p a l e s t r a s o b r e t u r i s m o n o e s p aÇ o r u r a l n o s e r tà o p a r aÍ...

11
Machado “o sonho comanda a vida” “viver não custa, o que custa é saber viver” . Português, cidadão Europeu e Luso-Brasileiro . Conferencista, Palestrante e Consultor Master Internacional Especialista em Turismo, Desenvolvimento Sustentável e Conceitos Inovadores de Marcas, Negócios, Mercados e Marketing . Mestre e Marketer em Conceitos Inovadores de Marcas e Negócios . Formado e Especialista em Administração e Gestão de Empresas, Negócios e Marketing . Historiador, Especialista em Culturas Européia e Afro-Americanas . Criador de Conceitos Inovadores de Marcas e Negócios Líder “Gestão de Negócios de Empreendimentos Turísticos e Imobiliários” e “Gestão de Espaços Urbanos para Aparcamento Automóvel” . Membro e Vice-Presidente do Comitê Gestor do RICA – Roteiro Integrado da Civilização do Açúcar, dos Estados de Paraíba, Pernambuco e Alagoas, um projeto do Ministério do Turismo do Brasil, Instituto Marca Brasil, SEBRAE, Governos Estaduais e 21 Municípios da Região. . Empresário e Sócio-Administrador Executivo da RaízesClub – Operadora e Agência de Turismo, Organizadora de Eventos e Consultora de Empresas, Marketing e Conceitos de Marca e Negócios . Membro Associado e Representante Oficial Região Nordeste do GRUPO AIRMET, Rede Líder Internacional em Viagens e Turismo Euro-Brasileira, no Brasil, Portugal e Espanha, com mais de 2.000 empresas de turismo associadas 1

Upload: fernando-machado

Post on 06-Jun-2015

178 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Benchmarking Europa/Brasil - Desenvolvimento do turismo rural na Europa, especialmente em Portugal e Espanha e ensinamentos para o Brasil em geral e o Sertão Paraibano, em particular.

TRANSCRIPT

Page 1: P A L E S T R A  S O B R E  T U R I S M O  N O  E S P AÇ O  R U R A L  N O  S E R TÃ O  P A R AÍ B A N O

Dr. Fernando Machado “o sonho

comanda a vida” “viver não custa,

o que custa é saber viver” . Português, cidadão Europeu e Luso-Brasileiro

. Conferencista, Palestrante e Consultor Master Internacional Especialista em Turismo, Desenvolvimento Sustentável e Conceitos Inovadores de Marcas, Negócios, Mercados e Marketing. Mestre e Marketer em Conceitos Inovadores de Marcas e Negócios. Formado e Especialista em Administração e Gestão de Empresas, Negócios e Marketing. Historiador, Especialista em Culturas Européia e Afro-Americanas . Criador de Conceitos Inovadores de Marcas e Negócios Líder “Gestão de Negócios de Empreendimentos Turísticos e Imobiliários” e “Gestão de Espaços Urbanos para Aparcamento Automóvel”. Membro e Vice-Presidente do Comitê Gestor do RICA – Roteiro Integrado da Civilização do Açúcar, dos Estados de Paraíba, Pernambuco e Alagoas, um projeto do Ministério do Turismo do Brasil, Instituto Marca Brasil, SEBRAE, Governos Estaduais e 21 Municípios da Região.. Empresário e Sócio-Administrador Executivo da RaízesClub – Operadora e Agência de Turismo, Organizadora de Eventos e Consultora de Empresas, Marketing e Conceitos de Marca e Negócios. Membro Associado e Representante Oficial Região Nordeste do GRUPO AIRMET, Rede Líder Internacional em Viagens e Turismo Euro-Brasileira, no Brasil, Portugal e Espanha, com mais de 2.000 empresas de turismo associadas

Fone/Fax: (83) 3243 9333 - Cel. (83) 9915 3993 – [email protected] - Msn: [email protected] – Skype: raizesclub

1

Page 2: P A L E S T R A  S O B R E  T U R I S M O  N O  E S P AÇ O  R U R A L  N O  S E R TÃ O  P A R AÍ B A N O

VEJA O BRASIL E O TURISMO NO ESPAÇO RURAL, COMO FAZER – BEM FEITO!

2

Atividades do turismo no espaço rural

Comparativo Turismo Brasil x Portugal .Através do Conceito Benchmarking:

Page 3: P A L E S T R A  S O B R E  T U R I S M O  N O  E S P AÇ O  R U R A L  N O  S E R TÃ O  P A R AÍ B A N O

Porque não recriar o que de melhor já existe?

• "Benchmarking" é mais do que uma simples combinação de palavras - exprime uma filosofia. Este processo não se limita na simples identificação das melhores práticas, mas, principalmente, na sua divulgação através das diversas técnicas do Marketing. "Benchmarking é simplesmente o método sistemático de procurar os melhores processos, as idéias inovadoras e os procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenho superior" (Christopher E. Bogan).

3

Page 4: P A L E S T R A  S O B R E  T U R I S M O  N O  E S P AÇ O  R U R A L  N O  S E R TÃ O  P A R AÍ B A N O

. O TURISMO NO ESPAÇO RURAL, NO SEMI-ÁRIDO NORDESTINO E NO BRASIL EM GERAL, TEM UM

PRESENTE COM FUTURO!

. A OPORTUNIDADE:

. “O HOMEM NASCEU DO VENTRE DA MÃE TERRA, VIAJOU ATÉ AS CIDADES, MAS O APELO DAS RAÍZES O FAZ VOLTAR, TEMPORARIAMENTE OU DEFINITIVAMENTE PARA A RURALIDADE DO AMBIENTE PRIMÁRIO” (Fernando Machado).

. O ritmo do dia a dia do ser humano contemporâneo eleva o grau de stress.

. O simples desejo de viajar, ou a efetivação da mesma, existente no âmago dos turistas contemporâneos, tornou-se acentuado, em grande parte, devido à caótica configuração espacial atual, que com o advento da globalização, colocou em marcha novos processos de produção e ordenação populacional. Além do mais, a excessiva concentração urbana passa a constituir um sério problema para seus habitantes. Sendo as populações seriamente ameaçadas e afetadas pela poluição sonora, do ar, das águas, além de outras anomalias existentes em nossas grandes urbes (CASTELLI, 2001).

. Castelli (2001, p. 32) afirma que “à medida que o homem passa a viver nas cidades densamente povoadas, mais, ele se ressente da necessidade de um tempo livre para pôr seu corpo e sua mente novamente em ordem”, sendo a atividade turística, uma das possibilidades existentes, que figuram como verdadeiras “válvulas de escape”, para essa crescente urbanização e industrialização.

4

Page 5: P A L E S T R A  S O B R E  T U R I S M O  N O  E S P AÇ O  R U R A L  N O  S E R TÃ O  P A R AÍ B A N O

. O TURISMO NO ESPAÇO RURAL, NO SEMI-ÁRIDO NORDESTINO E NO BRASIL EM GERAL, TEM UM

PRESENTE COM FUTURO! (cont.)

. A OPORTUNIDADE: (cont)

. Uso recreativo do tempo livre.

. É fato que o fenômeno da globalização modificou também a relação dos turistas com a atividade, fazendo emergir o turista contemporâneo. Swarbrooke e Horner (2002) afirmam que os consumidores estão manifestando diferentes padrões de comportamento, onde a busca por novas experiências é a principal característica. O novo turista deseja se afastar dos destinos tradicionais oferecidos pelo mercado e quer, cada vez mais, sentir novas experiências, de menor escala e de contato mais direto e voraz com as realidades locais.

. Há evidências que uma abordagem de mercado de massa e padronizado do turismo se tornará cada vez mais desatualizada nos próximos anos. O turista pós-modernista pedirá uma abordagem mais individualizada, com maior variedade e qualidade.

. Porém, a busca por novas sensações e emoções não ocorre por acaso, atualmente os turistas procuram experimentar e viver novas experiências, precisam se deparar com diferentes realidades, conhecer novas formas de vida, novos povos e culturas, “descobrir” um mundo diferente daquele em que é forçado a viver.

5

Page 6: P A L E S T R A  S O B R E  T U R I S M O  N O  E S P AÇ O  R U R A L  N O  S E R TÃ O  P A R AÍ B A N O

TURISMO NO ESPAÇO RURAL PROPORCIONA NOVAS EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS, SENDO HOJE JÁ

CONSIDERADO COMO UM SEGMENTO DE TURISMO TERAPÊUTICO!

• Com o advento da globalização e a configuração de um novo turista, emerge no contexto mundial, e recentemente no brasileiro, um importante segmento turístico praticado no espaço rural, saliento como uma das tendências atuais o retorno do hotel familiar, a pousada e os refúgios em lugares distantes dos grandes centros, onde é valorizada a convivência com os proprietários e participação no dia-a-dia da vida no campo. Esta tentativa atual de valorização no meio natural faz com que os tipos de turismo voltados para a natureza constituam as formas mais promissoras desta atividade, incluindo o turismo em áreas rurais.

• Só existem OPORTUNIDADES, onde existem problemas ou necessidades!

• O Brasil e os Brasileiros:• O povo mais alegre do mundo;• Uma mescla única de “caldo” de culturas Euro – Afro – Indígenas• Talvez o maior Patrimônio Natural de humanidade, diversificado e único;• Vasto Patrimônio Histórico e Cultural;• Aqui se encontram RAÍZES indígenas, africanas, européias e até asiáticas, algumas já

desaparecidas nas suas terras de origem, principalmente como vivência de museu vivo, com populações que ainda tem hábitos e tem práticas já a muito desparecidas noutros locais.

• Aqui se encontram condições para um turismo de experiências e vivências de “RESGATE” sociológico. 6

Page 7: P A L E S T R A  S O B R E  T U R I S M O  N O  E S P AÇ O  R U R A L  N O  S E R TÃ O  P A R AÍ B A N O

O EXEMPLO PORTUGUÊS E EUROPEU:

. O turismo no espaço rural é uma nova oportunidade de promover algumas áreas e regiões que ainda preservam um patrimônio cultural e paisagístico/ambiental com potencial a desenvolver procura/oferta de produtos/bens e serviços a nível local-rural, gerando um complemento de renda para as comunidades locais e para a agricultura familiar, enquadrado num processo de desenvolvimento sustentável.

. Potenciar e desenvolver esta grande oportunidade, através do exemplo do conceito Benchmarking, de países e regiões que aplicaram esta estratégia com sucesso, como acontece em Portugal, Espanha e noutras regiões Européias, é um caminho que se vai construindo – é processo!

7

Page 8: P A L E S T R A  S O B R E  T U R I S M O  N O  E S P AÇ O  R U R A L  N O  S E R TÃ O  P A R AÍ B A N O

TURISMO NO ESPAÇO RURAL, TEM FUTURO – POIS GARANTE A GENUINIDADE DA ESSÊNCIA DO SER

HUMANO – VIVER PARA SER FELIZ!

• O habitat rural do passado, reconstruído respeitando o original, mas com o conforto interno e de vivência dos tempos modernos. O Espaço do antes, conforto do hoje, cheiros e essências do outrora, recuperados e adaptados, num espaço de ruralidade, em plena convivência com as gentes da terra, do seu trabalho, da natureza, com o despertar dos sentidos, no melhor do passado, com presente de grande futuro, para um ser humano feliz.

8

Page 9: P A L E S T R A  S O B R E  T U R I S M O  N O  E S P AÇ O  R U R A L  N O  S E R TÃ O  P A R AÍ B A N O

9

Page 10: P A L E S T R A  S O B R E  T U R I S M O  N O  E S P AÇ O  R U R A L  N O  S E R TÃ O  P A R AÍ B A N O

10

Page 11: P A L E S T R A  S O B R E  T U R I S M O  N O  E S P AÇ O  R U R A L  N O  S E R TÃ O  P A R AÍ B A N O

11