origem da vida

10
 Origem da vida  O Conceito Assim como explicar "o que é a vida" é ainda obscuro para a Biologia, explicar "como surgiu a vida" também é. Existem várias teorias que buscam esclarecer como isso ocorreu. Algum as delas convivem atualmente e não á como comprová!las ou reutá!las. Outras teorias, como a da #era$ão Espont%nea tiveram grande valor e impacto na época em que oram divulgadas, mas o&e &á oi provado que partem de premissas equivocadas. 'e &a as teorias mais importantes e interessantes(  ). *eoria da Cria$ão +ivina criacionismo- O conceito *r ata!se de uma das teorias mais antigas conecidas. rop/e que +eus tena criado o universo e a vida. 0ão é poss1vel comprová!la, nem tampouco reutá!la. As idéias criacionistas originalmente surgiram &unto com uma outra lina de racioc1nio( o ixismo. O pensamento era( uma ve2 que +eus criou o universo e a vida, tudo é pereito e está adequadamente pronto, não á evolu$ão ou altera$ão na 3cria$ão3. Atualm ente o ixismo oi substitu1do pelo evolucionismo, dadas as evid4ncias da ocorr4ncia da evolu$ão das espécies. 5as o criacionismo continua vivo.  6. *e oria da #era$ão Espont%nea abiog4nese- O conceito 7oi ormulada por Arist8teles 9:;!966 a.C.- , na #récia antiga e di2ia que os seres vivos surgem da matéria bruta, espontaneamente. +e acordo com essa teoria, existiriam dois princ1pios, um passivo, que é a matéria, e outro at ivo, que é a orma. 0o momento em que as condi$/es ossem avoráveis, esses princ1pios se con&ugariam, originando vida.

Upload: germano-krepsky

Post on 13-Jan-2016

12 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

origem

TRANSCRIPT

7/18/2019 Origem Da Vida

http://slidepdf.com/reader/full/origem-da-vida-5696299fd1114 1/10

Origem da vida

 

O Conceito

Assim como explicar "o que é a vida" é ainda obscuro para a Biologia, explicar"como surgiu a vida" também é.

Existem várias teorias que buscam esclarecer como isso ocorreu. Algumas delasconvivem atualmente e não á como comprová!las ou reutá!las. Outras teorias,como a da #era$ão Espont%nea tiveram grande valor e impacto na época emque oram divulgadas, mas o&e &á oi provado que partem de premissasequivocadas.

'e&a as teorias mais importantes e interessantes(

 

). *eoria da Cria$ão +ivina criacionismo-

O conceito

*rata!se de uma das teorias mais antigas conecidas. rop/e que +eus tenacriado o universo e a vida.

0ão é poss1vel comprová!la, nem tampouco reutá!la.

As idéias criacionistas originalmente surgiram &unto com uma outra lina deracioc1nio( o ixismo. O pensamento era( uma ve2 que +eus criou o universo e avida, tudo é pereito e está adequadamente pronto, não á evolu$ão ou altera$ãona 3cria$ão3. Atualmente o ixismo oi substitu1do pelo evolucionismo, dadas asevid4ncias da ocorr4ncia da evolu$ão das espécies. 5as o criacionismo continuavivo.

 

6. *eoria da #era$ão Espont%nea abiog4nese-

O conceito

7oi ormulada por Arist8teles 9:;!966 a.C.- , na #récia antiga e di2ia que osseres vivos surgem da matéria bruta, espontaneamente. +e acordo com essateoria, existiriam dois princ1pios, um passivo, que é a matéria, e outro ativo, que

é a orma. 0o momento em que as condi$/es ossem avoráveis, esses princ1piosse con&ugariam, originando vida.

7/18/2019 Origem Da Vida

http://slidepdf.com/reader/full/origem-da-vida-5696299fd1114 2/10

Arist8teles, por exemplo, cegou a airmar que os crocodilos do <io 0ilosurgiam da lama. Outros cientistas, seguindo o racioc1nio de Arist8telesdescreveram processos de #era$ão Espont%nea( aracelso explicou como gerarsapos, tartarugas e ratos a partir do ar, água, pala, madeira em decomposi$ão,entre outros materiais= 'an >elmont explicou como gerar camundongos a partirde uma camisa suada em contato com gérmen de trigo nesse caso o suorumano seria o 3princ1pio ativo3-.

A teoria da #era$ão Espont%nea é contestada0o século ?'@@, o cientista 7rancisco <edi )6!):- reali2ou experi4nciascontroladas para provar que a #era$ão Espont%nea era equivocada.

ara provar que os vermes em cadáveres não surgiam por #era$ão Espont%nea,ele reali2ou experimentos controlados(

) experimento

<edi mostra que as larvas desaparecem depois de terminar de comer a carne.

6 experimento

7/18/2019 Origem Da Vida

http://slidepdf.com/reader/full/origem-da-vida-5696299fd1114 3/10

<edi comprova que as larvas que oram aprisionadas passaram pelametamorose e se transormaram em moscas.

9 experimento

<edi demonstra que nos rascos tampados não á o surgimento de larvas.

; experimento

<edi comprova que, mesmo com a penetra$ão do ar através do tampo de ga2e,não á o surgimento de larvas.

Com estes resultados, <edi comprovou que as larvas eram oriundas de ovospostos por moscas que pousavam sobre a carne biog4nese- e não surgiam por#era$ão Espont%nea abiog4nese-.

 A teoria da #era$ão Espont%nea ressurge

Alguns anos depois dos experimentos de <edi, o cientista Anton 'anDeeenoeF )96!)G69-, com o aux1lio do microsc8pio, descobriu osmicroorganismos, dos quais não se conecia a origem, tra2endo H tonanovamente a discussão sobre a teoria da #era$ão Espont%nea.

Em )G;I , o cientista Jon 0eedam )G)9!)G:)- aqueceu caldo de rango e

legumes em tubos de ensaio, ecou!os e aqueceu!os novamente. +epois observouque icavam repletos de moicroorganismos. @sso e2 ressurgir a teoria da#era$ão Espon%nea.

7/18/2019 Origem Da Vida

http://slidepdf.com/reader/full/origem-da-vida-5696299fd1114 4/10

0eedam airmava que os microorganismos surgiam por #era$ão Espont%nea

 

A teoria da #era$ão Espont%nea é derrubada novamente

oucos anos depois, em )GGK, o padre e cientista Da22aro Lpallan2ani )G6!)G- repetiu a experi4ncia de 0eedam, porém, aquecendo os tubos de ensaio

por uma ora. 0esse caso, as amostras nos tubos de ensaio mantiveram!seestéreis sem nenum microorganismo- por vários meses. Lpallan2ani concluiuque o aquecimento eito por 0eedam não oi suiciente, permitindo quepermanecessem microorganismos que se multiplicavam posteriormente.

0eedam contra!argumentou di2endo que o aquecimento excessivo teriadestru1do o 3princ1pio ativo vital3, necessário para a #era$ão Espont%nea. Criou!se então a pol4mica entre abiog4nese e biog4nese, que perdurou entre oscientistas até a segunda metade do século ?@?.

Entre os anos de ):K e ):;, o cientista Douis asteur ):66!):I- adaptou aexperi4ncia de Lpallan2ani, colocando o caldo de carne em um balão de vidrocom gargalo bem comprido. Aqueceu o caldo por um longo tempo e, em seguida,submeteu!o a um resriamento procedimento conecido como  pasteurização-.Com o caldo esterili2ado, asteur aqueceu os gargalos, torcendo!os em orma de"s", criando os bal/es 3pesco$o de cisne3. Esses rascos não oram ecados,portanto o caldo oi mantido em contato com o ar. +essa orma, o argumento de0eedam a alta de condi$/es para penetra$ão do 3princ1pio ativo vital3- nãopoderia ser usado. Como resultado, observou!se que o caldo permanecia estéril

por vários meses. As curvas do pesco$o do rasco uncionaram como um iltro,impedindo a penetra$ão de microorganismos do ar que pudessem contaminar ocaldo.

7/18/2019 Origem Da Vida

http://slidepdf.com/reader/full/origem-da-vida-5696299fd1114 5/10

MEra o im da abiog4nese.

 

9. *eoria da anspermia C8smica extraterrestre-

O conceito

@nicialmente propuna!se a possibilidade de nosso planeta ter sido coloni2adopor alguma civili2a$ão de outro planeta. Essa ip8tese não pode ser totalmentedescartada, mas a probabilidade de que tena realmente ocorrido é muito

remota.

Atualmente a teoria da anspermia C8smica vem sendo reavivada pelos estudosque mostram a possibilidade da condu$ão de estruturas vivas em meteoroscongelados e por questionamentos a respeito da teoria >eterotr8ica ve&aabaixo-.

Essa teoria nos leva a pensar que se verdadeira, então provavelmente a vida oisemeada também em muitos outros planetas. <esolve o questionamento sobre osurgimento da vida na *erra, mas ainda não resolve a pergunta inicial( comooriginou!se o primeiro ser vivoN

 

;. *eoria >eterotr8ica cient1ica de Oparin evolucionista gera$ãoespont%nea gradual-

O conceito

A partir das idéias evolucionistas propostas por Carles +arin ):K!)::6-muitos cientistas, compreendendo a evolu$ão dos seres mais simples para os

7/18/2019 Origem Da Vida

http://slidepdf.com/reader/full/origem-da-vida-5696299fd1114 6/10

seres mais complexos, buscar uma explica$ão para o surgimento desses seresmais simples bactérias-.

Os cientistas AleFsandr @vanovic Oparin ):;!):K- e Jon Burton Landerson>aldane ):6!);-, na década de 9K do século ??, trabalando isoladamente,

ormularam a mesma teoria, que ligava de orma cont1nua o não!vivo ao vivo.Eles propuseram, ap/s a analisar dados de astrPnomos sobre a atmosera deoutros planetas, que a atmosera primitiva da *erra era dierente da atual,inclusive, não seria oxidante sem oxig4nio-. Esta ip8tese é a base para a "teoriaevolucionista da origem da vida" ou da "gera$ão espont%nea gradual".

Oparin >aldane

Consiste, basicamente, em admitir que, de orma espont%nea e gradual, emcondi$/es ambientais dierentes das que atualmente existem, teria ocorrido umarecombina$ão entre os átomos das moléculas dispon1veis, dando primeiroorigem a novas moléculas, que n8s classiicamos de org%nicas porque

participam da constitui$ão dos organismos e s8 por eles são o&e sinteti2adas, nanature2a-, e depois a moléculas mais complexas por &ustaposi$ão das primeirasos pol1meros-. 7inalmente, estruturas moleculares complexas e constituindoentidades isoladas do meio, com capacidades metab8licas e de reprodu$ão,su&eitas Hs leis da evolu$ão diversidade!sele$ão!evolu$ão-, terão estado naorigem das primeiras células vivas.

O come$o de tudo( o Big Bang

>á cerca de )K a 6K bil/es de anos acredita!se que toda a matéria do universoestava reunida em um Qnico ponto, onde concentrava!se, além da grandequantidade de matéria, muita energia, gerando grande instabilidade,culminando em uma "#rande Explosão" Big Bang- que lan$ou matéria portodo o espa$o.

A partir da aglutina$ão das part1culas originadas nessa explosão, ormaram!seas estrelas e os planetas.

R estimado que o nosso Listema Lolar tena se ormado á cerca de I a )K

bil/es de anos. A idade estimada do planeta *erra é de cerca de ;,I bil/es deanos.

7/18/2019 Origem Da Vida

http://slidepdf.com/reader/full/origem-da-vida-5696299fd1114 7/10

A teoria de Oparin e >aldane

0o per1odo entre 9, e 6,I bil/es de anos atrás, as condi$/es ambientaisestimadas da *erra eram(

Atmosera composta principalmente por a2oto 09- vapor de água >6O-,metano C>;- di8xido de carbono CO6-. 5enos abundantes seriam omon8xido de carbono CO-, o amon1aco 0>9- e o sulureto de idrog4nio>6L-

• *emperaturas médias mais elevadas que as atuais ! a *erra ainda estavaem processo de arreecimento.

• resen$a de água em estado l1quido ! a temperatura do planeta permitia acondensa$ão do vapor de água, que logo evaporava novamente.

• @ntensa agita$ão dos oceanos primitivos e da atmosera ! o intenso ciclo deevapora$ão e condensa$ão da água gerava constantes tempestades.

• <el%mpe&amento constante ! as tempestades geravam ciclos intensos deacQmulo e descarga de energia estática rel%mpagos-.

• @rradia$ão S.'. intensa ! o o2Pnio, que nos protege da radia$ão S.'. éormado a partir do oxig4nio, que não existia na atmosera primitiva.

Exisistiam pequenas dieren$as entre o que pressupunam Oparin e >aldane,mas ambos cegavam H mesma conclusão( os átomos de C, >, O e 0 eramabundantes e poderiam ter se recombinado ormando moléculas org%nicas,como, por exemplo, aminoácidos.

7/18/2019 Origem Da Vida

http://slidepdf.com/reader/full/origem-da-vida-5696299fd1114 8/10

Essa teoria seria poss1velN

*estando a teoria de Oparin e >aldane

Os cientistas LtanleT 5iller )9K!- e >arold SreT ):9!):)- montaram umexperimento que simulava as condi$/es da *erra primitiva(

5iller SreT

7/18/2019 Origem Da Vida

http://slidepdf.com/reader/full/origem-da-vida-5696299fd1114 9/10

 

Experi4ncia para comprovar a teoria de Oparin >aldane

O resultado oi a orma$ão no compartimento oceano- de diversas subst%nciasorg%nicas carboidratos, lip1dios, bases nitrogenadas-, dentre elas os tãoprocurados aminoácidos.

Eles camaram, então os oceanos primitivos de "caldo primordial" porque nãoeram ormados apenas por água, mas sim por ela e muitas subst%ncias org%nicasdissolvidas.

Outos cientistas, Joel Devine N!- e 7red >oTlle ))I!6KK)-, testaram aexposi$ão dos gases mon8xido de carbono, gás carbPnico, idrog4nio, nitrog4nioe vapor!dUágua a altas temperaturas e raios S.'.. Eles também obtiveram aorma$ão de aminoácidos.

<atiicando a teoria de Oparin>aldane e os experimentos de 5illerSreT eDevine>oTlle, o cientista Lidne V. 7ox N!- aqueceu prolongadamente umamistura seca de aminoácidos e obteve a união destes, ormando prote1nas depequeno peso molecular. Entre estas, inclusive, aviam algumas capa2es deavorecer a orma$ão de novas moléculas iguais, numa rea$ão em cadeia, eteriam um comportamento de en2imas primitivas protoen2imas-.

+as moléculas simples aos primeiros seres vivos

Alguns passos seriam necessários para cegar das moléculas mais simples H

orma$ão de seres vivos simples(

7/18/2019 Origem Da Vida

http://slidepdf.com/reader/full/origem-da-vida-5696299fd1114 10/10

)- a orma$ão de uma atmosera gasosa contendo as subst%ncias elementarespara a orma$ão da matéria org%nica=

6- a s1ntese dos monPmeros biol8gicos, como os aminoácidos, os a$Qcares ou asbases nitrogenadas=

9- a polimeri2a$ão destes monPmeros e a orma$ão das prote1nas primitivas edas cadeias de ácidos nucleicos=

;- a individuali2a$ão de microgotas com uma identidade 1sica e rudimentaresaculdades metab8licas coacervados-=

I- o desenvolvimento de um mecanismo de reprodu$ão que garantisse atransmissão aos descendentes das capacidades qu1micas e metab8licas dasentidades parentais.

As prote1nas, no meio aquoso, quando circunscritas por lip1dios ormam o quecamamos de "coacervados". Os coacervados são "protobiontes" W pré!seresvivos- ou se&a 3esbo$os3 de estruturas celulares.

Coacervado visto ao microsc8pio.

Conclusão

Os primeiros seres vivos, portanto, teriam surgido a partir da recombina$ão eaglutina$ão das subst%ncias qu1micas presentes no planeta *erra primitivo.