outubro de 2013 - 2º edição assinada a convenção coletiva...

4
1 Outubro de 2013 Metalúrgicos de Itu e Região Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região 63 anos de conquistas. 1950-2013 Ano 63 - Edição 180 Gratuito www.metalurgicosdeitu.com.br Outubro de 2013 - 2º Edição Assinada a Convenção Coletiva de Trabalho do Grupo 10 Página 4 Sindicato e entidades definem detalhes da Campanha Natal sem Fome 2013 Atendimento jurídico para Perdas do FGTS Os associados (as) e depen- dentes das cidades de Boituva e Porto Feliz, serão atendidos nos dias 26 e 27 de outubro, para as orientações do processo de Perdas do FGTS. Veja como será o atendimento na página 3. Eleição Sindical Metalúrgicos de Itu e Região voltam às urnas no mês de novembro para elegerem a Diretoria Executiva da entidade. O 2º Turno terá a participação de todos os associados (as) do Sindicato. Na página 2, você fica sabendo como votar. Esporte Após dois meses de disputas e muitos gols, chegou ao fim o IV Campeonato de Futebol Society dos Metalúrgicos de Itu e Região. A competição foi disputada por quatro equipes no sistema de pontos corridos, acompanhe na página 4, o resumo Entidades sociais e Sindicato estiveram reunidos na tarde da quarta-feira, dia 23 de outubro, para acertarem os detalhes de trabalho para a Campanha Natal sem Fome 2013. Na página 3 você confere o cronograma de trabalho e as entida- des que participarão da Campanha neste ano. Assembleia MABE – página 2

Upload: ngoduong

Post on 17-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1Outubro de 2013Metalúrgicos de Itu e Região

Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região 63 anos de conquistas. 1950-2013

Ano 63 - Edição 180 Gratuito www.metalurgicosdeitu.com.br

Outubro de 2013 - 2º Edição

Assinada a Convenção Coletiva de Trabalho do Grupo 10

Página 4

Sindicato e entidades defi nem detalhes da Campanha Natal sem Fome 2013

Atendimento jurídico para

Perdas do FGTSOs associados (as) e depen-

dentes das cidades de Boituva e

Porto Feliz, serão atendidos nos

dias 26 e 27 de outubro, para

as orientações do processo de

Perdas do FGTS.

Veja como será o atendimento

na página 3.

Eleição Sindical

Metalúrgicos de Itu e Região

voltam às urnas no mês de

novembro para elegerem a

Diretoria Executiva

da entidade.

O 2º Turno terá a participação

de todos os associados (as) do

Sindicato.

Na página 2, você fi ca

sabendo como votar.

EsporteApós dois meses de

disputas e muitos gols,

chegou ao fi m o

IV Campeonato de Futebol

Society dos Metalúrgicos de

Itu e Região.

A competição foi disputada por

quatro equipes no sistema de

pontos corridos,

acompanhe na página 4,

o resumo

Entidades sociais e Sindicato estiveram reunidos na tarde da quarta-feira, dia 23 de outubro, para acertarem os detalhes de trabalho para a Campanha Natal sem Fome 2013. Na página 3 você confere o cronograma de trabalho e as entida-des que participarão da Campanha neste ano.

Assembleia MABE – página 2

2 Outubro de 2013 Metalúrgicos de Itu e Região

Boletim informativo do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Oficinas Metal., Mec., de Materiais Elétricos e Eletrônicos, Siderúr-gicas, Fundidos, Automobilísticas, Autopeças e Aeroespacial de Itu, Porto Feliz, Boituva e Cabreúva.. Secretário de Imprensa: Luis Carlos Pesseudônimo (Pessê) - Responsabilidade: Dorival Jesus do Nascimento Júnior - Presidente e diretoria do Sindicato - Circulação na categoria metalúrgica. - Impressão: Gráfica Taiga. - Tiragem: 13.000 - e-mail para contato: [email protected] - Jornalista e Diagra-mação Tadeu Eduardo Italiani - Mtb 47.674 . Endereço da Sede: Rua Euclides da cunha n.º 127 - Centro – Itu / SP - Cep.: 13.300-015 Fone: (11) 4022-1446 -Subsede Cidade Nova: Rua Joaquim Delfino da Silva, 250 - Jardim Europa - fone (11) 4013-2027 - Subsede em: Porto Feliz Rua Conselheiro Manoel Dias de Toledo - nº394 B. Cidade Jardim fone (15) 3261-1880 / Boituva Rua Professor José Atala Júnior n.º 281 – Centro - fone (15) 3263-2266 / Cabreúva Rua Guaxinduva n.º 103 Bairro Jacaré - fone (11) 4529-4060.

Sindicato realiza 2º Turno das eleiçõesNos próximos dias 27,28 e 29 de novem-

bro, acontecerá o 2º Turno das eleições do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região. Nesta votação, será eleita a Direção Execu-

tiva do Sindicato. Haverá urnas em todas as fábricas que ti-

ver associados (as). Poderão votar no, todos que se tornaram sócio do Sindicato até Fe-

vereiro de 2013. Para votar, o associado(a) deverá se apre-

sentar ao mesário com a carteirinha do Sin-dicato ou RG.

28 de Outubro Dia do Servidor Público

Servidor Público clama por valorizaçã

Neste ano o Brasil comemora os 25 anos da promulgação da nossa Carta Magna, a Constituição Federal – CF, ocorrida no dia 05 de outubro de 1988, pela Assembléia Constituinte, sob a Presidência do Deputado Ulisses Gui-marães.

No dia 28 de outubro, comemora-se o “Dia do Servidor Público”. A data foi incluída no calendário oficial do país em 1943, pelo Presidente Getúlio Var-gas, mediante a edição do Decreto-Lei 5.936, que a época já considerava o Servidor Público como “Categoria Fun-cional Diferenciada”.

Lembrar o “Dia do Servidor Público” é exaltar a importância desses traba-lhadores para o país, sobretudo após o advento da Constituição de 1988. Ela estabeleceu novo regramento legal para a ocupação dos cargos públicos, com a instituição do concurso como forma de provimento deles na administração di-reta e indireta, o que inclui fundações, autarquias, empresas públicas e socie-dades de economia mista de todos os entes da União, dos Estados, dos Mu-nicípios e dos Poderes Executivo, Le-gislativo e Judiciário.

Entretanto, essa “Categoria Funcional Diferenciada”, que tem em seu Quadro Permanente a composição e a incor-poração de Servidores Profissionais com formações e funções, para suprir a finalidade da prestação de serviços públicos nas mais variadas áreas, com todos os avanços preconizados pela CF de 1988, ainda carece e clama pela valorização por parte dos gestores e mandatários políticos.

A Constituição Federal de 1988, ape-sar dos seus 25 anos de existência, ain-da engatinha para conceder às entida-des representativas do funcionalismo o exercício pleno da atividade sindical. Ainda não foi regulamentado o direito à data base que garante o princípio bá-sico da negociação salarial e o direito de greve no serviço público, ferramentas imprescindíveis para que os Servidores Públicos sejam tratados também como “Cidadãos”, com isonomia e equidade de tratamento dispensado aos trabalha-dores da iniciativa privada

Companheiro Pé de Ferro. Trabalho na empresa LENOVO. No segun-

do turno, contrataram um líder que desde o dia em que entrou, regula o horário que agente vai ao banheiro. Ninguém no setor está aguentando trabalhar com ele, pois ele se acha que esta no Exército, fica cobrando nós funcionários de mais e mais produção. Ali todo mundo sabe o que tem de fazer en-tão precisa a pessoa ficar falando 10 vezes a mesma coisa. Pois pelo menos eu e meus colegas de trabalho não saímos de casa para brincar e sim para trabalhar.

Encontro-me com problemas de dores ab-dominais, pois meu caro líder não permite que vá ao banheiro quando necessito. Mu-lher às vezes precisa ir trocar um absorvente será que ele não sabe disso? Ele vê que agen-te está indo no banheiro ou indo tomar café ele já olha no relógio para começar a contar os minutos. Isso porque ele esta lá há uma semana e 3 dias.

Ele veio da empresa Flextronics, por qual motivo a empresa Lenovo contrate esse tipo de pessoa? Líderes têm que saber tratar pes-soas! Pelo amor de Deus conversem lá na empresa, pois desse jeito é difícil trabalhar. Desanima.

Resposta É companheiros(as), já cobramos da empre-

sa inclusive informamos no último boletim especifico desta semana. A empresa ficou de conversar com seus imediatos direto e orien-

tar os mesmos a ter uma postura de respeito, e respeitar o direito dos trabalhadores(as) .

Mas parece que as coisas na Lenovo con-tinuam complicadas. Infelizmente essas pessoas esquecem que estão ocupando uma posição de líder ou gerente, mas na verdade são trabalhadores (as) iguais os demais. Se ele é líder hoje, com certeza já foi um traba-lhador normal em algum momento da vida, ou ele nasceu líder? E será que gostava de ser tratado dessa forma?

Tudo está ligado ao respeito. Para ser líder é preciso respeitar para ser respeitado. Mas se ele quer tratar os trabalhadores (as) no es-talo do chicote, fica a dica aos companheiros (as). Para tal comportamento, cabe processo por danos morais.

Quanto à questão de ir ao banheiro, o Sin-dicato orienta que ninguém segure as neces-sidades fisiológicas ou outras ações de higie-ne pessoal, no caso das mulheres e Homens. Pois isso é questão de saúde.

Ainda com relação á falta de respeito hu-milhação e assédio moral, vale ressaltar que o empregador é responsável objetivamente ou pela escolha do empregado ou pela fal-ta de fiscalização das relações de trabalho. Forma de tratamento dado na transmissão de ordens ou nas solicitações dos (as) traba-lhadores (as), nunca é demais reprisar que a falta de preparo de algumas lideranças é maléfica para todos, principalmente, para os empregadores, que tem sofrido constante-mente processos por danos morais.

Em pleno Século XXI, a empresa trata os trabalhadores(as) sem o mínimo de respeito e dignidade, já vimos este filme e os com-panheiros se organizaram e exigiram os seus direitos para dar um basta nestas atitudes. Muitas vezes o que se ouviu, foi o silêncio das máquinas.

Assembleia do Plano de Recuperação JudicialNo dia 23 de outubro, quarta-feira às 10h, foi realizada em Campinas no Ginásio do

Guarani a 1ª convocação.Feita a Abertura foi observado à questão de quorum: CREDORES- 1º Trabalhadores(as) com direito a voto 3547.Presentes 2366 - atingiu 66,7% .- 2 º Créditos Real com direito a voto: 1presente - atingiu 100%.- 3º Créditos Quirografários (Terceiros Fornecedores e Outros).Com direito a voto 1329 credores.Presentes 216 = 16% NÃO atingiu quorum.No dia 30 de outubro, quarta-feira às 10h, será realizada em Campinas, no Ginásio do

Guarani a 2ª convocação.E quorum se dará com o Nº Credores que estiverem presentes.

Camping PantanalAs piscinas do Camping Pantanal funcionam: quinta-feira, sexta-feira, sábado, domingo

e feriados, das 9h às 18h (horário de verão). O funcionamento do Camping é das 9h às 19h (horário de verão).Triagens de pele serão realizadas aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h e

o valor é de R$ 8,00. Para fazer a triagem, é obrigatória a apresentação da carteirinha de associado(a) ou dependente no caso de marido, sogra, sogro, pai e mãe, com a apresentação da carteirinha mais o RG.

Para a entrada no Camping dos associados(as), é indispensável à apresentação da cartei-rinha de sócio e RG dos dependentes, já para a entrada de marido, sogra, sogro, pai e mãe, é necessário a carteirinha mais RG. Os associados (as) que não possuem, devem se dirigir ao Sindicato e procurar a Secretaria Geral para realizar a confecção da mesma.

3Outubro de 2013Metalúrgicos de Itu e Região

Nos dias 26 e 27 de outubro, será realizado nas cidades de Boituva e Porto Feliz o atendimento jurídico para associados(as), que desejarem entrar com processo das perdas do FGTS.

Em Boituva, nos dias 26 e 27 de outubro, o atendimento será das 8h às 13h, no Centro de Educação Profissional, localizado na Rua Manoel dos Santos Freire, n.º 1300. (Em frente à empresa ACE).

Na cidade de Porto Feliz, também será nos dias 26 e 27 de outubro, das 8h às 13h, na Subsede do Sindicato dos Metalúrgicos, localizada na Rua Conselheiro Manoel Dias de Toledo, n.º 394, Bairro Cidade Jardim.

No ato do comparecimento o atendimento se dará mediante apresenta-ção da carteira de associado(a), devendo também o associado (a) ou o de-pendente, entregar o formulário abaixo, devidamente preenchido, além das cópias e apresentação dos originais dos seguintes documentos:

a) cópia simples do RG;b) cópia simples do CNPF (CPF);c) cópia simples de um comprovante atual de endereço;d) cópia simples de todas as Carteiras de Trabalho páginas da foto, verso (qualificação) e de todos os Contratos de Trabalho desde 1999;e) cópia simples do PIS/PASEP (Carteira de Trabalho ou documento

fornecido pela CEF);f) extrato analítico do FGTS desde 1999, que deve ser solicitado junto

a CEF, ou através dos sites: www.fgts.gov.br - www.caixa.gov.br .

Atendimento das perdas do FGTS chega a Boituva e Porto Feliz

Defi nido cronograma de trabalho da Campanha Natal sem Fome 2013

O Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região junto com as entidades que receberão as do-ações, já definiram o cronograma de trabalho para Campanha Natal sem Fome 2013.

Participarão da Campanha as seguintes enti-dades: Comunidade Totus Tuus, Conselho Nos-sa Senhora da Candelária, Asilo Nossa Senhora da Candelária, Pastoral de Rua Cristo é Amor do Bairro Cidade Nova, CAVI (Centro de Apoio ao Voluntário) e APAE de Itu.

Os diretores e funcionários do Sindicato, jun-to com os voluntários das entidades sociais aci-ma descritas, sairão às ruas das 9h às 12h com o seguinte itinerário: dias 9 e 20 de novembro, região do Bairro Cidade Nova; 23 de novembro, região do Bairro Rancho Grande; 7 de dezem-bro, região do Parque Industrial; 14 de dezem-bro, região Vila Padre Bento e Vila Iani.

Nesses dias de arrecadação, toda estrutura será fornecida pelo Sindicato dos Metalúrgi-cos.

Já nas fábricas, às caixas de arrecadação se-

rão colocadas a partir do dia 4 de novembro, para que os trabalhadores (as) possam fazer as doações. As cestas serão entregues no dia 17 de dezembro na sede do Sindicato, onde estarão reunidas todas as entidades participantes.

Assim como nos anos anterior, a meta é ar-recadar mais de vinte toneladas de alimentos, para ajudar o maior número de famílias assis-

tidas pelas entidades, fazendo a diferença na mesa de muitas famílias carentes.

Você também pode ser voluntário na arreca-dação, basta ligar no Sindicato no (11) 4022-1446 e falar com o Rodrigo ou Tamires, que passarão as informações para a participação como voluntário da Campanha Natal sem Fome 2013.

Entidades e Sindicato em reunião

FGTS Agência da Caixa Econômica Federal está Negando um Direito do Cidadão

FGTS ,as Agências da Caixa Econômica Federal, desde a última quin-ta-feira, não está atendendo uma solicitação dos trabalhadores(as),em entregar cópia do Extrato Analítico.

Chegando ao ponto de na porta do banco falar para os trabalhadores(as), não entrar com a ação porque não terão direito a correção dos saldos, mas quem dicidirá isso é o juiz e não o funcio-nário da Caixa.

O Sindicato está amparado por um estudo realizado pelo Departa-mento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEE-SE), onde aponta que, desde 1991, às correções são descapitalização em 3% ao ano mais TR (Taxa Referencial.)

Este índice, porém, tem ficado abaixo da inflação. Em 2012, por exemplo, a correção das contas do FGTS foi de 3% e a inflação foi de 5,8%.

ORIENTAÇÂO:O associados(as) e dependentes, poderão tenta tirar o extrato pelo

site: www.fgts.gov.br, não conseguindo completo ou parte do extra-to, pode entregar os documentos relacionados abaixo, sem o Extrato Analítico. A Secretaria de Assuntos Jurídicos vai solicitar judicial-

4 Outubro de 2013 Metalúrgicos de Itu e Região

Equipe Aço Korte - Vice Campeão Equipe Máster Cidade Nova - Campeã

Máster Cidade Nova é campeã do IV Campeonato de Futebol Society Master

No dia 29 de setembro, aconteceu no CRM (Centro Recre-ativo dos Metalúrgicos), a grande final do IV Campeonato de Futebol Society Master.

Participaram 4 equipes que disputaram o título por pon-tos corridos, onde realizaram 10 jogos em dois meses, com 91 gols marcados.

As equipes Siadrex e Emicol entraram em campo às 9h e disputaram o 3º e 4º lugar, sendo que a equipe Emicol le-vou a melhor por 9 gols a 3, ficando com o 3º lugar.

Às 10h, as equipes Máster Cidade Nova e Aço Korte re-alizaram a grande final. Após um jogo disputadíssimo, a equipe Máster Cidade Nova venceu por 5 a 4, se tornan-do a grande campeã do IV Campeonato de Futebol Society Master.

O Troféu Disciplina ficou com a equipe Máster Cidade Nova, o Troféu de Artilheiro foi para Tarcisio Lucas de Almeida e Silva, que durante a competição marcou 15 gols e o Troféu Defesa Menos Vazada ficou para a equipe Aço Korte.

Grupo 10 assina Convenção Coletiva de Trabalho

A FEM (Federação Estadual dos Me-talúrgicos Filiados a CUT), assinou na quarta-feira, dia 23 de outubro, a Conven-ção Coletiva de Trabalho com o Grupo 10 (lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros). O ato da assinatura aconteceu na sede da entidade, na FIESP, localizada à Av. Pau-lista, 1313, 11º andar- sala 1150.

Os metalúrgicos das fábricas do G10 receberão reajuste salarial de 8%(INPC da data-base da categoria, 1º de setem-bro, 6,07% e mais 1,82% de aumento real), da seguinte forma: “As empresas que contavam com até 30 empregados em 31/08/2013, abrangidos pela presente Convenção Coletiva de Trabalho, conce-derão aos empregados um aumento sala-rial de 7,00% (sete por cento) incidente sobre os salários de 31/08/2013, a partir de 01/09/2013. A partir do dia 1º de janei-ro de 2014 será aplicado sobre os salários ais um aumento correspondente a 0,93% (Zero vírgula noventa e três por cento), calculado com base nos salários vigentes

em 31 de dezembro de 2013, encerrando o período de 01/09/2012 a 31/08/2013.”

A Convenção Coletiva de Trabalho terá a validade de dois anos para as cláusulas sociais, apenas as econômicas terão a vi-gência de um ano.

Os demais setores patronais também assinaram as Convenção Coletiva de Tra-balho que garantiram 8% de aumento

salarial e ampliação de diversos direitos sociais.

Com a assinatura com o G10, a Campanha Salarial da FEM-CUT/SP está encerrada no Estado de São Paulo.

O SINDIDER (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Produtos Side-rúrgicos), assinou a Convenção Coletiva de Trabalho com 8,19% de reajuste salarial.

Bancada patronal e dirigentes sindicais no ato da assinatura da CCT

Pisos 2013 - Grupo 10

Até 30 funcionários R$ 1.006,93

De 31 a 500 funcionáriosR$ 1.112,40

Mais de 500 funcionárioR$ 1.275,34

Teto

R$ 6.415,20

FixoR$ 513,22

Cabe ressaltar que nos últimos qua-tro anos, foram realizados Acordos Coletivos de Trabalho por empresas, logo, o piso salarial em várias empre-sas é superior ao da Convenção Cole-tiva apresentada. Para estes trabalha-dores (as) aplicam-se os 8% em cima do salário. Aos que estão entrando na fábrica a partir dessa Convenção Co-letiva de Trabalho, aplica-se os piso da Campanha Salarial 2013.