osciloscópio - universidade tecnológica federal do

15
Osciloscópio 16/11/17

Upload: others

Post on 16-Oct-2021

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Osciloscópio - Universidade Tecnológica Federal do

Osciloscópio

16/11/17

Page 2: Osciloscópio - Universidade Tecnológica Federal do

Introdução

http://www.ceset.unicamp.br/~leobravo/TT%20305/O%20Osciloscopio.pdf

O osciloscópio é um instrumento (de medição) que permite visualizar graficamente sinaiseléctricos.Na maioria das aplicações, o osciloscópio mostra como é que um sinal eléctrico varia notempo.Neste caso, o eixo vertical (Y) representa a amplitude do sinal (tensão) e o eixo horizontal (X)representa o tempo.A intensidade (ou brilho) do écran é por vezes chamada de eixo dos Z (Figura 1).

Page 3: Osciloscópio - Universidade Tecnológica Federal do

Um gráfico deste tipo poderá dizer-nos diversas coisas acerca de um sinal, nomeadamente:

Permite determinar valores de tensão e temporais de um sinal.Permite determinar a frequência de um sinal periódico.Permite determinar a componente contínua (CC) e alternada (CA) de um sinal.Permite detectar a interferência de ruído num sinal e, por vezes, eliminá-lo.Permite comparar dois sinais num dado circuito, nomeadamente a entrada e a saída,permitindo tirar as mais variadas conclusões, tais como se um dado componente estáavariado.

Page 4: Osciloscópio - Universidade Tecnológica Federal do

O trigger determina quando o osciloscópio começa a adquirirdados e exibir uma forma de onda. Quando o trigger estáconfigurado adequadamente, o osciloscópio converte asexibições instáveis, ou telas em branco, em formas deonda expressivas.

Page 5: Osciloscópio - Universidade Tecnológica Federal do
Page 6: Osciloscópio - Universidade Tecnológica Federal do

Medição de Tensão ACPara medir somente a parte AC do sinal, selecione o modo AC de acoplagem(6).Ajuste VOLTS/DIV para mostrar uma forma de onda no meio da tela. Então ajuste o LEVEL para fazer com que a forma de onda fique estável. Ajuste Posição-Y e Posição-X para visualizar melhor a forma de onda, como mostrado na figura 4-5.Com o valor indicado por VOLTS /DIV e a distância mostrada verticalmente no eixo, calcule o valor da tensão pela seguinte fórmula:

max

rms max

V = V/DIV x H (DIV)

V = V /2 2

Page 7: Osciloscópio - Universidade Tecnológica Federal do

Medição de Tensão DCPara medir tensão DC, primeiro selecione o VOLTS/DIV adequado, então selecione omodo de acoplagem GND(6) e ajuste a Posição-Y para fazer o traço ficar na posiçãoadequada (nível 0 da tensão), então selecione o modo de acoplagem DC.Com a distância vertical do traço em relação à posição Y , leia o valor da tensão dosinal mostrado como na figura 4-6.

VOLTS /DIV: 0,5V

V= V/DIV x H (DIV)

Page 8: Osciloscópio - Universidade Tecnológica Federal do

Medição de Tempo

Para medir o ciclo do sinal ou o fator de tempo entre dois pontos, siga os passosdescritos no item “Medição de Tensão”.Depois que a forma de onda estiver sincronizada, o valor do tempo é igual ovalor indicado pelo SEC /DIV multiplicado pelo número de divisões entre os doispontos selecionados.Ajuste Posição-X para posicionar adequadamente a parte a ser medida.

Calcule os intervalos de tempo com a seguinte fórmula:

Intervalo de tempo (S) = [Distância entre dois pontos (DIV) x fator de Tempo de Varredura (TIME /DIV)]

Page 9: Osciloscópio - Universidade Tecnológica Federal do

Na Figura, a distância horizontal entre os ponto A e B é de 8 DIV, o fator de tempo de varredura é ajustado para 2 ms/div, então:

Intervalo de Tempo = 8DIV x2ms /DIV = 16 ms

Page 10: Osciloscópio - Universidade Tecnológica Federal do

Medição de Frequência

Para medir a frequência do sinal, primeiramente meça o ciclo como descrito no item anterior, e depois calcule a frequência usando a seguinte fórmula:

F (Hz)= 1/T (S)

Page 11: Osciloscópio - Universidade Tecnológica Federal do

Exercícios

Encontre a Vmax, Vp, Vrms, frequência dos sinais Caso 1: V/Div = 3 V e tempo/Div = 4 msCaso 2: V/Div = 5 V e tempo/Div = 6 ms

Page 12: Osciloscópio - Universidade Tecnológica Federal do

Calibração

Page 13: Osciloscópio - Universidade Tecnológica Federal do
Page 14: Osciloscópio - Universidade Tecnológica Federal do

Transformadores

http://pt.wikipedia.org/wiki/Transformador

Page 15: Osciloscópio - Universidade Tecnológica Federal do

TransformadoresA razão entre as tensões do primário e do secundário, bem como entre os respectivos números de espiras dos seus enrolamentos, definem a relação de transformação (a) de um transformador. Assim,

1 1

2 2

V N

V N

http://minerva.ufpel.edu.br/~egcneves/biblioteca/caderno_elet/cap_08.pdf