os quatro os objetivos da psicologia[1]

2
Os quatro os objetivos da Psicologia: Descrever; Explicar; Prever; e Modificar o comportamento. Em alguns estudos, os Psicólogos tentam descrever certos comportamentos. Imagine-se na seguinte situação: você está em um barco e o motor parou.Tente descrever seus sentimentos e ações: Seu coração dispara, sua respiração aumenta, sua boca fica seca? Você fica imobilizado? Ou você vai ver o que ocorreu com o motor? Joga-se no mar? Apóia-se em outra pessoa? Essas são descrições de comportamentos encobertos* emoções, sentimentos, pensamentos, etc. e de comportamentos manifestos. A descrição é o objetivo básico de qualquer ciência. Para isso os Psicólogos reúnem fatos a respeito do comportamento observável e dos processos mentais com o objetivo de construírem quadros precisos e coerentes do comportamento humano e dos processos psicológicos. Para reunir os dados, os Psicólogos observam diretamente às pessoas em diferentes situações e também recorrem a estratégias indiretas como testes, entrevistas e questionários. Vamos considerar o estudo da violência entre jovens. Os psicólogos podem observar diretamente brigas e comportamentos destrutivos entre jovens em diferentes contextos, tais como: escola, bairro, praças ou campos de futebol. Se quiserem saber mais sobre os motivos do comportamento violento terão de utilizar entrevistas, questionários e realizar estudos de caso. Com os dados descritos com precisão, os psicólogos e pesquisadores do comportamento humano buscam explicar os comportamentos de violência. Uma das formas de se chegar à explicação consiste em relacionar as causas e os efeitos. Geralmente são formuladas explicações plausíveis na forma de hipóteses, ou seja, suposições que devem ser testadas e verificadas dentro do modelo de pesquisa adotado: pesquisa quantitativa ou qualitativa. Exemplo de hipótese: observar violência na TV e no cinema aumenta a agressividade dos jovens. As hipóteses são geralmente formuladas como afirmações, mas na verdade são meras explicações que necessitam ser testadas. Uma forma de testar a hipótese é

Upload: wilma-amalia

Post on 03-Jul-2015

113 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Os Quatro Os Objetivos Da Psicologia[1]

Os quatro os objetivos da Psicologia:

Descrever; Explicar; Prever; e Modificar o comportamento.

Em alguns estudos, os Psicólogos tentam descrever certos comportamentos. Imagine-se na seguinte situação: você está em um barco e o motor parou.Tente descrever seus sentimentos e ações: Seu coração dispara, sua respiração aumenta, sua boca fica seca? Você fica imobilizado? Ou você vai ver o que ocorreu com o motor? Joga-se no mar? Apóia-se em outra pessoa?

Essas são descrições de comportamentos encobertos* – emoções, sentimentos, pensamentos, etc. – e de comportamentos manifestos. A descrição é o objetivo básico de qualquer ciência. Para isso os Psicólogos reúnem fatos a respeito do comportamento observável e dos processos mentais com o objetivo de construírem quadros precisos e coerentes do comportamento humano e dos processos psicológicos. Para reunir os dados, os Psicólogos observam diretamente às pessoas em diferentes situações e também recorrem a estratégias indiretas como testes, entrevistas e questionários.

Vamos considerar o estudo da violência entre jovens. Os psicólogos podem observar diretamente brigas e comportamentos destrutivos entre jovens em diferentes contextos, tais como: escola, bairro, praças ou campos de futebol. Se quiserem saber mais sobre os motivos do comportamento violento terão de utilizar entrevistas, questionários e realizar estudos de caso. Com os dados descritos com precisão, os psicólogos e pesquisadores do comportamento humano buscam explicar os comportamentos de violência. Uma das formas de se chegar à explicação consiste em relacionar as causas e os efeitos. Geralmente são formuladas explicações plausíveis na forma de hipóteses, ou seja, suposições que devem ser testadas e verificadas dentro do modelo de pesquisa adotado: pesquisa quantitativa ou qualitativa. Exemplo de hipótese: observar violência na TV e no cinema aumenta a agressividade dos jovens. As hipóteses são geralmente formuladas como afirmações, mas na verdade são meras explicações que necessitam ser testadas. Uma forma de testar a hipótese é verificar a previsão. Se uma hipótese é correta ela deverá ser capaz de antecipar o que acontecerá em situações semelhantes. Suponhamos que a hipótese sobre observar violência na TV e cinema aumenta a agressividade dos jovens seja correta. Os psicólogos podem então antecipar que ter pais agressivos também torna os meninos mais competitivos. Hipótese que também deve ser verificada!Além de descrever, explicar e prever o comportamento, os psicólogos também dedicam-se a controlar e modificar comportamentos. O termo controlar comportamento nos assusta na medida em que nos coloca como vulneráveis à manipulação de outra pessoa. Os psicólogos geralmente aplicam seus conhecimentos na solução de problemas práticos tais como os conflitos gerados por preconceito, agressividade, situações de estresse, etc., e também para resolver problemas que causam sofrimento às pessoas. Se assistir a programas violentos na TV causa aumento de agressividade em crianças e jovens, reduzir a apresentação desses programas pode ser uma forma de controlar a violência. Parece fácil, não?

Outros psicólogos dizem que se o pai acompanha com seu filho os filmes na TV, conversa sobre o conteúdo do filme, e não usa técnicas agressivas na educação, a probabilidade da criança tornar-se agressiva é muito pequena. Para esses psicólogos, o fato da criança assistir a filmes violentos não necessariamente desenvolverá

Page 2: Os Quatro Os Objetivos Da Psicologia[1]

comportamento agressivo (DAVIDOFF, 1983). Como já definido, Psicologia é a Ciência que estuda o comportamento e os processos mentais. O termo Ciência significa que os conhecimentos da Psicologia são produzidos a partir dos procedimentos metodológicos aceitos pela comunidade científica.