orientaÇÕes para os primeiros dias letivos 2013

24
História (Ens. Fund. Anos Finais e Ensino Médio) Filosofia (Ensino Médio) Ciências Humanas

Upload: hannah-long

Post on 03-Jan-2016

42 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

ORIENTAÇÕES PARA OS PRIMEIROS DIAS LETIVOS 2013. Ciências Humanas. História (Ens. Fund. Anos Finais e Ensino Médio) Filosofia (Ensino Médio). HISTÓRIA Ens. Fund. Anos Finais. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: ORIENTAÇÕES PARA OS  PRIMEIROS DIAS LETIVOS 2013

História (Ens. Fund. Anos Finais e Ensino Médio)

Filosofia (Ensino Médio)

Ciências Humanas

Page 2: ORIENTAÇÕES PARA OS  PRIMEIROS DIAS LETIVOS 2013

5ª série/6º ano nessa etapa do Ensino Fundamental é marcada por grande mudança: troca de escola, organização do currículo por disciplinas e diferentes professores especialistas. Nesse contexto é importante receber os alunos de forma acolhedora, apresentando o espaço físico da escola, funcionários e professores e introduzi-los aos estudos históricos através dos seus principais conceitos: tempo histórico, sujeito histórico e fato histórico.

Page 3: ORIENTAÇÕES PARA OS  PRIMEIROS DIAS LETIVOS 2013

6ª série/7º ano, que tem como conteúdo Feudalismo e Cruzadas, e habilidades das quais se destacam “Identificar processos históricos” e “estabelecer relações entre os principais elementos que caracterizam o processo de formação das instituições políticas e sociais ao longo da história” sugere-se que sejam retomados os conteúdos A vida na Roma Antiga e O fim do Império Romano (respectivamente 3º e 4º bimestre da 5ª. série/6º anos) enfatizando as transformações e os conceitos de permanência e ruptura.

Page 4: ORIENTAÇÕES PARA OS  PRIMEIROS DIAS LETIVOS 2013

7ª série/8º ano, sugere-se que Iluminismo e Revolução Francesa (respectivamente 1º bimestre e 2º bimestre) sejam conteúdos precedidos de reflexões a respeito de O encontro dos portugueses com os povos indígenas e Tráfico negreiro e escravismo africano no Brasil/Crise do Sistema Colonial (respectivamente 3º e 4º bimestre do 6ª série/7º ano). Essa retomada e reflexão estão atreladas à análise dos processos sócio-históricos e percepção dos fundamentos e mudanças das instituições políticas e sociais, reforçando o trabalho iniciado anteriormente sobre ruptura e continuidade.

Page 5: ORIENTAÇÕES PARA OS  PRIMEIROS DIAS LETIVOS 2013

8ª série/9º ano dando continuidade ao destaque aos conceitos de ruptura e continuidade, serão remetidos aos estudos realizados no 4º bimestre da série/ano anterior (Economia cafeeira – Escravidão e abolicionismo – Industrialização, urbanização, branqueamento da nação e imigração), sublinhando a importância desses conteúdos para o advento da República no Brasil.

Page 6: ORIENTAÇÕES PARA OS  PRIMEIROS DIAS LETIVOS 2013

1º ano do Ensino Médio, entende-se que ocorre uma retomada dos conteúdos vistos no Ensino Fundamental. Não há uma relação direta entre os temas tratados na 8ª série/9º ano e os conteúdos previstos para a série do Ensino Médio, assim podem ser tratados de maneira independente da série anterior.

Page 7: ORIENTAÇÕES PARA OS  PRIMEIROS DIAS LETIVOS 2013

Na passagem do 1º ano para o 2º ano, nota-se que há uma conexão direta entre conteúdos do 4º bimestre do ano anterior, o 1º e 2º bimestre da série seguinte.

Dessa forma, o Renascimento Comercial e Urbano, A formação das monarquias nacionais e Expansão europeia nos séculos XV e XVI (1ª série), se articulam com Renascimento, Formação dos Estados Absolutistas Europeus (2ª série). Essa correlação vai ocorrer também com outros conteúdos e podem ser explorados em outros momentos.

Page 8: ORIENTAÇÕES PARA OS  PRIMEIROS DIAS LETIVOS 2013

Para a relação entre o 2º e o 3º ano, a articulação permanente entre os conteúdos das séries é importante tanto para situar o aluno e apresentar as durações e as mudanças, como para utilizar as exposições introdutórias em momentos de resgatar os conhecimentos adquiridos anteriormente.

Além dessa possibilidade, retomar os conteúdos a partir de fatos atuais, pois desperta o interesse e estimula a pesquisa.

Page 9: ORIENTAÇÕES PARA OS  PRIMEIROS DIAS LETIVOS 2013

1º ano, o professor pode explorar os conteúdos Por que estudar Filosofia? e apresentação das áreas da Filosofia e seus objetos de estudos.

Exibir o filme Sócrates (diretor Roberto Rossellini), e após, debater conceitos como: democracia, política, justiça, entre outros.

Sugestões de Atividades

Page 10: ORIENTAÇÕES PARA OS  PRIMEIROS DIAS LETIVOS 2013

2º ano, pautado no Currículo Oficial, cujos conteúdos são: ética, liberdade, entre outros.

O professor pode selecionar artigos de jornais e revistas, para debater com os alunos, por exemplo, o processo de mensalão.

Sugestões de Atividades

Page 11: ORIENTAÇÕES PARA OS  PRIMEIROS DIAS LETIVOS 2013

3º ano, posto que este é o último ano do Ensino Médio, o professor pode fazer uma sondagem dos conteúdos aprendidos (ou não) no 2º e 3º ano, e a partir daí fazer uma revisão dos temas trabalhados.

Exemplo: Epicuro e a felicidade, estabelecendo um diálogo com a propaganda da Coca Cola/ “abra a felicidade”; ou exibição do filme Descartes (diretor Roberto Rossellini), após debater os conceitos de ciência, racionalismo etc.

Sugestões de Atividades

Page 12: ORIENTAÇÕES PARA OS  PRIMEIROS DIAS LETIVOS 2013

Coleção Explorando o Ensino: Filosofia, História e as demais disciplinas

http://filosofandonasaladeaula.blogspot.com.br/2011/04/colecao-explorando-o-ensino.html Projeto “O Cinema vai à Escola”:http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/Cinema/Cinema.aspx?menu=14&projeto=3 Análise de filme:http://www.cafecomsociologia.com/2010/01/roteiro-para-analise-do-filme-vida-de.html Atividades, gincanas, paineis etc:http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_7379/artigo_sobre_professor Roteiro análise de filmes:http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/apoiocurriculo/Roteiros/Publicar/Novoroteiro/tabid/1489/EntryId/286/A-analise-de-filmes-em-sala-de-aula.aspx

São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: história, ensino fundamental e Médio – Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; equipe, Diego Lopes Silva, Glaydson José da Silva, Mônica Lungov Bugelli, Raquel dos Santos Funari, Paulo Miceli. – São Paulo: SEE, 2009.

Page 13: ORIENTAÇÕES PARA OS  PRIMEIROS DIAS LETIVOS 2013

ALGUNS PASSOS IMPORTANTES PARA O TRABALHO DOCENTE

Page 14: ORIENTAÇÕES PARA OS  PRIMEIROS DIAS LETIVOS 2013

1º Passo – SELECIONAR O FILME: de acordo com o conteúdo da matéria, numa dada unidade programática da disciplina, e a faixa etária dos alunos.

2º Passo – ASSISTIR AO FILME ANTES DE USÁ-LO: para conhecer a obra cinematográfica e estabelecer critérios para o plano de aula (estratégias de ensino, conceitos que serão trabalhados etc.). Essa parte é importante, porque nela o professor vai optar por exibir o filme na íntegra ou parte dele, de acordo com os objetivos delineados no plano de aula.

3º Passo – ELABORAR UM PLANO DE AULA: o próximo passo é escrever o plano da aula, expondo os conceitos, os objetivos, a metodologia, incluindo um roteiro de discussão do filme, e a avaliação.

4º Passo – PRECAUÇÃO TÉCNICA: verificar na escola, com antecedência, se os equipamentos (TV, videocassete ou aparelho de DVD) estão em perfeitas condições de serem usados, para que não ocorra nenhuma surpresa desagradável no dia da aula;

Page 15: ORIENTAÇÕES PARA OS  PRIMEIROS DIAS LETIVOS 2013

7º Passo – PROMOVER O DEBATE: mediar à discussão entre o filme e o roteiro. Este é um momento importante do trabalho com filmes ou documentários. O professor precisa ter um conhecimento básico da linguagem cinematográfica para ajudá-lo na hora da análise crítica dos filmes e na orientação aos alunos. Por isso, vale a pena consultar na internet sites de introdução ao cinema ou comprar livros da área*.

8º Passo – USAR OUTRA FONTE (FACULTATIVO): articular a discussão do filme usando outro tipo de fonte (música, matéria de jornal, fotografia etc.). Pode tornar a aula muito mais dinâmica e elucidativa.

Page 16: ORIENTAÇÕES PARA OS  PRIMEIROS DIAS LETIVOS 2013

5º Passo – APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AULA: entregar o planejamento aos alunos (deve conter a sinopse do filme e um roteiro para discussão); fazer um breve comentário da obra a ser exibida.

6º Passo – EXIBIR O FILME: de acordo com o planejamento, exibir-se-á o filme na íntegra ou partes da obra; o professor não deve se ausentar da sala. Essa atividade não deve ser encarada como uma distração, em que professores usam filmes para ocupar o tempo de suas aulas, mas sim como uma oportunidade de construir conhecimento, um saber histórico escolar.

Page 17: ORIENTAÇÕES PARA OS  PRIMEIROS DIAS LETIVOS 2013

Para iniciar é interessante e conveniente, realizar uma investigação a respeito da relação dos alunos com o cinema, onde eles responderam às seguintes questões:

1 – Você gosta de cinema? Quais os gêneros de filmes que costuma assistir (comédia, drama, guerra, terror, suspense,romântico)? Cite três.

2 – Quais filmes históricos você já assistiu? 3 – Qual a sua opinião a respeito de filmes

históricos? 4 – Algum professor já utilizou filme para trabalhar

o conteúdo? Qual foi o filme? 5 – Que atividades foram realizadas sobre o filme? 6 – Antes de passar o filme foi feita alguma

explicação/preparação? De que forma?

Page 18: ORIENTAÇÕES PARA OS  PRIMEIROS DIAS LETIVOS 2013

1- Qual o tema do filme? O que os realizadores do filme tentaram nos contar? Eles conseguiram passar a sua mensagem? Justifique sua resposta.

2 - Você assimilou/aprendeu alguma coisa com este filme? O quê?

3 - Algum elemento do filme não foi compreendido?

4 - Do que você mais gostou no filme? Por quê? 5 - Qual o seu personagem favorito no filme? Por

quê? 6 - Qual o personagem de que você menos

gostou? Por quê? 7 - Qual é a síntese da história contada no filme?

Page 19: ORIENTAÇÕES PARA OS  PRIMEIROS DIAS LETIVOS 2013

É muito importante caracterizar o período histórico em que uma obra foi produzida. Algumas perguntas são indutoras dessa caracterização e podem ser utilizadas em sala de aula. A seguir, algumas dessas possibilidades:• Quem produziu a obra?• Como era a sociedade em que viveu o autor?• Qual a posição social dele?• Que relações caracterizam seus vínculos sociais?• Qual a formação do autor?• Que outros dados biográficos podem nos ajudar a compreender o autor da obra?Embora as perguntas nos ajudem a compreender a obra, precisamos ter em mente a sua complexidade, que talvez não possa ser plenamente desvendada.

Page 20: ORIENTAÇÕES PARA OS  PRIMEIROS DIAS LETIVOS 2013

Segundo Mônica Bugelli, é importante que o professor auxilie os alunos na análise das imagens de cenas ou paisagens. Para isso, sugere que se façam perguntas, como: 

• Qual a disposição dos elementos da cena?• Existe uma cena principal?• Existem elementos secundários? • Quem são as personagens?• Como as pessoas estão vestidas?• É uma cena interna ou externa?• Há mais de um grupo social representado na cena?

Page 21: ORIENTAÇÕES PARA OS  PRIMEIROS DIAS LETIVOS 2013

No desenvolvimento de uma atividade de análise de uma determinada imagem é fundamental que os alunos identifiquem três contextos:

• social de produção da imagem, que pressupõe a como contexto preensão das intenções explícitas e implícitas de quem a produziu, a época, o lugar e os seus destinatários;

• o contexto social em que a análise da imagem acontece, já que os elementos da visão de mundo de quem lê influenciam a leitura;

• o contexto didático específico, que envolve os objetivos de trabalho com essa imagem em determinada disciplina e série/ano. Muitas vezes, uma imagem pode ser utilizada por professores de disciplinas diferentes em análises distintas.

Page 22: ORIENTAÇÕES PARA OS  PRIMEIROS DIAS LETIVOS 2013

Caso os professores da área de Ciências Humanas queiram desenvolver atividades na área, e não disciplinarmente, acessem o link:

http://www.educacao.sp.gov.br/docs/03_CGEB_OrientacoesInicioAnoLetivo2012_EnsFundAnosFinais_EnsMedio.pdf

páginas 151 a 159, onde encontrarão algumas sugestões de atividades utilizando filmes, jogos, imagens, entre outros, que poderão desenvolver nos primeiros dias de aula.

Page 23: ORIENTAÇÕES PARA OS  PRIMEIROS DIAS LETIVOS 2013

A IMAGEM EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA COM A CAPA DE REVISTA. Fernanda Couto Guimarães ( PG_UEL) e Loredana Limoli (UEL). In: http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumosanais/FernandaCGuimaraes.pdf

O USO DA IMAGEM NAS AULAS DE HISTÓRIA. Ricardo Barros (PUC Campinas). In: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25042007-114906/pt-br.php

A IMAGEM NA SALA DE AULA. Suelena de Moraes Aguiar. In: http://seer.ucg.br/index.php/educativa/article/viewFile/1421/937

EDUCAÇÃO/COMUNICAÇÃO: O USO DO AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA. LINHARES, Ronaldo Nunes. In: http://encipecom.metodista.br/mediawiki/images/2/2c/GT10_-_009.pdf

AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS - Youtube: in: http://www.youtube.com/watch?v=a0Ppw2hFmBA

ORGANIZANDO O TRABALHO COM VÍDEO EM SALA DE AULA. Mônica Cerbella Freire Mandarino. In: http://www.unirio.br/morpheusonline/Numero01-2000/monicamandarino.htm

http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Default.aspx?alias=www.rededosaber.sp.gov.br/portais/apoiocurriculo

Page 24: ORIENTAÇÕES PARA OS  PRIMEIROS DIAS LETIVOS 2013

http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Default.aspx?alias=www.rededosaber.sp.gov.br/portais/apoiocurriculo