organigrama

3
ORGANIGRAMA DA GOVERNANÇA HOTEL DE PEQUENO PORTE HOTEL DE MÉDIO E GRANDE PORTE

Upload: inaya-carrilho-meggy

Post on 12-Jan-2016

9 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Organigrama turistico

TRANSCRIPT

ORGANIGRAMA DA GOVERNANÇA

HOTEL DE PEQUENO PORTE

HOTEL DE MÉDIO E GRANDE PORTE

Governança: Esse departamento é liderado pela Governanta pelo Hotel, seja pessoalmente, seja através de Executiva, que tem como principal atribuição fazer com que o apartamento do hóspede esteja limpo, arrumado e adequado no momento da sua estada, além verificarem e coordenarem toda a limpeza das áreas sociais do hotel. Nem todos os hotéis mantêm essa estrutura da Governança e da recepção concentrada sob uma mesma direcção, sendo assim, em alguns casos pode-se encontrar ambos como departamentos totalmente diferentes e independentes, embora seja fundamental que andem em sincronia e perfeita harmonia, tamanha é a relação de interdependência entre eles.

2. Cargos e Atribuições Vamos começar a entender a responsabilidade que cada

2.1. Governanta Executiva ou Gerente de Governança Esse é um cargo que pode ser ocupado tanto por homens quanto por mulheres. Existem nomenclaturas diferenciadas para a função, porém a mais comum é Governanta para as mulheres, e Gerente de Governança ou Governante para os homens. Como no Brasil a maior incidência ainda é pela figura feminina, trataremos esse profissional nesse módulo somente por Governanta. A principal tarefa desse profissional é responder pelos serviços que serão utilizados pelos hóspedes antes, durante e após a sua estada, e cuidar da conservação das demais áreas do hotel. Além disso, faz parte da sua rotina de trabalho o controle, manutenção e reposição de todo o enxoval do estabelecimento. Esse é um cargo tão estratégico, em função das responsabilidades que lhe são atribuídas, que em alguns hotéis esse profissional tem status semelhante á da gerência. 2.2. Assistente de Gorvernanta – É o “braço direito” da governanta. A pessoa que trabalha em conjunto com a mesma para o bom funcionamento do departamento. Além disso, o assistente deve estar apto a assumir o departamento na ausência da Governanta, e responder pelo mesmo, perante o corpo gerencial do Hotel. Faz parte das atribuições do cargo:

Auxilia e divide com a Governanta Executiva na execução das suas tarefas;

Supervisiona o trabalho dos supervisores de andares/blocos, de limpeza e da roupa,

Organiza os perdidos e achados; 2.3. Supervisor de andar ou de bloco - Um supervisor de andar (para hotéis construídos na vertical) ou de bloco (para hotéis construídos na horizontal) tem como tarefa básica a supervisão do trabalho das camareiras. Normalmente esses profissionais já desempenharam a função de Camareiras (os) em algum momento da sua carreira, pois o conhecimento profundo do trabalho é primordial. Suas actividades básicas são:

Supervisionar a equipe de camareiras nos andares e nas áreas sociais;

Inspecção das UHs após o trabalho concluído;

Formação para a equipa de camareiras;

Apto para resolver situações de urgência;

Auxilia a governanta na preparação da escala de trabalho e folgas da sua equipa;

Faz a ligação do trabalho da sua equipe com os departamentos mais próximos como a recepção e a manutenção;

Analisa os relatórios e controlos das camareiras (os), para providenciar todo o material de reposição;

2.4. Camareira (o)- Responsável pela limpeza, higienização e arrumação das UHs e áreas sociais, inspecção e check-out (controlo e reposição do frigobar), atendimento de pedidos de reclamações.

2.5. Equipe da Limpeza - Essa é a equipe responsável pela limpeza geral do

empreendimento, tarefa considerada por muitos, mais pesada do que o serviço de quarto, já que fazem parte das atribuições desses profissionais a lavagem, a limpeza e a conservação dos vidros, dos tapetes, das cortinas, entre outros, ou seja, se refere à uma higienização mais profunda.

2.6. Lavadeira / Passadeira(o) -. É o profissional que garantirá o fornecimento dos enxovais e das roupas limpas de todo o Hotel, normalmente ficam localizados estrategicamente próximos aos vestiários e da lavandaria, as suas funções são: controle do enxoval de apartamentos, do enxoval de cozinha, restaurantes e bares, e ainda dos uniformes (entregues na chegada do colaborador). Existem hotéis que preferem trabalhar com o sistema de lavandaria terciarizada, quando isso ocorre, a Governança mantém uma lavandaria menor dentro do hotel para os atendimentos menores e emergências, e todo o enxoval grande e pesado é lavado e passado fora do mesmo. No caso de lavagem fora do hotel, o profissional da lavandaria interna tem a obrigação de fazer todo o controle de entrada e saída dos enxovais, e também fazer o controlo de qualidade do trabalho da lavandaria externa, é fundamental que estes procedimentos sejam rigorosos, pois para o hóspede pouco importa se o enxoval foi lavado dentro ou fora do hotel, o padrão deve ser mantido.