oriente das trevas - youkai e kyuukai

29
Trevas do Oriente YOUKAI E KYUUKAI HENRIQUE MORCEGOSANTOS

Upload: henrique-santos

Post on 12-Jun-2015

2.322 views

Category:

Documents


47 download

DESCRIPTION

Um continente repleto de incertezas, medo, alianças frágeis e uma sensação de que o pior está para chegar. Os seres que possuem o poder em suas mãos não provam se são benignos ou malignos em suas intenções, se estão do lado dos humanos ou em seu próprio lado. Este é o cenário de dezenas de culturas mescladas, que buscam um ponto comum, ou ao menos uma chance para perceberem onde a real ameaça está. Este é o cenário de Trevas do Oriente. No Netbook "Youkai e Kyuukai", é apresentada grande parte das criaturas sobrenaturais que povoam o imaginário oriental, além de descrever o modo como o Oriente enxerga a Roda dos Mundos e suas diversas localidades.

TRANSCRIPT

Page 1: Oriente das Trevas - Youkai e Kyuukai

Trevas doOriente

YOUKAI E KYUUKAI

HENRIQUE “MORCEGO” SANTOS

Page 2: Oriente das Trevas - Youkai e Kyuukai

CONSIDERACOES

Este Netbook trata de uma possível visão do continente oriental sob a ótica do cenário deTrevas. Como o próprio Oriente não é muito abordado nos diversos livros da Daemon Editora(possuindo apenas breves descrições, insuficientes para se jogar uma campanha perfeitamenteinserida em uma cultura oriental), passei a estudar as diferentes culturas, mitologias, religiões,folclores e a própria cultura Pop oriental.

Sim, muitos irão ficar com a sensação de déja vu ao ler diversas partes desta Cronologia, eeu admito: MUITAS PARTES SÃO ADAPTAÇÕES DESCARADAS DO QUE JÁ EXISTE!!Pode-se encontrar referências de filmes de monstros gigantes atômicos, os animes Shurato,Samurai Warriors,Inu Yasha, Rurouni Kenshin, Dragon Ball Z, Bleach, Yu Yu Hakusho, AsNovas Aventuras de Jackie Chan (tá bom, não é anime), Vampire Princess Miyu, A Viagem deChihiro, Akira, Naruto, Kujaku-oh, Sazan Eyes, Princess of Darkness, Demon City Shinjuku,Neon Genesis Evangelion, os videogames Streetfighter, Darkstalkers, Mortal Kombat, Tekken,Parasite Eve, Samurai Showdown, os RPGs Legend of the Five Rings, Vampiros do Oriente,Hengeyokai, Call of Cthulhu, Mago: a Ascensão, os filmes O Clã das Adagas Voadoras,Herói, Kill Bill, Batman Begins, Os Aventureiros do Bairro Proibido, Ronin, O Último Samurai,o conto Jornada para o Oeste, e muitas, muitas outras referências...

Nada do que está aqui tem a intenção de ser assumido como idéia original (a originalidadeestá na combinação de cada fato), e portanto não é plágio algum: são somente um“empréstimo” cultural à ambientação...!

Espero que seja do gosto de todos que tiverem a chance de ler este material. Qualquer sugestão,elogio ou crítica é muito bem vindo, sendo que o Fórum da Editora Daemon é acessadodiariamente por mim, e poderei responder e comentar qualquer coisa sobre este Netbook oumesmo conversar sobre todo assunto voltado ao RPG Trevas.

Este é o quarto de uma série de aproximadamente 5 Netbooks, que definirão todo o cenáriode Trevas do Oriente, começando pelo “Cronologia”, seguindo por “Os 28 Palácios Lunares”e “Onmyodo”. O próximo, que se chamará “Xangai da Luz e das Trevas”, descreverá toda acidade de Xangai para que uma campanha de Trevas possa ser inserida perfeitamente sob aótica oriental. Toda sugestão ou crítica serão levados em consideração para consertar esteNetbook e também para os próximos Netbooks.

Tenha uma boa leitura!

O Autor

Page 3: Oriente das Trevas - Youkai e Kyuukai

AGRADECIMENTOS

- Aos meus pais, que sempre me incentivaram ao prazer da leitura e nunca condenaramminha curiosidade extrema...

- Aos meus queridos Jogadores, que me aguentam como Mestre desde 1996 (em especial oTico, o Rodrigo AIDS, o Ruffles, o Dalton, o Renato, os primos Luiz, William e Gabriel e meuirmão César).

- Às Musas que inspiraram o Marcelo Del Debbio a criar um cenário tão vasto e rico, dignoda admiração de todo RPGista e leitor, que saiu ganhando com tantos contos derivados destecenário.

- À galera do Fórum da Editora Daemon, que sempre busca ajudar quem tem dúvidas quantoao cenário, e me deram inúmeras sugestões para este e os próximos Netbooks (em especialCyclop’s, Padre Judas, Lobo, Dee Kanon, Darkchet, Grigori Semjaza, Peste_da_Neve, OSatânico Dr. H e Lord Metatron).

- A Steve Argyle, que fez o desenho usado na capa deste Netbook, por seu talento artístico.

Page 4: Oriente das Trevas - Youkai e Kyuukai

A palavra Youkai é muito abrangente,incluindo aí toda criatura que não seja natural, ouqualquer pessoa que possua um dom especial. Como mesmo significado de Obakemono, Youkai éentão traduzido como “Criatura Sobrenatural”.Como já avisado nos livros de Trevas, érecomendado ao Mestre grande cautela ao inserirestes seres em uma campanha, pois eles poderãoacabar facilmente com o clima de suspense casosejam mal utilizados. Eles sempre serão, mesmoos mais ordinários, criaturas fabulosas emerecedoras de admiração e temor por qualquerum que as veja.

É muito difícil uma pessoa comum seencontrar com um Youkai e notar que ele não fazparte de seu mundo, uma vez que quase todosenvolvem-se com o mundo dos mortais sobdisfarces e redes de contatos que os mantémincógnitos. O encontro com um deles será semprealgo surreal e inesquecível, principalmente se elesforam oponentes aos personagens.

Somente membros de ordens místicas ou ospróprios Youkais conhecem a existência deles,relegando aos mortais procurarem por informaçõesdesencontradas sobre eles em lendas e diários deloucos e bêbados.

As proporções de Youkais com relação aosmortais comuns segue um pouco o raciocínioocidental, embora a quantidade de certos Youkaisseja inacreditavelmente maior que no Ocidente. OsHanyu, por exemplo, podem ser encontrados empraticamente todo lugar, embora nem mesmo elespróprios saibam que são Hanyu. Outros Youkai,como os Shuudouin, Baoxien, Kotan-Nukur,Herukas, Tatsu e Amanohara, não serão conhecidospelos personagens provavelmente tão cedo.

MITSUKAI

Assim como as Castas monoteístas surgiramapós a Primeira Rebelião (liderada por Lúcifer), asCastas orientais (de Katmaran, Shang-Qing,Amaterasu) também surgiram após um grandeacontecimento: a Primeira Guerra dos Mundos.

Assim que a criação de Katmaran terminoue a trégua entre os Devas e os Asuras foiestabelecida na cidade, a consciência trípliceTrimurti manteve-se dividida, e uma dasconsciências, Brahma, foi para o distritokatmaraniano de Satyaloka, para nunca mais

influencia na cidade. Com isto, Vishnu e Shiva sedesentenderam. Cada um desejava liderar toda acidade sem o outro, nem mesmo Indra.

Deste modo, Vishnu e Shiva reuniram seuspróprios exércitos, cada um elegendo 4 generais.Cada um destes 8 generais se especializava em ummodo de atuação, e suas legiões possuíam asmesmas características. A partir destes generais éque surgiram as 8 Castas katmaranianas.

Tenshi ou XianMitsukai que há muito tempo abandonaram

suas funções no Tao e passaram a existir como umaCasta isolada dos outros seres iluminados: vivemsuas vidas como se nada acontecesse, agindo comocamponeses, Monges, nobres, comerciantes eexploradores em suas cidades paradisianas. Algunspoucos ousam retomar o Tao e agir como seusantepassados agiam durante a Primeira Guerra dosMundos, como os exércitos de elite de Katmaran eos perscrutadores do desenvolvimento do Yin. Nostempos primordiais, eram ainda mais poderosos queos Shuras, mas devido ao fim das Guerras,desistiram de tanto poder de destruição paraviverem suas vidas como sempre foi antes dasGuerras e como era em Ningenkai. O general dosTenshi na Primeira Guerra era Taishakuten, queacabou recentemente destruído por um grupo deMalaks (anjos muçulmanos), quando tentavadefender a região da Caxemira contra estes Anjos.Atualmente, o general dos Tenshi em Katmaran éHyoga. Os Tenshi são muito numerososprincipalmente na cidade paradisiana deAmaterasu.

Em Shang-Qing, esta mesma Casta écomposta pelos Xian, ou Imortais. Eles sedesenvolveram no caminho da Iluminação emdireção a Buda, e saíram do círculo dereencarnações ao qual os mortais estão sujeitos. OsXian são liderados por 8 Imortais muito antigos,que costumam ficar no Império de Jade auxiliandoYu-Huang.

Shagaras, T’ien Lung ou RyusOs verdadeiros Dragões, foram condenados

por Vishnu a viverem a eternidade como DragõesOrientais. Quando a Primeira Guerra dos Mundossurgiu, alguns dos Dragões Celestiais (os Dragõesvoltados ao desenvolvimento do Yang) serecusaram a agir ao lado de Vishnu, e também serecusaram a seguir as ordens de Shiva. Comotraidores de ambos os lados, foram amaldiçoados

YOUKAI

Page 5: Oriente das Trevas - Youkai e Kyuukai

a possuírem um corpo que sempre os lembraria deseu erro. A aparência dos Dragões Celestiais é deseres com cabeça semelhante a camelos, orelhasde boi, palmas das patas de leão, garras de águia,corpo de serpente e escamas semelhantes às decarpas, exatamente a forma dos dragões orientais.Koumokuten é o general dos Shagaras, Ryuma é ogeneral dos Ryus, e Ling Guam é o general dosT’ien Lung.

Os T’ien Lung e Ryus surgiramrespectivamente em Shang-Qing e Amaterasu comopresentes de Indra aos líderes destas cidades, comosinal de boas relações diplomáticas. Koumokutentinha 2 filhos, e os dois foram adotados pelos líderesdas cidades, agindo também como guarda-costas.Com o tempo, as almas recrutadas em Yu-Qing (oImpério de Jade) e Amaterasu podiam seguir osensinamentos dos filhos de Koumokuten aadquirirem as características draconianas deles. OsT’ien Lung agem sobre seus territórios comoentidades psicopompas, levando as almas dosmortos para o Mundo Espiritual para que o destinoda alma seja traçado lá.

Yashas ou SoshigamiGuerreiros implacáveis, estes Mitsukai são

os guardiões da natureza. No início, os Yashas eramespíritos das árvores, florestas, e vilas. Sãocomandados pelo general Tamonten, um dos 4 ReisCelestiais que possuem pequenos reinos nasproximidades do Império de Jade, em Tsukiokoku.

Os Yashas são capazes de voar através doespaço, ou seja, podem facilmente atingir as bordasdo Aether e dizem que são grandes conhecedoresdos seres desta região astral. Devido à sua naturezaguerreira, sempre possuem grandes dentescarnívoros.

Os Yashas, ou “Deuses Elementais”, sãoMitsukai como as Potências da Cidade de Prata:ligados aos animais e à natureza, tornam-seresponsáveis por um dos elementos, e podemmanipulá-los em uma pequena área (de algunsquarteirões para os mais jovens até um territóriodo tamanho do arquipélago japonês e o oceano àvolta). Possuem 2 estados de espírito: nigimi-tama(gentileza, quando o elemento é benéfico a todosnas proximidades) ou arami-tama (agressivo,responsável por tempestades, erupções, terremotos,inundações...). Toda a natureza (animais, clima eplantas) é percebida pelo Mitsukai, como no casodas Potências da Cidade de Prata.

Em Katmaran, o líder dos Yashas éTamonten, enquanto Gai os lidera em Shang-Qing,e Bishamon é o general dos Soshigami deAmaterasu.

Gandharvas, Chuu ou KendappasMitsukai voltados ao desenvolvimento do

Tao: eles podem manipular – ainda que sutilmente– o próprio Tao que rege os Mundos e entendercomo ele age. Considerados o ponto máximo antesde Buda, são os grandes mestres dos Mitsukai,capazes de entender tudo o que ocorre e deste modocapazes de ensinar aos mais jovens. A maior partedos Kendappas de Amaterasu é muito arrogante,considerando-se senhores de todos os Mitsukai,provavelmente por seguirem o comportamento deseu general, Jikokuten. Já em Shang-Qing, os Chuusão muito empáticos com a Humanidade, comoordena seu mestre Ken’ya. Em Katmaran, osGandharvas são mais desligados com conceitos destatus, evitando a prepotência, mas tambémignorando a humildade; Sendan Kendatsuba, ogeneral katmaraniano, mantém-se como um braço-direito de confiança de Indra, buscando pacificartodas as ideologias da conturbada cidadeparadisiana.

Estes Mitsukai, além de grandes mestres doTao, são também patronos dos artistas(principalmente os músicos) e médicos; assim, seuspoderes relacionados a estes conceitos são muitodesenvolvidos. Como características, semprepossuem auréolas em suas cabeças (como osNimbus) e exalam um perfume muito forte eencantador.

Shuras ou SarutahikoOs grandes guardiões e deuses das artes

marciais estão nesta Casta. É por causa deles quemangás e animes no estilo de “Cavaleiros doZodíaco” e “Dragon Ball” fizeram sucesso noJapão, pois suas habilidades e poderes são muitoparecidos. Sua aparência é exatamente de guerreirosque portam armaduras extremamente ornamentadasem temas específicos e únicos a cada um.

Mitsukai voltados ao desenvolvimento doP’o (a alma violenta), eles aprenderam a suprimirseu Hun (alma serena) e agir somente sob ospensamentos do P’o. Estes são os maioresguerreiros de todos os Mitsukai, insuperáveis epraticamente indestrutíveis.

Esta Casta surgiu dos Asuras remanescentesda trégua, que ainda se mantinham unidos etentavam não se misturar com os Devas deKatmaran. Este grupo era tão unido e com tantarepresentatividade em Katmaran que seu líder,Shuratorin, foi promovido a general de Vishnu esua legião inteira tornou-se uma das Castas dacidade.

Mitsukai dignos de suspeita, voltam-se aodesenvolvimento do Shun Goku Satsu (o instintoassassino): eles podem agir diretamente sobre oJigoku e sobre Ningenkai. Eles podem parecer seresmalignos, mas não o são, pois não pode existir um

Page 6: Oriente das Trevas - Youkai e Kyuukai

bem sem um mal, e por isso ainda possuem umDharma (destino) no funcionamento dos Mundos.

Suas características corporais às vezesapresentam 3 cabeças e 6 braços, sendo que as 2cabeças laterais sempre expressam raiva. EmAmaterasu, os Sarutahiko, a Casta dos caçadoresdos seres das terras sombrias (seres do Makai,Jigoku e Izumo) é treinada pessoalmente pelosmaiores mestres Shuras, como mostra de amizadeentre as cidades. Devido a seu treinamentorelacionado à defesa do Mal usando a própriaessência do Mal, os Shuras são os únicos serescelestiais que podem adquirir certos PoderesDemoníacos (embora, quando adquirem, nuncamais podem passar dos primeiros distritos da cidadeparadisiana de onde são, para prevenir que a cidadeseja “corrompida” pelas energias inferiores).

Garudas ou ZenshigoukenMitsukai voltados ao desenvolvimento do

Hun (alma serena): eles aprenderam a suprimir seuP’o (alma violenta) e agir somente sob ospensamentos do Hun. Por serem geralmente muitopacíficos, raramente usam armas ou mesmo nemchegam a lutar; esta Casta é mais encontrado comoum tipo de espírito-guia, agindo em Ningenkaicomo protetor dos mortais e mensageiro entreKatmaran e Ningenkai.

Sua aparência é de homens-pássaro,normalmente com penas de cores muito vivas. OsGarudas são muito ligados às Fênix ocidentais, epor isso mesmo podem adquirir corpos flamejantespara proteger quem for necessário. O general dosGarudas é Leiga, marido da deusa da belezaLakshmi.

Quando uma pessoa realiza atos prodigiososquando em vida, sua família passa a ser maisrespeitada. O herói morre e, se quiser, pode ficarcomo protetor da família, um Zenshigouken(“espírito guardião”); seus poderes são relacionadosa gerar sensações em seus parentes quanto a perigose pressentimentos, além de utilizar o “banco dememórias” da família, emprestando Perícias de seusdescendentes e suas Perícias a eles. O general dosZenshigouken é Karura, do clã Shitenno. Éimportante ressaltar que os Zenshigouken preferemdeixar o papel de mensageiros de Amaterasu paraos Watashimori.

KinnarasOs Kinnaras são considerados os dançarinos

celestiais, com corpos humanos e cabeças decavalo. São conhecidos por possuírem vozesmaravilhosas e sabem utilizá-las para seu proveito.Quem não é um Kinnara dificilmente entenderá oque eles controlam: os sábios Kinnaras lidam como Maya (a ilusão da existência); seus estudos sobrea música e a dança são voltados à sinfonia divinaque rege o Universo. Com sua dança, podem

influenciar a realidade e é dito que esta habilidadede enganar foi passada aos caçadores da AGNI etambém aos ciganos que saíram da Índia. A únicageneral com essência feminina é líder dos Kinnaras,e chama-se Lengue.

Mahoragas ou HibakaraOs Mahoragas são os homens-serpente que

dizem proteger a eternidade. Suas característicasfísicas fazem com que os Mahoragas sejamconfundidos com ao Lamiai: uma grande cauda nolugar de pernas, múltiplos braços, e traçossemelhantes a serpentes. Observar um Mahoraga éainda mais extraordinário de se explicar: suascaudas são tão compridas que é difícil dizer seuverdadeiro comprimento ou seu fim, uma vez quea cauda nunca pára de se mover à volta doMahoraga; muitas vezes, parece que há diversascaudas à volta do Mitsukai. Alguns deles possuemtambém serpentes no lugar de cabelos (como aMedusa grega).

A simples visão de um Mahoraga é tãoincrível que poucos mortais conseguem se lembrardo ocorrido, embora fiquem por semanas sonhandocom cobras; algo na essência dos Mahoragas tornamuito difícil lembrar-se deles. É esta habilidade queutilizam para cumprir a função que lhes foi dada:impedir que seres dos planos inferiores invadamNingenkai, eliminando estes seres tão rápido esutilmente que mesmo as cidades paradisianas nãotêm controle de suas ações. O general dosMahoragas é Shesanaga, e o general dos Hibakarasé Dan-Daioh.

TokoroMuito parecidos com os Principados da

Cidade de Prata, os Tokoro são responsáveis poruma área: planícies, montanhas, rios, edifícios,cidades... Tudo o que acontece em sua área podeser percebido por ele. Mas, diferente dosPrincipados, os Tokoro possuem um papel de sumaimportância a serviço de Shang-Qing: a defesadestes territórios contra qualquer tipo de ameaça.Normalmente os Tokoro se manifestam em templosshaolin espalhados pela China e proximidades, ese sentem responsáveis pelo bem-estar e prontidãoao combate dos monges lutadores destes templos.Para os templos dos monges pacíficos eevangelizadores, os Tokoro preferem deixar espaçopara os Chuu.

Os Tokoro competem com os Shuras e osSarutahiko em questão de poder de combate,embora ganhem vantagem, pois conhecemperfeitamente o território onde combatem, erecebem benefícios sem fim para defender tal local.

Page 7: Oriente das Trevas - Youkai e Kyuukai

WatashimoriOs chamados “Barqueiros” utilizam grandes

barcas ancoradas na beira de cemitérios, onderecolhem os espíritos dos recém-mortos para levá-los ao tribunal de Emma-o, uma das regiões doJigoku. Muitas vezes agem como mensageiros dosdeuses para os vivos (quando utilizam somente oremo como transporte para voar, como uma bruxausa uma vassoura). Seus poderes incluem detecçãode vidas passadas, transgressões contra a fé,manipulação de energia espiritual, etc. São comoos Recíperes da Cidade Prateada. Como trabalhamtanto para Amaterasu como para o Rei Emma-o, osWatashimori às vezes são tratados com grandedesconfiança pelos Mitsukai orientais, pois nuncase sabe quando irão mudar de lado. Devido a estaligação com Amaterasu e Jigoku, os Watashimoripodem possuir certos Poderes Demoníacos eEspectrais sem serem considerados Demônios ouseres do Reikai.

Há uma divisão especial de Watashimoricujos membros são chamados de Shinigami (Deusesda Morte), que vêm a Ningenkai especificamentepara capturar toda e qualquer criatura que tenhaagido contra a harmonia do Mundo Espiritual, ouque tenha fugido de seu destino pós-morte.

ShuudouinConhecidos pelo nome de Cenobitas no

Ocidente, os Shuudouin são habitantes da cidadecorrompida de Metrópolis, em Tengoku (chamadano Oriente de Dadushi). Mestres dos enigmas e datortura, invadem os sonhos e são muito atuantes noBardo. Buscam ao máximo não se envolverem comos Mitsukai das outras cidades paradisianas.

Surgem em Ningenkai para capturar novasalmas e transformar qualquer criatura disposta aum novo Shuudouin. Suas características incluempróteses bizarras e peculiaridades sadomasoquistas,como cabelos feitos de arame afiado, pele quasetransparente de tão branca ou mesmo pregos elâminas cravados em seus corpos.

YoumaDa mesma forma que os Demônios do

Ocidente, os Demônios Orientais possuem diversasorigens. Outro ponto semelhante é a presença devárias Fraquezas relativas às religiões(principalmente o Budismo, o Xintoísmo e oXamanismo Cambojano). Todos eles habitam oJigoku.

Diferente do Inferno do Triunvirato(Shaitan, Lúcifer e Bhaalzebub), o Jigoku é repletode pequenos territórios liderados por grandesLordes Infernais chamados Reis Yama. Alguns dosReis Yama mais poderosos e temidos incluem Yan-Lo, Rangda, Ravana, Emma-o, Lai-Zen, Debiruh,

o Suserano Errante e Izanami. Ainda há muitosoutros nesta região do Reikai que também échamada de “1000 Infernos”.

KagegokaiVindos logo no início do Jigoku, quando Fu

Leng e Susanowo tramaram a queda de Amaterasuna Segunda Guerra dos Mundos, os Kagegokai sãoantigos habitantes das cidades paradisianas deAmaterasu, Shang-Qing e Katmaran, que cederamàs energias corruptoras e tornaram-se Youma. Estenome dado a eles significa “Amantes das Sombras”.

Quando Susanowo abriu mão de suanatureza maligna e tornou-se neutro na Ásia, muitosMitsukai Caídos o seguiram, mas nunca voltaram àpureza de outrora. Estes Mitsukai que Caíram edepois abdicaram do Mal são considerados párias,abandonados e desprezados por ambos os lados.

Shiryou/MononokeQuando uma pessoa morre de maneiras

violentas demais ou com um sentimento muito forteatrelado a ela no momento da morte, tal almacorrompe-se e assume as características doMononoke, ou Shiryou. A diferença entre ambos éque o Shiryou é a alma que corrompe-se após amorte, quando entra de algum modo em contato coma essência do tenebrita Vampyr. Já o Mononoke, éuma alma corrompida devido a condições nomomento da morte, sem ligação com Vampyr.

Muitas vezes, os Mononoke e Shiryou sãochamados de “Espíritos da Fúria”, por causaremmal no mundo dos vivos para assim assassinaremcada vez mais pessoas e corromper suas almas.

AkumaNas eternas batalhas territoriais do Jigoku,

soldados bem treinados são muito importantes. OsReis Yama recrutam os melhores guerreiros eassassinos dos planos físicos, cujas almasnormalmente rumam ao Jigoku devido a uma vidadesregrada e pecaminosa. Ao chegarem no Jigoku,suas almas são disputadas pelos Reis Yama, queplanejam negociar com a própria alma.

Quando um espírito condenado aceitanegociar sua existência com um Rei Yama, seucastigo e sua renovação cármica são anulados,entretanto, garantindo à alma grandes poderes noJigoku. Estes guerreiros demoníacos que servemos Reis Yama em missões especiais são os chamadosAkuma.

Shouten KishiNa Ásia, o conceito de Honra é algo muito

poderoso, capaz de superar todo e qualquer conceitoe princípio ético e moral. Assim, a desonra torna-se pior que a morte, digna de ser considerada umamaldição pelo desventurado e até mesmo pela

Page 8: Oriente das Trevas - Youkai e Kyuukai

família e amigos à volta, que sentem-se tambémamaldiçoados.

Os Shouten Kishi (ou Cavaleiros da Morte)são em sua grande maioria os Samurai quedesonraram sua existência mortal. Como o códigodo Bushido é rígido e considerado um privilégioreservado somente àqueles prontos a tal sacrifício,quem o desobedece condena a própria alma. OShouten Kishi surge, como um cadáver putrefatoque só existe para o calor da batalha, incapaz desentir qualquer outra emoção que o leve a se desviarde uma possível briga.

Bouji TenmaOs Demônios do Sexo são entidades que se

alimentam da sensação de medo que os pesadelosgeram. Sua forma verdadeira é grotesca, com quatromembros que se dobram ao contrário nasarticulações, uma língua comprida que usa para sealimentar do medo da vítima, e uma única garraem cada pé.

Para se aproximarem, normalmenteassumem a forma de animais inofensivos, mas quemesmo nesta forma ainda exalam uma energiasedutora a qualquer criatura consciente. Por isso,havia acusações de zoofilia em vários pontos daÁsia, principalmente do Vietnã. Enquantopraticavam o coito, o Bouji Tenma tambémalimenta-se da vítima, exaurindo-a aos poucos.Importante ressaltar que o filho de um Bouji Tenmacom um humano sempre cria um novo Bouji Tenma,quando chegam a nascer (caso raro).

KazoekirenaiNascidos de experimentos dos poderosos

místicos espirituais do Nepal, cujo nomeKazoekirenai significa “Os Incontáveis”, tais seresespirituais nada mais são que um amontoado deenergias espirituais de diversos seres, “costurados”misticamente pelos Magos de modo a agirem comouma única criatura. Cada “resíduo espiritual” échamado de Menos.

Como são ao mesmo tempo Youma e Obake,possuem Poderes e Fraquezas relativos a ambos.A aparência mais comum dos Kazoekirenai é deuma massa de sombras tridimensionais com a áreado rosto de cada Menos possuindo uma máscarade teatro Noh. Em raríssimas ocasiões, um Menos“costurado” à entidade Kazoekirenai volta àconsciência, ele se torna uma entidade à partechamada Arrancar, com a máscara rachada.

AbareumaRepletas de rancor e ressentimento das

novas religiões (Budismo, Xintoísmo,Confucionismo, Jainismo e Taoísmo), as entidadesdas antigas religiões xamânicas acabaram

condenadas ao abandono, esquecimento ou pior, oJigoku, pela Forma-Pensamento gerada com estasnovas crenças. Principalmente os antigos deusespolinésios, ainu, cambojanos e tibetanos, todos elesperderam seus fiéis e o alimento de suas almas, aFé mortal.

Relegadas às sombras e pontos remotos daÁsia, os “Renegados” (significado de Abareuma)foram se corrompendo com o tempo, aliando-se erealizando pactos com os monstros dos planosinferiores, que, assim como eles, desejam adestruição das novas religiões para voltarem àantiga glória do passado. Muitos Reis Yamacompõem esta raça demoníaca, como Emma-o,Rangda e a Sacerdotisa de Koorime.

KueiOs Kuei são conhecidos como “demônios

com sangue de tigre”, por causa de alguns delesque apresentavam características de tigres comolistras, orelhas e olhos felinos, ou caudas. A verdadeé que os Kuei são uma das raças habitantes doMakai, que assumem características de animaisdiversos, agrupados em tribos. Embora sejam tãounidos de acordo com o animal a que seassemelham, eles não se isolam das outras tribosde maneira alguma.

Entre as principais tribos, há os Inu(cachorro), Tora (tigre), Neko (gato), Kurohyou(pantera), Ookami (lobo), Arauma (cavalo), Youko(raposa), Komori (morcego), Tori (pássaro), Eki(lagarto), Hebi (serpente), Raion (leão), Kumo(aranha) e Gama (sapo). A maioria deles preferehabitar a própria Ningenkai, mas alguns têmpreferências diferentes: os Tora costumam viajarpor Tsukiokoku, os Gama tendem a se aliar agrandes Lordes Trevosos do Bardo e os Youkoinfestam o Jigoku.

OniOutra raça proveniente do Makai, os Oni

são muito semelhantes aos Ogros europeus:grandes, selvagens e comedores de carne humana.Costumam possuir chifres, utilizar grandes clavase vestir trapos de pele de animais. Seus traçosfaciais os fazem parecer com os Orcs europeus,embora não sejam raros os Oni que possuem cabeçade boi ou de cavalo.

Uma das raças mais afetadas peladecadência do Makai, consideram-se em extinçãoe buscam a todo custo manterem sua cultura aindaviva, pois são também Espíritos Iluminados comoseus parentes Daemons. Diferente do que aconteceno Ocidente, não é tão raro encontrar Oniconvertidos às religiões dos planos superiores ealiados a entidades de Amaterasu, Katmaran eprincipalmente Shang-Qing.

Page 9: Oriente das Trevas - Youkai e Kyuukai

PonaturiConhecidos como Profundos no Ocidente,

os Ponaturi são os representantes de Dagon naregião da Polinésia, híbridos dos humanos comantigas entidades servas do próprio Senhor dasProfundezas. Costumam habitar as profundezasoceânicas, indo à superfície para capturar oferendashumanas, ou mesmo para reinar sobre os humanos(como no antigo Império de Java).

Normalmente, um Ponaturi nasce como umhumano comum, e vai adquirindo característicasde anfíbios e peixes após a adolescência, tornando-se um perfeito Ponaturi na idade adulta. Os Ponaturisão temidos pelos representantes das outrasreligiões, pois sabe-se que eles se alimentam dacarne dos deuses, tendo havido grandes problemasno passado com deuses como Haha no Fumaki,Hema e Urotonga.

Kyuuketsuki

Tão incomuns na Ásia quanto são noOcidente, os Vampiros são alvo de grandecuriosidade pelos místicos, que buscam entendercomo ocorrem as transformações no corpo e naalma de um humano que se torna um Vampiro.Embora seus corpos pareçam mortos em certoscasos, a alma não o abandona. Sua força vital éinexistente, forçando-os a retirar o sustento daenergia vital alheia, e com o tempo, da energia vitaldos próprios Vampiros.

Infiltrados perfeitamente nas comunidadeshumanas e sobrenaturais, eles conseguem atémesmo manter uma vida secreta no mundo mortal,conhecendo perfeitamente ambos os cenários.Algumas raças que existem no Ocidente sãoextremamente raras no Oriente, como os Strigoi,Sábios e Brujas. Outras, tornam-se mais comunsdo que se imagina, como os Rakshasas e os Kiang-Shi.

Kiang-ShiOs Portadores da Segunda Alma são muito

poderosos na Ásia, mantendo grandes posições nasSociedades Secretas e também mantendo fortepoder político sobre o mundo mortal. Dividem asupremacia de modo pacífico com os Rakshasas,com raros conflitos entre ambos. Seus dons arcanossão extremamente altos, o que atrai os místicos paraa razão que teria esta “segunda alma” namanipulação das energias mágicas.

Concentram-se na China, controlando aTríade e a influenciando por toda Ningenkai, comdiversas alianças da Liga das Sombras espalhadaspelo globo. Acredita-se que um Kiang-Shi sempreé predestinado, através de estudos astrológicos que

localizam estes potenciais Vampiros e os forçam acometer suicídio ou a morrer de maneiras muitocruéis através de procedimentos ritualísticos.

KappaA perfeita fusão entre os demoníacos

Ponaturi e os Vampiros Kiang-Shi, os Kappa sãoentidades muito raras e com funções além dacapacidade de compreensão de muitos seressobrenaturais da Ásia: eles possuem as energiasdecadentes derivadas de Dagon, a corrupção daalma dos Kiang-Shi, e mesmo assim por vezes agemsob as ordens de grandes deuses de Amaterasu eShang-Qing. Eles são considerados demôniostorturadores, que assassinam suas vítimas porafogamento, levando-as ao fundo de rios e lagosjaponeses.

Dizem que os novos Kappa surgem depessoas que foram mortas por afogamento,normalmente ao cometerem suicídio. Suascaracterísticas físicas são animalescas, tornandosuas peles escamosas e esverdeadas, suas facesadquirem traços característicos de peixes, e suasbocas e presas passam a se assemelhar a piranhas,com grandes dentes afiados e protuberantes.

GakiOutra derivação dos Kiang-Shi, os Gaki são

os “Fantasmas Famintos” do Japão, que tornam-seimortais quando realizam grandes pecadosenquanto vivos, condenados à existência desombras sempre com fome, precisando se alimentardas emoções das pessoas à volta. Estes seres sãoos Ikiryo, ou Obsessores. Uma minúscula parceladestes condenados à fome espiritual voltam a seuspróprios corpos, tornando-se finalmente os Gaki.

Todo o corpo do Gaki volta a ser como eraantes da morte, mesmo se o corpo foi reduzido acinzas. Como possuem relação a condiçõesespirituais e com a própria Roda dos Mundos, osGaki tornaram-se seres de grandes poderesespirituais, um incrível meio-termo entre Vampiroe Espectro. Em vez de alimentarem-se somente daenergia vital alheia, eles também podem sealimentar das emoções e sentimentos das pessoaspara manterem-se “vivos”.

RakshasaOutra das raças mais numerosas de

Vampiros no Oriente, são na verdade um tipo deVampiro-Demônio. Podem assumir característicasde tigres ou babuínos, e preferem se alimentar decarne humana em vez de somente sugar-lhes osangue. Foram uma das primeiras raças vampíricasa existir, descendentes da própria deusa da morteKali, de Katmaran.

Page 10: Oriente das Trevas - Youkai e Kyuukai

Muitos ainda estão em Ningenkai, masoutros habitam permanentemente o bolsãodimensional chamado Lanka, anexado ao Jigoku.O milenar demônio Ravana lidera Lanka, tornando-se assim um dos Reis Yama. Possuem grandesterritórios fora da Ásia, como na Suécia e naHolanda.

HerukaChamados de Ekimmu no Ocidente, estes

Vampiros não são originários da Ásia, surgindonesta região por volta do século XXX a.C. OEkimmu Khetamon teria fugido do Egito e serefugiado na região do Tibet, onde teve dois grandesmestres na arte da Magie dos reinos espirituais.Como retribuição, Khetamon concedeu o Dom dasTrevas a seus dois mestres, que tornaram-se osprogenitores dos Vempiros Herukas, quaseinexistentes no resto da Ásia.

O Dalou’laoshi os veneram como enviadosdos grandes deuses, ou mesmo como eles própriosos deuses, chamados de “Divindades Furiosas” e“Bebedores de Sangue”. Sua aparência cadavéricae dureza que faz sua pele parecer com o mármoreos tornam seres de grande temor e admiração porquem os observa.

TeyirangSurgidos logo que Genghis Khan chegou ao

poder, dizem que a deusa Itugën concedeu o Domdas Trevas aos melhores cavaleiros mongóis, paraque eles auxiliassem no domínio completo deGenghis sobre todo o mundo conhecido. A verdadeé que o principal general de Gens=ghis Khan,Dobrul, era um descendente do próprio rei helenoLycaon, e portanto vítima da maldição de Zeus quegerou os Vrykolakas. Quando os xamãs mongóistentaram realizar um ritual sobre Dobrul, a essênciaamaldiçoada de sua linhagem despertou e o tornouo primeiro Vrykolakas surgido no Oriente. A partirde então, Dobrul buscou todos os seus familiaresque pudessem também se tornar Teyirang (nomepelo qual os Vrykolakas são conhecidos na Ásia).

Estes Vampiros são sempre nômades,percorrendo grandes distâncias ao longo dos anos,sem quase nunca permanecerem em um mesmolugar por mais de uma década. Adquirem com otempo algumas características bestiais ligadas aoslobos, como pêlos, garras, presas e a habilidade dese transformarem neste animal ou controlá-los.

Lagsuyar e PontianakLangsuyares e Pontianaks são descendentes

dos Lamiai gregos, criados com a maldição de Herasobre a rainha Lamia. Concentram-se no SudesteAsiático, relacionando-se principalmente com o ZiGuang. Os Langsuyares e Pontianaks costumam

usar roupas nobres verdes com grandes caudas detecido sobrando de acordo com a crença tradicional(que na verdade são suas caudas de serpente).Muitos ainda gostam de deixar suas unhas comgrandes comprimentos. Os Langsuyares ePontianaks, além de parasitarem o sangue humano,também sugam a saúde das pessoas, através de seusservos Pelesits e Polongs, que entram no corpohumano e retiram a saúde para depois transferi-laao mestre Vampiro.

Para eles, o sangue humano tem grande teoralcóolico, como o álcool nos humanos, podendoficar bêbados com grandes ingestões de sanguehumano. Como são grandes inimigos dos povos doSudeste Asiático, não se preocupam com outraspartes do mundo nem com outras raças vampíricas,com exceção dos Pennangalan, que competem pelomesmo território, e com os poucos Strigoi e Brujasque ocuparam várias cidades chinesas (como HongKong), e que tentam expandir seus territóriosvampíricos para os territórios dos Langsuyares ePontianaks. São contratados por outros vampiroscomo assassinos silenciosos, pois matam usandoos poderes dos Pelesits e Polongs, e como espiões,por suas formas Bajang e pelos servos Pelesits ePolongs, seres perfeitos para a espionagem. Adiferença entre um Langsuyar e um Pontianak épuramente territorial: os Langsuyares habitam aMalásia, enquanto os Pontianaks concentram-se naIndonésia.

PennangalanConsiderados bizarros pelos outros

Vampiros, os Pennangalan são perfeitamentehumanos de dia, mas à noite são obrigados a assumiruma das duas formas de caça da raça: o Wak-Wak,monstro-pássaro horrível; ou o Tianak, a cabeçado vampiro desprendida do corpo, junta ao sistemadigestivo, flutuando como se houvesse o resto docorpo. O Pennangalan se alimenta do sanguehumano, através de uma comprida língua com umferrão para a forma Wak-Wak, ou envolvendo avítima com seu sistema digestivo para a formaTianak.

Quando na forma Tianak, caso o resto docorpo do Pennangalan seja atingido por grandesquantidades de sal, a cabeça e as entranhas nãopoderão voltar ao resto do corpo; quando na formaWak-Wak, o vampiro perde sua capacidade de vôoquando for atingido por grandes quantidades de sal;em qualquer forma, quando ingere mais sal que onormal para o alimento, começa a passar muito mal(isso é usado para se identificar um Pennangalandisfarçado).

Assim como os Langsuyares, osPennangalan ocupam o Sudeste Asiático, comgrandes concentrações na Malásia e nas Filipinas,onde vive o líder dos irmãos, Aswang. Existe um

Page 11: Oriente das Trevas - Youkai e Kyuukai

pequeno grupo de Pennangalan sob o comando deKrappa no Japão, e alguns na Tailândia sob oreinado rígido de Krasue. Os Pennangalan vivemem constantes guerras contra os Rakshasas e osKiang-Shi, por territórios fronteiriços.

Obake

Os reinos astrais que compõem o Reikai(também chamado de Mundo Espiritual) sãoinúmeros, representando a multiplicidade decrenças que formam Vales Espirituais, as váriascriaturas sobrenaturais que preferem se retirar dosplanos físicos e até seres que nasceram nesteambiente. Com muitas ligações com os Oni e comos Watashimori, os Obake são as criaturas quepovoam o Mundo Espiritual.

YuureiQuando um ser vivo morre, sua alma é

coletada por alguma entidade psicopompa e levadapara algum lugar estabelecido pelas regras dosDeuses Acima dos Deuses, cumprindo um ciclo derenovação eterna. Uma alma considerada iluminadaé encaminhada para alguma das cidades de Tengokue “recrutada” para viver entre outros seresiluminados, descansando ou servindo de diversasformas os deuses. Quando rejeitada, normalmentea alma é encaminhada a uma região inferior depunição ou de purificação da alma, para no futuropoder voltar ao ciclo de reencarnações.

O Yuurei surge quando a alma não éconsiderada merecedora de viver entre as almasiluminadas, mas também não é corrupta o suficientepara ser punida nos infernos. A alma penada ficaperdida em Ningenkai ou nos reinos astrais,buscando um sentido para sua existência. NoOcidente, esta criatura é chamada de Fantasma.

Ikiryo/TsukumoLogo que morre, a criatura pode considerar

que ainda não era sua hora e recusar qualquer formade ajuda de outras criaturas dos planos superiorese inferiores, condenando sua existência a Ningenkaiatormentando o alvo relativo a seu sentimento deque ainda não era a hora. Às vezes, pode ser umapessoa que precisava ser protegida ou mesmo serpunida, ou então a avareza obriga a alma a sededicar a proteger seus bens mesmo depois demorto.

Quando uma pessoa é o alvo de sua novacondição, a criatura é considerada um Ikiryo.Quando um objeto específico torna-se alvo destacondição, a criatura passa a ser chamada deTsukumo. O Tsukumo é uma criatura de muitasestórias no Oriente, recebendo nomes diferentes

para cada objeto que incorpora: Kasabake(sombrinhas e guarda-chuvas), Burabura(lampiões), Saka-bashira (pilares de sustentação dacasa), Ittanmomen (rolos de algodão), entre muitosoutros. Obsessores são o equivalente oriental a estaentidade.

Shiryou/MononokeQuando uma pessoa morre de maneiras

violentas demais ou com um sentimento muito forteatrelado a ela no momento da morte, tal almacorrompe-se e assume as características doMononoke, ou Shiryou. A diferença entre ambos éque o Shiryou é a alma que corrompe-se após amorte, quando entra de algum modo em contatocom a essência do tenebrita Vampyr. Já oMononoke, é uma alma corrompida devido acondições no momento da morte, sem ligação comVampyr.

Muitas vezes, os Mononoke e Shiryou sãochamados de “Espíritos da Fúria”, por causaremmal no mundo dos vivos para assim assassinaremcada vez mais pessoas e corromper suas almas. Sãoconhecidos pelo nome de Espectros no Ocidente.

Tatsu

Uma das criaturas mais temidas e admiradasdo mundo, o Dragão tem sua existência narradadesde muito antes do surgimento da Humanidade.Considerados no Oriente como os senhores de todasas criaturas escamadas, acredita-se que eles vivemem castelos submersos no oceano, decorados comouro e prata. Inclusive, a ligação deles com oelemento Água é muito forte, relegando a estes sereso controle das chuvas, dos movimentos do mar eàs riquezas submersas, como as pérolas.

Todos os Dragões Orientais possuem umagema mística chamada Ch’iu Muh, normalmentesituada em suas testas, presente do poderosoKotoamatsumikami Pan-gu, para que todos elespudessem enxergar as vontades de Pan-gu e Tao-te. Dizem que, quando um humano engole o Ch’iuMuh, ele mesmo acaba tornando-se um novoDragão.

Os Dragões são divididos em muitas classes:há os poderosos Dragões Amarelos, que agem maisativamente junto à Humanidade, inclusive por vezestornando-se a família real de várias dinastiaschinesas. São os mais heróicos e aventureiros dosDragões Orientais. Os Dragões Celestiais, ou T’ienLung, são os mais antigos de todos, adquirindo estaaparência de seres semelhantes a serpentes comocastigo pelo modo como agiram durante a PrimeiraGuerra dos Mundos. Eles protegem seus territóriosem Ningenkai, agem como soldados de Shang-Qing

Page 12: Oriente das Trevas - Youkai e Kyuukai

e ainda levam as almas dos mortos para o MundoEspiritual. Os Dragões Espirituais controlam aschuvas, os ventos, os trovões e as enchentes,costumando se disfarçar de ratos e esconderem-seentre os mortais. Os Dragões da Terra são osmestres dos rios e são os verdadeiros habitantesdos palácios do fundo do mar, considerados pelospolinésios como “Deuses-Tubarão” – há teorias deque eles guardam os locais onde poderosostenebritas e seres abissais se encontramadormecidos sob as águas oceânicas, mantendo-osneste estado enquanto puderem. Os DragõesSubterrâneos são os mestres dos cristais e dasriquezas do subsolo – alguns Magos consideramque os Dragões Subterrâneos sejam na verdadeDragões do Makai que vivem em Ningenkaiforagidos. Por fim, há os poderosos DragõesEspiralados, com centenas de metros decomprimento, que preenchem os céus e os maresquando se manifestam, como grandes forçascataclísmicas que punem quem desobedece a ordemnatural.

Os estudiosos de Dragões afirmam que estesseres possuem temor do ferro, de cera de abelhas,centopéias, tigres, sedas de 5 cores folhas dasplantas chamadas Wang e Lien. Curiosamente,acredita-se que todos os Dragões possuemexatamente 117 escamas, sendo 81 delas ligadasàs forças Yin e 36 ligadas às forças Yang. Dizemque todos os Dragões são surdos, mas nunca houvecomprovação. Alguns Dragões conhecidos na Ásiasão Ahzi Dahaka, Seliah Mahtuk, Ryumyo, Sin-Fang, Rapuslzî-Nupur-Kur, Osano-Wo e XiaoSheng.

Os Tatsu não são imortais (com exceção dosT’ien Lung e dos Dragões Espiralados), mas podemviver por muitos séculos, tendo um ciclo de vidaextenso. O ovo de um Tatsu choca somente quandocompleta 1000 anos de existência, saindo do ovouma pequeno Dragão que mais se parece com umacobra d’água. Após 500 anos, a cobra d’água semetamorfoseia em Kiao, com corpo e face muitosemelhantes aos de carpas, e adquirem membros,escamas de carpa e barba. Depois de 1000 anos noestado Kiao, ele torna-se Kiao-Lung, adquirindochifres. De Kiao-Lung, o Tatsu se torna um Ying-Lung, um Dragão Venerável, adquirindo asas, evivendo por mais até 2000 anos. Alguns rarosDragões de outras espécies tornam-se DragõesEspiralados, recebendo o dom da imortalidade.

Kouseitan

As forças manifestadas da natureza sãochamadas de Elementais no Ocidente, e adquiremno Oriente uma conotação muito mais forte.Enquanto os Elementais ocidentais são irracionais

e servos de quem os invocou (na maioria dos casos),os Kouseitan são mais como Gênios, representantesinteligentes das forças elementais em todas assituações.

HinoteOs Hinote são os espíritos do Fogo, também

chamados de Tngri pelos mongóis, combativos efuriosos. São considerados um dos primeirosKouseitan que surgiram em Ningenkai. Um Hinotemuito poderoso guardava o tesouro Kamidogu noTibet, e agora está solto em busca de quem roubouo tesouro dos planos espirituais. Um poderoso xamãchamado Hao possui como Guia Espiritual umHinote de séculos de idade (que alguns acreditamser o mesmo ser que guardava o Kamidogu).

BikouCada vez mais raros de se encontrar, os

Bikou são os espíritos das Trevas, com umaaparência muito mais humana que os outrosKouseitan. Possuem uma aura sombria à volta quecausa grande mal-estar em todos que se aproximamdeles, ainda possuindo olhos brancos muitosinistros.

MizuOutra espécie tão antiga quanto os Hinote,

os Mizu são os espíritos da Água, muito comunsnas profundezas do mar, mas extremamente rarosfora deste ambiente. Grandes aliados dos bárbarosAinu do norte do Japão, possuem relaçõesamistosas com as Yukionnas, as damas da neve quevivem no Reino de Koorime, no Jigoku.

KokueiRelativamente recentes em Ningenkai, os

Kokuei são um tanto comuns na atualidade. Averdade sobre estes Kouseitan é que eles são oequivalente dos Bikou, porém, vindos do Inkai.Sua aparência é semelhante, embora seus olhossejam sempre vermelhos por inteiro. Suapersonalidade também é sinistra, mas de um modomuito mais distorcido e insano, agindo sempre emnome de uma entidade de extremo poder(geralmente Ankokushin, Debiruh, Chanthavy ouMikaboshi). Eles não são Elementais das Trevassimples como os Bikou porque seus poderes sãovariados – seu elemento primário ainda são asTrevas, mas muitos sabem lidar com a Luz ou como Vazio, e ainda há lendas sobre certos Kokuei queforam capazes de combinar Trevas, Luz e Vazioem uma única substância.

Page 13: Oriente das Trevas - Youkai e Kyuukai

ChiOs Chi são muito antigos, representantes do

elemento Terra. Suas cores normalmente são de tonsnaturais, com verde, marrom, amarelo, dourado, etons escuros de laranja, vermelho e rosa. Suapreferência por locais abertos sempre é percebida,assim como seu incômodo quando perto de umcorvo (teóricos especulam que este mal-estar érelacionado aos Tengu ou aos Yamabushi).

KazeOutra espécie muito antiga, os espíritos dos

ventos e do Ar são chamados de Kaze. São formasembaçadas de ventos de uma tonalidade específica,embora muitos deles consigam se manifestar comoseres humanos de cabelos negros e olhos de coresmuito exóticas. Eles preferem a liberdade demovimento e têm preferência em se manifestaremem locais cujos espectadores possam admirá-losem suas demonstrações de poder.

DendouNão tão antigos quanto os espíritos do Fogo,

Água, Ar e Terra, os espíritos das tempestades e doRaio chamados Dendou são um dos tipos maisfáceis de se encontrar. Suas cores de pele costumamser variadas, passando por amarelo, branco,bronzeado, e às vezes azul. Seu temperamentoirritadiço e ansioso é uma marca registrada, assimcomo sua preferência pelo isolamento.

AmanoharaConsiderada a espécie mais antiga, os

Amanohara são os poderosos espíritos do Céu edas terras do Paraíso. Sua pele costuma ser muitoescura (às vezes, atingem o preto absolutometálico), com olhos normalmente brancos, cinzasou prateados. Eles são muito bondosos, mas aindaassim podem ser extremamente vingativos, com umfator extra: têm a tendência de odiar a raça humanae desprezá-la, apesar de agir sempre a seu favor.Seu poder sobre a força vital do céu, das estrelas edo próprio Sol os tornam os mais difíceis de secontrolar e vencer dos Kouseitan.

KeiTambém muito antigos e razoavelmente

comuns, os Kei são os espíritos da Luz, muitoligados a Tsukiokoku (chamada no Oriente de Terrados 8 Milhões de Sonhos, ou Mundo Lunar). Suaspeles são sempre muito pálidas, e seus olhospossuem tons escuros de azul, púrpura, rosa ouamarelo. Seu comportamento agitado os aproximados Dendou, mas uma marca de personalidade é ainocência com que realizam suas tarefas,independente do que estejam fazendo. O que elesdizem às vezes torna-se incompreensível, pois

sempre falam de maneira críptica e através decharadas.

Chu-ih-yuOs Chu-ih-yu são os bélicos espíritos do

Metal. Seu comportamento frio e desprovido desentimentos é compensado por sua noção estritade justiça. São especialistas em detectar mentiras,e usados como oráculos para resolver julgamentosdifíceis. Sua pele é prateada e seus olhos de umbranco luminoso.

Hou-chiOs espíritos da Madeira chamados Hou-chi

são amantes da paz, do silêncio e da natureza. Sãoespecialistas em aliviar a dor dos outros, emborasejam adversos a locais urbanizados. Suas pelesvariam do verde esmeralda ao marrom puro, comos olhos emitindo um fraco brilho esverdeado. Sãotambém chamados pelos povos do Oriente deEspíritos dos Bambus.

Hisendo

Frutos da Necromancia, os Mortos-Vivossão conhecidos no Oriente como Hisendo, os “não-mortos”. Cada ritual necromântico cria um Hisendodiferente, para uma função específica. Esqueletose Zumbis são menos comuns, dando lugar aosTigbanua e aos Chi-Mei. Seus corpos têm adesagradável característica de se deteriorarem como passar dos anos, como cadáveres comuns. Comoo ritual de criação dos esqueléticos Tigbanuaexigem um tratamento muito minucioso do cadávera ser encantado, os Chi-Mei acabam por se tornaremo Hisendo mais numeroso no Oriente das Trevas.

Chi-MeiHá lendas sobre um grupo de humanos muito

especiais chamados Siang, Daiphiri criados comum erro nas energias do P’o do escolhido que setornaria um Kiang-shi. Um Chi-mei é criado quandoum erro muito grande acontece. Chi-mei são formasrepletas de energias Yang, assemelhando-se azumbis em todos os aspectos, exceto as presassalientes em suas bocas. Chi-mei nunca ficamsatisfeitos, continuando a devorar até seusestômagos apodrecidos se rasgarem e a carnerecém-devorada escorrer entre suas tripas,preencher seus troncos e por fim, rasgar suas pelespodres. Há rituais necromânticos que “forçam” umcadáver a se comportar como um Chi-Mei,adquirindo todas as suas características.

Page 14: Oriente das Trevas - Youkai e Kyuukai

TigbanuaNão tão numerosos, os Tigbanua são

esqueletos ciclópicos que espalham uma maldiçãopestilenta com suas garras ósseas, fazendo suasvítimas entrarem em um estado selvagem edescontrolado à noite. Dizem que são ciclópicosporque a alma fica presa dentro do único olho querestou, embora a outra órbita vazia enxerguenormalmente, mesmo sem o olho. São muitocomuns entre os necromantes malaios e filipinos,como forças de defesa da Katipunan.

BaoxienMuito raros, os Baoxien são conhecidos

como Zumbis Gangrenosos, a poderosa armasecreta da ordem mística Nuvem Negra e por rarosKiang-Shi necromantes que se aliam a esta ordem.Seguindo o molde dos Zumbis, os Baoxien sãocorpos animados por magias que deram errado ecausaram uma ressurreição trocada e pervertida, ouentão pelo ritual já distorcido que une sangueKiang-Shi e magia necromântica. Apesar deconservarem sua integridade mental, Baoxien setornam terríveis matadores. Seus poderessobrepujam a mortalidade humana, sendo capazesde destruí-la facilmente, através de seu toque letal.

KyonsheA maior evolução no estudo dos Mortos-

Vivos e da Necromancia, os Kyonshes são comoZumbis que mantém a integridade de seu corpo pelaeternidade, sem apodrecê-lo além do quanto estavano momento do ritual. Muitos poderosos, sua mentemantém-se intacta, assim como seus movimentos,que não são lentos e desajeitados como nos outrosMortos-Vivos. Geralmente, os Kyonshes sãocontrolados através das Ataduras da MagiaOriental, os conhecidos Ofudas ou Talismãs dePapel. Quando são afetados pela Atadura, perdemcompletamente a consciência, e mesmo seusmovimentos tornam-se mais semelhantes aos dosMortos-Vivos comuns.

Shishio

O Shishio é uma criatura lendária, umaestátua com chifres na cabeça de leonina, escamassobre o corpo de um grande cão, e uma caudacoberta por pêlos encaracolados. O Shishio, sendoum guardião de pedra, devora criaturas ruins einvasores do terreno ao qual protege. Normalmenteposicionado na porta frontal, com a boca viradapara a porta, o Shishio é o sentinela que neutralizaqualquer elemento prejudicial que entre na casa.Ele tem também uma função espiritual à casa: se aposição da casa, pelos estudos do Feng Shui, estiver

ruim, o Shishio será capaz de diluir quaisquerenergias adversas que circularem pela casa.

Diferente dos Gárgulas europeus, osShishios são animados com energias vitaisbenignas, sem serem necessários rituais demoníacose pactos com a alma. Um bom Mago do Feng Shuiserá capaz de acumular energia mística suficienteem um terreno, de modo que a própria naturezaserá capaz de animar o Shishio. Óbvio que osMagos de má índole usarão seus conhecimentosde controle de espíritos e demônios para animar osShishios com almas condenadas, mas estes Shishiossão muito raros.

Os Shishios dedicam-se pela eternidade adefenderem um terreno ou construção, e nuncasairão de lá enquanto existirem, não havendo ordemnenhuma do Mago que o criou para mudar suafunção de sentinela do local onde ele foi animado.

Guerreiro de Terracota

Criados pelo Povo de Pedra nos primórdiosda China, sua função única era defender oImperador onde quer que ele estivesse. Com a mortesangrenta da imperatriz Tou Mu, a maior parte doenorme exército de Golens de Barro ficouescondida em uma câmara subterrânea, em umnúmero aproximado de seis mil deles. Como aimperatriz era a única que poderia saber alocalização dos primeiros Guerreiros de Terracota,esta grande quantidade continuou presa até ostempos da Guerra Fria, quando eles foramencontrados e muitos deles comandados pelosseguidores de Mao Tsé-Tung como um reforço aossoldados comunistas chineses. Uma quantidadeínfima de Guerreiros de Terracota originais nãoforam presos por Tou Mu, e estes foram estudadose reproduzidos através dos séculos, tornando-selendários, assim como os Golens europeus.

Os Guerreiros de Terracota são sempregrandes obras de escultura, reproduzidos comperfeição sobre um modelo de soldado chinês. Sãotodos mudos e até mesmo silenciosos em seusmovimentos precisos, sem os passos trôpegos dosGolens. Porém, são bem menos resistentes e fortesque sua contraparte ocidental.

Hengeyokai

Diferente da cultura eurocentrista, o Orientepossui uma grande quantidade de seres humanosque podem se transformar em animais, ou mesmoanimais que podem se tornar humanos. Muitosdeles, porém são na verdade demônios Kuei ouBouji Tenma. Há somente cinco criaturas que

Page 15: Oriente das Trevas - Youkai e Kyuukai

podem ser consideradas verdadeiros Teriantropos(Hengeyokai) orientais, assim como os Lobisomenssão os Teriantropos no Ocidente: os Kitsune,Tanuki, Tengu, Wang-wa e os Reflictys.

KitsuneOs Kitsune são os trapaceiros homens-

raposa do Japão. Normalmente são raposas que setornaram humanos, e são ótimos metamorfos,assumindo a aparência de qualquer pessoa. Algunsdeles tornam-se sedentários e se casam comhumanos, assumindo sua forma verdadeira somenteà noite, enquanto outros vivem permanentementeem ambientes selvagens, só interagindo compessoas ocasionalmente. Os Kitsune estãoconectados ao deus Inari e podem ser considerados“mensageiros celestiais” deste deus. Podem viverpor mais de mil anos (embora a maioria morra muitoantes disto) e os mais antigos possuem tanto podermágico que são praticamente deuses,principalmente na manipulação do fogo mágico (o“Fogo da Raposa”, ou Kitsune-bi).

Estes Hengeyokai podem apresentarmúltiplas caudas de acordo com a idade, e podemreter pelo menos uma cauda na forma humana.Além disso, a sombra deles pode ter a forma deuma raposa, e um espelho pode refletir a raposaem vez de humano. Os Kitsune também sãoconhecidos por um efeito chamado Kitsune-tsuki,quando conseguem transferir sua alma ao corpo deuma vítima, normalmente para transmitir umcomunicado dos deuses, ou então parasimplesmente causar problemas no mundo dosmortais.

TanukiOs Tanuki são os guerreiros Hengeyokai que

assumem a forma de texugos. São reconhecidos porsua tenacidade, lealdade, agressividade, e naturezaterritorial. Quando um Tanuki decide realizar umatarefa, ele torna-se irrequieto até cumprir a tarefa.Sua altura é imensa quando assumem a aparênciade homem-texugo, chegando facilmente a 2,5m.Suas garras e presas são muito temidas, assim comosua habilidade de batalhar contra dezenas deoponentes de uma única vez e também suacapacidade extraordinária de se transformarem emqualquer objeto inanimado.

TenguOs Tengu, ou homens-corvo não são

traiçoeiros ou fanáticos como seus conterrâneosKitsune e Tanuki. Embora alguns trapaceiros sejamencontrados entre eles, são geralmente vistos comomestres sábios e respeitados. Homens em busca deevolução escalavam montanhas procurando pelosTengu, esperando aprender a Magia ou artes

marciais avançadas. A origem e local dos Tengu éainda muito misteriosa: às vezes são humanos quese tornam Tengu, enquanto outras vezes sãosemideuses ou uma raça de monstros totalmenteseparada dos humanos. Sua ligação com osYamabushi e com os Ninjas ainda é uma incógnita,embora seja praticamente uma convençãoconsiderar que Yamabushi são humanos queadquiriram segredos dos Tengu e atingiram talestado de imortalidade, e os Ninjas provavelmentesurgiram através dos ensinamentos dos Yamabushi.Os Tengu são ótimos ilusionistas, e ainda podemassumir uma forma de combate chamada Karasu-Tengu, que mistura um homem com corvo e comum grande símio.

ReflictysVindos provavelmente dos mares negros do

Makai, estas criaturas são uma combinação bizarrade homens e peixes demoníacos. Não chegam amedir 1 metro e meio de altura, e assemelham-se aanões corcundas e grotescos. Seu corpo é revestidopor uma espécie de escama de vidro e de suaespinha dorsal alongam se cartilagens pontiagudasque chegam a medir até meio metro. No lugar demãos possuem estilhaços largos de vidro, muitoafiados, que lembram garras. À primeira vista, seuaspecto pode parecer um tanto reptiliano, pois aindapossui uma longa cauda escura, que termina em umabarbatana fina e transparente.

A maioria destes Hengeyokai vive sempreem rios ou lagos de água doce, ou então em suasproximidades, pois necessitam estarem sempre emcontato com a maior quantidade possível deumidade, tanto que só conseguem se transformarquando está chovendo ou quando estãocompletamente molhados. São encontradosfacilmente na norte da África e no sul da Ásia (costado Sudeste Asiático).

São criaturas muito ariscas, que não gostamde serem provocadas. Geralmente, tememconfrontos diretos, preferindo refugiarem-se nointerior do ambiente aquático para agiremsorrateiramente mais tarde.

Wang-waO território chinês sempre foi disputado

através dos milênios por várias famílias, clãs e atémesmo por criaturas sobrenaturais. Os principaisseres que já dominaram a China em algum períododa História são os Tatsu e os Kiang-Shi. Porém,estes seres são inumanos em sua totalidade,imortais, místicos e muitas vezes macabros. Aindahouve uma criatura que viveu infiltrada nasociedade humana com mais facilidade: os homens-sapo, ou Wang-wa. Algumas dinastias chinesastiveram como imperador um Wang-wa, com

Page 16: Oriente das Trevas - Youkai e Kyuukai

diversas estórias de príncipes-sapos, passadas daChina para o resto do mundo.

Grandes aliados dos Kuei Gama, os Wang-wa podem se transformar em grandes homens-sapoquando precisarem realizar grandes feitos físicos,embora não gostem desta forma. Preferem vivercomo perfeitos humanos em meio à sociedade, maiscomo líderes escolhidos pelo povo que comoditadores sobrenaturais que dominam nas sombras.

Shinma

Os seres dos sonhos e devaneios, os Shinmapodem ser traduzidos como “Fadas”. Vivem ou sãooriginados em Tsukiokoku. Outros nomes paraTsukiokoku são “Terra dos 8 Milhões de Sonhos”e “Mundo Lunar”, pois os orientais consideram quea lua (o semiplano chamado Luna) seja umapassagem para Tsukiokoku, e também acreditamque o Manda esteja estreitamente ligado aTsukiokoku.

Assim como nos povos do Ocidente, osShinma são vários e imprevisíveis, mas há 3 raçasdeles que possuem forte atuação em Ningenkai: oshomens-macaco Vanaras, os meio-anjos Peris, e osgnômicos Kobakama.

VanaraOs homens-macaco são os principais

trapaceiros de todos os Youkais. Eles sãoconsiderados irritantes pelos outros seres do mundosobrenatural, e também prezam por status e títulosda nobreza, sendo este o motivo de tantas lendassobre reis-macacos. Eles também possuem ahabilidade de acalmar e pacificar as criaturas (umtalento muito útil para seres travessos como eles).Mesmo com a busca pela nobreza, eles pouco seimportam com etiqueta ou boas maneiras, comgrandes problemas sociais provindos destecomportamento. Os Vanaras são criaturas doequilíbrio, aliadas ao elemento Terra.

Os Vanaras são grandes trapaceiros, masalguns são conhecidos como os maiores lutadoresdo mundo sobrenatural, devido a uma capacidadeespecial de se recuperarem de ferimentos letais emmeio a um combate, voltando com muito mais forçae fúria. Vanaras são portadores de grande podermarcial rivalizado somente pelos PunhosHarmoniosos, o Kirrin de Ouro e Jade e osMagistrados Imperiais, e não gostam decomparação com as lendas dos Mi-Go (osAbomináveis Homens das Neves)

PeriVindos do imaginário persa, os Peris são

descendentes dos Anjos Caídos que cujo Paraísolhes foi negado enquanto cumprissem penitência.Para alguns estudiosos, eles são agentes de AngraMainyu, o Mal; para outros, eles são seresbenevolentes, embora sejam arrogantes. São muitobelos e alados, posicionados em um estado entreAnjos e Demônios que às vezes visitam o mundodos mortais.

Os Peris foram alvo de uma classe inferiorde criaturas chamadas Divs, que os perseguiam eos prendiam em jaulas de ferro. Esta perseguiçãoiniciou-se porque, como os Divs notaram, os Perisnão possuíam ódio e vontade suficiente para sejuntarem às guerras contra as forças do Bem. OsPeris que se salvaram da perseguição acabaram serefugiando em Tsukiokoku, Manda ou em Wai-Shi.

Mesmo com sangue de paradisianos, osPeris são considerados habitantes de Tsukiokoku,devido às dezenas de séculos que passaram lá.Mesmo assim, os Peris desejam fortemente voltarum dia a habitarem o paraíso persa dos seguidoresde Mazda.

KobakamaKobakama são Shinma que geralmente se

manifestam como criaturas gnômicas que atuamcomo os Brownies, vivendo em certos lares eprotegendo seus habitantes contra ameaças. Évantajoso possuir um deles vivendo em sua casaporque assim nenhuma outra criatura sobrenaturalpode viver lá também. Os Kobakama, entretanto,não limpam as casas como seus “primos” Brownies;enquanto os Brownies enlouquecem se não houvertarefas domésticas para fazer, os Kobakamapreferem que seus anfitriões mantenham suas casaslimpas, e ainda exigem comida preparada para elespara fazê-los hóspedes felizes.

Shih

Shih é uma designação dada a todo equalquer ser humano com capacidades especiais,geralmente provinda de algum ancestral que erauma criatura sobrenatural. Os Shih buscam viverna sociedade mortal sem muito contato com omístico, pois muitas vezes se consideramaberrações e não entendem sua condição até muitotempo ter passado. Um dia ou outro, algum sersobrenatural o encontrará e irá interagir com ele,seja batalhando, seja conversando amistosamente.Há muitos tipos de Shih, derivados de cadacondição especial que poderá permitir a existênciade um deles.

Page 17: Oriente das Trevas - Youkai e Kyuukai

DaiphirDaiphires são os filhos bastardos de

Rakshasas e humanas, nascidos de estupros ouabusos, e abandonados pela mãe (se ela sobreviveuao parto). Eles são adotados pelos caçadores deKyuuketsuki e treinados, pois a essência vampíricaneles contida tornar-se-á uma forte aliada doscaçadores. Possuem poderes ligados aos seus paisRakshasas a partir da puberdade.

Eles vivem cerca de cinco vezes mais doque humanos: envelhecem normalmente até apuberdade, quando diminuem seu envelhecimentoe desenvolvem seus poderes. Geralmente tornam-se caçadores solitários, reunindo-se com os romani(ciganos) para missões mais perigosas.

SiangSiang são o resultado da transformação

errônea de um Kiang-shi. Eles acreditam que estetipo de acontecimento é escolha do destino paraque aquele não tenha lugar entre os mandarinsvampíricos, mas sim abaixo deles, como uma castainferior, servindo-os e protegendo-os. Por essemotivo, todos os Siang são guerreiros, guarda-costas e assassinos.

Dizem que os antigos espíritos dos samuraismortos em nome dos Kiang-Shi vivem em cadaSiang, e por isso, estes Shih são respeitados etratados como samurais por aqueles que conhecemsua lenda. Diferente de outros Meio-Vampiros, elesnão são uma família e não se reproduzem; de fato,um Siang teria uma chance ínfima de gerar outroSiang. Por esta falta de “parentescos”, eles não seorganizam em clãs, sendo solitários porpraticamente todas as suas vidas, vivendo para seusmestres. Em alguns raros casos, um Siang vivecompletamente solitário, e esses são conhecidostambém como Ronin.

ArahitogamiDesde que Humanidade ainda vivia nas

lendárias Atlântida e Lemúria, paixões antesdesconhecidas pelos habitantes de Ningenkai osencorajavam a descer de sua morada celestial eenamorarem-se com as mulheres mortais. Destaunião nasceram filhos híbridos, que foram batizadosde Nephalins (pelos Anjos da Cidade de Prata),Neflheim (pelos nórdicos), Faraós (pelos Egípcios),Chezas (pelos Keepers) e Arahitogami (pelosMitsukai de Shang-Qing e Amaterasu).

A gestação da criança é tão normal quantoa de qualquer ser humano, a única diferença é queela dura 10 meses. Como resultado, o Arahitogaminasce com algumas características diferentes,herdadas de seu lado paterno. Sua aparência éidêntica à de uma criança comum, sendo que mesmo

quando adulto ele poderá se passar por humano semqualquer problema.

Alguns Mitsukai desprezam os humanos,achando-os repugnantes. Um filho de Mitsukai éconsiderado por eles uma blasfêmia e um perigo.Ter um filho com uma mulher mortal é para elesalgo como um insulto à raça celestial, embora nemtodos pensem assim. Também é importante frisarque estes filhos também podem ser de um Mitsukaicorrompido (Kagegokai).

Entre as vantagens por ser um Arahitogami,há a longevidade. Como herança paterna, osArahitogami possuem habilidades místicas latentesdos seres de Tengoku, variando conforme o quantoele herdou do pai seu poder.

Os Arahitogami possuem uma habilidadeconhecida como Vontade do Cosmo, em queconvencem absolutamente qualquer mortal não-místico a cumprir uma ordem, mesmo com umsimples olhar. Por este motivo, os Arahitogami sãomuito raros e vigiados com cautela pela Sociedadedo Oceano Escuro e pela Sociedade do LótusBranco. Já os Condutores da Roda da Vida pensamdiferente, e tentam eliminar todo híbrido queencontrarem.

HanyuUma situação muito diferente do Ocidente,

os híbridos de mortais com Youma sãoextremamente comuns, sendo que quase todagrande família teve pelo menos um Hanyu em suaexistência. Mesmo assim, eles não costumam serconhecidos por todas as pessoas, encarando a sipróprias como um meio caminho para atransformação completa em Youma, ou a chancede abrirem mão de sua existência dupla e tornarem-se de vez humanos comuns.

Apesar de nascer sob a aparência de umhumano, um Hanyu pode apresentar traços físicosdemoníacos, o que pode exigir que eles seescondam sob algum disfarce para não seremreconhecidos. Os humanos rejeitam um Hanyu,tratando-o como um leproso, doente ou como umpróprio Youma. Por conseqüência, a maioria tendea ser solitária quando adulta. A idade que estes Shihpodem atingir varia entre 200 e 250 anos.

O Mestre deve enfatizar que para umdemônio decidir ter um filho com uma mortal, eledeve ter razões fortes para isso. Senão, ele nãoestaria disposto a conceder seus dons para vishumanos. Existem, realmente, muito demônios queencontram nos ambientes modernos dos subúrbiosmundanos um clima perfeito para sua estada emNingenkai. Drogas e pornografia são fontes infinitasa serem exploradas a todos aqueles que estiveremdispostos a depararem-se com os prazeresmonstruosos dos habitantes do Makai.

Page 18: Oriente das Trevas - Youkai e Kyuukai

Os Youma que podem gerar filhos Hanyusão Bouji Tenma, Kuei, Onis e Ponaturi. Os outrosYouma não possuem capacidade reprodutiva, ouentão geram filhos diferentes (como os Arahitogamifilhos dos Kagegokai, humanos comuns filhos dosAkuma, ou os Itako filhos de Shiryou, Mononokese Abareuma).

Quando são filhos de Bouji Tenma e Kuei,os Hanyu são chamados de Hanma. Já os filhos deum Oni são chamados de Hanki. Ainda há outraclassificação, referente aos descendentes degerações muito posteriores ao Youma. Em certoscasos, séculos se passam sem nenhum descendenteobter características demoníacas; quando estasituação ocorre, o Hanyu é chamado de Senzo-Gaeri.

ItakoItako é o nome dado às xamãs cegas do norte

do Japão, mas passou a englobar todo tipo de pessoacom capacidade de interagir com o mundo dosmortos e com os seres espirituais, adquirindo omesmo significado de Médium. Normalmentedevido a terem sido gerados quando o pai ou a mãeforam possuídos por um Shiryou, Mononoke,Ikiryou ou Yuurei, os Itakos adquirem uma ligaçãomuito forte com o Plano Astral.

Enxergar e escutar seres espirituais,consultar os ancestrais, projetar o espírito paralocais longínquos, todas estas habilidades sãoexemplos do que um Itako é capaz, entre muitasoutras capacidades. A situação mais comuns aosItako é a absorção deles como sacerdotes de algumareligião, principalmente o Xintoísmo e oConfucionismo.

Lung-Ti Chuan RenSe os Tatsu são seres extremamente raros

de se encontrar, mais raros ainda são seus híbridoscom os humanos. Os Lung-Ti Chuan Ren eramcomuns quando os Dragões Orientais dominavamas dinastias chinesas, normalmente colocando filhosde humanos como descendentes do Imperador(como ocorrido na dinastia Qing, por exemplo).Geralmente integrando os Wu Lung ou a Tríade,os Lung-Ti Chuan Ren são os Shih mais poderosos,superando até mesmo os Arahitogami e os Hanyu.

Um Lung-Ti Chuan Ren conhecido foi Hsi-Fang, o filho do imperador Kintaro, que enfrentouo colapso da China antes do período dos Senhoresda Guerra. As raças de Tatsu com maiorprobabilidade de gerar Lung-Ti Chuan Ren são osDragões Amarelos e os Dragões da Terra. Os T’ienLung geram Arahitomagi como híbridos, e osDragões Subterrâneos geram como descendentesos Hanyu. Há boatos de que os Dragões Espiraladosseriam capazes de gerar Lung-Ti Chuan Ren, mas

até o momento nunca se soube de um único Shidescendente de um mortal com Dragão Espiralado.

Kotan-Nukur

Alguns séculos antes de Christos, um grupode entidades de origens diversas utilizava as regiõesdos Buryat (na Mongólia) e dos Ainu (norte doJapão) para obscuros rituais, mesmo antes dosurgimento destes povos. Quando os Humanostiveram contato com estes espíritos, osconsideraram deuses e passaram a venerá-los,chamando-os de Tengri (na Mongólia) ou Kamui(no Japão). Alguns espíritos exigiam sacrifícios,enquanto outros prezavam pela evolução espiritualde seus seguidores. Com o tempo, estes espíritosdecidiram criar representantes diretos no PlanoFísico, e criaram um ritual em que possuiriam ocorpo de um “Invólucro” para engravidarem umavirgem.

Os filhos destes espíritos e Mitsukaitornaram-se os Gigantes Kotan-Nukur. Já nasculturas do sul do Japão, os próprios Mitsukai deAmaterasu é que engravidavam os Humanos, semhaver a presença destes espíritos misteriosos. OsKyoshinhei (“Guerreiros-Deuses Gigantes”) eramconsiderados como uma classe de deuses menores,que intermediavam os maiores deuses entre osmortais.

Hsien

A cultura oriental é muito voltada aodesenvolvimento mental e espiritual, e vê commuita admiração os homens santos e os sábios detodas as épocas. Há diversos caminhos a trilhar embusca da evolução nestes dois sentidos, e poucoslevam a um final insatisfatório, embora cada umindique somente uma fração do que levará aoestágio máximo.

Alguns poucos iniciam esta jornada destemuito jovens, e percorrem o mundo em busca derespostas e pistas para tal meta. Após décadas emais décadas de procura, uma mínima parcelacomeça a entender o funcionamento das leiscósmicas, e um sinal deste entendimento éexatamente o fato de que estes velhos sábios cessamde envelhecer. Talvez um prêmio dos deuses peladeterminação, talvez um efeito decorrente destaligação mais aprofundada com a própria eternidadedo Universo.

Seja qual for a razão desta paralisação noprocesso de envelhecimento, estes Imortais tornam-se muito respeitados pelas maiores tradiçõesreligiosas orientais (Confucionismo, Taoísmo,

Page 19: Oriente das Trevas - Youkai e Kyuukai

Xintoísmo e Budismo), recebendo o nome de Hsienna Ásia continental e Sennin no arquipélagojaponês. Sua busca pelos segredos universais ostorna mais sintonizados com os acontecimentos,garantindo-lhes quase compreensão total do cursodas coisas, praticamente adivinhando o futuro e opensamento das pessoas.

Yamabushi

As lendas japonesas contam a existência deuma criatura chamada Tengu, temíveis e poderososseres com características de corvos, os legendárioscriadores dos Ninjas. São conhecidos não comotrapaceiros e aziagos da maneira como outrosYoukais muitas vezes são vistos, e sim como sábiosmestres e professores. Pessoas determinadasprocuram pelas montanhas mais inacessíveis porseus ensinamentos, que variam desde conhecimentomágico, marcial ou puro conhecimento sobre osentido da vida.

A origem exata de um Yamabushi ainda éobscura, com algumas teorias levantadas por seresde meio século de idade. Muitos dos humanos queaventuram-se em busca do ensinamento dos Tengunão voltam mais, sendo esta uma das alternativas:eles não encontram Tengu algum, mas tornam-seYamabushi ao atingirem o pico de uma montanhaapós tal jornada catártica; ou então, realmente umTengu pode dar a imortalidade a um humano que adeseje.

Page 20: Oriente das Trevas - Youkai e Kyuukai

Como o Oriente é um lugar de tantas culturasmuito diferentes, cada uma delas encarou ofirmamento dos mundos de maneira peculiar.Enquanto os taoístas acreditam em 3 níveiscelestiais, os xintoístas crêem em apenas 2, e osconfucionistas em nenhum Paraíso. De maneirageral, os 28 Palácios Lunares estudaram a estruturada Roda dos Mundos e chegou a uma conclusãodiferente da convenção ocidental: no Oriente, ficouacertado que há nove mundos (Kai): Takamagahara,Tengoku, Ningenkai, Makai, Izumo, o Planeta-Eclipse, Meikai, Inkai e Reikai.

Takamagahara

O grande lar dos altíssimos, de onde vieramos seres mais iluminados de Kyuukai para transmitirseu conhecimento às criaturas atrasadas dos mundosinferiores. De Takamagahara vieram Indra, Vishnu,Pan-gu, Tao-te, Kuni-toko-tachi e Leviathan,criaturas cujos nomes são conhecidos nasmitologias, mas nenhum ser consegue imaginar aextensão de seus poderes. Há rumores de que oúnico portal capaz de transportar uma criatura éDhruvaloka, guardado a sete chaves pelos maispoderosos Mitsukai de Katmaran. Os habitantes deTakamagahara são chamados deKotoamatsumikami (Deuses Supremos).

Tai-Qing

O Céu da Mais Alta Pureza, foi criado porTao-te enquanto Shang-Qing e Yu-Qing tambémeram criados. Este é considerado o mais alto doscéus para uma alma mortal ascender, tornando-seimpossível na opinião dos taoístas de se alcançarTakamagahara. De acordo com eles, é em Tai-Qingque os Bosatsu vivem. Os Bosatsu são almasextremamente avançadas que decidem reencarnarem mundos inferiores para ajudar as pessoas adesenvolverem suas almas também. Acredita-se queBuda esteja vivendo no momento em Tai-Qing,embora não seja possível comprovar.

Tengoku

As almas imediatamente mais iluminadasque as humanas provém deste plano, assim como éo destino mais comum das almas que adquirem

maior desenvolvimento e tornam-se desnecessáriasà reencarnação em Ningenkai. Neste plano sesituam as cidades dos Mitsukai e seus Anjos eMitsukai, tendo sido o primeiro onde chegaram osKotoamatsumikami que fundaram suas cidadesatravés de guerras ou tréguas. Os habitantesoriginais de Tengoku mais conhecidos no Orientesão os Asuras, de duas tribos que seguiam Mazda eVaruna, respectivamente.

KatmaranKatmaran é dividida em seis distritos. O

distrito de Bhuvarloka é a terra onde os espíritosdos mortos em Ningenkai são recrutados comoMitsukai e suas Castas são escolhidas. Há umgrande palácio chamado Pitriloka onde os espíritosque não desejam ser Mitsukai a serviço deKatmaran ficam pela eternidade, como Tenshi. Háainda uma grande torre chamada Pretaloka, ondeos mortos cuja escolha ainda não foi realizada,servindo também como se fosse o Purgatório cristãopara os hindus; nesta torre os espíritos ficamperambulando por escadas, rampas e corredoresinfinitos até serem chamados para a saída pelosMitsukai. O distrito de Svarloka é a terra dos Devas,onde todos os descendentes de Indra e do Trimurtivivem. O distrito de Maharloka é a terra dosguerreiros Asuras e Devas, os grandes deuses elíderes de Katmaran. O distrito de Janaloka é achamado de “terra dos celibatários altruístas”, sededa eterna religião katmaraniana de louvor a DyausPitar e Prthivi, considerados como grandes Magosde Takamagahara e pais de Indra. O distrito deTapoloka é chamada de “terra da virtude”, e é amorada de Indra e sua família real. Por fim, odistrito de Satyaloka é o inatingível, a morada doTrimurti, onde existe o portal Brihaspati e dizemhaver o portal Dhruvaloka.

As relações entre Katmaran com as outrascidades paradisianas não é muito expressiva, apesarde se saber que Audhumla sempre foi muito visitadapor Vishnu, e especula-se que as duas entidadesforam muito “amigas” (se é que este termo existeem Takamagahara). Há teorias obscuras levantadaspelos inimigos da religião katmaraniana de queIndra é filho de ninguém menos que Gaea e Urano,o que, se for verdade, destruiria toda a credibilidadeem Dyaus Pitar e Prthivi, causando uma verdadeirarevolução na cidade. Sabe-se que um dos fatoresque reforçam esta hipótese é a grande amizade entreos Anjos olimpianos e katmaranianos; quando seencontraram pela primeira vez, os Anjos olimpianosos confundiram com os antigos Hecatonquiros,

KYUUKAI“Os Nove Mundos”

Page 21: Oriente das Trevas - Youkai e Kyuukai

irmãos dos Titãs, e os aceitaram sem tantoestranhamento quanto as outras cidades; por isso,muitos Anjos de diversas cidades até hojecostumam chamá-los de Hecatonquiros vez ououtra. Vishnu tem grande interesse em manter seupoder na região da Índia e proximidades, e por issoenvia constantemente avatares a Ningenkai, tendoa quantidade de 25 já enviados (entre eles, os jáconhecidos Rama, Krishna e Buda), e o vigésimosexto será somente no Juízo Final.

AmaterasuAmaterasu é o nome da cidade, e também

da filha de Izanagi e Izanami, a deusa xintó do Sol.Izanagi e Izanami deixaram a liderança da cidadepara a deusa-sol, enquanto o Mitsukai Izanagificaria como um ilustre morador, sem poderespolíticos ativos. Izanami dirigiu-se para Jigoku,onde ela lá comanda com grande justiça, junto aseu novo consorte Debiruh, o rei-demônio infernitae senhor dos Reis Yama. A cidade é a mais extensade todas, e seu brilho é tão intenso que as cidadesocidentais (Cidade de Prata, Olympus, Aaasgard,Cidade Dourada de Rá e Dadushi) a enxergam delonge, como se ela fosse um eterno sol nascente. Aproximidade de Amaterasu com Katmaran e Shang-Qing impede estas duas cidades de vê-la como esteSol, enxergando-a como uma muralha de brilhoincomensurável.

Shang-QingO Céu da Grande Pureza, Shang-Qing foi

construída por Ling-bao, e dizem que a própriacidade é a essência de Pan-gu. Shang-Qing não é olocal direto do recebimento das almas dos fiéis,sendo este lugar o Império de Jade, em Tsukiokoku.Para Shang-Qing dirigem-se somente as almas maisdevotadas a servir aos senhores do Tao, cujo valorespiritual foi detectado pelos T’ien Lung e por elesforam trazidos para tornarem-se uma das cincoCastas de Shang-Qing. A aparência de Shang-Qingé de um imenso templo, numa réplica da CidadeProibida da China (na verdade, a Cidade Perdida éque é uma “réplica em miniatura” de Shang-Qing).

DadushiA cidade corrompida dos Mitsukai da Casta

Hogosha (Keepers), Shuudouin (Cenobitas) eObakemono (Chezas), os adoradores doKotoamatsumikami Leviathan. Nesta cidade, todotipo de experiência sensorial é possível, com os 5sentidos conhecidos, e com todos os outros quesomente estes Mitsukai degenerados são capazesde despertar em um ser vivo. Os Obakemono eHogosha são direcionados ao desejo de realizaçãode atos horríveis e pecaminosos que surgem nosShuudouin, atos estes que os Shuudouin consideram

necessários para atingirem um estado de graça puroe imaculado. Os Obakemono e Hogosha seguemseus comandos com alegria, realizando orgiassangrentas de auto-mutilação e sacrifícios humanos,manchando suas mãos, almas e mentes, tudo embusca de agradar seus mestres.

Nirriti é tida como uma deusa védica do Male da trapaça, também a personificação dadestruição. Ela está sempre ligada em todos os mitosà deusa Kali. A verdade é que Nirriti é uma dasmais poderosas Obakemono de Dadushi, integrantedo Círculo dos Sete junto a PinHead e Ravena. OPeríodo Sengoku (1478 a 1605) no Japão tem umaarquitetura marcada por características sombrias,fortificações e torres altas, característicasinfluenciadas pelos Mitsukai de Dadushi.

Ningenkai

O plano dos mortais terrenos, a raça maispoderosa do Kyuukai. Não por nascerem compoderes incomensuráveis como osKotoamatsumikami ou a capacidade mística inatados seres inferiores, mas simplesmente porque suaFé é a mais poderosa. Para um Ningen (humano), aFé realmente move montanhas, e um Mago humanopode em muito menos tempo iluminar-se sem ademora que outras raças demoram. Em Ningenkai,o sangue mortal se prova facilmente diluído emvárias criaturas, sendo também este o berço damaior quantidade de híbridos de Kyuukai.Considerado o tesouro de Kyuukai, absolutamentetodos os seres dos outros planos buscam dominarNingenkai, mas seus habitantes têm poder suficientepara resistir, por enquanto...

Makai

O mundo inferior a Ningenkai, de ondesurgem a maior parte dos Youma que infestam omundo dos mortais. Atacado por monstrosinimagináveis de planos ainda mais inferiores, ecorrompidos pela Magia desenfreada de Ningenkai,o Makai está aos poucos rumando ao fim. Rios delava, desertos de cacos de vidro, nuvens negras eárvores carnívoras são cenários comuns no Makai,que aos poucos é abandonado, tendo seus habitantesremanescentes como seres conformados com o fim.Os fugitivos dirigem-se ao Jigoku, o Bardo ou aNingenkai, atraindo a fúria dos Magos quedefendem cada mundo. No Makai haviam váriosreinos, sendo três deles transportados magicamentepara o Jigoku: Koorime (lar das Yukionnas),Higurekai e Matairiku.

Page 22: Oriente das Trevas - Youkai e Kyuukai

Jigoku

Uma verdadeira colcha de retalhosespiritual, Jigoku absorveu diversos bolsões e valesespirituais, tornando-se com o tempo quase umplano físico por si só. Habitando pelos Youma edividido em incontáveis reinos, é também chamadode “Os 1000 Infernos”, por causa de tantos reinose Reis Yama existentes. Quando uma alma malignamorre em um dos planos físicos em decadência(Makai e Ningenkai), sua alma é coletada poragentes psicopompos que os condenam a castigosinfinitos em Jigoku, embora algumas almas sejamrecrutadas como servos conscientes de um ReiYama. Em Izumo, Inkai, Tengoku e Takamagahara,as leis do encaminhamento de almas segue regrasdiferentes.

Os Cinco Grandes LagosO primeiro lago é Huotan (o Lago de Fogo),

de Er-Lang, onde a avareza e a usura são punidas.O senhor do segundo lago, o inferno dos ladrões eassassinos, é Chu Jiang, e seu reino é o LagoCongelado, Dongtan. O rei do terceiro lago,Qiangtan (o inferno do Lago de Óleo Fervente), éSong Di, que coordena a punição às pessoasculpadas por comportamento não amigável,desobediência, deslealdade e rebelião. O rei doquarto lago, o Lago de Sangue Xuotan, é Wu Guan,que castiga os falsificadores e fraudadores. Deusdos mortos, lorde e juiz do quinto lago (o Lago deNévoas Mengtan) é Yan-Lo, e a punição neste lagoé a própria lembrança dos atos realizados nopassado. Yan-Lo é também o líder dos outrosirmãos, decidindo assim o tempo que cadacondenado sofrerá em um dos lagos.

Inferno do Suicídio OceânicoA deusa da morte da cultura maori, Hine-

Nui-Te-Po (“Grande Dama da Noite”) foicondenada ao Jigoku durante a expansão dohinduísmo pelo Sudeste Asiático e Oceania. Oxamanismo maori passou a ser encarado como cultoaos demônios, e a alma de todos os maoris éencaminhada a este reino, para serem recrutadospela deusa da morte e tornarem-se seus soldados.Há boatos de que Youma do Inferno do SuicídioOceânico possuem alianças com os Ponaturi.

Longzhi-Yuang: o Abismo dos DragõesNo passado distante, Shendu foi imperador

de um dos impérios que posteriormente seriamdominados por Qin para a formação da China. Seuspoderes eram lendários, e todos sabiam que ele eraum verdadeiro Dragão Amarelo que criara em seuimpério uma corte com 7 outros Dragões. Com o

tempo, seus atos e de sua corte se tornaram muitocruéis para seu povo, e um herói chamado Lo Panse encarregou de usar a magia ancestral dos Dragõespara enviá-los para longe, embora ninguémsoubesse que tal ritual na verdade era um portalpara o Jigoku. Shendu, logo que chegou, tomou umterritório para si e sua corte, e treina outros Dragõesdemoníacos para vencerem os descendentes de LoPan e vencerem também seus antigos aliados T’ienLung, da cidade paradisiana de Shang-Qing.

Dentro do Abismo dos Dragões, há tambémo Inferno das Serpentes, comandado por Honoyeta,expulso de seus territórios polinésios pelos Mitsukaikatmaranianos. Honoyeta é o deus da morte dospovos da Melanésia, e forma alianças poderosascom os Langsuyares e Pontianaks em busca da voltaao poder naquela região que outrora era sua.

Dinastia: o Reino FantasmaArago foi um dos reis dos vários pequenos

reinos antes da dominação do imperador Qin, queunificou toda a China, mas o mais incrível é queele era um Kotan-Nukur. Seus métodos eram muitocruéis e ele fazia pactos com vários demônios deJigoku. Quando seu reino foi anexado, os própriosMitsukai de Shang-Qing abriram um portal,enviando-o para pagar por seus pecados no Jigoku.Seu pensamento imperialista lhe permitiu adquirirum pequeno reino, de onde ele treina um grupo deShouten Kishi para invadir Ningenkai e tomar aChina para si. Sua gigantesca armadura continuouem Ningenkai e foi reforjada em 9 armaduras detamanho normal, seguindo a profecia de que 9grandes guerreiros vencerão Arago quando elevoltar a Ningenkai.

Inferno dos Sete Mares FerventesO nome da Rainha Yama Haha no Fumaki

se traduz como Mãe das Profundezas, tambémtendo o epíteto de Imperatriz das Pérolas, masalguns diriam que ela não é corrompida o suficientepara estar entre os Reis Yama. Enquanto seudomínio não é particularmente influente no Jigoku,esta Rainha Yama tem cultos terríveis por toda aMicronésia e Nova Guiné. Sua natureza elementaldá a ela tremendos poderes sobre os oceanos e aschamas vulcânicas do Pacífico Sul.

Inferno dos Vermes VorazesRangda, a Reinha Pestilenta, é a Rainha

Yama que tira poder e sustento dos pecadores queencontraram seu fim por doenças. Ela está presentesempre que pragas e cânceres destroem o Oriente.Seus poderes têm diminuído com os anos, mas elasempre está pronta para retirar as almas dos corposmortos pela pestilência. Ela é a menos arrogantedos Reis Yama. Nem um pouco arrogante ou

Page 23: Oriente das Trevas - Youkai e Kyuukai

gananciosa, Rangda sente que a doença e a mortelenta deveriam estar disponíveis a todos,independente de seu plano de origem ou seus feitosem vida.

LankaNo reino de Lanka pode ser encontrado o

Rajá dos Demônios Ravana, o lorde devastado. EsteRei Yama caído já foi um dos mais poderosos, masele entrou em queda devido à sua arrogância eegoísmo. Agora seu reino desmorona à sua volta,sua coleção de almas diminuindo, seu poder seacabando. Seus Rakshasas buscam a todo custolibertar a deusa Kali, que os guiará de volta aNingenkai para dominarem a Índia como foi emtempos longínquos. Lanka, ao mesmo tempo umReino Yama e também um bolsão planar separado,é difícil de ser acessado mesmo de dentro do Jigoku.

KoorimeExiste uma estrutura semelhante à de um

templo liderado por uma Yukionna, e ela é a líderde Koorime. Koorime é uma ilha flutuante quesobrevoa Jigoku, formada exclusivamente pordemônios femininos com poderes sobre o gelo. AsYukionnas percorrem outros Reinos Yama e mesmoNingenkai em busca de parceiros para reprodução.Quando nasce uma menina, ela é levada a Koorimepara ser uma nova Yukionna. No caso de sermenino, é imediatamente morto ou abandonado àprópria sorte.

AmiciO senhor do inferno chamado Amici era

antes um nômade do território indiano nos temposvédicos, que tentava entender o funcionamento daRoda dos Mundos, pois fugira de seu plano natal,Makai. Enquanto viajava pela Índia, encontrou umaBodhisattva que acabara seu aprendizado com umgrande Buda. A Bodhisattva conversou com o Onipor muito tempo, e ambos entenderam seu lugar.Vandana (que significa Sem Veneno) despediu-seda Bodhisattva e foi de encontro ao Jigoku,fundando uma sociedade chamada Amici (quesignifica Ininterrupto), onde passa os ensinamentosdo Buda a todos que lá vivem. É como os CamposElíseos do Inferno, o único local de totaltranquilidade do Jigoku, liderado por este seguidoriluminado.

ShinjukuMikaboshi é um produto de sua própria

ambição. Ele começou sua vida como um filósofoe estudioso no Japão, e um certo dia escolheu ocaminho da Demonologia. Capturando e destruindoum poderoso demônio, Mikaboshi usou a essênciado demônio para garantir a si mesmo os poderesdo Jigoku. Através de cuidadosas manipulações

tanto no mundo mortal como nos planos espirituais,ele rapidamente aumentou seu poder. Agora ele éum dos mais poderosos Reis Yama, senhor doInferno da Cidade Maligna de Shinjuku.

Inferno da EsfolaçãoTou Mu está entre os mais malignos Reis

Yama, e é esta maldade e ódio que trouxeram a elaseu imenso poder. A Imperatriz de Ferro é de longea mais temida Rainha Yama, talvez porque diferentedos outros Reis Yama que espalham o Mal emdiversos disfarces, Tou Mu sempre aparece damesma forma: como uma mulher em uma elaboradaarmadura completa com máscara de chifres emanoplas com garras e cada um de seus 18 braços.Seu poder só é menor que de Jaida, Debiruh, FuLeng e do Suserano Errante, e nem por isso ela deixade causar pânico em qualquer ser que saiba queatraiu o ódio desta Rainha Yama.

HigurekaiUm dos velhos amigos de Lai-Zen, Enki não

é muito inteligente, mas é inacreditavelmentepoderoso. Ele conseguiu vencer o Torneio deHigurekai, e declarou como primeira lei ao assumiro governo de Higurekai que todos os Youma emseu reino tríplice devem deixar de incomodar osseres de Ningenkai. Seu reinado deverá durar umadécada.

Lai-Zen foi um dos 3 governantes deHigurekai. Quando soube de um descendente seu eda humana que ele amou, que tinha parte de seusangue demoníaco, Lai-Zzen tratou de levá-lo aoJigoku e oferecer-lhe seu vice-reino, para que seudescendente pudesse combater em seu lugar noTorneio de Higurekai. Antes do início do Torneio,Lai-Zen morreu de fome (após suportar por 700anos), seu descendente (antes um servo dos lordesde Reikai), torna-se o novo vice-rei de parte deHigurekai.

Amu-Kuro é a mestra do território a nordestede Higurekai. Ela sempre escondeu seu sexofeminino, até o Torneio de Higurekai, quando elarevelou ser uma mulher-demônio. No fim doTorneio de seu reino cujo vencedor foi Enki, Amu-Kuro recolheu-se para seu território até o próximoTorneio.

O vice-reino de Yomi-o é atualmente muitodiferente da área desolada dos tempos antigos.Gandara, a cidade fundada por Yomi-o e capital deseu vice-reino, se parece com uma metrópole deNingenkai. Tecnologia e fábricas são suas marcasregistradas. Porém, a riqueza de seu vice-reino nãoforam sua arma secreta no Torneio de Higurekai.Dias antes do início do Torneio, surgiu Ashura, filhode Youmi (na verdade, um “clone mágico” seu).Depois de sua derrota no Torneio, Yomi-o passou

Page 24: Oriente das Trevas - Youkai e Kyuukai

a viajar pelo Jigoku com seu “filho”, buscandoacumular poder para vencer o próximo Torneio.

InferosUm dos mais misteriosos Reis Yama de

Jigoku, Ambrosia é na verdade um demônio vindodo Inferno ocidental há séculos. Quando oCristianismo se disseminou pelo Japão na Era Meiji,Ambrosia viu a chance de voltar a fazer parte dastropas de Shaitan (pois ele faz parte da Igreja deSatã): corrompeu o samurai Amakusa e o tornouimortal com sua essência, embora ele não tenha setornado um Ekimmu. Amakusa viajou ao Ocidentee contatou alguns grupos infernais da Inglaterra,mantendo-se como representante de Jigoku para osdemônios ocidentais. Ambrosia ainda estáconfinado ao Jigoku, mas foi considerado porDebiruh o embaixador do Inferno, recebendo umpequeno reino composto por demônios da Forma-Pensamento ocidental.

KakuriLorde do Inferno Kakuri (o Reino da Noite),

Emma-o iniciou sua existência como um guia paraos mortos dos Ainu, os habitantes da ilha do Japãoantes de os japoneses reclamarem como sua própria.Emma-o foi corrompido, e tornou-se umamonstruosidade fria e calculista, totalmentedesprovido de misericórdia. Nenhum dos outrosReis Yama tem a experiência em batalhas e conflitosque Emma-o tem, e ele sabe disso. Ele é chamadotambém de Daimyo da Escuridão, e comandaYouma de extremo poder e inteligência, sendoassim considerado um dos Reis Yama mais temidosde todo o território do Jigoku.

MatairikuO reino de Matairiku era uma diarquia

comandada por Garunan e Beriaru, mas Garunanacabou morrendo após milênios de vida, devido aum combate contra grandes forças de Amaterasuno Japão. Com isso, Beriaru e o recém-despertoJaida agora reinam sobre este reino feudal deintrigas de nobres demoníacos.

Beriaru é o verdadeiro governante deMatairiku. Com mais de 200 metros de altura, 4braços e 4 olhos (sendo 2 deles nas palmas de 2mãos suas), e ele é o guardião dos Bouji Tenma.Mesmo com seu incrível poder, ele nunca seinteressou em governar Matairiku, mas isto nãosignifica que ele não tenha ambição ou ganância.Para ele, Matairiku é parte de seu corpo.

O mais jovem dos 3 Grandes Reis deMatairiku, Jaida já possui mais de 600 anos deidade. Seu corpo líquido lhe permite se transformarna forma que desejar. Ele é capaz de absorver asalmas e assim aumentar consideravelmente seupoder. Após um poderoso golpe, Jaida adormece e

só acorda nos tempos atuais, 100 anos depois, pararealizar uma revolução em Matairiku e criar seupróprio território, Majigen (que ele pretende ligarao Makai e ao Izumo por meio de portaispermanentes). Quando despertou, foi consideradopelos outros habitantes do Jigoku como overdadeiro filho do poderoso Suserano Errante, ecom isso é muito temido.

Feng DuMarido atual de Izanami, Debiruh (chamado

de Yan Luo Wang pelos Mitsukai de Shan-Qing) éo rei do maior reino de Jigoku, Feng Du, emboraconstantemente esteja fora dele, visitando suaesposa em Izumo. Debiruh possui como servosGozu (Cabeça-de-Touro) e Mezu (Cara-de-Cavalo), os dois demônios que julgam os mortosvindos a Feng Du.

Ne no KuniFu Leng desafiou a liderança dos Mitsukai

de Amaterasu e acabou vencido facilmente. O queos deuses não sabiam é que sua intenção era serbanido para Reikai com a energia deles, o que eleconseguiu. Utilizando estas energias, eleimprovisou um ritual para se dirigir ao Ningenkai,onde ele pretendia viver como senhor dos humanos.Os deuses descobriram a tempo e, quando oKagegokai chocou-se no chão, os deuses fizeramcom que o buraco que ele abriu na queda o levasseao Jigoku. Ao chegar lá, Fu Leng passou a treinarum grande exército de Onis e Akumas para invadirNingenkai através do buraco. Até hoje não se sabeonde este buraco está, mas suspeita-se que seja sobHong Kong.

NarakaFilhos de Surya e portanto netos de Indra,

Yama e Yami foram os primeiros Shih a entraremem contato com os seres de Katmaran. Yami semprefoi uma feiticeira Bon muito conhecida pelo contatocom os espíritos ancestrais tibetanos, e Yamatornou-se um brâmane muito célebre. Quando seiniciou o processo de união da religião Védica coma religião Bon, ambos já estavam em idadeavançada, e receberam como presente dos deusesa região chamada Naraka, no Reikai, onde já surgiao que futuramente seria o Jigoku. Naraka, diferentede locais de castigo eterno em Jigoku, seria um localde punição e purificação para a próximareencarnação. Yama passou a ser considerado odeus da morte hindu e Yami a deusa tibetana damorte. Yami lidera um grupo de almas femininasque realiza trabalhos no Jigoku e no Reikai, asYogyas (“as Eleitas”, em sânscrito). O reino deNaraka também é chamado de Rengoku, e faz parteda estrutura do chamado Mundo Espiritual.

Page 25: Oriente das Trevas - Youkai e Kyuukai

Izumo

O mundo abaixo do Makai, o Izumo é o larde criaturas de Mal absoluto, que abriram mão daalma há milênios pela sobrevivência, entregando-aaos poderosos deuses negros da Liga das Sombras.Na verdade, este plano é praticamente o refúgiodos piores monstros desta ordem mística deadoradores de seres dos pesadelos e da danação.Um fato curioso é a maldição que se abateu sobreIzanami, que deve permanecer em Izumo, econstantemente é visitada por seu novo maridoDebiruh; somente em momentos especiais previstospor análises astrológicas é que Izanami pode sairdeste plano e atuar sobre o resto de Kyuukai.

O Planeta-Eclipse

O mundo morto, antigo lar de seres decorrupção forte o suficiente para condenar seupróprio mundo. Grandes guerras místicascolapsaram este mundo há milênios, forçando seushabitantes a atravessarem os reinos astrais em buscados planos superiores, o exílio do Meikai, oumesmo a criação das montanhas de Inkai. Desteplano impuro vieram seres como Ankokushin,Fuchi e Chanthavy, entre muitos outros espalhadospelo Kyuukai. A Liga das Sombras cultuaprincipalmente os antigos moradores deste planodestruído.

Meikai

Chamado de “Mundo Vazio”, o Meikai é umlocal onde tempo e espaço perdem completamenteseu sentido, onde seres de poder absurdo vivemexilados, desejando fugir e usar seus poderes paradominar os outros seres de Kyuukai, ou então causaro Juízo Final. Os seres que entram no Limbodificilmente saem, mas ainda podem usar certospoderes para sondar as mentes e as almas de seresaleatórios, estendendo sua influência através daseras, até um dia encontrar uma mente poderosa osuficiente para libertar a criatura da prisão deMeikai.

Inkai

Abrigo dos deuses negros do Planeta-Eclipse, pelo menos aqueles que não conseguiramrealizar a travessia em direção aos mundossuperiores. Quando o Planeta-Eclipse entrou emcolapso e iniciou seu esfacelamento inevitável, uma

boa quantidade de criaturas deste plano migrarampara uma região densa e inóspita do Reikai,utilizando seus poderes para moldar um ValeEspiritual formado por 666 bolsões planaresinterconectados, cada uma das Montanhas de Inkai,como passou a ser chamado.

Do Inkai, os deuses negros enviamconstantemente servos para outros planos paraespalhar suas vontades irrefreáveis. Os monstrosgigantes que surgem das profundezas dos oceanosasiáticos são provenientes de Inkai, a mando dospoderosos e apavorantes deuses negros que láresidem, como Fuchi e Chanthavy.

Reikai

Considerado o maior dos Nove Mundosorientais, o Reikai é na verdade Spiritum, o planoque envolve todos os outros dentro da Orbe deSatânia. Em qualquer viagem entre planos, bolsõesdimensionais, vales espirituais, conjurações deobjetos e invocação de criaturas, haverá a utilizaçãodo Reikai, que unifica os planos e dispersa a energiaespiritual e mágica por toda a Orbe. Há locais maise menos densos, regidos cada ponto por um grupode leis da Física que funcionarão corretamente ounão, com habitantes completamente alienígenas.

RengokuChamado no Ocidente de Purgatório, é

utilizado somente pelos Mitsukai de Amaterasu.Neste local ficava a cidade antes regida por Emma-o, e atualmente por seu filho Ko-Emma. Este líderdo fluxo de almas reside na cidade de Seireitei, nocentro do Reikai. Lá, ele é auxiliado principalmentepor Onis e Watashimori, e é lá onde se encontramas zonas de treinamento dos Shinigami e agentes aserviço do Mundo Espiritual. No exato centro deSeireitei, encontra-se o Templo da Penitência, ondeKo-Emma reside, e a Colina Sokyoku, onde sãoexecutadas as almas que infringem as leis do MundoEspiritual.

PathalO Reino Subterrâneo foi presenteado por

Vaman (um dos avatares de Vishnu na Terra) ao reiOni chamado Bali. Posicionado entre Ningenkai eo Makai, tornou-se uma cidade isolada, geralmentevisitada quando se buscam informações cruciaissobre localizações de fugitivos – dizem que osmelhores rastreadores de almas e informantes doMercado de Almas se encontram em Pathal.

O exército do rei Bali, compostobasicamente de Bouji Tenma, é às vezes usadocomo força mercenária para quem puder pagar porseu preço.

Page 26: Oriente das Trevas - Youkai e Kyuukai

Ku Hun Zhan ChangO Campo de Batalha das Almas Inquietas,

um nome que os Obake dão para qualquer áreacarregada de energia negativa no Reikai. Para eles,é uma infinita planície envolta em uma espessa eperpétua névoa de almas atormentadas. Aqui é ondeum Obake (principalmente Yuurei) luta sua maiorbatalha – contra seus próprios medos.

Di YuTradicionalmente, as almas só terminam no

Jigoku por uma razão: elas não tinham permissãopara partir por causa dos pecados que elascometeram em vida. Sair dali só é possível em umadas duas formas: reencarnação através do mundomortal, ou ascensão para o Tengoku. Estesveredictos são decididos no Tribunal do Mundo dosMortos, ou Di Fu, por Yen Wang. O julgamentodos mortos é assistido pelos quatro Si Wang PanGuan, os Senhores da Morte da Cidade dos Ossos.Assim como o Rengoku se liga à cidade deAmaterasu, a Cidade dos Ossos se liga à cidade deShang-Qing.

Os Si Wang Pan Guan são quatro, e elesdeterminam onde um Yuurei criança residirá. Osquatro Juízes da Morte são extremamente malignos,e cada um deles controla diretamente quatro pupilose são liderados pelo Monarca da Cidade dos Ossos.O Monarca, Yen Wang, rege a Cidade dos Ossospor mais tempo que os mais velhos Obake possamlembrar. Ninguém vê realmente o Imperador hámuitos, muitos séculos, embora sua presença sejafreqüentemente sentida. Algo aconteceu com ooriginal Yen Wang durante a Dinastia Tang , e umamisteriosa mulher o substituiu e tem sentado noTrono de Sangue (Xie Shi Bao Zuo) desde então.Ninguém suspeita que o Monarca do Inferno não émais a mesma pessoa que costumava ser.

Hebi no MichiO Caminho da Serpente é uma estrada de 1

milhão de quilômetros, localizada no Reikai esobrevoando o Jigoku, liga o Rengoku ao bolsãode um poderoso Obake chamado de Grande Rei doNorte. Uma alma leva 207 dias para atravessar todoo Caminho da Serpente, e em um certo ponto daestrada, há o Palácio dos Prazeres, comandado pelaPrincesa Serpente, ligando também esta estrada aoBardo.

A Princesa Serpente, chamada Jadoshin, éuma sedutora Senhora Trevosa que atrai almas paraseu palácio. Esta Bouji Tenma se tornou a PrincesaSerpente em 739 a.C, e a única criatura que já tentoucapturá-la foi o poderoso Emma-o, em umatentativa frustrada. Quando uma alma incautaadentra seu palácio, a Princesa Serpente tentaseduzi-lo; caso a alma tenha uma força de vontade

muito maior para resistir às tentações, Jadoshin seassume sua forma verdadeira de uma serpentegigante cuspidora de fogo, e tenta engolir a almapara se alimentar dela.

Bardo

O véu da mortalha que separa o mundo físicoterrestre do ambiente fluido do Reikai, o Bardo é oprimeiro local para onde as almas que nãoencontram paz se encaminham, buscando entendersua condição. O Bardo reflete as emoções do mundofísico, mas principalmente as emoções negativas;assim, o ambiente no Bardo é sempre maisdecadente e sombrio.

No Bardo, os conhecidos Senhores Trevososconstróem fortalezas e feudos onde torturam almasperdidas e vendidas a eles. Muitos transformamsuas fortalezas em casas de prazeres, vendendo todotipo de satisfação às almas que visitam tal lugar.Estes Senhores Trevosos alimentam-se dasatisfação das almas, e por isso mesmo fazem todoo possível para viciar as almas em seus territórios.

Entre as fortalezas trevosas mais conhecidasno Bardo ligado ao Oriente, há quatro maisconhecidas: a Casa de Banho de Yubaba, a CidadeProibida do Imperador Chin, o Palácio da Noitedo guerreiro Sosuke e o Palácio dos Prazeres daPrincesa Serpente.

Manda

Manda é o nome dado pelos hindus aoSonhar, onde as emoções, desejos e sonhos sãomaterializados, e acessados sempre que alguémcomeça a sonhar enquanto dorme. A liderança dolocal é feita pelo Rei dos Sonhos de Todas as Noites,ou Morpheus no Ocidente. Da mesma forma queno Ocidente, ele vive na região central entre seusirmãos Proebetus e Phantasus, além de possuircomo companheiro um corvo. Quando visitado, oRei pode também assumir a forma de umagigantesca raposa negra. O Manda possui cincoCasas (chamadas coletivamente de Gogyou) deseres dos sonhos que lideram os outros seres: asCasas Chi, Kuuchuu, Hi, Mizu e Kinzoku. Umaforma de vida muito comum é a dos Baku, ouDevoradores de Sonhos: seres com a forma muitosemelhante à de tapires, que absorvem os maussonhos das pessoas.

Page 27: Oriente das Trevas - Youkai e Kyuukai

DoriimukaiSvapnavati é uma deusa hindu pacífica e

serena, com várias virtudes conhecidas. Ela assumea forma perfeita de uma donzela, com uma únicaface e dois braços (diferente do que ocorre com amaioria dos outros deuses hindus). Ela costumaestar segurando um botão de lótus azul na mãoesquerda, enquanto mantém sua mão direita sob ogesto da Generosidade Suprema. Seus cabelosnegros são perfumados, ondulados e ornados commuitas jóias. Sobre seus ombros ela usa umcachecol de seda verde, enquanto usa uma saia curtacom as cores do arco-íris. Ela usa uma tiara feitade pérolas entrelaçadas com uma linha abençoada.

Não sendo nem paradisiana e nemkotoamatsumikami, acredita-se que Svapnavatitenha surgido quando Vishnu sonhou pela primeiravez após chegar em Tengoku. Com o poder de seussonhos, Vishnu permitiu a criação de Svapnavati apartir de sua imaginação. Com isto, esta nova deusapassou a vigiar os sonhos dos habitantes de Tengokudesde então, junto a Phantasus e Madeleine naregião de Doriimukai.

AkumukaiA Terra dos Pesadelos é habitada pelos

Akumu-Grai, ou Devoradores de Pesadelos, queabsorvem as boas sensações dos sonhos daspessoas, deixando somente os pesadelos. Estesseres, liderados por Enjouji Hibashira, o grandemestre da Casa de Hi, portador da invencívelEspada do Dragão.

Os reinos de Akumukai e Doriimukai àsvezes entramn em guerra devido às tendênciasbélicas e destrutivas dos habitantes da Terra dosPesadelos, que desejam eliminar de uma vez portodas Doriimukai, para um dia pensarem napossibilidade de enfrentarem em igualdade opoderoso Rei dos Sonhos de Todas as Noites.Proebetus pouco se importa com estas guerras,desde que não atrapalhem a integridade deAkumukai.

Registros AkáshicosAcessados através de um grande templo

budista perdido no Nepal, os Registros armazenamtodos os pensamentos, idéias e concepçõesimportantes que todas as almas que já habitaramNingenkai tiveram, e também todos os dados sobreas encarnações de cada alma. Este templo éprotegido por uma poderosa irmandade de monges-guerreiros (possivelmente da Sociedade do LótusBranco ou os Condutores da Roda da Vida) e seusShishios. Mesmo que se passe por todos estesguardiões, o viajante do Manda precisa estar compensamentos e intenções puras.

Quando acessa finalmente o poço de águasondulantes chamado Akasha, o viajante estaráinserido completamente em Manda, em uma regiãoque tangencia também Tsukiokoku, e poderáacessar as informações ao agitar as águas de Akashae conversar com a entidade personificada pelaságuas.

Tsukiokoku

Com outros nomes como Terra dos 8Milhões de Sonhos ou Mundo Lunar, Tsukiokokué o lugar de onde se originam todas as idéias dosseres racionais de Kyuukai, e também o depositóriode todas as idéias destes seres racionais. Ao mesmotempo em que regiões de Tsukiokoku surgemdevido à Forma-Pensamento de locais diferentesde Kyuukai, regiões independentes também seoriginam lá.

Tão perigoso quanto qualquer outro planoespiritual, Tsukiokoku exige grande habilidade emviagens astrais e adaptação dos viajantes que searriscam em Tsukiokoku.

Yu-QingQuando os Kotoamatsumikami Pan-gu e

Tao-te chegaram a Tengoku, Pan-gu logo foi dadocomo desaparecido, enquanto Tao-te criava osMitsukai Ling-bao e Yuan-shi, rumando depois paraTai-Qing. Ling-bao criou Shang-Qing em Tengoku,ao mesmo tempo em que Yuan-shi preferiu retirar-se daquele plano repleto de poderosos deusesguerreiros que inevitavelmente um dia entrariamem guerra com Ling-bao. Assim, Yuan-shi viajoupara Tsukiokoku e lá criou a região de Yu-Qing, oImpério de Jade.

Como Shang-Qing é pouco acessado pelasalmas dos terrestres mortos – sendo mais o lar dosdeuses e Mitsukai taoístas (neste caso, deuses eMitsukai referindo-se aos mesmos seres). A maiorconcentração de almas dirige-se ao Império de Jade,em Tsukiokoku.

O Império de Jade (também chamado de Céuda Pureza do Jade), portanto, é onde as almas sãorecrutadas, depois sendo transferidas para Shang-Qing. O palácio de Yuan-shi chama-se Da-luo-tian,e é guardado pelo invencível T’ien Lung Ling-guam. Yuan-shi (também chamado de Tian-bao-jun,ou Lorde da Jóia Celestial, ou mesmo “VenerávelCelestial do Início Primordial”) não é mais o senhorde Yu-Qing há séculos, preferindo uma vida maisagitada: ele invade todos os Infernos conhecidos(entre eles o Inferno de Lúcifer, Jigoku, Halzalee eWai-Shi), libertando almas de pessoas castigadasmais do que mereciam, ou presas nestes locais.Yuan-shi deixou como líder do Império de Jade seu

Page 28: Oriente das Trevas - Youkai e Kyuukai

assistente Yu-huang, que assumiu o cargo deImperador de Jade. O palácio Da-luo-tian parece-se mais um escritório municipal cheio de pessoascorrendo de um lado para o outro com documentos,filas de atendimento e escritórios; é assim porqueo Imperador de Jade trata a manutenção do impériocomo algo burocrático.

Wai-ShiA região de Wai-Shi é liderada por um

poderoso e cruel imperador conhecido como LordeShao, e possuía um poderoso exército de homens-serpente, centauros, homens-dragão de 4 braços emonstros horríveis com gigantescas lâminas de ossosaídas de seus antebraços. Lorde Shao desejavadominar o Império de Jade e com ele ter acesso aoplano de Ningenkai, coisa que ainda busca comfervor. Por causa deste comportamento bélico deLorde Shao é que, no início da Humanidade emNingenkai, foi criado o torneio entre umrepresentante de Wai-Shi enfrentando umrepresentante de Ningenkai, a cada 200 anos.

Esta região é muito sombria, povoada porgrandes Magos coletores de almas, Ninjasseguidores do Rei Yama Tarakudo e aliados ao ClãLin Kuei. O torneio dos 200 anos se tornou popularem Wai-Shi, sendo que todas as vilas enviam pelomenos um guerreiro na esperança de derrotaremLorde Shao e seu conselheiro, o Bruxo Tsung. Comisso, o torneio adquiriu proporções enormes,abrigando dezenas de guerreiros dos mais variadoslocais e origens, que buscam reinar sobre Wai-Shi.

GandharvalokaUma região ainda muito pequena ligada à

Índia e a Katmaran, é considerada a moradia damaior parte dos Gandharvas existentes, quepreferem viver em paz fora das políticas deKatmaran. Sendan Kendatsuba, o general dosGandharvas, vive em Gandharvaloka, recebendoordens diretamente dos 60 Marûts que lideram estaCasta katmaraniana. Esta região sobrevoa a regiãohindu de Tsukiokoku, como um reino cujo chão éformado por nuvens, relâmpagos e raios incessantessurgem no céu, sempre sem o barulho de trovões,com toda uma arquitetura que consiste em raios desol solidificados, arco-íris e gotas de chuva sólidase fixadas na atmosfera, sem nunca cair.

Império do Sol NascenteRegião fantástica com a aparência de um

arquipélago, protegida pelos Ninjas e Samurais, oequivalente mítico do Japão Feudal, com seuscastelos de pedra, templos budistas, vilas depescadores e florestas lendárias povoadas poranimais falantes. Também possui diversas ilhotashabitadas por Tatsu e outras criaturas gigantescas

e monstruosas. Dizem que os Ninjas do Impériodo Sol Nascente não estão aliados a Tarakudo ouao Clã Lin Kuei, sendo um sistema totalmenteoposto aos conhecidos assassinos.

Entre os seres mais encontrados emTsukiokoku, valem ser mencionados os Kitsune,Tanuki e Tatsu. Muitas pessoas que já viajaram aoImpério do Sol Nascente afirmaram que as melhoresespadas são confeccionadas nesta região, desde asmundanas às mais poderosas na magia. Possuir umaespada forjada pelos Shinma do Império do SolNascente é garantia de portar uma armainquebrável, de fio perfeito e balanço harmonioso,de modo a tornar um espadachim alguém ainda maisperigoso.

Page 29: Oriente das Trevas - Youkai e Kyuukai

Um continenterepleto de MEDO,I N C E R T E Z A S ,aliancas frageis euma sensacao deque o pior estapara chegar. Osseres que possuemo poder em suasmaos nao provam sesao benignos ou ma-l ignos em suasintencoes, se estaodo lado dos huma-nos ou em seuproprio lado. Estee o cenario de de-zenas de culturasmescladas , quebuscam um pontocomum, ou ao menosuma chance paraperceberem onde areal ameaca esta.Este e o cenArio deTrevas do Oriente.

Neste Netbook, es-crito por Henrique“Morcego” Santos,APRESENTA GRANDEPARTE DAS CRIATU-RAS SOBRENATURAISQUE POVOAM OIMAGINARIO ORIENTAL,alEm de descreverO MODO COMO O ORI-ENTE ENXERGA ARODA DOS MUNDOS ESUAS DIVERSAS LO-CAL IDADES . Umaopcao antes dachegada do taoaguardado TrevasOrientais.