os desafios da escola pÚblica paranaense na … · além dos apêndices articulados, os...

46
Versão On-line ISBN 978-85-8015-075-9 Cadernos PDE OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE Produções Didático-Pedagógicas

Upload: donhu

Post on 09-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Versão On-line ISBN 978-85-8015-075-9Cadernos PDE

OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSENA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE

Produções Didático-Pedagógicas

Unidade Didática para o Ensino de Artrópodes1

Objetivo: investigar as contribuições (e limitações) da aplicação de uma sequência didática sistematizada com atividades e jogos didáticos adaptados para o ensino do conteúdo “artrópodes” para alunos do Ensino Fundamental II da cidade de Cornélio Procópio-PR;

Público alvo: alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II e professores de Ciências;

Total de aulas (aproximado): 25 aulas;

Atividades: intra e extraclasse envolvendo estudo de textos, pesquisas, jogos didáticos e atividades;

Conhecimentos prévios: é importante que os alunos tenham noções básicas de vertebrados, invertebrados e equilíbrio ecológico;

Avaliação: ocorrerá em todas as etapas da sequência, conforme indicado ao longo da mesma;

Recursos didáticos: jogos didáticos, TV multimídia (vídeos e imagens), quadro de giz, papel, tesoura e cola; livros didáticos.

1 Elaborada a partir dos pressupostos teóricos de Antoni Zabala, no livro “A Prática educativa: como ensinar”. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1998.

1ª ETAPA – introdução, problematização e obtenção de concepções prévias

Tempo estimado: duas aulas;

Recursos utilizados: TV Multimídia, giz, lousa, pendrive, imagem e vídeos sugeridos.

Atividade 1 – Com o objetivo de despertar o interesse e a participação dos alunos, propõe-se introduzir o assunto com uma imagem que estimule a curiosidade dos mesmos: observação da Figura A, salva em pendrive. Visualização por meio da TV Multimídia.

Figura 1 Fonte: http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=718&evento=4

Professor(a), investigue os conhecimentos prévios dos alunos por meio de questionamentos acerca da referida imagem, pedindo que anotem as respostas em seus cadernos, para posterior debate e avaliação.

a) O que vocês observam é um animal? É uma planta? b) Está vivo(a) ou morto(a)? c) Onde podemos encontrá-lo(a) no meio ambiente? d) Qual o seu tamanho aproximado? e) Quais as características do corpo desse ser que podem ser observadas?

Do que ele é formado? Avaliação: todos os alunos respondem essas questões em seu caderno. Solicitar que alguns façam a leitura de suas respostas para a turma. É o momento da problematização, do debate, da manifestação de opiniões. O professor poderá explorar as noções prévias dos estudantes acerca da imagem que visualizaram e dos questionamentos.

Justificativa da atividade: professor(a), a atividade 1 (de observação) foi pensada a

partir dos conteúdos procedimentais de Zabala (1998, p. 43), ou seja, compreende

[...] “uma ação ordenada e com um fim”. Nesse caso a finalidade será

problematizar o assunto.

Atividade 2 – Ampliação dos conhecimentos: propomos a apresentação de um vídeo sobre a ecdise da cigarra. Duração 2’ 41 min, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=xll3_0TUsoU (acesso em 15 out 2013); Assistir o vídeo com os alunos e retomar os questionamentos da atividade 1, relacionando o conteúdo do vídeo com a Figura 1 (do início da aula). Questionar o que é a ‘carcaça da cigarra’, ou seja, a exúvia, que compreende o exoesqueleto trocado dos artrópodes, para possibilitar seu crescimento. Explicar que esse fenômeno é chamado ‘muda’ ou ‘ecdise’. Evidenciar que o vídeo foi gerado em câmera lenta, pois a ecdise dura cerca de duas horas até o processo final, dependendo da espécie considerada. Esclarecer mitos: algumas pessoas acreditam que a cigarra canta até explodir deixando apenas sua ‘casca’. A ‘casca’, a bem da verdade, é o exoesqueleto velho e abandonado. Término da 1ª etapa e das duas aulas iniciais.

2ª ETAPA- Introdução dos conceitos científicos - Tempo estimado: 5 aulas; - Recursos utilizados: giz, lousa, texto proposto e cópias da tirinha sugerida, fichas impressas do jogo “Dica e diga quem sou”; Atividade 1- Leitura ou cópia do texto: Características gerais dos artrópodes. Características gerais dos artrópodes A principal característica dos artrópodes é a presença de um exoesqueleto rígido que reveste todo o corpo do animal. A rigidez do exoesqueleto fornece proteção e suporte aos artrópodes. [...] Para crescer, os artrópodes se desprendem periodicamente do exoesqueleto velho e apertado, em um processo conhecido como muda ou ecdise. Durante esse processo, o corpo do animal cresce, pois o novo exoesqueleto maior ainda está flexível. Passado algum tempo, ele se torna rígido novamente [...].

Fonte: Projeto Araribá: ciências. Organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna: editor responsável: Vanessa Shimabukuru – 3.ed.- São Paulo: Moderna, 2010, p.173.

Além dos apêndices articulados, os artrópodes apresentam outra

característica, que permitiu a ocupação dos mais diferentes ambientes da Terra: a presença de um esqueleto externo – o exoesqueleto – formado por uma substância resistente e impermeável à água, chamada quitina. Exoesqueletos formam uma espécie de carapaça externa, como uma armadura, protegendo órgãos internos e evitando a perda de água por evaporação [...].

Fonte: USBERCO, João et al. Companhia das ciências, 7º ano/ 2ed. São Paulo: Saraiva, 2012, p. 203.

Avaliação: Após o entendimento do texto, distribuir a tirinha e realizar a atividade proposta. Providencie cópias da tirinha sugerida aos alunos e recolha após o término. Atividade 2- Nos quadrinhos a seguir, escreva um final para a fala da cigarra utilizando os conhecimentos adquiridos com o estudo do texto.

Professor(a):

Por se tratar de conteúdos conceituais que têm características abstratas, vale ressaltar a necessidade de registro dos conceitos de exúvia, muda, ecdise e exoesqueleto, na lousa, para que os alunos anotem em seus cadernos.

Para Zabala (1998, p. 43) “[...] os conceitos se referem ao conjunto de fatos, objetos ou símbolos que têm características comuns”. O mesmo autor ressalta que na aprendizagem de conteúdos conceituais a atividade de cópia apresenta contribuições, a fim de que um conceito possa ser “[...] integrado nas estruturas de conhecimento, na memória.” (Idem).

Atividade 3- Interpretando e resolvendo problemas.

Nesse momento, o professor retoma o conteúdo da atividade 2 (tirinha) e proporciona novos questionamentos, a serem transcritos e respondidos em grupos de 5 alunos. Os questionamentos são: a) Quais eram os personagens da tirinha? b) Que tipo de animais são? c) Podemos dizer que a cigarra e a aranha pertencem ao mesmo grupo de

animais? Comente. d) O que eles têm em comum? E de diferenças? e) Algum deles é perigoso ao homem? Por quê? f) O que esses seres têm de semelhança com um tatuzinho de jardim? g) Será que somente a cigarra sofre ecdise? Comente. h) Certa vez, alguém comentou ter visto a “casca” abandonada da cobra. Será que

ela também sofre ecdise? i) Por que nas teias de aranha notamos a “casca” dos insetos mortos? Por que a

aranha não se alimenta do inseto todo?

Enquanto os alunos discutem e respondem as questões, o professor enumera oralmente os alunos de cada grupo em aluno 1, aluno 2, aluno 3, aluno 4 e aluno 5. Após as questões respondidas, o professor pede para que os alunos 1 de cada grupo se reúnam, os alunos 2 fazem o mesmo, e assim os alunos 3, alunos 4 e alunos 5. Haverá, desse modo, novos grupos oriundos do desmembramento dos grupos originais. Em seguida os alunos retomam as respostas do grupo de origem e socializam os conhecimentos, percebendo as semelhanças e/ou diferenças das mesmas. Posteriormente, retornam ao grupo ao qual pertenciam e expõem suas observações à turma. Como na atividade 1, os conhecimentos prévios dos alunos são investigados oportunizando aos mesmos a expressão de seus conhecimentos prévios para posterior intervenção do docente. Avaliação: a critério do professor.

Professor(a), a atividade 3 contempla, segundo Zabala (1998, p. 43-47),

conteúdos procedimentais e atitudinais, em que: observar as características que

diferem uma cigarra de outros animais está relacionado com a tipologia

procedimental, enquanto participar de atividades em grupo, respeitando a opinião

dos colegas, diz respeito à tipologia atitudinal de conteúdos.

Professor(a), esse tipo de atividade foi escolhida em consonância com Zabala

(1998, p. 43): “Não podemos dizer que se aprendeu um conceito ou princípio se

não se entendeu o significado. Saberemos que faz parte do conhecimento do

aluno não apenas quando este é capaz de repetir sua definição, mas quando

sabe utilizá-lo para a interpretação, compreensão ou de um fenômeno ou

situação”.

Atividade 4- Buscando conhecimento científico às argumentações e respostas. Objetivando uma variação da leitura silenciosa de texto informativo, sugere-se o Jogo “Dica e diga quem sou”, uma variação do jogo Perfil júnior da Grow. Material: 4 fichas impressas; Como jogar: 1- Dividir a turma em 4 equipes. 2- Sortear qual equipe iniciará o jogo. 3- Distribuir uma das fichas para cada equipe (ficha1, ficha 2, ficha 3, ficha 4 e ficha

5). 4- Um participante da primeira equipe escolhe um número de 1 a 15 e diz em voz

alta o número escolhido. 5- O participante da equipe adversária fala em voz alta a dica pertinente ao número

escolhido da ficha que está em seu poder. 6- A equipe que escolheu o número, ouve e tenta a partir da dica adivinhar qual é o

animal. É permitido dizer apenas um nome. Se na primeira dica, conseguir descobrir qual é o animal, essa equipe ganha 10 pontos. Caso contrário, espera a próxima rodada.

7- Passa a vez para a outra equipe escolher um número com a dica e tentar adivinhar qual é o animal.

8- Ganha a equipe que conseguir adivinhar o animal com menos dicas. 9- Estabelecer com a turma o valor dos pontos:

1 dica – 10 pontos 2 dicas – 8 pontos 3 dicas – 5 pontos 4 dicas – 3 pontos 5 dicas ou mais – 1 ponto

Após o término do jogo, o professor pede para que cada equipe diga o nome do animal e as dicas que são as características morfológicas da ficha de seu grupo (as possíveis respostas das questões da atividade anterior – Interpretando e resolvendo problemas). Avaliação: Retome a atividade 3 e questione novamente. Sugere-se montar no quadro tabela comparativa dos artrópodes quanto à morfologia e pedir que os alunos a completem. Atividade 4.1 - Copie e complete a tabela a seguir

Animal Divisão do corpo Número de pernas Número de antenas

Aranha

Cigarra

Centopéia

Tatu bolinha

Professor(a), os conteúdos relacionados nesse jogo são: Conceitual (morfologia dos artrópodes), Procedimental (ler e traduzir as características dos animais) e Atitudinal (cooperar com o grupo).

Atividade 4.2 - Responda: A cobra pode ser considerada intrusa no jogo “Dica e diga quem sou”, pois não é artrópode e sim réptil vertebrado. Usando os conhecimentos aprendidos, apresente três motivos que justifiquem o fato dela não pertencer ao grupo dos artrópodes. Resposta: A cobra é animal vertebrado, não possui exoesqueleto e nem pés articulados.

Término da 2ª etapa

3ª ETAPA- Pesquisa - Tempo estimado: 4 aulas; - Material: livro didático, computador, Internet; Atividade 1 – pesquisa sobre o conteúdo trabalhado Organizar a turma em equipes e sortear para cada uma um grupo de artrópode (insetos, crustáceos, aracnídeos, diplópodes e quilópodes) para que pesquisem os seguintes itens:

1- Significado da palavra inseto, crustáceo, aracnídeo, diplópode ou quilópode; 2- Características morfológicas e fisiológicas externas e internas (as principais); 3- Habitat; 4- Alimentação e respiração; 5- Representantes; 6- Importância ecológica e econômica; 7- Outras implicações como curiosidades, etc. 8- Imagens.

Acompanhar as equipes durante a pesquisa orientando e tirando dúvidas dos alunos. Pedir que registrem no caderno e se preparem para uma breve apresentação à turma. Avaliação: estabelecer critérios avaliativos como: conteúdo, apresentação, organização e estética. Atribuir nota para as equipes conforme os critérios acima. Após a explanação de cada equipe retome oralmente as proposições feitas, fazendo uma síntese do conteúdo.

Professor(a), a busca de informações em fontes como livro didático e meios eletrônicos (Internet) objetiva a aprendizagem dos conteúdos Conceituais: conceito dos grupos dos artrópodes; Procedimentais: ler, escrever, interpretar, expressar oralmente, desenhar; Atitudinais: responsabilidade, ajuda aos colegas, cooperação com o grupo, participação das tarefas escolares.

Fontes complementares de apoio para o professor: Vídeos - Aracnídeos- Ácaro. Duração 1min 10s.disponível em: <http:// www.youtube.com/watch?v=7Wq0_od1zSE> . Acesso em 8 nov. 2013 - Aracnídeos - Aranhas (O Mundo Secreto dos Jardins). Duração 22min 10s. Disponível em: < http:// www.youtube.com/watch?v=d3afHEicV_0 >. Acesso em 8 nov. 2013

- Aracnídeos- Aranhas e companhia. Duração 7 min 12s. Disponível em:

< http:// www.youtube.com/watch?v=Iu6zh9mYKxE>. Acesso em 8 nov. 2013 - Crustáceos- Caranguejos e companhia. Duração 7 min 15 s. Disponível em: < http:// www.youtube.com/watch?v=49HbI54lQV>. Acesso em 8 nov. 2013 - Insetos (O mundo dos Insetos).Episódio 1. Duração- 9 min e 5 s. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=KaZ4-tEno6k >. Acesso em 8 nov. 2013 - Insetos (O mundo dos Insetos). Episódio2. Duração- 8 min 43 s. Disponível em: <http: www.youtube.com/watch?v=iG5KO9Wxk6Y> .Acesso em 8 nov. 2013 - Insetos (O mundo dos Insetos). Episódio 3. Duração 9 min 2 s. Disponível em: <http:// www.youtube.com/watch?v=RxslnCTa9JM>. Acesso em 8 nov.2013 - Protista- Chagas Desenho animado. Duração 5 min 15s. disponível em: <http:// www.educadores.diaadia.pr.gov.br/.../singlefile.php?id>. Acesso em 9 nov.2013

Infográficos

PORTAL DIA-A-DIA-EDUCAÇÃO. Invertebrados II: Árvore filogenética do Reino animália.

Infográfico. Disponível em: <http:// educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/objetos de aprendizagem/2010/ciências/invertebrados II.swf>. Acesso em 19 out. 2013

Fim da 3ª etapa

4ª ETAPA- Atividades Tempo estimado: 6 aulas; Recursos utilizados: livro didático, atividades impressas; Os alunos poderão usar o livro didático para consulta. As atividades devem ser realizadas individualmente. Atividade 1- Observe e leia com atenção a seguinte propaganda.

Quer se livrar dos insetos que insistem em invadir sua casa? Exterminix é a solução! Diga adeus a essas visitas indesejadas.

Agora responda: Qual o erro do anúncio? Justifique sua resposta. R: As imagens da centopeia, aranha e carrapato não correspondem a insetos.

Atividade 2- Rafael está lendo um livro sobre os animais invertebrados, num dos capítulos aparecem imagens de exemplares que estão agrupados da seguinte forma: Grupo 1- Artrópodes com um par de antenas e três pares de patas. Grupo 2- Artrópodes sem antenas e quatro pares de patas. Grupo 3- Artrópodes com dois pares de antenas e respiração branquial. De acordo com essa informação, relacione os animais que apareceram no livro de Rafael. ( 3 ) lagosta ( 2 ) aranha ( 1 ) formiga ( 2 ) escorpião ( 1 ) besouro ( 3 ) camarão Atividade 3- Ao responder um teste sobre os crustáceos, um aluno redigiu a seguinte frase: “Os crustáceos são artrópodes que possuem exoesqueleto, possuem o corpo dividido em cefalotórax e abdômen, dois pares de antenas, várias pernas articuladas e todos são aquáticos, pois a respiração é branquial como a lagosta, siri, caranguejo, camarão.” Identifique o erro desse estudante e explique. R: O aluno cometeu um erro ao afirmar que todos os crustáceos são aquáticos, pois o tatuzinho-de jardim é exceção.

Atividade 4- Escreva nos retângulos uma palavra estudada completando com sentido a sequência.

Atividade 5- Assinale com um x somente as características que definem os insetos. ( x ) Alguns possuem asas ( ) Todos são aquáticos ( ) Possuem cefalotórax e abdômen ( ) Possuem quelíceras ( x ) São hexápodes ( x ) Possuem 2 antenas ( x ) respiração traqueal ( ) respiração branquial ( x ) Corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen ( ) Possuem aguilhão Atividade 6- Uma mãe levou seu filho ao pronto-socorro, pois foi picado por algum “bicho” e está sentindo muita dor. O garoto disse à enfermeira que o animal era terrestre, corpo alongado com muitas pernas, a cabeça com antenas. Ela tranquilizou-o dizendo tratar-se de um artrópode venenoso, mas que não era letal. Que animal era esse? R: Pelas características, provavelmente uma centopéia (lacraia). Atividade 7- Leia o texto abaixo e depois responda. Fonte: http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/1/5eupag.jpg

a) O que é a carapaça abordada no texto? Do que é composta? R: A carapaça é o exoesqueleto formado de quitina e carbonato de cálcio.

b) Que grupo de artrópode o eupaguro pertence? R: O eupaguro pertence ao grupo dos crustáceos. c) Quais as características externas do corpo desse animal? R: O corpo é dividido em 2 partes: cefalotórax e abdômen, 2 pares de antenas e 5 pares de pernas articuladas, exoesqueleto.

d) Por que ele necessita viver próximo à água? R: Devido sua respiração ser branquial, necessita viver próximo à água.

e) Conforme ele cresce, abandona a concha em que está e se aloja em outra. Por que isso acontece? R: Porque a concha antiga fica apertada, e como seu abdômen não possui exoesqueleto, busca protegê-lo em outra concha maior.

Você sabia?

O eupaguro, também conhecido como Bernardo-

ermitão e caranguejo-eremita, é marinho, vive junto

de rochas e arrasta uma concha onde se abriga.

Fora da concha ele fica vulnerável, pois seu

abdômen é desprovido de carapaça.

Atividade 8- Lucas ganhou algumas fichas de um álbum intitulado: Vilões da natureza. Leia com atenção cada uma delas.

ARANHA MARROM

São aranhas muito pequenas, não passando de 4 cm de envergadura, vivem em ambientes escuros e secos onde fazem teias irregulares, muito parecidas com fiapos de algodão, onde capturam seu alimento que é composto basicamente por insetos. Na natureza, as aranhas marrons são encontradas sob cascas de árvores, debaixo de pedras e dentro de grutas. Nas cidades, esses animais proliferam dentro das residências humanas, onde fazem teias atrás de móveis; quadros; pilhas de madeira e material de construção. São aranhas muito tímidas e de hábitos noturnos e os acidentes ocorrem quando são comprimidas contra o corpo dentro de roupas, toalhas, roupas de cama etc. Seu veneno é extremamente tóxico para o organismo humano. O animal da foto pertence ao CPPI (Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiologia) Fonte: http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/2/119loxosceles_sp01.jpg

ARANHA ARMADEIRA

Aranha do gênero Phoneutria causa acidente

denominado “foneutrismo”. Comumente conhecida

como aranha armadeira, devido ao fato de ao

assumir comportamento de defesa, apoia-se nas

patas traseiras, ergue as dianteiras e os palpos,

abre as quelíceras, tornando bem visíveis os ferrões

e procura picar. Pode atingir de 3 a 4cm de corpo e

até 15cm de envergadura de pernas. Também

conhecida como aranha de macaco, aranha de

bananeira, possui hábitos noturnos. Acidentes

frequentes dentro de residências e nas suas

proximidades, ao se manusearem material de

construção, entulhos, lenha ou calçando sapatos.

Também pode ser encontrada em bananeiras ou

árvores com grandes folhagens. As picadas

preferencialmente ocorrem em mãos e pés.

Fonte: http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/galeria/upload

s/2/111armadeira.jpg

Agora, responda as questões a seguir. a) O que esses animais têm em comum?

R: São artrópodes venenosos.

b) Que órgão do corpo desses animais é responsável em inocular o veneno em suas vítimas? Especifique cada um deles. R: As aranhas inoculam o veneno pelas quelíceras. O escorpião, pelo aguilhão ou télson. c) Você concorda com a expressão “Vilões da natureza” atribuída a esses seres? Justifique sua resposta. R: Espera-se que o aluno discorde, pois esses animais usam o veneno para se alimentarem de suas presas e como defesa. d) Acidentes causados por esses animais ocorrem em ambientes domésticos. O que teria provocado a invasão desses seres nos quintais das cidades? R: Vários fatores como: destruição do ambiente natural, obrigando-os a buscarem abrigo nas cidades, principalmente em terrenos baldios e quintais com entulhos onde possam se esconder e encontrar alimento, como baratas. e) Qual a importância ecológica desses seres vivos no ambiente? R: São predadores naturais de insetos, participando do equilíbrio das cadeias alimentares nos ecossistemas.

ESCORPIÃO

Os escorpiões são animais de corpo alongado,

quatro pares de patas, um par de pinças no

extremo anterior, apresentando, todos eles, um

ferrão com glândulas de veneno na ponta da cauda

articulada. Quando se sentem perturbados, picam

com facilidade, causando muita dor, e podendo

provocar até a morte em crianças e pessoas

debilitadas. Entre essas espécies encontradas com

muita freqüência está o escorpião-amarelo (Tityus

serrulatus), que é considerado o escorpião mais

perigoso da América do Sul.

Fonte:

http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/galeria/

uploads/2/normal_479escorpiao_titius_serrulatus0

1.jpg

f) Que grupo de artrópodes a aranha e o escorpião pertencem? R: São aracnídeos. Atividade 9- Resolva a cruzadinha sobre os artrópodes.

1-Estruturas presentes na maioria dos artrópodes, exceto nos aracnídeos, com função de percepção do ambiente. 2- Doença causada por ácaro microscópico, transmitida por contato de pessoas infectadas ou roupas contaminadas com ovos ou larva. Conhecida também por escabiose. 3- Nome dado ao artrópode fóssil, marinho. 4- Animal com mais de 6 pernas e que não sofre metamorfose. 5-Órgão próximo à boca dos aracnídeos, auxiliar na alimentação e percepção do ambiente. 6- Inseto sem asa, parasita hematófago. 7- Estrutura que promove a locomoção, evita a perda de água e protege contra predadores funcionando como uma armadura. 8-Animal com cabeça, tronco e corpo alongado e cilíndrico, com 2 pares de pernas articuladas por segmento. Em perigo, elimina cheiro desagradável e se enrola. 9-Classe que pertence à maioria dos artrópodes utilizados na alimentação humana. 10-Ovo – larva – pupa – adulto, são as fases da.................... completa de um inseto.

1 A

2 R

3 T

4 R

5 O

6 P

7 O

8 - D -

9 E

10 S

Respostas da cruzadinha para o professor

1- Antenas 2- Sarna 3- Trilobita 4- Aranha 5- Pedipalpo 6- Pulga 7- Exoesqueleto 8- Piolho-de-cobra 9- Crustáceos 10-Metamorfose

Atividade 10 - Siga o caminho do quadro A no quadro B e você vai descobrir qual

artrópode costuma carregar seus filhotes nas costas até completarem seu

desenvolvimento.

Quadro A Quadro B

R:.Escorpião.....................................................................................................

Avaliação: a critério do professor.

Fim da 4ª etapa

B S V G W M A U S A

S A O I O I B I E C

F U K O L O A P M E

E B L H B P T O S F

U I O T I E R A C G

Y L M A F S I O I O

J A S B U B C X A P

I S A O L V E E W N

A O E L Ç E M M B R

E U U U A I K Z O O

Nota para o professor(a): nessa etapa segundo Zabala (1998, p. 58) “[...] os

meninos e meninas , individualmente, realizam exercícios de memorização que

lhes permitam lembrar dos resultados das conclusões, da generalização e da

síntese.

Síntese.

síntese.”

5ª ETAPA – Feedback

-Tempo estimado: 4 aulas;

-Recursos utilizados: tesoura, cola, papel-cartão, cartolina ou EVA, fichas e peças

dos jogos impressas;

Professor(a), os jogos representam na sequência didática o que para Zabala compreende “[...] atividades cujos conteúdos são propostos de forma que sejam significativos e funcionais para os meninos e as meninas” (ZABALA, 1998, p. 63).

Jogo “Quem sou eu?”

Objetivo

Este jogo tem como objetivo revisar as generalizações dos conteúdos abordados

nas atividades sobre os artrópodes.

Material por grupo

1 conjunto das fichas- tabuleiro

1 conjunto de peças das imagens dos artrópodes

1 cartela Como jogar

Tesoura

Procedimento

Montagem do material a ser usado no jogo: o professor deverá providenciar cópias

do material proposto em quantidade suficiente ao número de alunos da turma.

Solicita que os alunos colem as peças das imagens dos artrópodes em papel cartão,

cartolina ou EVA, recortem-nas e coloquem empilhadas e embaralhadas sobre a

mesa com a imagem voltada para baixo.

Como jogar: o jogo permite a participação de até 4 jogadores.

1- Distribuir uma ficha-tabuleiro a cada jogador.

2- Ler as informações contida em sua ficha e em caso de dúvidas consultar o(a)

professor(a).

3- Explicar que cada jogador, por vez, escolherá uma peça do monte e deverá

procurar dentro das informações de seu tabuleiro, se há alguma que corresponda

a imagem sorteada. Caso tenha, posicione a peça da imagem sobre o espaço

destinado Quem sou eu?

4- Caso a imagem sorteada não corresponda a nenhuma das informações

fornecidas em seu tabuleiro, a peça volta para o monte.

5- Informar também que apesar das informações serem semelhantes, haverá uma

que especificará o animal a ser associado. Portanto, ler com cuidado.

6- O primeiro jogador que conseguir completar seu tabuleiro com as 8 imagens

associadas corretamente às informações, ganha o jogo.

7- O professor verificará a associação correta usando as respostas fornecidas.

Peças-imagens do jogo “Quem sou eu?”

FICHA 1- JOGO QUEM SOU EU?

QUEM SOU EU?

A cabeça não se

destaca do resto do

corpo.

Tenho quelíceras

inoculadoras de

veneno. Carnívoro(a)

Não tenho antenas.

QUEM SOU EU?

Sem asas e antenas.

8 patas articuladas.

Parasita

Transmito a sarna.

QUEM SOU EU?

3 pares de patas.

1 par de antenas.

Sem asas.

Parasito couro

cabeludo, alimento de

sangue

QUEM SOU EU?

Crustáceo terrestre.

Habitat úmido e

sombreado.

Invertebrado.

Cefalotórax e

abdômen.

QUEM SOU EU?

2 pares de asas

Cabeça, tórax e

abdômen bem

alongado.

Habitat próximo a

lagos e poças d’água.

Auxilio no controle

biológico do Aedes

aegyti.

QUEM SOU EU?

8 patas articuladas.

Venenoso(a)

Predador natural de

insetos.

Aguilhão injeta veneno.

QUEM SOU EU?

Cabeça, tórax e

abdômen.

6 patas articuladas.

1 par de antenas,

asas.

Atrai o parceiro com

emissão de luz

QUEM SOU EU?

Invertebrado terrestre.

Quilópode -1 par de

patas por segmento do

corpo.

Carnívoro e venenoso.

Garras ou ferrão.

FICHA 2- JOGO QUEM SOU EU?

QUEM SOU EU?

2 pares de pernas por

segmento do corpo.

Cabeça, tórax e corpo

cilíndrico alongado.

Posso me enrolar em

perigo, diplópode.

QUEM SOU EU?

Hexápode.

Corpo dividido em 3

partes.

Presença de asas e

antenas.

Nos meses quentes

canto para atrair o

sexo oposto.

QUEM SOU EU?

Inseto social.

6 patas, 1 par de

antenas e asas.

Polinizador de flores.

Ferrão.

QUEM SOU EU?

2 pares de antenas

visíveis desde larva.

Muitas pernas

articuladas.

Habitat marinho. Sou

apreciado na

alimentação humana

QUEM SOU EU?

Sem asas.

1 par de olhos e de

antenas.

Pernas traseiras

articuladas para saltar.

Parasita hematófago

de animais

domésticos e do ser

humano.

QUEM SOU EU?

Habito lugar

empoeirado.

Causo alergia.

Aracnídeo

microscópico.

Sem antenas e asas.

QUEM SOU EU?

Invertebrado extinto.

Exclusivo de

ambientes marinhos.

Artrópode primitivo.

Apenas registro fóssil

QUEM SOU EU?

Inseto de

pequeníssimo porte.

Alimento-me de seiva

de plantas.

Agricultores não me

suportam.

As formigas me

cultivam.

Joaninha é meu

predador natural.

FICHA 3- JOGO QUEM SOU EU?

QUEM SOU EU?

Sou a 2ª fase da

metamorfose da

mariposa.

Meu casulo é de

interesse econômico.

Alimento de folhas de

amoreira.

Nessa fase não tenho

asas

QUEM SOU EU?

Habito ambiente

aquático.

Abdômen mole sem

exoesqueleto, preciso

protegê-lo.

Cefalotórax, 2 pares de

antenas.

Respiração por

brânquias.

QUEM SOU EU?

Agente polinizador.

Metamorfose

completa:

(ovo -larva-pupa-

adulto)

2 pares de asas

coloridas e

escamosas.

Desenvolvo dentro de

crisálida ou casulo.

QUEM SOU EU?

6 patas, cabeça, tórax

e abdômen, 1 par

antenas.

Asas na fase adulta.

Onívoro(a).

Transmissor de

doenças.

Aranha, vespa e

escorpião são meus

predadores naturais.

QUEM SOU EU?

Crustáceo comestível

Ando de lado.

10 patas articuladas,

as 2 anteriores são

como pinças.

Habito areia, rocha,

lodo e água.

QUEM SOU EU?

Alimento-me de

sangue.

Hábito noturno.

Anestesio a vítima com

minha saliva.

6 patas, cabeça, tórax,

abdômen, antenas.

Transmito a doença de

chagas.

QUEM SOU EU?

Artrópode voador.

A fêmea alimenta de

sangue.

Minha metamorfose

completa ocorre

dentro d’água.

Transmissor da

doença dengue

QUEM SOU EU?

6 patas, longas

antenas, cabeça, tórax

e abdômen.

Hábito noturno e

terrestre.

Som provem do roçar

das asas para atrair a

fêmea.

Confundem-me com

gafanhoto.

FICHA 4- JOGO QUEM SOU EU?

QUEM SOU EU?

Cabeça com 1 par de

antenas, 6 patas, tórax

e abdômen.

Operárias e soldados

não têm asas.

Cultivo pulgões na

colônia.

Ferrão para injetar

ácido fórmico.

QUEM SOU EU?

Cabeça com grandes

olhos.

1 par de asas e

antenas.

Minha larva decompõe

cadáveres.

Transmito doenças

contaminando

alimentos.

QUEM SOU EU?

Ferrão, 6 patas, 1 par

de asas e antenas.

Polinizador de flores.

Casa dividida em

favos.

Predador de aranha,

barata e outros

insetos.

QUEM SOU EU?

Pernas anteriores

adaptadas como

garras.

Carnívoro de 6 patas.

Auxilia no controle

biológico de insetos.

Cabeça, tórax estreito

e abdômen bem

desenvolvido.

QUEM SOU EU?

Estágio larval das

mariposas.

Corpo com pêlos

urticantes.

Alimento-me de folhas

de árvores.

Causo ardência.

QUEM SOU EU?

10 patas articuladas,

cefalotórax e

abdômen.

Crustáceo marinho.

Apreciado na

alimentação humana.

Último segmento do

abdômen em forma de

leque.

QUEM SOU EU?

2 antenas, cabeça,

tórax e abdômen.

6 patas.

Auxilia no controle de

pragas agrícolas.

Carapaça quitinosa de

cores vistosas que

escondem as asas.

QUEM SOU EU?

3 pares de pernas.

Destruidor de

plantações agrícolas.

Quando jovem, sou

ninfa, semelhante ao

adulto, porém sem

asas.

1 par de asas e

antenas.

Cartão- resposta do jogo Quem sou eu? ( Para o professor)

FICHA 1

ARANHA CARRAPATO

PIOLHO TATUZINHO-DE-JARDIM

LIBÉLULA ESCORPIÃO

VAGALUME CENTOPEIA

FICHA 2

PIOLHO-DE-COBRA CIGARRA

ABELHA CAMARÃO

PULGA ÁCARO

TRILOBITA PULGÃO

FICHA 3

BICHO-DA-SEDA EUPAGURO (CARANGUEJO-ERMITÃO)

BORBOLETA BARATA

CARANGUEJO PERCEVEJO (BARBEIRO)

PERNILONGO GRILO

FICHA 4

FORMIGA MOSCA

VESPA LOUVA-A-DEUS

TATURANA LAGOSTA

JOANINHA GAFANHOTO

Jogo “Na teia de conhecimentos sobre artrópodes” Objetivo Fixar os conhecimentos quanto à morfologia, papel no equilíbrio ecológico, interesse médico e econômico dos artrópodes. Material por grupo 1 tabuleiro quebra-cabeça da teia 1 ficha com as respostas dos cartões-perguntas

4 peões

45 cartões de perguntas

Tesoura

Fita adesiva ou cola

Cartolina, papel-cartão ou EVA

Procedimentos Providenciar cópias do material sugerido em quantidade suficiente ao número de alunos. O professor deve recortar nas linhas divisórias o tabuleiro para formar as peças desmontadas do mesmo. Pedir que os alunos recortem os cartões de perguntas, embaralhem, empilhem e deixem sobre a mesa com a face da pergunta voltada para baixo. Como jogar: o jogo permite a participação de 4 a 5 alunos 1. Com auxílio dos membros da equipe, montar as peças entregues pelo professor

sobre a mesa. Elas formarão o tabuleiro da teia. 2. Se achar necessário, após a montagem, fixar as peças com fita adesiva na parte

de trás, se preferir colar as peças em cartolina ou EVA.

3. Um dos alunos será responsável em ler o cartão-pergunta e conferir a resposta

na ficha entregue pelo professor.

4. Os demais alunos escolhem um peão. Combinar quem começará o jogo.

5. Posicionar o peão na linha de partida, retirar um cartão pergunta que deverá ser

lido pelo aluno responsável pela leitura.

6. Cada cartão contém o número de casas que deve avançar ou não. Se o aluno

não souber a resposta, o cartão volta para a pilha. Caso contrário, a carta é

retirada.

7. O 2º aluno executará a mesma tarefa, ou seja, posicionar o peão na linha de

partida, escolher um cartão-pergunta, entregar para o colega ler, e responder,

caso saiba. E assim vai.

8. Ganha o jogo quem conseguir atingir a linha de chegada.

9. Seguem 2 exemplos de tabuleiro, de modo que o professor possa optar por fazer

ou não o quebra-cabeça.

Professor(a), os jogos representam na sequência didática o que para Zabala são “[...] atividades cujos conteúdos são propostos de forma que sejam significativos e funcionais para os meninos e as meninas.” (ZABALA, 1998, p. 63)

REFERÊNCIAS ARACNÍDEOS- ÁCARO. Duração 1min 10s.Disponível em: <http:// www.youtube.com/watch?v=7Wq0_od1zSE> . Acesso em 8 nov. 2013 ARACNÍDEOS - ARANHAS (O Mundo Secreto dos Jardins). Duração 22min 10s. Disponível em: < http:// www.youtube.com/watch?v=d3afHEicV_0 >. Acesso em 8 nov. 2013

ARACNÍDEOS- ARANHAS E COMPANHIA. Duração 7 min 12s. Disponível em:

< http:// www.youtube.com/watch?v=Iu6zh9mYKxE>. Acesso em 8 nov. 2013 AGUILAR, João Batista. Para viver juntos: ciências. 3. ed. São Paulo: Edições SM,

2012. 128 p.

NÚCLEO DE APRENDIZAGEM. Eupaguro 2. Disponível em:

<http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=118&evento=1

>. Acesso em: 3 set. 2013.

NÚCLEO DE APRENDIZAGEM. Exúvia de cigarra. Disponível em: <http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=718&evento=4>. Acesso em: 25 ago. 2013. CRUSTÁCEOS-CARANGUEJOS E COMPANHIA. Duração 7 min 15 s. Disponível em: < http:// www.youtube.com/watch?v=49HbI54lQV>. Acesso em 8 nov. 2013

GEWANDSZNAJDER, Fernando. Ciências a vida na Terra. 2. ed. São Paulo: Ática,

2005. 320 p.

GODOY, Leandro; OGO, Marcela. Vontade de saber ciências. São Paulo: FTD, 2012. 144 p. GOULART, Guilherme. Ecdise da cigarra. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=xll3_0TUsoU >(acesso em 15 out 2013); INSETOS (O mundo dos Insetos).Episódio 1. Duração- 9 min e 5 s. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=KaZ4-tEno6k >. Acesso em 8 nov. 2013 INSETOS (O mundo dos Insetos). Episódio2. Duração- 8 min 43 s. Disponível em: <http: www.youtube.com/watch?v=iG5KO9Wxk6Y> .Acesso em 8 nov. 2013 INSETOS (O mundo dos Insetos). Episódio 3. Duração 9 min 2 s. Disponível em: <http:// www.youtube.com/watch?v=RxslnCTa9JM>. Acesso em 8 nov.2013

MENTA, Ezequiel. Aranha marrom. Disponível em: <http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=680&evento=2>. Acesso em: 2 set. 2013. MENTA, Ezequiel. Escorpião Titus serrilatus. Disponível em: <http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=680&evento=2#menu-galeria>. Acesso em: 2 set. 2013.

MOISÉS, Helvio Nicolau. Ciências da natureza: seres vivos: a vida maravilhosa na

Terra. 3. ed. São Paulo: Ibep, 2012. 80 p.

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica do Estado do Paraná. Ciências. Curitiba: SEED, 2008. PORTAL DIA-A-DIA-EDUCAÇÃO. Invertebrados II: Árvore filogenética do Reino animália. Infográfico. Disponível em: <http:// educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/objetos de aprendizagem/2010/ciências/invertebrados II.swf>. Acesso em 19 out. 2013 PROTISTA-CHAGAS DESENHO ANIMADO. Duração 5 min e 15s. disponível em: <http:// www.educadores.diaadia.pr.gov.br/.../singlefile.php?id>. Acesso em 9 nov.2013 POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel Ángel Gómez. A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 296 p. PROJETO ARARIBÁ: ciências: organizadora Editora Moderna; obra coletiva

concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável;

Vanessa Shimabukuro- 3.ed.- São Paulo: Moderna, 2010.

PARANÁ, Secretaria da Saúde do. Aranha armadeira. Disponível em:

<http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=680&evento=

2#menu-galeria>. Acesso em: 2 set. 2013.

TRIVELLATO, José et al. Ciências, natureza & cotidiano. 2. ed. São Paulo: FTD,

2012. 240 p.

USBERCO, João et al. Companhia das ciências. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. 288 p. ZABALA, Antoni . A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. 224 p.