pág. 03 julho para jesus 2017 - igreja metodistametodista.com/uploads/noticias_sexta/10.pdf · iii...

12
Inaugurado Novo Templo em Mandaguari Edição 99 - Informativo da Igreja Metodista na 6 a. Região Eclesiástica Crescendo com o auxilio de todas as juntas EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO 34 O CONCÍLIO REGIONAL 6ª Região Eclesiástica Mensagem Episcopal pág. 03 pág. 12 págs. 05 a 08 pág 04 Elias Colpini Elias Colpini Ana Flores Divulgação Divulgação Elias Colpini Elias Colpini Julho para Jesus 2017 SUPLEMENTO ESPECIAL pág. 02 pág.10 Mobilização Regional: Onde está nossa criança? Primeiro Encontro de Avivamento do Litorâneo

Upload: hoangthu

Post on 11-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: pág. 03 Julho para Jesus 2017 - Igreja Metodistametodista.com/uploads/noticias_sexta/10.pdf · III - diáconos e diaconisas, com nomeação episcopal; IV - pastores/as suplentes,

Inaugurado Novo Templo em Mandaguari

Edição 99 - Informativo da Igreja Metodista na 6a. Região Eclesiástica

Crescendo com o auxilio de todas as juntas

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO 34O CONCÍLIO REGIONAL

6ª Região Eclesiástica

Mensagem Episcopal

pág. 03

pág. 12

págs. 05 a 08

pág 04

Elias Colpini

Elias Colpini

Ana Flores

Divulgação

Divulgação

Elias Colpini

Elias Colpini

Julho para Jesus 2017

SUPLEMENTO ESPECIAL

pág. 02

pág.10

Mobilização Regional:

Onde está nossa criança?Primeiro Encontro de Avivamento do Litorâneo

Page 2: pág. 03 Julho para Jesus 2017 - Igreja Metodistametodista.com/uploads/noticias_sexta/10.pdf · III - diáconos e diaconisas, com nomeação episcopal; IV - pastores/as suplentes,

2 NOTÍCIAS DA SEXTA - Edição 99

Informativo da Igreja Metodista na Sexta Região Eclesiástica,

editado pelo Ministério de Comunicação

Bispo: Revmo. João Carlos Lopes E-mail: [email protected]

Editor: Rev. Elias ColpiniFone: (49) 3563-4517 - Cel. (49) 99981-0892

Rua Campos Novos, 33 – CentroCEP 89500-000 - CAÇADOR - Santa Catarina

E-mail: [email protected]ção da Igreja Metodista - Sede Regional:

Avenida Sete de Setembro, 3235 Fone: (41) 3323-1675

Edifício João Wesley – 4o. Andar 80.230-010 Curitiba – PR. CNPJ: 03.530.820/0001-83

www. metodista.com

Diagramação e Projeto Gráfico:Gerson Witte [email protected]

Impressão: Gráfica Blumen

Tiragem desta edição: 6.000 exemplares.

Ano XXIII - nº 99

Editorial

I niciamos esse editorial celebrando dois impor-tantes acontecimentos da Igreja Metodista no Brasil: (1) Os 87 anos da Autonomia promulga-

da em 02 de setembro de 1930, no Primeiro Concílio Geral realizado na Igreja Metodista Central (hoje catedral) de S. Paulo; (2) Os 150 anos da presença da Igreja Metodista em solo brasileiro, com a chegada do pioneiro Junius Estaham Newman, nomeado pela Conferência Anual Americana em 1866.

Esta edição do jornal Notícias da Sexta traz o suplemente especial de quatro páginas mostrando um pouco do que foi a 20ª edição do Projeto Mis-sionário Julho para Jesus. Este ano as ações foram desenvolvidas com a participação de mais de 260 voluntários das igrejas da região, na cidade de An-dirá, norte do Estado do Paraná. de 16 a 22 de julho.

Também é destaque nesta edição a realização da III Mobilização de quem trabalha com crianças na Sexta Região. Este ano o evento aconteceu em Lon-drina e teve como tema: ‘Onde está nossa criança?’.

A realização do 34º Concílio Regional da Igreja Metodista na Sexta Região está sendo divulgado através do Edital de Convocação publicado pelo bispo João Carlos Lopes. O conclave acontece na cidade de Blumenau, nos próximos dias 23 a 26 de novembro.

A oportuna mensagem do bispo João Carlos desafia para o crescimento na adoração, no tes-temunho e no serviço como sinal de maturidade espiritual da igreja.

Como acontece sempre, você encontrará ain-da as principais notícias da caminhada da Igreja Metodista nas igrejas locais...

Nosso desejo é que você tenha boa e edificante leitura.

Fraternalmente,Elias Colpini - Editor

Aproximadamente 250 delegados, paritariamente de clérigos e lei-gos, do Paraná e Santa Catarina

estarão reunidos no 34º Concílio Regio-nal da Igreja Metodista na Sexta Re-gião Eclesiástica. O conclave que acon-tecerá nos dias 23 a 26 de novembro de 2017 será na cidade de Blumenau (SC), conforme edital de convocação do Bispo Presidente, João Carlos Lopes.

De acordo com os Cânones da Igre-ja Metodista, o “Concílio Regional é o órgão deliberativo e administrativo de uma Região Eclesiástica”. Conforme o bispo João Carlos publicou no boletim episcopal: “Esse será o primeiro concí-lio realizado em um Campo Missioná-rio. Será também o segundo concílio em Santa Catarina e marca o nosso desejo e disposição para trabalhar no sentido de que Santa Catarina se torne uma região autônoma”.

A abertura do evento, na quinta--feira (23), será às 15h00m no excelente Centro de Eventos do Himmelblau Palace Hotel (Rua Sete de Setembro, 1415), onde acontecerão também as reuniões e sessões plenárias.

O Culto Solene de encerramento

Concílio Regional da Igreja Metodista na Sexta Região

ASSOCIAÇÃO DA IGREJA METODISTASede Regional 6ª Região Eclesiástica

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO 34O CONCÍLIO REGIONAL6ª Região Eclesiástica

Divulgação

Elias Colpini

No uso de minhas atribuições, convoco nos termos do Art. 86 § 1º dos Cânones da Igreja Metodista, edição 2017/2021, o 34º CONCÍLIO REGIONAL ORDINÁRIO DA IGREJA METODISTA SEXTA REGIÃO ECLESIÁSTICA, para reunir-se nos dias 23 A 26 de novembro de 2017, nas dependências do Himmelblau Palace Hotel, Rua Sete de Setembro 1415, Centro, Blumenau SC.

CULTO DE ABERTURA E SESSÃO DE INSTALAÇÃO DO CONCÍLIO: dia 23 de novembro de 2017, quinta-feira, às 15h00m, no Salão de Conferências do Hotel.CULTO DE ENCERRAMENTO E LEITURA DE NOME-AÇÕES: dia 26 de novembro de 2017, domingo, às 10h30m, no templo da Igreja Metodista.

Da Composição: De acordo com os Cânones 2017/2021, Art. 84, o Concílio Regional compõe-se de:

I - presbíteros/as ativos/as;II - pastores/as, com nomeação episcopal;III - diáconos e diaconisas, com nomeação episcopal;IV - pastores/as suplentes, com nomeação episcopal;V - delegados/as eleitos/as pelas Igrejas Locais e campos missionários regionais, na proporção de um/a para até 500 membros, e, no máximo, dois (duas) para Igrejas Locais com número de membros superior a este.VI - Presidente do Conselho Diretor de cada institui-ção regional ou seu substituto legal;VII - presidentes das Federações de Grupos Societários;VI I I - Conselheiro/a Regional de Juvenis e Coordenador/a Regional do Departamento Regio-nal de trabalho com Crianças;IX - presbíteros/as inativos/as, sem direito a voto;X - pastores/as suplentes inativos/as, sem direito a voto;

do 34º Concílio Regional da Sexta Re-gião, com proclamação das nomeações pastorais para 2018, será no domingo (26), com início às 10h30m, no templo da Igreja Metodista em Blumenau, na Rua São Paulo, 2.896 (Itupava Seca).

XI - membros da Coordenação Regional de Ação Missionária - COREAM, sem direito a voto, salvo se delegados/as eleitos/as.§ 1º Só podem ser eleitos/as delegados/as maiores de 16 (dezesseis) anos que estejam arrolados há mais de 2 (dois) anos como membros da Igreja Metodista.§ 2º Nas votações de matéria regulada pelo Direito Civil, só podem votar os civilmente capazes e os emancipados, de acordo com a lei vigente.

OBSERVAÇÔES:

• O/a aspirante ao presbiterado ou ao pastorado é convidado/a e, mediante disponibilidade de vagas no hotel poderá fazer sua inscrição. Suas despesas deverão ser pagas pela igreja local onde está nomeado/a.

• Os/as Missionários/as designados são leigos/as, em função especial de serviço, portanto não par-ticipam do Rol do Concílio Regional.

• O Concílio Regional se instala, ordinária e extraor-dinariamente, com a presença mínima de 2/3 [dois terços] de seus membros votantes, conforme o artigo 241, Cânones 2017-2021.

• Os mandatos dos membros da Coordenação Re-gional de Ação Missionária e Comissões Regionais Permanentes têm sua vigência até 31 de dezembro, conforme artigo 237 § 2º, Cânones 2017-2021.

Solicito ao povo metodista nos limites da Sexta Região, que orem em favor deste concílio.

Curitiba, 20 de junho de 2017.

Bispo João Carlos LopesPresidente da 6ª. Região Eclesiástica

Page 3: pág. 03 Julho para Jesus 2017 - Igreja Metodistametodista.com/uploads/noticias_sexta/10.pdf · III - diáconos e diaconisas, com nomeação episcopal; IV - pastores/as suplentes,

NOTÍCIAS DA SEXTA - Edição 99 33

Crescendo com o auxilio de todas as juntasEfésios 4

Bispo João Carlos Lopes

T anto fisicamente como es-piritualmente, todos/as nós começamos como bebês e temos a oportunidade de

crescer. Mas infelizmente, na vi-da espiritual, alguns continuam como bebês.

Veja, por exemplo, o que o após-tolo Paulo escreveu para a igreja em Corinto, em I Coríntios 3.2:

“Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podeis suporta-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais”

O autor da carta aos Hebreus fala mais ou menos a mesma coisa, criticando o progresso da sua audi-ência, em Hebreus 5.11-14.

Como cristãos e cristãs, deve-mos entender que: • Todos nós precisamos crescer;• O alimento sólido que nos faz

crescer e a palavra de Deus• E o mais sério: A igreja é um

corpo, e um corpo e a soma de cada membro. Assim, quando um membro cresce menos que os outros, a saúde do corpo fica comprometida.Consegue perceber a sua im-

portância e a sua responsabilidade como parte do Corpo de Cristo?

Quero identificar três áreas que precisamos crescer como parte do corpo de Cristo:

1. Precisamos crescer na ADORACAO:

“Deus é espirito e importa que seus adoradores o adorem em espi-rito e em verdade” Joao 4.24.

Adoramos quando cantamos; adoramos quando oramos; adora-mos quando participamos da mesa da comunhão; da santa ceia. Em outras palavras, quando eu estou cultuando, estou adorando. Isso tudo é importante! Mas quando adoramos em espirito e em verdade, não dependemos do local, do tem-plo, do grupo de louvor. Adoramos em qualquer lugar. Em qualquer si-tuação. Veja o que o apostolo Paulo diz em Romanos 12.1.

Verdadeira adoração acontece quando eu me ofereço inteiramen-te ao Senhor como sacrifício vivo. Quando tenho um genuíno desejo de ANDAR com ele diariamente. Desejo de fazer a vontade de Deus onde quer que eu esteja.

2. Precisamos crescer no TESTEMUNHO:

Creio que aqui não preciso con-vencer ninguém de que testemunhar Jesus e fazer discípulos/as é uma responsabilidade de cada pessoa.

No evangelho de Mateus, no capítulo 6, foi Jesus mesmo que disse que nós somos a luz do mundo e devemos deixar nossa luz brilhar.

Jesus não disse que “se tiver-mos o dom do evangelismo” então nós seremos a luz do mundo. Não! Todo/a discípulo/a é luz num mun-do em trevas.

Veja o que o apostolo Paulo escreveu aos Colossenses: “Portai--vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um”.

Paulo não queria que o nosso relacionamento fosse só com os “de dentro”. Ele havia aprendido isso com Jesus na sua conversão, con-forme relatada em Atos 26.14-18.

Nos evangelhos encontramos a narrativa de 40 curas; 34 das quais, as pessoas curadas foram trazidas a Jesus (ou Jesus foi leva-do a elas) por outra pessoa. Jesus deseja alcançar as pessoas e quer fazer isso através de nós.

3. SERVICO:“Antes, seguindo a verde em

amor, cresçamos em tudo naquele que e o cabeça, Cristo, do qual todo corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxilio de todas as juntas, segundo a justa cooperação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor” Ef. 4.15-16.

Cresçamos... Em justa coope-ração de cada parte... Faz o corpo crescer!

Então, como é que o apóstolo diz que a igreja cresce e se edifica em amor? Apenas tendo um excelente líder? Não. Isso acontece quando cada parte faz o seu trabalho.

A igreja não cresce de maneira efetiva a não ser que cada parte do corpo faça o seu trabalho.

Veja o versículo 12 de Efésios 4: Deus estabeleceu líderes na igreja para “o aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do Corpo de Cristo”.

Que a Senhor da Igreja nos ajude a crescer em adoração; teste-munho e serviço. Que assim, dei-xando de lado as atitudes infantis, “cresçamos em tudo naquele que é o Cabeça”.

Elias Colpini

Mensagem Episcopal

"A igreja não cresce de maneira

efetiva a não ser que cada

parte do corpo faça o seu trabalho"

Atos de GovernoAto 1: Por esse ato o obreiro Ricardo Canfield deixa de ser cedido para a Igreja Metodista em Portugal, e passa a ser cedido para a United Methodist Church, nos Estados Unidos, Conferência de New Jersey. Essa mu-dança de nomeação tem valor a partir de 1º de Julho.

Ato 2: Por esse ato, atendo a solicitação da missionária Taísa de Azevedo, revogando sua designação para o Campo Missionário de São Jorge. A Taísa fez essa solicitação a fim de cuidar do pai que passou por um acidente ainda no inicio do ano. Ela volta a ser membro leiga da igreja em Curitiba – Alto Boqueirão.

Laertes Santos Leandro; Missionário Designado; Coadjutor (1).

Ato 6: Por esse ato declaro nula e sem efeito a identidade pastoral de Gilson Michael Gualda Michelato. E por ter se desligado da Igreja Metodista, de acordo com correspondência em meu poder, solicito que seu nome seja excluído do livro de rol da Igreja Metodista em Mandaguari.

Bispo João Carlos Lopes Sede Regional da Igreja Metodista na Sexta Região Eclesiástica

Ato 3: Por esse ato, revogo a designação do missionário José Luz para o Campo Missionário de Guaratuba. Ele volta à condição de membro leigo da Igreja Metodista em Morretes.

Ato 4: Por esse ato faço a designação do missionário Rodrigo Moraes Teodoro para cuidar pastoralmente do Campo Missionário em Guaratuba. A parte administra-tiva daquele campo está sob os cuidados da igreja em Itapoá (pastora Maria Lucia).

Ato 5: Faço a seguinte designação com validade a par-tir de 1º. de outubro: - Campo Missionário de Tijucas do Sul: Para atuar no Ponto Missionário de Campestre:

Page 4: pág. 03 Julho para Jesus 2017 - Igreja Metodistametodista.com/uploads/noticias_sexta/10.pdf · III - diáconos e diaconisas, com nomeação episcopal; IV - pastores/as suplentes,

4 NOTÍCIAS DA SEXTA - Edição 99

Inaugurado Novo Templo em Mandaguari

Igreja em Matinhos comemorou 16 anos

A Igreja Metodista em Matinhos, no litoral do Paraná, come-morou durante todo o mês de

junho, seus 16 anos. Iniciando a programação, o bispo João Carlos Lopes participou do culto solene do primeiro domingo, dia 4. Ele pregou baseado em Isaías 6 e falou dos ‘atri-butos da glória de Deus’. Estavam presentes aproximadamente 100 pessoas, participando do culto.

As atividades comemorativas se prolongaram durante o mês, encerrando-se no último domingo de junho, dia 25, com um almoço de confraternização das famílias da comunidade metodista.

Embora a presença da igreja em Matinhos já completou 16 anos,

A Igreja Metodista em Mandaguari, Distrito Centro-Norte, inau-gurou seu novo templo com celebração realizada na noite do domingo (18 de junho). A solenidade contou com a presença

do bispo João Carlos Lopes, autoridades e convidados. O pastor local. Edmilson Pereira Marque, que é também o Superintendente Distrital, informou que o novo espaço tem capacidade para mais de mil pessoas.

O novo templo fica localizado na Rua Dr. Rufino Maciel, 621, mesmo endereço do antigo templo da Igreja Metodista em Man-daguari. Com mais de 1.000 m², o novo local de cultos da igreja levou cerca de quatro anos para ser construído, sob o pastoreio do agora bispo Emanuel Siqueira, conhecido na comunidade como pastor Mano.

O pastor local Edmilson Marques, contou como o momento de inauguração desse novo espaço foi importante. “Logo que foram abertas as portas, as 950 cadeiras que tínhamos colocado foram tomadas. Colocamos mais 250 cadeiras e mesmo assim tivemos pessoas do lado de fora”, conta o pastor. O culto foi iniciado com um clamor profético pela cidade de Mandaguari e região.

O bispo João Carlos Lopes, presidente da 6ª Região Eclesiás-tica, destacou sua felicidade ao ver como a igreja metodista em Mandaguari investe nas crianças. O bispo está fazendo referência ao momento especial dedicado a entrada de mais de 150 crianças no novo templo, em um gesto simbólico e emocionante. “O alvo maior da nossa igreja é ganhar mais e mais pessoas, discipula-das e envia-las a ganhar mais vidas ainda para o reino de Deus”, profetiza o pastor Edmilson.

O evento foi transmitido ao vivo pela rádio FM local. O Portal Agora também registrou o álbum de fotos do evento.

Divulgação

Divulgação

Divulgação

no último ano foi adquirido o es-queleto de um barracão de 16X30 metros. Depois da reforma que durou um ano, o templo está pra-ticamente pronto e foi inaugurado como parte das comemorações do aniversário. Também foram ad-quiridos três terrenos anexos que estão sendo usados como área de estacionamento; a meta é, futura-mente, anexar a construção de um edifício para educação.

O pastor Rodrigo Morais Teo-doro disse que “toda a programa-ção das comemorações foi uma celebração de gratidão a Deus pelas experiências e vitórias alcançadas nestes dezesseis anos”, comemorou expressando alegria e entusiasmo.

Já saiu a 2ª edição!

Contatos com o autor ou na Sede Regional da Igreja Metodista na Sexta Região: Avenida Sete de Setembro, 3235 – Edifício João Wesley - 4º andar – Telefone (41) 3323-1675 – Curitiba – Paraná.

Acaba de sair a segunda edição do livro 'Promessa de Fé' do bispo João Carlos Lopes!

Page 5: pág. 03 Julho para Jesus 2017 - Igreja Metodistametodista.com/uploads/noticias_sexta/10.pdf · III - diáconos e diaconisas, com nomeação episcopal; IV - pastores/as suplentes,

NOTÍCIAS DA SEXTA - Edição 99 5

N a manhã do domingo, 16 de julho, começou a 20ª Edição do Projeto Missionário Julho

para Jesus na cidade de Andirá (norte pioneiro do Paraná) que se prolongou até o dia 22, com ações missionárias e sociais. Mais de 260 participantes das igrejas meto-distas do Paraná e Santa Catarina estiveram presentes. “Este projeto nasceu em 1998 para servir de apoio ao ‘Projeto Boia Fria’ em Santo An-tonio da Platina. Naquela ocasião tivemos a ousadia de denominar de 'primeira edição' o projeto que hoje acolhe com alegria todos vo-cês nesta edição de número vinte", disse a coordenadora Esther Lopes, na abertura, na quadra do Colégio Durval Ramos Filho, localizado na Rua Ingá, 309-379 em Andirá.

O Culto de Abertura contou com a presença de pastores/as, missionários do projeto, membros de igrejas e autoridades locais e participação do Coral da igreja em Cornélio Procópio. A acolhida foi feita pelo pastor anfitrião, Clau-dio Freire e pelo Superintendente Distrital, reverendo Carlos Cesar Pereira. Entre as autoridades lo-cais presentes foram destacados o vereador e diretor do colégio, Paulo Alves da Silva, a diretora auxiliar, Neuzinéia Ferreira Castelucci e a

presidente da Associação Comercial de Andirá, Silvia Flores.

O bispo João Carlos, no início de sua mensagem, lembrou que "Deus deseja que através da igreja a sua multiforme graça seja ma-nifestada neste lugar. E o Julho para Jesus faz isso muito bem". E completou, "Deus é criativo e faz as coisas de forma criativa. Unidade sim, uniformidade não". Usando o texto de Mateus 7.27-27, o bispo enfatizou que “no Julho para Jesus Deus está pedindo que cada um faça a vontade dele. Procu-re saber o que Deus quer de você. E saiba que Jesus tem todo poder e está sempre do seu lado”, desafiou.

Durante a abertura do evento, foram feitas várias homenagens referentes à histórias dessas vinte edições do projeto, desde 1998.

Como resultado de várias reu-niões preliminares, desde que Andirá foi a cidade escolhida para receber a bênção do Projeto Regio-nal neste ano, foram definidas as

Texto e fotos de Elias Colpini

MISSÃO E TRABALHO VOLUNTÁRIO EM ANDIRÁ

áreas de atuação. O Julho para Je-sus atendeu as seguintes áreas: Evangelização, Social, Saúde, Construção Ci-vil e Infraes-trutura. Como estratégias

de atuações, as atividades constaram de visitas domiciliares, Escola Bíblica de Férias, Cursos, Aparência Pessoal, Orientações para adolescentes, Procedimentos (odontológicos, mé-dicos, fonoaudiólogos, psicológicos e enfermagem), nutrição e pales-tras educativas. Também houve celebrações, com mensagens da Palavra de Deus, Louvor e Impacto

nas ruas da cidade.As famílias daquela comunida-

de foram convidadas a aproveitar os benefícios das ações missioná-rias e de cidadania deste importan-te projeto da Igreja Metodista. Os coordenadores do projeto reconhe-ceram que a “comunidade respon-deu de forma muito positiva e com a simpatia do reconhecimento”.

A coordenadora Geral, Esther Lopes, lembra que "o Julho para Jesus é Missão e Trabalho Voluntá-rio, por isso estamos aqui trazendo muita disposição, entusiasmo e es-pírito de cooperação, para abençoar esta cidade, servindo com alegria as pessoas de todas as idades, conforme nosso propósito de ser comunidade missionária a serviço do povo" - disponibilizou Esther.

Suplemento Especial - Julho para Jesus 2017

Page 6: pág. 03 Julho para Jesus 2017 - Igreja Metodistametodista.com/uploads/noticias_sexta/10.pdf · III - diáconos e diaconisas, com nomeação episcopal; IV - pastores/as suplentes,

6 NOTÍCIAS DA SEXTA - Edição 99

Julho para Jesus Impactando AndiráN a terça-feira, dia 18, co-

meçam as atividades de atendimento público

do Projeto Missionário Julho para Jesus, em Andirá (norte pioneiro do Paraná). O projeto evangelístico e de cidadania da Igreja Metodista começou no último domingo (16), com ato solene no Ginásio do Co-légio Estadual Durval Ramos Filho. A tarde do domingo foi usada para capacitação e instruções aos missionários.

Na segunda-feira (17), os 260 missionários voluntários de várias igrejas no Paraná e Santa Catarina fizeram passeata pelas principais ruas da cidade, contatando e abençoando a população com músicas, coreografias e teatro. Na frente da Pre-feitura Municipal, a prefeita Ione Abib acolheu os missio-nários que se apresentaram em homenagem e gratidão pela abertura das portas da cidade para a realização do projeto neste ano. O bis-po João Carlos Lopes orou abençoando a administra-ção municipal e o povo, na presença de autoridades e funcionários da prefeitura. A coordenadora geral do projeto Julho para Jesus, Esther Lopes, fez entrega de uma bíblia personalizada e um devocionário à prefeita Ione, que se mostrou muito simpática e acessível para apoiar as ações do projeto em Andirá.

Suplemento Especial - Julho para Jesus 2017

Page 7: pág. 03 Julho para Jesus 2017 - Igreja Metodistametodista.com/uploads/noticias_sexta/10.pdf · III - diáconos e diaconisas, com nomeação episcopal; IV - pastores/as suplentes,

NOTÍCIAS DA SEXTA - Edição 99 7

Julho para Jesus Fashion

N a noite da terça-feira (18) a programação do Projeto Julho para Jesus teve a re-

alização da festa da família. Na programação constou um desfile de modas com usados que estão sendo vendidos no bazar. Os mode-los foram os próprios missionários do projeto. As roupas, calçados e

F ato inédito aconteceu na 20ª edição do Julho para Jesus em Andirá. Uma emissora de rádio foi colocada praticamente a disposição do projeto. A Rádio Timburi FM, de Aloisio

Simoni, transmitiu todo o culto de abertura, no domingo (16), direto da quadra do Colégio Durval Ramos Filho. Durante a semana foram entrevistados o bispo João Carlos Lopes, a coor-denadora do projeto, Esther Lopes, a sargenta Tânia Guerreiro, o missionário em Moçambique, pastor Paulo Cunha, o dentista Josué H. Formaggio e a psicóloga Mara Michelato. Além disso, os pastores Ivan Silveira Filho, Elias Colpini e Cláudio Freire fizeram vários contatos diários para divulgação da programação do projeto. Também o culto de encerramento na noite de sexta-

-feira (21) foi transmitido pela Rádio Timburi.A Rádio Cultura AM, também abriu espaço no seu noticiário

para entrevistar o bispo João Carlos e pastor Ivan Silveira Filho da coordenação de comunicação.

O s Coordenadores do Projeto Missionário Julho para Jesus da Sexta Região reunidos em Bandeirantes (25 a 27 de agosto) co-memoram os resultados da edição realizada em Andirá. Estamos

divulgando alguns números conforme o resumo que divulgado no encontro que teve também característica de retiro dos coordenadores.

Foram envolvidas 58 igrejas do Paraná e Santa Catarina, com participação de 262 missionários voluntários, 20 pastores/as e 40 visitantes durante a semana. Foram abordadas durante a semana 3580 pessoas: 715 nos lares, 342 nas ruas, 800 nos bazares de usados e 1729 nos atendimentos à população.

Foram realizadas visitas, além dos domicílios, também no Centro de Convivência do Idoso, no Asilo do Município e contatos com auto-ridades. Foram distribuídas 550 bíblias, entre população e autoridades. Os atendimentos a população chegaram a 1.302, incluindo cultos, cursos, aparência pessoal, dentista, adolescentes, crianças e palestras.

A campanha de arrecadação (alimentos, roupas, calçador, leite, eletrodomésticos e móveis) atingiu 10.039 quilos. A divulgação do projeto foi feita através de carro de som, folhetos, adesivos, cartazes, rádio e jornal, entre outros meios.

Foram realizadas palestras sobre Pedofilia, Saúde da Voz, Saúde Emocional, com especialistas das áreas.

“São tantos os motivos de regozijos pelos resultados de mais esta edição do projeto Julho para Jesus; por isso e por tantos outros mo-tivos damos graças a Deus, pois sem eles não teríamos condições de chegar as estes resultados”, enalteceu a coordenadora Esther Lopes.

acessórios apresentados no desfile foram leiloados em benefício do Julho para Jesus. Os compradores foram, em grande parte, os pró-prios modelos ou seus familiares. A programação festiva, apesar do frio reinante no ginásio, foi muito acalorada.da Festa da Família da área nacional.

Julho para Jesus no Rádio

F oram realizadas nos dias 22 e 23 de junho 2017 as tradicio-nais gincanas em prol do Projeto Missionário Julho para Jesus. As duas gincanas realizadas nos distrito Sul Para-

naense e Metropolitano arrecadaram um total de 10 toneladas entre alimentos, leite, roupas, calçados e utensílios. Os cultos contaram com a presença do bispo João Carlos Lopes, que fez o envio dos missionários do projeto. Segue a divulgação dos resultados, com classificação dos três primeiros lugares:

GINCANA SUL PARANAENSE (22 de Junho)1° LUGAR - CRISTO REI .......................................166.700 pontos2° LUGAR - CAMPESTRE / TIJUCAS DO SUL ..........106.500 pontos3° LUGAR - C.LARGO/C.MAGRO.......................... 102.120 pontos TOTAL ARRECADADO: 5.837 QUILOS

GINCANA METROPOLITANA (23 de junho) 1° LUGAR - BACACHERI........................................ 149.700 pontos2° LUGAR - CENTRAL............................................. 95.160 pontos3° LUGAR - ORLEANS/PINHAIS.............................. 51.000 pontos TOTAL ARRECADADO: 4.227 QUILOS

Gincanas pró Julho para Jesus

Resultados do JpJ 2017

Suplemento Especial - Julho para Jesus 2017

Page 8: pág. 03 Julho para Jesus 2017 - Igreja Metodistametodista.com/uploads/noticias_sexta/10.pdf · III - diáconos e diaconisas, com nomeação episcopal; IV - pastores/as suplentes,

8 NOTÍCIAS DA SEXTA - Edição 99

O s Coordenadores do Projeto Regional Ju-lho para Jesus estive-

ram reunidos nos dias 25 a 27 de agosto em Bandeiran-tes/PR. O retiro foi realizado na Chácara da RM Trindade com motivação principal de avaliação da última edição do projeto realizada na cida-de de Andirá. Praticamente os coordenadores de todas as áreas estiveram presen-

tes, inclusive o pastor anfitrião em Andirá, Cláudio Freire com alguns membros daquela igreja.

Acolhimento, louvor, ministrações, confraternização e comu-nhão fizeram parte do abençoado encontro, sob a coordenação geral de Esther Lopes. Na oportunidade foi apreciado o relatório dos resultados da 20ª edição do Julho para Jesus realizada em Andirá, nos dias 16 a 23 de julho de 2017.

Encontro dos CoordenadoresEncerramento da 20ª Edição do Julho para Jesus

N o sábado dia 19 o Ministério Infantil da Igreja Metodista em Andirá deu início ao

projeto ‘Bolhinha de Sabão’, que acontecerá todo terceiro sábado do mês, às 15 horas, na escola Pingo de Gente. Também o casal Maria José e Cláudio ofereceu sua residência, na Vila Industrial, para ser um ponto de reunião para pregação da Palavra de Deus.

O projeto ‘Bolhinha de Sabão’ dá continuidade às atividades do

O culto de encerramento da edição de 2017 do Projeto Mis-sionário Julho para Jesus foi

realizado na noite da sexta-feira (21), embora o enceramento oficial tenha acontecido no sábado, com avalia-ções preliminares da coordenação, limpezas de preparação dos espaços usados para serem devolvidos.

A celebração aconteceu na qua-dra do Colégio Durval Ramos Filho, em Andirá, com a presença dos qua-se 300 missionários e coordenadores representando mais de 50 igrejas do Paraná e Santa Catarina e membros da igreja local.

O pastor anfitrião, Claudio Freire, pregou baseado em Lucas 10.17-20 anunciando três ênfases: "1 - Missão é alegria; 2 - missão é luta de poder, com autoridade e proteção de Jesus; 3 - Jesus redireciona para a verdadeira alegria de ter o nome no livro da vida". Durante a celebração pastor Cláudio convidou os mem-bros da igreja em Andirá presentes para um momento de intercessão especial em favor da Coordenadora Geral do Projeto, Esther Lopes, e o Bispo Presidente da Sexta Região, João Carlos Lopes. Muito emo-cionado, o pastor Freire disse que

“precisamos sempre orar muito pelos líderes maiores e este é um tempo muito especial para reconhecer este abençoado projeto”, valorizou.

A pastora Márcia da Silva con-duziu o momento de testemunhos de missionários e leu carta de uma pessoa da comunidade valorizando a presença e ‘os benefícios que o Projeto Júlio para Jesus trouxe para Andirá’. Uma rede estendida no final da quadra mostrava centenas de peixinhos recostados em papel, com os nomes de pessoas que disseram sim para Jesus durante as ações do Julho para Jesus em Andirá.

Esther Lopes homenageou o missionário mais novo - Isaque Cardoso da Silva (1 ano e 4 me-ses) - e o mais idoso - José Gomes

Continuidade do Julho para Jesus

Projeto Julho para Jesus, que acon-teceu nos dias 16 e 22, também na escola Pingo de Gente. No ponto missionário do jardim Santa Inês o Projeto Estação foi revigorado. O pastor Cláudio Freire informou que “a igreja em Andirá passou a usar a estratégia de ‘Casa da Paz’ e está intensificando trabalhos de visitação nos locais onde o Julho para Jesus atuou”. As informações e foto foram enviadas pela Karen Mayara Borges Soares.

(93 anos), presenteando com uma bíblia personalizada, estampando na capa fotos dos cartazes da 20 edições. Também fez entrega de certificados de participação aos 261 missionários participantes do projeto neste ano.

Antes do início do culto a pas-tora Audir Lopes havia reunido participantes de dezenas de cidades com a presença do Projeto Estação, para ouvir seus testemunhos e tam-bém passar algumas instruções de continuidade.

Informações preliminares da avaliação já anunciavam que foram visitadas 504 casas, 250 pessoas abordadas nas ruas, mais de mil decisões por Jesus, distribuição de 550 bíblias e mais de 1500 folhetos, em Andirá. Foram contatadas mais de 3.500 pessoas.

No retiro de avaliação realizado em Londrina os dois pastores foram homenageados através da Coorde-nadora Esther Lopes.

Suplemento Especial - Julho para Jesus 2017

Page 9: pág. 03 Julho para Jesus 2017 - Igreja Metodistametodista.com/uploads/noticias_sexta/10.pdf · III - diáconos e diaconisas, com nomeação episcopal; IV - pastores/as suplentes,

NOTÍCIAS DA SEXTA - Edição 99 9

O Distrito Serrano esteve reunido na tarde da terça-feira (04 de julho) em Mafra para treinamentos e assuntos adminis-trativos. Todos/a pastores/a do distrito estiveram presentes,

sob a coordenação do Superintendente Distrital, Alberto Inácio de Oliveira.

No início, o Superintendente fez a acolhida e passou a palavra para sua esposa, Viviane, que fez a divulgação da III Mobilização sobre Crianças, que será realizada em Londrina, no mês de agosto. Em seguida o encontro foi dividido em três partes:

1) O diretor do CEMETRE, Flávio Ricardo Hasten Reiter Artigas, prestou informações sobre os polos que estão funcio-nando (Maringá, Curitiba, Cascavel, Santo Antonio da Platina e Cornélio Procópio) e fez algumas reflexões sobre a dinâmica da igreja na região.

2) O coordenador de Discipulado na Região, Eliel Cordeiro Silvestre, falou sobre o discipulado na Sexta Região. Anunciou a publicação de materiais no setor e orientou sobre o uso do material 'Casa de Paz'. O pastor Eliel enfatizou que "é impossível o discipu-lado crescer só com estratégias, pois estratégias são apenas ferramentas".

3) O pastor Alberto (beto), cuidou da parte administrativa da reunião, incentivando os programas de avanço missio-nário distrital. Motivou o corpo pastoral para que despertem suas igrejas para a visão do avanço missionária voltado para Santa Catarina. A reunião foi encerrada com momentos de confraternização.

Reunião do Distrito Serrano em MafraDivulgação

Distrito Noroeste Reuniu-se em Guaíra

Cemetre em Londrina e Curitiba

N o dia 11 de julho de 2017, pas-tores e pastoras do distrito que congrega igrejas desde

Marialva até Guaíra, no norte do estado do Paraná, se reuniram com o bispo João Carlos Lopes sob a liderança da superintendente distrital, Marcia Regina da Silva.

Os vinte e um pastores e pasto-ras do distrito foram recebidos pelo pastor Arildo Lopes no templo da Igreja Metodista em Guaíra.

A palavra episcopal ressaltou as características da vida da igreja que experimenta a multiforme sabedoria de Deus. A unidade na diversidade é a marca de ação desta multiforme sabedoria que preserva o mover de Deus e o propósito para a Igreja. É necessário aprender que Deus age com criatividade na im-plantação de sua Igreja, apoiando o que edifica o Reino.

O Cemetre realizou encontros do CFMTP - Curso para For-mação Ministerial Teológico

Pastoral - no mês de Setembro em Londrina e Curitiba. O CFMTP é um curso que prepara para a função pastoral. O curso também pode ser realizado para quem não deseja nomeação pastoral, mas quer aper-feiçoar habilidades e competências para o desempenho de ministérios na igreja.

Em Londrina a turma se reuniu nos dias 1 e 2 de Setembro, sexta e sábado. As duas disciplinas minis-tradas foram: História e Teologia do Metodismo III e Descobrindo o Novo Testamento II.

Em Curitiba o encontro aconte-ceu de 13 a 17 de Setembro, quarta a domingo. As seis disciplinas minis-tradas foram: História e Teologia do Metodismo II e III ; Conhecendo o

O bispo João Carlos enfatizou as obras e as práticas a partir do texto de Efésios 4, versículos 1 a 4: humildade, mansidão, longani-midade, apoio, unidade e paz. É a sabedoria de Deus que se manifesta de modos diversos, edifica a igreja, consolida os discípulos e cumpre a Missão impactando a vida dos crentes na prática de boas obras e transformando o mundo em Cristo.

Foram reafirmadas as bases de práticas pastorais e conceitos essen-ciais que sustentam o agir na Igreja Local. É tempo de esforçadamente praticar estratégias que alcancem pessoas pelo Evangelho de Cristo. A diversidade da sabedoria de Deus oferece multiformes maneiras de fazer a Obra, "temos que fazer muitas coisas, só não vale ficar sem fazer nada" desafiou bispo João Carlos. (Informou Flavio Artigas).

Novo Testamento II; Conhecendo o Antigo Testamento II; Discipulado II; Frutificando na Evangelização.

Os inscritos tiveram opção de iniciar o curso ou se inscrever para alguma disciplina de interesse.

O diretor Flávio Artigas dis-ponibiliza mais informações: ligue (44) 3222-2891 ou envie e-mail para [email protected]

Pastor Flávio Artigas

Eliel Cordeiro Silvestre Coordenador de Discipulado

Page 10: pág. 03 Julho para Jesus 2017 - Igreja Metodistametodista.com/uploads/noticias_sexta/10.pdf · III - diáconos e diaconisas, com nomeação episcopal; IV - pastores/as suplentes,

10 NOTÍCIAS DA SEXTA - Edição 99

Dedicação do Templo em GuaratubaPrimeiro Encontro de Avivamento do Litorâneo

Reunião da CONET na Fateo Coral da Central de Curitiba em Guarapuava

A conteceu dia 4 de junho de 2017 (domingo de pentecostes), às 19h30 o Culto de dedicação do templo da Igreja Metodis-ta em Guaratuba, Distrito Sul Paranaense. O templo estava

lotado de pessoas da igreja de Guaratuba, Itapoá, Morretes e Bacacheri (Curitiba), que ministrou o louvor. A mensagem foi pregada pelo pastor Caio, da Igreja Metodista no Bacacheri.

O Superintendente Distrital, pastor Elias Passeri, que estava acompanhado pela sua esposa, pastora Gláucia, fez a oração de dedicação do templo e ministrou a ceia do Senhor, juntamente com o pastor local, José Luz e a pastora Maria Lucia de Souza Paproztki, de Itapoá. Após a bênção apostólica, ministrada pelo pastor Elias houve um tempo de confraternização com delicioso lanche, oferecido pela igreja.F oi realizado em Blumenau no

dia 24 de maio (dia mundial do metodismo), o 1º Encontro de

Avivamento do Distrito Litorâneo em comemoração ao dia do Coração Aquecido.

Um grupo aproximado de 250 pessoas das igrejas do distrito pas-sou o dia na igreja em Blumenau. No período da manhã o pastor Vladimir Cascione, pastor da igreja no Itacorubi e também Superinten-dente Distrital, esteve ministrando a igreja. No período da tarde a mi-nistração ficou a cargo do pastor Hermon Nascimento.

O coral da Igreja Metodista Central em Curitiba esteve (no sábado 27 de maio de

201705 participando de programa-ção especial na Igreja Metodista em Guarapuava. O pastor Flabio Alcântara, titular da Metodista

O bispo João Carlos Lopes par-ticipou no dia 15 de setembro da reunião da CONET – Co-

ordenação Nacional de Educação Teológica da Igreja Metodista, nas dependências da Faculdade de Te-ologia, em São Bernardo do Campo (SP). O objetivo da reunião foi uma

De 03 a 05 de NovembroHotel Nacional Inn - Curitiba- PR

Preletores(as):Bispo João Carlos LopesPra. Cirlene Vachtchuk

Pra. Ilza Pugliese

Informações e link para Inscrições no Facebook da Federação de Mulheres da Sexta Região.

Central em Curitiba e Superinten-dente do Distrito Metropolitano também esteve junto com o grupo. Eles participaram, às 19h30m, do culto comemorativo do aniversário daquela igreja, pastoreada pelo reverendo Périkles de Souza.

Ao final do dia foi feita pelo ministério de Comunicação do Dis-trito Litorâneo uma apresentação visual da presença metodista no distrito e em toda Santa Catarina. Conseguimos perceber que temos bastante trabalho para alcançarmos o alvo de nos tornarmos uma região eclesiástica.

“Foi um período de renovo, onde alem da palavra ministrada tivemos momentos de comunhão e rever amigos/irmãos. Aguardamos ansiosamente pelo próximo “24 de maio”.

Texto de Andresa Del Colle.

série de tomadas de decisão visando conexidade, confiança e crescimen-to para todo o sistema de educação teológica da Igreja Metodista em terras brasileiras. Essa foi a segun-da reunião da CONET realizada neste ano de 2017 na Faculdade de Teologia da Igreja Metodista.

Ana Flores

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Page 11: pág. 03 Julho para Jesus 2017 - Igreja Metodistametodista.com/uploads/noticias_sexta/10.pdf · III - diáconos e diaconisas, com nomeação episcopal; IV - pastores/as suplentes,

NOTÍCIAS DA SEXTA - Edição 99 11

Divulgação

N o domingo (10 de setembro) celebramos o dia do juvenil metodista na Igreja Metodista Central em Santo Antônio da Platina, com os juvenis em ação na direção dos cultos

e na ministração da Palavra. A juvenil Maria Eduarda (“Duda”) trouxe a mensagem nos

cultos das 11h00m e 19h30m baseada no Salmo 122.1: “Alegrei--me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor”. Ela com-partilhou seu testemunho emocionando a todos, dizendo que seus pais sempre foram exemplo de fé para ela, que ela queria ser como eles quando crescesse e que pedia a Deus que não deixasse seus olhos serem seduzidos pelas ‘coisas’ do mundo. Ainda ressaltou “a importância da família que sempre a condu-ziu à convivência na igreja, nos cultos e na Escola Dominical, o que foi de fundamental importância para sua formação cristã”.

Duda também destacou que “os juvenis são a igreja do presente e não meramente a igreja do futuro; com a alegria contagiante desta geração podemos fazer muito para a obra do Senhor”, concluiu.

Louvamos a Deus por essa geração que tem servido ao Senhor com alegria e disposição. (Informou o Ministério de Comunicação Local)

Celebrando o Dia do Juvenil: 2º domingo de Setembro

Centenário da Igreja Metodista em Jacarezinho

N os dias 18 e 19 de junho ou-tro pA Igreja Metodista em Jacarezinho – Distrito Norte-

-Pioneiro I - completou 100 anos em Setembro, expressiva história de testemunho e fé. Foi a primeira igreja metodista no Paraná e teve pastores de grande participação no cenário religioso brasileiro, como o pastor Guaraci Silveira; ele foi o primeiro parlamentar protestante na câmara federal. Como deputa-do lutou pela liberdade religiosa evangélica no Brasil, sendo por duas vezes secretario da educação no Estado de São Paulo.

Hoje os metodistas se sentem

honrados por comemorar cem anos da presença da Igreja Metodista em Jacarezinho. A comemoração prin-cipal aconteceu no domingo, dia 10 de setembro, com culto solene, às 19h00m, contando com a pre-sença do bispo João Carlos Lopes. O pastor atual da igreja é Dauro Anderson Rodrigues.

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Pastor metodista recebe moção de aplausos

A Câmara Municipal de Tomazi-na, cidade do Norte Pioneiro no Paraná, em ato solene no dia

29 de junho de 2017, concedeu, por proposta do vereador Wesley João Marques e aprovada por unanimi-dade, uma “Moção de Aplausos”, ao pastor Sebastião Lino Soares, pelos relevantes serviços prestados em prol desta comunidade. Ato foi reconhecido pelo prefeito Flávio Zanrosso, que se dirigiu ao home-nageado “lembrando a grande par-ticipação social do pastor, por conta de sua forte atuação no momento de crise no município devido a grave

enchente, que atingiu severamente os munícipes”.

O pastor José Fabrício Bahls, superintendente do Distrito Norte Pioneiro I, usou a tribuna para res-saltar a honraria. Sebastião Lino Soares usou a palavra dedicando a homenagem a Deus, dizendo “sou pastor de Tomazina, embora servin-do a Igreja Metodista”, testemunhou declarando seu amor pela cidade que o acolheu. A homenageou também foi extensiva a esposa Marinete, ‘a qual tem pago o preço de oração e tem sido uma fiel companheira na obra’, reconheceu o homenageado.

Page 12: pág. 03 Julho para Jesus 2017 - Igreja Metodistametodista.com/uploads/noticias_sexta/10.pdf · III - diáconos e diaconisas, com nomeação episcopal; IV - pastores/as suplentes,

12 NOTÍCIAS DA SEXTA - Edição 99

crianças, pregou baseado em Gn 4.9, lembrando o episódio de Abel e Caim. "Onde está nossa criança é um pergunta muito provocativa, como foi a pergunta do Senhor a Caim: onde está teu irmão?”, disse o bispo. "É claro que Deus sabia onde estava Abel", lembrou.

Entre as homenagens no encer-ramento do encontro, destacamos a que foi prestada à família de Ales-sandro Soares Braga, de Céu Azul. Ele e sua esposa aproveitaram o seu período de férias e vieram ao congresso com suas crianças, que também ajudaram nas atividades da programação, inclusive na cele-bração da Santa Ceia.

A III Mobilização de quem trabalha com criança da Sexta Região, teve avaliação muito positiva pelos participantes. No encerramento a coordenadora Leda Wesley Cascione se manifes-tou: "A realização maior que uma criança pode ter é saber que ela é encontrada pelo Criador. O Senhor Jesus precisa de mim e de vocês como instrumentos para achar esta criança. Todavia, para isso acontecer precisamos conhecer e entender a criança que está diante de nós", completou Leda.

Mobilização Regional: Onde está nossa criança?

A equipe do Ministério Regional de Trabalho com Crianças realizou nos dias 19 e 20 a

‘III Mobilização da Sexta Região’. O tema do Congresso deste ano, que contou com 135 participantes, foi: ‘Onde está nossa Criança?’ O evento, sob a coordenação de Leda Wesley Cascione, aconteceu no Cen-tro de Eventos (chácara) da Igreja Metodista Central de Londrina. As apresentações e coordenação do louvor foram por conta do Minis-tério Infantil da Igreja Metodista Central em Londrina. Da progra-mação constaram: palestras, depoi-mentos, mensagens, treinamentos, dinâmicas e, ainda, participação especial do CEMEA – Centro Meto-dista de Adoração, entre outros. “Os participantes foram sempre bem conduzidos e envolvidos nas ações do encontro, o que ajudou bastan-tes nos bons resultados obtidos”, valorizou uma das líderes.

As palestras principais foram orientadas pela Dra. Ida Mara Freire (pedagoga e psicóloga) e Jacqueline Schalm (missionária e pedagoga), além de depoimentos de Jonathan e Felipe Barros. O bispo João Carlos Lopes, que conduziu a ministração da Santa Ceia com participação de

Texto e fotos: de Elias Colpini

OFERTAMISSIONÁRIA

REGIONAL 2o DOMINGO DE OUTUBRO

A sua ofertaserá destinada para o avanço

missionário no Paraná eSanta Catarina