!

Aproxime a câmera de seu celular e acesse a íntegra da carta do Sindicato aos

trabalhadores da Embraer

A restruturação de empresas do setor aeronáutico, em especial na So-naca, Latecoere, Aernnova e Alestis, trouxe um desafio para os trabalha-dores: lutar contra os ataques que estão se formando nessas fábricas.

Na Aernnova e Alestis, é forte o assédio moral para cumprimento de metas de produção. Além disso, as condições de trabalho colocam em risco a saúde dos trabalhadores.

Para citar dois exemplos comuns na Latecoere e Sonaca: calor infernal nos hangares e reaproveitamento de brocas usadas.

A única saída para os trabalhado-res é lutar. Os salários e as condições de trabalho praticados por essas empresas aqui no Brasil nem de lon-ge se equiparam aos praticados nas matrizes, localizadas no exterior. Isso mostra que não existe crise e, portan-

to, é possível melhorar os salários. Também é preciso exigir um Plano

de Cargos e Salários (PCS) que reflita a realidade da mão de obra qualifica-da do setor aeronáutico.

Essas empresas são fornecedoras de todas as fabricantes de aviões no mundo e os balanços confirmam a boa saúde financeira de todas elas.

O Grupo Sonaca alcançou um

crescimento significativo em 2018, em todas as suas unidades. No geral, o faturamento ultrapassou US$ 900 milhões e está entre as 10 principais fabricantes de aeronaves do mundo.

Cabe aos trabalhadores resistir aos ataques e exigir que se cum-pram os acordos firmados em anos anteriores.

Roosevelt Cássio

Page 4: Pag. 3 · Pag. 3. RÁPIDAS Sindicato ganha ação sobre horas paradas em greve de 2017 O Sindicato ganhou, em 1ª instância, o processo de pagamento das horas descontadas pela Embraer,

2Jornal do Metalúrgico 4

Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá - Rua Maurício Diamante, 65, São José dos Campos - CEP 12.209-570. Telefone (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: [email protected]. Responsabilidade: Diretoria do Sindicato. Edição: Shirley Rodrigues. Redação: Laís Costa e Shirley Rodrigues. Editoração eletrônica e ilustração: Bruno Galvão. Fotolito e Impressão: Agilprint.

DITO [email protected]

Fique sócio do Sindicato e tenha acesso a benefícios exclusivos

Sindicalização

Ao ficar sócio do Sindicato, o metalúrgico ajuda a fortalecer ainda mais nossa entidade.

Com as mensalidades pagas pelos sócios, o Sindicato mantém uma sóli-da estrutura voltada exclusivamente para atender os trabalhadores.

Além de poder contar com um Sindicato de luta, os sócios têm acesso a diversos benefícios, muitos deles extensivos inclusive à família do trabalhador.

O valor da mensalidade é de apenas 1% do salário. Ouvidoria fake

Na Latecore, existe um canal de ouvidoria que só serve

para prejudicar o trabalhador e premiar chefe carrasco. É uma verdadeira piada.

Não existe auditoria externa ou qualquer garantia de

transparência. Afinal, essa ouvidoria é pra levar a sério

ou não?

Qual é a graça?Os chefes da Sonaca

Brasil acham engraçado o trabalhador sofrer com as altas temperaturas dentro da fábrica. Será que eles

irão rir quando a produção parar? Fiquem sabendo que não vamos aceitar esse tipo

de tratamento. Exigimos respeito!

Passando um pano

Na Embraer, o supervisor C, do F106, está tentando

manipular a perícia. Segundo ele, a orientação veio do

RH para fazer menos ruído possível durante a inspeção. Tudo para não ‘prejudicar’ a empresa. E a saúde do trabalhador, como é que

fica? Se liga, Embraer.

Da boca pra foraA Alestis diz prezar pela harmonia entre a vida

pessoal e profissional de seus funcionários, mas

demitiu uma trabalhadora assim que ela voltou da

licença-maternidade. Poxa, Alestis, será que eu vou ter que te ensinar a respeitar o

trabalhador?

Fingindo de mortaOs trabalhadores da Embraer há tempos não têm um plano

de carreira, muito menos aumento de salário. O pior é que a empresa nem toca no assunto. Parece que o problema não é dela. Até

quando vocês vão tentar iludir os trabalhadores?

Como ficar sócioPara se sindicalizar é bem simples.

Pode ser pessoalmente, na sede ou subsedes do Sindicato, ou pelo site sindmetalsjc.org.br. Também é pos-sível fazer a sindicalização na fábrica, com um dos nossos dirigentes.

Departamento Jurídico

Colônia de Férias na praia

Festival dos Metalúrgicos

Convênios e descontos

A Colônia de Férias do Sindicato fica em Caraguata-tuba, a poucos metros da praia. São 40 apartamentos, duas piscinas, churrasqueira, restaurante, sauna, par-quinho para a criançada, sala de jogos e lanchonete. As diárias dão direito a café da manhã caprichado e uma refeição. No sábado, tem até rodízio de pizza à noite.

O Festival dos Metalúrgicos é a grande festa da categoria. Organizado especialmente para sócios e suas famílias, o Festival sorteia centenas de prêmios todos os anos para os metalúrgicos sindicalizados, inclusive carros e motos.

O Sindicato tem um Departamento Jurídico voltado integralmente para a defesa dos direitos dos trabalhadores. É um dos melhores do país.

Todos os anos, ações movidas pelo Sindicato garantem a vitória dos metalúrgicos em questões como adicional noturno, pagamento de insalubri-dade e periculosidade, dívidas trabalhistas, entre tantos outros direitos.

Também já foram garantidos milhões de reais em ações coletivas para a categoria.

São centenas de convênios que conce-dem descontos es-peciais aos sócios em vários estabelecimen-tos, como universida-des, escolas, acade-mias, lojas, serviços de saúde, etc.

Roosevelt Cássio

Tanda Melo

Colônia de Férias em Caraguatatuba oferece completa estrutura para os metalúrgicos, a poucos metros da praia