ouniversodasartesvisuais.aula1

2
“O Universo das Artes Visuais” Hélio Dias Ferreira Resumo da primeira aula Na primeira aula, temos um bate-papo com o professor Hélio Dias. O professor explica a importância da manifestação artística, o transcorrer da sua vida acadêmica na Escola de Belas Artes na UFRJ, o acesso hoje facilitado pela internet às obras do artista em museus ou em publicações, e traz à sala de aula uma discussão sobre o ensino da arte. A arte, para o artista é muito mais do que uma necessidade de expressão. Muito mais do que apenas uma forma de se expressar. Para o artista, essa manifestação faz parte da sua ética. São pedaços de si mesmo em cada obra. “A inquietação que o levou para o estudo da história da arte”. Na universidade, o professor Hélio Dias comenta o seu modo descontraído “meio hippie”, que definia seu estilo e, em parte, seu modo de agir. Comenta o gosto pelos encontros juvenis à época e a opção de conversar sobre a arte em outros ambientes dentro da universidade, que não fosse propriamente a sala de aula. Faz referência aos problemas nas universidades públicas de falta de investimentos e ao problema das grades acadêmicas antes e hoje. O ensino da arte deveria ser ministrado tanto na prática quanto na teoria. De forma que o conhecimento da matéria arte se torne amplo, e que inclua o individuo na sociedade em várias

Upload: renata-manica

Post on 11-Sep-2015

2 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

OUniversodasArtesVisuais.aula1

TRANSCRIPT

O Universo das Artes Visuais

Hlio Dias FerreiraResumo da primeira aula

Na primeira aula, temos um bate-papo com o professor Hlio Dias. O professor explica a importncia da manifestao artstica, o transcorrer da sua vida acadmica na Escola de Belas Artes na UFRJ, o acesso hoje facilitado pela internet s obras do artista em museus ou em publicaes, e traz sala de aula uma discusso sobre o ensino da arte.

A arte, para o artista muito mais do que uma necessidade de expresso. Muito mais do que apenas uma forma de se expressar. Para o artista, essa manifestao faz parte da sua tica. So pedaos de si mesmo em cada obra. A inquietao que o levou para o estudo da histria da arte.

Na universidade, o professor Hlio Dias comenta o seu modo descontrado meio hippie, que definia seu estilo e, em parte, seu modo de agir. Comenta o gosto pelos encontros juvenis poca e a opo de conversar sobre a arte em outros ambientes dentro da universidade, que no fosse propriamente a sala de aula. Faz referncia aos problemas nas universidades pblicas de falta de investimentos e ao problema das grades acadmicas antes e hoje. O ensino da arte deveria ser ministrado tanto na prtica quanto na teoria. De forma que o conhecimento da matria arte se torne amplo, e que inclua o individuo na sociedade em vrias esferas, pois preciso ampliar o conhecimento de outras reas para entender a histria da arte.

Durante o mestrado o professor inicia sua vida docente. A partir dos rascunhos feitos para suas aulas, as apostilas, surgiu, posteriormente, seu livro Uma Histria da arte ao alcance de todos.

Ao final, o professor motiva os alunos a se prepararem para a prxima aula, pois todos sero testados para saber o nvel de conhecimento sobre o assunto proposto.

www.casadosaber.com.brfacebook.com/casadosaberrio

twitter.com/casadosaberrio