orixá xangô

5
ORIXÁ XANGÔ CARACTERÍSTICAS, FUNDAMENTOS, ERVAS E LENDAS XANGÔ Teria sido o 3° Rei de Oyó, filho de Oranian e Torosi, irmão de Ogum e Obaluaiyé. Xangô cresceu no país de sua mãe, indo instalar-se mais tarde em Kóso (Kossô), onde os habitantes não o aceitaram pelo seu caráter violento e imperioso; mas ele conseguiu impor-se por sua força. em seguida, acompanhado pelo seu povo, dirigiu-se para Oyó, one estabeleceu um bairro que recebeu o nome de Kossô. Conservou, assim, seu titulo de Obá kóso, que com o passar do tempo, veio a fazer parte de seu Oríki. Xangô é viril e atravido, violento e justiceiro; castiga os mentirosos, os ladrões e os malfeitores, razão de sobra para ser denominado deus da justiça. Os Édún Árá (pedras de raio - na verdade, pedras neolíticas em forma de machado), são consideradas emanações de Xangô, e são colocadas sobre um Odó (pilão de madeira esculpida - consagrada a Xangô). seu simbolo é Oxé (machado de duas lâminas). Em sua dança, o alujá, Xangô brande orgulhosamente seu oxé e assim que a cadencia se acelera, ela faz um gesto de quem vai pegar num labá (sua bolsa) imaginário, as pedras de raio, elança-las sobre a terra.

Upload: tateto-omulu

Post on 20-Nov-2015

17 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Orixá Xangô

TRANSCRIPT

  • ORIX XANG

    CARACTERSTICAS, FUNDAMENTOS, ERVAS E LENDAS

    XANG Teria sido o 3 Rei de Oy, filho de Oranian e Torosi, irmo de Ogum e Obaluaiy. Xang cresceu no pas de sua me, indo instalar-se mais tarde em Kso (Koss), onde os habitantes no o aceitaram pelo seu carter violento e imperioso; mas ele conseguiu impor-se por sua fora. em seguida, acompanhado pelo seu povo, dirigiu-se para Oy, one estabeleceu um bairro que recebeu o nome de Koss. Conservou, assim, seu titulo de Ob kso, que com o passar do tempo, veio a fazer parte de seu Orki. Xang viril e atravido, violento e justiceiro; castiga os mentirosos, os ladres e os malfeitores, razo de sobra para ser denominado deus da justia. Os dn r (pedras de raio - na verdade, pedras neolticas em forma de machado), so consideradas emanaes de Xang, e so colocadas sobre um Od (pilo de madeira esculpida - consagrada a Xang). seu simbolo Ox (machado de duas lminas). Em sua dana, o aluj, Xang brande orgulhosamente seu ox e assim que a cadencia se acelera, ela faz um gesto de quem vai pegar num lab (sua bolsa) imaginrio, as pedras de raio, elana-las sobre a terra.

  • Caractersticas : Saudao ---> Kaw Kabiysl ! (venha ver o Rei descer sobre a Terra! ) Simbolos ---> Ox = machado de duas laminas Od = pilo de madeira gameleira Xere = espcie de chocalho que quando balana imita o barulho da chuva Dia da semana ---> Quarta-feira Sincretismo ---> So Jeronimo (RJ) / So Pedro / So Joo Batista Elemento ---> Fogo Reino Vegetal ---> Ervas, mamo, jambo, quiabo e flores vermelhas Reino Animal ---> Cgado, carneiro, leo Reino Mineral ---> Os dn r (pedras de raio/ pedras neolticas em forma em forma de machado) Cristal ---> Granada Odu principal ---> 6 Obar e 12 Ejilasbora Cores ---> Vermelho e branco Armas ---> Machado de duas lminas e dn r (pedras) Kisila (problemas) ---> Obi (representa a vida e Xang [ e vidas Eguns] )

  • Fundamentos : Badesi ---> fundamento com Yemanj e Oxssi Afonj ---> fundamento com Yemanj e Iroko Ogodo ---> fundamento com Oxum Car Koso ---> fundamento com Ians (Oy) Aganju ---> fundamento com Ians (Oy), Oxaluf e Ex Baru ---> fundamento com Omul e Ians (Oy) Alafin ---> todo Xang Air ---> fundamento com Oxagui Abomi ---> fundamento com Oxum Sobo ---> fundamento com Oy Top Ervas : Tet = Bredo sem espinhos Orin-rin = Alfavaquinha Odum-dum = Folha da costa Jacomij = Jarrinha Bamba = Folha de mibamba Alap = folha de capito Pep = folha de loko Oic = folha de caruru Xer-Ob = chocalho de Xang Ox-Ob = Birreiro Monan = Parietria Afer = Mutamba Ob = Rama de leite Odidi = Bico de papagaio Obaya = Beti cheiroso (macho ou fmea)

  • Lendas : 1 - Quando Xang pediu a Oxum em casamento, ela disse que aceitaria com uma condio, de que ele levasse o pai dela, Oxal, nas costas para que ele, j muito velho, pudesse assistir ao casamento. Xang, muito esperto, prometeu que depois do casamento carregaria o pai dela no pescoo para o resto da vida; e os dois se casaram. Ento, Xang arranjou uma poro de contas vermelhas e outras contas brancas, e fez um colar com as duas misturas. Colocando-o no pescoo, foi dizer a Oxum " - Veja, eu j cumpri minha promessa. As contas vermelhas so minhas e as brancas de seu pai; agora eu o carrego no pescoo para sempre " 2 - Xang vivia em seu reino com suas 3 mulheres (Ians, Oxum e Ob), muitos servos, exrcitos, gado e riquezas. Certo dia, ele subiu num morro prximo, junto com Ians, ele queria testar um feitio que inventara para lanar raios muito fortes. Quando recitou a formula, ouvi-se uma srie de estrondos e muitos e muitos raios riscaram o cu. Quando tudo se acalmou, Xang olhou em direo a cidade e viu que seu palcio fora atingido. Ele e Ians correram para l e viram que no havia sobrado nada nem ningum. Desesperado, xang bateu com os ps no cho e afundou pela terra; Ians o imitou. Oxum e ob viraram rios, e os 4 se tornaram Orixs.