ortodontia digital com alinhadores...artigo originalmente publicado no caderno dds-br na revista...

9
Ernesto D. Rodrigues 1 Bárbara Machado e Melo 2 ORTODONTIA DIGITAL COM ALINHADORES ORTODÔNTICOS – SISTEMA CLEARTEK Digital Orthodoncs with Orthodonc Aligners – Cleartek System 1 Professor do Curso de Pós-Graduação da Faculdade SL Mandic – BH-MG. 2 Professora Colaboradora do Curso de Pós-Graduação da Faculdade SL Mandic – BH-MG.

Upload: others

Post on 06-Jul-2021

8 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ORTODONTIA DIGITAL COM ALINHADORES...Artigo originalmente publicado no caderno DDS-BR na revista Orthodontics Science and Practice. Como citar este artigo: Rodrigues ED, Melo BM. Ortodontia

8

Ernesto D. Rodrigues1

Bárbara Machado e Melo2

ORTODONTIA DIGITAL COM ALINHADORES ORTODÔNTICOS – SISTEMA CLEARTEK

Digital Orthodontics with Orthodontic Aligners – Cleartek System

1 Professor do Curso de Pós-Graduação da Faculdade SL Mandic – BH-MG.2 Professora Colaboradora do Curso de Pós-Graduação da Faculdade SL Mandic – BH-MG.

Page 2: ORTODONTIA DIGITAL COM ALINHADORES...Artigo originalmente publicado no caderno DDS-BR na revista Orthodontics Science and Practice. Como citar este artigo: Rodrigues ED, Melo BM. Ortodontia

9

RESUMO

Atualmente, a maior parte dos pacientes ortodônticos gostaria de ser tratado com alinhadores transparentes, preferindo esses aos brackets metálicos ou estéticos. Assim se torna fundamental o ortodontista dominar a técnica desde as fases iniciais (fluxo de trabalho) até a condução dos casos. O tratamento ortodôntico com alinhadores possui uma série de vantagens em relação ao convencional, pois é mais discreto, estético, confortável, permite uma higienização mais fácil e não há restrição de alimentação. Entretanto algumas desvan-tagens aparecem, tais como a necessidade de cooperação por parte do paciente e algumas limitações biomecânicas. Alguns sistemas têm se destacado no mercado por oferecerem aos dentistas serviços de planejamento digital e produção de alinhadores ortodônticos, tornando esses aptos a conduzirem de forma mais direta e com maior autonomia os seus tratamentos com alinhadores. Dessa forma o propósito desse artigo é apresentar de forma simplificada o sistema de alinhadores Cleartek e alguns casos clínicos e assim fornecer subsídios para o ortodontista que pretende utilizá-lo, desde o planejamento até o acompanhamento clínico e finalização dos casos tratados.

Descritores: Alinhadores ortodônticos, impressora em 3D, Ortodontia estética.

ABSTRACT

Currently, most orthodontic patients would like to be treated with transparent aligners, preferring these to metal or aesthetic brackets. So it becomes essential to the orthodontist to master the technique from the initial phases to the conduction of the cases. Orthodontic treatment with aligners has a number of advantages compared to conventional ones, because it is more discreet, aesthetic, comfortable, allow easier hygiene and there is no food restric-tion. However, some disadvantages appear, such as the need of patient cooperation and some biomechanical limitations. Some systems have excel out in the market for offering dentists services of digital planning and production of orthodontic aligners, allowing them to be able to lead in a more direct form and with more autonomy their treatments with aligners. So the purpose of this article is to present in a simplified way Cleartek aligners system and some cli-nical cases and thus to provide subsidies for the orthodontist that intends to use them, from the planning to the clinical follow-up and completion of the treated cases.

Descriptors: Orthodontic aligners, 3D printer, aesthetic Orthodontics.

RELATO

DE C

AS

O

Page 3: ORTODONTIA DIGITAL COM ALINHADORES...Artigo originalmente publicado no caderno DDS-BR na revista Orthodontics Science and Practice. Como citar este artigo: Rodrigues ED, Melo BM. Ortodontia

Rodr

igue

s ED

, M

elo

BM.

10

INTRODUÇÃO

A maior parte dos pacientes ortodônticos gostaria de ser tratada por alinhadores transparentes, preferindo esses aos brackets metálicos ou estéticos9. Apesar da ideia de se utilizar alinhadores plásticos para o trata-mento ortodôntico ter surgido na década de 19503, apenas recentemente o avanço da tecnologia 3D na Odontologia permitiu que os recursos do sistema Ca-dCam (Computer Aided Design/Computer Aided Ma-nufacturing) pudessem ser utilizados para diagnóstico, planejamento e tratamento ortodôntico.

O tratamento ortodôntico com alinhadores possui uma série de vantagens em relação ao convencional, pois é mais discreto, estético e confortável e permite uma higienização mais fácil e não há restrição de ali-mentação. Entretanto algumas desvantagens aparecem, tais como a necessidade de cooperação por parte do paciente e algumas limitações biomecânicas.

O sistema EXceed (Roosikrantsi, Tallinn, Estô-nia) e seu parceiro no Brasil Cleartek (Aditek, Ribeirão Preto, Brasil) têm se destacado por oferecer os serviços de planejamento digital e produção de alinhadores ortodônticos.

As vantagens de utilizar o Cleartek começam pela utilização de um sistema de planejamento virtual do-tado de inúmeros recursos, simples e intuitivo e com produção no Brasil, reduzindo custo e tempo de espera, contando ainda com a qualidade e logística de uma empresa largamente reconhecida pela qualidade dos serviços e produtos utilizados na Ortodontia do Brasil nas últimas décadas.

INDICAÇÕES

O tratamento ortodôntico com alinhadores possui algumas limitações biomecânicas, principal-mente, nos movimentos de translação1, extrusão e rotação de dentes arredondados8, fechamento de espaços de extração, correção de contatos oclusais e correção de grandes discrepâncias verticais e antero-posteriores7.

Dessa forma muitos tratamentos com alinha-dores visam apenas o alinhamento anterior, que é a principal razão pela qual os pacientes adultos buscam o tratamento ortodôntico5, podendo até mesmo manter os dentes posteriores em uma posição fora da chave de oclusão perfeita.

Pelo conceito de oclusão individual dinâmica, se as estruturas do sistema mastigatório estão funcionando eficientemente e sem patologia, a configuração oclusal é considerada fisiológica e aceitável, não importando os contatos dentários específicos. Dessa forma, não é indicada qualquer mudança na oclusão6.

No caso apresentado abaixo, o paciente que buscava um tratamento geral estético e reabi-litador apresentava uma má oclusão de Classe 2, subdivisão esquerda (Figura 1A-F), e foi pla-nejado alinhamento anterior (Figura 2A-D). Um tratamento mais rápido, simples, que cumpriu os objetivos e manteve a oclusão do paciente, considerada fisiológica para ele (Figura 3A-F).

A B C

D

Page 4: ORTODONTIA DIGITAL COM ALINHADORES...Artigo originalmente publicado no caderno DDS-BR na revista Orthodontics Science and Practice. Como citar este artigo: Rodrigues ED, Melo BM. Ortodontia

RELATO

DE C

AS

O

Digital Dentistry in Science. 2021; 1(1):8-16. 11

Figura 1 (A-F) – Fotografias iniciais.

Figura 2 (A-D) – Vista oclusal do Planejamento virtual. Planejamento de 18 alinhadores arcada superior e 17 na arcada inferior.

A

A

B

B

C

C

D

D

E F

Page 5: ORTODONTIA DIGITAL COM ALINHADORES...Artigo originalmente publicado no caderno DDS-BR na revista Orthodontics Science and Practice. Como citar este artigo: Rodrigues ED, Melo BM. Ortodontia

Rodr

igue

s ED

, M

elo

BM.

12

Apesar das melhores indicações serem para casos mais simples, os alinhadores permitem tratar casos cada vez mais complexos. Isso vai depender do sistema utilizado e da experiência do profissional em relação ao domínio da biomecânica, do planejamento

virtual e da utilização de mecânicas acessórias.

Fluxo de Trabalho CleartekO fluxo de trabalho no Sistema Cleartek possui 5 fases:Fluxograma das fases de trabalho do Sistema Cleartek.

Figura 4 - Plataforma Exceed/Cleartek.

No local do plano de tratamento, existe um campo aberto em que o ortodontista descreve o planejamento do caso. Esse campo é importante para comunicação com o técnico que vai fazer o planejamento. Além desse campo aberto, o

ortodontista deve selecionar a classe canino e molar final desejada, a presença de implantes e prótese e ainda o tipo de recorte do alinhador e a presença de alinhadores passivos.

Figura 3 (A-F) – Fotografais finais do casos. Nota-se que a relação de Classe 2 foi mantida.

1 2 3 4

Etapa 1 - Inserindo um Caso no SistemaAtravés do login fornecido pela Cleartek, o

ortodontista acessa uma plataforma (Figura 4), onde consegue inserir os dados do paciente, fotografias, radiografias, plano de tratamento, arquivos dos mo-delos digitais e ainda colocar algumas preferências clínicas, como método de obtenção de espaço (DIP

– Desgaste Interproximal, Expansão), oclusão, que vão auxiliar no planejamento. Quando não for pos-sível ter acesso ao escaneamento das arcadas dos pacientes, os modelos físicos podem ser enviados para a Cleartek para digitalização. É através dessa plataforma que o Ortodontista também consegue acompanhar o status do pedido.

E F

Page 6: ORTODONTIA DIGITAL COM ALINHADORES...Artigo originalmente publicado no caderno DDS-BR na revista Orthodontics Science and Practice. Como citar este artigo: Rodrigues ED, Melo BM. Ortodontia

RELATO

DE C

AS

O

Digital Dentistry in Science. 2021; 1(1):8-16. 13

Etapas 2,3,4 - Setup Virtual, Aprovação e Produção.

Alguns dias após inserir os dados e a prescrição do caso no sistema, o ortodontista pode, através de seu login no sistema, acessar o planejamento 3D para avaliar a movimentação, resultados finais, oclusão, sobreposição, relatório de DIP, número

de placas. Caso necessite modificar a posição dos dentes, mas não deseje utilizar o controle 3D (Fi-gura 5), ele pode solicitar através do chat que os técnicos farão as modificações desejadas. Após aprovado o setup do paciente, os alinhadores serão produzidos no Brasil, pela Cleartek e enviados para o ortodontista.

Figura 5 - Edição do caso através do sistema.

Etapa 5 - Monitoramento ClínicoO ortodontista recebe uma caixa com o mate-

rial para tratamento, com os alinhadores de cada fase e informações como a quantidade e momento dos desgastes interproximais (DIP) e possíveis con-tatos oclusais não desejados. Essas informações podem ainda ser consultadas no planejamento virtual através da plataforma.

O ortodontista deve proceder à colagem dos attachments, adaptar a primeira placa e entregar o alinhador seguinte, fazendo o monitoramento que pode ser mensal ou mais espaçado, dependendo do caso. Durante o monitoramento clínico, o orto-dontista deve realizar os DIP programados, verificar o progresso, comparar com o planejamento virtual e intervir sempre que julgar necessário.

AttachmentsOs alinhadores exercem sua força “empur-

rando” os dentes até a posição adequada e para isso acessórios de resina (attachments) são colados no dente, propiciando uma superfície de aplicação

de força. Os attachments também podem ser utili-zados para dar mais estabilidade para o alinhador na boca e servir de ancoragem para alguns movi-mentos definidos.

DIP e ExpansãoNa Ortodontia com alinhadores, se não for

planejado, não haverá expansão dos arcos como “efeito adverso” como ocorre na maioria das vezes com aparelhos fixos tradicionais. Como os dentes são estruturas rígidas e não deformam, não haverá sucesso na movimentação dos dentes se faltar es-paço. A solução do apinhamento passa, portanto, pela conquista do espaço para os dentes mal po-sicionados, através da expansão do arco, desgas-tes interproximais ou em casos mais extremos até mesmo extração de dente.

No caso tratado com alinhadores (Figura 6A-D) attachments foram utilizados e DIP localizados foram planejados para corrigir o alinhamento e melhorar a relação da linha média das arcadas.

Page 7: ORTODONTIA DIGITAL COM ALINHADORES...Artigo originalmente publicado no caderno DDS-BR na revista Orthodontics Science and Practice. Como citar este artigo: Rodrigues ED, Melo BM. Ortodontia

Rodr

igue

s ED

, M

elo

BM.

14

Figura 6 (A-D) – Planejamento virtual. Notam-se os attachments e os desgastes localizados. Fotografias inicial, intermediária na etapa 10 e fotografia final. Nota-se a melhora na linha media.

Mecânicas AcessóriasAlguns movimentos são menos previsíveis

ao utilizarmos os alinhadores ortodônticos. Para continuar com o tratamento planejado virtual-mente, algumas mecânicas acessórias podem e devem ser utilizadas.

Os Alicates de TermopressãoOs alicates para ativação (Figura 7) dos

alinhadores foram desenvolvidos para realizar

pequenos movimentos. Eles geram abaulamentos que pressionam o dente na direção desejada. Se for possível, novos alinhadores devem ser feitos para realizar as ativações. No sistema Cleartek, o ortodontista recebe o modelo impresso de cada fase. Dessa forma utilizando uma plastificadora é possível produzir no próprio consultório alinha-dores de reposição. A produção de um novo ali-nhador implica em utilizar um plástico novo que não perdeu sua capacidade elástica.

Figura 7- Ativação do alinhador com alicate de termopressão.

A

B C D

Page 8: ORTODONTIA DIGITAL COM ALINHADORES...Artigo originalmente publicado no caderno DDS-BR na revista Orthodontics Science and Practice. Como citar este artigo: Rodrigues ED, Melo BM. Ortodontia

RELATO

DE C

AS

O

Digital Dentistry in Science. 2021; 1(1):8-16. 15

Elásticos e Ancoragem EsqueléticaOs elásticos podem ser utilizados para auxiliar mo-

vimentos como os de extrusão, que possuem baixa taxa de sucesso com alinhadores4 (Figura 8A-B) e até mesmo

rotação através de binário de forças (Figura 9A-C).Movimentos de intrusão dos molares também

podem ser utilizados com o apoio de mini-implantes ortodônticos (Figura 10A-B).

Figura 10 (A-B) – Ancoragem esquelética associada aos alinhadores para intrusão de molares.A B

Figura 8 (A-B) – Extrusão de incisivo central auxiliado com elástico e botões.A B

Figura 9 (A-C) – Binário de forças para correção de rotação do dente 43 associado aos alinhadores.A B C

Page 9: ORTODONTIA DIGITAL COM ALINHADORES...Artigo originalmente publicado no caderno DDS-BR na revista Orthodontics Science and Practice. Como citar este artigo: Rodrigues ED, Melo BM. Ortodontia

Rodr

igue

s ED

, M

elo

BM.

16

CONCLUSÃO

A grande demanda por tratamentos estéticos tem tornado os alinhadores ortodônticos cada vez mais uma opção de tratamento no consultório. As-sim se torna fundamental o ortodontista dominar a técnica desde as fases iniciais (fluxo de trabalho) até a condução dos casos. Como toda nova tecno-logia, deve-se ficar sempre atento às indicações, contraindicações e limitações dos tratamentos. Desta maneira o uso dos alinhadores na rotina do consultório é uma proposta eficiente e versátil, que quando bem indicado e utilizado corretamente, como nos casos apesentados neste artigo, podem levar a resultados clínicos satisfatórios.

Artigo originalmente publicado no caderno DDS-BR na revista Orthodontics Science and Practice.

Como citar este artigo: Rodrigues ED, Melo BM. Ortodontia Digital com Alinhadores Ortodônticos – Sistema Cleartek. Orthod. Sci. Pract. 2019; 12(45):104-112.DOI: 10.24077/2019;1245-104112

E-mail do autor: [email protected] para publicação: 15/03/2019Aprovado para publicação: 20/03/2019

REFERÊNCIAS

1. Drake CT, McGorray SP, Dolce C, Nair M, Wheeler TT. Orthodontic Tooth Movement with Clear Aligners. International Scholarly Research Network - ISRN Dentistry. 2012; Article ID 657973.

2. Hillard K, Sheridan J. Adjusting Essix appliances at chairside. J. clin. orthod. 2000; 34:236-8.

3. Kesling HD. The philosophy of the tooth positioning appliance. Am. j. orthod. St. Louis, 1943; 297-304.

4. Kravitz DN, Kusnoto B, Begole EAO, Agran B. How well does Invisalign work? A prospective clinical study evaluating the efficacy of tooth movement with Invisalign. Am. j. orthod. dentofacial orthop. January 2009.

5. Maltagliati LA, Montes LAP. Análise dos fatores que motivam os pacientes adultos a buscarem o tratamento ortodôntico. Rev. dent. press ortodon. ortop. facial [online]. 2007; 12(6):54-60

6. Okeson, JP. Tratamento das desordens temporo-mandibulares e oclusão. 7. ed. Elsevier, 2013.

7. Papadimitriou A, Mousoulea S, Gkantidis N, Klou-kos D. Clinical effectiveness of Invisalign® ortho-dontic treatment: a systematic review. Prog. or-thod. Sep. 2018; 19(1):37.

8. Rossini G, Parrini S, Castroflorio T, Deregibus A, De-bernardi CL. Efficacy of clear aligners in controlling orthodontic tooth movement: A systematic review. Angle orthod. 2015; 85:881-889.

9. Walton DK, Fields HW, Johnston WM, Rosentiel SF, Firestone AR, Christensen JC. Orthodontic appliance preferences of children and adoles-cents. Am J. orthod. dentofacial orthop. 2010; 138(6):698e1-698e12.