os dois caminhos ponho diante de vós hoje a bênção ou a maldição (dt 11,26)

11
OS DOIS CAMINHOS OS DOIS CAMINHOS Ponho diante de vós Ponho diante de vós hoje a bênção ou a hoje a bênção ou a maldição (Dt 11,26) maldição (Dt 11,26)

Upload: internet

Post on 21-Apr-2015

108 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: OS DOIS CAMINHOS Ponho diante de vós hoje a bênção ou a maldição (Dt 11,26)

OS DOIS CAMINHOSOS DOIS CAMINHOS

Ponho diante de vós hoje a Ponho diante de vós hoje a bênção ou a maldição (Dt bênção ou a maldição (Dt

11,26)11,26)

Page 2: OS DOIS CAMINHOS Ponho diante de vós hoje a bênção ou a maldição (Dt 11,26)

1515«Repara que coloco hoje diante de ti a «Repara que coloco hoje diante de ti a vida e o bem, a morte e o mal. vida e o bem, a morte e o mal. 1616Assim, Assim, ordeno-te hoje que ames o Senhor, teu ordeno-te hoje que ames o Senhor, teu Deus, que andes nos seus caminhos, que Deus, que andes nos seus caminhos, que guardes os seus mandamentos, preceitos e guardes os seus mandamentos, preceitos e sentenças. Assim viverás, multiplicar-te-ás sentenças. Assim viverás, multiplicar-te-ás e o Senhor, teu Deus, te abençoará na terra e o Senhor, teu Deus, te abençoará na terra em que vais entrar para dela tomar posse. em que vais entrar para dela tomar posse. 1717Mas se o teu coração se desviar e não Mas se o teu coração se desviar e não escutares, se te deixares arrastar e escutares, se te deixares arrastar e adorares deuses estranhos e os servires, adorares deuses estranhos e os servires, 1818declaro-vos hoje que, sem dúvida, declaro-vos hoje que, sem dúvida, morrereis; os vossos dias não se morrereis; os vossos dias não se prolongarão na terra na qual ides entrar, prolongarão na terra na qual ides entrar, passando o Jordão, para dela tomar posse.» passando o Jordão, para dela tomar posse.» (Dt 30,15-18)(Dt 30,15-18)

Page 3: OS DOIS CAMINHOS Ponho diante de vós hoje a bênção ou a maldição (Dt 11,26)

2626Vede: proponho-vos hoje a bênção ou a Vede: proponho-vos hoje a bênção ou a maldição: maldição: 2727a bênção, se obedecerdes aos a bênção, se obedecerdes aos mandamentos do Senhor, vosso Deus, que hoje mandamentos do Senhor, vosso Deus, que hoje vos prescrevo; vos prescrevo; 2828a maldição, se não obedecerdes a maldição, se não obedecerdes aos mandamentos do Senhor, vosso Deus, e vos aos mandamentos do Senhor, vosso Deus, e vos afastardes do caminho que hoje vos indico, para afastardes do caminho que hoje vos indico, para seguirdes deuses estrangeiros que não seguirdes deuses estrangeiros que não conheceis.» (Dt 11,26-28)conheceis.» (Dt 11,26-28)

Page 4: OS DOIS CAMINHOS Ponho diante de vós hoje a bênção ou a maldição (Dt 11,26)

1Feliz o homem que não segue o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem toma parte na reunião dos libertinos;

Page 5: OS DOIS CAMINHOS Ponho diante de vós hoje a bênção ou a maldição (Dt 11,26)

2antes põe o seu enlevo na lei do Senhor e nela medita dia e noite.

Page 6: OS DOIS CAMINHOS Ponho diante de vós hoje a bênção ou a maldição (Dt 11,26)

33É como a árvore plantadaÉ como a árvore plantadaà beira da água corrente:à beira da água corrente:dá fruto na estação própriadá fruto na estação própriae a sua folhagem não murcha;e a sua folhagem não murcha;em tudo o que faz é bem em tudo o que faz é bem sucedido.sucedido.

Page 7: OS DOIS CAMINHOS Ponho diante de vós hoje a bênção ou a maldição (Dt 11,26)

44Mas os ímpios não são Mas os ímpios não são assim!assim!São como a palha que o São como a palha que o vento leva.vento leva.

Page 8: OS DOIS CAMINHOS Ponho diante de vós hoje a bênção ou a maldição (Dt 11,26)

55Por isso, os ímpios não Por isso, os ímpios não resistirão no julgamento, resistirão no julgamento, nem os pecadores, na nem os pecadores, na assembleia dos justos.assembleia dos justos.

Page 9: OS DOIS CAMINHOS Ponho diante de vós hoje a bênção ou a maldição (Dt 11,26)

66O Senhor conhece o O Senhor conhece o caminho dos justos, mas caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios o caminho dos ímpios conduz à perdição.conduz à perdição.

Page 10: OS DOIS CAMINHOS Ponho diante de vós hoje a bênção ou a maldição (Dt 11,26)

27Enquanto Ele falava, uma mulher, levantando a voz do meio da multidão, disse: «Felizes as entranhas que te trouxeram e os seios que te amamentaram!» 28Ele, porém, retorquiu: «Felizes, antes, os que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática.» (Lc 11,27-28)

Page 11: OS DOIS CAMINHOS Ponho diante de vós hoje a bênção ou a maldição (Dt 11,26)

Senhor, que no Vosso Filho nos indicastes o caminho da verdade e da vida, fazei que, meditando dia e noite na vossa lei, encontremos a luz da vossa verdade, e a força da água da vida nos faça produzir frutos de vida eterna. Por Cristo, Nosso Senhor …